• Nenhum resultado encontrado

ACREDITAÇÃO DO MESTRADO EM INFORMAÇÃO EMPRESARIAL RFU RELATÓRIO DE FOLLOW-UP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ACREDITAÇÃO DO MESTRADO EM INFORMAÇÃO EMPRESARIAL RFU RELATÓRIO DE FOLLOW-UP"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

ACREDITAÇÃO DO MESTRADO EM INFORMAÇÃO

EMPRESARIAL

RELATÓRIO DE FOLLOW-UP

Junho de 2015

RFU

(2)

Relatório de Follow-Up 2

ÍNDICE 1. Nota introdutória ... 3

1.1. Corpo docente ... 3

1.2. Investigação ... 4

1.3. Outros aspetos relevantes ... 4

2. Ficha curricular da Coordenadora do Ciclo de Estudos ... 5

3. Mapa do pessoal docente do ciclo de estudos ... 8

5. Fichas curriculares dos docentes ... 10

6. Conclusão ... 39

Anexo 1: Docentes considerados Especialistas por deliberação do Conselho Técnico-Científico – Fundamentação ... 40

(3)

Relatório de Follow-Up 3

1. NOTA INTRODUTÓRIA

Este Relatório de Follow-Up (RFU) visa apresentar as medidas tomadas no sentido de cumprir as condições fixadas no ato de acreditação por dois anos do Mestrado em Informação Empresarial, por parte do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, na sua reunião de 26 de junho de 2012. Na sequência do relatório de follow up de junho de 2014, o Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, na sua reunião do dia 8 de julho do mesmo ano, decidiu prorrogar por um ano a acreditação condicional do ciclo de estudos, atendendo à melhoria de qualificação do corpo docente entretanto verificada e à dinâmica de formação existente.

A 1ª edição do Mestrado em Informação Empresarial (MIE) teve início em janeiro de 2013, com 18 estudantes matriculados. De maio a outubro de 2013, decorreu o período de candidaturas para a 2ª edição do MIE, tendo havido 12 estudantes matriculados, contudo, por não atingir o número mínimo de estudantes, a ESEIG/IPP decidiu não pôr o curso em funcionamento no ano letivo 2013-2014.

De maio a outubro de 2014, decorreram novamente candidaturas para uma 2ª edição do Mestrado em Informação Empresarial, tendo havido sete candidatos. Não tendo sido atingido o número mínimo de 15 candidatos, a ESEIG/IPP decidiu não pôr o curso em funcionamento no ano letivo 2014-2015.

Assim, os dados apresentados neste relatório referem-se à 1ª edição de funcionamento do MIE.

Na 1ª edição do curso e nas candidaturas que decorreram de maio a outubro de 2013, a propina anual fixada para o MIE foi de 1500 euros, para o 1º ano, e de 1200 euros, para o 2º ano. Contudo, estes valores não eram comportáveis para alguns interessados em frequentar este ciclo de estudos, nomeadamente para alguns diplomados da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, os quais optaram por formações de 2º ciclo com preços mais competitivos. Esta situação foi revista e, atualmente, a propina estabelecida é de 1000 euros por cada ano letivo.

1.1. Corpo docente

O corpo docente que se apresenta para o Mestrado em Informação Empresarial conta com um total de 11 docentes. Neste conjunto, todos são doutores, havendo quatro com grau de doutor na área fundamental do ciclo de estudos.

É de realçar que, entre dezembro de 2014 e março de 2015, três docentes obtiveram o grau de doutor na área fundamental do ciclo de estudos. Assim, é expectável que a produção científica nesta área seja incrementada de modo significativo no próximo ano. Por outro lado, com o aumento do número de doutorado na área fundamental do ciclo de estudos também haverá melhores condições para fazer face às necessidades de orientação das dissertações/projetos ou estágio.

Acresce-se que, nas restantes áreas científicas do ciclo de estudos (Informática, Economia e Gestão além de Recursos Humanos), todos os docentes têm uma formação adequada e especializada para a lecionação das unidades curriculares que integram o plano do ciclo de estudos, já que todos são doutorados ou têm o título de especialistas. Desta forma, há uma garantia do nível e da qualidade da formação ministrada. Simultaneamente, o ciclo de estudos beneficia de uma abordagem interdisciplinar com as áreas científicas que compõem a ESEIG/IPP.

(4)

Relatório de Follow-Up 4

1.2. Investigação

Na área da Ciência da Informação, a ESEIG/IPP tem acordos de cooperação com a UNESP [Universidade Estadual Paulista – Marília] do Brasil e com o Fondo de Información y Documentación para la Industria – INFOTEC, do México. Está ainda em andamento a elaboração de protocolos com a Universidade Estadual da Paraíba e com a Universidade Federal da Bahia, do Brasil.

As atividades de investigação e o volume de publicações em revistas internacionais com revisão por pares continuam a precisar de incremento. Num curto prazo, há razões fundamentadas para se concretizarem melhorias significativas neste critério atendendo à evolução descrita acima acerca da conclusão do doutoramento na área principal do ciclo de estudos por parte do corpo docente da ESEIG/IPP.

1.3. Outros aspetos relevantes

Em maio de 2015, realizaram-se as primeiras provas do Mestrado em Informação Empresarial, com a defesa pública da dissertação “Relatório Médico em Imagiologia: estudo de práticas de criação e uso”, da estudante Nídia Maria Lopes Felgueiras.

A estudante Carina da Conceição Sousa da Silva entregou o seu relatório de estágio, intitulado

“Serviços hidráulicos do Cávado e Ave: análise do sistema de informação: um contributo para o Projeto ARCHIV-AVE”, e encontra-se a aguardar a marcação de provas. A estudante Patrícia Alexandra de Sousa Santos entregou a dissertação intitulada “Preservação digital nas médias e grandes empresas portuguesas: estudo de caso e recomendações de boas práticas” e encontra-se a aguardar a marcação das respetivas provas.

Os restantes estudantes encontram-se a preparar a sua dissertação, projeto ou estágio.

(5)

Relatório de Follow-Up 5

2. FICHA CURRICULAR DA COORDENADORA DO CICLO DE ESTUDOS

Nome do docente (preencher o nome completo) Ana Lúcia Silva Terra

Instituição de ensino superior Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professora Adjunta Grau

Doutor

Área Científica deste grau académico Ciências Documentais

Ano em que foi obtido este grau académico 2009

Instituição que conferiu este grau académico Universidade de Coimbra

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

1995 Licenciatura História Universidade de

Coimbra 14 valores

1996 Licenciatura História – Ramo de Formação Educacional

Universidade de

Coimbra 14 valores

2000 Mestre História Moderna Universidade de

Coimbra Muito Bom

2001

Especialização em Ciências

Documentais

Opção Arquivo Universidade de

Coimbra 15 valores

2004

Especialização em Ciências

Documentais

Opção de Documentação e Biblioteca

Universidade de

Coimbra 14 valores

(6)

Relatório de Follow-Up 6 Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

MARTÍN GONZALEZ, Yolanda; TERRA, Ana Lúcia – “Need for, demand for, and use of European Union information”. Libri: International Journal of Libraries and Information Services. ISSN Online 1865- 8423; ISSN Print 0024-2667, Vol. 63, n.º 4 (November 2013), p. 320-338. DOI:10.1515/libri-2013- 0025.

TERRA, Ana Lúcia – “European information users: topics from a comparative analysis within the European Union”. New Library World. ISSN 0307-4803. Vol. 111, n.º 5-6 (May 2010), p. 189-202.

TERRA, Ana Lúcia – “A auditoria de informação: fonte de conhecimento e base de ação nas organizações”. In SANTOS, Eliete Correia dos; SOUSA, Francinete Fernandes de, org. – Seminários de saberes arquivísticos: reflexões e diálogos para a formação do arquivista. Curitiba [Brasil]: Editora Appris, 2013. ISBN 978-85-8192-225-6. p. 157-179.

TERRA, Ana Lúcia – “O e-mail: aspetos da gestão da correspondência organizacional digital”. In Morales Lopéz, Valentino, coord. – El contenido y el soporte en los documentos en el ambiente digital. México: Fondo de Información y Documentación para la Industria (INFOTEC), 2014. ISBN 978- 607-7763-12-3. p. 141-164.

TERRA, Ana Lúcia – “A metodologia quadripolar de investigação científica aplicada em Ciência da Informação: relato de experiência”. PRISMA.COM. ISSN 1646-3153, n.º 26 (2014), p. 45-66.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

Docente e Coordenadora da Pós-Graduação em Informação Empresarial, de Setembro 2010 a Junho de 2012. Docente e Coordenadora do Mestrado em Informação Empresarial, desde Julho de 2012.

Docente na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, desde 2002. Exerce funções de coordenação do curso desde Julho 2009.

Desde janeiro 2012, investigadora do projeto Biblioteca digital en Bibliotecología y Estudios de la Información, Proyecto PAPIIT IT400312, no âmbito do Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información (IIBI), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Investigadora no projeto “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA”, com financiamento do ProExt 2015 (5189.2.4933.24042014) – Programa de Extensão do Governo Federal do Brasil. O projeto é liderado pela Universidade Estadual da Paraíba e conta com a colaboração da ESEIG/IPP, da Universidade do Porto e da Universidade de Coimbra.

É membro integrado do CETAC.MEDIA - Centro de Estudos em Tecnologias e Ciências da Comunicação, da Universidade de Aveiro & Universidade do Porto, desde Abril de 2011.

Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2) Nº total de horas de contacto Processos e Recursos de

Informação Empresarial

Mestrado em Informação

Empresarial TP 48h

Gestão do Conhecimento Mestrado em Informação

Empresarial TP 48h

Introdução à Ciência da Informação

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

TP 59,5h

Gestão da Informação Arquivística

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e

TP 68h

(7)

Relatório de Follow-Up 7 Informação

Análise da Informação II Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

TP 85h

Representação d Informação Arquivística

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

TP 68h

Seminário Licenciatura em Ciências e

Tecnologias da Documentação e Informação

TP 68h

Estágio Profissional Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

TP 8h

(8)

Relatório de Follow-Up 8

3. MAPA DO PESSOAL DOCENTE DO CICLO DE ESTUDOS

Nome Qualificação mais elevada Designação do curso Área científica (Portaria 256/2005)

Regime laboral

Percentagem de tempo de serviço na instituição

Unidades curriculares lecionadas no CE

Carga horária das

unidades curriculares Alberto Manuel

Brandão Simões Doutor Inteligência Artificial Informática Tempo

parcial 50

Planeamento de Sistemas de Informação

3h/semana | 48 horas de

contacto

Ana Lúcia Silva

Terra Doutor Letras área de Ciências

Documentais Informação e Jornalismo Exclusividade 100

Processos e Recursos de Informação Empresarial

3h/semana | 48 horas de

contacto Gestão do

Conhecimento

3h/semana | 48 horas de

contacto Anabela Prista

Saraiva Serrano

Doutor

Considerado Especialista pelo CTC a)

Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Ciência da Informação

Informação e Jornalismo Exclusividade 100

Investigação em Recuperação da

Informação

3h/semana | 48 horas de

contacto Armando Mendes

Jorge Nogueira da Silva

Doutor Economia Ciências Sociais e do

Comportamento Exclusividade 100 Economia e Serviços de Informação

1h/semana | 16 horas de

contacto Lino Rui dos

Santos Oliveira Doutor Informática Informática Exclusividade 100 Negócio Electrónico

e Segurança

3h/semana | 48 horas de

contacto Marco Aurélio

Ribeiro Lamas

Doutor

Considerado Especialista pelo CTC a)

Ciências da Educação Gestão Estratégica e

Empreendedorismo

Ciências Sociais e do Comportamento Ciências Empresariais

Tempo

parcial 33 Inovação e

Empreendedorismo

2h/semana | 32 horas de

contacto Mário Paulo

Teixeira Pinto Doutor Informática Informática Exclusividade 100 Sistemas de Apoio à

Decisão

3h/semana | 48 horas de

contacto

(9)

Relatório de Follow-Up 9 Nome Qualificação mais elevada Designação do curso Área científica (Portaria

256/2005)

Regime laboral

Percentagem de tempo de serviço na instituição

Unidades curriculares lecionadas no CE

Carga horária das

unidades curriculares Milena Carla Lima

de Carvalho Doutor Ciências Documentais Informação e Jornalismo Exclusividade 100

Metodologia e Projeto de Investigação em

Informação

3h/semana | 48 horas de

contacto

Susana Alexandra

da Costa Martins Doutor Educação – Especialização em

Educação e Bibliotecas Informação e Jornalismo Exclusividade 100

Economia e Serviços de Informação

1h/semana | 16 horas de

contacto Práticas

Informacionais em Contexto Organizacional

3h/semana | 48 horas de

contacto Susana Sofia

Pereira da Silva Doutor Psicologia Ciências Sociais e do

Comportamento

Tempo

integral 100 Comportamento

Organizacional

2h/semana | 32 horas de

contacto Teresa Maria

Leitão Dieguez Título de Especialista Estratégia e

Empreendedorismo Ciências Empresariais Tempo

parcial 50 Gestão Estratégica das Organizações

3h/semana | 48 horas de

contacto

a) Ver Anexo 1.

(10)

Relatório de Follow-Up 10

5. FICHAS CURRICULARES DOS DOCENTES

(11)

Relatório de Follow-Up 11 Nome do docente (preencher o nome completo)

Alberto Manuel Brandão Simões

Instituição de ensino superior (preencher apenas quando diferente da instituição proponente mencionada em A1)

Instituto Politécnico do Porto

Unidade Orgânica (preencher apenas quando diferente da unidade orgânica mencionada em A2.) Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

Categoria

Assistente Convidado Grau

Doutoramento

Área Científica deste grau académico Inteligência Artificial

Ano em que foi obtido este grau académico 2008

Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Minho

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 50%

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2004 Mestrado Computação Distribuída

Universidade do Minho Parte Lectiva:16

Dissertação: Muito Bom 2001 Licenciatura Ciências da

Computação

Universidade do Minho 15 valores

(12)

Relatório de Follow-Up 12 Actividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

(máximo de 300 caracteres cada)

Simões, Alberto, Anália Lourenço, e José João Almeida. 2013. Evaluating web site structure based on navigation profiles and site topology. Em Álvaro Rocha, Ana Maria Correia, Tom Wilson, e Karl A.

Stroetmann, editores, Advances in Information Systems and Technologies, volume 206 of Advances in Intelligent Systems and Computing, pp. 305--311. Springer Berlin Heidelberg.

Soares, Ana Paula, José Carlos Medeiros, Alberto Simões, João Machado, Ana Costa, Álvaro Iriarte, José João Almeida, Ana P. Pinheiro, e Montserrat Comesaña. 2013. Escolex: A grade-level lexical database from european portuguese elementary to middle school textbooks. Behavior Research Methods, pp. 1--14.

Simões, Alberto, Álvaro Iriarte Sanromán, e José João Almeida. 2012. Dicionário-aberto – a source of resources for the portuguese language processing. Computational Processing of the Portuguese Language, Lecture Notes for Artificial Intelligence, 7243:121--127, April, 2012.

Carvalho, Nuno, Alberto Simões, e José João Almeida. 2011a. OML: a scripting approach for manipulating ontologies. Em CISTI'11 - 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, pp. 624--629, Chaves, Portugal, June, 2011.

Soares, Ana Paula, Monterrat Comesaña, Ana Paula Pinheiro, Alberto Simões, e Carla Sofia Frade.

2011. The adaptation of the affective norms for English words (ANEW) for European Portuguese.

Behavior Research Methods, 44(1):256--69.

Actividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (actividades de

desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Participação no curso “Machine Learning” oferecido pela Universidade de Stanford, por Andrew Ng.

Participação no curso “Natural Language Processing” leccionado por Dan Jurafsky e Christopher Manning.

Participação em várias conferências da área, como o Simpósio em Linguagens, Aplicações e Tecnologias.

Publicação do livro “Introdução ao desenvolvimento de jogos em android”, com Ricardo Queirós, na FCA.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Assistente Convidado no Dept. De Informática, Univ. Do Minho (2003-2009)

Assistente Convidado na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (2009-2010) Professor Auxiliar/Adjunto Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2010-2015) Assistente Convidado no Dept. De Informática, Univ. Do Minho (2013-2014)

(13)

Relatório de Follow-Up 13 Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2) Nº total de horas de contacto Planeamento de Sistema de

Informação

Mestrado em Informação Empresarial

TP 48

Gestão de Sistemas de Informação Contabilidade e Administração

TP 48

(14)

Relatório de Follow-Up 14 Nome do docente (preencher o nome completo)

Anabela Prista Saraiva Serrano Instituição de ensino superior Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professora Adjunta Grau

Doutora

Área Científica deste grau académico

Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Ano em que foi obtido este grau académico 2014

Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Porto

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2010 Reconhecida

Especialista

Ciência da Informação

CTC da ESEIG/IPP – Ata Nº 02/2010 de 12 de Janeiro do CTC, p.5

n.a.

1993 Especialização Ciências

Documentais - Documentação e Biblioteca

Universidade do Porto

15

1991 Licenciatura História Universidade do

Porto

12

(15)

Relatório de Follow-Up 15 Actividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

(máximo de 300 caracteres cada)

SERRANO, Anabela Prista Saraiva - Sistemas de Informação e Qualidade : a avaliação de arquivos e bibliotecas digitais. Porto : [Edição da autora], 2013

SERRANO, Anabela – Objectivos educacionais da recuperação da informação em ciências da saúde. In PESTANA, Olívia, coord. ; RIBEIRO, Fernanda, coord. ; SILVA, Armando Malheiro da, coord. – Medicina e informação : olhares luso-brasileiros. Porto : Edições Afrontamento, 2013, p. 337-348.

SERRANO, Anabela - Information Retrieval Educational Goals in Library and Information Science and in Health Sciences. Information Services and Use. IOS Press. ISSN: 1875-8789. 31:3/4 (2011), p. 131- 138

SERRANO, Anabela - Information Retrieval Educational Goals in Library and Information Science and in Health Sciences. In Social Shaping of Digital Publishing: Exploring the Interplay Between Culture and Technology - Proceedings of the 16th International Conference on Electronic Publishing. IOS Press, 2012. ISBN: 978-1-61499-065-9. p. 34-42. DOI: 10.3233/978-1-61499-065-9-34.

SERRANO, Anabela - O b-learning no desenvolvimento de competências em Recuperação da Informação. In BORGES, Maria Manuel, coord. ; SANZ CASADO, Elias, coord - A ciência da informação criadora de conhecimento : actas do Encontro Ibérico EDIBCIC, 4, Coimbra, 2009. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. ISBN 978-989-26-0014-7. Vol. 1, p.319-331.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

2011-2013 – Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional Elpub 2012 e da Conferência Internacional Elpub 2013. Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Elpub 2012.

2010-2011 – Membro da Comissão Científica do livro “Teaching and Learning in Information Retrieval” da Springer (Computer Science).

2008-2015 – Investigadora do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).

2003-2015 - Professora Adjunta (desde Dezembro de 2014) da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto (ESEIG/IPP).

1990-2004 – Consultora de Gestão de Informação (Ministérios da Educação e da Saúde, Universidade do Porto, etc.).

(16)

Relatório de Follow-Up 16 Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2)

Nº total de horas de contacto

Investigação em Recuperação da Informação

Mestrado em Informação

Empresarial TP, PL 48h

Análise da Informação I Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 59,5h

Análise da Informação III Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 85h

Formação Avançada em Biblioteca

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 85h

Gestão de Projeto Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 102h

Recuperação da Informação Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 68h

(17)

Relatório de Follow-Up 17 Nome do docente (preencher o nome completo)

Armando Mendes Jorge Nogueira da Silva Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professor Adjunto Grau

Doutor

Área Científica deste grau académico Economia

Ano em que foi obtido este grau académico 2010

Instituição que conferiu este grau académico Universidade do Porto

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

1985 Licenciatura Economia Universidade do

Porto 14

1996 Mestrado Economia Universidade do

Porto Muito Bom

(18)

Relatório de Follow-Up 18 Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

Silva, Armando, Afonso, Óscar and Africano, Ana Paula; “Which firms are the most innovative? The importance of multinationals and exporters in Portugal”. Acta Oeconomica 63(2): 157-184, 2013.

Silva, Armando, Óscar Afonso and Ana Paula Africano; “Which Portuguese firms are more innovative?

The importance of multinationals and exporters”; in De Beule, F. and Nauwelaerts, Y. Innovation and Creativity: Pillars of the Future Global Economy, Edward Elgar. March 2013

Silva, Armando, Afonso, Óscar and Africano, Ana Paula; “Learning-by-exporting, what we know and what we would like to know”. International Trade Journal No. 26 (3) 2012.

Afonso, Óscar, Silva, Armando; “"Non-scale endogenous growth effects of subsidies for exporters", Economic Modelling 29 (4): 1248-1257, July 2012

Silva, Armando, Afonso, Óscar and Africano, Ana Paula; “Do the Most Productive Firms Become Exporters?, Investigacion Económica, vol. LXXII, no. 283, January-March 2013

Atividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (atividades de

desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos (5 referências).

Orientador de 10 dissertações de mestrado (Finanças Empresariais) Pós graduado em Gestão do Desporto pela Universidade Católica Curso de Stata (linguagem econométrica) pela Universidade do Minho

Membro do Conselho Geral do IPP (2009-2013) e Membro do Conselho Geral da Fundação do IPP (2009-2013)

Membro associado do CEF_UP - Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto.

Membro colaborador do Centro de Investigação em Economia, Finanças, Gestão e Engenharia Industrial – CIEFGEI (ESEIG/IPP) e do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação – CIICESI (ESTGF/IPP).

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Técnico Bancário (BPA, BBI) de 1986 a 1999 Técnico Oficial de Contas desde 2000

Docente do Ensino Superior público desde 1985 Docente do Ensino Privado entre 2001 e 2007

(19)

Relatório de Follow-Up 19 Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo

(2)

Nº total de horas de contacto Economia e Serviços da Informação Mestrado em Informação

Empresarial TP 16h

Economia Internacional Licenciatura em Contabilidade e

Administração TP 51h

Produtos Financeiros Licenciatura em Contabilidade e

Administração TP 26h

Microeconomia Licenciatura em Contabilidade e

Administração TP 77h

Moeda e Financiamento Mestrado em Finanças

Empresariais TP 32h

Finanças Internacionais Mestrado em Finanças

Empresariais TP 32h

Seminários Mestrado em Finanças

Empresariais TP 24h

Gestão Económica e Avaliação Investimentos

Mestrado em Engenharia e

Gestão Industrial TP 26h

.

(20)

Relatório de Follow-Up 20 Nome do docente (preencher o nome completo)

Lino Rui dos Santos Oliveira Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professor Adjunto Grau

Doutor

Área Científica deste grau académico

Informática

Ano em que foi obtido este grau académico

2012

Instituição que conferiu este grau académico

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%)

100

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

1986 Licenciado Engenharia

Electrotécnica de de Computadores

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

12

(21)

Relatório de Follow-Up 21 Actividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

(máximo de 300 caracteres cada)

Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula (2015). Conceção de Cursos em Regime E/B-Learning: Uma Experiência de Formação e Tutoria Online numa Turma de Grande Dimensão. In Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education, Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, pp. 1159-1173. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 14-15 de Maio de 2015.

Queirós, R.; Oliveira, L.; Silva, C.; Pinto, M. (2011). Interoperability on e-Learning 2.0: The PEACE Case Study. Em M. M. Cruz-Cunha, J. Varajão, P. Powell, & R. Martinho (Eds), ENTERprise Information Systems, Communications in Computer and Information Science, 2011 (Vol. 220, pp. 276-285)

Queirós, R.; Oliveira, L.; Leal, J.P. ; Moreira, F. (2011). Integration of ePortfolios in Learning Management Systems. Em B. Murgante, O. Gervasi, A. Iglesias, D. Taniar, & B. O. Apduhan (Eds.), Computational Science and Its Applications - ICCSA 2011 (Vol. 6786, pp. 500-510).

Oliveira, L., Moreira, F. (2010). Personal Learning Environments: Integration of Web 2.0 Applications and Content Management Systems. Proceedings of 11th European Conference on Knowledge Management (ECKM 2010), Vol. II, pp. 1171-1177.

Oliveira, L., Moreira, F. (2010). Integration of Web 2.0 applications and content management systems on personal learning, environments. Sistemas y Tecnologías de Información - Actas de la 5ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información (CISTI 2010), Vol. II, pp. 45-49.

Actividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (actividades de

desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Implementação de plataformas de gestão de conteúdos e aplicações Web 2.0 em IES (PhD) PEACE – Project for ESEIG Academic Environment (KMILT/ESEIG)

PIGeCo – Projecto Integrado de Gestão de Conteúdos (PIGeCo/ESEIG) E-IPP – Unidade de eLearning do Politécnico do Porto.

Responsável pelos Serviços de Informática (SIN) da ESEIG.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Vice-Presidente da ESEIG desde novembro de 2013

Membro do e-IPP | Unidade de e-Learning do Politécnico do Porto desde janeiro de 2012 e responsável pela Unidade de I&D desde setembro de 2014

Assistente do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (2001-2004)

Investigador no INESC-Norte e no CERN (1986-1988)

Diretor e Gestor de Projetos de software na APIE – Apoio Informático às Empresa, Lda. (1989-1999)

(22)

Relatório de Follow-Up 22 Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2) Nº total de horas de contacto Negócio Electrónico e Segurança Mestrado em Informação

Empresarial

TP 48

Bases de Dados

- Substituído por André Baltazar

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 85

Aplicações Informáticas

- Substituído por Álvaro Teixeira

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 85

Internet e Multumédia Digital - Substituído por Campos Neves

Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 51

Projecto de Arquivo Licenciatura em Ciências e Tecnologias da

Documentação e Informação

TP 51

Tecnologias e Aplicações Web Licenciatura em

Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web

TP+PL 64

(23)

Relatório de Follow-Up 23 Nome do docente (preencher o nome completo)

Marco Aurélio Ribeiro Lamas

Instituição de ensino superior (preencher apenas quando diferente da instituição proponente mencionada em A1)

Instituto Politécnico do Porto

Unidade Orgânica (preencher apenas quando diferente da unidade orgânica mencionada em A2.) Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

Categoria

Assistente convidado Grau

Doutor

Área Científica deste grau académico Ciências da Educação

Ano em que foi obtido este grau académico 2012

Instituição que conferiu este grau académico Universidade Santiago de Compostela

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 33%

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2006

Diploma de estudos avançados

Planificação estratégica de Universidades

Universidade Santiago de Compostela

2,5 (em 3)

2000 Licenciatura

Relações e Cooperação Internacionais

Universidade

Fernando Pessoa 12

(24)

Relatório de Follow-Up 24 Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

Lamas, M. (2012). Education for Entrepreneurship. CReBUS October 8-9, 2012, Bucharest, Romania.

Lamas, M. R. (2012). Educação e Empreendedorismo: Uma análise teórica e etnográfica da relação.

Santiago de Compostela: USC.

Lamas, M. R. (2014). Relação empática contexto-desenho da aprendizagem – Para um Modelo de Formação de professores do Ensino Superior. III Congresso Ibérico-Americano em Investigação e Qualidade. Badajoz: Universidade da Extremadura.

Lamas, M.R. (2014). ENTREPRENEURSHIP TEACHER TRAINING IN HIGHER EDUCATION CONTEXT.

Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education: Granada, Espanha.

Lamas, M. (2011). Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: O papel da educação em empreendedorismo. 1ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo. Cascais, Portugal.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

IncubIT – Sócio-gerente com as responsabilidades de assegurar o desenvolvimento e crescimento da empresa, representar a empresa, desenvolver novos serviços e ainda assumir a função de formador, consultor e business coach.

IPAM – Coordenador da Pós-graduação de Marketing e Empreendedorismo, lecionando as unidades curriculares de Empreendedorismo e de Estratégia.

ISVOUGA – Coordenador da Pós-graduação de Empreendedorismo e Criação de Empresas, lecionando a unidade curricular de Empreendedorismo.

Várias entidades – Formador, consultor e business coach nas áreas do Empreendedorismo, Educação em empreendedorismo, gestão e estratégia.

Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Universidade do Porto.

Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2) Nº total de horas de contacto Empreendedorismo e Plano de

Negócios

Pós-Graduação em Direção

Hoteleira TP 12h

Gestão estratégica Pós-Graduação em Direção

Hoteleira TP 24h

Seminários GDRH 1

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

TP 12h

Inovação e Empreendedorismo Mestrado em Informação

Empresarial TP 36h

Empreendedorismo Mestrado em Finanças

Empresariais TP 24h

(25)

Relatório de Follow-Up 25 Nome do docente (preencher o nome completo)

Mário Paulo Teixeira Pinto Instituição de ensino superior Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professor Adjunto Grau

Doutoramento

Área Científica deste grau académico Informática

Ano em que foi obtido este grau académico 2008

Instituição que conferiu este grau académico Universidade Portucalense

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100%

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2000 Mestrado Engenharia

Eletrotécnica e de Computadores

Universidade do Porto

Muito bom

1989 Licenciatura Informática Universidade Portucalense

13

(26)

Relatório de Follow-Up 26 Atividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

Pinto, Mário, “Knowledge Management in Higher Education Institutions: A framework to improve collaboration”, in Proceedings da 9ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 18-21 junho, Barcelona, Spain, 2014.

Pinto, Mário, “Knowledge Management Systems and Intellectual Capital Measurement in Portuguese Organizations: A Case Study”, Published in Advances in Information Systems and Technologies, Volume 260 (pp. 23-32), ISBN 978-3-642-36980-3, DOI 10.1007/978-3-642-36981-0, Springer Berlin Heidelberg, 2013.

Pinto, M. and Queirós, R., “Using Device Detection Techniques in M-Learning Scenarios”, Chapter Book published in Innovations in XML Applications and Metadata Management: Advancing

Technologies (pp. 118-134). Hershey, PA: Information Science Reference. doi:10.4018/978-1-4666- 2669-0. IGI Global, 2013.

Pinto, Mário, “A Framework for Knowledge Management Systems Implementation in Higher Education”, Proceedings of the Virtual International Conference on Advanced Research in Scientific Fields 2012 with ISBN 978-80-554-0606-0 and ISSN 1338-9831, 3-7 December 2012, Slovakia, 2012 Pinto, Mário, Queirós, R. et al., Differences in Internet and LMS Usage - A case Study in Higher Education. Chapter book published in "Higher Education Institutions and Learning Management Systems: Adoption and Standardization". Doi: 10.4018/978-1-60960-884-2, IGI Global, 2012.

Atividades de desenvolvimento de natureza profissional de alto nível (atividades de

desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços ou formação avançada) relevantes para o ciclo de estudos (5 referências).

Membro integrado do Centro D. Pedro - Centro Luso-Brasileiro de Estudos, Projetos e Inovação, do Instituto Politécnico do Porto.

Projeto e-IPP – Unidade de e-learning do Politécnico do Porto

Membro de diversos comités científicos: i) World Conference on Information Systems and

Technologies; ii) European Conference on Knowledge Management; iii) European Conference on e- learning; iv) Conference on Enterprise Information Systems; v) European Conference on Social Media Coordenador do grupo de investigação KMILT: Knowledge Management, Interactive and Learning Technologies, Research group, www.eseig.ipp.pt/kmilt (entre 2010 e 2013)

Projeto KMSEdU – Knowledge Management Systems at Higher Education Institutions, desenvolvido no grupo de investigação KMILT.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

Colaboração com o Instituto Superior da Maia (ISMAI), na licenciatura em Sistemas de Informação e Software (unidade curricular de Programação II”), 2011.

Colaborador na Adinfo – Informatização Administrativa, Lda., onde desempenhou funções de desenvolvimento de software (1990-2000).

(27)

Relatório de Follow-Up 27 Colaborador na RIMA S.A., onde desempenhou funções de desenvolvimento de software (1989- 1990).

Membro do Conselho Técnico-Científico da ESEIG, Instituto Politécnico do Porto.

Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo (2) Nº total de horas de contacto Sistemas de Apoio à Decisão Mestrado em Informação

Empresarial TP 48h

Gestão do Capital Humano e do Conhecimento

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

TP 15h

Algoritmia e Programação Licenciatura em Engenharia Mecânica

T PL

34h 102h Tecnologias e Sistemas de Informação Licenciatura em Contabilidade

e Administração TP 51h

Gestão de Sistemas de Informação Licenciatura em Contabilidade

e Administração TP 51h

(28)

Relatório de Follow-Up 28 Nome do docente (preencher o nome completo)

Milena Carla Lima de Carvalho Instituição de ensino superior Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais Categoria

Professor Adjunto Grau

Doutoramento

Área Científica deste grau académico

Doutoramento em Ciências Documentais – Especialização da Gestão da Informação e Serviços de Informação

Ano em que foi obtido este grau académico 2014

Instituição que conferiu este grau académico Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100%

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2008 Mestrado Arquivos,

Bibliotecas e Ciência da Informação

Universidade de Évora Muito Bom

2002 Pós-Graduação Recursos Humanos

Ciências Sociais Univ. Moderna 18 valores 2003 Pós-Graduação

Ciências Documentais

Ciências Documentais

Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

13 valores

(29)

Relatório de Follow-Up 29 Actividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

(máximo de 300 caracteres cada)

Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, Susana – “3C@CTD: Colaboração, Contribuição e Comunidade em CTDI”. Estudios Humanisticos. Historia. N°/, 2008, pp. 359-373.lSSN 1696-0300

Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, Susana – “3C@Higher education- contribution, collaboration, community at higher eduoation: a case study of a course". Publicado em:

Actas deINTED2008.Valencia,3rd-5th March, 2008, 1-9.

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

2012 - Coordenadora da Pós- Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares.

2011 - Membro do Conselho de Curso da LCTDI

2009 - Membro da Comissão de Estágio Profissional do Curso da LCTD 2005 - Coordenadora do Gabinete de Relações internacionais da ESEIG.

2004 - Assistente no Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG).

Distribuição do serviço docente

Unidade curricular (1) Ciclo de estudos Tipo

(2)

Nº total de horas de contacto

Metodologia e Projeto de Investigação em Informação

Mestrado em Informação Empresarial

TP 48

Planeamento e Gestão de Recursos

Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

TP 59,5

Formação Avançada em Arquivo Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

TP 85

Preservação e Conservação Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

TP 51

Estágio Profissional Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

E 40

Projeto de Arquivo Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

TP 136

Técnicas de Comunicação Organizacional

Licenciatura - Ciências e

Tecnologias da Documentação e informação

TP 34

Seminário Licenciatura - Ciências e S 4

(30)

Relatório de Follow-Up 30 Tecnologias da Documentação e

informação

Seminário Mestrado em Finanças

Empresariais

S 6

(31)

Relatório de Follow-Up 31 Nome do docente (preencher o nome completo)

Susana Alexandra da Costa Martins Instituição de ensino superior Instituto Politécnico do Porto Unidade Orgânica

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Categoria

Professor Adjunto Grau

Doutor

Área Científica deste grau académico

Educação – especialização em Educação e Bibliotecas Ano em que foi obtido este grau académico

2015

Instituição que conferiu este grau académico Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Regime de tempo na instituição que submete a proposta (%) 100%

Outros graus académicos ou títulos

Ano Grau ou título Área Instituição Classificação

2015 Doutor Educação,

especialização em

Educação e

Bibliotecas

Universidade Portucalense Infante D.

Henrique

Aprovado

2009 Mestre Educação e

Bibliotecas

Universidade Portucalense Infante D.

Henrique

Bom

2007 Diploma de

Estudios

Documentación y información

Universidad de Granada

Bom

(32)

Relatório de Follow-Up 32 Avanzados científica

2004 Diploma de

Período de Docência

Documentación y información científica

Universidad de Granada

Sobresaliente

2002 Pós-Graduação Ciências

Documentais, var.

Biblitoecas e

Centros de

Documentação

Universidade Portucalense Infante D.

Henrique

Bom

1999 Licenciatura História Var.

História da Arte, ramo Educacional

Universidade Do Porto

13

Actividades científicas - referenciar até 5 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, livros ou capítulos de livros, relevantes para o ciclo de estudos.

(máximo de 300 caracteres cada)

Martins, Susana - ”A Estatística como ferramenta de gestão nas Bilbiotecas”. In In_Cid-Revista de Ciências da Informação e da Documentação, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, n.º 1, ano 1, 2004, pg. 119-132

Martins, Susana; Herrero-Solana, Victor - “Webmetria: uma nova disciplina”. In Cienciapt.net: Revista de Ciência, Inovação e Tecnologia em Portugal, T-Media –Tecnologias da Informação, n.º 80, ano 2006, pg. 28-29

Martins, Susana; Herrero-Solana, Victor - “Co-citação de sítios web de algumas instituições de ensino superior politécnicas”. In Cadernos BAD, n.º 2, ano 2007, pg. 52-71. ISSN 0007-9421

Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, Susana - “3C@Higher Education - contribution, collaboration, community at higher education: a case study of a course”. In INTED 2008.

International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 3 a 5 Março de 2008 Silva, Cândida; Oliveira, Lino; Carvalho, Milena; Martins, Susana - “3C@CTDI – Colaboração, Contribuição e Comunidade em CTDI” . In Estudios Humanísticos. História, n.º 7, 2008, p. 359-373.

ISSN 1696-0300

Experiência Profissional Relevante (5 referências).

(máximo de 300 caracteres cada)

Foi bibliotecária na CESPU - Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário Foi Membro da Coordenação do Curso de Licenciatura em CTDI de 2003 a 2007.

Foi membro do Conselho Científico e do Conselho Científico-Pedagógico entre 2003-2006 e 2005- 2010 respectivamente.

Vice-Coordenadora do Curso Pós-Graduação em Informação Empresarial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão 2010-2011 e Coordenadora do Curso Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares em 2011.

Docente do Ensino Superior Politécnico desde 2002.

Referências

Documentos relacionados

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

A presente pesquisa tem a função de embasar o desenvolvimento do Trabalho Final de Graduação que tem como proposta projetual um Centro Comunitário de vivência com atividades

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04

5.3.2 Caso o técnico precise deixar sua equipe por qualquer razão, incluindo sanções e excetuando-se o caso de adentrar a quadra de jogo como jogador, o

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a