• Nenhum resultado encontrado

O Espírito Santo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Espírito Santo"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

O Espírito Santo

Por Horatius Bonar (1808-1889) Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Dez/2019

(2)

2

B699

Bonar, Horatius (1808-1889)

O Espírito Santo – Horatius Bonar Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves Rio de Janeiro, 2019.

39p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Amor, 3.Fé. 4. Graça.

I. Título.

CDD 230

(3)

3

O Espírito Santo começa, continua e consuma em nós todo sentimento espiritual, toda adoração espiritual, toda vida e energia espirituais. Não há nada mais vazio e irreal do que religião sem o Espírito Santo. O que é externo e superficial, o que se manifesta em mero vestuário, música e serviço de rotina pode florescer sem Ele; não, só pode florescer na Sua ausência. Mas o profundo e o real devem ser Sua obra do começo ao fim. O Espírito é absolutamente necessário para uma religião de amor, liberdade e alegria. A mera

“religiosidade” está sob o comando de todo homem. Qualquer homem pode acordar em um dia. Mas a "espiritualidade" vem do alto e é o produto do Espírito que habita e trabalha no coração.

A “agitação” dos dias atuais dificulta nosso discernimento dessa diferença; não, entristece o Espírito, provocando-O totalmente a partir; deixando-nos assim com um vazio de coração que não produz descanso nem satisfação, e que não pode ser aceitável por Deus. O Espírito de Deus ama o retiro e o silêncio; é então que ele penetra em nossos corações.

É o Espírito Santo que tem sido a vida da Igreja.

(4)

4

Quando Ele veio, tudo era vida; quando ele partiu, tudo era morte. Nada faltava enquanto Ele estivesse no meio e, quando partisse, nada poderia compensar sua retirada. Quando Ele esteve presente, a Igreja era o jardim do Senhor. Quando Ele a abandonou, todas as ervas e flores daquele jardim secaram. Foi a plenitude do poder do Espírito, possuído e exercido por homens santos, despertando, vivificando, santificando, que provocou as poderosas mudanças que a história registra.

Formalismo, rotina e religião externa, as emoções do misticismo - esses são maus substitutos para a vida, o brilho e a energia do Espírito Santo.

Nada além de Sua própria presença pode valer para nos tirar da religiosidade irreal na qual caímos; transformar credos em realidades, e inclinar o corpo da cabeça, ou dobrar o joelho, em adoração espiritual; transformando a "fraca luz religiosa" na luz do sol de um meio-dia celestial; retirando de nossos hinários a profunda “música do coração” da canção divina e abençoada; libertando-nos igualmente do racionalismo e do ritualismo, de um externalismo vazio e de um fanatismo impulsivo e irracional.

(5)

5

É somente Sua presença que pode vitalizar as ordenanças; vestir o ministério com poder; unir a igreja quebrada; preencher o vazio de corações doloridos; conceder ao culto, liberdade e alegria; evitar erros; e tornar a verdade poderosa, enchendo nossos santuários com adoradores vivos e enviando homens de força para pregar o evangelho eterno; e proclamar, como nos dias primitivos, o Cristo que veio e o Cristo que está por vir novamente.

O Espírito veio, em Seu amor, para vivificar os mortos em pecado; e Ele está diariamente movendo-se sobre a face das águas; tirando a vida da morte. Tampouco Seu braço é encurtado, para que não possa salvar.

O Espírito veio, em Seu amor, para iluminar as trevas. Tampouco existe coração humano escuro demais para que Ele ilumine. Ele ilumina almas. Ele ilumina igrejas. Ele ilumina terras, fazendo aqueles que se sentam na escuridão ver uma grande luz.

O Espírito veio, em Seu amor, para se reunir nos andarilhos, longe e perto. Ninguém que se desviou foi longe demais no deserto para Ele seguir e trazer de volta. Os "confins da terra"

formam a vasta região na qual Seu amor foi para buscar, encontrar e salvar.

(6)

6

O Espírito veio, em Seu amor, guiar o coração que duvida. Ele toma amorosa e gentilmente a mão dos perplexos e indagadores, e os leva ao caminho da paz. Ele conhece todos os seus problemas e medos, para que não precisem temer ser mal compreendidos. Ele ensina sua ignorância e mostra seus erros, e aponta seus olhos para a cruz.

O Espírito veio, em Seu amor, para atar o coração partido. Seu nome é Consolador, e Seus consolos são tão abundantes quanto eternos. "Conforto, consolai as minhas pessoas", são as palavras que ele escreveu para todo triste (Isaías 40: 1). Em todas as provações, luto, dor, tristeza, vamos perceber o amor do Espírito. Esse amor se manifesta com mais intensidade e ternura no dia do luto. Na câmara da doença ou da morte, encontremos força e paz na presença, companhia e simpatia do Espírito gracioso.

O Espírito desceu, em Seu amor, para buscar o desviado. De um coração que antes o possuía, Ele foi expulso e se retirou tristemente. Mas Ele não deixou de desejar um retorno à Sua antiga morada. Ele ainda tem pena, anseia e pede. "Voltem filhos que estão se desviando, porque eu sou casado com vocês", são Suas palavras de saudade e piedade.

