venda de 12 planos de saúde; saiba quais são

Texto

(1)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hora

1

R$ 1

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS

facebookjornalhorah

R$ 1

www.jornalhorah.com.br

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU RJ qUINTA - fEIRA, 17 DE MARÇO DE 2022 ANO XXXII N º10.447

RepRodução/Redes sociais

covardão invade ônibus e soca

motorista após

batida no trânsito

pág.6

Agressor, de 18 anos, disse à polícia ter tido

“acesso de raiva” ao espancar o motorista Luiz Carlos Ribeiro, 69, da linha 476. ‘Valentão, que já possui antecedentes criminais por agressão a vizinho, irá responder por lesão corporal grave.

selvageRia

aNs suspende venda de 12

planos de saúde;

saiba quais são

chuva de Reclamações

pág.7

pág.7

mulher é presa por esfaquear homem durante sexo pra vingar general morto

pág 7

Pente-fino da civil grampeia oito por roubo e receptação de celulares

pág 7

caçada ao assassino de engenheiro

Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) procura o ho- mem que matou a facadas o engenheiro Gabriel Barbo- sa Leite, de 34 anos, na Zona Norte do Rio. Imagens de víde- os de câmeras de segurança registraram o ataque contra a vítima.

Top 5: Arrascaeta entra no ranking dos gringos com mais gols pelo Flamengo

pág.5

metrôRio

estende horário do transporte aos domingos de ensaio na sapucaí

pág.6

divulgação

Na edição do dia 21 de maio de 2021, o Hora H publicou:

Caso que teria ocorrido na Maternidade Municipal causou revolta nas redes sociais e críticas ao prefeito Glauco Kaizer (foto). O ex-deputado Zaqueu Teixeira (PSD) desabafou: “É inadmissível que o prefeito passe a mão na cabeça do médico que deveria estar na cadeia”, disse. “A popu- lação deveria urgentemente se juntar e ir às ruas a fim de expulsar esses

canalha”, disse um internauta. pág.3

alerj aprova pl que aumenta multa para quem constranger mulher durante amamentação

pág.3

Pesquisa do instituto Real Time Big Data aponta André Ceciliano como favorito ao Senado Federal

pág.3

(2)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hora

2 CuLtura

FALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 | WHATSApp: 21 98037-1338

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

presidente

José de Lemos

Diretor presidente

José Roberto Ornelas de Lemos

(Im Memorian)

Editoria

Hélio Martins

Jurídico

Gabriella Junqueira Garcez

BAixADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SuL FLuMinEnSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin.

COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGiÃO SERRA- nA: Teresópolis, Nova Friburgo. RiO DE JAnEiRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

CirCulação

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho novo - RJ

CEp: 26013-190

www.jornalhorah.com.br horahmunicipios@gmail.com

jornalhorah

ExpEDiEnTE

A exposição “Marc Chagall: sonho de amor”, que foi aberta ao público ontem (16) e avai até o dia 6 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio (CCBB - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro do Rio) é uma oportunidade única de conhecer a vasto e impressionante obra do pintor modernista. Forma- da por 186 telas, entre pin- turas, gravuras e litogra- fias, produzidas entre 1922

e 1981, a mostra percorre todas as fases de criação do artista.

“As pinturas de Chagall retratam a força espiritual do amor – ele mesmo cita esse sentimento em várias ocasiões. E é o amor que o mobiliza ao longo da vida e o que o faz enfrentar to- das as dificuldades que ele, desde muito jovem, preci- sou encarar. O amor pela cidade natal, pela família, pelas cores, pela religiosi- dade. Tudo isso está pre-

sente em suas criações”, explicou a organizadora da mostra, Cynthia Taboada.

Formas e cores Dono de um estilo úni- co da representação de formas e cores, Chagall funde elementos do folclo- re russo, temas religiosos judaicos e cristãos, além de percepções derivadas do universo circense, das flores e das cidades onde viveu - sobretudo de Paris, sua grande paixão.

Entre os trabalhos que fazem parte da mostra, o raro guache “O avarento que perdeu seu tesouro”, de 1927, produção que dá início à série gráfica das

‘Fábulas de La Fontaine”, encomendada no final dos anos 1920 e impressa ape- nas em 1952.

Também fazem parte da mostra as gravuras colori- das à mão da série Bíblia, animadas por um senti- mento de reconexão do ar- tista com suas origens.

Além disso, a exposi- ção conta com litografias publicadas em 1954 na re- vista francesa “Derrière Le Miroir” – Edições 66, 67 e 68 – e “Marc Chagall: Pa- ris”, produzidas como uma homenagem à sua cidade preferida.

Mais informações sobre a exposição podem ser ob- tidas pelos telefones (21) 3808-2020 e ccbbrio@

bb.com.br . O CCBB - RJ funciona às segundas das 9h às 21h, de quarta a sába-

do também das 9h às 21h, e domingo das 9h às 20h.

O espaço não funciona às terças-feiras. A entrada do público é permitida ape- nas com apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Após deixar o Rio, a mostra seguirá para Bra- sília (28 de junho a 18 de setembro), Belo Horizonte ( 12 de outubro a 9 de ja- neiro de 2023) e São Pau- lo (1º de fevereiro a 10 de abril de 2023).

Dois políticos da esfera estadual vêm brigando que nem cão e gato. Após as eleições do ano passado, a dupla que fez dobradinha para a prefeitura, e que era unha e carne, agora protagoniza uma verdadeira treta nos bastidores do poder. Uma fonte revelou que os ex-amigos deixaram de se seguir nas redes sociais e querem anos-luz de distância um do outro. Dizem as más línguas que a briga é por causa de cargos no governo: enquanto um teria conseguido nomeações para meio mundo, o outro ficou só na vontade e frustração.

Treta nos bastidores

o somBRa deNúNcia ou elogio! eNvie sua

horahmunicipios@gmail.com

Corre na boca miúda que o deputado está com- prando uma briga feia com outro grupo político que articula um nome forte para as próximas eleições.

Isso poderá refletir nos votos que o moço irá perder numa pretensa candidatura a governo do estado. Os adversários não estão pra brincadeira e pensam em usar na campanha a briga por poder protagonizada entre ele e um ex-amigo com o objetivo de mostrar que os interesses do ‘inimigo’ são outros.

Xô, concorrência!

Morador da Baixada Fluminense, um ex-vereador tem sido visto em algumas resenhas bastante animado (se é que o leitor entende) nas rodas de conversas regadas a canecas de chope com amigos. Conhecido pela seriedade, ele mudou de humor depois que conheceu a erva do capiroto, como muitos prefe- rem denominar a maconha. Uma fonte revelou ao Sombra ter encontrado o ex-parlamentar em uma conhecida choperia da região rindo que nem Hiena e os olhos com as características de quem usou e gostou da ‘verdinha’.

Na onda da verdinha

antdot vai estrear no Rock in Rio

Um dos mais surpreen- dentes talentos nacionais é uma das atrações do line-up do New Dance Order, palco eletrônico do Rock in Rio.

Antdot, que faz sua estreia em um dos maiores festivais do planeta, se apresenta no dia 9 de setembro.

O DJ e produtor, conside- rado uma das maiores apos- tas do Melodic House bra- sileiro, tem impressionado o público em performances desde que os eventos retor- naram, mostrando sua sono- ridade, talento e dinamismo, e entregando apresentações marcantes e de tirar o fôlego.

Bruno Gustavo, nome por trás do projeto, promete fazer história no Rock In Rio com o melhor set de toda sua vida.

A sonzeira de Antdot tomará o extenso gramado do Par- que Olímpico, junto com um dos sets mais especiais que o produtor já montou. “A ficha está caindo aos pou- cos, é um mix de emoções”, conta sobre a novidade num momento muito importante e emocionante de sua jorna- da, e completa: “(…) afinal é o sonho de todo artista e eu vou honrar isso com o maior carinho que eu tenho.”

