• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE

FORMAÇÃO CONTINUADA:

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA

PROFESSORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO

CONTEXTO DA BNCC, DO RCG-EM E DOS IMPACTOS DA

PANDEMIA NA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

(2)
(3)

ÍNDICE

Apresentação ... 6

Programa de formação continuada: Saberes e práticas docentes ... 9

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES DA

EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA BNCC, DO RCG-EM E DOS IMPACTOS DA PANDEMIA

NA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL ...10

ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA EM SETE DIMENSÕES ...13

1. BNCC e RCG no contexto da educação ...14

2. Gestão ...18

3. Pedagógica ...21

4. Abordagens Transversais ...28

5. Área do Conhecimento ...33

5.1 Linguagens ...35

5.2 Matemática ...43

5.3 Ciências da Natureza ...46

5.4 Ciências Humanas ...50

5.5 Ensino Religioso ...53

6. Etapas da Educação Básica ...55

7. Formação Técnica e Profissional ...58

8. Empreendedorismo e Inovação na Educação Básica ...60

(4)
(5)

APRESENTAÇÃO

Foto: Freepik

(6)

O Comung, constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, é integrado por 14 Instituições Comunitárias de Educação Superior – Ices, sendo elas a Universidade Franciscana – UFN, a Universidade Feevale, a Pontifícia Universidade Católica – PUC, a Universidade de Caxias do Sul – UCS, a Universidade de Passo Fundo – UPF, a Universidade de Cruz Alta – Unicruz, a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, a Universidade LaSalle – Unilasalle, a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, a Universidade

Apresentação do Consórcio das Universidades

Comunitárias Gaúchas – Comung

O Comung

BRASIL

RIO GRANDE DO SUL

do Vale do Taquari – Univates, a Universidade Católica de Pelotas – Ucpel, o Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Atualmente, o Comung é o maior sistema comunitário de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, formando uma rede de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que abrange quase todos os municípios do Estado.

(7)

As Instituições Comunitárias de Ensino Superior foram reconhecidas, pela Lei nº 12.881/2013, como públicas não estatais, e vêm cooperando com o poder público, por meio da oferta de serviços, de forma a bem aproveitar recursos físicos e humanos das universidades, para evitar a multiplicação de estruturas e assegurar o bom uso dos recursos públicos. As Ices se distinguem pela forte vocação comunitária e desempenham um papel proativo na realidade social, política, econômica, cultural e histórica nas regiões onde atuam, gerando transformações que contribuem para o desenvolvimento de suas regiões com mais equidade e justiça social.

As Ices possuem uma longa trajetória na formação inicial, continuada e de pós-graduação de docentes e pesquisadores no RS. A vida e a história dos professores do Estado, em alguma medida, confundem-se com essas instituições formadoras de educadores e profissionais de múltiplas áreas, uma vez que, em sua maioria, as universidades comunitárias possuem mais de cinco décadas de existência e abrangem regiões nas quais a oferta de ensino superior público estatal e mesmo privado empresarial encontra-se ausente.

Como exemplo do papel proativo das comunitárias e do compromisso com a formação de seus alunos, registra-se que, no período da pandemia, 100% das universidades do Comung fizeram adaptações rápidas nos sistemas e viabilizaram imediata capacitação de docentes para iniciar a modalidade de aulas remotas, sem nenhuma paralisação e interrupção do aprendizado dos estudantes.

O Comung possui também, em atividade desde 2014, a Rede de Formação de Professores. Esse programa, especialmente nos últimos dois anos, vem se consolidando como um espaço de socialização de experiências e de fomento à colaboração,

à inovação e às iniciativas de formação de professores das universidades comunitárias gaúchas.

