• Nenhum resultado encontrado

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2016 - 07 a 10 de novembro

Curitiba - PR - Brasil

MATEUS PRATES DE

ANDRADE RODRIGUES

VANDSON BOMFIM SANTOS

Adenilton dos Santos Costa

Companhia de Eletricidade

do Estado da Bahia

Companhia de Eletricidade

do Estado da Bahia

mateus.p.rodrigues@gmail.com

vbonfim@neoenergia.com

adenilton.costa@neoenergia.com

GPS - Como a customização e utilização de ferramentas OpenSource de navegação veicular possibilitou uma otimização de até 14% na produtividade de campo.

Palavras-chave Aplicativo GPS Localização Produtividade Smartphone Resumo

Este trabalho apresenta como a utilização de dados geográficos disponíveis nas concessionárias de distribuição de energia elétrica e visualizados em um aplicativo Open Soucer de roterização veicular conseguiu aumentar a produtividade operacional nas atividades de campo. O projeto mediu um potencial de otimização variando de 7 a 14% para a atividade de suspensão do fornecimento de energia, representando um potencial de incremento de mais de 51 mil notas executadas por ano ou 18 milhões de reais em dívida acionada por ano. Esse potencial de ganho é vinculado ao desenvolvimento de mapas customizados compatíveis com um aplicativo de roteirização veicular gratuito, off-line e acessível nos smartphones das turmas de campo, o que permitiu melhores resultados através da localização mais efetiva do endereçamento do cliente.

1. Introdução

(2)

atualização de nomenclaturas do arruamento, muitas vezes justifica-se pelo fato das concessionárias de energia, em geral, prestarem os serviços em regiões que ainda não foram mapeadas. Desta forma, absorvendo em seu cadastro nomes vinculados a loteamentos ou adquiridos dos antigos nomes das fazendas loteadas, antes inclusive que os órgãos públicos responsáveis deliberem sobre a definição das respectivas nomenclaturas.

Esse erro cadastral impacta em todos os processos como: Manutenção de equipamentos, envio de cartas, processo de negativação via órgãos de proteção ao crédito e nos demais serviços executados em campo. No que tange aos serviços de campo, essa divergência de informação prejudica o cumprimento de prazos de ligações e recuperação do saldo devedor que são vinculadas a cobrança de campo. Segundo um levantamento inicial realizado em 2014 para região metropolitana de Salvador, avaliou-se que o número de notas de serviços de campo relativo à suspensão de fornecimento complementadas como não localizadas seria na ordem de 7% do total, o que projetaria um total de notas não executadas superior a 51 mil em um ano ou uma dívida não acionada superior a 18 milhões de reais.

Com foco na eficiência da dificuldade logística supracitada, buscou-se: estudar, aprimorar e desenvolver uma ferramenta que reduzissem esses impáctos e otimizassem os rendimentos das atividades de localização em campo. Desta forma, foram desenvolvidos mapas rotáveis aderentes à utilização em um aplicativo Open Source de navegação veicular. No desenvolvimento inicial foram utilizados dados das coordenadas do poste do cliente e posteriormente foram agregadas informações geográficas capturadas pelo projeto OnSiteBilling (leitura e faturamento em campo).

A utilização do aplicativo Open Source em smartphone com um mapa rotável e localização de coordenada dos clientes, possibilitou uma eficientização da localização dos clientes em campo, contribuindo positivamente para o aumento da produtividade das turmas e reduzindo em mais de 90% o número de notas de serviço de cobrança de campo não localizadas. Como também ajudou a melhorar o rendimento das turmas de manutenção de equipamentos, sobre um investimento muito baixo, diluído na melhor utilização dos smartphones já adquiridos e suportado por uma tecnologia gratuita e acessível.

2. Desenvolvimento

2.1 Cenário de localização das notas de serviço de campo:

(3)

Figura 1 - Localização do equipamento de medição para execução do serviço

Essa lógica de navegação das turmas de campo funciona bem para a localização na maioria das notas, onde as notas não localizadas pelas turmas são associadas a dificuldades como: não sequenciamento numérico dos códigos de postes ou dos transformadores, código de identificação dos postes ou dos transformadores apagados, não sequenciamento do números residênciais, divergência de dados de endereçamento do arruamento, entre outras.

O sucesso da lógica de localização supracitada tem dependência direta com o conhecimento logístico e regional dos profissionais que recebem a ordem de execução. Essa dependência impácta negativamente quando esses profissionais são direcionados à executar notas em locais nunca antes visitados, reduzindo assim a produtividade das turmas. Além disto, com o processo de tercerização dos serviços de campo, tivemos um aumento da rotatividade de profissionais contratados, reduzindo o conhecimento médio logístico e gerando uma demanda por constante formação e ambientação logística regional.

Segundo levantamento realizado no período de Agosto à Setembro de 2014, nas unidades operacionais de serviço de cobrança de campo da região metropolitana de Salvador, foi mapeado que 7% das notas despachadas na atividade de suspensão do fornecimento de energia, foram complementadas como não localizadas. Estendendo esse percentual de 7% a todas as notas despachadas por todas as unidades de serviço de cobrança da Bahia durante o ano de 2014, temos uma projeção de 50 mil notas não localizadas com um potencial de montante acionado de R$ 18 milhões. Esse número pode ser ainda maior se considerarmos outros serviços como: notas de baixa de clientes, notas de manutenção de equipamento, dentre outras.

2.2 Desenvolvimento de sistema de apoio de campo:

Com objetivo de desenvolver uma forma de contorno para mitigar os problemas logísticos supracitados, buscou-se inicialmente entender a lógica de localização utilizada pelas turmas de retaguarda, que efetuam o re-trabalho de localização das notas complementadas como não localizadas. Como oportunidade, foi verificado que a lógica vigente para localização das notas, era mediante a impressão de um mapa interno do sistema legado GSE, contendo o diagrama dos postes e trafos da região, rótulos de arruamento e dados de coordenada geográfica do poste do cliente.

(4)

momento foi desenvolvido uma planilha excel com macros em VBA, suportado por uma pasta de imagens e dados dos clientes em um banco de dados Access. As imagens foram desenvolvidas pela equipe, a partir do sistema legado GSE utilizando o software ArcMap 10.2. As imagens geradas centralizavam os postes e exibe em um zoom de arruamento os dados da malha viária e de distribução do poste associado ao cliente. Na referida macro desenvolvida, o operador preenche em uma planilha a lista contendo um número de identificação do cliente, onde a referida macro gerava uma página para cada cliente. Nessa página, continha: dados do cliente, a imagem do poste e uma tabela com os dados do vizinho antes e depois. A figura 2 exemplifica o mapa da nota de campo com a vinculação dos postes vizinhos que foi desenvolvido em macro do excel com o intuito de facilitar a localização da nota.

Figura 2 - Mapa da nota de campo desenvolvida em macro do excel. Fonte: mprates@coelba 2015.

(5)

A partir das limitações supracitadas, foram estudadas outras lógicas de otimização logística como: aplicativos de despacho de notas, onde verificou-se limitações associados a não disponibilidade de mapa rotável a direcionar a turma às respectiva notas em modo off-line.

A utilização de mapas rotáveis online como o App GoogleMaps foi testada, contudo o mesmo possuia limitação de cálculo de rota vinculado a disponibilidade de acesso à internet, o que gerou maior dificuldade frente a projeção de 80% de indisponibilidade de internet nas estradas, conforme mapeado em estudo da associação de consumidores Proteste. Por fim, foram feitos testes com aplicativos de navegação veicular, como o navegador TomTom. Neste caso, além do custo de aquisição do aplicativo, haveria a necessidade de disponibilizar um banco com os dados das coordenadas para efetuarmos a localização do endereço. A última opção analisada demonstrou ser mais aderente a necessidade de mapa rotável e a possibilidade de roterização em modo off-line. Desta forma, com intuito de agregar valor ao processo, foram analisadas opções de aplicativos gratuitos de rota veicular e identificado a oportunidade de utilizar essas ferramentas em modo OpenSource. Dentre as opções testadas, o aplicativo da empresa navikey demonstrou maior aderência as necessidade, sendo justificado pela sua acessível biblioteca e a disponibilidade de mapas rotáveis open source por diversas comunidades nacionais e internacionais.

