• Nenhum resultado encontrado

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "4. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS – PPGCAm

EDITAL Nº 01/2013 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conformidade com o Regimento Geral do PPGCAm/UFSCar, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Candidatos a Aluno Regular dos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, para o 2º Semestre de 2013, de acordo com as disposições estabelecidas neste Edital, aprovado pelo Conselho do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - O presente Edital estabelece as normas e os dispositivos procedimentais para a realização do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico e no Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCAm/UFSCar).

1.2- A realização do Processo Seletivo é de responsabilidade da Coordenação do PPGCAm/UFSCar e da Comissão Avaliadora constituída para este fim.

1.3 - O Processo Seletivo se estabelece e se baseia nas vagas disponibilizadas por cada orientador (APÊNDICE A) e, desta forma, o candidato concorre às vagas específicas do orientador indicado, não concorrendo às vagas disponibilizadas por outros orientadores.

2. DOS CANDIDATOS APTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO

Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso ao curso de MESTRADO ACADÊMICO do PPGCAm/UFSCar:

2.1 Portadores de diploma registrado de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente. Se for apresentado certificado ou documento equivalente, a matrícula será homologada de maneira condicionalmente à apresentação do respectivo diploma registrado em um prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de matrícula; caso contrário, o aluno será desligado do Programa.

2.2 Graduandos que concluírem curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação até o período de matrícula.

2.3 Portadores do diploma de graduação emitido por Instituição estrangeira. Caso o diploma não tenha sido previamente revalidado, o candidato aprovado no processo seletivo terá 12 (doze) meses, contados a partir da matrícula no curso, para esta regularização exigida.

3. DOS CANDIDATOS APTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO

Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso ao curso de DOUTORADO do PPGCAm/UFSCar:

3.1 Portadores de diploma registrado de Mestrado, obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente. Se for apresentado certificado ou documento equivalente, a matrícula será homologada condicional à apresentação do respectivo diploma registrado em um prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da matrícula; caso contrário, o aluno será desligado do Programa.

3.2Mestrandos em andamento que concluírem o curso de mestrado em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES até o período de matrícula.

3.3 Portadores do diploma de mestrado emitido por Instituição estrangeira. Caso o diploma não tenha sido previamente reconhecido, o candidato aprovado no processo seletivo terá 12 meses, contados a partir da matrícula no curso, para esta regularização exigida.

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

(2)

2 4.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar poderão ser efetuadas pessoalmente ou por serviço de entrega rápida (via Sedex), junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar, no período definido no Cronograma do Processo Seletivo (APÊNDICE B).

4.2As inscrições realizadas pessoalmente devem ser feitas no período entre 14:00 e 17:00 hs, na secretaria do curso de Gestão e Análise Ambiental, localizada no segundo andar do prédio do Departamento de Hidrobiologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos.

4.3As inscrições realizadas por serviço postal (via Sedex) serão aceitas, desde que com data de postagem até o último dia do período de inscrições definido no Cronograma (APÊNDICE B). A inscrição deve ser enviada para o seguinte endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Rodovia Washington Luis, Km 235

CEP 13.565-905 - São Carlos – SP

5. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

5.1 Para a inscrição no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, os candidatos deverão encaminhar e disponibilizar os seguintes documentos:

5.1.1 Formulário de Inscrição devidamente preenchido pelo candidato, com aceite do orientador pretendido (disponível na página do Programa www.ppgcam.ufscar.br);

5.1.2 CPF e RG para candidatos brasileiros (cópia autenticada em cartório);

5.1.3 Registro Geral de Estrangeiro (cópia autenticada em cartório);

5.1.4 Duas fotos tamanho 3x4 (recentes);

5.1.5 Pré-Projeto de Pesquisa:

para candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico, deve ter no máximo 10 páginas (texto em espaçamento entre linhas 1,5 pontos, espaçamento entre parágrafos 6,0 pontos, fonte Arial tamanho 12, margens de 2 cm, parágrafos justificados), contendo título, introdução e justificativa, objetivos, proposta metodológica, cronograma de atividades e referências;

para candidatos ao Curso de Doutorado, deve ter no máximo 20 páginas (texto em espaçamento entre linhas 1,5 pontos, espaçamento entre parágrafos 6,0 pontos, fonte Arial tamanho 12, margens de 2 cm, parágrafos justificados), contendo título, introdução e justificativa, síntese da revisão bibliográfica fundamental, objetivos, metodologia detalhada, viabilidade de execução (recursos disponíveis), cronograma de atividades e referências;