Ao longo da sua existência, o Comung oportunizou uma série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e capacitação de funcionários e professores, fórum de tecnologia da informação, integração entre diversos segmentos, como assessorias jurídicas, recursos humanos, assessorias de comunicação e sistema bibliotecário, e, mais recentemente, uma rede de formação pedagógica para docentes das instituições do Comung, com a oferta de uma pós- -graduação lato sensu. Destacam-se os dezoito programas de pós- -graduação na área de educação e ensino, conforme constava na Plataforma Sucupira da Capes, em consulta realizada em agosto de 2021.

Além disso, o Consórcio busca, por meio de convênios e políticas públicas, incentivos à formação acadêmica da população, à promoção de atividades artísticas e culturais, à formação de professores, bem como ao desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo. Exemplo disso são os dois Cursos de Formação Continuada, desenvolvidos em 2018, em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes/RS), a Secretaria da Educação do Estado – Seduc e as Secretarias Municipais de Educação.

Da mesma forma, os 34 professores pesquisadores vinculados às Ices do Comung que foram selecionados no Edital Fapergs Sebrae/ RS 03/2021 – Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu são uma evidência da capacidade das instituições comunitárias para implementar projetos de pesquisa aplicada ao campo do desenvolvimento de metodologias e relacionados aos fundamentos da Educação, no

(8)

que diz respeito ao ensino remoto e/ou híbrido para a educação básica.

O Comung realiza ainda, periodicamente, a capacitação dos gestores das Ices, visando ao desenvolvimento de habilidades de liderança, empreendedorismo, inovação e gestão, com a qualificação dos participantes para os desafios da “universidade do futuro”. Nesse sentido, em 2018, finalizou a 3ª edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior.

As Ices do Comung, por meio de suas infraestruturas, projetos e pesquisadores, constituem um amplo espaço destinado à produção científica e tecnológica baseada na Pesquisa e no Desenvolvimento (P&D), atuando como promotoras da cultura da inovação no estado do RS. Para promover o compartilhamento de experiências nessa área, o Consórcio vem realizando o Fórum de Inovações, que, neste ano, está na sua IX edição e ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro.

De acordo com dados de 2018, as instituições do Comung oferecem juntas 1.527 cursos de graduação e pós-graduação e possuem quase 181 mil alunos, atendidos por 8.802 professores e por mais de 10.862 funcionários. Somadas, as Ices possuem 75 doutorados e 132 mestrados, tendo em seu corpo docente 3.419 doutores e 4.213 mestres, ou seja, mais de 90% dos docentes apresentam titulação stricto sensu, o que evidencia o compromisso com a oferta de atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, de pesquisa e de extensão socialmente relevantes.

A estrutura física das Instituições Comunitárias de Ensino Superior permite uma importante e fundamental interação entre a produção do conhecimento e o desenvolvimento de diferentes segmentos da sociedade. Além disso, as Ices do Consórcio desenvolvem muitos projetos direcionados ao desenvolvimento comunitário e

aos grupos sociais mais carentes de suas cidades e regiões. Em 2018, foram registrados mais de 3.353.540 atendimentos prestados à comunidade nas áreas de saúde, arte, cultura, educação, esporte e assistência jurídica. As universidades comunitárias executam, anualmente, mais de 1.200 projetos de extensão e mais de 4.000 projetos de pesquisa. Para tanto, contam com 3.656 laboratórios, 13 incubadoras tecnológicas, 10 centros de inovação, 9 parques científicos e tecnológicos e 761 empresas incubadas. Todas essas iniciativas possibilitam uma aproximação entre o ambiente acadêmico e o comunitário, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

Por fim, reforçamos nossa disposição para o diálogo e a construção conjunta em prol da educação, por meio de nossos contatos: telefone (51) 3516 9011, celular (51) 99878 8252 e e-mail comung@comung.org.br.

Diretoria – Gestão 2021 – 2022 PRESIDENTE:

Reitor Evaldo Antonio Kuiava – UCS 1ª VICE-PRESIDENTE:

Reitora Lia Maria Herzer Quintana – Urcamp 2º VICE-PRESIDENTE:

Reitor Cleber Cristiano Prodanov – Feevale SECRETÁRIA:

Reitora Bernardete Dalmolin – UPF TESOUREIRA:

Reitora Cátia Maria Nehring – Unijuí

(9)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

CONTINUADA:

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

(10)

Conforme consta no Ofício Comung nº 014/2021, de 14 de junho de 2021, enviado ao Governador, com cópia para a Secretária de Educação Raquel Teixeira, reafirmamos o interesse do Consórcio em dar continuidade à parceria para a formação de professores, iniciada em 2017, que foi realizada pelas Instituições Comunitárias Educação Superior (Ices) do Comung, por meio do Termo de Colaboração 3162/2017, com resultados positivos. A proposta de continuidade na formação de professores foi apresentada ao Governador em maio de 2019 (11 de fevereiro, 29 de agosto) e 2020 (ofício Comung nº 017/2020, de 15 de junho de 2020).

JUSTIFICATIVA

A educação de qualidade requer a valorização da docência e o protagonismo estudantil. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para a Educação Básica, novas diretrizes curriculares estão sendo pensadas, discutidas e planejadas em todas as redes, sistemas e escolas. Desse modo, o apoio às escolas e aos professores se faz necessário, especialmente, no que diz respeito à formação docente no âmbito das práticas pedagógicas e dos seus

Programa de formação continuada:

Saberes e práticas docentes

fundamentos ante os desafios decorrentes da implementação da BNCC e do RCG. Também, integram esses desafios as orientações constantes na Resolução CNE/CP Nº 02, de 20 de dezembro de 2019, denominada BNC-Formação, e na Resolução CNE/CP Nº 01, de 27 de outubro de 2020, denominada de BNC-Formação Continuada.

O Comung, responsável pela formação da maioria dos professores do Rio Grande do Sul há mais de 50 anos, propõe-se a colaborar com o Estado na qualificação dos educadores – egressos de nossas universidades – no processo de implementação da BNCC, do RCG e da BNC-Formação Continuada, uma vez que toda política pública, particularmente a curricular, é dependente da prévia preparação, do engajamento e do protagonismo docente. Cientes dessa condição, as universidades integrantes do Comung disponibilizam seu potencial acadêmico, pedagógico e intelectual, bem como sua infraestrutura e legitimidade institucional, para elaborar um programa consistente e contínuo de qualificação profissional, por meio de oportunidades de estudo, escuta, diálogo e valorização dos professores.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES

DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA BNCC, DO RCG-EM E DOS IMPACTOS DA

PANDEMIA NA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

(11)

As instituições que compõem o Comung possuem uma histórica atuação em todos os níveis da Educação Básica e Superior. Nessa perspectiva, o 5º Itinerário do “Novo Ensino Médio” de “formação técnica e profissional” é mais uma parceria que podemos construir com o Estado do Rio Grande do Sul em prol da formação de jovens e sua inclusão no mundo do trabalho.

OBJETIVO

Ofertar um Programa de Formação Continuada para os professores e gestores das redes públicas de ensino do Rio Grande do Sul, a fim de contribuir com processos formativos inovadores articulados aos desafios atinentes à implementação da BNCC, do RCG e da BNC-Formação Continuada, considerando, especialmente, os novos cenários relacionados ao período pós-pandemia e às novas demandas requeridas das práticas pedagógicas, ou seja, o ensino híbrido, as metodologias ativas, o empreendedorismo e a inovação.

PERÍODO

A partir de setembro de 2021.

PÚBLICO DESTINATÁRIO

Professores e gestores das redes públicas (estaduais e municipais), em articulação com as demais redes em cada território (rede federal, escolas comunitárias e particulares).

RESPONSÁVEL

O Comung RS, por meio de 14 Instituições Comunitárias de Educação Superior, sendo elas: a Universidade Franciscana – UFN, a Universidade Feevale, a Pontifícia Universidade Católica – PUC, a Universidade de Caxias do Sul – UCS, a Universidade de Passo Fundo – UPF, a Universidade de Cruz Alta – Unicruz, a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, a Universidade LaSalle – Unilasalle, a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, a Universidade Católica de Pelotas – Ucpel, o Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

(12)

CAPILARIDADE

O Comung, integrante do Fórum Estadual de Formação de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Forprofe/RS), desde o seu começo, é o maior sistema comunitário de Educação Superior em atuação no estado, formando uma rede em nível de excelência, com ações que integram as áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, com abrangência em todo o território gaúcho.

POSSIBILIDADES DE CURSOS

Para além dos cursos descritos nesta proposta, o Comung pode ainda ofertar e/ou estabelecer parcerias na formação dos professores a partir de cursos técnicos e cursos de qualificação, aperfeiçoamento, Extensão, Graduação (Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados), Especialização lato sensu, MBA, Mestrados e Doutorados, presenciais, a distância e híbridos, seja nas instalações das próprias instituições (laboratórios e auditórios) ou nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), municípios e territórios escolares.

MODALIDADE

A proposta dos cursos é de natureza presencial (física ou síncrona), a distância ou híbrida (presencial e a distância). Destaca-se que o Comung, por meio das universidades, pode oferecer ao Estado estrutura (plataforma on-line) e apoio tecnológico para a realização dos cursos. A organização dos cursos privilegia ferramentas e atividades interativas via ambiente virtual de aprendizagem, de modo a integrar professores de diferentes regiões, criando espaços de trabalho coletivo, reflexão contínua e produção integrada.

COOPERAÇÃO

Termo de Cooperação SEDUC-RS com o Comung RS.

(13)

Abordagens Transversais

4

BNCC e RCG no contexto da educação

1

Gestão

2

Etapas da

Educação Básica

6

Pedagógica

3

Áreas do

Conhecimento

5

Formação Técnica e Profissional

7

ORGANIZAÇÃO DA

PROPOSTA EM SETE

DIMENSÕES

Programa

sete

dimensões

(14)

BNCC e RCG no contexto da educação PROGRAMA SETE DIMENSÕES

1

Trinta anos de Direito à Educação no Brasil

Competências gerais à luz da BNCC

BNCC, Referencial Curricular Gaúcho

e o cotidiano escolar nos anos finais do Ensino Fundamental

BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e o cotidiano escolar nos anos finais do Ensino Médio

BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e Referencial de Território reformulando documentos e práticas

BNCC e RCG no contexto da educação

1

Marcos legais, RCG e itinerários do novo ensino

médio

Oficinas: juventudes, culturas juvenis e projeto de vida

Oficinas: estudantes como sujeitos de direitos e cidadania

Gestão escolar: papéis e desafios dos gestores na implementação da legislação educacional

(15)

BNCC e RCG no contexto da educação PROGRAMA SETE DIMENSÕES

1

TRINTA ANOS DE DIREITO

À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Ementa: reflexão sobre os direitos à educação nos últimos 30 anos e as implicações na formação docente e nas políticas públicas, considerando as seguintes unidades: o direito à educação na Constituição brasileira: da luta ao reconhecimento; o direito à educação escolar e não escolar e o território educativo; o direito à educação e a relação com o saber; o cotidiano escolar e a docência em movimento; o cotidiano escolar e as culturas de intervenção pedagógica; o direito à educação infantil e os campos de experiência; a inovação pedagógica no âmbito do direito à educação; o direito ao Ensino Médio, as culturas juvenis e a experiência escolar; o direito ao diálogo e a uma escola justa. Carga horária: 60 horas

Modalidade: híbrido Proponente: UCS

COMPETÊNCIAS GERAIS À LUZ DA BNCC

Ementa: abordagem do conceito de Competência da BNCC. Estudo e compreensão dos princípios e pressupostos epistemológicos envolvidos no processo educativo baseado em competências. Carga horária: 40 horas

