• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 00 NIPE CAMPUS INCONFIDENTES NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA SEM FOMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 00 NIPE CAMPUS INCONFIDENTES NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA SEM FOMENTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES

EDITAL 00 NIPE CAMPUS INCONFIDENTES

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA SEM FOMENTO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes, por meio do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE), torna públicas as normas para submissão de projetos de extensão e pesquisa sem fomento (custeio, capital e bolsa).

1. OBJETIVO

O presente edital visa a normatização e acompanhamento de projetos de extensão e pesquisa executados sem fomento no Campus Inconfidentes.

2. RECURSOS FINANCEIROS

O deferimento do projeto no presente edital não contempla nenhum tipo de fomento por parte do NIPE – Campus Inconfidentes, tais como custeio, capital, diárias, transporte, dentre outros.

3. REQUISITOS DO PROPONENTE

3.1. QUANTO AO PROPONENTE/COORDENADOR

O proponente/coordenador do projeto deverá atender aos seguintes requisitos:

a) Ser servidor do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

b) Não possuir pendências de qualquer natureza com o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação ou Pró-Reitoria de Extensão.

c) Entregar até o último dia útil do sexto mês de vigência do projeto o relatório parcial das atividades desenvolvidas. Caso a vigência do projeto seja de período inferior a 12 meses, deverá ser considerado o mês referente a metade do período de vigência.

Deverá ser anexada uma cópia do relatório no sistema GPPEX e o relatório original deverá ser entregue na Coordenação do NIPE.

d) Entregar relatório final das atividades desenvolvidas em até 30 dias após a conclusão da vigência do projeto. Deverá ser anexada uma cópia do relatório no sistema GPPEX e o relatório original deverá ser entregue na Coordenação do NIPE.

e) Fica impedido de participar como coordenador de projeto, docentes em licenças ou afastamentos em conformidade ao Capítulo IV, Das Licenças e ao Capítulo V, Dos Afastamentos da Lei 8.112 (11 de dezembro de 1990), por mais de três meses.

f) Estar cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq e com currículo atualizado nos 60 dias anteriores à data de submissão do projeto.

(2)

g) Divulgar os resultados do projeto na Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS ou correlatos, revistas, jornais, entre outros meios.

h) Participar, quando convocado, da avaliação de projetos de pesquisa internos e/ou externos. Exceções feitas aos casos com justificativa por escrito e aceitas pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. A não aceitação em participar das avaliações, quando convocado, é considerada uma pendência com o NIPE por um período de 12 meses.

i) Responsabilizar-se pela mão de obra referente à execução do projeto de pesquisa e/ou extensão.

Parágrafo único: Em caso de projetos de fomento externo o relatório parcial e final das atividades poderá ser apresentado no formato exigido pela agência de fomento financiadora.

4. REQUISITOS DO PROJETO

a) Deve, necessariamente, ter características de Pesquisa, Inovação ou Extensão e não deve ter caráter de estágio, evento, curso ou simples coleta de dados.

b) Os projetos de extensão devem estar claramente caracterizados como proposta de extensão, ou seja, deverão envolver comunidades externas, podendo incluir os arranjos produtivos, demandas da comunidade e metodologias participativas. Consideram-se como projetos de extensão propostas de ações que:

I. Proponham um conjunto de atividades sistematizadas, processuais e contínuas de caráter educativo, esportivo, cultural, artístico, científico ou tecnológico.

II. Envolvam, necessariamente, comunidade externa, servidores e discentes.

III. Socializem conhecimentos com a comunidade externa em ações que vão além de uma prática de assistencialismo ou filantropia, mas sim de construção de conhecimento de forma dialética valorizando os saberes e culturas populares.

c) Os projetos de extensão, inovação ou pesquisa deverão ter duração mínima de 6 (seis) meses.

d) Projetos que envolvam experimentação com animais, seres humanos ou organismos geneticamente modificados deverão estar em conformidade com a legislação pertinente à ética em pesquisa. Cabe ao orientador do projeto a responsabilidade pela submissão do mesmo à análise de um Comitê de Ética correspondente até a data limite de inscrição de projetos conforme o presente edital. A não aprovação do projeto no Comitê de Ética da Pesquisa – CEP (Plataforma Brasil) e/ou no Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA (ceua@ifsuldeminas.edu.br), deve ser imediatamente comunicado ao NIPE, implicando na desclassificação do projeto e restituição dos valores, caso tenha acontecido o recebimento da bolsa.

e) Caso o projeto leve ao desenvolvimento de um produto, processo, programa ou método envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido na Lei de Inovação (Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pelas normas internas do IFSULDEMINAS.

5. CADASTRO, SUBMISSÃO E DOCUMENTAÇÃO 5.1. QUANTO AO CADASTRO E SUBMISSÃO

O cadastro e submissão dos projetos deverá ser feito através do Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão – GPPEx, disponível em:

(3)

http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/

As orientações para submissão de projetos estão disponíveis em:

https://nipe.ifs.ifsuldeminas.edu.br/arquivos_site/documentos/Arquivos_para_Downloads/T utorial_GPPEx_2018.pdf

Caso não possua cadastro no Sistema GPPEx, o acesso deverá ser solicitado ao NIPE através do e-mail nipe.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br.

Período de submissão de projetos: fluxo contínuo

5.2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA SUBMISSÃO DO PROJETO

Os documentos exigidos neste item deverão ser anexados no Sistema GPPEx.

1) Projeto Completo (Anexo I) em formato pdf e contendo no máximo 10 páginas, excluindo-se os demais anexos previstos no Edital 00.

2) Termo de Anuência do Coordenador e Colaboradores, devidamente preenchido e assinado, de acordo com Anexo II, em formato .pdf ou .jpg.

3) Termo de Ciência do Coordenador (Anexo III), devidamente preenchido e assinado, em formato .pdf ou .jpg.

4) Comprovante de atualização do currículo Lattes do proponente, em formato pdf ou jpg, atualizado nos últimos 60 dias contados a partir da data de submissão do projeto ao presente edital.

5) Solicitação de área para montagem de experimento na fazenda escola (Anexo VI), quando necessário.

5.2.1 PROJETOS DE FOMENTO EXTERNO

Projetos aprovados em editais de fomento externo deverão ser submetidos ao Edital 00 contendo os seguintes documentos:

1) Projeto Completo, no modelo aprovado pela agência de fomento externo.

2) Comprovante de aprovação do projeto no edital de fomento externo.

3) Termo de Anuência da Direção (Anexo III), assinado pela Direção-Geral ou pela Direção do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE).

4) Comprovante de atualização do currículo Lattes do proponente, em formato pdf ou jpg, atualizado nos últimos 60 dias contados a partir da data de submissão do projeto a este edital.

5) Solicitação de área para montagem de experimento na fazenda escola (Anexo VI), quando necessário.

6. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

Os membros do NIPE – Campus Inconfidentes avaliarão os projetos submetidos ao Edital 00 a fim de verificar o atendimento integral aos requisitos e critérios descritos neste edital.

Os projetos serão indeferidos no caso de:

6.1.1 Ausência de quaisquer dos documentos solicitados neste edital.

6.1.2 Documentos com preenchimento incompleto ou inadequado.

6.1.3 Não enquadramento do projeto nos requisitos do item 4 deste edital.

6.1.4 Projeto com número de páginas superior a 10, excluindo-se os anexos.

(4)

6.1.5 Pendências de qualquer natureza do Coordenador com o NIPE, Pró-Reitoria de Pesquisa ou Pró-Reitoria de Extensão na data de análise do projeto.

6.1.6 Descumprimento de qualquer dos requisitos deste edital.

6.2 A ausência de quaisquer documentos e informações exigidas neste Edital, bem como o não atendimento da estruturação do projeto (Anexo I), implicará no indeferimento da proposta.

6.3 Não serão realizadas reuniões do NIPE em período de férias/recessos escolares do Campus Inconfidentes. Projetos submetidos nestes períodos serão analisados após retorno às aulas.

7. INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA

Projetos de pesquisa e/ou inovação poderão contar com participação de discentes voluntários através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVIC), regido pela Resolução nº 069/2015 do IFSULDEMINAS, de 17 de dezembro de 2015.

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS engloba os estudantes envolvidos em projetos não contemplados com bolsa de pesquisa e inovação, sendo esses qualificados como voluntários.

7.1 Para inclusão de discente no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica deverão ser apresentados os documentos abaixo relacionados, previstos na Resolução nº 069/2015 do IFSULDEMINAS.

a) Plano de trabalho do(s) voluntário(s).

b) Cópia do histórico escolar emitido pelo IFSULDEMINAS, com carimbo da secretaria.

c) Cópia do RG e CPF do voluntário.

d) Termo de Compromisso.

e) Termo de Responsabilidade.

7.2 A vigência da iniciação científica voluntária será de 6 a 12 meses, podendo ser prorrogada por no máximo mais 12 meses, mediante solicitação por escrito ao NIPE, não sendo permitido prazo inferior a 6 meses.

7.3 A carga horária no PIVIC será de no mínimo 10 horas semanais para discentes de cursos superiores (graduação) e de 6 horas semanais para os discentes do técnico integrado e subsequente.

7.4 O acompanhamento do projeto de iniciação científica voluntária será executado pelo orientador, cabendo a esse informar ao NIPE e/ou Pró-reitoria de Pesquisa em caso de desistência do discente ou do próprio professor.

7.5 O estudante vinculado ao PIVIC deverá apresentar até o último dia útil do sexto mês de vigência do projeto o relatório parcial das atividades desenvolvidas. Caso a vigência do projeto seja de período inferior a 12 meses, deverá ser considerado o mês referente a metade do período de vigência. Deverá ser anexada uma cópia do relatório no sistema GPPEX e o relatório original deverá ser entregue na Coordenação do NIPE.

7.6 O estudante vinculado ao PIVIC deverá apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas em até 30 dias após a conclusão da vigência do projeto. Deverá ser anexada uma cópia do relatório no sistema GPPEX e o relatório original deverá ser entregue na Coordenação do NIPE.

(5)

7.7 O estudante vinculado ao PIVIC deverá apresentar resultados na Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS.

8. PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

Todo projeto deferido no Edital 00 deverá, obrigatoriamente, ter seus resultados apresentados na Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS ou correlatos, revistas, jornais, entre outros meios.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O presente Edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do NIPE, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

9.2 O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, através do NIPE, reserva-se ao direito de, durante a execução do projeto, promover visitas técnicas ou solicitar informações adicionais visando aperfeiçoar o sistema de avaliação e acompanhamento dos projetos.

9.3 O presente edital não contempla nenhum tipo de fomento e não gera nenhuma contrapartida por parte do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) para execução dos projetos propostos, tais como veículos, diárias, reagentes, materiais de divulgação, equipamentos, dentre outros.

9.4 Os esclarecimentos e informações adicionais a cerca deste Edital poderão ser obtidos com o NIPE através do e-mail nipe.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br ou pessoalmente na Coordenação do Núcleo.

Inconfidentes/MG, 30 de abril de 2018.

Wanderson Rodrigues da Silva

Coordenador do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes

Portaria nº 240, de 22/08/2018

(6)

ANEXO I – MODELO DE PROJETO EDITAL 00

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

CAMPUS INCONFIDENTES

Projeto de: ( ) Extensão ( ) Inovação ( ) Pesquisa

(Título do Projeto)

Edital 00 NIPE – Campus Inconfidentes

Área para montagem de experimento na fazenda escola:

( ) necessário ( ) não é necessário

Inconfidentes/MG 201_

(7)

FORMATAÇÃO (OBRIGATÓRIA) Fonte: Arial, tamanho 12

Espaçamento entre linhas: 1,5

Margens: 2,0 (inferior, superior, esquerda e direita) Formato do papel: A4

Seção e subseções (quando houver): colocar em negrito, somente a primeira letra em maiúscula

Título

- deverá ser o mais objetivo e explicativo possível.

Resumo

- máximo de 1500 caracteres, deverá ser sintético e conter no mínimo introdução, objetivos, metodologia e resultados esperados

Palavras-chave

- de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula, e não podem estar contidas no título.

1. Introdução (contendo antecedentes e justificativa)

- demonstrar a relevância do projeto em questão com os objetivos descritos de maneira clara e sucinto.

- Justificar respondendo as seguintes questões: POR QUE ESTE PROJETO É IMPORTANTE? POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? QUAIS AS QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS?

- que contribuições o projeto trará para a compreensão, a intervenção ou a solução do problema.

2. Referencial teórico

- explicitação detalhada do embasamento teórico do projeto que orientam a elaboração da proposta.

- deixar claro o que já foi escrito sobre o tema.

3. Objetivo(s) (geral e específicos)

4. Material e métodos

(8)

- explicitação dos procedimentos metodológicos, deixando claro como o trabalho será realizado.

- explicação sobre os procedimentos técnicos, as técnicas que serão utilizadas e como os dados serão tabulados e analisados, quando necessários.

5. Cronograma de execução

- descrever quando cada etapa do projeto será desenvolvida.

Modelo de cronograma para seguir:

ATIVIDADE MÊS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 x

x x x

6. Material de contrapartida

MATERIAL DE CONTRAPARTIDA

Detalhe os recursos (material permanente e material de consumo), disponíveis no campus, que serão utilizados como contrapartida da instituição.

Item Descrição Unidade Quantidade

1.

2.

3.

7. Referências bibliográficas

- Item obrigatório. É o que dará validade aos conceitos, teorias utilizadas. Citar todas as fontes utilizadas no desenvolvimento do trabalho de acordo com as normas da ABNT.

(9)

ANEXO II – TERMO DE ANUÊNCIA COORDENADOR E COLABORADORES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES

“TERMO DE ANUÊNCIA – COORDENADOR E COLABORADORES”

Os abaixo-assinados, na qualidade de coordenador e colaboradores do Projeto ___________________________________________, nos termos do Edital 00, declaram que dão sua mais irrestrita ANUÊNCIA à execução do referido projeto, declarando que este será executado cumprindo prazos e apresentando toda a documentação exigida no presente Edital. Assim, por ser verdade, assinam o presente termo para os devidos fins de direito.

Nome CPF Instituição/Vínculo Assinatura

Exemplo:

Fulano de Tal

000.000.000-00

IFSULDEMINAS – Cam- pus Inconfidentes / Dis- cente do curso Técnico em Alimentos

Exemplo:

Machado de Assis 000.000.000-00

IFSULDEMINAS – Cam- pus Inconfidentes / Do- cente

Inconfidentes/MG, ___ de ______________ de 201_.

(10)

ANEXO III – EDITAL 00

TERMO DE CIÊNCIA DO PROPONENTE

DECLARAÇÃO

Eu, ___________________________________________, CPF____________, SIAPE _________, proponente do projeto _________________________________

___________________________________________________________________ no Edital 00 do NIPE, declaro estar ciente de que o referido edital não contempla nenhum tipo de fomento e não gera nenhuma contrapartida por parte do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) para execução do projeto proposto, tais como veículos, diárias, reagentes, materiais de divulgação, equipamentos, dentre outros.

DATA: ___ / ___ /201_.

__________________________________

Proponente do Projeto

(11)

ANEXO IV – EDITAL 00

Solicitação de área para montagem de experimento na fazenda escola 1. DADOS DO PROJETO

1.1 Título:

1.2 Duração

Início: ___ / ___ / _____ Término: ___ / ___ / _____

1.3 Discentes participantes: ( ) SIM ( ) NÃO Quantidade: ____

1.4 Bolsistas: ( ) SIM ( ) NÃO Quantidade: ____

1.5 O projeto tem convênio/ parceria com outra Instituição ou empresa?

( ) SIM ( ) NÃO

Se positivo, qual? _______________________

2. DADOS DO COORDENADOR DO PROJETO Nome:

E-mail:

Telefone: Celular:

3. DADOS DA ÁREA SOLICITADA 3.1 Setor:

3.2 Descrição da Área:

3.4 Utilização da Área:

3.5 Restrição na condução da área:

3.6 Período em que a área será utilizada: de __ / __ / ____ a __ / __ / ____

4. USO DE MÁQUINAS, IMPLEMENTOS E MÃO DE OBRA DE SERVIDORES DA FAZENDA ESCOLA (CONDICIONADO A DISPONIBILIDADE NA ÉPOCA DE SOLICITAÇÃO)

4.1 Necessita de apoio de máquinas agrícolas no preparo da área (citar quais e tempo estimado):

4.2 Necessita de mão de obra especializada na implantação do experimento (citar quais e tempo estimado em dias homem):

4.38 Necessita de mão de obra especializada para condução de tratos culturais (citar quais e tempo estimado em dias/homem):

Assinatura do(a) solicitante: _______________________________

Data: ___/___/_____

(12)

Ciência do coordenador (a) da área solicitada:

Nome:

Assinatura: __________________________________ Data: ____/____/______

Obs.:___________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

_______________________.

Nota: O CGPD poderá deferir o pedido somente após a ciência do coordenador da área.

Despacho do Coordenador Geral de Produção e Desenvolvimento (CGPD):

( ) Deferido ( ) Deferido parcialmente ( ) Indeferido Obs.:___________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

_______________________.

___________________________________

Assinatura/Carimbo do responsável pelo deferimento

Inconfidentes/MG, ____/____/201_.

Referências

Documentos relacionados

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS, por meio do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) torna público o

a) Estar regularmente matriculado no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. b) Não acumular bolsas de qualquer natureza (o recebimento de auxílio estudantil não

Os projetos deferidos serão executados através do cartão pesquisador. O coordenador do projeto de pesquisa cuja proposta for aprovada deverá protocolar a

Aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis, NTE/Anápolis, dias 28 e 29/08, a formação de coordenadores pedagógicos e gestores das Unidades Educacionais da

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – CAMPUS INCONFIDENTES, no uso de suas atribuições legais, resolve:.. Nomear

a) Toda a documentação relativa a participação do candidato em projetos de pesquisa e extensão, fomento interno, deve ser emitida pelo NIPE do campus do candidato (com assinatura e

a) Toda a documentação relativa a participação do candidato em projetos de pesquisa e extensão, fomento interno, deve ser emitida pelo NIPE do campus do candidato (com assinatura e

funcionamento automáticas, bem como a notificação automática de falhas através da rede móvel pública, pelo que o complexo e trabalhoso processo de adicionar e importar todos