(7)

7

O Espírito chegou, em Seu amor, até aos crentes e iludidos, procurando remover as névoas com as quais um intelecto rebelde se havia contornado; e para conduzi-los à vida, ao amor e ao dia. Eles estão buscando uma ideia; e Ele os coloca em contato com uma Pessoa, a saber, o próprio Deus. Eles estão chorando vagamente por conhecimento; e Ele lhes apresenta a sabedoria depositada na Pessoa da Palavra feita carne. Eles estão em busca de simpatia por seus corações feridos; e Ele se coloca diante deles na plenitude de todo o seu amor simpatizante. Eles estão pedindo um credo de certeza e perfeição, sobre o qual sua fé possa repousar; Ele se oferece a eles como um professor vivo e infalível - o autor de um livro infalível, cujas páginas brilham com o amor de seu amoroso autor. Eles anseiam por beleza na adoração, algo para agradar à beleza estética dos olhos, como a chamam! Ele chama a atenção para Aquele que é "o chefe entre dez mil e totalmente amável".

O Espírito veio, em Seu amor, para edificar os Seus. Ele procura preencher, com Sua santa presença, a alma na qual Ele entrou. Ele quer, não uma parte do homem, mas todo o corpo, alma e espírito - todo o ser, para que possa ser completamente conformado consigo mesmo. Ele veio aos Seus templos, e Seu propósito é torná-los realidade, o que eles têm

(8)

8

em nome, a "habitação de Deus, os templos do Espírito Santo".

O Espírito Santo nos ama?

Só pode haver uma resposta para essa pergunta. Sim! Ele ama.

Tão verdadeiramente quanto o Pai nos ama, tanto quanto o Filho nos ama, o Espírito realmente nos ama. A graça ou amor livre de que um pecador precisa, e que nos foi revelado e selado através da Semente da mulher, a "Palavra feita carne", pertence igualmente ao Pai, Filho e Espírito. Esse amor que acreditamos estar em Deus deve ser o mesmo em cada Pessoa da Trindade, senão a Trindade seria dividida; uma pessoa que diverge das outras ou, pelo menos, menos amorosa que as outras: o que é impossível.

Por duas vezes está escrito: Deus é amor (1 João 4: 8,16); e isso se aplica a cada pessoa da divindade. O pai é amor; o filho é amor; o Espírito é amor. A Trindade é uma Trindade do amor.

Quando se diz: "Deus é Espírito" (João 4:24), as palavras se referem a cada Pessoa. Se

(9)

9

perdermos de vista o amor de alguém, perderemos de vista o amor de todos. O que é a glória de Jeová é a glória de cada uma das três Pessoas.

Cuidado com a deturpação da Trindade, crendo no amor desigual, um amor que não é igualmente grande e livre em cada um.

Quando se diz: "Deus é luz" (1 João 1: 5), sabemos que essas palavras são verdadeiras para as três Pessoas; não meramente do Pai ou do

Filho. O pai é luz; o

filho é luz; o Espírito é luz. Como da luz, do amor; e quem duvida que o Espírito é amor, também precisa duvidar que o Espírito seja luz.

Aquilo que é escrito por Deus Pai , é escrito pelo Espírito de Deus. Esse "nome" que Deus proclamou como Seu, pertence ao Espírito tão certamente quanto ao Pai e ao Filho, - "O Senhor Deus, misericordioso e gracioso, longânimo e abundante em bondade e verdade, que guarda a misericórdia para milhares" (Êx 34: 6).

Devemos roubar o Espírito Santo daquele nome abençoado?

Sua personalidade o reivindica; e as características graciosas que compõem o nome são tão do Espírito Santo, do Pai e do Filho.

(10)

10

A personalidade do Espírito exige que o que está escrito de um seja aplicável a todos.

Costumamos dizer das três Pessoas: "Elas são um Deus, o mesmo em substância, igual em poder e em glória." Se sim, então o amor que afirmamos do todo, devemos afirmar de cada um. Eles devem ser iguais em amor, assim como em "poder e glória".

Não entre na velha questão da incredulidade

"Como podem ser essas coisas?" Não podemos

"descobrir o Todo-Poderoso até a perfeição" (Jó 11: 7); mas será que essa nossa incapacidade leva à dúvida? Não deve levar à fé? Devemos roubar o Espírito de Seu amor, porque não podemos entender as profundas maravilhas da Divindade? Não devemos dizer antes: Se há amor em Deus, deve haver amor no Espírito? Pois a Ele é dado realizar no coração humano os propósitos de redimir o amor, esforçando-se, despertando, atraindo, convencendo, vivificando, confortando; de modo que é impossível supor que Seu amor possa ser menos quente, menos terno, menos pessoal do que o amor do pai e do filho.

Deixando de lado as disputas de orgulho intelectual, os questionamentos da vaidosa razão humana, as intrigantes sugestões de

(11)

11

justiça própria e humilde, os bons esforços para compreender as coisas ocultas de Deus, a obstinada determinação de não acreditar, a menos que vejamos "sinais e maravilhas" (João 4:48), vamos reconhecer nessa fórmula simples: Deus é amor, o fundamento de nossa quanto ao caráter gracioso do Espírito , e a solução de todas as nossas perplexidades quanto ao Seu amor pessoal e inefável. É verdade que Ele se fez carne por nós; Ele se tornou pobre por nós; Ele morreu por nós; Ele chorou por nós as lágrimas humanas que o Filho de Deus chorou sobre Jerusalém; todavia, Ele nos ama; e, não obstante, é Sua obra para nós e em nós a obra do amor - amor sem limites, nem mudança, nem fim.

Somos batizados "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19).

