• Nenhum resultado encontrado

(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: G06F 3/023 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(11) Número de Publicação: PT T. (51) Classificação Internacional: G06F 3/023 ( ) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

(54) Epígrafe: TECLADO PARA UM DISPOSITIVO ELECTRÓNICO DE MÃO (57) Resumo:

UM TECLADO DIVIDIDO EM ZONAS (11) E (12), SENDO QUE AS ZONAS SÃO CONTORNADAS DE TAL MODO QUE UMA ESTRUTURA (MACRO PERFIL) DO TECLADO É SENSÍVEL AO TACTO PARA PERMITIR A LOCALIZAÇÃO DAS TECLAS/CARACTERES APENAS ATRAVÉS DO TOQUE NO TECLADO E O MOVIMENTO DO DEDO, RESPECTIVAMENTE. O MACRO PERFIL NÃO PLANO PROPORCIONA UMA RESPOSTA TÁCTIL NECESSÁRIA PARA OS TECLADOS DE DISPOSITIVOS DE MÃO E PERMITE UMA VERDADEIRA ESCRITA EYES-FREE COM DISPOSITIVOS DE MÃO.

(12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE

(51) Classificação Internacional:

G06F 3/023 (2006.01)

(22) Data de pedido: 2010.06.28

(30) Prioridade(s): 2009.06.30 FI U20090257 (43) Data de publicação do pedido: 2010.12.28 (45) Data e BPI da concessão: /

(73) Titular(es):

NOKIA SIEMENS NETWORKS OY

KARAPORTTI 3 02610 ESPOO FI (72) Inventor(es):

TUOMO MIKKO HUHTANEN FI

(74) Mandatário:

MANUEL ANTÓNIO DURÃES DA CONCEIÇÃO ROCHA AV LIBERDADE, Nº. 69 1250-148 LISBOA PT

(2)

RESUMO

“TECLADO PARA UM DISPOSITIVO ELECTRÓNICO DE MÃO”

Um teclado dividido em zonas (11) e (12), sendo que as zonas são contornadas de tal modo que uma estrutura (macro perfil) do teclado é sensível ao tacto para permitir a localização das teclas/caracteres apenas através do toque no teclado e o movimento do dedo, respectivamente. O macro perfil não plano proporciona uma resposta táctil necessária para os teclados de dispositivos de mão e permite uma verdadeira escrita “eyes-free” com dispositivos de mão.

(3)

DESCRIÇÃO

“TECLADO PARA UM DISPOSITIVO ELECTRÓNICO DE MÃO”

ÁREA DA INVENÇÃO

Esta invenção diz respeito, regra geral, aos teclados, e em especial, a um teclado de um dispositivo electrónico de mão.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

A concepção de teclados utilizados para computadores portáteis e dispositivos de comunicações móveis evoluiu, cada um, em separado, resultando na sua própria introdução de dados e dispositivos de comando que necessitam de diferentes competências funcionais do utilizador. A maior parte dos teclados para computadores portáteis (laptop) tem ainda como base uma apresentação das teclas em “QWERTY” padrão, na qual as teclas das letras estão rodeadas por teclas de números e de símbolos pela extremidade superior, e teclas de comando em redor das restantes extremidades. As teclas “F” e “J” num teclado QWERTY têm, regra geral, uma protuberância ou um “alto”

para uma resposta táctil de modo que um dactilógrafo que utilize o sistema de 10 dedos saiba, sem olhar, onde estão os restantes dedos e, consequentemente, tenha todos os outros dedos colocados correctamente. Os teclados QWERTY são cada vez mais comuns também nos dispositivos electrónicos de mão, tais como telemóveis, comunicadores,

(4)

assistentes pessoais digitais (PDAs), pois possuem uma variedade de características (serviço de mensagens, calendário, navegação) que exigem uma entrada de dados eficiente nos dispositivos de mão. Devido às dimensões reduzidas do dispositivo e do teclado, digitar nestas condições é muito difícil, em especial no caso de adultos com dedos de tamanhos normais. Estes teclados, concebidos para serem de mão, têm, regra geral, uma utilização limitada com apenas os polegares do utilizador. A principal limitação na miniaturização dos teclados é o facto de que os dedos do utilizador do teclado não podem ser miniaturizados, mas as teclas podem ser tão pequenas que um dedo de um adulto abrange a área de várias teclas, tornando a digitação um trabalho incómodo de experiência e erro.

Digitar sem olhar para o teclado (“eye-free”) é difícil e praticamente impossível.

A patente US2005/0052419 divulga um teclado

“central para os polegares” dividido numa ou mais secções esquerdas do teclado optimizadas para utilização com o polegar esquerdo, e uma ou mais secções direitas do teclado optimizadas para utilização com o polegar direito. Em especial, uma série da esquerda de uma ou mais filas de teclas de entrada, colocadas num ou mais arcos respectivos com um ou mais centros em arco, encontra-se localizada à esquerda da linha central. Do mesmo modo, uma série da direita de uma ou mais filas das teclas de entrada está colocada num ou mais arcos com um ou mais centros em arco correspondentes localizados à direita da linha central.

Esta apresentação torna a introdução de dados com o polegar mais ergonómica, confortável e fácil de utilizar.

(5)

Na patente US7439959, a apresentação das teclas inclui uma série de teclas que se encontram colocadas numa rede regular de filas e colunas. As colunas incluem colunas exteriores e, pelo menos, uma coluna ao meio. As teclas na primeira e última colunas são mais pequenas e encontram-se mais baixas do que as teclas, pelo menos, uma coluna.

RESUMO DA INVENÇÃO

É objecto de um aspecto desta invenção fornecer uma nova concepção de teclado para dispositivos de mão.

O objecto da invenção é obtido através de um teclado, tal como divulgado na reivindicação independente.

Os modelos desta invenção encontram-se divulgados nas reivindicações dependentes.

De acordo com um aspecto da invenção, um teclado para um dispositivo electrónico de mão, sendo que o teclado se trata de um teclado com o alfabeto completo, em especial um teclado QWERTY ou idêntico, compreende:

Zona direita e esquerda do teclado significativamente simétricas, configuradas para serem utilizadas por um dedo da mão direita e um dedo da mão esquerda, respectivamente;

Zona direita e esquerda do teclado, cada uma incluindo uma tecla central, uma primeira série de teclas numa configuração em anel que circunda a tecla central, sendo que o perfil da superfície superior da primeira série de teclas possui um recesso ou uma elevação em relação aos perfis gerais da superfície superior da tecla central, de modo a proporcionar ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do seu dedo na respectiva zona do

(6)

teclado. Num modelo da invenção, as zonas direita e esquerda do teclado incluem uma segunda série de teclas numa configuração em anel que circunda a primeira série de teclas.

Num modelo da invenção, existe uma terceira zona do teclado entre as zonas direita e esquerda do teclado. Num modelo da invenção, a terceira zona do teclado inclui uma tecla central e uma primeira série de teclas numa configuração em anel que circunda a tecla central, sendo que o perfil da superfície superior da primeira série de teclas possui um recesso ou uma elevação em relação ao perfil geral da superfície superior da tecla central, de modo a proporcionar ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do seu dedo na respectiva zona do teclado. Num modelo da invenção, a terceira zona do teclado inclui uma série de teclas numa configuração em anel que circunda a primeira série de teclas.

Num modelo da invenção, o perfil da superfície superior da primeira série de teclas está em recesso em relação aos perfis gerais da superfície superior da tecla central e da segunda série de teclas, de modo a proporcionar ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do seu dedo na respectiva zona do teclado.

Num modelo da invenção, os perfis da superfície superior da tecla central, da primeira série de teclas e da segunda série de teclas, estão configurados para formarem uma área de recesso arredondado que circunda a tecla central de tal modo que os lados arredondados da área de recesso são formados pela tecla central num lado e pela segunda série de teclas no outro lado, e a parte debaixo da

(7)

área de recesso é constituída pela superfície superior da primeira série de teclas.

Num modelo da invenção, a tecla central compreende um perfil da superfície superior significativamente convexo e cónico.

Num modelo da invenção, a tecla central compreende um perfil da superfície superior significativamente de uma pirâmide truncada.

Num modelo da invenção, a dimensão das teclas centrais é maior do que a da primeira e segunda teclas.

Num modelo da invenção, pelo menos a maioria das teclas na segunda série de teclas compreende um perfil da superfície significativamente convexo e cónico.

Num modelo da invenção, pelo menos as teclas na segunda série de teclas na periferia do teclado compreendem um perfil da superfície significativamente em semi-arco com um lado inferior que confina na tecla vizinha na primeira série de teclas e um lado superior de frente para fora.

Num modelo da invenção, a primeira série de teclas compreende um perfil da superfície superior significativamente plano.

Num modelo da invenção, existem teclas numéricas numa das áreas do lado direito e esquerdo do teclado.

Num modelo da invenção, o teclado compreende ainda uma tecla de navegação e/ou teclas de função.

Em virtude dos modelos da invenção, uma concepção de um teclado fornece uma resposta táctil para um utilizador. O teclado é dividido em zonas e estas zonas são contornadas de tal modo que uma estrutura (macro perfil) do teclado é sensível ao tacto para permitir a localização das teclas/caracteres apenas através do toque no teclado e o

(8)

movimento do dedo, respectivamente. O macro perfil não plano, de acordo com esta invenção, proporciona uma forte resposta táctil exigida para teclados de dispositivos de mão e permite uma verdadeira escrita “eyes-free” com os dispositivos de mão. Além do contorno macro perfil, o teclado pode ser uma configuração de teclado convencional bem conhecida, sendo que a resposta táctil é uma característica complementar, de tal modo que um novo utilizador pode facilmente familiarizar-se com o teclado. A resposta táctil especialmente boa e de fácil utilização é obtida nos modelos dos perfis de superfície superior da tecla central, sendo que a primeira série de teclas e a segunda série de teclas estão configuradas para formar uma área de recesso arredondado que circunda a tecla central de modo tal que os lados arredondados da área de recesso são constituídas pela tecla central num lado e pela segunda série de teclas no outro lado, e a parte debaixo da área de recesso é constituída pela superfície superior da primeira série de teclas, pois os anéis de teclas em recesso podem funcionar como superfícies guia deslizantes para os dedos do utilizador. Uma resposta táctil na direcção deslizante da ponta do dedo pode ser melhorada através de um perfil da tecla central, e também com o perfil da segunda série de teclas.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

De seguida, a invenção será descrita em grande detalhe através de modelos exemplo com referência aos desenhos em anexo, nos quais:

(9)

As Figuras 1A, 1B e 1C ilustram um teclado com o alfabeto completo de acordo com um modelo exemplo da invenção;

As Figuras 2A, 2B e 2C ilustram um teclado com o alfabeto completo de acordo com outro modelo exemplo da invenção;

A Figura 3 ilustra um exemplo de um dispositivo electrónico de mão incluindo um teclado de acordo com as Figuras 1A, 1B e 1C;

A Figura 3 ilustra outro exemplo de um dispositivo electrónico de mão incluindo um teclado de acordo com as Figuras 1A, 1B e 1C;

As Figuras 5, 6, 7 e 8 ilustram modelos exemplo de acordo com esta invenção.

MODELOS EXEMPLO DA INVENÇÃO

Esta invenção pode ser aplicada num teclado de qualquer tipo de dispositivo electrónico de mão dotado de um teclado com o alfabeto completo relativamente pequeno para a digitação de texto com eficiência. Esta invenção é aplicável, em especial, a dispositivos de mão de comunicações sem fios, tais como equipamento para utilização móvel, estações móveis, terminais de utilizador sem fios, telemóveis, comunicadores móveis ou assistentes pessoais digitais (PDAs).

O termo “teclado com o alfabeto completo” refere-se a um teclado com uma tecla para cada letra (carácter alfabético), tal como A-Z, para que um teclado de um dispositivo de mão tenha uma disposição a se parecer com um teclado padrão utilizado nos computadores portáteis, por

(10)

exemplo. Deverá ser considerado que, tal como aqui utilizado, o termo “teclado com o alfabeto completo” pode também referir-se a um teclado no qual algumas das teclas têm mais do que uma letra a elas associadas. Por exemplo, as letras “especiais” Escandinavas podem estar disponíveis como uma função “shift” + tecla num teclado principalmente destinado aos utilizadores da língua Inglesa. As letras específicas utilizadas podem também variar de uma língua para outra. As teclas podem estar organizadas em apresentações QWERTY, QWERTZ, AZERTY OU Dvorak, por exemplo. Poderá também existir uma tecla para cada número de 0-9, ou os caracteres numéricos podem partilhar teclas com as letras do alfabeto. Exemplos de dispositivos de mão com teclados QWERTY de pequenas dimensões incluem os telemóveis E61 e E71 da Nokia, Inc. Contudo, deverá ser considerado que a associação específica de letras e de outros caracteres com as teclas num teclado não é essencial para esta invenção.

Um teclado de acordo com um modelo exemplo da invenção é descrito com referência às Figuras 1A, 1B e 1C.

O teclado pode ser feito de material plástico ou idêntico.

Tal como ilustrado na Figura 1A, o teclado é um teclado QWERTY com o alfabeto completo dividido na vertical em zonas direita e esquerda do teclado significativamente simétricas (11) e (12). No exemplo apresentado, cada zona (11) e (12) do teclado é uma matriz de teclas de 5x5. Neste modelo exemplo, as zonas estão separadas por um reforço elevado ou uma parede do meio (19). A zona direita do teclado (1) inclui uma tecla central D e uma primeira série de oito teclas W, E, R, F, V, C, X e S (referidas em baixo como W-S) numa configuração em anel que circunda a tecla

(11)

central D. Uma segunda série de teclas 1, 2, 3, 4, 5, T, G, B, espaço, @, shift, ', Z, A, Q (referidas em baixo como 1- Q) está colocada numa configuração em anel que circunda a primeira série de teclado na periferia exterior da zona 1 do teclado. A zona direita (12) do teclado inclui uma tecla central K e uma primeira série de oito teclas U, I, O, L, Ä, Ö, M e J (referidas em baixo como U-J) numa configuração em anel que circunda a tecla central K. Uma segunda série de teclas 6, 7, 8, 9, 0, P, tecla de retrocesso, voltar atrás, chr, vírgula “,”, ponto final “.”, espaço, N, H e Y (referidas em baixo como 6-Y) está colocada numa configuração em anel que circunda a primeira série de teclado na periferia exterior da zona 12 do teclado.

No modelo exemplo ilustrado a forma das teclas é significativamente regular (por ex. quadrada) numa vista de cima. Ainda, de acordo com os conceitos desta invenção, as zonas 11 e 12 são contornadas de tal modo que uma estrutura (macro perfil) do teclado seja sensível ao tacto para permitir a localização das teclas/caracteres apenas através do toque no teclado e o movimento do dedo, respectivamente.

As teclas centrais D e K são, de preferência, de dimensões superiores às restantes teclas para facilitar a localização das teclas centrais com um dedo sem olhar para o teclado (“eyes-free”). Além do mais, tal como ilustrado nas Figuras 1B e 1C, o perfil da superfície superior da primeira série de teclas W-S e U-J está em recesso (ou pode, em alternativa, estar com elevação) em relação aos perfis gerais de superfície superior das teclas centrais D e K, e em relação aos perfis gerais de superfície superior da segunda série de teclas 1-Q e 6-Y, respectivamente, de modo a proporcionar uma resposta táctil ao local da respectiva

(12)

ponta do dedo do utilizador na respectiva zona 11 e 12 do teclado. Os perfis de superfície superior da tecla central D ou K, a primeira série de teclas W-S ou U-J, e a segunda série de teclas 1-Q ou 6-Y podem estar configuradas para formarem uma área de recesso arredondado 13 ou 14 que circunda a tecla central D ou K de tal modo que os lados arredondados 15-16 ou 17-18 da zona de recesso 13 ou 14 são constituídas pela tecla central D ou K num lado e pela série de teclas 1-Q ou 6-Y no outro lado, parte debaixo da área de recesso 13 ou 14 é constituída pela superfície superior da primeira série de teclas W-S ou U-J. As zonas de teclas de recesso 13 e 14 podem funcionar como superfícies guia deslizantes para os dedos do utilizador.

Nos modelos da invenção, uma resposta táctil na direcção deslizante da ponta dos dedos pode ser melhorada através de um perfil da tecla central D ou K, e também com o da segunda série de teclas 1-Q e 6-Y. Num modelo da invenção, a tecla central D ou K compreende um perfil da superfície superior significativamente convexa ou cónica, idêntica à da pirâmide truncada. Os quatro lados principais inclinados da tecla central D, por exemplo, orientam a ponta do dedo directamente para cima (teclas F e G), para baixo (teclas C e @), para a direita (teclas F e G), e para a esquerda (teclas S e A). Por outro lado, os quatro cantos diagonais da tecla central D orienta a ponta do dedo na diagonal para os cantos da zona 11 do teclado, isto é, as teclas W, Q, 1 e 2, as teclas R, 4, 5 e T, as teclas V, B e espaço, ou as teclas X, shift e '. As teclas do canto 1, 5, espaço e ' podem, de preferência, ser arredondadas no canto na direcção da tecla central D (tal como ilustrado pela área a sombreado na Figura 1A) de tal modo que a ponta do

(13)

dedo irá deslizar com facilidade por cima da tecla K, por exemplo, para pressionar a tecla 1. As outras teclas na segunda série de teclas 1-Q e 6-Y podem compreender um perfil da superfície significativamente convexo e cónico.

As teclas na segunda série de teclas 1-Q e 6-Y na periferia do teclado podem compreender um perfil da superfície superior em semi-arco (16) com um lado inferior que confina na tecla vizinha na primeira série das teclas W-S ou U-J e um lado mais elevado de frente para fora. A primeira série de teclas W-S ou U-J podem compreender um perfil da superfície superior significativamente plano.

A Figura 3 ilustra um exemplo de um dispositivo electrónico (31), incluindo um teclado (32) de acordo com as Figuras 1A, 1B e 1C. O dispositivo electrónico de mão é do tipo denominado “concha” compreendendo um par de tampas (33) e (34) articuladamente ligadas entre si através de uma articulação (35). O teclado (32) possui uma superfície interior da tampa (33), e um ecrã (36) gráfico ou de texto na superfície interior da tampa (34). As teclas estão numa posição fechada, as tampas (33) e (34) estão dobradas numa estrutura vertical com o ecrã (36) colocado contra o teclado (32). Na posição aberta, ilustrada na Figura 3, a tampa (34) é mantida na mão, ou mãos, do utilizador, e a tampa (34) com o ecrã (36) é virada para um ângulo de visualização desejado. Essa estrutura é utilizada nalguns comunicadores móveis da Nokia Inc., por exemplo. Tal como ilustrado na Figura 3, o utilizador muitas vezes escreve ou introduz informação através dos polegares para accionar as teclas, pois os outros dedos são utilizados para segurar o dispositivo. Se o dispositivo for segurado e accionado apenas com uma mão, pode ser utilizado apenas um polegar

(14)

para escrever. Se o dispositivo for segurado numa mão e a outra mão executar a escrita, um dedo indicador, ou um dedo indicador e um outro dedo, pode ser utilizado para escrever. Em todos os casos, o(s) dedo abrange várias teclas no teclado, tornando difícil ver a tecla que é pressionada. Um teclado ergonómico, de acordo com esta invenção, é sensível ao tacto para permitir a localização das teclas/caracteres apenas através do toque do teclado e movimentar o dedo, respectivamente, e um uma digitação verdadeiramente “eyes-free”.

Deverá ter-se em consideração que a Figura 3 é apenas um exemplo simplificado de utilização do teclado num dispositivo de mão. O dispositivo de mão pode incluir qualquer número de características e teclas adicionais aqui não reveladas ou ilustradas. Por exemplo, o dispositivo pode incluir ainda botões de telefone para iniciar ou terminar uma chamada telefónica, botões de função, um interruptor de alimentação, uma tecla de navegação, etc.

A Figura 4 ilustra outro exemplo no qual um teclado, de acordo com um modelo desta invenção, é utilizado num “smartphone”, tal como o Nokia E71. O dispositivo compreende um grande ecrã gráfico (45) e um teclado (42) no lado de cima de um simples tampa (41).

Entre o ecrã (45) e o teclado (42) existe um campo de teclas de comando (43). O campo de teclas de comando (43) pode incluir uma tecla de navegação (44), teclas de função (47,48,49 e 50), uma tecla de ligar (51) para iniciar chamadas telefónicas, e uma tecla de desligar (52) para terminar as chamadas telefónicas.

As Figuras 2A, 2B e 2C ilustram outro modelo exemplo desta invenção. Os mesmos símbolos de referência

(15)

representam as mesmas características ou estruturas que as constantes nas Figuras 1A, 1B e 1C. A principal diferença da apresentação das Figuras 1A, 1B e 1c é de que, na Figura 2A, as teclas na fila de cima do teclado são teclas de função ou de comando, em vez de lhes ser atribuídos os caracteres número 1-9 e 0. Os números 1-9 e 0 estão agora dispostos para partilhar as teclas com os caracteres U, I, O, J, K, L, M, Ö, Ä e ponto final “.”, respectivamente, na zona do lado direito (12). O reforço, ou parede do meio, (19) separador ilustrado nas Figuras 1A e 1B é também omitida no teclado das Figuras 2A, 2B e 2C. No lugar das teclas (5) e (6) na fila de cima está uma grande tecla de navegação (21). Deste modo, a mesma tecla de navegação (21) consome uma posição de tecla em ambas as zonas direita e esquerda (11) e (12) do teclado. O perfil da tecla de navegação pode ser significativamente idêntico ao das teclas centrais D e K. Do mesmo modo, as duas teclas de espaço na fila de baixo são combinadas numa única tecla de espaço que ocupa o lugar de uma tecla na fila de baixo em ambas as zonas direita e esquerda (11) e (12) do teclado.

As outras teclas de função ou de comando no teclado exemplo incluem “abrir”, “home”, “cal”, “dir”, “mail” e “fechar”, mas deverá ser considerado que quaisquer comandos ou funções podem estar associados às teclas da fila de cima.

Por exemplo, as teclas na fila de cima podem ser utilizadas para funções de comando da área (43) na Figura 4.

A Figura 5 ilustra um modelo exemplo adicional com um teclado QWERTY com o alfabeto completo, verticalmente dividido em zona direita e esquerda (51) e (52) significativamente simétricas, e ainda uma terceira zona central (53) do teclado. No exemplo ilustrado, cada uma das

(16)

zonas (51,52 e 53) do teclado é uma matriz de teclas de 3x4, excepto que uma coluna adicional de teclas (54) está prevista no lado esquerdo da zona (53). A zona direita (52) do teclado inclui uma tecla central S e uma série de oito teclas U, I, O, L, Ä, Ö, M e J numa configuração em anel quadrado que circunda a tecla central K. A coluna (54) contém as teclas P, tecla de retrocesso e de voltar atrás, e uma fila de baixo contém as teclas chr, vírgula “,”, ponto final “.”. A zona esquerda (51) do teclado inclui uma tecla central S e uma primeira série de oito teclas Q, W, E, D, C, X, Z e A numa configuração em anel quadrado que circunda a tecla central S. A fila de baixo contém as teclas “@” e “shift”. A zona central (53) do teclado inclui uma tecla central G e uma primeira série de oito teclas R, T, Y, H, N, B, V, F e numa configuração em anel quadrado que circunda a tecla central G. A fila de baixo contém uma grande tecla de “espaço”. Mais uma vez, de acordo com os conceitos desta invenção, as zonas (51,52 e 53) são contornadas de tal maneira que uma estrutura (macro perfil) do teclado é sensível ao tacto para permitir a localização das teclas/caracteres apenas através do toque no teclado e o movimento do dedo, respectivamente. Por exemplo, as teclas centrais S, G e K são, de preferência, de dimensões superiores às restantes teclas de modo a facilitar a localização das teclas centrais com um dedo sem olhar para o teclado (“eyes-free”). Além disso, o perfil de superfície superior das teclas centrais é elevado (ou pode, em alternativa, ser com recesso) em relação aos perfis gerais de superfície superior das teclas circundantes. As teclas Centrais e as teclas que circundam podem ter um perfil

(17)

idêntico, tal como nos modelos descritos no que diz respeito às Figuras 1-4.

A Figura 6 ilustra um outro modelo exemplo com um teclado QWERTY com o alfabeto completo, verticalmente dividido em zona direita e esquerda (61) e (62) significativamente simétricas, e ainda uma terceira zona central (63) do teclado. No exemplo ilustrado, a zona central (63) do teclado é uma matriz de teclas de 3x4. A zona central (63) do teclado inclui uma tecla central G e uma primeira série de oito teclas R, T, Y, H, N, B, V, F e numa configuração em anel quadrado que circunda a tecla central G. A fila de baixo contém as teclas “#”, 0, a “*”.

Além disso, o perfil da superfície de cima das teclas centrais é elevado (ou pode, em alternativa, ser com recesso) em relação aos perfis gerais da superfície superior das teclas circundantes. A tecla central G e as teclas circundantes podem ter um perfil idêntico, tal como nos modelos descritos em relação às Figura 1-4. Além disso, existe uma tecla de “espaço” por baixo da fila de baixo. Na zona direita e esquerda (61) e (62) do teclado, as teclas centrais S e K são redondas ou circulares, maiores, e com elevação (forma convexa) ou com recesso (forma côncava) em relação aos perfis gerais da superfície superior das teclas circundantes. Na zona direita (62), as oito teclas U, I, O, L, Ä, Ö, M e J encontram-se numa configuração em anel quadrada segmentada circundante à tecla central K. Existe uma outra coluna (64) no lado direito da zona (62) e contém as teclas P e de “retrocesso”. Além disso, existe uma grande tecla de “voltar atrás” abaixo da zona (62). Na zona esquerda (61), as oito teclas Q, W, E, D, C, X, Z e A encontram-se numa configuração em anel quadrada segmentada

(18)

circundante à tecla central S. neste exemplo, não são ilustradas funções de outras teclas no teclado.

A Figura 7 ilustra um outro modelo exemplo no qual está previsto um teclado QWERTY com o alfabeto completo dividido na vertical em zonas direita e esquerda (71) e (72) do teclado significativamente simétricas, e ainda uma terceira zona central (73) do teclado. No exemplo ilustrado, a zona central (73) do teclado é uma matriz de teclas de 3x3. A zona central (63) do teclado inclui uma tecla central G e uma primeira serie de oito teclas R, T, Y, H, N, B, V, F e, numa configuração em anel quadrada circundante à tecla central G. O perfil da superfície superior das teclas centrais está elevado (ou pode, em alternativa, estar em elevação) em relação aos perfis gerais da superfície superior das teclas circundantes. A tecla central G e as teclas circundantes podem possuir um perfil idêntico, tal como nos modelos descritos em relação às Figuras 1-5. Além disso, existe uma tecla de “espaço”

por baixo da zona (73). Na zona direita e esquerda (71) e (72) do teclado, as teclas centrais S e K são redondas ou circulares, maiores, e com elevação (forma convexa) ou com recesso (forma côncava) em relação aos perfis gerais da superfície superior das teclas circundantes. Na zona direita (72), as oito teclas U, I, O, L, Ä, Ö, M e J encontram-se numa configuração em anel circular circundante à tecla central K. Existe uma outra coluna (74) no lado direito da zona (72) e contém as teclas P, uma tecla de

“espaço”, de “retrocesso”. Na zona esquerda (71), as oito teclas Q, W, E, D, C, X, Z e A encontram-se numa configuração em anel circular circundante à tecla central

(19)

S. neste exemplo, não são ilustradas funções de outras teclas no teclado.

A Figura 8 ilustra um modelo exemplo adicional com uma zona direita e esquerda (81) e (82), significativamente simétricas, e ainda uma terceira zona central (83) do teclado. No exemplo ilustrado, a zona central (83) do teclado é uma matriz de teclas de 3x3. A configuração é significativamente idêntica à da Figura 7, excepto que a forma das teclas na zona central (83) é adaptada para corresponder por inteiro à das zonas esquerda e direita.

No modelo ilustrado nas Figuras 5-8, as teclas centrais redondas S e K podem possuir uma funcionalidade de

“joystick”.

Deverá ser considerado que, nos modelos exemplo, as teclas estão associadas a e referidas aos caracteres específicos para fins ilustrativos apenas sem modelos de restrição da invenção para tal apresentação. A correspondência específica de letras, e de outros caracteres, com as teclas num teclado não é essencial para esta invenção e pode livremente variar de acordo com os requisitos de cada dispositivo e/ou língua específicos.

Os modelos aqui descritos são modelos exemplo da invenção. Será facilmente evidente para os entendidos na matéria que podem ainda surgir alterações e modificações adicionais nos conceitos actuais aqui descritos, sem tal se afastar da ideia e âmbito da invenção tal como definido pelas seguintes reivindicações.

(20)

REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO

Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o EPO nega qualquer responsabilidade neste sentido.

Documentos de Patente citados na descrição

• US 20050052419 [0028]

• US 7439959 [0002]

Lisboa, 28.06.2010

(21)

REIVINDICAÇÕES

1. Um teclado para um dispositivo electrónico de mão, sendo que o teclado é um teclado com o alfabeto completo, em especial um teclado QWERTY, ou idêntico, compreendendo:

uma zona esquerda e uma zona direita do teclado significativamente simétricas, configuradas para serem accionadas por um dedo da mão direita e um dedo da mão esquerda, respectivamente;

cada uma das zonas direita e esquerda inclui uma tecla central e uma primeira série de teclas numa configuração em anel circundante à tecla central;

caracterizada por

(i) o perfil da superfície superior da primeira série de teclas estar em recesso ou em elevação, em relação ao perfil geral da superfície superior da tecla central, para fornecer ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do seu dedo na respectiva zona do teclado.

2. Um teclado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada uma das zonas direita e esquerda do

(22)

teclado incluir uma segunda série de teclas numa configuração em anel que circunda a primeira série de teclas.

3. Um teclado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uma terceira zona do teclado localizada entre as zonas direita e esquerda do teclado.

4. Um teclado de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a terceira zona do teclado incluir uma tecla central e uma primeira série de teclas numa configuração em anel que circunda a tecla central, sendo que o perfil da superfície superior da primeira série de teclas está em recesso ou elevação para com o perfil geral da superfície superior da tecla central, para proporcionar ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do dedo do utilizador na respectiva zona do teclado.

5. Um teclado de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por a terceira zona do teclado incluir uma segunda série de teclas que circundam a primeira série de teclas.

6. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado por o perfil da superfície superior da primeira série de teclas estar em recesso em relação aos perfis gerais da superfície superior da tecla central, e da segunda série de teclas, para proporcionar ao utilizador uma resposta táctil do local onde está a ponta do dedo do utilizador na respectiva zona do teclado.

(23)

7. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado por os perfis da superfície superior da tecla central, da primeira série de teclas e da segunda série de teclas estarem configuradas para formar uma área de recesso arredondada que circunda a tecla central de tal modo que os lados arredondados da área de recesso são constituídos pela tecla central num lado e pela segunda série de teclas no outro lado, e a parte de baixo da área de recesso ser formada pela superfície superior da primeira série de teclas.

8. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a tecla central compreender um perfil da superfície superior significativamente convexo ou cónico.

9. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a tecla central compreender um perfil da superfície superior significativamente de uma pirâmide truncada.

10. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por as dimensões da tecla central serem superiores às dimensões da primeira e segunda teclas.

11. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por, pelo menos, a maior parte das teclas na segunda série de teclas

(24)

compreender um perfil de superfície substancialmente convexo ou cónico.

12. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por, pelo menos, as teclas na segunda série de teclas na periferia do teclado compreenderem um perfil da superfície superior substancialmente em semi-arco com um lado inferior que confina na tecla vizinha na primeira série de teclas e um lado mais elevado virado para fora.

13. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por a primeira série de teclas compreender um perfil da superfície superior significativamente plano.

14. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por teclas numéricas numa das zonas direita e esquerda do teclado.

15. Um teclado de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por o teclado compreender ainda uma tecla de navegação e/ou teclas de função.

Lisboa, 03.09.2010

(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

Apesar da utilização do valor simbólico, conjuntamente com os valores utilitário e hedônico, ter sua base desenvolvida a partir dos estudos de Lima e Steiner Neto (2010), onde

 As pessoas vão se concentrar em uma tarefa apenas por um tempo curto  Quanto mais incerta uma pessoa é/está, mais ela defenderá suas ideias  As Pessoas constroem

Com a introdução do Modo de Regulação GSM-P, o produto DSS passa a disponibilizar nos Centros de Comando, comunicações de voz e dados, com recurso as tecnologias