(6)

Figura 3 - Pesquisa na base do aplicativo a unidade consumidora à ser localizada

(7)

Figura 5 - Projeção da unidade consumidora plotada no mapa

2.3 Resultados da otimização no uso da ferramenta:

A partir da utilização do aplicativo suportado pelo mapa customizado, um projeto piloto foi implantado para medir a potencialidade de ganho da solução. A prova de conceito foi implantada no Centro de Trabalho de Alagoinhas, interior da Bahia, no periodo de julho a agosto de 2015, com 7 turmas em julho e 10 turmas em agosto, apenas para as notas de suspensão de fornecimento de energia. No periodo anterior a implantação do projeto, foi medida uma média de 90 notas não localizadas, o que representa 16% das notas por turma. Após a implantação do piloto e considerando a curva de aprendizado da utilização do aplicativo, foi medida uma média de 17 notas não localizadas por turma, o que representa 2% do total de notas no mês e um ganho de produtividade na ordem de 14%.

Analisando a perda residual ainda existente dos 2% turma por turma no mês, foi verificado a oportunidade de melhoria no que tange a coordenada utilizada. Para esse estudo do projeto, foi utilizada a coordenada geografica relacionada ao poste que a unidade consumidora esta vinculada, onde foi verificado o poste vinculado ao cadastro do cliente e relacionado a referida coordenada do poste. Neste caso, foram identificados erros de cadastro do poste vinculado ao cliente, o que motivou a não localização utilizando os dados customizados.

2.4 Oportunidades de melhoria futura:

Dentre as possibilidades de melhoria mapeadas no projeto piloto, foi identificada a oportunidade de utilizar as coordenadas capturadas pelo projeto de leitura OnSiteBilling, utilizando assim a localização geográfica da leitura do relógio do cliente. Desta forma, otimizando ainda mais a logística de localização dos clientes. Além disso, os testes foram efetuados em modelos de smartphones muito limitados, podendo agregar ainda mais a usuabilidade a partir de telas maiores e processadores mais rápidos, otimizando a experiência de navegação das turmas.

3. Conclusões

(8)

rudimentar, dependente dos conhecimentos espaciais e regionais das turmas. A não localização de notas impacta diretamente na produtividade, podendo representar de 7 a 16% do total de notas não localizadas no mês. Esse percentual projetou um total de 50mil notas não localizadas ao ano, impacto 18 milhões no montante não acionado. A ferramenta open source utilizada e o mapa customizado desenvolvido demonstrou um potencial de redução desse percentual de perdas para uma ordem inferior a 2%, o que representa um ganho variando 5 a 14% no incremento operacional das notas executadas para atividade de cobrança via suspensão do fornecimento de energia. Logo, impactando em um montante acionado na ordem de 16 milhões ao ano para a COELBA, apenas na atividade de cobrança de campo. A ferramenta também demonstrou agregar nas atividades de manutenção de equipamento e demais atividades de campo, colaborando para uma otimização global dos serviços prestados pela concessionária.

4. Referências bibliográficas

Sinal de internet 3G ainda é raro nas estradas do País, PROTESTE Associação de Consumidores. Disponível em: https://www.proteste.org.br/institucional/imprensa/press-release/2013/teste-de-3g-decepciona-e-proteste-lanca-campanha. Acesso em 1 de maio de 2016.

NAVIKEY. Disponível em: http://ru.navikey.org/. Acesso em: 26 de Abril de 2016.

Referências

Documentos relacionados

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas