• Nenhum resultado encontrado

listadelentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "listadelentes"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

259. (UFMG) Esta figura mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro a qual está separando o ar da água.

Os índices de refração são 1,00 para o ar, 1,50 para o vidro e 1,33 para a água.

A alternativa que melhor representa a trajetória do feixe de luz passando do ar para a água é:

260. (Vunesp) A figura mostra a trajetória de um raio de luz,

dirigindo-se do ar para o vidro, juntamente com a reprodução de um transferidor, que lhe permitirá medir os ângulos de incidência e de refração.

a) De que lado está o vidro, à direita ou à esquerda da superfície de separação indicada na figura? Justifique.

b) Determine, com o auxílio da tabela, o índice de refração do vidro em relação ao ar.

ângulo de refração(graus) seno do ângulode refração

30 0,500

40 0,643

(2)

60 0,866

261. (Fuvest-SP) Na formação das imagens na retina da vista humana normal, o cristalino funciona como uma lente:

a) convergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas. b) divergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas. c) convergente, formando imagens reais, invertidas e diminuídas. d) divergente, formando imagens virtuais, diretas e ampliadas. e) convergente, formando imagens virtuais, invertidas e diminuídas. Observação: Entenda direta por não está de cabeça para baixo e invertida por está de cabeça para baixo.

262. (Vunesp) Um aquário esférico de paredes finas está dentro de outro aquário que contém água. Dois raios de luz atravessam esse sistema conforme mostra a figura, que representa uma secção transversal do conjunto.

Pode-se concluir que, nessa montagem, o aquário esférico desempenha a função de:

a) espelho côncavo. b) espelho convexo. c) prisma.

d) lente divergente. e) lente convergente.

263. (Vunesp) Quando um feixe de luz, propagando-se no ar, incide sobre a superfície plana de separação entre o ar e um meio

transparente, como a água ou o vidro, ocorrem, simultaneamente, refração e reflexão. Nesse caso, dizemos que a luz sofre uma reflexão parcial. Descreva, sucintamente, uma situação, presenciada por você, que sirva como evidência disso, ou seja, que nos mostre que, nesses casos, a luz também sofre reflexão.

264. (Cesgranrio-RJ) Sobre uma lente semi-esférica de vidro incide um raio de luz cuja direção é paralela ao eixo óptico da lente.

Qual dos raios (I, II, III, IV ou V) indicados na figura melhor representa a trajetória, no interior da lente, do raio refratado que corresponde ao

(3)

raio incidente?

a) I b) II c) III d) IV e) V.

265. Complete a trajetória do raio de luz na figura deste exercício.

266. (Fuvest-SP) Um raio rasante, de luz monocromática, passa de um meio transparente para outro, por uma interface plana, e se refrata num ângulo de 30º com a normal, como mostra a figura. Se o ângulo de incidência for reduzido para 30º com a normal, o raio refratado fará com a normal um ângulo de, aproximadamente: a) 90º. b) 60º. c) 30º. d) 15º. e) 10º.

Observação: Luz monocromática significa uma luz que não pode se decompor em várias cores.

267. (USF-RJ) Um raio de luz passa do meio 1 para o meio 2 e, depois, para o meio 3. Os índices de refração dos meios considerados guardam a relação:

a) n2 > n1 > n3 d) n1 > n3 > n2.

b) n2 > n3 > n1. e) n3 > n1 > n2.

c) n1 > n2 > n3.

268. (UFMT) Um raio (R) de luz atravessa uma lâmina de vidro de faces paralelas (L). A relação entre os ângulos X e Y (para qualquer valor de X) é:

a) X = Y b) X = 90º + Y c) X = 90º - Y

(4)

d) X = 180º - Y e) X = 180º + Y

269. (UFMG) A lente de um projetor de cinema tem distância focal f. Durante a projeção, o filme deve estar a uma distância da lente: a) igual a f.

b) igual a 2f.

c) maior que f e menor que 2f. d) maior que 2f.

e) menor que f.

270. (UEMA) A imagem de um objeto real formada por uma lente delgada divergente:

a) é menor do que o objeto. b) é maior do que o objeto. c) é invertida.

d) está entre o ponto focal e o centro de curvatura da lente. e) é maior do que o objeto e invertida.

271. (FGV-SP) Uma lupa, ou microscópio simples, consiste apenas de um elemento óptico, que é:

a) um prisma.

b) uma lente divergente.

c) um espelho esférico convexo. d) um espelho esférico côncavo. e) uma lente convergente.

272. (Fuvest-SP) Tem-se um objeto luminoso situado num dos focos principais de uma lente convergente. O objeto afasta-se da lente, movimentando-se sobre seu eixo principal. Podemos afirmar que a imagem do objeto, à medida que ele se movimenta:

a) cresce continuamente. b) passa de virtual para real. c) afasta-se cada vez mais da lente.

d) aproxima-se do outro foco principal da lente. e) passa de real para virtual.