Ele acredita existir uma

carreira antes e depois do RiR, onde portas em diver- sos mercados e países são abertas por conta da apre- sentação que marca a traje- tória profissional de um ar- tista. “Isso com certeza vai mudar muita coisa na minha carreira. Não imaginava tão cedo tocar em um festival como esse. Isso significa que estar dentro do estúdio tem valido a pena e me dá um gás gigantesco pra conti- nuar. Lá atrás, quando decidi parar tudo, seguir na música e acreditar no meu som…

receber essa notícia faz tudo valer a pena”, descreve.

Mesclando o Progressi- ve House, Melodic e Deep House, Antdot já lançou os singles “Let U Go” e “Take Me Away” (ambos com Meca), “Dawn” (em colabo- ração com Joy Corporation) e “Chemicals” (com Ree- zer), que somam mais de 6 milhões de streams no Spo- tify e poderão fazer parte da performance no RiR.

O artista garante músi- cas que o público já adora e também adianta que existem algumas no bolso para se- rem finalizadas, cuja entre- ga acontecerá no palco New Dance Order.

Bruno Gustavo é o nome por trás do projeto Antdot

divulgação

Leilão virtual solidário por Petrópolis acontece hoje

Um leilão virtual será realizado hoje com o obje- tivo de ajudar a cidade de Petrópolis após a tragédia que deixou 233 mortos, de- sabrigados e desaparecidos.

Representantes de diversos setores e estabelecimentos se uniram a um grupo de amigos em busca de recur- sos para ajudar na recupe- ração da cidade. A ideia do leilão mobilizou pessoas e arrecadou 120 lotes, entre peças, obras de arte e ser- viços.

A iniciativa partiu de três amigos: o arquiteto Jimmy Bastian Pinto, a curadora de arte Lolo Amaral Pei- xoto e o paisagista Nathan

Gazineu. Bastian, que tem ligação com a cidade de Petrópolis desde a infância, conta que acompanhar a tragédia da cidade imperial de perto fez com que eles

começassem a imaginar maneiras de ajudar. “Somos todos ligados a Petrópolis e pensamos em como poder ajudar dentro dos nossos campos de atividade”, disse

o arquiteto e idealizador.

Para participar, o inte- ressado em ajudar deve realizar cadastro pelo site (https://www.miguel- salles.com.br/catalogo.

A ideia do leilão mobilizou pessoas e arrecadou 120 lotes, entre peças e obras de arte

divulgação

ccBB-RJ recebe obras de marc chagall

pintor modernista é apontado como um dos nomes mais importantes das artes plásticas no século 20

O uso expressivo das cores no óleo sobre cartão de “O sonho”, de 1980 As lembranças da infância de Chagall em “Aldeia russa”, de 1929

© chagall, maRc/auTvis, BRasil, 2022

(3)

quinta-feira, 17 de março de 2022 Hora 3 capaciTação em BelfoRd RoXo

A Secretaria de Saú- de de Belford Roxo está realizando du- rante toda a semana o 1º Curso de Aperfeiçoamento Técnico no Controle Ve- torial das Arboviroses, na Uniabeu, Centro, para os agentes de combate às en- demias (ACEs). Em par- ceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o treinamento conta com 12 instrutores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, distribuídos em seis turmas. Os profissio- nais já passaram por uma capacitação introdutória em junho do ano passado.

Atualmente, a cidade conta com 203 ACEs desde o ano passado.

O subsecretário de Saú- de, Brayan Lima, expli- cou que o curso faz parte do programa de vigilância em saúde do Ministério

da Saúde. “Durante cinco dias, os técnicos da Secre- taria de Estado de Saúde estão ministrando as infor- mações para estar aprimo- rando e atualizando o curso que fizemos ano passado, e como estaremos recebendo novos insumos para tra- tamento nas residências e

nas áreas de bloqueio, pre- cisamos estar qualificando para melhor atender a po- pulação. Estamos cobrindo hoje quase 100% do terri- tório do município”, infor- mou Brayan.

Parceria com o Estado Para a coordenadora de

Vigilância Ambiental do Estado, Patrícia Menegue- te, as arboviroses ficaram negligenciadas devido à pandemia. “É bom lem- brar e reforçar que não dei- xaram de assistir e o mos- quito não tem fronteiras.

E esses agentes são os pri- meiros que chegam e tem a

confiança das pessoas em suas residências. Ainda é necessária a capacitação porque vão chegar novos insumos do Ministério de Saúde e precisamos fazer essa reciclagem para que saibam trabalhar da me- lhor forma no território e de manuseá-los da melhor

maneira”, explicou Patrí- cia, ao lado do coordenador dos assessores técnicos do Estado, Marcos Alexandre Corrêa. Ambos destacaram a importância do trabalho realizado pelo diretor da Divisão de Vetores do Es- tado, coronel André Vilar Martins.

antonio CarLos horahmunicipios@gmail.com

prefeitura e estado promovem curso para agentes de combate às endemias

Caminhada reuniu milhares de pessoas que se engajaram na luta contra a doença

Rafael BaRReTo/pmBR

Os agentes estão participando do curso de Aperfeiçoamento Técnico no Controle Vetorial das Arboviroses

Arboviroses são do- enças transmitidas por mosquitos, em particular o Aedes Aegypti. Para suprir e fazer uma boa cobertura dos bairros na cidade, é realizada uma força de trabalho com os agentes com visitas mensais nas residências.

Há 16 anos na profissão, Paulo Roberto, 65, ex- plicou que já passou por vários outros cursos de capacitações. “Estamos ficando mais preparados

e conscientes. Apesar da população não entender muito bem nosso traba- lho, levamos promoção a saúde e mostramos aos moradores os valores em ter uma casa limpa, sem acúmulo ou água parada para sua própria segu- rança. Percebemos a me- lhora com o índice cada vez mais baixo. O gover- no está investindo para fazermos um trabalho de qualidade”, garantiu Paulo.

foRça-TaRefa

Realiza visiTas meNsais

deputada alana passos anuncia filiação ao PTB

Uma das deputadas do Rio de Janeiro mais votadas nas últimas eleições, com mais de 106 mil votos, anunciou mudança de partido. Alana Passos deixa o PSL, que se fundiu com o DEM e for- mou o União Brasil, para se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nas redes sociais, ela listou 14 motivos para ter escolhido o novo partido, entre eles os precei- tos cristãos, o patriotismo, o conservadorismo e ser 100%

bolsonarista.

“Vale ressaltar que em 2020, eu já tinha dado a mi- nha palavra e compromisso ao ex-presidente nacional, Roberto Jefferson, por quem tenho muita admiração e ca- rinho. O PTB em breve irá se tornar um dos maiores partidos do Brasil, tendo

como base: Deus, Pátria e Família!”

Como deixa o partido durante a janela eleitoral, Alana Passos não perde o mandato na Assembleia Le- gislativa do Estado do Rio

de Janeiro (Alerj). Até o mo- mento a parlamentar ainda não definiu se vai tentar uma reeleição para a Casa Legis- lativa do Rio ou se vai tentar voos maiores e buscar uma vaga em Brasília.

Alana listou 14 motivos para ter escolhido o novo partido

divulgação/aleRJ

Poderá ser aumentada a multa ao estabelecimento que constranger a mulher que amamentar o filho em local público.

A medida é prevista no Projeto de Lei 3.007/17, do deputado Átila Nunes (MDB), que altera a Lei 7.115/15, e foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-fei- ra (15).

O texto ainda precisa passar por uma segunda

votação em plenário.

Segundo o texto, a multa paga pelos estabelecimen- tos passará de 500 UFIRs- -RJ (cerca de R$ 1.780) para 3 mil UFIRs-RJ (cer- ca de R$ 10.665), sendo o valor arrecadado repassado ao Fundo Estadual para In- fância e Adolescência.

O projeto também prevê que os estabelecimentos ligados à gestão pública sofrerão sanções adminis- trativas, cabendo processo de apuração com direito à ampla defesa.

Espaço específico

O projeto também altera o texto para que os templos religiosos não sejam obri- gados a obedecer compul- soriamente a legislação, desde que haja um espaço reservado para o aleita- mento.

Em outros estabeleci- mentos, a existência desse espaço específico não po- derá ser impedimento para que a amamentação seja feita em quaisquer outros locais.

Na edição do dia 21 de maio de 2021, o Hora H publicou:

grávida acusa médico em Queimados de abuso sexual

Um caso de abuso sexu- al cometido por um médico contra uma mulher grávi- da está provocando revolta na Baixada Fluminense. A vítima, que está no final da terceira gravidez, disse que procurou atendimento de emergência na Materni- dade Municipal de Quei- mados no dia 25 de abril porque estava perdendo lí- quido amniótico. Mas não imaginava que passaria por um momento de cons- trangimento.

A dona de casa, de 32 anos, relatou os fatos na condição de anonimato ao programa Balanço Geral, da Record TV. “A materni- dade estava vazia. Eu era a única paciente lá. Meu marido foi impedido de entrar na sala da consulta.

Ele (o médico) levantou meu vestido, começou a alisar minha barriga e fa- lou: ‘Você não parece que tem dois filhos. Sua barri- ga é muito lisinha’. E nisso ele foi descendo a mão. Eu não conseguia dizer nada.

E, eu sentada, ele veio e ficou acariciando meu ros- to”, contou sem acreditar no que havia acontecido.

Ela disse que decidiu fa- lar para incentivar outras mulheres, que teriam sido vítimas do médico, que não tenham vergonha de falar e denunciar. A dona de casa está tendo acom- panhamento psicológico e foi transferida para ou-

tra maternidade. O caso foi registrado na 55ª DP (Queimados).

Polícia Civil procura outras vítimas Titular da 55ª DP, o delegado Bruno Enrique disse que a polícia traba- lha para encontrar outras

vítimas do médico. Va- mos procurar outros pa- cientes nas unidades onde ele atende, em Queimados e Nova Iguaçu, para saber se existem outras vítimas.

O suspeito dos abusos prestou depoimento na delegacia e negou as acu- sações.

A dona de casa, que está no final da terceira gravidez, disse que foi abusada na maternidade; 55ª DP investiga o caso

RepRodução/ Rede Tv / facecook

Multa alta contra que constranger

mulher durante a amamentação

(4)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hora

4

conferência no Brasil discute impactos de Resíduos sólidos

Os impactos dos resí- duos sólidos nas mudan- ças climáticas, a impor- tância dos Objetivos do Desenvolvimento Susten- tável (ODS), da Organi- zação das Nações Unidas (ONU), e a Agenda 2030 são pautas da 1ª Confe- rência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), primeiro evento sobre o tema realizado no Brasil.

Especialistas de 17 países participam do evento que começou ontem, no Reci- fe. O encontro irá até o próximo dia 18 e ocorrerá de forma híbrida, presen- cial e online. A progra- mação presencial será no Museu Cais do Sertão, na capital pernambucana, enquanto a agenda online será transmitida pelo ca- nal da Cirsol no Youtube.

A programação completa pode ser conferida aqui.

O evento reúne re- presentantes dos setores

público e privado, de or- ganismos internacionais, acadêmicos e da socieda- de civil. Entre os partici- pantes estão integrantes do Pacto Global, iniciati- va da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princí- pios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à cor- rupção; do Programa das Nações Unidas para o De- senvolvimento? (Pnud);

dos governos de Pernam- buco e do Recife e das principais universidades do estado, entre outras instituições.

Logo após a solenidade de abertura, haverá des- file de bonecos gigantes de Olinda (PE) pelas ruas do Recife Antigo. Essas figuras emblemáticas do carnaval pernambucano levarão estandartes que representam os 17 Obje- tivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Assembleia Legislativa do RJ (Alerj) aprovou projeto de lei que cria o Cadastro Estadual de Sangue. Com isso, doadores de sangue pagarão meia-entrada em eventos culturais e esportivos mantidos por entidades públicas do Estado do Rio.

O cadete do Corpo de Bombeiros Gabriel Lourenço da Silva Cordeiro, de 24 anos, morreu na madrugada de ontem após pas- sar mal durante uma caminhada no Parque Estadual da Pedra Branca. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso.

A disputa por uma vaga no Senado Federal mos- tra empate técnico entre o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), de acordo com pesquisa do instituto Real Time Big Data.

coRRida ao seNado

A pesquisa eleitoral en- comendada pela Record TV com os dois políticos no cenário e divulgada na última terça-feira, ouviu 1.500 eleitores fluminen- ses com 16 anos ou mais entre 12 e 15 de março.

As entrevistas foram feitas pelo telefone.

A proposta foi batizada como Lei Paulo Gustavo em homenagem ao ator, que mor- reu de covid-19 em maio de 2021. Durante a votação, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) referiu-se ao artista como “um dos maiores” que o país já teve.

ceNáRio

lei paulo gusTavo

e diToRial

O Senado aprovou na última terça-feira (15) projeto de lei (PL) que repassa R$ 3,8 bilhões para ações emergenciais no setor cultural em todo o país. Os recursos virão do atual superávit financeiro do Fundo Na- cional de Cultura (FNC).

iNceNTivo à culTuRa O tuitaço #RolêDasE- leições, organizado pelo perfil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter, movimentou a rede social ontem (16). A ação faz parte das atividades plane- jadas pela Justiça Eleitoral

para a Semana do Jovem Eleitor, que acontece de 14 a 18 de março. A inicia- tiva visa estimular pessoas de 15, 16, 17 e 18 anos a tirar o título de eleitor e a participar ativamente do processo democrático

do país, por meio da es- colha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas.

Tuitaço do Tse incentiva jovens nas eleições 2022

divulgação/aleRJ

De acordo com os números do instituto, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pes- quisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é RJ- 00573/2022.

maRgem de eRRos

uN m

do

ESTADOS UNIDOS - Uma mulher de 27 anos, identificada como Nika Nikoubin, foi presa após esfaquear um homem du- rante relação sexual em um hotel em Las Vegas, Estados Unidos.

Ela afirmou, em depoimento, que a tentativa de homicídio foi uma vingança pela morte do general iraniano Qasem Soleimani, líder político e militar assassinado du- rante um ataque americano no iní- cio de 2020.

De acordo com relatório poli- cial, o homem e a autora do assas- sinato se conheceram pela internet

e marcaram um encontro no dia 5 de março. Na hora do sexo, Nika vendou a vítima e apagou as lu- zes. Em seguida, o parceiro sentiu

“uma dor no pescoço”.

Após sentir o contato da faca com o pescoço, o homem empur- rou Nikoubin, saiu correndo do quarto e conseguiu ligar para a polícia.

O estado de saúde da vítima não foi divulgado ou se ele tinha qual- quer relação com as Forças Ar- madas dos Estados Unidos. Nika aguarda pelo julgamento, marcado para o dia 24 de março.

mulher esfaqueia homem durante sexo para vingar morte de general iraniano

dia do coNsumidoR

águas do Rio atende durante o evento

‘procon na praça’, em duque de caxias

Além de esclarecer dúvidas, caxienses puderam parcelar contas com condições especiais e solicitar serviços

N a última terça-feira (15), em celebração ao Dia do Consu- midor, a Águas do Rio atuou com o Procon, em Duque de Caxias, atendendo pedidos de parcelamento de débitos, esclarecendo dúvidas sobre faturamento e dando orienta- ções gerais sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O evento chamado “Procon na Praça” aconteceu no Centro, na Praça do Pacificador.

Dona Josefa Balbino, mo- radora de Duque de Caxias

há mais de 40 anos, reside no bairro Engenho do Porto e aproveitou a oportunidade para resolver a sua demanda.

“Ter vindo aqui hoje foi óti- mo! Gostei do atendimento da Águas do Rio e do Pro- con. É de grande importân- cia esse tipo de serviço, por- que facilita certas situações que a gente precisa resolver.

Para mim foi muito útil, pois tive minha solicitação resol- vida”, comentou Josefa.

Parceria da empresa

Cleyson Jacomini, di- retor-superintendente da Águas do Rio, com atuação na Baixada Fluminense, des-

taca a parceria da empresa junto ao Procon em eventos como esse. “O apoio da con- cessionária ao ‘Procon na Praça’ é significativo e mui- to relevante, pois fizemos o atendimento diretamente aos consumidores, no dia deles.

Participamos com equipe da área Comercial, ativa no local, para solucionar e orientar nossos clientes. Pre- zamos por uma boa relação com os nossos consumido- res e atuamos prontamente na resolução das demandas.

Essa é uma das nossas maio- res premissas, levar água tra- tada para todos e proporcio- nar um bom atendimento”, conclui Cleyson.

antonio CarLos horahmunicipios@gmail.com

divulgação

O atendimento aconteceu na Praça do Pacificador, região central

Nika Nikoubin, de 27 anos, confessou a tentativa de homicídio

RepRodução

(5)

quinta-feira, 17 de março de 2022 Hora esPortes 5

C om o gol marcado na vitória sobre o Bangu, Arrascaeta chegou a 44 pelo Flamen- go e entrou no Top 5 dos gringos que mais marcaram pelo Flamengo. Ele empa- tou com Augustin Valido no ranking, que tem ainda Do- val, Jorge Benitez, Petkovic e Sidney Pullen.

Principal destaque do Flamengo neste início de temporada, Arrascaeta tem a chance de ajudar o clube a conquistar seu primeiro te- tracampeonato carioca. Em

1944, foi o argentino Valido o herói do primeiro tricam- peonato.

O rival em 44 foi o Vasco, adversário que o Flamengo enfrenta nesta quarta-feira, no Maracanã, no primeiro jogo da semifinal do Cario- ca. O Top 5: Doval (Argenti- na) - 94 gols; Jorge Benitez (Paraguai) - 76 gols; Petko- vic (Sérvia) - 57 gols; Sid- ney Pullen (Inglaterra) - 49 gols; Arrascaeta (Uruguai) e Valido (Argentina) - 44.

Valido já estava aposen- tado desde 1943, mas o Flamengo teve muitos pro- blemas de desfalque e Flá- vio Costa o convocou para

disputar as finais de 1944.

O argentino jogava apenas peladas na Gávea, mas o treinador o chamou para ser uma arma nas jogadas aére- as. Contra a vontade dos familiares, Valido aceitou a missão. Mesmo doente e com 39 graus de febre, entrou em campo contra o Vasco na finalíssima e fez, no fim do segundo tempo, o gol de cabeça que deu a vitória por 1 a 0 e o primei- ro tricampeonato carioca ao Flamengo.

Depois da partida e com o dever cumprido, o emo- cionado Valido voltou para a aposentadoria.

Top 5

izabeLLe rodrigues horahmunicipios@gmail.com

arrascaeta entra no Top 5 dos

gringos com mais gols pelo flamengo

divulgação

Arrasca tem a chance de ajudar o clube a conquistar seu primeiro tetracampeonato carioca

Meia uruguaio chega a 44 gols

iguaçuano luta para manter projeto social sem recursos

Há uma década, o Pro- jeto Atitude Já abraçou a causa de inclusão social no esporte com o objetivo de resgatar da ociosidade adolescentes e jovens de bairros pobres de Nova Iguaçu, na Baixada Flumi- nense.

De lá pra cá, a iniciativa criada pelo ativista políti- co Jefferson Juvenal Ba- tista, o Jefferson Já, atraiu mais de 1 mil jovens para a prática do futebol de bairros como Cobrex, Três Corações, Ponto Chic, Bo- tafogo e adjacências.

Pressionado pela pan- demia da covid-19, o pro- jeto precisou fazer uma

longa pausa. E, como em todo setor, também foi impactado pelas medidas de segurança sanitária, o que acentuou as dificul- dades. Agora, o Atitude Já se prepara para voltar às atividades até o final deste mês. inicialmente com cerca de 40 jovens que treinam no Campo do Ponto Chic, no bairro de mesmo nome, e local es- tratégico que pode revelar futuros craques.

“É um dos maiores de- safios da minha vida man- ter esse projeto que ajuda tantos jovens a encontrar um caminho para sair da ociosidade. Infelizmente,

é uma iniciativa que não conta com o apoio de nin- guém, seja governamental ou iniciativa privada. Pre- cisamos que esses setores possam olhar o Atitude Já com carinho, tendo a cer- teza de que trata-se de um trabalho sério, que precisa seguir porque tem muitos meninos precisando de um incentivo para se sentirem úteis na vida”, afirma Je- fferson, que luta para con- seguir apoio.

Os interessados em apoiar o Projeto Atitu- de Já podem entrar em contato com o telefone (21)968157767 (WhatsA- pp).

divulgação

Parte dos jovens que integram o projeto de inclusão social em Nova Iguaçu

Fluminense em 2022 ainda não levou dois gols em um mesmo jogo

Ao longo dos 14 jogos disputados na temporada, o Fluminense saiu sem ser vazado em 10 oportu- nidades (nove pelo Cam- peonato Carioca e uma na Libertadores). E nas ou- tras partidas, levou apenas quatro gols: um na estreia, contra o Bangu – única der- rota tricolor em 2022 –, um contra o Botafogo e outros dois contra o Millonarios (um no jogo de ida e outro na volta).

A solidez defensiva é uma das principais carac- terísticas do time de Abel Braga. No início da tempo- rada, o treinador promoveu a implantação de um siste-

ma com três zagueiros, o que levantou muitos ques- tionamentos em um pri- meiro momento. Há pouco mais de um mês, quando o esquema ainda era muito

discutido, Nino afirmou, em entrevista coletiva, que a mudança, assim como todo início de trabalho, exigia um período de adap- tação, mas que o grupo

comprava a ideia de Abel.

“A gente confia muito nas ideias do professor e de que vai dar certo”, disse Nino.

O grupo abraçou a pro- posta, e a formação não somente deu certo, como passou a ser um dos trun- fos do técnico, tanto pela efetividade quanto pela possibilidade de explorar a versatilidade de suas peças.

No trio titular, Nino e David Braz vêm demons- trando segurança e fazendo grandes partidas em 2022, assim como o polivalente Felipe Melo, que eventu- almente é adiantado para atuar como volante ao lon- go de algumas partidas.

Felipe Melo, Nino e David Braz em treino

divulgação

Luís Oyama está muito perto de voltar ao Botafogo.

O clube negocia a chegada em definitivo do volante, que tem na mesa proposta de quatro anos de contrato. Os alvinegros debatem os últi- mos detalhes para levar 60%

dos direitos econômicos que pertencem ao Mirassol. O jogador será reforço para o Campeonato Brasileiro.