Esse nome amor é triplo; ou melhor, esse único nome em sua tríplice conexão com as três Pessoas se revela como a expressão do triplo amor de Pai, Filho e Espírito. O nome assim nomeado sobre nós é a declaração e promessa divina para nós "do amor do Espírito". Nosso batismo não diz apenas "Deus Pai nos ama", não apenas "Deus Filho nos ama"; mas também

(12)

12

"Deus, Espírito, nos ama". Somos batizados no amor do Espírito.

Talvez muito do nosso lento progresso na caminhada da fé se deva ao fato de negligenciarmos o amor do Espírito. Nós não lidamos com Ele, por força e avanço, como alguém que realmente nos ama, e deseja nos abençoar, e se deleita em ajudar nossas fraquezas (Rom 8:26). Nós o consideramos frio, distante ou austero; nós não confiamos nele para receber sua graça, nem perceber como ele é de fato em seu trato conosco. Uma confiança mais infantil nEle e em Seu amor nos ajudaria poderosamente.

Não devemos entristecê-Lo, nem vexá-Lo, nem extingui-lo por nossa desconfiança, por descrer ou duvidar das riquezas de Sua graça, da abundância de Sua bondade.

Ele não é mera "influência", mas uma

"Personalidade" viva; e há uma grande diferença entre essas duas coisas. Uma

"influência" não pode nos amar, e nós não podemos amar uma "influência". Para

que haja amor, deve haver

personalidade; e, nesse caso, deve ser a

personalidade do amor. O

hálito fresco da primavera é uma influência, mas não uma personalidade. Ele não pode nos

(13)

13

amar nem nos convidar a amá-lo. A voz daquilo que chamamos de "natureza" é uma influência, mas não uma personalidade.

Não pode haver amor mútuo entre ele e nós. Mas um ser com uma alma é uma personalidade, não uma influência; e o amor de homem ou mulher é uma coisa pessoal, uma afeição verdadeira e real - um olho olhando para outro, e um coração tocando seu companheiro. O mesmo acontece com o amor do Espírito. Existe uma personalidade sobre Ele passando por todas as personalidades da Terra, passando por todas as personalidades de homens ou anjos; e é essa personalidade divina que que torna Seu amor tão precioso e adequado, além de verdadeiro e real.

Não existe realidade de amor como a do

Espírito. Não tem nada em

comum com a frieza ou a distância de uma mera

"influência". Chega bem perto de um coração humano, porque é o amor dAquele que formou o coração, e que está procurando torná-lo sua morada para sempre.

As provas de Seu amor são abundantes. Elas são provas divinas; e, portanto, certamente verdadeiro.

(14)

14

Foi Deus quem as deu a nós, para que nenhuma

dúvida do amor do Espírito

possa jamais entrar em nossas mentes. Elas estão espalhadas por toda a Escritura, em diferentes formas e aspectos. Enquanto a Bíblia deveria ser especialmente a revelação do Filho de Deus, também é a revelação do Espírito Santo. Ele se revela enquanto revela a Cristo. Ele profere Seu próprio amor enquanto nos mostra o amor do Pai e do Filho.

Os pensamentos do Espírito são pensamentos de amor. O apóstolo usa as palavras

"a mente do Espírito" em conexão com Sua graciosa intercessão (Rom 8: 26,27); e sabemos que a intercessão implica amor. Os "gemidos que não podem ser proferidos"

são despertados em nós pelo Espírito em Seu amor. Ele pensa em nós; e Seus pensamentos são "preciosos" (Salmo 139: 17). Sim; Ele pensa em nós; e Seus pensamentos são pensamentos de paz (Jer 29:11). A Bíblia está cheia dos pensamentos do Espírito; e eles são amor. Eles respiram todas as páginas das Escrituras; pois homens santos de Deus "falaram quando foram movidos pelo Espírito Santo".

Os caminhos do Espírito são os caminhos do amor. Suas múltiplas relações com os filhos dos homens, em "corações abertos" (Atos 16:14),

(15)

15

ensinando, santificando, castigando são as relações de amor - amor que muitas águas não podem apagar e que as inundações não podem afogar. O toque mais fraco de Sua mão é o toque de amor. O mais suave sussurro da sua voz é o sussurro do amor. Todos os seus tratos no dia a dia, sejam de alegria ou castigo, sejam de advertência ou de boas-vindas, são de amor. De mil maneiras, Ele nos chama a vir para a Cruz; Ele nos atrai, inconsciente e imperceptivelmente, mas irresistivelmente, para longe do pecado e do eu para Deus e o céu.

De fato, ele não derramou lágrimas humanas, como o filho de Deus quando chorou sobre Jerusalém; mas não menos ainda, Seus anseios são verdadeiros e ternos, e todos os Seus caminhos para conosco são caminhos de compaixão indescritível (ver Gênesis 6: 3; Salmo 51: 11,12; Is 55: 8).

As obras do Espírito são as obras do amor. Quando Ele "adornou os céus" (Jó 26:13), foi a obra do amor. Quando ele se moveu sobre a face do abismo (Gn 1: 2), estava apaixonado.

(16)

16

Quando Ele veio sobre homens santos da antiguidade, estava apaixonado.

Quando Ele escreveu as Escrituras, estava apaixonado, amava-nos.

Quando Ele ungiu Jesus de

Nazaré para pregar o evangelho aos pobres, ele se apaixonou por nós.

Quando Ele cumpre Seu

ofício de "guiar em toda a verdade", está apaixonado.

Quando Ele abre os olhos e os corações, está apaixonado.

Quando Ele castiga, está apaixonado.

Quando Ele conforta, está apaixonado.

Quando Ele derrama o amor de Deus em nossos corações, ele está apaixonado.

Quando Ele, como um com o

Pai e Filho, escreveram as sete epístolas do Apocalipse, estavam apaixonados, como mostra o final de cada uma delas: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apo 2: 7).

(17)

17

Suas obras na alma do homem, na regeneração, sustentação e aperfeiçoamento, são as obras do amor - amor como o de Cristo", que ultrapassa o entendimento": amor ao chefe dos pecadores; amor àqueles que o irritaram, resistiram e o extinguiram; amor que diz: "Como te deixarei, Efraim? Como te abandonarei, Israel?" (Oséias 11: 8).

As palavras do Espírito são as palavras do amor.

Aquilo a que chamamos "a palavra de Deus" é especialmente a palavra do Espírito: e transborda de amor; amor que, embora condene o pecado, perdoa o pecador; amor que, enquanto se espalha diante de nós "a excessiva pecaminosidade do pecado", proclama em voz alta, ao mais culpado o perdão livre e "libertação da ira vindoura". O evangelho de Cristo contém nele as boas novas do amor do Espírito. "Ele vos batizará com o Espírito Santo" (Mt 3:11) são as palavras nas quais é descrito o ajustamento dos homens por pregar as boas novas; e neste batismo, temos a manifestação do Amor do Espírito. Ele batiza porque ama. Ele envia homens para falar de Seu amor; e o batismo com o qual Ele os batiza deve adequá-los a esta mensagem de amor.

Por esse batismo, as palavras de amor são colocadas em seus lábios; e estas palavras são

(18)

18

verdadeiramente as do próprio Espírito, de quaisquer lábios que possam vir, por qualquer caneta que elas possam ser escritas. São as palavras de sinceridade e verdade. Ele concede o que Ele diz quando envia Seus servos com a linguagem do amor em suas línguas.

Ouça algumas de Suas palavras de graça - graça tão ilimitada e adequada quanto a do Pai e do Filho; graça que não perdeu sua grandeza ou liberdade pelo lapso de eras ou pela desesperada resistência do coração do ser humano: “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;" (Salmo 103:

3,4); "Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas." (Is 12: 1); "Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Is 55: 6); "

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." (Is 1:18); "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois

(19)

19

por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" (Ez 33:11); "Eu os atraí com cordas humanas e com laços de amor." (Oséias 11: 4); "Quem é Deus como tu, que perdoas a iniquidade" (Miquéias 7:18); " O Senhor é bom; uma fortaleza no dia da angústia." (Naum 1: 7); "Quão grande é a Sua bondade" (Zac 9:17). Estas são as próprias palavras do Espírito; e Ele as escreve como testemunha de Deus, o revelador do caráter divino, o desdobrador do amor de Pai, Filho e Espírito. São as palavras do Espírito, ditas antes que o Filho de Deus entrasse no mundo para revelar e incorporar em si o amor de Deus ao homem. O Novo Testamento é ainda mais abundante em suas declarações de amor: e em cada uma delas o Espírito tem a sua parte: até que tudo seja resumido nas maravilhosas palavras que o tempo não pode enfraquecer, e que uso prolongado não pode tornar obsoleto:

"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida."

(Apo 22:17). O Espírito Santo não é um mero agente mecânico na grande obra da libertação de um pecador e da edificação da Igreja, obedientemente fazendo a obra que lhe foi designada. "Prazer em fazer a Tua vontade" é tão verdadeiro para o Espírito quanto o Filho. Ele ama o pecador; portanto, ele se

(20)

20

apodera dele. Ele tem compaixão de sua miséria; portanto, ele estende a mão da ajuda.

Ele não tem prazer em sua morte; portanto, ele exerce seu poder salvador. Ele é longânimo e paciente, por isso Ele luta com ele dia após dia; e embora "irritado", "resistido",

"entristecido" e "extinto", Ele se recusa a se aposentar ou desistir de qualquer pecador deste lado da eternidade que resista a Ele, e o tamanho de Seu amor que perdoa, não podemos saber.

Apenas isso, podemos dizer, que nossa teimosia é algo infinitamente temeroso e maligno, enquanto Sua graça paciente ultrapassa todo entendimento.

Estamos pouco vivos para o dano que causamos a nós mesmos por qualquer mal-entendido quanto à mente e à obra do Espírito. A injustiça que lhe fazemos é grande; e o mal que infligimos a nós mesmos não é menor. Nenhum erro quanto ao caráter gracioso do Espírito pode ser banal ou inofensivo. Considerá-Lo "austero", "duro" ou inacessível, ou precisando ser persuadido a fazer Sua obra em nós, é tratá-lo como em desacordo com o Pai e o Filho; demorando a realizar o grande propósito do amor divino, no

(21)

21

qual as três Pessoas da Trindade se preocupam igualmente.

Levantar perguntas sobre as riquezas de Sua graça é interpretar mal as Escrituras, e colocar uma construção sombria e falsa em Seu testemunho de Cristo, bem como em Seu trato com os filhos dos homens, Seu

trato com os que foram

salvos, assim como com os que estão perdidos. Pelo que os salvos não devem ao Seu amor; e o que esse amor não teria feito pelos perdidos, se eles não tivessem teimosamente se colocado em nada até o fim? "Quantas vezes eu reuni seus filhos" foram as palavras que acompanharam as lágrimas do Filho de Deus sobre a cidade rebelde; e são palavras igualmente expressivas dos sentimentos do Espírito para com os homens de todas as épocas e nações.

Alguns pontos de vista imperfeitos sobre o caráter do Espírito podem não ser considerados sérios ou fatais, mas dificilmente eles podem ser entretidos sem exercer uma influência sombria e amortecedora sobre a alma: não da mesma maneira que os pontos de vista defeituosos da obra de Cristo nos afetam, mas ainda com um resultado muito mau, tanto na consciência como no coração,

(22)

22

como se houvesse algo no Espírito que nos repelia, qualquer coisa que houvesse em Cristo para nos atrair; como se a luz que a cruz lança sobre o amor do Espírito não estivesse totalmente em harmonia com a que revela do amor de Cristo; como se o Espírito nem sempre estivesse tão pronto com Sua ajuda como está o Filho.

Todos os pensamentos errados de Deus, sejam de Pai, Filho ou Espírito, devem lançar uma sombra sobre a alma que os entretém. Em alguns casos, a sombra pode não ser tão profunda e fria como em outros; mas nunca pode ser um pouco. E é isso que fornece a resposta apropriada para a pergunta irreverente que é feita com tanta frequência: Realmente importa no que um homem acredita?

Todas as visões defeituosas do caráter de Deus contam sobre a vida da alma e a paz da consciência. Devemos ter o pensamento correto de Deus, se quisermos adorá-Lo como Ele deseja ser adorado; se quisermos viver a vida que Ele deseja que vivamos, e desfrutar da paz que Ele nos proporcionou.

A falta de paz estável, da qual muitos se queixam, pode surgir de imperfeições de visões

(23)

23

do amor do Espírito. É verdade que nossa paz vem do trabalho do substituto na cruz, do sangue do único sacrifício, do pecado daquele que fez a paz pelo sangue da cruz. Mas é o Espírito Santo que glorifica Cristo para nós, e tira a trave dos nossos olhos. Se então duvidamos do Seu amor, podemos esperar que Ele revele o Filho em nossos corações? Não estamos empurrando-o para longe, e dificultando a visão da pacificação que Ele somente pode dar? Confie em Seu amor, e Ele fará conhecido o Pacificador para você. Confie em Seu amor, e Ele mostrará o precioso sangue pelo qual a consciência mais culpada é purgada, e a paz que ultrapassa todo entendimento é transmitida. Ele é o Espírito de paz, e Sua obra é o trabalho de paz. Seu ofício é tornar conhecido o Príncipe da Paz. Pode haver paz sem o reconhecimento do amor do Espírito Santo?

Pode falhar a paz quando isso é reconhecido e acionado? Dúvidas quanto ao amor do Espírito devem inevitavelmente interceptar a paz que a cruz de paz nos apresenta. Talvez a falta de fé, pela qual frequentemente lamentamos, possa surgir por não percebermos o amor do Espírito.

"A fé [sem dúvida] vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus": ainda é o Espírito Santo que brilha sobre a palavra; é Ele quem dá o olho que vê e o ouvido que escuta. Sob a

(24)

24

pressão da incredulidade, fugimos para Ele e apelamos ao Seu amor? "Senhor, creio;

ajude minha incredulidade", pode ser um grito tão apropriado ao Espírito quanto ao Filho de Deus. Ele ajuda nossas fraquezas; e na fraqueza de nossa fé, Ele certamente nos socorrerá. É através dele que nos tornamos fortes na fé; e Ele adora dar a força necessária. Ele dá para todos os homens, liberalmente, e não para censuras. No entanto, em nossas relações com Ele a respeito da fé, lembremos que Ele não opera de alguma maneira mística ou milagrosa, como se nos desse uma nova faculdade chamada fé; mas tomando as coisas de Cristo e mostrando-as para nós; tocando nossas faculdades por Sua mão poderosa, mas invisível, que, antes de estarmos conscientes, essas nossas almas desordenadas começam a funcionar corretamente, e esses nossos olhos tediosos começam a ver o que estava acontecendo diante deles, mas o que nunca haviam percebido,

"a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, nosso Senhor." Assim, Ele trabalha em nós, muitas vezes lenta e imperceptivelmente, mas com divino poder, fazendo-nos entender o evangelho e extrair dele a luz e a vida que ele contém para os mortos e as trevas. Olhando para a cruz, sob a iluminação do Espírito, crescemos na fé. Pois nunca Ele

(25)

25

produz ou aumenta a fé em nós sem manter nossos olhos firmemente fixos na grande obra redentora do Filho encarnado. Ele não é o Espírito de descrença ou servidão, mas de fé e liberdade; e

Seu desejo é que sejamos

libertados da incredulidade e da escravidão. Ele nos ama muito bem para ser indiferente a permanecermos distantes ou desconfiados. Ele deseja nos ver filhos de fé, não de incredulidade; nos tornar fortes na fé; remover o que quer que seja de dentro ou de fora que impede seu crescimento. Confie em Seu amor pelo aumento da fé; pela libertação do coração maligno da incredulidade; por revelar a você o brilhante objeto da fé, Cristo e "Deus em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, sem imputar aos homens suas ofensas". Como a verdade é o fundamento da fé, assim como "o Espírito da verdade", Ele nos guia do erro para a verdade e, assim, nos conduz da descrença para a fé; nos fazendo ver que a raiz do que chamamos de falta de fé não era que estávamos acreditando a coisa certa de uma maneira errada (como costuma ser dito), mas que não estávamos acreditando na coisa certa, mas em algo que não poderia nos trazer descanso de qualquer maneira que pudéssemos acreditar.

(26)

26

Talvez nossa falta de alegria possa surgir da negligência do amor do Espírito.

A paz é uma coisa; a alegria é algo mais, - "alegria indizível e cheia de glória".

Certamente Ele é o Espírito da alegria e, como tal, deleita-se em transmitir a Sua alegria. Aquele que, pelos lábios de Seu apóstolo, disse: "Alegrai-vos sempre no Senhor", quer vê-lo um homem alegre.

Você confiará nele para isso?

Você descansará em Seu amor por esse dom?

Não diga que a alegria é uma coisa secundária:

um homem pode ser cristão sem alegria; alguns dos melhores do povo de Deus ficaram de luto todos os dias. Essas são desculpas ruins para não possuir o que Deus quer que você possua e o que faria você dez vezes mais útil para todos.

Deus deseja que você seja alegre. Seu testemunho de Deus é imperfeito sem alegria.

Cultive a alegria; e para fazê-lo efetivamente, segure mais firmemente o poder do Espírito e descanse mais implicitamente em Seu amor.

Ele lhe ama muito bem para desejar que você seja sombrio. Seja cheio do Espírito e você será cheio de alegria.

(27)

27

A alegria é uma grande ajuda para viver uma vida santa e consistente. Santidade é alegria, e alegria é santidade. Aceite o amor do Espírito por ambos.

O "selo do Espírito" (Ef 1:13); o "testemunho do Espírito" (Rom 8:16);

a "habitação" do Espírito (Rom 8:11);

a "obra" do Espírito (Ef 1:19);

a "ajuda" do Espírito (Rom 8:26);

a "liberdade" do Espírito (2 Cor 3:17);

o "fortalecimento" do Espírito (Ef 3:16);

a "plenitude" do Espírito (Ef 5:18);

o "ensino" do Espírito (João 14:26);

o "batismo" do Espírito (Marcos 1: 8); - todos estes estão mais intimamente ligados ao "amor do Espírito"; e quem os separasse desse amor os privaria de todo o seu significado, poder e consolação.

É o Espírito amoroso que sela, e testemunha, e habita, e trabalha dentro de nós, e ajuda, e liberta, fortalece, ensina e batiza. De

(28)

28

modo que, ao buscar essas bênçãos, devemos sempre lembrar que estamos lidando com alguém cujo amor antecipa nossos anseios, e de cujo lado não existe impedimento para a posse de todos eles. Em nenhum lugar das Escrituras Deus nos levou a supor que o Espírito Santo nos faltaria em qualquer momento de necessidade, ou que poderíamos estar de antemão com Ele em qualquer necessidade nossa por qualquer bênção espiritual. "Se você, sendo mau, sabe dar bons dons a seus filhos, quanto mais o seu Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem?" (Lucas 11:13).

Em nossos dias, quando se suspeita ou se despreza o que é milagroso ou sobrenatural, não é fácil nem mesmo ouvir essas verdades. O Espírito Santo, podemos dizer, é descartado como a parte mais incrível do sobrenatural e impessoal. Ele mesmo é considerado como nada, ou como névoa; e Sua ação direta e divina é tratada como o sonho do entusiasmo doentio. A remoção do sobrenatural da religião significa especialmente a remoção do Espírito.

Deixar de considerá-lo pessoalmente em nossa teologia é reter a parte mais incrível do

(29)

29

sobrenatural, o artigo mais visionário em nosso credo.

Daí a necessidade de trazer totalmente à vista Sua personalidade e Seu caráter.

Que a incredulidade moderna não goste de todo o assunto e o trate como incompatível com a razão e, portanto, incapaz de provar, estando completamente além do alcance de nossos sentidos, não precisa nos surpreender:

nem tentaríamos encontrar o racionalismo em seu próprio terreno. Mas o que dizemos é o seguinte: nossas informações sobre o Espírito Santo devem vir inteiramente da revelação; e a pergunta é: a Bíblia nos confirma nas declarações acima? Certamente parece conter a doutrina que temos afirmado. Seu autor evidentemente queria que aceitássemos essa doutrina como verdadeira. Se essa doutrina não pode ser verdadeira, deve ser honestamente eliminada da Bíblia; não explicando os textos, ou interpretando mal capítulos inteiros, mas afirmando com ousadia que as Escrituras são imprecisas. As palavras sobre o Espírito são

claras demais para serem

diluídas em figuras não-significantes. Quem inspirou a Bíblia usou linguagem que não pode ser enganada. Ele não nos deixou nenhuma dúvida sobre o que pretendia.

(30)

30

Portanto, a discussão da incredulidade é uma discussão com a revelação, e mais especialmente com o autor da revelação.

Esse é o ponto real em questão atualmente, na controvérsia com o racionalismo.

A doutrina da pessoa e obra do Espírito Santo deve permanecer ou cair com a Bíblia. Se é incrível, as Escrituras nos enganaram completamente, e o Deus que nos criou nos deu um livro, como a revelação da verdade divina, que contém o que nenhum homem deve acreditar ou pode acreditar. Se as inúmeras referências ao Espírito são meras figuras de linguagem, não significando nada real, então aceitá-las como literais e crer em um espírito pessoal deve ser puro fanatismo; e quanto ao amor do Espírito, somente visionários ou místicos aceitam isso. No entanto, o fundamento de Deus permanece firme; e a Palavra de Deus é verdadeira e real. O céu e a terra podem passar, mas um jota ou um til do que está escrito nas Escrituras não pode. O que Deus nos fez saber sobre o Espírito: Sua sabedoria, amor, santidade e poder permanecem inalterados ao longo dos tempos; tão verdadeiro para nós nestes últimos dias como era no começo.

(31)

31

Que o Espírito Santo seja o produtor no coração humano de tudo o que Deus chama de religião está fora de questão para qualquer um que aceite as declarações da Bíblia como divinamente verdadeiras. Ele começa, continua e consuma em nós todo sentimento espiritual, toda adoração espiritual, toda vida e energia espirituais. Tampouco pode haver algo mais vazio e irreal do que religião sem o Espírito Santo.

Aquilo que é externo e

superficial, que se manifesta no vestuário, na música e no serviço rotineiro, pode florescer sem Ele; não, só pode florescer na Sua ausência. Mas o profundo e o real devem ser Sua obra do começo ao fim. O amor do Espírito é absolutamente necessário para uma religião de amor, liberdade e alegria. A religiosidade está sob o comando de todo homem. Qualquer homem pode acordar em um dia; mas a religião vem de cima e é o produto do Espírito que habita e trabalha no coração.

A agitação dos dias atuais atrapalha nosso discernimento dessa diferença; não, entristece o Espírito, provocando-O totalmente a partir; deixando-nos assim com um vazio de coração que não produz descanso nem

(32)

32

satisfação, e que não pode ser aceitável por Deus. "O Espírito de Deus", diz Melancton, "adora o retiro e o silêncio; é então que Ele penetra em nossos corações. A Noiva de Cristo não se posiciona nas ruas e se cruza, mas leva a esposa à casa de sua mãe" (Cânticos 8: 2).

"Os dons do Espírito Santo"! Esta é a herança da Igreja (Atos 2:38,39). Até onde ela o reivindicou ou usou é uma questão séria; mas que esse dom foi feito para ela em todas as idades está sem dúvida. Todo o livro dos Atos dos Apóstolos é uma evidência disso. "Meu Espírito permanece entre vocês" é uma promessa para a Igreja, tanto quanto para Israel (Ageu 2: 5).

Desde o início, tem sido assim; e os homens santos levantados por Deus para falar Suas palavras ou realizar Suas obras eram homens

"cheios do Espírito Santo" (Êx 31: 2). É este Espírito que tem sido a vida da Igreja. Quando Ele veio, tudo era vida; quando ele partiu, tudo era morte. Nada faltava enquanto

Ele estivesse no meio e,

quando partisse, nada poderia compensar sua retirada. Quando Ele esteve presente, a Igreja era o jardim do Senhor; quando Ele a

(33)

33

abandonou, todas as ervas e flores daquele jardim secaram.

Mesmo nos dias do Antigo Testamento era assim; mas desde o Pentecostes, de maneira mais ampla e poderosa.

O Espírito que habita e trabalha, que é a promessa do Pai e dom do Filho, é o que pertence à Igreja de todas as épocas, por mais que ela tenha reivindicado ou acolhido sua glória peculiar.

"O dom" e "os dons" são, ambos, expressões

usadas em conexão com o

Espírito (Atos 8: 20-10: 45). Ele é um, ainda que múltiplo; chamado "os sete espíritos de Deus"

e "as sete lâmpadas de fogo" e os "sete olhos" e os

"sete chifres" (Apo 3: 1; 4: 5; 5: 6).

Ele não é mencionado apenas em conexão com

cada santo, mas com o

corpo, a Igreja universal, que é a "habitação de Deus através do Espírito" (Ef 2:22); "o templo do Espírito Santo" (1 Cor 3:16;

6:19); e, como tal, possuidor de Seu amor.

Tal é a múltipla plenitude do Espírito que, como dom de Cristo, é propriedade

(34)

34

de toda a Igreja de Deus. Essa plenitude não é apenas a plenitude da paz, e da sabedoria e santidade, mas do amor. É dado a ela, não apenas para si mesma, mas para o mundo do qual ela foi chamada. Ela deve brilhar

à luz desse amor sobre

uma terra escura. Ela deve derramar da

plenitude que recebe em um

mundo ressecado e necessitado; dela saem rios de água viva (João 7:38). Grande é a necessidade do mundo; mas não maior que o suprimento fornecido: pois a fonte do amor, da qual a Igreja recebe e derrama essa água viva, é inesgotável e divina.

O amor do Espírito é, como o do Filho, um amor que ultrapassa o entendimento, uma fonte cujas águas não falham: "Um rio puro de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro." (Apo 22:

1).

Na posse desse dom celestial, desses sete dons, a Igreja é indescritivelmente rica, qualquer que seja sua condição externa. Apreciando a plenitude deste Espírito que nela habita, ela manifesta seu caráter como testemunha de Cristo e como a luz do mundo.