273. (UFF-RJ) Na figura, AB é um objeto real e A'B', sua imagem, produzida pelo sistema óptico S, que se constitui de:

a) uma lente delgada divergente. b) uma lente delgada convergente. c) um prisma.

d) um espelho esférico côncavo. e) um espelho esférico convexo.

274. (USF-RJ) O esquema representa a obtenção da imagem (I) de um objeto (O) conjugada por uma lente convergente delgada (L). O que ocorreria com a imagem se o objeto fosse deslocado para o ponto X?

(5)

a) A imagem aumentaria e continuaria invertida.

b) A imagem continuaria do mesmo tamanho e invertida. c) A imagem continuaria do mesmo tamanho e ficaria direta. d) A imagem diminuiria e continuaria invertida.

e) A imagem diminuiria e ficaria direta.

Observação: Entenda direta como não está de cabeça para baixo.

275. Um oftalmologista indicou na receita de um paciente -2,00 para a lente. Isso significa que a lente é:

a) convergente e deve ter -2,00 dioptrias. b) convergente e deve ter +2,00 graus.

c) divergente e deve ter -2,00 m de distância focal. d) divergente e deve ter -50 cm de distância focal. e) convergente e deve ter -50 cm de distância focal.

276. (CFET-MG) Uma lente delgada tem distância focal igual a 20 cm e fornece uma imagem real do tamanho do objeto. Com relação ao enunciado:

a) justifique a natureza da lente utilizada; b) calcule a distância entre o objeto e a lente; c) elabore o diagrama de formação da imagem.

277. (UFMG) Uma máquina fotográfica é construída de uma lente de 10 cm de distância focal e uma chapa fotográfica, como mostra a figura. Um objeto P está à distância de 20 m da lente. Para que se obtenha uma imagem nítida do objeto, a distância d deve ser, aproximadamente:

a) 10 cm. b) 20 cm. c) 5,0 cm. d) 15 cm. e) 25 cm.

278. Um objeto está a 80 cm de uma lente convergente. A imagem formada é projetada sobre um anteparo e tem o dobro do tamanho do objeto. Determine a vergência da lente.

279. (Fuvest-SP) Uma lente L é colocada sob uma lâmpada fluorescente AB, cujo comprimento é AB = 120 cm. A imagem é focalizada na superfície de uma mesa, a 36 cm da lente. A lente está a 180 cm da lâmpada, e seu eixo principal é perpendicular à face cilíndrica da lâmpada e à superfície plana da mesa. A figura ilustra a situação. Pede-se:

(6)

b) o comprimento da imagem da lâmpada e sua representação geométrica. Utilize os símbolos A' e B' para indicar as extremidades da imagem da lâmpada.

280. (UFJF) Com relação a lentes, têm-se as seguintes afirmativas: I - Uma lente biconvexa é sempre convergente.

II - Uma lente bicôncava é sempre divergente.

III - Uma lente bicôncava é naturalmente divergente mas, se colocada num meio cujo índice de refração é maior que o do material de que é feita a lente, ela se torna convergente.

IV - Uma lente biconvexa é naturalmente convergente mas, se

colocada num meio cujo índice de refração é maior que o do material de que é feita, torna-se divergente.

As afirmativas corretas são: a) apenas III.

b) apenas IV. c) apenas I. d) I, III, IV. e) III, IV.

281. (UFRS) Uma câmera fotográfica, usada para captar imagens de objetos distantes, possui uma lente teleobjetiva convergente, com distância focal de 200 mm. Um objeto real está a 300 m da objetiva; a imagem que se forma, então, sobre o filme fotográfico no fundo da câmera é:

a) real, não-invertida e menor do que o objeto. b) virtual, invertida e menor do que o objeto. c) real, invertida e maior do que o objeto.

d) virtual, não-invertida e maior do que o objeto. e) real, invertida e menor do que o objeto. 282. (UERJ) São dados os esquemas abaixo:

(7)

A classificação correta é:

a) a imagem é maior nos casos I e II. b) a imagem é virtual nos casos I e II. c) a imagem é direita nos casos I e III. d) a imagem é real nos casos II, III e IV. e) a imagem é menor nos casos I, II e IV.

283. (UFMG) Em uma descrição simplificada, a imagem de um objeto é formada no olho humano por uma lente, o cristalino, que produz essa imagem sobre a retina, conforme mostra, esquematicamente, a figura.

Uma pessoa olha um carro que dela se afasta. Para continuar vendo o carro em foco, os músculos do olho dessa pessoa modificam a forma do cristalino.

Essa modificação deve ser no sentido de: a) manter a distância focal do cristalino. b) tornar o cristalino uma lente divergente.

c) tornar o cristalino uma lente mais convergente. d) tornar o cristalino uma lente menos convergente.

284. (PUC-MG) Usando uma lente de vidro num dia bem ensolarado, um escoteiro conseguiu acender uma fogueira no seu acampamento. Isso só foi possível porque a lente usada é do mesmo tipo que

corrige:

a) miopia. b) estrabismo. c) astigmatismo. d) hipermetropia. e) daltonismo.

285.

286. (UFUb-MG) Considerando as propriedades relacionadas à formação de imagens em espelhos, lentes e instrumentos ópticos, assinale a alternativa correta.

a) A imagem refletida em um espelho plano é menor que o objeto. b) Um raio luminoso que incide em um espelho côncavo,

paralelamente ao seu eixo, reflete-se passando pelo centro de curvatura do espelho.

c) Um raio luminoso incidente em um espelho convexo, de maneira que sua direção passe pelo foco, reflete-se sobre si mesmo.

d) Um raio luminoso que incide em uma lente divergente, paralelamente ao seu eixo, refrata-se de modo que o seu prolongamento passa pelo centro óptico.

e) O microscópio utiliza lentes convergentes para que a imagem seja maior que o objeto.

287. (Fatec-SP) Uma lente é utilizada para projetar em uma parede a imagem de um slide, ampliada 4 vezes em relação ao tamanho original do slide. A distância entre a lente e a parede é de 2,0 m. O tipo de lente utilizado e sua distância focal são, respectivamente: a) divergente, 2 m.

b) convergente, 40 cm. c) divergente, 40 cm.

(8)

d) divergente, 25 cm. e) convergente, 25 cm.

288. (UERJ) No olho humano, a distância da córnea à retina é, em média, de 25,0 mm. Para que a focalização da vista passe do infinito para um ponto a 250 mm do olho de um observador, a distância focal do sistema córneo-cristalino deve apresentar o seguinte

comportamento: a) diminuir 23 mm. b) diminuir 2,3 mm. c) permanecer a mesma. d) aumentar 2,3 mm. e) aumentar 23 mm.

289. (UFUb-MG) Convergência (C) de uma lente é o inverso da distância focal (f), ou seja, C = 1/f. Para f em metros, a unidade da convergência é a dioptria, comumente chamada de grau.

a) Qual é a convergência, em dioptrias (em "graus"), de uma lente de distância focal 40 cm?

b) Que tipo de imagem será formada para um objeto real colocado a 20 cm de distância de uma lente convergente de 10 dioptrias? Faça o traçado dos raios principais para localizar a imagem.

c) Seja um objeto colocado a 50 cm de uma lente cuja convergência é -2,0 dioptrias. Qual é o tipo desta lente, e em que posição será vista a imagem?

290. (ITA-SP) Um objeto de altura h0 = 20 cm está situado a uma

distância d0 = 30 cm de uma lente. Esse objeto produz uma imagem virtual de altura hi = 4,0 cm. A distância da imagem à lente, a

distância focal e o tipo da lente são, respectivamente: a) 6,0 cm; 7,5 cm; convergente.

b) 1,7 cm; 30 cm; divergente. c) 6,0 cm; -7,5 cm; divergente. d) 6,0 cm; 5,0 cm; divergente. e) 1,7 cm; -5,0 cm; convergente.

291. (Fatec-SP) Numa caixa escura, um raio de luz penetra por um orifício A, saindo por outro orifício, B, conforme o esquema.

Pode-se concluir que no interior da caixa:

a) pode existir um prisma ou um espelho plano ou uma lente. b) pode existir uma lente ou um prisma.

c) existe uma lente. d) existe um prisma.

(9)

259. c

260. a) À esquerda, pois o raio está mais próximo da normal; b) 1,532.

261. c

262. d

263. Quando olhamos para a superfície dos óculos, vemos objetos através deles

(refração) e imagens refletidas na superfície de

separação dos meios.

264. c

265.

266. d

267. a

268. d

269. c

270. a

271. e

272. d

273. a

274. a

275. d

276.

(10)

a) O objeto foi colocado à distância 2f da lente convergente e, por isso, sua imagem é

real e do mesmo tamanho que ele;

b) 40 cm;

c)

277. a

277. a

278. 1,9 di

279. a) 30 cm; b) 24 cm

280. e

281. e

282. e

283. d

284. d

285. a

286. e

287. b

288. b

289.

a) 2,5 di;

(11)

b)

Imagem real, do mesmo tamanho do objeto e de

cabeça para baixo;

c) Divergente, a imagem estará a –25 cm da lente.

290. c

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

É composto por uma porção condutora, que compreende um sistema tubular de comunicação entre o parênquima pulmonar e o meio exterior, por onde se dá a

e) Participar como membro institucional de conselhos e organizações nacionais e internacionais que atuam no campo da infância e da educação infantil, por meio da filiação

- Avaliar a importância das variáveis a seguir na quantidade de mistura gerada: diferença de temperatura entre o aço remanescente no distribuidor e aquele contido na panela; peso

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades