• Nenhum resultado encontrado

OS DESAFIOS PARA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS DESAFIOS PARA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS DESAFIOS PARA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

VENTURA, Filipe Costa1 SANTOS, Isael Lima dos2

ARAUJO, Aline Giuri 3 ZOBOLI, Joelma Aparecida4

INTRODUÇÃO

Um fator determinante para impulsionar o sucesso de uma organização no mercado é investir na contratação de colaboradores que exerçam suas funções com afinco, estando em sintonia com os ideais da empresa. Encontrar funcionários com esse perfil é um desafio para muitos gestores, pois escolhas precipitadas na contratação de funcionários podem ocasionar alta rotatividade e prejuízos no faturamento. Além disso, o cenário da contratação de funcionários ainda necessita de uma evolução, para que possa adequar as pessoas com deficiência, como afirma PINTO e SCATOLIN (2020, p.4), “quando pensamos na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, percebemos que ainda há longos caminhos que devem ser percorridos para que ela aconteça de um modo que favoreça a pessoa e o dono da empresa que a contrata”.

Contratar pessoas com deficiência (PCD) nas organizações é um desafio constante para os gestores devido a fatores como a acessibilidade do ambiente de trabalho. Apesar de ser uma obrigação legal para algumas empresas, o processo de contratação de um PCD não deve ser realizado apenas por esse fator, mas também como uma forma de dar as oportunidades iguais, assim como diz Vitorino Filho et al (2012, p. 2), “o primeiro passo para a inclusão é deixar de lado o preconceito e ver que os deficientes também são capazes de exercer funções e serem bem-sucedidos no que fazem”. Baseado nessa perspectiva, o problema de pesquisa deste trabalho visa responder a seguinte pergunta: Quais são os desafios dos gestores da Unimed

1Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário São Camilo-ES – filipeventura@aluno.saocamilo-es.br

2Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário São Camilo-ES – isaelsantos@aluno.saocamilo-es.br

3Professora orientadora. Mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Centro Universitário São Camilo-ES – alinegiuri@saocamilo-es.br

4Professora orientadora. Mestre em Economia Familiar. Centro Universitário São Camilo-ES – joelmazobole@saocamilo-es.br

(2)

Sul Capixaba para selecionar, integralizar e adequar o ambiente organizacional para o PCD?

Como pressuposto teórico, podemos citar os desafios que o gestor de empresas tem para efetuar a contratação de funcionários com deficiência, como:

Barreiras arquitetônicas (falta de espaços físicos adequados para um deficiente físico), assim como o preconceito arraigado que os deficientes físicos sofrem constantemente. De acordo com GIMENES, et al, (2014), a empresa deve garantir oportunidades iguais a todos os funcionários, proporcionando atividades e palestras para produzir um ambiente saudável e incentivando o PCD a crescer dentro da empresa como qualquer outro funcionário.

O tema abordado possui como justificativa buscar um melhor entendimento de como ocorre o processo de contratação e adaptação de pessoas com deficiência nas organizações e assim abordar uma nova visão sobre o assunto em questão, ajudando a promover o respeito e igualdade. “A importância da inserção das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho vai além de uma simples oportunidade para exercer uma profissão, executar tarefas e ter uma renda, é a promoção do respeito e da inclusão social” BRITO E MARANHÃO (2020, p.2).

Diante do que foi dito, o objetivo desse estudo é averiguar os desafios dos gestores da Unimed Sul capixaba para selecionar, integralizar e adequar o ambiente organizacional para os PCD’s.

METODOLOGIA

Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, logo após, realizou-se um estudo de caso. A pesquisa em questão é de caráter exploratório, de abordagem qualitativa.

A pesquisa foi realizada na Unimed Sul Capixaba uma empresa de assistência médica constituída na forma de Cooperativa de Trabalho Médico, que foi fundada em dezembro de 1989. Atualmente, os médicos da Unimed atendem em consultórios, também em redes de serviços próprios, que conta com Hospital, Maternidade, Pronto Atendimento, Unimed Diagnóstico, Unimed Oncologia, Unimed Coração, Centro de Especialidades, Laboratório Unimed, Viver Bem, Unimed Personal, Programas de Prevenção à Saúde, SOS, Assistência Domiciliar e Saúde Ocupacional. A Unimed possui como missão, oferecer atenção à saúde, inspirando o

(3)

cuidado e assegurando a satisfação do cliente e do cooperado, UNIMED SUL CAPIXABA (2021).

A pesquisa foi feita com o gestor de recursos humanos, que se disponibilizou a responder perguntas acerca da contratação e gestão de pessoas com deficiência na empresa. As perguntas em questão foram feitas na forma de questionário pelo google forms. O tratamento dos dados baseou-se na análise das respostas para que haja um maior entendimento acerca do assunto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O presente assunto tem como premissa o artigo 93 da lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991, relativo aos benefícios da previdência social.

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados, está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

I-até200 empregados...2%;

II-de201 a 500...3%;

III-de 501 a1.000...4%;

IV-de1.001 em diante. ...5%.

(BRASIL, 1991).

Por ser uma empresa de grande porte, a Unimed Sul Capixaba possui mais de 100 colaboradores, dentre eles, uma quantidade superior a 20 funcionários com deficiência física, estando de acordo com a quantidade determina por lei. Além disso, a empresa disponibiliza vagas para PCD’s em diversos setores. O nível de escolaridade exigido para ocupar as vagas é, em sua maioria, o ensino médio completo.

Vale destacar a opinião do gestor em relação as cotas. Para ele não deveria haver uma cota destinada ao PCD, e sim oportunidades e condições de trabalho iguais para todas as pessoas. O que reforça a proposta da declaração universal de direitos humanos, diz que todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. (ONU, 2021)

As vagas de emprego são divulgadas no site oficial da Unimed Sul, e em redes de comunicação locais. Segundo o que a empresa informou, a demanda de funcionários PCD’s é inferior ao necessário para ocupar as vagas destinadas. A maioria dos candidatos que se apresentam possui o ensino médio completo, portanto cabe ao gestor de RH selecionar o funcionário com melhor qualificação

(4)

para ocupar a vaga destinada. Para isso, é feito uma entrevista para selecionar o candidato que mais se adequa com o perfil da empresa.

Sobre o nível de integração da empresa, foi informado que os funcionários PCD’s se sentem parte da organização, havendo esforço por parte dos outros funcionários para proporcionar um ambiente de trabalho agradável. Os desafios para integrar os deficientes na organização são constantes, por isso a empresa produz dinâmicas de grupos sempre que necessário, promovendo harmonia nas relações entre os colaboradores, o que ressalta a fala de SOUSA, Maria Izabel da Silva (2019), dito que é essencial uma boa relação interpessoal para que o ambiente seja agradável para todos os envolvidos na organização, promovendo a coletividade e o desenvolvimento técnico da equipe.

Em relação a estrutura da empresa adequada para os PCD’s, o respondente afirmou que possui atualmente uma estrutura moderna e pensada nas necessidades das pessoas com deficiência física, a fim de promover acessibilidade para todos os indivíduos. Além disso, sempre que há necessidade, a empresa utiliza de seus recursos para promover melhorias de acessibilidade para pessoas com deficiência na organização.

Além disso, podemos notar que a empresa pesquisada age de acordo com o que diz Vitorino Filho et al. (2012, p.14), as empresas precisam estar adequadas às condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência, fazendo os ajustes necessários nos equipamentos, postos de trabalho e organização do layout para minimizar ou excluir os possíveis riscos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Baseado nas informações coletadas, pôde-se constatar que o pressuposto teórico estava correto, uma vez que são necessários investimentos por parte dos gestores para melhorar a acessibilidade no ambiente de trabalho, assim como dinâmicas de grupos para promover boas relações entre os funcionários. Além disso, também podemos constatar que há uma oferta maior de vagas do que a demanda de funcionários.

Como dificuldades para realização do trabalho podemos citar as limitações na coleta de dados gerada pela pandemia do Covid-19, fazendo com que as informações tenham que ser coletadas de virtualmente, por meio de plataformas digitais.

(5)

Sugere-se para próximas pesquisas, que ampliem a área de pesquisa para outros municípios, e para empresas de outros setores, para que esse assunto possa ganhar ainda mais visibilidade e relevância.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

BRITO, Raimunda Alves de, MARANHÃO, Thércia Lucena Grangeiro. Os Principais Desafios das Pessoas com Deficiência em Adentrar o Mercado de Trabalho:

Revisão Sistemática da Literatura. 2020. 24 f. Disponível em:

<file:///C:/Users/PC/Desktop/faculdade/5%C2%B0%20semestre/Administra%C3%A7

%C3%A3o%20de%20recursos%20humanos/Semin%C3%A1rio/2623-10563-1- PB.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2021.

GIMENES, Antonia Maria, et al. A Dificuldade da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. 2014. 15 f. Disponível em:

<https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_33_1426199840.pdf>.

Acesso em: 28 jun. 2021.

PINTO, Silvana Regina, SCATOLIN, Henrique Guilherme. Os desafios da inserção de deficientes no mercado de trabalho. 2020. 16 f. Disponível em:

<https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/insercao-de-deficientes>.

Acesso em:12 jun. 2021.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em:

<https://trelloattachments.s3.amazonaws.com/56144c98a4fd31edb5227151/5a207fd 955d08cf17478f15a/375438e219c466a9e5a0c3a98d539a57/Na%C3%A7%C3%B5e s_Unidas_Livreto_70_Anos.pdf> Acesso em: 03 jun. 2021.

UNIMED SUL CAPIXABA. Quem somos. Disponível em:

<https://www.unimed.coop.br/site/web/sulcapixaba/quem-somos> Acesso em: 01 jun. 2021.

SOUSA, Maria Izabel da Silva. Relações interpessoais no trabalho: o caso dos técnico-administrativos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. 50 f. Disponível em:

<https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11572/2/Maria_Izabel_Silva_Sousa.pdf> Acesso em:

14 jun. 2021.

VITORINO FILHO, Valdir Antonio, et al. A inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Piracicaba, 2012. 18 f. Disponível em:

<http://www.transformare.adm.br/wpcontent/uploads/2012/07/04_VALDIR- ANTONIO-VITORINO-FILHO.pdf.> Acesso em: 27 mai. 2021.

Referências

Documentos relacionados

também, de Augusto Abelaira. Organizado por Paulo Alexandre Pereira. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008. Grandes Romances).. Ensaio de

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

Integrado neste contexto geral, o projecto pretende estudar o envolvimento dos estudantes nas escolas portuguesas, e analisar as suas relações com factores pessoais e

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das