• Nenhum resultado encontrado

Telefone/Fax:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Telefone/Fax:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O Curso Inspirar Ciência 2014 – Evolução, destinado a professores de biologia do ensino secundário (Grupo 520), decorrerá no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras (programa anexo), de 14 a 17 de Julho de 2014, com o apoio do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFETVL).

Nas últimas décadas, o conhecimento científico tem crescido exponencialmente e é um enorme desafio estar informado sobre a investigação desenvolvida em diferentes áreas de ciência e tecnologia. O curso

“Inspirar Ciência”, de carácter prático, responde à necessidade expressa por vários professores de atualização de conhecimentos teóricos e práticos em diferentes áreas da investigação biomédica, enquadradas com o currículo escolar de Biologia do ensino secundário.

Este curso vem também de encontro às mais recentes recomendações da União Europeia (UE), segundo as quais a renovação das políticas pedagógicas no ensino das ciências envolve a implementação de metodologias de “inquiry-based learning”, que incorporam o processo científico no ensino das ciências.

Tem como objectivo promover a aquisição de conhecimento pelos alunos, prepará-los num modo de pensar de base científica e estimular a sua motivação pelas ciências. O curso “Inspirar Ciência” pretende capacitar os professores para a elaboração e execução destas metodologias no contexto da sala de aula, em áreas de investigação biomédica de ponta, com relevância social e económica para a sociedade.

Destacamos ainda a participação de vários investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência e membros dos seus grupos neste curso, nomeadamente Isabel Gordo, Christen Mirth, Lília Perfeito e Ivo Chelo, cujo trabalho de investigação de excelência tem sido reconhecido a nível nacional e internacional.

(2)

Curso Inspirar Ciência 2014 – Evolução -ORGANIZAÇÃO

Inês Domingues e Vanessa Borges (Grupo de Comunicação de Ciência e Relações Externas) Instituto Gulbenkian de Ciência

- DATAS

14 a 17 de Julho de 2014 -LOCAL

Oeiras – Instituto Gulbenkian de Ciência

-TIPO DE EVENTO

Curso laboratorial para professores de biologia do ensino secundário.

- TÓPICOS:

Durante os 4 dias do curso serão abordados diferentes aspectos da área de estudo da Evolução, cujos tópicos se estendem para além do currículo do ensino da biologia do ensino secundário.

Em 1859, Charles Darwin, naturalista britânico, publicou a obra “A Origem das Espécies pela Seleção Natural”. Nesta obra, Darwin expõe a Teoria da Evolução e Seleção Natural com os princípios de que existe uma grande diversidade de formas de vida na natureza e essa diversidade contribui de maneiras diferentes na sobrevivência e reprodução dos organismos. A teoria da evolução de Darwin marcou um ponto de viragem na biologia, introduzindo conceitos como variação, seleção do mais apto ou seleção natural, que explicam a evolução das espécies ao longo do tempo.

A Evolução é um processo que consiste na mudança das características hereditárias de uma população ao longo de gerações sucessivas, resultando na diversificação dos organismos ao longo do tempo. Os organismos de uma população experimentam variações devido a mutações que se produzem ao acaso, o que gera variabilidade genética entre indivíduos. Os indivíduos com características que permitam uma melhor adaptação têm vantagens competitivas em termos de sobrevivência, podendo levar ao aparecimento de novas espécies, à adaptação a diferentes ambientes ou à emergência de novidades evolutivas.

Todas as populações naturais estão constantemente sujeitas a novas mutações e, frequentemente, enfrentam novos ambientes, ocorrendo um processo de adaptação. Torna-se assim essencial ter um conhecimento aprofundado da genética de adaptação.

Usando diferentes organismos modelo como Escherichia coli, Saccharomyces cerevisiae, Drosophila

(3)

populações, como a adaptação a diferentes condições ambientais, como surgiram os organismos multicelulares, correlações evolutivas, entre outros.

-FORMATO DAS SESSÕES

O curso será composto por:

a. sessões teóricas interativas de introdução dos principais avanços científicos nas áreas abordadas, discutindo-se as implicações dos mesmos para a sociedade;

b. sessões laboratoriais (Set-up experimental), em grupo, onde serão executadas atividades experimentais associadas aos conteúdos teóricos. Estas atividades serão transponíveis para a sala de aula: serão produzidos guiões e manuais que permitam a realização de atividades experimentais com alunos, em ambiente de sala de aula;

c. sessões teórico-práticas (Projeto), em grupo, onde serão exploradas e executadas, pelos professores, as diferentes vertentes do processo científico. Será proposta a elaboração de um pequeno projeto de investigação, tendo por base os conteúdos explorados nas sessões laboratoriais

-INSCRIÇÕES E REGISTO

CUSTO DO CURSO: 90€

O valor de inscrição inclui os materiais da ação de formação e as refeições. Os dados para pagamento serão enviados aos professores selecionados. 

Prazo limite para inscrições: 12 de Junho de 2014

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição (em anexo e disponível em www.igc.gulbenkian.pt) e envie para:

Email: inspirarciencia@igc.gulbenkian.pt ou Ines Domingues/Vanessa Borges

Instituto Gulbenkian de Ciência,

Rua da Quinta Grande, 6, 2781-901 Oeiras.

- PARTICIPANTES:

O número de participantes é limitado a 16 professores de biologia do ensino secundário que serão selecionados de acordo com a sua carta de motivação.

Os candidatos selecionados serão notificados até ao dia 23 de Junho de 2014.

-LÍNGUA DO CURSO: Português

- ACREDITAÇÃO: Esta ação aguarda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação e Ciência (Curso com 25 horas, 1 U.C.).

(4)

-DATAS IMPORTANTES:

Prazo limite de inscrições: 12 de Junho 2014

Notificação dos professores selecionados: 23 de Junho de 2014

Confirmação de participação: 4 de Julho de 2014 (os professores em lista de espera serão notificados até dia 4 de Julho de 2014)

-BIOGAFIAS DOS INVESTIGADORES PRINCIPAIS

ISABEL GORDO

Isabel Gordo é coordenadora do grupo de Biologia Evolutiva no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras).

Isabel licenciou-se em Física em 1997, e realizou o doutoramento em Genética Evolutiva no Reino Unido em 2001, na Universidade de Edimburgo. Em 2004 iniciou o seu grupo de investigação no IGC. A sua investigação combina abordagens teóricas e empíricas para estudar a forma como uma população bacteriana se adapta a uma variedade de ambientes, desde cenários abióticos mais simples até interações bióticas mais complexas, usando a bactéria Escherichia coli como organismo modelo.

 

CHRISTEN MIRTH

Christen Mirth é coordenadora do grupo de Desenvolvimento, Evolução e Ambiente no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras). Christen doutorou-se pela Universidade de Cambridge (UK) em 2002, onde investigou o papel das hormonas na diferenciação de tecidos adultos durante a metamorfose. Após o doutoramento, conduziu um projeto de pesquisa voluntária de 7 meses no Brasil, sobre a biodiversidade da mosca da fruta (Drosophila melanogaster) na Mata Atlântica. A investigação que desenvolveu durante o seu pós-doutoramento nos EUA focou-se na forma como a nutrição regula o tamanho do corpo adulto. Em 2010 iniciou o seu grupo no IGC, onde investiga o modo como sinais ambientais, como por exemplo a nutrição, regulam o tamanho do corpo, o tempo de desenvolvimento e o comportamento de procura e escolha de alimento, usando a mosca da fruta como organismo modelo.

LÍLIA PERFEITO

Lília Perfeito é coordenadora do grupo de Evolução e Estrutura Genómica no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras). Lília licenciou-se em Biologia Microbiana e Genética pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e terminou o seu doutoramento em Biologia no IGC em 2008. De seguida, fez um pós-doutoramento na Universidade de Colónia (Alemanha), tendo depois regressado ao IGC. Em 2014, iniciou o seu grupo de investigação onde estuda o efeito das mutações espontâneas na capacidade de crescimento e reprodução dos organismos, utilizando para isso microrganismos como bactérias e leveduras. De momento, o seu grupo está focado no efeito que a estrutura cromossómica tem na

(5)

IVO CHELO

Ivo Chelo é coordenador do grupo de Genética Eco-Evolutiva no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras).

Ivo doutorou-se em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2007, onde estudou evolução genómica em bactérias, de forma a identificar os mecanismos determinantes da estrutura taxonómica. A investigação que desenvolveu nos anos seguintes no IGC focou-se em mecanismos de adaptação, interações genéticas e recombinação, no processo de evolução. Em 2014, iniciou o seu grupo no IGC onde investiga processos evolutivos, usando o nemátode Caenorhabditis elegans e a bactéria Escherichia coli como modelos experimentais. Ivo está particularmente interessado em investigar a forma como as interações entre organismos podem influenciar a adaptação e perceber a base molecular desta dinâmica.

(6)

-PROGRAMA PRELIMINAR DO CURSO

Inspirar Ciência 2014 – Evolução

Hora Dia 1 (14 de Julho)

09:00 – 09:30

Boas Vindas ao Instituto Gulbenkian Ciência Apresentação do Curso (Auditório) 09:30 – 10:30 Introdução à Evolução – Isabel Gordo (Auditório) 10:30 – 11:30 - Lília Perfeito (Auditório)

11:30 – 12:00 Coffee Break

12:00 – 13:00 - Ivo Chelo (Auditório)

13:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 15:00 - Christen Mirth (Auditório)

15:00 – 16:00 Introdução ao Projeto (Auditório) - com coffee break

Hora Dia 2 (15 de Julho)

10:00 – 13:00 Set-up experimental I (Laboratório)

13:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 17:00 Set-up experimental II (Laboratório)

Hora Dia 3 (16 de Julho)

10:00 – 13:00 Set-up experimental III (Laboratório)

13:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 17:00 Projeto III

20h Jantar de Encerramento

Hora Dia 4 (17 de Julho)

10:00 – 12:00 Apresentação dos Projetos

12:00 – 13:00 Avaliação do Curso e Foto de Grupo

13:00 – 14:00 Almoço

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

(1983) estudaram o efeito da adição de monensina (l00mg) em dietas de novilhas da raça holandesa, recebendo 33% de concentrado e 67% de volumoso, verificaram que houve aumento de

A partir dos estudos empíricos será possível (re)conhecer comportamentos de recusa e rejeição por parte de mulheres pentecostais, pois as práticas femininas de

Ao longo do livro, você poderá notar que a maioria das receitas leva ou azeite de oliva ou manteiga como gordura para cozinhar - e estas são excelentes fontes de gordura.. Porém,