O acordo entre os clubes é para a transferência após a participação do Mirassol no Paulistão. A equipe já foi eliminada da Copa do Brasil e terá apenas a Série C para disputar em 2022. Depois de não conseguir manter o jogador antes da chegada de Textor, o Bota voltou à carga sob nova direção e fez outra

investida. Com mais poder financeiro, as conversas com o clube paulista avançam em maior velocidade. Em janei- ro, o Mirassol pediu pouco mais de R$ 3 milhões por 60% dos direitos do jogador, mas o pagamento deve ser menor. A conclusão interna é de que Oyama tem condição de aumentar a competivida- de do elenco na posição. Em 2021, o meio-campista agra- dou na campanha vitorio- sa do Botafogo na Série B.

Foram 31 jogos e dois gols marcados. Nessa temporada, manteve sequência no Cam- peonato Paulista e foi titular em todas as rodadas. Des- taque para a vitória sobre o Santos, que teve duas assis- tências do volante.

Botafogo oferece contrato de quatro anos a oyama

Clássico entre Vasco e Flamengo tem 30 mil ingressos vendidos

Dos 60 mil ingressos dis- poníveis para a primeira par- tida entre Vasco e Flamen- go, válida pelas semifinais do Campeonato Carioca, 30 mil foram vendidos até o fim da tarde desta terça-feira, de acordo com a parcial divul- gada pelo Vasco, mandante

da partida. Alguns pontos de venda e troca registraram longas filas.

Parceira do Vasco no ser- viço de venda de ingressos, a MeuBilhete informou ain- da na segunda-feira que es- tava com dificuldades para migrar os dados dos sócios

do Flamengo, mas que havia expectativa de que o proble- ma fosse resolvido.

Como isso não aconte- ceu, para que não houvesse prejuízo para os flamenguis- tas, a solução encontrada pela empresa foi conceder os descontos aos sócios so-

mente nas bilheterias físi- cas. Para os rubro-negros, portanto, as vendas online disponibilizam apenas os preços comuns, sem descon- tos para os associados. Por sua vez, os sócios do Vasco conseguem comprar nor- malmente pela internet. Vale

lembrar que, para o clássi- co de quarta-feira, a torcida será meio a meio: 50% dos ingressos serão destinados aos vascaínos e 50% para os flamenguistas. Para essa par- tida, somente os sócios do Vasco conseguem carregar o ingresso na carteirinha e, por

consequência, não precisam

se encaminhar a algum pos-

to físico para realizar a troca

da entrada. Todos os flamen-

guistas que forem ao clássi-

co, por outro lado, terão que

levar o voucher ao ponto

para trocar pelo ingresso an-

tes do jogo.

(6)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hora

6 geraL

caRNaval

metrôRio estende horário do transporte aos domingos de ensaio na sapucaí

Usuários tiveram dificuldades de voltar para casa no último domingo por conta do horário regular

A pós reclamações

do público dos en- saios, o MetrôRio anunciou que os horários do sistema serão estendidos nos domingos de ensaios técnicos na Sapucaí, no Centro.

De acordo com a con- cessionária, as viagens com saídas das estações Central e Praça Onze acontecerão até meia-noite, enquanto em dias normais as portas se fecham às 23h.

A concessionária já ha- via estendido o funciona- mento das mesmas estações

nos sábados de ensaio téc- nico na passarela do sam- ba. O aumento casa com os horários dos testes que acontecem nesses dias. Aos sábados, os ensaios estão marcados para às 19h, 20h e 21h, respectivamente, com término previsto para 22h. Já no domingo (20), que agora também terá horário exclusivo, as apresentações acontecem às 20h, 21h15 e 22h30, respectivamente, com término previsto para às 23h30.

No último domingo (13), usuários do metrô reclama- ram da falta do transporte após os ensaios técnicos terminarem com atraso, o

que complicou a volta para casa. O terceiro ensaio do dia em questão, da Porte- la, terminou cerca de 1h da manhã, com quase 1h30 de atraso. No horário, o metrô havia encerrado as ativida- des.

O atraso também pro- vocou a insatisfação do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro. Em entrevista ao DIA, na última segunda- -feira (14), ele falou sobre o erro cometido pelas agre- miações que entraram fora

do horário previsto, provo- cando um atraso no fim do ensaio.

“Isso é uma coisa que eu pretendo apresentar às es- colas nessa semana. Se tem um ato falho no desfile de ontem, foi com relação aos

horários. A previsão era a Imperatriz às 20h30 e ela entrou às 21h. As outras duas subsequentes tam- bém não cumpriram o ho- rário estipulado. Por isso, ultrapassamos a faixa de meia-noite, que era a nos- sa previsão para terminar.

Terminou praticamente 1h da manhã. Obviamente que eu prefiro que as escolas cumpram os horários do que reclamar que as con- duções não atendem depois da meia-noite. Não é res- ponsabilidade nossa, é do poder público. Vou conver- sar com os três presidentes desta semana para que os horários sejam cumpridos”, comentou Perlingeiro.

izabeLLe rodrigues horahmunicipios@gmail.com

Fábrica de Praças vai construir e restaurar 500 áreas de lazer

A Prefeitura do Rio inaugurou, na quarta- -feira (16), um pro- grama de construção e reforma de praças, que prevê deixar 500 espaços de lazer to- talmente novos até o fim de 2022, em todas as regiões da cidade.

Inovador, o Fábrica de Praças, coorde- nado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), com apoio da Fun- dação Parques e Jar- dins, vai garantir mais agilidade às ações, já que quatro contratos foram estabelecidos com fornece- dores. No total, serão inves- tidos R$ 40 milhões.

“É uma alegria estar aqui entregando esta Fábrica de Praças. A Prefeitura, aos poucos, tem retomado a sua capacidade de fazer manu- tenção. E a Fábrica de Pra- ças chega com a tarefa de manter em bom estado os espaços de encontro da po- pulação. Não existe cidade

no mundo em que as pesso- as se encontrem tanto nas ruas e praças quanto no Rio de Janeiro. No fim de sema- na, andei pela Zona Oeste, Zona Sul e a cidade estava com as pessoas nas ruas, restaurantes e bares cheios.

A população precisa de um espaço de qualidade para se encontrar, é muito impor- tante que as praças estejam bem cuidadas e ocupadas”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. Com as licitações já

definidas, o programa Fá- brica de Praças inaugurou um galpão, em Bangu, onde serão feitos diversos servi- ços, como construção de choupanas de madeira, de bancos e alambrados. Com 2.500 metros quadrados, o galpão, na esquina da Ave- nida Ribeiro Dantas com Rua Sidnei, permitirá uma rápida reforma da infraes- trutura básica das praças.

O espaço será o centro de reforma de equipamen-

tos diversos. Outra no- vidade é um triturador de galhos e folhas de árvores – o material vai servir de substra- to para os plantios da Horta Carioca do Par- que Madureira Mestre Monarco.

O conceito cons- trutivo do Fábrica de Praças é similar ao re- alizado pela Prefeitura com êxito em 2014, no Fábrica de Escolas do Amanhã Governa- dor Leonel Brizola, na Ilha do Governador.

Na ocasião, a unidade tinha capacidade para ar- mazenar cinco mil tonela- das de concreto em vigas, pilares e lajes, que foram utilizadas na construção de unidades educacionais.

Entre as praças com ações de restauração, já es- tão em andamento a Praça do Vilar Carioca, em Inho- aíba; Praça Ucranianos, na Pavuna; Praça do Bino, em Santa Cruz; e Praça Carmé- sia, em Realengo.

divulgação

divulgação

Cerca de 25 mil pessoas assistem os ensaios técnicos

Programa vai recuperar as principais áreas de lazer da cidade

suspensa a comercialização de 12 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta se- mana a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspen- sa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Serão sus- pensos 12 planos de seis operadoras devido a re- clamações efetuadas no quarto trimestre.

A proibição da venda começa a valer na próxi- ma terça-feira (22). Ao todo, 83.286 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses pla-

nos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as ope- radoras apresentarem me- lhora no resultado no mo- nitoramento. A orientação da ANS é que o consumi- dor não contrate os planos de saúde suspensos. Caso receba oferta para adqui- rir um desses planos, de- nuncie à ANS.

No monitoramento, dois planos de saúde fo- ram liberados da garantia de atendimento, mas con- tinuarão suspensos por outros motivos.

A medida faz parte do

Monitoramento da Garan- tia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos con- sumidores. Neste período, foram analisadas 33.377 reclamações entre 1º de outubro de 2021 a 30 de dezembro daquele ano.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que po- derão voltar a ser comer- cializados. No ciclo, 11 planos de quatro operado- ras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.

O Governo Federal deve anunciar hoje (17) um pa- cote de medidas econômicas visando as eleições presiden- ciais neste ano. Entre elas estão a antecipação do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional de Segu- ridade Social (INSS) e uma nova rodada de liberação do Fundo de Garantia por Tem- po de Serviço (FGTS).

Com medidas preparadas pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzo- ni, o pacote será chamado de Programa de Renda e Opor- tunidade e deverá injetar R$

165 bilhões na economia em ano eleitoral. O responsável

pela pasta deverá anunciar antes da sua saída do gover- no para concorrer ao gover- no do Rio Grande do Sul. O decreto deverá será assinado pelo presidente Jair Bolso- naro (PL) até o final desta semana.

No caso do 13º salário aos aposentados e pensionistas, a previsão é que a primei- ra parcela seja liberada na folha de abril, enquanto a segunda em maio, totali- zando quase R$ 56 bilhões e atendendo 31 milhões de segurados. A medida deve seguir o mesmo modelo adotado pelo governo fede- ral em meio à pandemia do

coronavírus, quando liberou as parcelas em 2020 e 2021 como forma de amenizar a crise provocada pelo vírus e o estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública. Os recursos já haviam sido previstos no Orçamento da União.

Tradicionalmente, o pa- gamento do 13º para os apo- sentados e pensionistas do INSS é liberado nos meses de agosto e novembro.

No caso do FGTS, o go- verno deverá liberar saque no valor de até R$ 1 mil.

Pelo menos R$ 30 bilhões poderão ser resgatados para 40 milhões de trabalhadores.

Governo prevê antecipação do 13º salário aos segurados do INSS

A Prefeitura do Rio de Janeiro não encontrou inte- ressados na licitação para a compra de 307 ônibus que seriam utilizados no sistema do BRT. O prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou uma mensagem em suas redes sociais na quarta-feira (16) em resposta a uma reporta- gem que informava sobre o resultado negativo do pre- gão eletrônico.

“O “sistema” não é fácil!

Mas vamos superar. Somos perseverantes!”, postou o prefeito do Rio.

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) informou que o edital de licitação para a compra dos ônibus articulados para o BRT será republicado. Há meses, as reclamações de passagei- ros do BRT se tornaram constantes. Problemas no sistema se repetem com su- perlotação nos ônibus e nas estações, veículos que que- bram no meio do caminho e trafegando circulando com as portas abertas, sem ma- nuten

prefeitura do Rio não recebe propostas para a compra de ônibus do BRT

RepRodução

Prazo terminou ontem (16)

(7)

quinta-feira, 17 de março de 2022 Hora PoLíCia 7

homem invade ônibus da linha 476 e espanca motorista no Rio

covaRdia

A s imagens da câme- ra de segurança do ônibus da linha 476, no Méier, na Zona Norte do Rio, mostram o momento que o agressor desfere uma sequência de socos contra o motorista Luiz Carlos Ri- beiro, de 69 anos, na última terça-feira (15).

A vítima relatou que não viu o carro do agressor for- çando passagem e que, por isso, acabou imprensando a porta do automóvel. Na sequência, o homem salta do veículo e embarca no ônibus após o motorista abrir a porta para conver- sar. No entanto, ele par- te para cima do idoso e o golpeia várias vezes. Uma mulher que entra depois do agressor tenta impedir a ação. Segundo a vítima,

o motorista do carro de pas- seio usava um soco-inglês, que ele não viu em um pri- meiro momento.

“Eu vinha na Rua Rio Grande do Sul, sentido Le- blon, o trânsito parado. Dei passagem para dois carros que estavam saindo de uma ruazinha à direita. E assim que o segundo passou eu fui atrás, na intenção de o carro de trás (o do agressor) dar passagem para os outros que queriam entrar”, nar- rou Luiz na porta da 23ª DP (Méier).

Rio Ônibus condena violência De acordo com o Rio Ônibus, que representa as empresas, a violência acon-

teceu após uma pequena batida. O sindicato afir- mou que lamenta e condena qualquer tipo de violência contra os rodoviários.

A vítima foi atendida na Clínica da Família do Méier e depois foi até a 23ª DP no dia seguinte da agres- são para registrar a ocor-

rência. Ele se emocionou e fez questão de agradecer a todos os profissionais que cuidaram de seus ferimen- tos.

RepRodução

Imagens de câmeras de segurança do coletivo flagraram a agressão

contra vítima de 69 anos

antonio CarLos horahmunicipios@gmail.com

Luiz Carlos Ribeiro sofreu graves lesões após as agressões O agressor foi identificado como Leonardo

Costa, que se apresentou na delegacia

A distrital identificou Le- onardo Costa Mendes No- gueira, de 18 anos, como o autor de agressões contra um motorista de ônibus.

Acompanhado de um advo- gado, ele foi ouvido na de- legacia, na tarde de ontem,

e confessou as agressões.

Disse ter tido um “acesso de raiva”, mas negou ter utilizado um soco-inglês, como alegado pela vítima.

A polícia informou que o jovem possui uma anota- ção criminal por agredir

um vizinho com um soco no rosto, em 2019, quando era menor de idade. Ele de- monstra ter perfil violento e comportar-se, em algu- mas situações, como quem quer fazer justiça com as próprias mãos. Ainda como

agravante do caso, ele não possui carteira de moto- rista. O caso é investigado como lesão corporal grave.

A delegacia aguarda o lau- do do exame de corpo de delito da vítima para con- cluir a investigação.

aTaQue de fúRia e aNTecedeNTes cRimiNais

Operação grampeia oito por roubo e receptação de celulares na Baixada

Uma operação da Polícia Civi contra roubo e recepta- ção de celulares na Baixada Fluminense prendeu oito pessoas ontem (16). O ob- jetivo da Operação Captura IV é evitar que vidas sejam colocadas em risco para que bandidos possam alimentar a cadeia criminosa. Além

disso, mesmo que sem sa- ber, a pessoa que compra um produto roubado está come- tendo o crime de receptação, com pena de até 8 anos de reclusão. A polícia alerta ainda que quem compra um celular sem nota fiscal ou de origem duvidosa está, indiretamente, contribuindo

para outros crimes graves, como roubo, furto, latrocí- nio e homicídios.

Participam da ação agen- tes da 48ª DP (Seropédica), 50ª DP (Itaguaí), 51ª DP (Paracambi), 52ª DP (Nova Iguaçu), 53ª DP (Mesqui- ta), 54ª DP (Belford Roxo), 55ª DP (Queimados), 56ª

DP (Comendador Soares), 57ª DP (Nilópolis), 58ª DP (Posse), 59ª DP (Duque de Caxias), 60ª DP (Campos Elíseos), 61ª DP (Xerém), 62ª DP (Imbariê), 63ª DP (Japeri), 64ª DP (Vilar dos Teles), 65ª DP (Magé), 66ª DP (Piabetá) e 67ª DP (Gua- pimirim).

pm do Bac chuta gato de ribanceira

Um policial militar do Batalhão de Ação com Cães (BAC) chutou um gato du- rante uma operação no Mor- ro dos Macacos, em Vila Isa- bel, na Zona Norte do Rio, na manhã de ontem. A crueldade foi flagrada pelo helicóptero da TV Globo, que sobrevoa- va a comunidade para acom- panhar a movimentação das equipes.

Segundo informações, um cão da corporação farejava uma laje ao lado dos agentes quando um gatinho da comu- nidade começou a estranhá- -lo. Nesse momento, os ani- mais começaram a brigar. O policial que acompanhava o farejador chutou o felino, que

caiu barranco abaixo. Não há informações sobre como fi- cou o bichano.

Ao jornalismo da emisso- ra, a Polícia Militar informou que o secretário de Estado de

Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, de- terminou que a Corregedoria apure o incidente. “O cão de faro que acompanhava o mi- litar na ação é treinado para

atuar de maneira livre no ter- reno, apresentando compor- tamento extremamente dócil e mantendo a concentração direta no objetivo a ser en- contrado. Ainda assim, dian- te da investida de outro ani- mal contra o cão da unidade, a ação do policial foi despro- porcional”, afirmou a PM.

O presidente da comis- são de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio, Luiz Ramos Filho, dis- se que vai encaminhar uma representação ao comando da Polícia Militar cobrando rigor na apuração do crime de maus-tratos praticado pelo PM do BAC durante a ope- ração.

Imagens feitas do helicóptero da TV Globo flagrou o agressão ao gato

divulgação

A Delegacia de Homi-

cídios da Capital (DHC) procura o assassino do en- genheiro Gabriel Barbosa Leite, de 34 anos. O crime aconteceu no último dia 11 na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Imagens de vídeos de câmeras de segurança re- gistraram o ataque contra a vítima.

O vídeo mostra como ocorreu a agressão que re- sultou na morte do enge- nheiro. Nos primeiros mi- nutos da filmagem de uma das câmeras, Gabriel apa- rece caminhando e, logo atrás, é seguido pelo crimi- noso, que esta armado com uma faca.

Na sequência, o assassi- no atinge Gabriel pelas cos- tas. Em outra imagem, a ví- tima aparece cambaleando, já sangrando, no meio da rua e cai. Nesse momento, o agressor aplica diversos golpes e depois sai andan- do. O delegado Cassiano Cortes, que investiga o cri- me, informou que a dinâ- mica afasta a possibilidade de o caso tratar-se de um roubo. No dia em que foi assassinato, Gabriel estava vestido com uma bermuda, camiseta branca e chinelos.

Ele não levava documentos, celular ou qualquer coisa que, na ocasião, pudesse identificá-lo.

vídeo mostra ataque com faca que matou engenheiro na Tijuca

RepRodução

Imagem de câmera de segurança mostra assassino golpeando a vítima várias vezes

Dupla suspeita de tráfico de drogas morre em confronto

Dois homens morrera morreram após confron- to com policiais milita- res, na noite da última terça-feira (15), na Rua Santa Catarina, no bair-

ro Bracuí, em Angra dos Reisa, na Costa Verde do RJ. Eles eram suspeitos de envolvimento com o trá- fico de drogas.

A PM informou que os agentes foram recebidos a tiros ao chegarem no local para checar denún- cias de traficantes arma- dos. Houve confronto.

Ao final do tiroteio, os policiais encontraram os dois suspeitos, de 21 e 23 anos, caídos no chão.

Eles chegaram a ser levados para o Hospital

Municipal da Japuíba, mas não resistiram aos ferimentos.

No local do confronto, a PM apreendeu drogas, um revólver, uma espin-

garda e um comunicador.

O material apreendido

foi levado para a dele-

gacia de Angra dos Reis,

onde a ocorrência foi re-

gistrada.

(8)

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hora

8 ATOS OFICIAIS

ingredientes

modo de preparo

Rolo de caRNe Recheado com espiNafRe e QueiJo

600 g de carne mo- ída;200 g de espina- fres frescos; 125 g de mussarela (ou outro de sua preferência); sal e pimenta à gosto; alho em pó à gosto; colorau à gosto; azeite à gosto;

400g de abóbora (usei abóbora manteiga); 1/2 cebola.

Leve uma frigideira ao fogo com um pouco de azeite e deixe aquecer.

Acrescente os espina- fres e tempere com uma pitada de sal. Deixe os espinafres murcharem e saltearem, retire es- correndo todo o líquido e deixe esfriar comple- tamente.

Numa tigela coloque a carne moída e tempere- -a com sal e pimenta e amasse bem para mis- turar. Coloque depois a carne numa tábua de cozinha, numa camada só formando uma espé- cie de retângulo.

No meio coloque os es- pinafres já frios e sobre estes o queijo cortado em palitos. Enrole a car- ne sobre os espinafres e o queijo, formando um rolo e apertando bem para que o recheio não escape. Coloque depois o rolo numa assadeira.

Corte a abóbora em cubos pequenos e colo- que em volta do rolo de carme. Pique a cebola e espalhe sobre a abóbo- ra, com uma pitada de sal, e tempere tudo com o alho em pó, o colorau

e regue com um fio de

azeite.

Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até a car- ne estar cozida e a abó- bora macia e tostada.

Sirva a carne em fatias e acompanhe com uma salada ou legumes cozi- dos.

salada mulTicoR

Alface roxa; Alface ver- de; Tomates cerejas;

Beterraba; Pimentão verde; Pimentão verme- lho; Pimentão amarelo;

Azeitona chilena; Bró- colis; Tempero a gosto.

ingredientes

modo de preparo

Cortar os pimentões e a alface em tiras.

Ralar a beterraba e cozi- nhar o brócolis.

Colocar nas bordas de uma travessa a alface roxa, depois a alface verde e a seguir a be- terraba. Enfeitar com os pimentões, os tomates cerejas, as azeitonas e o brócolis.

prefeitura Municipal de Seropédica

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

AViSO DE LiCiTAÇÃO LiCiTAÇÃO nº: 016/CPL/2022

MODALiDADE: PREGÃO PRESENCIAL pROCESSO nº: 1134/2022

REQuiSiTAnTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

REALiZAÇÃO: 29/03/2022 HORA: 10:00 hs

MEnOR pREÇO GLOBAL

OBJETO: COnTRAÇÃO DE EMpRESAS pARA A pRESTAÇÃO DE SERViÇOS DE SAniTiZAÇÃO, HiGiEniZAÇÃO DOS pRÉDiOS DA pREFEiTuRA MuniCipAL DE SEROpÉDiCA.

RETiRADA DE EDiTAL E inFORMAÇÕES: O Edital com as especificações da referida licitação, encontra- se a disposição dos interessados no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Seropédica, http://transparencia.seropedica.rj.gov.br, ou, ainda, por meio da Comissão Permanente de Licitação/CPL, situada a Rua Maria Lourenço nº 18 – Fazenda Caxias – Seropédica - RJ, no horário de 09:00 às 16:00 horas,

diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados.

O requerimento será feito mediante preenchimento de formulário próprio da CPL. No ato de requerimento do Edital, os interessados deverão entregar 02 (duas) resmas de papel A4. Seropédica /RJ

Seropédica – RJ 16 de março de 2022.

AnA pAuLA DE OLiVEiRA Pregoeiro – CPL

Mat. 18.704

AViSO DE LiCiTAÇÃO LiCiTAÇÃO nº: 017/CPL/2022

MODALiDADE: PREGÃO PRESENCIAL pROCESSO nº: 2313/2022

REQuiSiTAnTE: GABINETE DO PREFEITO REALiZAÇÃO: 29/03/2022

HORA: 14:00 hs

MEnOR pREÇO GLOBAL

OBJETO: COnTRAÇÃO DE EMpRESAS pARA A

pRESTAÇÃO DE SERViÇOS DE COnSuLTORiA DE pROJETOS E inFRAESTRuTuRA, uRBAniSMO, CApACiTAÇÃO E GEREnCiAMEnTO DE RECuRSOS ESTADuAiS, FEDERAiS E inSTiTuiÇÕES GOVERnAMEnTAiS E nÃO GOVERnAMEnTAiS.