(35)

35

Esses dons de Cristo ascendido (Ef 4: 8) fizeram dela o que ela deveria ser no meio do mal do mundo e dos poderes das trevas, "uma luz ardente e brilhante". No poder de tais dons, ela saiu para a batalha contra as idolatrias e imoralidades do paganismo. Corajosamente entrando nas cidades de fama clássica, ela tomou posse de templos pagãos e sinagogas judaicas; e milhares em toda parte, através da pregação apostólica reunida em volta do trono.

Não foi o dom do milagre, da cura ou das línguas

que fez o trabalho. Essas

eram coisas subordinadas, e em muitos lugares nunca usadas pelos apóstolos. Estes não foram "os melhores dons" que somos ordenados a cobiçar (1 Cor 12:31). Foi a plenitude do poder espiritual, possuído e

exercido por homens santos,

despertando, vivificando, santificando, que provocou as poderosas mudanças que a história registra. É bom que olhemos para o Pentecostes, com olhos melancólicos, desejando um ministério do poder pentecostal, como o único remédio para a incredulidade dos últimos dias. Mas meros milagres físicos não são as coisas desejáveis.

Os dons do Espírito, a herança inalienável da Igreja, estão bem separados das

(36)

36

manifestações corporais; e eles permanecem conosco ainda. Mas nós os reivindicamos? Nós os usamos? Não confiamos em outra força? Não nos apegamos ao aprendizado, à ciência, ao talento, como se por isso deveríamos lutar e vencer? E, ao fazê-lo, não confundimos nossa verdadeira posição, caráter e missão? Não entristecemos e extinguimos o Espírito?

No entanto, o amor do Espírito é insaciável. Ele não está disposto a partir. Ele não despreza o dia das pequenas coisas; mas Ele nos pede que olhemos além e acima deles.

Formalismo, rotina e religião externa, as emoções do misticismo - esses são maus substitutos para a vida, o brilho e a energia do Espírito Santo. Nada além de Sua própria presença pode valer para nos tirar da religiosidade irreal na qual caímos; transformar credos em realidades, e inclinar o corpo da cabeça, ou dobrar o joelho, em adoração espiritual; transformando a "fraca luz religiosa"

na luz do sol de um meio-dia celestial; tirando de nossos hinários a profunda música do coração da canção divina e abençoada; libertando-nos igualmente do racionalismo e do ritualismo, de um externalismo vazio e de um fanatismo impulsivo e irracional.

(37)

37

É somente Sua presença que pode vitalizar as ordenanças; vestir o ministério com poder; unir a igreja quebrada; preencher o vazio de corações doloridos; conceder ao serviço, liberdade e alegria; evitar erros; e tornar a verdade poderosa, preenchendo nossos santuários com adoradores vivos e enviando homens de força para pregar o evangelho eterno; e proclamar, como nos dias primitivos, o Cristo que veio e o Cristo que está por vir novamente.

Ele veio, em Seu amor, para vivificar os mortos em pecado; e Ele se move diariamente sobre a face das águas, trazendo vida da morte. Nem está encurtado o seu braço, que não possa salvar.

Ele veio, em Seu amor, para iluminar as trevas. Tampouco existe coração humano escuro demais que Ele não possa iluminar. Ele ilumina almas. Ele ilumina igrejas. Ele ilumina terras, fazendo as que ficam na escuridão para ver uma grande luz.

Ele veio, em Seu amor, para se reunir aos andarilhos, longe e perto. Ninguém que se desviou foi longe demais no deserto para Ele

seguir e trazer de volta.

Os "confins da terra" formam a vasta região na

(38)

38

qual Seu amor se foi para

buscar, encontrar e salvar.

Ele veio, em Seu amor, para guiar o coração duvidoso. Ele toma amorosa e gentilmente a mão dos perplexos e indagadores,

e os leva ao caminho da

paz. Ele conhece todos os seus problemas e medos, para que não precisem temer ser mal compreendidos. Ele ensina sua ignorância e mostra seus erros, e aponta seus olhos para a cruz.

Ele veio, em Seu amor, para amarrar o coração

partido. Seu nome é

Consolador, e Seus consolos são tão abundantes quanto eternos.

"Consolai, consolai o meu povo.”, são as palavras

que ele escreveu para todo

triste (Isaías 40: 1). Em todas as provações, luto, dor, tristeza, vamos perceber o amor do Espírito. Esse amor se manifesta com mais intensidade e ternura no dia do luto. Na câmara da doença ou da morte,

encontramos força e paz na

presença, companhia e simpatia do Espírito gracioso.

(39)

39

Ele desceu, em Seu amor, para procurar o desviado. De um coração que antes o possuía, Ele foi expulso e se retirou tristemente. Mas Ele não deixou de desejar um retorno à Sua antiga morada. Ele ainda tem pena, anseia e pede. "Voltem filhos que estão se desviando, porque eu sou casado com vocês", são Suas palavras de saudade e piedade.

Referências

Documentos relacionados

1 O maior número de contribuições para as seções Artigo e Recensão são de autoria de docentes, pesqui- sadores, mestrandos e doutoran- dos associados aos programas de

As medidas realizadas por um robô para caracterização do ambiente foram utilizadas para a emulação do canal, e indicaram que a distribuição de Weibull apresenta um grau

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Ciência da Literatura; Professora Mestre 19.. Katia Teonia Costa de Azevedo, Professor Assistente, Chefe do Departamento de

chamaste o irmão Bernardo para participar da missão da Igreja numa vida totalmente consagrada à educação dos filhos dos operários e lhe deste a força de testemunhar a fé e o

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise