• Nenhum resultado encontrado

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. INFORMAÇÃO BÁSICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

País : Noruega

Título da iniciativa : [NO] Den kulturelle skolesekken

[PT] A Mochila Cultural Coordenador(a)/

Organização : O secretariado deste programa é o Arts Council da Noruega.

Contacto: Vera Micaelsen, +47 21 04 58 39 Competências essenciais

abordadas :

(na língua original e em inglês, se possível)

[NO] Å oppleve, gjøre seg kjent med og utvikle forståelse for profes- jonell kunst- og kulturuttrykk av alle slag;

[PT] Sensibilidade e expressão culturais

Tipo de iniciativa e canais de implementação usados (designadamente, reforma curricular introduzida por lei, etc.)

Iniciativas e atividades nacionais ligando o setor cultural às escolas.

Parceiros : Ministério da Cultura e Ministério da Educação e Investigação Âmbito :

(alunos/professores/escola;

nível local/regional/nacional)

Alunos

Contexto de aprendizagem : (formal ou não formal)

Formal e não formal

Nível(is) de ensino : (ensino primário, ensino secundário inferior ou su- perior)

Ensino primário e secundário inferior e superior

Grupos-alvo : Crianças e jovens Calendário :

(data de início e fim) 2001 – em curso Calendário :

(data de início e fim)

NORUEGA (4) - 2012

A MOCHILA CULTURAL

(2)

Esta iniciativa, “a mochila cultural”, foi lançada em 2001 pelo Ministério da Cultura com vista a incentivar a cooperação entre o setor cultural e o setor educativo. No mesmo ano, o Ministério da Educação e Investigação atribuiu igualmente fundos para o desenvolvimento de competências associadas com a mesma iniciativa, possibilitando o lançamento de iniciati- vas e projetos de cooperação entre o setor cultural e as escolas, ligados ao currículo nacional.

A partir de 2003, a iniciativa conheceu mais desenvolvimentos através dos fundos da lotaria nacional direcionados para o setor cultural. A motivação do projeto foi criar experiências para os jovens que demonstrem a interligação entre a expressão cultural e a educação a fim de reforçar a sua consciência cultural. A iniciativa foi avaliada em 2006, o que definiu o quadro de um novo Livro Branco do Parlamento sobre futuras iniciativas e desenvolvimentos da Mochila Cultural.

A Mochila Cultural (Den kulturelle skolesekken) é um programa nacional para a arte e a cultura administrado por profissionais nas escolas norueguesas. O programa ajuda os alunos das escolas a familiarizarem-se com expressões artísticas e culturais profissionais dos mais diversos géneros.

Fundamentação/contexto/motivação para lançar a iniciativa/reforma :

B. INFORMAÇÕES DETALHADAS

Objetivos :

Os objetivos do programa são:

∙ Proporcionar às crianças e jovens do ensino primário e secundário a fruição de produções artísticas e culturais apresentadas por profissionais.

• Facilitar o acesso dos alunos a um leque alargado de expressões culturais, para que possam familiarizar-se com todas as formas de cultura e adquirir uma compreensão das mesmas.

∙ Apoiar as escolas na integração de diferentes formas de expressão cultural nos seus es- forços para alcançar objetivos de aprendizagem.

A iniciativa visa áreas específicas do currículo nacional. Os alunos de todos os níveis de en- sino têm a oportunidade de contactar com diversas expressões culturais, apoiadas através da Mochila Cultural. Os profissionais das artes cénicas, das artes visuais, da música, do cinema, da literatura e do património cultural estão a lançar iniciativas e a colaborar com as escolas.

Dimensões visadas pela iniciativa/reforma (designadamente, currículo, avaliação dos alunos, formação dos professores em serviço, autonomia escolar, etc.) :

(3)

A Mochila Cultural tem feito parte da política cultural do governo para as escolas do ensino primário e secundário inferior desde 2001 e foi recentemente alargada ao ensino secundário superior. Quer isto dizer que todos os alunos entre os 6 e os 19 anos poderão beneficiar do programa. A Mochila Cultural oferece oportunidades culturais representativas de uma vasta diversidade de expressões culturais. A Mochila Cultural é um projeto conjunto entre os setores educativo e cultural, a nível local e nacional. A abordagem da iniciativa é holística, envolvendo um conjunto alargado de áreas culturais e todos os níveis de escolaridade.

Abordagem geral (designadamente, holística - existência de uma estratégia abrangente ou de uma abordagem direcionada, centrada numa dimensão específica, etc.) :

Através de diferentes projetos e experiências diretas com as artes e os profissionais do setor cultural, as crianças e os jovens adquirirão uma maior consciência cultural e contactarão com diferentes métodos de expressão cultural. Participarão em projetos de alta qualidade, envolvendo profissionais da cultura e artistas no contexto de um vasto leque de áreas cul- turais. A ênfase é posta na expressão e produção culturais.

Explicação detalhada da(s) competência(s) essencial(is) em questão :

A iniciativa visa principalmente as Artes nos currículos escolares, mas inclui também uma abordagem transcurricular, já que está ligada a projetos no âmbito de diferentes domínios nas escolas.

Disciplinas específicas implicadas ou abordagem transcurricular :

Os departamentos culturais e educativos regionais são responsáveis por coordenar o pro- grama nas suas regiões e os municípios concebem igualmente programas individuais. Esta atribuição de responsabilidade às autoridades locais promove o entusiasmo e um sentido de posse, entre todos os participantes, e oferece margem para a variedade a nível local.

A Mochila Cultural recebe financiamento sobretudo dos fundos excedentes da lotaria da De que modo a iniciativa/reforma está a ser implementada (designadamente, processo adota- do, empenhamento político, consulta dos parceiros e respetivos papéis, incentivos aos parceiros, financiamento específico, materiais didáticos, definição de metas e modelos, mecanismos de aval- iação, impacto sobre a formação de formadores/desenvolvimento profissional e práticas escolares/

liderança, intensificação da abordagem com base na pesquisa/factos, etc.) :

(4)

Ao longo da última década, muitas transformações políticas centraram-se no reforço da qualidade e quantidade da educação artística e cultural na Noruega. Apesar de ter havido uma redução do tempo destinado às disciplinas artísticas nas escolas, existe uma convicção generalizada entre políticos e profissionais de que o clima no campo das artes e da cultura melhorou significativamente nos últimos anos. Os objetivos inerentes à prática artística são altamente valorizados na Noruega, em particular, uma espécie de sensação de “aconchego”

que realça os aspetos de diversão, fruição e orgulho.

Etapa/fase atual de implementação :

Esta iniciativa focaliza o envolvimento prático dos alunos em atividades culturais com profissionais. Por sua vez, esta componente reforça a consciência cultural entre os alunos na escola e na vida quotidiana.

Questões pedagógicas (questões relacionadas com a forma como as competências essenciais estão a ser ensinadas aos alunos e como os professores estão a ser preparados para ensiná-las) :

A professora Anne Bamford realizou uma avaliação externa da Mochila Cultural, relativa- mente ao período de outubro de 2010 a abril de 2012. Afirma ela na sua avaliação: “As con- clusões gerais do estudo sugerem que a Noruega colocou uma ênfase particular no reforço do lugar da cultura na sociedade. Num conjunto de localidades e a nível nacional, tem-se verificado um investimento sustentável em equipamentos e serviços culturais. Os verdadei- ros pontos fortes da educação artística e cultural na Noruega incluem A Mochila Cultural (Den kulturelle skolesekken, DKS), recursos comunitários, arte amadora, acessibilidade geral, bem como agentes culturais e associações profissionais locais. A DKS é um dos pro- gramas de maior envergadura no mundo visando levar as artes e a cultura profissionais às crianças. Tem registado um grande sucesso na cobertura de todas as regiões do país, apesar das evidentes dificuldades geográficas e climatéricas. A DKS tem rigorosos mecanismos de garantia de qualidade incorporados que funcionam a nível local e nacional através de um sistema de análise de pares. Estas avaliações são acompanhadas por programas de desen- volvimento que, por seu turno, têm resultado numa melhoria da qualidade. O conceito das crianças enquanto consumidores de cultura e público cultural é encarado com grande serie- dade na Noruega e os artistas que trabalham com as crianças são normalmente de elevada qualidade.”

Aspetos positivos (para identificar facilitadores) :

(5)

Sobre os desafios, a professora Bamford escreveu: “Ao celebrar o seu décimo aniversário, a DKS fez uma pausa para refletir sobre formas de progredir no futuro. Uma área que pode ser melhorada prende-se com a possível redução do elevado número de experiências que uma criança recebe por ano, trabalhando, pelo contrário, em maior profundidade com as escolas e as crianças. Do mesmo modo, a DKS parece atualmente não ter mais do que um impacto pas- sageiro sobre os alunos. Isto pode dever-se ao facto de os espetáculos passarem e não fazerem parte de um programa duradouro ou de os alunos não entenderem a relevância dos mesmos para os seus interesses ou experiências pessoais. No último caso, os alunos desejam ter mais voz no conteúdo da Mochila Cultural. Existem hoje alguns bons exemplos de parcerias entre escolas e artistas na Noruega, mas estas devem ser alargadas, tanto em termos do número de escolas envolvidas, como da duração das parcerias. Além disso, estas parcerias (incluindo com museus e instituições culturais) necessitam de ser incorporadas na política e na prática.

(…) As artes podem desempenhar um papel muito mais forte nos programas pós-escolares (SFO). Estão em curso experiências sobre colaborações mais estreitas entre os setores edu- cativo e cultural em termos de atividades pós-escolares. Embora estas experiências tenham focado o possível papel da escola cultural nos SFO, sugere-se a possibilidade de as bibliote- cas, os centros culturais, as organizações artísticas voluntárias, os centros de juventude e as indústrias culturais e criativas em geral serem convocados para estes debates, visto que estes grupos têm por norma boas relações com os jovens de todas as idades dentro da comunidade.

Estabelecem uma valiosa ligação entre as escolas e os setores cultural e comunitário, mas atualmente este potencial está, em grande medida, subaproveitado. Complementando esta sugestão, recomenda-se ainda que o setor teatral e museológico em particular desempenhe um papel importante no encorajamento dos professores – sobretudo dos professores es- tagiários – para que reconheçam o valor dos museus e dos teatros (e o meio cultural e outras infraestruturas comunitárias) como recurso para uma aprendizagem localizada. Embora as indústrias criativas constituam uma parte importante e crescente da economia norueguesa, esta realidade não é reconhecida na educação artística. Verifica-se uma ausência de orien- tação e educação profissionais a respeito das possibilidades de emprego nos setores criativo e artístico. As tentativas para desenvolver as indústrias criativas e culturais de um modo mais estratégico na Noruega registaram um sucesso díspar, em que emergiram estrelas individuais ou pequenas empresas, mas em comparação com outras economias desenvolvidas da Europa, as indústrias criativas parecem desempenhar um papel muito mais modesto na economia global. Um dos desafios para as artes e a cultura, na educação formal e informal na Noruega, é promover uma reflexão mais colaborativa. Trata-se de um desafio complexo, dado que o financiamento das artes e da cultura provém de muitas fontes, incluindo a Lotaria Nacional, subvenções do governo central, fundos dos governos regionais, financiamento governamental local, fundações e mecenas privados, empresas (indústria), pais, comunidade e os próprios jovens. Perante esta complexidade de sistemas de financiamento, é difícil determinar com rigor o nível atual de financiamento, quer em valor total, quer em valor por criança.”

Desafios e de que modo estão a ser abordados (para identificar obstáculos e soluções) :

(6)

The KEYCONET project has been funded with support from the Lifelong Learning Programme of the European Commis-

Esta é efetuada através de uma combinação do uso do sítio web para comunicar atividades previstas e de um arquivo de documentação com iniciativas e atividades em curso a nível local. São atribuídos prémios uma vez por ano: um a uma escola e outro a uma produção específica. A Mochila Cultural organiza ainda seminários e eventos específicos em diferentes regiões da Noruega.

Neste momento, a iniciativa encontra-se numa fase de redefinição de prioridades e orientação com a nova direção do secretariado nacional. O principal objetivo é encontrar um processo de envolver ainda mais as escolas na Mochila Cultural. Existe a necessidade de colocar a perspetiva nos alunos em primeiro plano, uma vez que as avaliações têm demonstrado que eles consideram muitas vezes que se trata “apenas” de mais uma atividade extracurricular, não associada a questões educativas mais importantes.

Comunicação da iniciativa/disseminação dos resultados e atividades :

Próximos passos/seguimento :

Segundo Bamford: “Em termos do currículo, registou-se que tem existido uma redução do tempo destinado às disciplinas estéticas na escola. Concomitantemente, constatou-se a existência da opinião alargada de que as disciplinas estéticas na grunnskole [escolaridade obrigatória de 10 anos, idades 6-16] e na videregående skole [VGS, 3 anos de ensino secundário superior] – e no currículo mais genericamente – se tornaram excessivamente teóricas e a redução da disponibilidade de disciplinas opcionais e práticas diminuiu a possibilidade de os alunos escolherem disciplinas mais criativas.

Verifica-se um impacto negativo desproporcionalmente elevado sobre a educação artística e cultur- al, causado pela retórica em torno do processo de avaliação PISA. Os professores e os diretores das escolas falaram vigorosamente a respeito dos perigos do excesso de ênfase dado à avaliação e medição promovidos pelo processo PISA, apesar das provas que sugerem o contrário, ou seja, que a educação artística e cultural de elevada qualidade pode estar correlacionada com altos níveis de consecução no processo de avaliação PISA.”

Impacto (designadamente, eventual avaliação do impacto prevista) :

A monitorização tem sido realizada por meio de uma combinação de avaliações nacionais em grande escala, em 2006 e em 2010-2012, e de iniciativas locais de pequena escala para avaliação das iniciativas e do progresso.

Monitorização e avaliação realizadas/planeadas e que métodos estão a ser usados (desig- nadamente, controlo de qualidade interna/externa, inspeção, avaliações nacionais, testes internac- ionais, autoavaliação, avaliações formativas ou sumativas) :

(7)

A Mochila Cultural (Den kulturelle skolesekken) é um programa nacional para a arte e a cultura administrado por profissionais nas escolas norueguesas. O programa ajuda os alunos das escolas a familiarizarem-se com expressões artísticas e culturais profissionais dos mais diversos géneros.

Os objetivos do programa são:

• Proporcionar às crianças e jovens do ensino primário e secundário a fruição de produções artísticas e culturais apresentadas por profissionais.

• Facilitar o acesso dos alunos a um leque alargado de expressões culturais, para que possam familiarizar-se com todas as formas de cultura e adquirir uma compreensão das mesmas.

• Apoiar as escolas na integração de diferentes formas de expressão cultural nos seus esforços para alcançar objetivos de aprendizagem.

Sendo uma iniciativa cultural que visa a sensibilidade e expressão culturais enquanto competência essencial, a Mochila Cultural tem registado sucesso no lançamento e criação de iniciativas que conjugam atividades no setor cultural com o ensino. No entanto, continuam a verificar-se diversas dificuldades relativas à inserção do projeto nos currículos e nas áreas de incidência prioritária das escolas, enquanto área de competências essenciais, e na mitigação do risco de a Mochila Cultural se tornar simplesmente em mais uma atividade extracurricular.

C. RESUMO

Referências

Documentos relacionados

calls that were related to: sender localization (contact!flight calls), flock congre- gation (socia1!social-alarm calls), agonistic contexts (proximity / threat /

Em todas as etapas da PIV, diferentes protocolos têm sido utilizados, inclusive para o cultivo in vitro GALLI, 1996; BUENO, 2008, assim, visando a importância e a necessidade

Particularly, the activation energy for skyrmion collapse has an inverse relation on material parameters for transitions into spin cycloid and ferromagnetic orderings, resulting in

CONCLUSÃO Com base nos resultados observados no presente estudo foi possível concluir que: • Fêmeas submetidas a programa de múltipla ovulação e transferência de embriões

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as

Temos certeza de que ambos precisamos de amizade e compreensão no mundo como um todo, e que as relações culturais são indispensáveis para alcançar isso: a textura e a profundidade

O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, no

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da