• Nenhum resultado encontrado

DOIS ANOS DE PUBLICAÇÃO DA PG[e]C :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "DOIS ANOS DE PUBLICAÇÃO DA PG[e]C :: Brapci ::"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 1-2, jul./dez. 2012. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X. Publicação sob Licença .

2 ANOS DE PUBLICAÇÃO DA PG&C

Iniciamos este Editorial agradecendo a toda Equipe Editorial e colaboradores dessa e das outras edições da Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C) - que vêm se dedicando em prol da revista -, bem como aos autores - por seus originais contributivos ao diálogo entre saberes sobre Gestão e Conhecimento, possibilitando-nos a grata satisfação de torná-los acessíveis através deste canal de comunicação científica -, e, em especial, aos leitores, destinatários diretos do nosso processo de publicação.

Na conclusão do segundo ano de vida da PG&C, com seis números publicados, a revista apresenta o seu segundo número do ano de 2012, trazendo, nesta última edição, 11 artigos - sendo seis artigos de revisão, cinco relatos de pesquisa -, além de uma memória de evento científico-profisssional e um ponto de vista/comentário, contando tradicionalmente com autores nacionais e internacionais, desta vez vinculados a instituições do Brasil, Alemanha, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina.

Iniciando a Seção Artigos de Revisão, o artigo de Marcelo Pupim Gozzi, O processo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem que traz uma reflexão acerca das possibilidades de aplicação de recursos associados à formação de comunidades virtuais de aprendizagem como promoção à gestão do conhecimento.

Em seguida, Antônio Vico Mañas e Epitácio Ezequiel de Medeiros abordam no artigo Terceiro setor: um estudo sobre a sua importância no processo de desenvolvimento socio-econômico os diversos aspectos que envolvem o terceiro setor, desde o seu surgimento e expansão, bem como seus efeitos no atendimento às comunidades carentes.

Aline Poggi Lins de Lima, Fellipe Sá Brasileiro, Ivandro Pinto de Menezes e Joana Coeli Robeiro Garcia, no artigo Conceitos, práticas e desafios da responsabilidade social na produção científica, analisam os níveis éticos considerados essenciais à consolidação/efetivação da responsabilidade social na produção científica evidenciando o papel do pesquisador como agente social capaz de construir e socializar o conhecimento.

O artigo A construção de um ideal tecnocientífico, de Luciano Frontino de Medeiros, faz uma descrição de acontecimentos históricos, estabelecendo uma relação de personalidades eminentes e ligando vários períodos da humanidade, em direção à construção de um ideal científico.

O artigo de María Teresa Múnera Torres, intitulado Ciencia de la Información y Gestión del Conocimiento, estabelece uma aproximação entre a Ciência da Informação e a Gestão do Conhecimento, além de estabelecer relações entre ambas.

Encerrando a Seção Artigos de Revisão, no artigo Da possibilidade de uma GIC ampla: reflexões iniciais entre a ciência da informação e a psicologia social, Max Cirino de Mattos e Íris Barbosa Goulart propõem a utilização de conceitos da Cognição Social e da Gestão do Conhecimento para a construção de uma abordagem informacional do mundo.

Abrindo a Seção Relatos de Pesquisa, o artigo intitulado Informação para Tomada de decisão em processo licitatório para contratação de obras de engenharia na UEL, de Lucimeiry Maria Minuzzi Nascimento e Maria Inês Tomaél, destaca o valor da informação para a tomada de decisão em processos licitatórios nos âmbitos: administrativo, de engenharia e jurídico.

(2)

Jorge de Oliveira Go mes; Luciana Ferreira da Costa

Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 1-2, jul./dez. 2012

2

conhecimento técnico, bem como de práticas de reutilização desse conhecimento na resolução de problemas técnicos no setor.

Em Gestão de documentos: de recursos desperdiçados a valor, Jorge Paulo Marques Sequeira e João Penha Lopes discorrem sobre organizações que tendem a se focar em aspectos tecnológicos, comerciais ou recursos humanos, negligenciando uma perspectiva da visão geral onde recursos são desperdiçados de forma indetectável.

Gustavo Liberatore e José Augusto Chaves Guimarães discutem, em El área de la gestión de información y del conocimiento como frente de investigación en la ciencia de la información brasileña: análisis de la producción científica en el período 2000-2009, que a área de Gestão da Informação e do Conhecimento tem sido amplamente explorada na Ciênci a da Informação do Brasil. Os autores apresentam a análise de uma pesquisa que contemplou a produção científica publicada nos periódicos Ciência da Informação, DataGramaZero, Perspectivas em Ciência da Informação e Transinformação.

Por fim, a seção Relatos de Pesquisa se encerra com o artigo Comunicação científica: estudo de caso sobre uma política de acesso aberto para a produção acadêmica , de Othon Jambeiro, Flavia Goulart Mota Garcia Rosa, Suzane Santos Barros e Rodrigo Meirelles, o qual se dedica a relatar a implantação do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia.

A seção Memória de Evento Científico-Profissional traz a comunicação intitulada

Questões éticas das Redes Sociais Online na África de Rafael Capurro, como um registro das reflexões do autor para a Conferência The Africa Network for Information Ethics (ANIE), onde discute como os africanos têm moldado suas identidades no mundo cibernético e como as Redes Sociais Online influenciam a sua vida no mundo a partir de uma perspectiva fenomenológica e ética.

Este número da PG&Ctraz, por fim, na Seção Pontos de Vista/Comentários, o texto de Maria das Graças Targino e Adriana Maria Magalhães Encontrando Forrester: compartilhamento do conhecimento como estímulo à produção textual.

Finalmente, certos de que a PG&C vem trilhando um caminho contributivo sobre Gestão & Conhecimento pelos registros do conhecimento produzido, convidamos os estimados leitores a acessar os itens de interesse deste número.

Boa leitura e Feliz 2013 a todos nós!

João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, 21 de dezembro de 2012.

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,