• Nenhum resultado encontrado

Tratamento da pseudartrose do escafóide carpal pela técnica de Matti-Russe utilizando enxerto retirado do olecrânio *

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tratamento da pseudartrose do escafóide carpal pela técnica de Matti-Russe utilizando enxerto retirado do olecrânio *"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tratamento da pseudartrose do escafóide

carpal pela técnica de Matti-Russe

utilizando enxerto retirado do olecrânio

*

MAX R.F. RAMOS1, VALÉRIA TORRERO2, ALEXANDER M. TORRERO2, WERTHER J. GOMES2, NELSON ELIAS3, LUIZ A.V.M. SANTOS4

* Trabalho realizado no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospi-tal Municipal Barata Ribeiro (SOT-HMBR).

1. Prof. Assistente Uni Rio; Médico do Hospital Municipal Barata Ribeiro (HMBR).

2. Membro Titular da SBOT.

3. Prof. Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Médico do HMBR.

4. Chefe do Serviço de Ortopedia do HMBR (SOT-HMBR).

Endereço para correspondência: Max Rogério Freitas Ramos, Rua

Demós-tenes Madureira de Pinho, 1.015/101, Recreio – 22795-090 – Rio de Janei-ro, RJ. E-mail: maxramos@uol.com.br

Recebido em 26/1/00. Aprovado para publicação em 25/4/00. Copyright RBO2000

RESUMO

No período compreendido entre maio de 1996 e abril de 1999, 10 pacientes com pseudartrose do escafóide foram tratados pela técnica cirúrgica de Matti-Russe modificada, que consiste na utilização de um enxerto córtico-esponjoso, retirado do olecrânio ipsilateral e implantado na cavidade pré-formada entre os dois frag-mentos do escafóide. O tratamento visou a consolida-ção do escafóide e uma melhora significante da dor, res-tabelecendo a estabilidade do carpo. Todos os pacien-tes foram avaliados clínica e radiologicamente. A consolidação da pseudartrose foi observada em 90% dos casos e a maioria dos pacientes ficou satisfeita com o resultado.

Unitermos – Escafóide; pseudartrose; Matti-Russe

ABSTRACT

The Matti-Russe procedure with bone graft from the ole-cranon for nonunion of carpal scaphoid

From May 1996 to April 1999, 10 scaphoid pseudoar-throsis patients were surgically treated using the modified

Matti-Russe technique which involved insertion of a corti-cocancellous graft from the ipsilateral olecranon into the pre-prepared cavity between the two scaphoid fragments. The objective of the treatment was a healing of the scaphoid and significant pain relief, re-stabilizing the carpus. All cases were clinically and radiologically reviewed. Heal-ing of the pseudoarthrosis was observed in 90% of the cas-es. Most of the patients were satisfied with the clinical re-sults achieved.

Key words – Scaphoid; pseudoarthrosis; Matti-Russe

INTRODUÇÃO

As fraturas do escafóide, depois das fraturas do rádio distal, estão entre as mais comuns do punho. O escafóide é, também, o osso do carpo mais comumente fraturado. Entretanto, o diagnóstico com freqüência é tardio, fazendo com que o prognóstico para consolidação seja alterado.

Foram descritos cinco diferentes locais de fraturas: tu-berosidade, terço distal, cintura, terço proximal e fraturas osteocondrais distais(1,2). Todas, exceto as fraturas da tube-rosidade, são intra-articulares em maior ou menor grau(3-5). As fraturas da cintura foram observadas em 80% dos ca-sos, as do terço proximal em 15%, as da tuberosidade em 4% e as osteocondrais distais em 1%.

A irrigação sanguínea do escafóide é precária. Obletz e Halbstein(6) demonstraram que apenas 67% dos escafóides possuem forames arteriais em todo seu comprimento; 13% têm uma irrigação sanguínea predominantemente no terço distal, e 20% na área da cintura do osso, não possuindo mais que um único forame próximo ao terço proximal. Isso sugere que 33% das fraturas ocorridas no terço proximal poderiam evoluir para a necrose avascular.

A incidência real das pseudartroses do escafóide é des-conhecida, pois há muitas pessoas que fraturam esse osso,

(2)

não tratam, desenvolvem pseudartroses assintomáticas e não são incluídas nas “estatísticas”. Nas séries controladas ocor-rem 8% de falhas na consolidação, mesmo quando os pa-cientes foram submetidos a um tratamento adequado(7).

Se um diagnóstico não puder ser confirmado através de radiografias de rotina, cintilografia com tecnécio 99m, to-mografia computadorizada ou ressonância magnética po-dem ser realizadas para a confirmação do mesmo.

O tratamento da pseudartrose do escafóide tem sido ob-jeto de estudos nos últimos anos. Numa revisão de quatro diferentes opções de tratamento, a técnica de Russe(8) e a técnica de Matti(7) apresentaram índices de consolidação de 86% e 92%, respectivamente.

O objetivo do trabalho é avaliar a utilização da técnica de Matti-Russe modificada no tratamento da pseudartrose do escafóide e demonstrar sua eficácia.

MATERIAIS E MÉTODOS

No período compreendido entre maio de 1996 e abril de 1999, 10 pacientes com pseudartrose do escafóide foram operados segundo a técnica de Matti-Russe modificada. Oito eram do sexo masculino (80%) e dois do feminino (20%), sendo sete do lado direito (70%) e três do esquerdo (30%). A idade variou entre 19 e 47 anos (média de 33 anos), com seguimento pós-operatório médio de 20 meses, variando de quatro meses a 36 meses. Todos relataram dor, déficit funcional e apresentavam sinais radiográficos típi-cos da pseudartrose (esclerose das bordas fraturadas, cis-tos e margens regulares da fratura), sem sinais de artrose radiocárpica (fig. 1). O tempo transcorrido desde o trau-matismo até o tratamento operatório variou de oito a 18 meses (média de 13 meses).

Os critérios utilizados para indicação cirúrgica foram: pacientes sintomáticos, com incapacidade funcional, apre-sentando sinais radiográficos característicos da pseudartrose sem comprometimento da articulação radiocárpica. Dor foi a queixa mais freqüente e observada em todos os nossos pacientes (100%). Sabe-se que ela origina-se a partir da instabilidade presente na maioria dessas lesões.

TÉCNICA CIRÚRGICA

Com o paciente em decúbito dorsal sob anestesia tron-cular efetua-se o garroteamento do membro superior com manguito pneumático, após esvaziamento sanguíneo com faixa de Smarch. Faz-se uma incisão em “V” com 4cm de

extensão na face volar do punho (fig. 2) iniciando na prega de oponência da mão com ápice ulnar terminando a 2cm da prega do punho, evitando-se, assim, lesar a irrigação sanguínea do escafóide. A incisão é aplicada imediatamente radial ao tendão flexor radial do carpo e a seguir este é afastado no sentido ulnar e a incisão é continuada através da cápsula do punho até o osso escafóide, expondo a pseu-dartrose, que poderá ser melhor observada pela dorsifle-xão do punho. A seguir remove-se um retângulo ósseo bem centrado entre os dois fragmentos do escafóide com o au-xílio de osteótomo e cureta-se o interior destes com o obje-tivo de ampliar a cavidade, retirando-se quase toda a me-dular, incluindo o tecido esclerosado (fig. 3).

Do olecrânio ipsilateral é obtido um enxerto ósseo córti-co-esponjoso (fig. 4), sendo modelado para formar um seg-mento retangular, que é encaixado na cavidade pré-forma-da entre os dois fragmentos do escafóide (fig. 5). É feita uma radiografia peroperatória para que seja assegurado o preenchimento de toda a cavidade. Após a liberação do garroteamento e revisão da hemostasia, sutura-se a cápsu-la e a pele. É aplicado um aparelho gessado axilopalmar incluindo o polegar com o punho em posição neutra. As suturas são removidas após oito a dez dias, quando um novo aparelho gessado, idêntico ao anterior, é confeccionado e mantido por um período de seis semanas. Então este é subs-tituído por luva gessada incluindo o polegar, até completar 12 a 16 semanas de imobilização. O paciente é inspeciona-do a cada semana ou de 15 em 15 dias e o aparelho é subs-tituído sempre que necessário.

Fig. 1 – Radiografia do punho em AP evidenciando uma típica pseu-dartrose do escafóide

(3)

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA CIRÚRGICA

Fig. 2 – Descrição da incisão volar no punho Fig. 3 – Curetagem da lesão

Fig. 4 – Bloco de enxerto ósseo do olecrânio Fig. 5 – Aspecto final do procedimento

RESULTADOS

Dos 10 pacientes tratados segundo a técnica de Matti-Russe modificada para pseudartrose do escafóide, após um segmento médio de 20 meses (entre quatro e 36 meses), cinco apresentaram resultados excelentes, dois resultados bons, dois resultados satisfatórios e um resultado ruim, baseados nos critérios de dor, função laborativa, amplitude de movimento e força muscular do Sistema de Avaliação Clínica de Green e O’Brien modificado (tabela 1), que ori-ginalmente incluía os resultados radiográficos e clínicos após cirurgias realizadas no punho, em particular a luxa-ção perilunar do carpo. Cooney et al.(9) modificaram este sistema, excluindo os critérios radiográficos e criando uma pontuação clínica que pode ser usada para avaliar o resul-tado de diversas cirurgias no punho.

O aparelho gessado foi removido e a seguir iniciada a fisioterapia, em média com 112 dias de pós-operatório, sen-do que o menor tempo foi de 98 dias e o maior de 126 dias. Observamos consolidação radiográfica em nove pacientes (90%) (fig. 6), com integração gradativa do enxerto ósseo e desaparecimento das áreas de radiotransparência. Nenhum paciente em nossa série apresentou complicações da ferida operatória ou infecções; a maioria (80%) ficou satisfeita com o resultado final do tratamento.

DISCUSSÃO

As fraturas do escafóide são mais freqüentes em indiví-duos jovens (média de 30 anos), do sexo masculino, devi-do à maior atividade física nessa faixa etária, que os expõe a freqüentes traumatismos. O desenvolvimento da

(4)

pseu-TABELA 1

Sistema de avaliação clínica de Green e O’Brien modificado

Variáveis Pontos Achados

Dor 25 Nenhuma

(25 pontos) 20 Ocasional

15 Moderada

0 Intensa

Função laborativa 25 Retorno normal ao trabalho

(25 pontos) 20 Trabalho restrito

15 Apto para trabalhar, porém desempregado

0 Inapto para trabalhar por causa da dor

Amplitude de movimento Percentagem do normal

(25 pontos) 25 100

15 75-99

10 50-74

5 25-49

0 0-24

Força muscular Percentagem do normal

(25 pontos) 25 100 15 75-99 10 50-74 5 25-49 0 0-24 Resultado final Excelente 90-100 Bom 80-89 Regular 65-79 Ruim < 65

Fonte: Bradway, J.K., Amadio, P.C., Cooney, W.P.: Open reduction and internal fixation of displaced, comminuted intra-articular fractures of the distal end of the radius. J Bone Joint Surgery [Br] 71: 839-847, 1989.

dartrose está relacionado com a falha do diagnóstico pre-coce(8,10,11), com o início tardio do tratamento, que diminui seu potencial de consolidação(12-16), e com o tratamento por curto período de imobilização(8,17). A capacidade para a consolidação do escafóide também diminui quando existe um traço de fratura oblíquo-vertical(8,18,19) e quando há ins-tabilidade entre os ossos do carpo, causada por lesões liga-mentares associadas(20,21).

O mecanismo de fratura é observado na maioria das ve-zes em queda com a mão espalmada(12,15,22), podendo ocor-rer também em torções do punho durante a sustentação de um peso. Em nossa série verificamos que dentre os dez pacientes estudados, oito (80%) relataram queda com a mão espalmada e dois não se lembravam do acidente.

Matti(7), em 1936, desenvolveu uma técnica cirúrgica na qual produzia uma cavidade dentro do escafóide e retirava

Fig. 6 – Radiografia do punho em AP evidenciando a consolidação do foco de pseudartrose e a manutenção das relações articulares dos os-sos do carpo

(5)

pequenos fragmentos de osso esponjoso de crista ilíaca para preenchê-la sob compressão. Russe(23), em 1951, modifi-cou a técnica de Matti ao trocar a via de acesso de dorsal para ventral e o modo de fazer a enxertia. Colocou um blo-co de osso esponjoso no centro da cavidade e preencheu os espaços restantes com pequenos fragmentos de osso es-ponjoso. Com o passar do tempo ficou consagrado o nome “técnica de Matti-Russe”.

A modificação do método de Matti-Russe pela utiliza-ção de enxerto córtico-esponjoso retirado do olecrânio ipsi-lateral, ao contrário do enxerto retirado da crista ilíaca, na prática mostrou-se tecnicamente mais fácil de ser realiza-do, não havendo necessidade de anestesia complementar, utilizando o mesmo campo cirúrgico durante os procedi-mentos no punho e cotovelo, sendo um método com me-nor morbidade do que o observado quando o enxerto é re-tirado da crista ilíaca. Em nossa série o índice de compli-cações foi de 0%; nenhum paciente queixou-se de dor ou desconforto no cotovelo no pós-operatório imediato e tar-dio e não houve incapacidade funcional da articulação após a retirada do gesso. Comprovamos que foi possível retirar quantidade suficiente de enxerto do olecrânio, utilizando-se ainda da vantagem da isquemia do membro, havendo sangramento mínimo durante o procedimento, o que pos-sibilitou realizá-lo num menor tempo cirúrgico.

As desvantagens da retirada de enxerto esponjoso da cris-ta ilíaca realizada na técnica original de Matti-Russe se-riam a dor e o desconforto no quadril relatados pelos

pa-cientes no pós-operatório, a necessidade de um bloqueio anestésico complementar, um aumento no tempo cirúrgico para sua realização e um maior sangramento peroperatório. A presença de necrose no escafóide pode prejudicar a incorporação do enxerto ósseo, porém devemos salientar que Russe(8), em 1960, chamou a atenção para o fato de 30% das fraturas apresentarem aumento da radiodensida-de do pólo proximal do escafóiradiodensida-de que radiodensida-desaparecia com o tempo, não significando necessariamente uma necrose. Em nossa série observamos esse aumento da densidade em dois pacientes; no entanto, a incorporação do enxerto e a con-solidação da fratura transcorreram no tempo esperado.

A consolidação promovida pelo tratamento cirúrgico devolve a estabilidade ao carpo e melhora as queixas álgi-cas do paciente. Russe(8) relatou melhora da dor e da força em seus pacientes quando o escafóide consolidou. Doo-ley(24) e Mulder(25) observaram melhora da dor em 65% e 75,5% dos casos, respectivamente. Outros autores obtive-ram resultados semelhantes(26-29).

Na tabela 2 analisamos os resultados individuais de cada paciente dentro do sistema de avaliação de Green-O‘Brien, destacando também a idade, o sexo e o lado acometido. Verificamos que houve ausência e melhora significativa da dor em 90% dos pacientes; 10% ainda apresentaram dor moderada após o tratamento, 60% retornaram ao trabalho normal, 30% retornaram ao trabalho com alguma restrição e 10% continuaram inaptos para trabalhar devido à dor. A amplitude de movimento foi recuperada em 90% dos

pa-TABELA 2

Sistema de avaliação clínica de Green e O’Brien modificado: pontuação

Pacientes Idade Sexo Lado Dor Função Ampl. de Força Resultado

em anos laborativa movimento muscular

S.A.P. 19 M E 25 25 15 25 Exc. L.S.P. 39 F D 20 20 15 25 Bom P.J.M. 45 M D 25 25 15 25 Exc. P.A. 24 M D 25 25 15 25 Exc. R.P.A. 25 M D 25 25 15 25 Exc. P.H.R. 25 M E 20 20 15 15 Reg. E.C.A. 26 M E 15 15 10 10 Ruim P.R.B. 42 M D 25 25 15 25 Exc. J.J.O.L. 47 F D 20 25 15 15 Reg. A.L.S. 30 M D 20 20 15 25 Bom Fonte: SOT do HMBR

(6)

cientes e apenas 10% permaneceram com a amplitude ruim. A força muscular entre boa e excelente foi recuperada em 90% dos pacientes, comparando-se com o lado contralate-ral, e somente 10% apresentaram força regular.

A persistência da dor e da diminuição da força muscular e amplitude de movimentos observada em um caso (10%) ficou diretamente relacionada ao fato de o paciente não ter colaborado com o tratamento, não seguindo as orientações médicas, entre elas a conservação do aparelho gessado e a reabilitação fisioterápica após a retirada da imobilização.

CONCLUSÃO

A pseudartrose é a complicação mais comum das fratu-ras do escafóide e tem a sua importância pelo fato de com-prometer uma população relativamente jovem e economi-camente produtiva.

O método de Matti-Russe possui uma série de vanta-gens: é simples, utiliza via de acesso volar, que é mais es-tética e funcional, não lesa a vascularização do escafóide, não introduz material de síntese e fornece, por fim, ele-mento biológico para a cura da pseudartrose.

A modificação do método de Matti-Russe com a utiliza-ção do enxerto córtico-esponjoso, retirado do olecrânio ipsilateral, mostrou-se tão satisfatória quanto o enxerto re-tirado de crista ilíaca preconizado por Matti(7). Não obser-vamos nenhum caso de dor no cotovelo ou complicações da ferida no pós-operatório, tendo havido recuperação com-pleta da mobilidade articular em todos os pacientes após a retirada do gesso. Evitamos, com isso, as queixas even-tuais de dor e dificuldade para deambulação referida por alguns pacientes que são submetidos à retirada de enxerto ósseo da crista ilíaca.

A nossa série de dez casos de pseudartrose do escafóide operados segundo essa técnica confirmou a validade do método, que propiciou índice de cura clínica e radiológica em 90% dos pacientes. Recomendamos o método por ser simples, atraumático e por proporcionar resultados seguros.

REFERÊNCIAS

1. Cooney W.P., Dobyns J.H., Linscheid R.L.: Fractures of the scaphoid: a rational approach to management. Clin Orthop 149: 90-97, 1980. 2. Verdan C.: Fractures of the scaphoid. Surg Clin North Am 40:

461-464, 1960.

3. Cooney W.P., Ripperger R.R., Linscheid R.L.: Distal pole scaphoid fractures. Orthop Trans 4: 18, 1980.

4. Herbert T.J.: Scaphoid fractures and carpal instability. Proc R Soc Med 67: 1080, 1974.

5. Prosser A.J., Brenkel I.J., Irvine G.B.: Articular fractures of the distal scaphoid. J Hand Surg [Br] 13: 87-91, 1988.

6. Obletz B.E., Halbstein B.M.: Non-union of fractures of the carpal nav-icular. J Bone Joint Surg [Br] 20: 424, 1938.

7. Matti H.: Uber die behandlung der naviculare fracture und der refrac-tura patellae durch plombi e rung mit spongiosa. Zentrabl Chir 64: 2353-2359, 1937.

8. Russe O.: Fracture of the carpal navicular: diagnosis, non-operative treatment and operative treatment. J Bone Joint Surg [Am] 42: 759-768, 1960.

9. Cooney W.P., Dobyns J.H., Linscheid R.L.: Fractures of the scaphoid. A rational approach to management. Clin Orthop 149: 90-97, 1980. 10. Becker H.: Fractures of the carpal scaphoid. Surg Gynecol Obstet 3:

21-22, 1906.

11. Gabaglio R.: Fratture dello scafoide del carpo. Polielin 17: 365-361, 1910. 12. Dickson J.C., Sharmon J.G.: Fractures of the carpal scaphoid in the

Canadian Army. Surg Gynecol Obstet 79: 224-239, 1944.

13. Mazet Jr. R., Hohl M.: Radial styloidectomy and styloidectomy plus bone graft in the treatment of old unmited carpal scaphoid fractures. Ann Surg 152: 296-302, 1966.

14. Sashin D.: Treatment of fractures of carpal scaphoid. A report of sixty-four cases. Arch Surg 52: 445-465, 1946.

15. Snodgrass L.E.: End-results of carpal-scaphoid fractures. Ann Surg 97: 209-216, 1933.

16. Soto-Hali R., Haldeman K.O.: The conservative and operative treat-ment of fractures of the carpal scaphoid (navicular). J Bone Joint Surg [Br] 23: 841-850, 1941.

17. Trojan E.: Die bruchformen des Kahnbeing der hand. Wien Med Wochenschr 104: 1024-1025, 1954.

18. Ryu J., Cooney W.P., Askew L.J., An K.N., Chao E.M.S.: Functional rang-es of motion of the wrist joint. J Hand Surg [Am] 16: 409-419, 1991. 19. Trojan E.: Die stabilitãt der bruchformen des Kahnbeing der hand eine

anatomische studie. Aschr Unfalheilk 67: 291-295, 1964.

20. Fisk G.R.: Carpal instability and the fractured scaphoid. Ann R Coll Surg Eng 46: 63-76, 1970.

21. Hirsch M., Goldhamer K.: Beitrag zur frage der heilunggsmõglich keiten des kahnbeibruches. Arch Klin Chir 151: 793-804, 1928. 22. Grace R.V.: Fracture of the carpal scaphoid. Ann Surg 89: 752-761, 1929. 23. Russe O.: Behandlungsergbnisse der spongiosaauffullung bei

kahn-beinpseudarthrosen. Z Orthop 81: 466-473, 1951.

24. Dooley B.J.: Inlay bone grafting for non-union of the scaphoid bone by the anterior approach. J Bone Joint Surg [Br] 50: 102-109,1968. 25. Sobânia L.C., Barufatti Fº N.A., Futagami R.S.: Pseudartrose do

esca-fóide cárpico. Tratamento pelo enxerto ósseo autógeno por via ante-rior retirado do rádio. Rev Bras Ortop 17: 191-195, 1982.

26. Mulder J.D.: The results of 100 cases of pseudoarthrosis in the scaphoid bone treated by the Matti-Russe operation. J Bone Joint Surg [Br] 50: 110-115, 1968.

27. Hull W.J., House J.H., Gustillo R.B., Kleven L., Thompson W.: The surgical approach and source of bone graft for symptomatic nonunion of scaphoid. Clin Orthop 115: 241-247, 1976.

28. Schneider L.H., Aulino P.: Nonunion of carpal scaphoid: the Russe procedure. J Trauma 22: 315-319, 1982.

29. Leite N.M., Albertoni W.M., Reis F.B., Christian R.W.: Tratamento cirúrgico das pseudartroses e retardos de consolidação do escafóide pela técnica de Matti-Russe. Acta Ortop Bras 1: 69-75, 1993. 30. Stark A., Bronstrõm L.A., Svartengren G.: Scaphoid non-union treated

with the Matti-Russe technique. Clin Orthop 214: 175-180, 1987. 31. Hooning-san-Duyvenbode J.F., Keijser L.C.M., Havet E.J., Obermann

W.R., Rozing P.M.: Pseudoarthrosis of the scaphoid treated by the Matti-Russe operation. A long-term review of 77 cases. J Bone Joint Surg [Br] 73: 603-606, 1991.

Referências

Documentos relacionados

Ainda no primeiro capítulo serão apresentadas as estruturas de Private Equity e Venture Capital como fonte de recursos de pequenas e médias empresas, e a forte interligação dessas

Dessa forma, é possível inferir que, como nunca antes na história da política brasileira, a televisão foi o meio principal utilizado pelos partidos para fazer campanha

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

(19) - «L'I.S. doit, maintenant, réali- ser la philosophie», citado por Guy Debord em Les thèses de Ham- bourg en Septembre, 1961, Annexe 3, Internationale Situationniste, Édi-