5.1.6 Currículo Vitae documentado com cópia simples (conforme modelo disponível em www.ppgcam.ufscar.br ou Plataforma Lattes CNPq);

5.1.7 Diploma ou Certificado de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC (cópia autenticada em cartório);

5.1.8 Histórico Escolar do Curso de Graduação (cópia simples);

5.1.9 Diploma ou Certificado de Conclusão do Mestrado (cópia autenticada em cartório) ou carta da Coordenação do Programa, informando a data prevista de conclusão (defesa), que não poderá ser posterior à data de matrícula no Curso para candidatos ao doutorado;

5.1.10 Histórico Escolar do Curso de Mestrado (cópia simples) para candidatos ao Doutorado.

5.1.11 Documento comprobatório de proficiência em língua estrangeira (inglês), de acordo com a pontuação exigida e equivalente nos sistemas de exames (TOEFL, IELTS, TOEIC,

(3)

3 CAMBRIDGE English, VEC, Teste de Proficiência aplicado pelo CICBEU) disponível no APÊNDICE C (exemplar original).

5.2 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

5.3Os candidatos que ainda não concluíram a Graduação ou o Mestrado poderão apresentar provisoriamente documentos de Declaração Oficial da Coordenação do Curso de Graduação ou Mestrado, com a previsão da data para colação de grau ou para a defesa da dissertação de mestrado, respectivamente. O respectivo diploma registrado deverá ser apresentado no prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de matrícula, caso contrário o aluno será desligado do Programa.

5.4 O candidato, ao apresentar a documentação exigida e efetuar a inscrição no processo seletivo, atesta a veracidade de todas as informações prestadas.

6. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1 O Processo Seletivo do PPGCAm compreende as seguintes etapas:

6.1.1 Prova Escrita de Conhecimentos Específicos para Candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico e Prova Escrita de Conhecimentos Específicos para Candidatos ao Curso de Doutorado (de caráter eliminatório e classificatório);

6.1.2 Análise do Projeto de Pesquisa com Entrevista do Candidato (de caráter eliminatório);

6.1.3 Análise do Currículo (de caráter classificatório).

6.2 Da prova escrita de conhecimentos específicos

6.2.1 A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos de MESTRADO ACADÊMICO possui caráter eliminatório e classificatório e constará de questões sobre os aspectos conceituais básicos sobre as Ciências Ambientais, fundamentadas em referências bibliográficas indicadas no APÊNDICE D.

A Prova Escrita terá duração de 3 horas, sendo expressamente proibido o uso de quaisquer materiais e aparelhos eletrônicos durante a sua realização. Será atribuída à Prova Escrita nota entre o valor de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, considerando: o conhecimento demonstrado pelo candidato sobre os conteúdos abordados nas questões da prova; a objetividade; a capacidade de expressão; e a boa redação da língua portuguesa. Para não ser eliminado do Processo Seletivo, o candidato deverá possuir nota no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos, que será considerada no cômputo da nota final do candidato para classificação, atribuindo-lhe o peso 2 (dois).

6.2.2 A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos de DOUTORADO possui caráter eliminatório e classificatório e constará de questões complexas sobre os problemas e desafios ecológicos e socioambientais da área de Ciências Ambientais, fundamentadas em referências bibliográficas indicadas no APÊNDICE D. Todos os candidatos ao Curso de Doutorado são obrigados a realizar a Prova Dissertativa, inclusive aqueles egressos do Curso de Mestrado do PPGCAm/UFSCar. A prova Escrita terá duração de 3 horas, sendo expressamente proibido o uso de quaisquer materiais e aparelhos eletrônicos durante a sua realização. Será atribuída à Prova Escrita nota entre o valor de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, considerando: o conhecimento demonstrado pelo candidato sobre os conteúdos abordados nas questões da prova; o raciocínio interdisciplinar; a objetividade; a capacidade de expressão; e a boa redação da língua portuguesa. Para não ser eliminado do Processo Seletivo, o candidato deverá possuir nota no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos, que será considerada no cômputo da nota final do candidato para classificação, atribuindo-lhe o peso 2 (dois).

6.3Análise do projeto de pesquisa com entrevista do candidato

6.3.1 A análise do Pré-Projeto de Pesquisa de MESTRADO e entrevista do candidato será realizada por uma Comissão Avaliadora, possuindo caráter eliminatório. A análise do Pré-Projeto de Pesquisa de Mestrado e entrevista do candidato se baseará em critérios previamente definidos pela Comissão Avaliadora, buscando-se avaliar o referencial teórico, a redação, a pertinência, a

(4)

4 exequibilidade do Projeto, assim como o conhecimento e o domínio do candidato sobre os conteúdos apresentados e procedimentos metodológicos propostos.

6.3.2 A análise do Projeto de Pesquisa de DOUTORADO e entrevista do candidato será realizada por uma Comissão Avaliadora, possuindo caráter eliminatório. A análise do Projeto de Pesquisa de Doutorado e entrevista do candidato se baseará em critérios previamente definidos pela Comissão Avaliadora, buscando-se avaliar o referencial teórico, a redação, a pertinência, a exequibilidade do Projeto, assim como o conhecimento e o domínio do candidato sobre os conteúdos apresentados e procedimentos metodológicos propostos.

6.4 Da análise do currículo

6.4.1 A Análise do Currículo do Candidato será realizada pela Comissão Avaliadora e possui caráter classificatório. Esta análise se baseará no currículo e nos documentos comprobatórios entregues pelo candidato no ato da inscrição, sendo atribuída nota com valores compreendidos entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) pontos, de acordo com critérios previamente definidos e apresentados no APÊNDICE E. A nota de análise de Currículo será considerada no cômputo da nota final do candidato para classificação, atribuindo-lhe o peso 1 (um).

7. DA NOTA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO

7.1Somente serão classificados os candidatos que alcançarem a nota da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos.

7.2 A nota final do candidato será calculada pelo valor médio ponderado da nota da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos (peso 2) e da nota da Análise do Currículo (peso 1).

7.3 A nota final do candidato será considerada para sua a classificação (em ordem decrescente de nota) de acordo com o número de vagas disponibilizadas pelo orientador (indicado no momento da matrícula) e sua aprovação no Processo Seletivo está condicionada à existência destas vagas. O candidato não concorre às vagas disponibilizadas por outros orientadores, independemente de sua nota final. Somente estarão aptos a efetuar a matrícula e a ingressar nos Cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa, os candidatos classificados e aprovados nas vagas específicas disponíveis do orientador. Caso haja a desistência de algum candidato classificado, poderá ser aprovado o próximo candidato na sequência da classificação, respeitando-se o número de vagas disponibilizadas pelo orientador.

7.4 Em caso de notas idênticas, adotar-se-á para critério de desempate na seguinte ordem, a consideração da nota da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos e a idade dos candidatos.

8. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

8.1 O resultado do Processo Seletivo será divulgado pela página eletrônica do PPGCAm/UFSCar (http://www.ppgcam.ufscar.br), de acordo com o Cronograma estabelecido (APÊNDICE B).

8.2 A classificação final do Processo Seletivo será considerada para fins de atribuição das possíveis bolsas de pós-graduação, caso disponíveis.

8.3 A classificação final do Processo Seletivo é estabelecida por meio da ordem decrescente das notas finais daqueles candidatos aprovados nas vagas específicas de cada orientador.

8.4 Em caso de notas idênticas, adotar-se-á para critério de desempate na seguinte ordem, a consideração da nota da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos e a idade dos candidatos.

9. DOS RECURSOS

9.1O candidato poderá solicitar revisão das notas atribuídas no Processo Seletivo, desde que seja bem justificada e circunstanciada, obedecendo às normas vigentes cabíveis. A solicitação do recurso deve ser interposta formalmente no prazo previsto no calendário do presente Edital (APÊNDICE B) e protocolada junto à Secretaria do PPGCAm/UFSCar, encaminhada por meio de carta ao Coordenador do Programa.

(5)

5 10. DA MATRÍCULA NOS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO

10.1 A admissão dos candidatos aprovados nos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado se concretizará por meio de requerimento de sua matrícula no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar.

10.2 Somente estarão aptos a efetuar a matrícula e ingressar nos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do PPGCAm os candidatos aprovados neste Processo Seletivo (em função das vagas de cada orientador).

10.3 A matrícula regular no Curso de DOUTORADO no PPGCAm está condicionada à apresentação de documento comprobatório de conclusão de mestrado (diploma ou certificado de conclusão homologado) do candidato aprovado no processo seletivo.

10.4 No ato da matrícula, os candidatos aprovados e aptos deverão apresentar os seguintes documentos:

10.4.1 Certidão de Nascimento ou de Casamento (cópia autenticada em cartório);

10.4.2 Título de Eleitor com último comprovante de votação (cópia autenticada em cartório);

10.4.3 Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino (cópia autenticada em cartório) 11.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 Ao inscrever-se no presente Processo Seletivo, o candidato reconhece, aceita e atesta a concordância com as normas e dispositivos deste Edital, do Regulamento Geral do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar e dos demais regimentos, normas, resoluções, portarias e deliberações que regulamentam os Programas de Pós-Graduação da UFSCar.

11.2 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que prestar declarações falsas ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas do Processo Seletivo, assim como aquele que não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipulados neste Edital.

11.3 Os casos omissos serão analisados pela Comissão Avaliadora e pela Coordenação do PPGCAm/UFSCar.

São Carlos, 08 de maio de 2013.

Prof. Dr. Marcel Okamoto Tanaka

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

(6)

6 APÊNDICE A – VAGAS DISPONÍVEIS E ORIENTADORES

Docente Número de vagas

Mestrado Doutorado SISTEMAS ECOLÓGICOS E GEOCIÊNCIAS

Andréa Lúcia Teixeira de Souza (altdesouza@gmail.com) Ecologia de populações

Reintrodução de espécies arbóreas em áreas degradadas

1 0

Luciano Elsinor Lopes (lucianolopes@ufscar.br)

Ecologia da Paisagem com ênfase em interações planta-polinizador e ecologia de populações vegetais

1 0

Marcel Okamoto Tanaka (marcel@ufscar.br) Ecologia de Comunidades

Diversidade e funcionamento de ecossistemas

0 1

Marcilene Dantas Ferreira (mdantas@ufscar.br)

Geotecnia Ambiental (Recuperação de Áreas Degradadas) Planejamento Ambiental e Territorial

SIG Aplicado ao Mapeamento Geológico-Geotécnico e Geoambiental Cartografia Geotécnica e Geoambiental

1 1

Marco Antônio Portugal Luttembarck Batalha (marcobat@uol.com.br) Diversidade funcional e serviços ambientais em cerrado

página: www.cerradoecology.com

0 1

GESTÃO DA PAISAGEM

Adriana Maria Zalla Catojo Rodrigues Pires (acatojo@gmail.com) Planejamento e Conservação Ambiental

Gestão de Áreas Naturais Protegidas Conservação de Biodiversidade

1 0

José Eduardo dos Santos (djes@ufscar.br) Gestão Ambiental

1 1

Jose Salatiel Rodrigues Pires (salatiel@ufscar.br) Gestão Ambiental

0 0

Luiz Eduardo Moschini (lemoschini@ufscar.br) Gestão Ambiental

2 0

Reinaldo Lorandi (lorandi@ufscar.br)

Zoneamento Ambiental Sintético de Bacias Hidrográficas Urbanas e Regionais Cartografia Temática do Meio Físico

0 1

AMBIENTE E SOCIEDADE

Amadeu José Montagnini Logarezzi (amadeu@ufscar.br) Educação Ambiental

1 1

Frederico Yuri Hanai (fredyuri@ufscar.br)

Gestão Ambiental, Indicadores de Sustentabilidade e Gestão da Água Relação Homem-Água: Percepção Ambiental e Conservação da Água Sustentabilidade, Turismo e Desenvolvimento Local

0 0

Haydée Torres de Oliveira (haydee@ufscar.br)

Educação Ambiental (ênfase em educação ambiental comunitária e proteção dabiodiversidade)

1 1

Hildo Meirelles de Souza Filho (hildo@dep.ufscar.br) Políticas Agrícolas

Desenvolvimento Rural

0 0

Rodrigo Constante Martins (rmartins@ufscar.br) Sociedade e meio ambiente

Ruralidades e conflitos socioambientais

1 1

(7)

7 APÊNDICE B – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

As inscrições dos candidatos e as provas seguirão o seguinte cronograma:

