• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - AULA 7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - AULA 7"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -

ESPAÇOS NÃO ESCOLARES -

AULA 7

(2)

COMUNICADO SOBRE A PANDEMIA COVID-19

Caro aluno,

Devido à pandemia que enfrentamos neste momento, estamos passando por tempos desafiadores, juntos e com esforços de cada um, certamente venceremos essas adversidades.

Pensando na saúde e bem-estar de todos os nossos alunos, corpo docente e administrativo, e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e dos Ministérios da Saúde e da Educação, as práticas pedagógicas propostas pelo seu curso deverão ser desenvolvidas em casa.

Precisamos nos assegurar de que nossos alunos estão em segurança e, por isso, pedimos que você utilize sua criatividade, mas não deixe de realizar suas práticas, pois elas são fundamentais para a sua formação.

FLUXO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A parte de planejamento/organização e RELÁTORIO DAS ATIVIDADES devem ser realizados em sua casa... NÃO HÁ PERDA DA QUALIDADE DO PRODUTO A SER APRESENTADO!

PARTE PRÁTICA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Vale realizar as atividades propostas em cada projeto com os pais, irmãos, sobrinhos (QUE RESIDAM EM SUA CASA...), vale fazer videoconferência com a amiga que é professora, com o colega que trabalha como secretário, enfim, use sua imaginação, mas não deixe de fazer suas práticas pedagógicas e postar no portal, pois essas atividades compõem sua avaliação.

Se você residir sozinho(a), utilize a imaginação, mas execute o plano da atividade que você está propondo para as PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Temos certeza de que essa pandemia se trata de algo que iremos superar e, rapidamente, poderemos normalizar nossas vidas.

Um abraço,

Equipe da UNIFAVENI

(3)

Avaliação I

Abertura

Olá!

Uma avaliação deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do educando, e não a estagnação do conhecimento através de práticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu, se os objetivos propostos foram atingidos e se o projeto foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensável na verificação do aprendizado contínuo dos alunos, destacando as dificuldades em determinada disciplina e direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem métodos didáticos adequados para as disciplinas.

Após realizar sua atividade chegou a hora de preparar o material pelo qual você será avaliado.

Esta aula é bastante importante pois será o momento em que você apresentará seus resultados, refletirá sobre eles e sobre os processos avaliativos no âmbito da pedagogia.

Vamos a ela!

BONS ESTUDOS!

(4)

APRESENTAÇÃO CONCEITUAL

Chegou a hora de avaliar todo o trabalho que você desenvolveu para conceber e aplicar suas atividades de práticas pedagógicas em espaços não escolares.

Como forma de avaliação, você deverá elaborar um banner digital, um relatório final de suas atividades e um vídeo que será postado no youtube.

1 – O QUE É UM BANNER?

Um banner é uma ilustração que resume seu trabalho acadêmico, pesquisa ou prática pedagógica. Seu principal objetivo é comunicar os principais dados e conclusões do seu trabalho, de forma sucinta e direta.

Para isso, você deve captar a atenção dos seus espectadores usando um bom layout, uma boa linguagem, cores e fontes adequadas.

Em geral, os objetivos do trabalho devem ser localizados em menos de um minuto, já que as pessoas gastam em média 10 segundos observados um banner. Por isso, o ideal é que todas as informações possam ser lidas no máximo em 5 minutos.

Ter a consciência dessa dinâmica já contribui para não cometer erros graves, assegurando assim o impacto positivo do seu trabalho.

2- O QUE É LAYOUT?

Trata-se da representação visual do seu trabalho, ou seja, “a cara do seu banner”. Para que seu trabalho fique claro e de fácil visualização, você deve sempre considerar a separação do texto em blocos. Acrescentar ilustrações e fotos, que também contribuem também para chamar a atenção. Busque sempre ordenar os blocos de textos de forma a guiar o olhar das pessoas sobre o conteúdo. Dê preferência sempre ao formato de caixas de texto em colunas, que facilitam a leitura por ordenar as informações de modo vertical.

Assim como em um artigo, um banner deve conter seções que tratam sobre a introdução ao trabalho, o método utilizado, os resultados obtidos, a conclusão, as referências e os agradecimentos.

(5)

3 – QUAL É O CONTEÚDO DO BANNER?

Um dos elementos mais importantes do banner é o título. Além de interessante e chamativo, ele deve ressaltar o assunto principal que foi tratado em seu trabalho ou pesquisa.

O título deve conter entre 10 e 12 palavras, com fontes grandes, de pelo menos 85 pontos. Caso as palavras não caibam, não encurte o título, mas sim reduza o tamanho da fonte. Outra dica importante é não usar o título todo em letras maiúsculas, pois isso dificulta a leitura.

Como tratamos acima, os banners devem estar divididos em seções, da mesma forma que seu relatório e, cada uma delas deve abordar um conteúdo específico:

Introdução – Aqui você deve escrever o porquê você fez seu trabalho e quais eram os seus objetivos;

Caracterização do espaço: corresponde à apresentação do espaço não escolar.

Procure elaborar um “retrato verbal”, incluindo desde a localização aos detalhes desse ambiente.

Metodologia – Explique qual método você utilizou, ou seja, como você fez seu trabalho. Lembra da “receita de bolo” que dissemos nas aulas passadas? Pois bem, a metodologia será a receita para que um colega possa reproduzir

exatamente a atividade que você fez. Por isso, não se esqueça de nenhum detalhe;

Resultados – Aqui é o momento de apresentar os resultados que atingiu após a aplicação da atividade, os pontos positivos e, se houver, os pontos que precisariam ser melhorados numa próxima oportunidade. Deixe de forma explícita os resultados mais importantes obtidos através da sua prática. Na parte de resultados é sempre interessante utilizar registros fotográficos de sua atividade.

Considerações finais

(6)

Aqui é o momento de apresentar a conclusão do trabalho. É importante que haja uma “reflexão” sobre o projeto como um todo.

Referências – Referencias devem ser limitadas a cinco e o tamanho da fonte deve ser menor do que o texto principal. Cheque as regras da ABNT para instruções de formatação;

Agradecimentos – Agradecer nunca é demais. Por isso, não se esqueça de mencionar as pessoas que contribuíram para a realização da pesquisa, sejam os dirigentes, colegas, tutores ou mesmo amigos que auxiliaram durante a sua prática.

4 – QUAL É A LINGUAGEM E A FONTE QUE DEVO USAR EM MEU BANNER?

O conteúdo deve ser escrito de forma clara e fácil de se compreender. Para isso, privilegie frases curtas, palavras-chave e evite adjetivos e advérbios. Escreva sempre em voz ativa, evitando jargões e acrônimos. Evite também letras maiúsculas que dificultam a leitura.

Arial, Helvética, Times ou Times New Roman, são fontes comuns e bastante legíveis para banners. A fonte deve ser a mesma em todo banner.

5 – QUAIS CORES DEVO USAR?

Use cores que atraiam a atenção, mas nada de exageros. No modelo a seguir, apresentaremos o layout do banner que você deverá construir. Atente para a forma e as cores da instituição. Seu trabalho deve se encaixar nesse formato.

(7)

Prática Pedagógica em Espaços Não escolares

Título:

Nome do aluno:

Resumo

Resumo de todo trabalho desenvolvido.

Introdução

Aqui você deve escrever o porquê você fez seu trabalho e quais eram os seus objetivos;

Resultados

Aqui é o momento de apresentar os resultados que atingiu após a aplicação da atividade, os pontos positivos e, se houver, os pontos que precisariam ser melhorados numa próxima oportunidade. Deixe de forma explícita os resultados mais importantes obtidos através da sua prática. Na parte de resultados é sempre interessante utilizar registros fotográficos de sua atividade.

Considerações finais

Aqui é o momento de apresentar a conclusão do trabalho. É importante que haja uma “reflexão” sobre o projeto como um todo.

Referências

Referencias devem ser limitadas a cinco e o tamanho da fonte deve ser menor do que o texto principal.

Cheque as regras da ABNT para instruções de formatação;.

Exemplo:TAHA, Hamdy. Pesquisa operacional. 8.ed.

São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

Agradecimentos

Agradecer nunca é demais. Por isso, não se esqueça de mencionar as pessoas que contribuíram para a realização da pesquisa, sejam os dirigentes, colegas, tutores ou mesmo amigos que auxiliaram durante a sua prática.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES – BNCC

•Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais.

•Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao projeto de vida, com mais autonomia.

•Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos.

•Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

•Agir com responsabilidade, flexibilidade e autonomia.

Figuras que ilustrem seu trabalho e legenda, onde você explica de que se trata a figura

Caracterização do espaço

Corresponde à apresentação do espaço não escolar.

Procure elaborar um “retrato verbal”, incluindo desde a localização aos detalhes

desse ambiente.

Metodologia

Explique qual método você utilizou, ou seja, como você fez seu trabalho. Lembra da “receita de bolo”

que dissemos nas aulas passadas? Pois bem, a metodologia será a receita para que um colega possa reproduzir exatamente a atividade que você fez. Por isso, não se esqueça de nenhum detalhe.

Figuras que ilustrem seu trabalho e legenda, onde você explica de que se trata a figura

(8)

Pesquisa

Confecção de poster (banner)

https://www.youtube.com/watch?v=Rv5AMFfr4xQ

Alguns alunos sempre me perguntam quando vão apresentar poster em eventos como fazer um pôster? Como configurar? Esse vídeo apresenta as questões básicas de como criar de pôster usando o MS Power Point. Pôster ou banner para apresentação de trabalhos em eventos.

Referências

Documentos relacionados

A formação contínua dos docentes para o ensino remoto na educação profissional promovida pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CERFEAD) na

Sempre que a taxa seja cobrada por um montante determinado a partir de factos sem relação com a utilização do serviço municipal ou com a amplitude e as condições de

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) encerrou o ano de 2012 apurando recorde de pessoas atendidas nas ações

teoria e prática de ensino estamos convidando vocês professoras, coordenadora e diretora da escola Parlenda, a participar de um estudo intitulado espaços/ambientes

É responsabilidade do candidato saber o endereço do local onde deverá realizar as provas, não lhe sendo permitido, em hipótese nenhuma, fazer a prova em outro

Nesta aula, você estudante será convidado a refletir sobre alguns questionamentos como por exemplo: O que o pedagogo poderá fazer em um espaço não escolar como

E para quem até hoje tinha o problema de não poder frenquentar uma aula de japonês pois não tinha onde deixar os filhos, poderá participar sem problema nenhum pois as

Mas antes é preciso ter a aprovação da instituição escolhida para desenvolver suas atividades e, para que isso aconteça, torna-se necessário elaborar uma apresentação de