• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC/PARANÁ

CONCORRÊNCIA 15/2013

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA FORNECIMENTO E ADEQUAÇÃO DE SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA SECA, COM AVANÇO LATERAL, INCLUINDO FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DOS MOBILIÁRIOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS, PARA A UNIDADE MÓVEL DE ELABORAÇÃO DE PÃES E CONFEITOS DO SENAC/PR.

Os questionamentos 01 a 03, a seguir, referem-se às sugestões de alteração do Edital, recebidas no dia 15/08 último:

QUESTIONAMENTO 1:

“NA ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO BEM COMO NA SOLICITAÇÕES DO ITEM (5.4.3 e 5.4.4) SE REFERM AO OBJETO DA LICITAÇÃO.

5.4.3 Certidão de Acervo Técnico – CAT, emitido pelo CREA, comprovando a execução objeto similar com o deste processo licitatório.

5.4.4 Certidão de Adequação à Legislação de Trânsito / Certificado de Capacitação Técnica CAT/CCT, emitido pelo Denatran, comprovando que a licitante é a fabricante do semirreboque furgão objeto deste processo licitatório. CARGA SECA

SEGUE PARA CONHECIMENTO CONFORME NORMATIVAS ANEXAS DO DENATRAN E CONTRAN QUE TODO VEICULO SEMI REBOQUE OU NÃO ADAPTADO PARA UNIDADE MOVEL, DEIXA DE SER CARGA SECA E PASSA A SER TIPO TRAYLER, OU QUANDO FOR COMPOSTO INTEGRAL POR CHASSI E CABINE PASSA A SER CHAMADO DE

“MOTOR CASA”.

Peço a alteração no edital para seguinte forma, bem como seus itens 5.4.3 e 5.4.4, fornecimento adequação de semirreboque furgão tipo trailer, transformado em unidade móvel, desta forma não terá problema para emplacamento e desembaraços documentais futuros, tendo em vista problemas já apresentados e ocorridos no sistema s, como poderão comprovar se de interesse me diligencias internas.

Para conhecimento, quando o semirreboque sofre alteração o mesmo deixa de ser

“carga seca” e passa a ser caracterizado como trailer.

Segue em anexo CAT e CCT que comtempla de forma correta o objeto do edital.”

(2)

RESPOSTA: O objeto do certame é o fornecimento e a adaptação de um semirreboque carga seca. Entendemos que a classificação regulamentar da carroceria depois da adaptação não influi na descrição do objeto.

QUESTIONAMENTO 2:

“5.4. Qualificação Técnica:

5.4.1 Apresentação de, no mínimo, 02 (DOIS) atestado de capacidade técnica (cuja data de emissão não será levada em consideração para efeitos de sua validade), impresso em papel timbrado da pessoa jurídica emitente, contendo a identificação do signatário e dados para eventual contato, emitido por pessoa de direito público e/ou privado para as quais a licitante tenha fornecido furgão adaptado para ambiente pedagógico, contemplando fabricação e instalação de semirreboque /baú, porta-palco e sala de avanço lateral, plataforma PNE, escada aviônica, mobiliários, equipamentos e acessórios similares aos do objeto deste processo licitatório, especificamente no que tange à sua proposta, visando comprovar sua aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

DEVIDAMENTE REGISTRADO, VISTADO E ACERVADO JUNTO AO CREA

SOLICITAR JUNTAMENTE COM OS ATESTADOS NOTAS FISCAIS PERTINETES AOS ATESTADOS, COPIA AUTENTICA OU VIA EMITIDAS ELETRONICAMENTE, OU ATÉ MESMO EM ORIGINAIS DIRETAMENTE DO BLOCO DE NOTAS FISCAIS.”

RESPOSTA: Conforme entendimento pacificado do Tribunal de Contas da União, não é possível estabelecer número mínimo de atestados de capacidade técnica diferente de 1 (um). Igualmente, não é possível fazer quaisquer exigências não dispostas em lei que restrinjam o caráter competitivo do certame.

QUESTIONAMENTO 3:

“5.3.1 Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 03 (três) meses da data de apresentação da PROPOSTA COMERCIAL (data de abertura do certame), devidamente assinados por Contador ou Técnico em Contabilidade legalmente habilitado (com registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade) e pelo representante legal da empresa, acompanhados dos Termos de Abertura e Encerramento do Livro Diário, também devidamente assinados pelo Contador ou Técnico em Contabilidade e pelo representante legal da empresa e registrados junto ao órgão competente.

(3)

PATRIMONIO LIQUIDO DE MINIMO 50 % DO VALOR ESTIPULADO EM EDITAL OU CAPITAL SOCIAL COMPATIVEL COM O OBJETO LICITADO, CONFORME PADROES JÁ ADOTADOS NO SISTEMA S E SEUS REGULAMENTO.”

RESPOSTA: A exigência de patrimônio líquido ou capital social mínimo, além de facultativa, é legalmente restrita a 10% do valor estimado da contratação (Lei 8.666/01, art. 31, §§ 2º e 3º).

Os questionamentos 04 a 06 a seguir referem-se a pedido de esclarecimentos recebido no dia 23/08 último:

QUESTIONAMENTO 4:

5.4.4 Certidão de Adequação à Legislação de Trânsito / Certificado de Capacitação Técnica - CAT/CCT, emitido pelo Denatran, comprovando que a licitante é a fabricante do semirreboque furgão objeto deste processo licitatório.

Entendemos que deve-se comprovar que a licitante é fabricante do Furgão, e não da base rodante, correto?

RESPOSTA: Correto. A licitante deverá ser fabricante do furgão e apresentar, para fins de habilitação no certame, a CAT/CCT, conforme o disposto no subitem 5.4.4 do Edital (acima citado).

Com relação à base rodante, é obrigatória a apresentação da comprovação do cadastro do seu fabricante no RENAVAM apenas pela empresa contratada (subitem 10.1.7 do Edital). Em outras palavras, não é necessário que a licitante seja fabricante da base rodante, desde que a fabricação seja feita por empresa cadastrada no RENAVAM.

VIDE ERRATA

QUESTIONAMENTO 5:

5.4.7 Certidões de Registro de Pessoa Física junto às Entidades de Classe (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA) dos Engenheiros e Responsáveis Técnicos pelos projetos específicos de elétrica, hidráulica, climatização/ exaustão, áudio e vídeo, incêndio, telecomunicações e acústica bem como comprovantes de estarem em dia com suas obrigações perante a entidade representativa da categoria profissional (quitação da anuidade ou parcelas já exigíveis).

Solicitamos esclarecimentos quanto a necessidade deste item ao Edital, uma vez que, exceto da parte elétrica, não há necessidade de um profissional de classe para elaboração

(4)

dos demais. Para contemplação deste item será aceita a documentação já solicita no item 5.4.5, ou seja, do engenheiro mecânico?

RESPOSTA: Os projetos específicos deverão ser elaborados por profissionais habilitados, com comprovação do Registro junto à Entidade de Classe de todos os responsáveis técnicos envolvidos nos projetos, de acordo com sua habilitação legal.

Será aceita a documentação exigida no subitem 5.4.5 do Edital (ref. ao Engenheiro Mecânico Responsável Técnico pelo objeto da licitação) também para fins de atendimento do disposto no subitem 5.4.7 nos casos em que esse profissional seja responsável e esteja habilitado para a elaboração dos projetos específicos solicitados.

QUESTIONAMENTO 6:

5.4.1 Apresentação de, no mínimo, 01 (um) atestado de capacidade técnica (cuja data de emissão não será levada em consideração para efeitos de sua validade), impresso em papel timbrado da pessoa jurídica emitente, contendo a identificação do signatário e dados para eventual contato, emitido por pessoa de direito público e/ou privado para as quais a licitante tenha fornecido furgão adaptado para ambiente pedagógico, contemplando fabricação e instalação de semirreboque /baú, porta-palco e sala de avanço lateral, plataforma PNE, escada aviônica, mobiliários, equipamentos e acessórios similares aos do objeto deste processo licitatório, especificamente no que tange à sua proposta, visando comprovar sua aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

Solicitamos esclarecimentos ref ao atestado se há a necessidade de constar em sua íntegra fabricação e instalação de todos os itens explícitos neste clausula, quais sejam: “porta-palco e sala de avanço lateral, plataforma PNE, escada aviônica, mobiliários, equipamentos e acessórios...” Questionamos se a ausência de um item deste, caracterizará na inabilitação da licitante, uma vez que a ausência de um único no documento, não reflete claramente na capacitação de execução da participante.

RESPOSTA: O atestado de capacidade técnica deverá contemplar objeto semelhante ao objeto desta licitação, evidenciando a compatibilidade das características para execução do objeto. Diante disso, deverá apresentar todos os itens de maior relevância técnica do objeto citados no subitem 5.4.1 do Edital.

Em caso de dúvidas quanto ao pleno atendimento dos atestados apresentados pelas licitantes, a Comissão de Licitação poderá realizar diligências, conforme dispõe o subitem 14.6 do Edital.

(5)

ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO:

O OBJETO DO CERTAME É A ENTREGA DE SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA SECA E SUA ADAPTAÇÃO PARA FUNCIONAR COMO UNIDADE MÓVEL DE PÃES E CONFEITOS DO SENAC/PR.

TENDO EM VISTA AS REGULAMENTAÇÕES DO DENATRAM SOBRE A ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS, O SEMIRREBOQUE PASSARÁ, DEPOIS DA ADAPTAÇÃO, A SER CLASSIFICADO COMO 'TRAILER'.

ASSIM, TODA A DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA PARA FINS DE HABILITAÇÃO, ESPECIALMENTE A CAT/CREA, A CAT/CCT E OS ATESTADOS DE CAPACIDADE TÉCNICA, DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O FORNECIMENTO DO SEMIRREBOQUE E SUA ADAPTAÇÃO, CONFORME DETALHADO NO ANEXO I DO EDITAL.

VIDE ERRATA

2º ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO:

O SENAC/PR TEM NATUREZA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO E SUAS CONTRATAÇÕES SÃO REGIDAS POR REGULAMENTO PRÓPRIO (RESOLUÇÃO SENAC/DN Nº 958/2012, DE 18.09.2012, PUBLICADA NO DOU EM 26.09.2012), E NÃO PELA LEI GERAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (LEI Nº 8.666/93). COMO O REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SENAC E O EDITAL SENAC/PR/CC/15/2013 NÃO PREVEEM A FIGURA DA “IMPUGNAÇÃO”, OS DOCUMENTOS ENTREGUES NESSE FORMATO SERÃO RECEBIDOS E RESPONDIDOS COMO “PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS”, DESDE QUE ATENDAM ÀS CONDIÇÕES PREVISTAS NO EDITAL PARA TANTO.

Os questionamentos 07 a 15 a seguir referem-se a pedidos de esclarecimentos recebidos no dia 28/08 último:

(6)

QUESTIONAMENTO 7:

A [...] [a]o verificar as condições para participação no pleito, deparou-se com a exigência formulada na clausula nº 5.4 e seus subitens, assim redacionada:

5.4. Qualificação Técnica:

5.4.1 Apresentação de, no mínimo, 01 (um) atestado de capacidade técnica (cuja data de emissão não será levada em consideração para efeitos de sua validade), impresso em papel timbrado da pessoa jurídica emitente, contendo a identificação do signatário e dados para eventual contato, emitido por pessoa de direito público e/ou privado para as quais a licitante tenha fornecido furgão adaptado para ambiente pedagógico, contemplando fabricação e instalação de semirreboque /baú, porta-palco e sala de avanço lateral, plataforma PNE, escada aviônica, mobiliários, equipamentos e acessórios similares aos do objeto deste processo licitatório, especificamente no que tange à sua proposta, visando comprovar sua aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

5.4.1.1 O teor do documento em questão deve possibilitar à Comissão Especial de Licitação a análise, interpretação e conclusão, de forma clara e sem maiores dificuldades, acerca do seu objeto, visando apurar se atende ou não às condições a que se destina ou propõe.

5.4.2 Certidão de Registro de Pessoa Jurídica da Licitante junto ao competente CREA, com prova de estar em dia perante a correspondente entidade (quitação da anuidade ou parcelas desta, já exigíveis), na qual conste o objeto social com área de atuação compatível com a do objeto do presente processo licitatório.

A cláusula em questão visa impedir de participar do certame qualquer empresa do mesmo ramo que não tenha elaborado e construído seu primeiro projeto pedagógico em panificação. Até mesmo nossa empresa que já reformou/ montou unidade móvel para SENAI/SC, exemplo: Para área pedagógica de construção civil, mecânico de motos, Eletricitas, Padeiros.

Sucede que, tal exigência é absolutamente ilegal, pois afronta às normas que regem o procedimento licitatório, como à frente será demonstrado. DA ILEGALIDADE De acordo com o § 1º, inciso I, do art. 3, da Lei nº 8666/93, é vedado aos agentes públicos: “I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente.

Correto é:

(7)

5.4 Qualificação Técnica:

5.4.1 Apresentação de, no mínimo, 01 (um) atestado de capacidade técnica (cuja data de emissão não será levada em consideração para efeitos de sua validade), impresso em papel timbrado da pessoa jurídica emitente, contendo a identificação do signatário e dado para eventual contato, emitido por pessoa de direito público e/ou privado para as quais a licitante tenha montado furgão adaptado para ambiente pedagógico, contemplando fabricação e instalação de semirreboque /baú.

5.4.2.1 Também, no caso de a licitante ter sede em outro Estado e, consequentemente, ser inscrita no CREA de origem, e vier a ser declarada vencedora do certame, deverá apresentar, obrigatoriamente, até a data da assinatura do respectivo instrumento de contrato, visto junto ao CREA/PR, por força do disposto na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, em consonância com a Resolução nº 413, de junho de 1997, do CONFEA.

RESPOSTA: Primeiramente, cabe ressaltar que a possibilidade de exigência de atestado de capacidade técnica para fins de habilitação no certame está prevista no artigo 12, inciso II, alínea ‘b’, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAC.

Os itens destacados no Edital (porta-palco, sala de avanço lateral, plataforma PNE, escada aviônica, mobiliários/equipamentos/acessórios) são os de maior relevância técnica e valor significativo do objeto e, justamente por isso, é essencial a comprovação da capacidade técnica da licitante para sua execução. Dada a complexidade do objeto, é inadmissível, por exemplo, que seja executado por empresa sem comprovada capacidade e domínio da tecnologia para fabricação e instalação do porta-palco e da sala de avanço lateral, ou que não tenha experiência na instalação e fixação de mobiliários e equipamentos em um furgão adaptado. Assim, não há que se falar em ilegalidade em virtude de restrição do caráter competitivo do certame, uma vez que tal exigência é plenamente cabível e justificável. Também não há qualquer exigência de que o(s) atestado(s) refira(m)-se exclusivamente a unidades móveis de panificação. É preciso haver ‘similaridade’ com o objeto, e não ser igual a ele. Ainda, é possível a apresentação de mais de um atestado para comprovação da capacidade técnica com relação a todos os itens exigidos no Edital (atestados complementares).

QUESTIONAMENTO 8:

Pedido de alteração do Edital:

5.4.3 Certidão de Acervo Técnico – eliminar.

RESPOSTA: A Certidão de Acervo Técnico – CAT, emitido pelo CREA, comprova a execução regular de um objeto similar ao do certame, de acordo com as habilitações

(8)

legais previstas pela entidade de classe. Assim, não há que se falar em ‘eliminação’

da exigência.

QUESTIONAMENTO 9:

Pedido de alteração do Edital:

5.4.4 Certidão de Adequação à Legislação de Trânsito / Certificado de Capacitação Técnica - CAT/CCT, emitido pelo Denatran, comprovando que a licitante é a fabricante do semirreboque furgão que poderá apresentar na entrega.

RESPOSTA: A Certidão de Adequação à Legislação de Trânsito é emitida por marca/modelo/versão (Resolução CONTRAN nº 291/2008) e é requisito de habilitação no certame. Portanto, deverá ser apresentada no Envelope nº 01 – Documentos de Habilitação.

QUESTIONAMENTO 10:

Pedido de alteração do Edital:

5.4.6 Prova de vínculo ou contrato particular entre a empresa licitante e o Engenheiro Mecânico Responsável Técnico indicado na Proposta Comercial, apresentando, para tal a) Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, em que conste a licitante como contratante; ou contrato particular

b) Registro Comercial ou Ato constitutivo (estatuto ou contrato social), em que conste o referido profissional como sócio da licitante;

c) Contrato de Prestação de Serviços;

d) Atestado Técnico registrado no CREA, no qual conste que o profissional em questão é o responsável técnico da licitante.

RESPOSTA: O “contrato particular” a que se refere a solicitante é o “Contrato de Prestação de Serviços” mencionado na alínea ‘c’ do subitem 5.4.6 supracitado. O vínculo entre a empresa licitante e o responsável técnico pode ser comprovado por contrato de trabalho (CTPS), estatuto ou contrato social da empresa (se o profissional for sócio da licitante), contrato particular de prestação de serviços ou atestado do CREA em que conste o profissional como responsável técnico da empresa licitante.

QUESTIONAMENTO 11:

Pedido de alteração do Edital:

5.4.7 Certidões de Registro de Pessoa Física junto às Entidades de Classe (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA).

(9)

5.4.7.1 No caso de os engenheiros e responsáveis terem registro profissional em outro Estado e, consequentemente, serem inscritos no CREA de origem, e a licitante vier a ser declarada vencedora do certame, deverão apresentar, obrigatoriamente, até a data da assinatura do respectivo instrumento de contrato, visto junto ao CREA/PR, por força do disposto na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, em consonância com a Resolução nº 413, de junho de 1997, do CONFEA.

RESPOSTA: As Certidões de Registro de Pessoa Física requeridas servem para comprovar a regularidade perante as respectivas entidades de classe dos profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos específicos (elétrica, hidráulica, climatização/ exaustão, áudio e vídeo, incêndio, telecomunicações e acústica). Assim, não há que se falar em exclusão da exigência.

QUESTIONAMENTO 12:

Pedido de alteração do Edital:

ELIMINAR O ÍTEM 6.9

6.9. Identificação dos Responsáveis Técnicos: profissionais responsáveis pelos projetos específicos de elétrica, hidráulica, climatização/exaustão, áudio e vídeo, incêndio, telecomunicações e acústica.

RESPOSTA: Não há justificativa para a eliminação da exigência.

QUESTIONAMENTO 13:

GARANTIA DIRETO DA FÁBRICA, SEM INDICAR TERCEIROS:

6.10. Garantia: deverá ser fornecida garantia do próprio fabricante, de, no mínimo, 12 (doze) meses, conforme solicitado na descrição do respectivo item (ANEXO I deste Edital), a contar da data do aceite definitivo pelo SENAC/PR.

6.11. Assistência Técnica, de forma direta da fábrica sem intermédio de terceiro.

RESPOSTA: Não há como exigir a prestação de assistência técnica somente de forma direta pelo fabricante, uma vez que o objeto contempla mobiliários, equipamentos e acessórios (itens de revenda), por exemplo, notebook, impressora, batedeira industrial e modeladora.

QUESTIONAMENTO 14:

INCLUIR NO EDITAL:

O licitante fornecedor deverá indicar o fabricante da base e do baú com respectivos CAT (certificado de adequação a legislação de trânsito).

(10)

RESPOSTA: A licitante deverá ser fabricante do semirreboque e apresentar, para fins de habilitação no certame, a CAT/CCT, conforme o disposto no subitem 5.4.4 do Edital (acima citado).

QUESTIONAMENTO 15:

RESPOSTA: Está correto o entendimento da solicitante. Conforme o descrito no Edital, é necessário que a licitante seja fabricante do semirreboque, ou seja, tanto da base rodante quanto do baú, e que apresente, para fins de habilitação no certame, a CAT/CCT referente ao objeto final (marca/modelo/versão), ou seja, semirreboque furgão carga fechada, semirreboque motorcasa ou semirreboque trailer.

(11)

ERRATA DO 1º ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO:

NO PRIMEIRO ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO, ONDE SE LÊ:

“[...] TENDO EM VISTA AS REGULAMENTAÇÕES DO DENATRAM SOBRE A ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS, O SEMIRREBOQUE PASSARÁ, DEPOIS DA ADAPTAÇÃO, A SER CLASSIFICADO COMO 'TRAILER'. [...]”

LEIA-SE:

“TENDO EM VISTA AS REGULAMENTAÇÕES DO DENATRAM SOBRE A ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS, O SEMIRREBOQUE PASSARÁ, DEPOIS DA ADAPTAÇÃO, A SER CLASSIFICADO COMO SEMIRREBOQUE 'TRAILER', SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA FECHADA OU SEMIRREBOQUE MOTORCASA”.

ERRATA DA RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO Nº 4:

QUESTIONAMENTO 4:

5.4.4 Certidão de Adequação à Legislação de Trânsito / Certificado de Capacitação Técnica - CAT/CCT, emitido pelo Denatran, comprovando que a licitante é a fabricante do semirreboque furgão objeto deste processo licitatório.

Entendemos que deve-se comprovar que a licitante é fabricante do Furgão, e não da base rodante, correto?

ONDE SE LÊ:

“RESPOSTA: Correto. A licitante deverá ser fabricante do furgão e apresentar, para fins de habilitação no certame, a CAT/CCT, conforme o disposto no subitem 5.4.4 do Edital (acima citado).

Com relação à base rodante, é obrigatória a apresentação da comprovação do cadastro do seu fabricante no RENAVAM apenas pela empresa contratada (subitem 10.1.7 do Edital). Em outras palavras, não é necessário que a licitante seja fabricante da base rodante, desde que a fabricação seja feita por empresa cadastrada no RENAVAM.”

LEIA-SE:

“CONFORME O DESCRITO NO EDITAL, É NECESSÁRIO QUE A LICITANTE SEJA FABRICANTE DO SEMIRREBOQUE, OU SEJA, TANTO DA BASE RODANTE QUANTO

(12)

DO BAÚ, E QUE APRESENTE, PARA FINS DE HABILITAÇÃO NO CERTAME, A CAT/CCT REFERENTE AO OBJETO FINAL (MARCA/MODELO/VERSÃO), OU SEJA, SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA FECHADA, SEMIRREBOQUE MOTORCASA OU SEMIRREBOQUE TRAILER”.

Curitiba-PR, 30 de agosto de 2013.

Comissão Especial de Licitação SENAC/PR

Referências

Documentos relacionados

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Alunos das turmas do primeiro semestre de 2011 e de 2015 das instituições de ensino A e B, respectivamente, receberam e-mail convidando a responder ao

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Na prestação de serviços logísticos, a empresa utiliza em todas as suas operações o software gerenciador de armazém (WMS). Sua utilização pode ter influenciado a melhoria

Atestamos, para fins de prova junto a CAMARA MUNICIPAL de Itaituba-PARÁ, que a senhora JESILANNY ROMA GOUVEIA, CPF 472.210.892-72, com sede na Rua 5 (quinta), 332,