RETiRADA DE EDiTAL E inFORMAÇÕES: O Edital com as especificações da referida licitação, encontra- se a disposição dos interessados no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Seropédica, http://transparencia.seropedica.rj.gov.br, ou, ainda, por meio da Comissão Permanente de Licitação/CPL, situada a Rua Maria Lourenço nº 18 – Fazenda Caxias – Seropédica - RJ, no horário de 09:00 às 16:00 horas, diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados.

O requerimento será feito mediante preenchimento de formulário próprio da CPL. No ato de requerimento do Edital, os interessados deverão entregar 02 (duas) resmas de papel A4. Seropédica /RJ

Seropédica – RJ 16 de março de 2022.

AnA pAuLA DE OLiVEiRA Pregoeiro – CPL

Mat. 18.704 COnCESSÃO DE LiCEnÇA

AuTO pOSTO DE SERViÇOS BELROxO 1 LTDA – CNPJ Nº 07.535.112/0001-96, torna público que recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, através do processo nO 208/2017 a licença de operação NO 0820 com validade até 27/01/2024 para Realizar as atividades comércio varejista de combustíveis para veículos automotores e comércio varejista de lubrificantes, na Avenida José Mariano dos Passos, nº 1725 - Centro - Belford Roxo – RJ.

Câmara Municipal de Belford Roxo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

DECRETO LEGiSLATiVO nº 4433 DE 15 DE MARÇO DE 2022.

“Abre em favor do Fundo Municipal de Saúde – FMS, Crédito Extraordinário de R$ 1.648.000,00 (um milhão, seiscentos e quarenta e oito mil reais), destinados a despesas urgentes e imprevistas.”

Autoria: MESA DiRETORA Faço saber, que a CÂMARA MuniCipAL DE BELFORD ROxO, Estado do Rio de Janeiro, por seus representantes legais, aprovou o seguinte,

DECRETO:

Art. 1º - Os recursos financeiros necessários à execução das despesas realizados nessas rubricas deverão ser provenientes das fontes de recursos específicos abaixo – Anexo I.

Art. 2º - O presente Decreto Legislativo visa ratificar o Decreto nº 5048, de 04 de março de 2021, do Poder Executivo.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Anexo i

Em R$

ÓRGÃO uniDADE pROGRAMA DESpESA FOnTE SupLEMEnTA-

ÇÃO SEMUS FMS 08.01.10.302.104.2.136 3.3.90.39.00 16 1.648.000,00

Sala das Sessões, 15 de março de 2022.

SiDnEY CAnELLA pRESiDEnTE

nELCi pRAÇA MARKinHO GAnDRA 1º ViCE-pRESiDEnTE 1º SECRETÁRiO MATHEuS iGuAL A VOCÊ REGinA DO VALTinHO

2º ViCE-pRESiDEnTE 2º SECRETÁRiO FABinHO DE HELiÓpOLiS HEnRiQuE FAROFA

3º ViCE-pRESiDEnTE 3º SECRETÁRiO

DECRETO LEGiSLATiVO nº 4434 DE 15 DE MARÇO DE 2022.

“Abre em favor do Fundo Municipal de Saúde – FMS, Crédito Extraordinário de R$ 1.008.000,00 (um milhão e oito mil reais), destinados a despesas urgentes e imprevistas.”

Autoria: MESA DiRETORA Faço saber, que a CÂMARA MuniCipAL DE BELFORD ROxO, Estado do Rio de Janeiro, por seus representantes legais, aprovou o seguinte,

DECRETO:

Art. 1º - Os recursos financeiros necessários à execução das despesas realizados nessas rubricas deverão ser provenientes das fontes de recursos específicos abaixo – Anexo I.

Art. 2º - O presente Decreto Legislativo visa ratificar o Decreto nº 5150, de 17 de junho de 2021, do Poder Executivo.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Anexo i

Em R$

ÓRGÃO uniDADE pROGRAMA DESpESA FOnTE SupLEMEnTA-

ÇÃO SEMUS FMS 08.01.10.302.104.2.136 3.3.90.39.00 16 1.008.000,00

Sala das Sessões, 15 de março de 2022.

SiDnEY CAnELLA pRESiDEnTE

nELCi pRAÇA MARKinHO GAnDRA 1º ViCE-pRESiDEnTE 1º SECRETÁRiO MATHEuS iGuAL A VOCÊ REGinA DO VALTinHO

2º ViCE-pRESiDEnTE 2º SECRETÁRiO FABinHO DE HELiÓpOLiS HEnRiQuE FAROFA

3º ViCE-pRESiDEnTE 3º SECRETÁRiO pORTARiA nº 025 DE 16 DE MARÇO DE 2022

Conceder Licença para tratar de Assuntos particulares e sem Remunera- ção à servidora CHRYS OLiVEiRA CAVALCAnTi DOS SAnTOS, Copeira, mat.

115712011 de acordo com os termos do artigo 111, inciso VI e artigo 115, §1º da Lei Nº 1.615/2020, no período de 17.03.2022 à 16.03.2024, conforme processo nº 0191/2022.

Publique-se e Cumpra-se.

Belford Roxo, 16 de março de 2022.

SiDnEY CAnELLA pRESiDEnTE

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

29

T A C

D E L I B E R A R

B A N A N LE A R O

D I A L G U N S

T O S A D O Z E

S U I G D O

E S T A L A G E M

D O V A L P B

P O D R E O P O R

M O L C O R O

M I M A A S C S

N T A B A C O

F O G T E C E P

I S O L A N T E

C O M P R O M SS I O Tomar

decisão na assem-

bleia Jogos com peças numeradas

Calçado praticarpara exercícios

Sílaba de

"rosca"

Fruta que vem aos

cachos

Conversa- fiada (gíria)

Inchaço na cabeça cau- sado por pancada

Dar de (?): mos- trar indi- ferença Hiato de

"cuíca" Naquele

lugar

Causa de alergias

domés- ticas

Lúcio Costa, arquiteto

Nevoeiro, em inglês

Consoan- tes de

"tese"

Principal ingrediente do salame Quinta

letra Brilha; res- plandece Tremor

(de terra) Improrro- gável

Diversos;

vários Escritor de livros 501, em

romanos Tosquiado

(?) Rama- lho, cantor

Piedade;

compaixão

A forma da elipse

Talento natural

Confrontar;

comparar Pelo da cabeça

Rogério (?), técni-

co (fut.) Ouro, em espanhol Retiram (dinheiro) Exímio

(fig.) Masculino

de "atriz"

Entrelaça os fios Sérgio Porto,

jornalista Folha de

fumo Aguardente de cereais

Santa Cata- rina (sigla) É avaliado na balança Em estado

de decom- posição

Marisa Orth, atriz Trata com paparicos

Encontro marcado "Ordem",

em OAB A fita usada em instalações elétricas Antecede

o "T"

Hospeda- ria para viajantes Vitamina para os ossos

1 2 3

4 5 6 7 8 5 9 2 9

8 2 10 2 10 2 6

5

9 11

4 7 2 6 12 13 10 14

1 11 14 2 4 11

Z

5

14 13 7 12 4 11

5 14 1 2 6 2 12 5 15

4 11

V

2 6 16 8

16 11 4 9 5 11 16 11 9

15 11 6 3 11 9 11

15 7 15 2 2 14 3 14

10 1 2 8 2 3 11

F

11 12 1 5 3 5 16

7 14 11 6 2 10 1 5

3 11 15 16 9 11 15 7 14

14 11

Não jogue lixo nas ruas.

A população

agradece!

Imagem

Referências

temas relacionados :