• Nenhum resultado encontrado

Técnico em Informática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico em Informática"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Informática

Sistemas Operacionais

Disciplina:

(2)
(3)

Secretário de Educação: Anderson Stevens Leônidas Gomes Secretário Executivo de Educação Profissional: Paulo Dutra

Gerente Geral da Educação Profissional: Luciane Pulça Gestor de Educação a Distância: George Bento Catunda Coordenador do Curso: João Ferreira da Silva Júnior Professor Pesquisador: Ivaldir Honório de Farias Júnior

Equipe Central de Educação a Distância:

Andréia Guerra; Carlos Cunha; Eber Gomes; Gustavo Tavares; Maria de Lourdes Cor- deiro Marques; Maria Helena Cavalcanti;

Mauro de Pinho Vieira; Pedro Luna; Reginaldo Filho

(4)
(5)

1. FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE SO

Prezados alunos, nesta aula iremos conhecer algumas das ferramentas e aplicativos que já vem no próprio Windows. Essas ferramentas nos ajudam a melhor gerenciar o sistema operacional. Além disso, também iremos conhecer alguns aplicativos.

O QUE É O GERENCIADOR DE TAREFAS?

O Gerenciador de Tarefas (ver figura 1) mostra a você os progra- mas, os processos e os serviços que estão sendo executados no compu- tador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo.

COMPETÊNCIA 4

Figura 1 -Tela do Gerenciador de Tarefas(fonte autor)

(6)

Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Geren- ciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está fun- cionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem aos mesmos.

Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.

USANDO O GERENCIADOR DE TAREFAS

Se um programa no seu computador parar de responder, o Win- dows tentará encontrar o problema e corrigi-lo automaticamente. Se você não quiser esperar, poderá finalizar o programa usando o Geren- ciador de Tarefas.

O uso do Gerenciador de Tarefas para finalizar um programa pode ser mais rápido, mas qualquer alteração não salva será perdida.

Se você tiver um trabalho importante que queira manter, aguarde al- guns minutos e deixe que o Windows tente corrigir o problema primeiro.

1. Com o Gerenciador de Tarefas aberto, clique com o botão di- reito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.

2. Na guia Aplicativos, clique no programa que não está res- pondendo e em Finalizar Tarefa.

IDENTIFICAR O PROCESSO ASSOCIADO A UM PROGRAMA

Os programas que você executa no computador possuem proces- sos associados a eles que iniciam o programa. Se um programa parar de responder, saber qual processo está associado ao programa poderá

Dica: Outra opção para abrir o Gerenciador de Tarefas é pressionar CTRL+SHIFT+ESC.

(7)

ajudá-lo a solucionar problemas. Por exemplo, se um programa não es- tiver respondendo, mas você souber qual processo ele usa, poderá fina- lizar esse processo para sair do programa que não está respondendo.

1. Com o Gerenciador de Tarefas aberto, clique com o botão di- reito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.

2. Clique na guia Aplicativos, clique com o botão direito do mou- se no programa para o qual deseja identificar o processo e clique em Ir para Processo. O processo associado ao progra- ma será realçado na guia Processos.

CURIOSIDADE: Você sabe o que é SVCHOST.EXE?

O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

Pode haver várias instâncias do svchost.exe em execução no computador, com cada instância conten-

do diferentes serviços. Uma instância do svchost.exe pode hospedar um único serviço de um programa, e outra instância pode hospedar vários serviços relacionados ao Windows. Você pode usar o Gerenciador de Ta-

Dicas:

Para ver se algum serviço está sendo executado em um determinado processo (como svchost.exe), clique com o botão direito do mouse em um processo e clique em Ir para Serviço(s). Qualquer serviço associado ao processo será realçado na guia

Serviços. Se nenhum serviço estiver realçado, então o processo não possui serviços associados a ele.

Para exibir mais informações sobre qualquer processo que esteja sendo executado no Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse no processo e clique

em Propriedades. Na caixa de diálogo Propriedades, você pode visualizar informa- ções sobre o processo, como local e tamanho. Clique na guia Detalhes para exibir

informações detalhadas sobre o processo.

(8)

refas para ver os serviços que estão em execução em cada instância do svchost.exe.

Para maiores informações acesse o site: http://windows.micro- soft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-svchost-exe

FINALIZAR UM PROCESSO

Se você perceber que um processo está reduzindo o desempe- nho do computador por usar uma porcentagem alta dos recursos da CPU (unidade de processamento central) ou uma grande quantidade de RAM (memória de acesso aleatório) —, você poderá usar o Gerencia- dor de Tarefas para finalizar esse processo. Tente fechar os programas abertos para ver se o processo é encerrado antes de usar o Gerenciador de Tarefas para finalizá-lo.

Dicas:

Cuidado ao finalizar processos. Se você finalizar um processo associado a um pro- grama aberto (um processador de texto, por exemplo), o programa também fechará e você perderá os dados que não tenham sido salvos. Se você finalizar um processo as- sociado a um serviço do sistema, talvez parte do sistema não funcione corretamente.

1. Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.

2. Clique na guia Processos para ver uma lista de todos os processos que estão em execução na sua conta de usuário e uma descrição de cada processo. Para exibir todos os processos em execução no computador, clique em Mostrar processos de todos os usuários. Se você for solicitado a informar uma senha de adminis-

trador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

3. Clique em um processo e em Finalizar Processo.

(9)

FERRAMENTAS DO SISTEMA

O Windows disponibiliza uma série de programas que nos aju- dam a manter e gerenciar o sistema da melhor forma possível. Esses programas são chamados de Ferramentas do Sistema. Podemos aces- sa−los de duas formas, a primeira através do Menu Acessório, a segun- da podemos abrir o Meu Computador e clicando com o auxiliar do mou- se (que por padrão é botão direito do mouse) sobre a unidade de disco (Veja figura 2) a ser verificada, no menu de contexto, selecione a opção propriedades:

Na janela de Propriedades do Disco, clique na guia Ferramentas (ver figura 3) e em seguida será exibido as seguintes opções:

Figura 2 – acessando as propriedades do disco (fonte autor)

(10)

Agora, que já sabemos onde se encontram as principais ferra- mentas deste sistema operacional, vamos conhecer com mais detalhes algumas destas ferramentas.

Scandisk

Esse utilitário tem como principal objetivo encontrar ou corrigir erros lógicos no disco rígido, falhas que envolvam a organização de ar- quivos e outras estruturas de dados.

Neste momento, eu vou assumir que você escolheu uma das duas formas de acessar as ferramentas de sistema explicado anterior- mente. Ok?

Voltando a nossa prática, quando você clicar no botão “Verificar agora” (Ver figura 4) uma nova janela se abrirá. Nela, marque as opções de verificação de disco conforme desejado e, clique em Iniciar.

Figura 3 – Ferramentas de sistemas (fonte autor)

(11)

Ao final da verificação uma mensagem (ver figura 5) irá avisá-lo de que a verificação de disco foi concluída. Clique em OK para encerrar.

Desfragmentador de Disco

O Desfragmentador (figura 6) de Disco visa organizar seus ar- quivos, deixando sua máquina (PC) mais rápida. O uso do computador, no dia a dia, acessando e apagando arquivos, desorganiza-os, deixando sua máquina mais lenta, por isso é aconselhável acessar este comando periodicamente. Faça primeiramente a verificação de erros e após des- fragmente o disco rígido.

Figura 4 – scandisk (fonte autor)

Figura 5 – Mensagem de conclusão de verificação de erros (fonte autor)

(12)

Escolha a unidade de disco que deseja efetuar a desfragmentação, de- pois, clique em Desfragmentar para iniciar dar início ao processo(Ver

Figura 6 – tela principal do desfragmentador (fonte autor)

Figura 7 – desfragmentando o disco(fonte autor)

(13)

figura 7).

Você pode interromper temporariamente ou definitivamente esta operação a qualquer momento. Para isso, clique em Pausar ou Parar.

Limpeza de Disco

Outro programa interessante e necessário é a “Limpeza de Dis- co”, pois esta operação elimina arquivos desnecessários, consequen- temente, liberando espaço no disco rígido (HD). Exemplo de limpeza:

arquivos temporários, arquivos da lixeira, temporários de internet e etc.

Para acessar esse programa localize acessórios e, em seguida, a op- ção de Ferramentas do Sistema ou podemos abrir o Meu Computador e clicando com o auxiliar do mouse (que por padrão é botão direito do mouse) sobre a unidade de disco (Veja figura 8) a ser verificada, no menu de contexto, selecione a opção propriedades:

Na janela de Propriedades do Disco, clique na guia Geral (ver figura 9) e em seguida será exibido as seguintes opções:

Figura 8 - acessando as propriedades do disco (fonte autor)

(14)

Ao visualizar a tela, clique no botão “Limpeza de Disco”.

Marque os arquivos que você deseja excluir e clique em OK para iniciar a limpeza (Ver figura 8).

Figura 9 – propriedade de Disco

(15)

ALGUNS APLICATIVOS

Wordpad

O Windows tem um editor de textos chamado de WordPad. Com o WordPad é possível digitar textos, deixando−os com uma boa aparên- cia. Devemos levar em consideração que este editor é muito simples quando comparamos o mesmo com o pacote office (Word, Excel, Power- Point e etc.).

Como mencionado no parágrafo anterior, o WordPad é um editor

Figura 8-limpeza de disco

(16)

de textos que nos ajuda na criação de vários tipos de documentos. Pode- mos afirmar que o Wordpad é uma versão bem simples do Word.

A vantagem do WordPad é que ele já vem com o Windows. Então, se você não tem em seu computador o Microsoft Word, poderá usar o WordPad na criação de seus textos.

Tipos de documentos que podemos criar com o WordPAd:

• Fax

• Memorandos

• Avisos

• Lista de compras

Para Abrir o WordPad, localize o item Acessórios no Menu Ini- ciar. Ao abrir o programa a seguinte janela será exibida:

Figura 9- editor de texto nativo do Windows(fonte autor)

(17)

Paint

O Paint é um acessório do Windows que permite editar e tratar imagens, além da criação de vários tipos de desenhos para nossos tra- balhos. Através deste acessório, podemos criar logomarcas, papel de parede, copiar imagens, capturar telas do Windows e usá−las em docu- mentos de textos.

Para abrir o Paint, localize a opção Acessórios no Menu Iniciar do Windows. Ao clicar no programa do Paint, a seguinte janela será apresentada:

Figura 10 – Editor de imagem nativo do windows(fonte autor)

(18)

Calculadora

A calculadora do Windows contém muito mais recursos do que uma calculadora comum, pois além de efetuar as operações básicas, pode ainda trabalhar como uma calculadora científica. Para abri−la, lo- calize a opção Acessórios no Menu Iniciar do Windows.

Prompt do MSDOS no Windows

O Windows tem uma versão compacta do sistema operacional MSDOS que é executado como um aplicativo. O objetivo da Microsoft em ter o prompt do MSDOS é porque, na época do lançamento do Windows XP ainda existiam muitos sistemas organizacionais que eram compatí- veis com o MSDOS e, por tal motivo, ele sobreviveu e sobrevive até hoje.

Para acessar o prompt MSDOS pelo Windows é bem simples:

basta você localizar acessórios e, em seguida ,encontrará o prompt do MSDOS (Ver figura 12).

Figura 11- calculadora(fonte autor)

(19)

Figura 12 – Acessando o prompt do DOS

Figura 13 – MSDOS

(20)

Alguns comando do MSDOS

Append - Possibilita que o programa abra os arquivos de dados nos diretórios especificados como se os arquivos estivessem no diretó- rio atual.

Copy - Copia um ou mais dos arquivos para o local especificado.

Date - Exibe a data e emite um aviso se for necessário alterar a data.

Dir - Exibe uma lista dos arquivos e subdiretórios de um diretó- rio. Exit - Finaliza o programa o interpretador de comando e retorna para o programa que iniciou.

Find - Procura uma sequência de texto específica em um arquivo ou arquivos.

Format - Formata um disco para ser utilizado com o MS-DOS.

Md - Cria um diretório.

Mkdir - Cria um diretório.

Rd - Exclui (remove) diretórios.

Ferramentas Administrativas

Ferramentas Administrativas é uma opção no Painel de Con- trole, que vem nativamente, desde o Windows XP e, contém ferramentas para administradores de sistema e usuários avançados. As ferramentas podem variar nas versões de Windows.

Muitas das ferramentas, tais como o Gerenciamento do Compu- tador, são snap-ins do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) que possuem seus próprios tópicos de ajuda.

Para abrir Ferramentas Administrativas, localize o Painel de Controle e, em seguida, terá uma opção chamada Ferramentas Admi- nistrativas.

(21)

Algumas ferramentas administrativas mais utilizadas são:

Gerenciamento do Computador – tem como objetivo gerenciar computadores locais e remotos. É possível também executar muitas ta- refas, como monitoração de eventos do sistema, configuração de discos rígidos e gerenciamento de desempenho do sistema.

Fontes de Dados (ODBC) - Use ODBC para mover dados de um tipo de banco de dados (uma fonte de dados) para outro. É um padrão para acesso a bancos de dados. O mesmo define um conjunto de interfa- ces que permitem o uso de linguagens de programação.

Visualizar Eventos - apresenta informações sobre eventos sig- nificativamente importantes (como um erro de segurança) que são re- gistradas em logs do windows.

Diretiva de segurança local - apresenta e edita as configurações de segurança da Diretiva de Grupo.

Ferramenta de Diagnóstico de Memória – Teste se a memória do computador se está funcionando corretamente.

Gerenciamento de Impressão – Busca gerenciar as impressoras e servidores de impressão em uma rede.

Monitor de Confiabilidade e Desempenho - apresenta informa- ções avançadas do sistema sobre a CPU, a memória, o disco rígido e o desempenho da rede.

Configuração do Sistema – verifica se o sistema esta com algum problema que podem estar impedindo a execução correta do Windows.

(22)

http://www.univasf.edu.br/~marcus.ramos/uneb/i-2010-2

http://eduardoreal.wikispaces.com/file/view/Ferram_sistema.pdf

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-are-Administrative- Tools

ANTÔNIO, J. Informática para concursos. 4. ed. [S. l.]: CAMPUS, 2008. (Provas e Concursos).

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 8. ed.

São Paulo: Pearson, 2004.

INTRODUÇÃO à Microinformática. Disponível em: <

http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag7.htm>. Acesso em: 10 ago. 2009.

MAZANO, André Luiz N. G.; MAZANO, Maria Izabel N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. [S. l.]: Editora Érica, 2007.

MEIRELLES, F. S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

REFERÊNCIAS

(23)

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A coleta de dados será realizada em uma empresa multinacional do segmento de varejo no Brasil cujo nome não será apresentado e será conhecida como Empresa AA. Serão

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e