Fase Período

Inscrição 20/05 a 28/06/2013

Prova Escrita de Conhecimentos Específicos 01/07/2013 Análise do Projeto de Pesquisa com Entrevista do Candidato 02 e 03/07/2013

Análise do Currículo 04/07/2013

Divulgação dos Resultados 05/07/2013

APÊNDICE C - NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA EXIGIDOS EM INGLÊS PARA A ISNCRIÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PPGCAm

Certificados aceitos Pontuação mínima

TOEFL – ITP (Institutional Testing Program, Paper-based Test) 460

TOEFL – iBT (Internet Based Test) 50

Teste de Proficiência aplicado pelo CICBEU Idiomas para o PPGCAm (http://www.cicbeu.com.br/)

40%, sem auditivo

IELTS – International English Language Testing System 4,0

Cambridge English: Proficiency (CPE) C

Cambridge English: Advanced (CAE) C

Cambridge English: First (FCE) C

APÊNDICE D – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RECOMENDADAS

MILLER JR, G. T. Living in the environment: principles, connections, and solutions. 15ª ed. Canada: Thomson, 2007.

MILLER JR., G. T. Ciência ambiental. 11ª ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2008.

(8)

8 APÊNDICE E – CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

ITEM DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO UNITÁRIA

1 Monografia de conclusão de curso de graduação com

defesa perante banca examinadora 0,5 no máximo

2 Cursos de pós-graduação lato sensu 1,0 por curso

3 Iniciação Científica com ou sem bolsa, mas com

comprovação institucional 1,0 por ano

4 Artigo técnico-científico publicado nos últimos 5 anos em Periódico Científico, com classificação Qualis da CAPES (A, B ou C). Artigo aceito para publicação somente será

considerado se comprovado o aceite. Trabalho submetido não será considerado.

1,0 por artigo em periódico A 0,50 por artigo em periódico B 0,25 por artigo em periódico C 5 Livro publicado de autoria própria, ou organização de Livro.

Serão apenas considerados livros publicados nos últimos 5 anos com no mínimo 50 páginas, possuindo ISBN ou ISSN.

Trabalho submetido não será considerado.

0,5 por livro

6 Capítulo publicado em Livro. Serão apenas considerados livros publicados nos últimos 5 anos com no mínimo 50 páginas, possuindo ISBN ou ISSN. Trabalho submetido não será considerado.

0,25 por capítulo publicado

7 Trabalho completo publicado nos últimos 5 anos em Anais de Eventos Científicos. Trabalho aceito para publicação somente será considerado se comprovado o aceite.

Trabalho submetido não será considerado.

0,25 por trabalho em evento internacional

0,10 por trabalho em evento nacional 0,05 por trabalho em evento

regional/local 8 Resumo de Trabalho publicado nos últimos 5 anos em Anais

de Eventos Científicos. Trabalho submetido não será considerado. (máximo de 10 resumos)

0,05 por resumo 9 Participação em projeto de extensão como estagiário ou

bolsista (máximo de 2) 0,25 por participação

10 Experiência Profissional (Empregos, Consultorias, Estágios),

desde que pertinente à área de Ciências Ambientais 0,25 para cada 6 meses

11 Prêmios recebidos 0,5 por prêmio

12 Outras informações (desde que pertinentes à área de Ciências Ambientais).

O cálculo da Nota Final do Currículo é normalizado de tal forma que o candidato com a maior pontuação tenha a nota 10,0 (dez), sendo os candidatos restantes classificados em relação a este.

Referências

Documentos relacionados

Assim, de uma maneira geral, verifica-se que os taludes que constituem a Pedreira apresentam alguma susceptibilidade à ocorrência deste tipo de fenómenos, não sendo a própria

As inscrições para o processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, para o primeiro

3.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, para o

6.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatas/os aos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Direito da

3.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, para

White-naped Xenopsaris Xenopsaris albinucha In Paraíba known only from the municipality of Santa Terezinha 24 , but we recorded it at Fazenda Verdes Pastos, municipality of

A Comissão do Processo Seletivo, Edital 01/2014, nível Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, no uso de suas atribuições, divulga

• Electrically and mechanically high-quality Cat.7 cable sa sfying the highest demands. • Compa ble with all current connec ng hardware to EN 50173,