• Nenhum resultado encontrado

Plano da Intervenção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano da Intervenção"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INTERVENÇÃO Aves do Pampa

Amanda Oliveira Travessas

Plano da Intervenção

CONTEXTUALIZAÇÃO

A observação de aves desenvolveu-se na Inglaterra no fim do século XVIII como lazer primordialmente aristocrático, se popularizando nos Estados Unidos quase um século depois, em 1873, após a criação da primeira organização para observação e estudo das aves: a Nutall Ornitological Club (MOURÃO, 2004). No Brasil, esta prática pedagógica é pouco difundida, com iniciativas pontuais e isoladas, que partem quase que exclusivamente de biólogos e ornitólogos. Entretanto, ela pode ser utilizada como ferramenta didática para a educação, particularmente a ambiental, pois seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental oferece múltiplas possibilidades para se trabalhar conteúdos e atitudes dos alunos a respeito da relação homem-natureza (COSTA, 2007).

A observação realizada na natureza promove uma gratificante atividade de lazer e descontração, proporcionando aos praticantes recompensas intelectuais, recreativas e científicas (ANDRADE, 1997). Este método geralmente mostra resultados positivos na apreensão facilitada de conteúdos formais previstos nos currículos escolares por contrapor-se ao desânimo provocado nos alunos pelos métodos tradicionais de ensino e pela falta de conectividade com a realidade, entre outros fatores (COSTA, 2007).

Essas experiências educativas, utilizando aves como ferramenta sensibilizadora e formadora na apreensão de conteúdos curriculares, são escassas, apesar de demonstrarem excelentes resultados, sendo diversificadas em suas formas, tais como:

jogos e brincadeiras (Pivelli, 2003; Rabelo et al, 2006; Oliveira et al, 2006), observação e identificação de aves em ambientes naturais auxiliados por guias de identificação e/ou pranchas ilustradas (Oliveira-Júnior e Sato, 2003; Teixeira et al, 2004; Pivelli, 2004; Silva e Mamede, 2005; Ferreira et al, 2002).

Portanto os objetivos da intervenção é de principalmente despertar interesse e curiosidade pelas aves aos educandos e ensinar os mesmos de maneira prática um assunto pouco abordado na educação. Além disso, o ensino de aves proporciona o incentivo à preservação e conservação do nosso meio ambiente e jogos com este tema aumentam a participação dos alunos durante as atividades.

(2)

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 Despertar interesse e curiosidade pelas aves;

 Ensinar de maneira prática a ornitologia;

 Estimular a competitividade e o trabalho em equipe;

 Incentivar a prática de observação de aves como atividade de preservação e conservação.

CONHECIMENTOS MOBILIZADOS

 Aves do Pampa.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A intervenção será aplicada no sétimo ano na turma 70 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. Na mesma ocorrerão dois momentos, onde no primeiro ocorrerá uma breve revisão sobre as aves, mais especificamente as aves do Pampa e logo após será aplicado o jogo da memória das aves do Pampa para que os discentes possam se preparar antes da observação. E no segundo momento ocorrerá uma observação de aves no pátio da escola onde os alunos terão como instrumento o binóculo e como auxílio o guia de aves: Aves silvestres do Rio Grande do Sul (BELTON & DUNNING, 2004).

MATERIAS NECESSÁRIOS

 Jogo da memória das aves do Pampa;

 Binóculo;

 Guia de aves: Ave silvestres do Rio Grande do Sul (BELTON & DUNNING, 2004).

Registro da Intervenção

A intervenção foi realizada no dia 27 de outubro de 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. Na intervenção ocorreram dois momentos. No primeiro momento ocorreu uma breve revisão sobre as aves, mais especificamente as aves do Pampa e logo após foi aplicado o jogo da memória das aves do Pampa para que os discentes pudessem se preparar antes da observação. O

(3)

jogo gerou muita empolgação e competitividade e através disso os alunos puderam aprender e se prepararem antes de irem para a observação.

Figura 1: Alunos durante o jogo da memória: “Aves do Pampa”.

No segundo momento ocorreu a observação de aves no pátio da escola, onde os alunos mostraram muito interesse e curiosidade sobre as aves e aparentaram gostar de uma atividade diferenciada com contato com a natureza.

Figura 2: Discentes durante a observação de aves.

(4)

Figura 3: Educando folheando o guia de aves utilizado durante a atividade.

Figura 4: Alunos interagindo durante a atividade.

AVALIAÇÃO

Foi avaliada a participação dos educandos durante as atividades realizadas.

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, M. A. 1997. Aves silvestres: Minas Gerais. Belo Horizonte: Líttera Maciel.

176 p.

COSTA, R. G. D. A. (2007). Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental.

OLIVEIRA, A.L. et al. Jogar e aprender: uma visão das atividades lúdicas no ensino da zoologia dos vertebrados no contexto universitário. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Resumos. Londrina: UEL/UniFil, 2006.

PIVELLI, S.R.P. O mundo das aves – uma experiência de curso de férias no trabalho de educação ambiental do orquidário de Santos – Parque Zoobotânico. In: XI Congresso Brasileiro de Ornitologia. Resumos. Feira de Santana: UEFS, 2003.

RABELO, D.S. et al. A utilização do teatro de fantoches como alternativa metodológica para o estudo da zoologia. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Resumos.

Londrina: UEL/UniFil, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Lithic technology variability and organization from the Gravettian of Vale Boi: new insights to the Early Upper Paleolithic human behavior in Southern

o botão de liberação da WOSULIN PEN. Não massagear a área de aplicação, pois isto pode causar gotejamento posterior de insulina. Descartar a agulha da

Presidente: Jamais nos rejeitastes, quando quebramos a vossa aliança, mas, por Jesus, vosso Filho e nosso irmão, criastes com a família humana novo laço de

No latossolo (LEa), como houve cresci- mento máximo em altura e diâmetro aos seis me- ses após o plantio, foram determinados os níveis críticos de fósforo nas folhas para estes

(SCIENTIFIC), Tomal CRG, Silva AGPD, Yamashita AM, Andrade PV, Hirano MT, Tardelli MA, Silva

Após análise ajusta- da, os fatores associados ao desejo de aumentar o peso foram: sexo masculino, idade ≥17 anos, residir na zona urbana, não ter excesso de peso e autopercepção

[r]

dilatatum, como mostrado na figura 2, se pode constatar que todos os tratamentos obtiveram sucesso na diminuição das sementes dormentes, porém os que tiveram um maior