Modalidade: híbrido Proponente: Comung

BNCC, REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO E

O COTIDIANO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO

ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental, bem como do Referencial Curricular Gaúcho, considerando os marcos legais da educação e os propósitos de uma escola no século XXI.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

(16)

BNCC e RCG no contexto da educação PROGRAMA SETE DIMENSÕES

1

BNCC, REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO E

O COTIDIANO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Ementa: estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Ensino Médio, bem como do Referencial Curricular Gaúcho, considerando os marcos legais da educação e os propósitos de uma escola no século XXI.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

BNCC, REFERENCIAL CURRICULAR

GAÚCHO E REFERENCIAL DE TERRITÓRIO –

REFORMULANDO DOCUMENTOS E PRÁTICAS

Ementa: estudo da BNCC e das dez competências a serem desenvolvidas no currículo. Estudo do Referencial Curricular Gaúcho e das implicações no planejamento do professor. Estudo do Referencial de Território e dos desafios da articulação das redes. Reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico, regimento escolar e planos de estudos.

Carga horária: 80 horas Modalidade: híbrido Proponente: URI-SLG

MARCOS LEGAIS, RCG E ITINERÁRIOS DO

NOVO ENSINO MÉDIO

Ementa: estudo dos marcos legais, do Referencial Gaúcho Curricular e os Itinerários para o novo Ensino Médio enquanto referências normativas para a construção da proposta pedagógica das escolas.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Comung

OFICINAS: JUVENTUDES, CULTURAS JUVENIS

E PROJETO DE VIDA

Ementa: oficinas participativas com professores(as) sobre as juventudes, as múltiplas culturas juvenis e as concepções de projetos de vida no contexto da BNCC e do novo Ensino Médio. Carga horária: 20 horas

Modalidade: presencial e/ou híbrido Proponente: Comung

(17)

BNCC e RCG no contexto da educação PROGRAMA SETE DIMENSÕES

1

OFICINAS: ESTUDANTES COMO SUJEITOS DE

DIREITOS E CIDADANIA

Ementa: oficinas participativas com estudantes do Ensino Médio sobre seus direitos e a participação nos processos educacionais e sociais, desenvolvendo a consciência coletiva da participação. Carga horária: 20 horas

Modalidade: presencial Proponente: Comung

GESTÃO ESCOLAR: PAPÉIS E DESAFIOS

DOS GESTORES NA IMPLEMENTAÇÃO DA

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Ementa: formação continuada de gestores escolares voltada aos princípios e às orientações da legislação educacional brasileira e ao papel dos gestores na sua implementação.

Público-alvo: gestores escolares Carga horária: 40 horas

Modalidade: presencial e/ou síncrono, com 15% de atividades na modalidade EaD

Proponente: UCS

(18)

Gestão pedagógica da aprendizagem na Educação Básica

Organicidade e legislação da Educação Básica

O Projeto Político Pedagógico à luz da BNCC e do RCG: reflexões para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Gestão

2

Empreendedorismo e inovação em

instituições de ensino: delineando os elementos construtivos do sucesso

Gestão escolar: a autonomia da escola passa por uma gestão compartilhada

Gestão

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

2

(19)

GESTÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM NA

EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: estudo da gestão como articuladora da autoria de projetos pedagógicos voltados à Educação Básica, à organização curricular, ao planejamento e aos projetos educacionais em consonância com as orientações do Referencial Curricular Gaúcho e da BNCC. Capacitação de gestores escolares, com foco principal em liderança e qualidade nos processos de gestão escolar. Interlocução com relações intra e interpessoais entre os diferentes segmentos da comunidade escolar.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido

Proponente: Reedição Projeto Seduc 2018

ORGANICIDADE E LEGISLAÇÃO DA

EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: estudo da estrutura e do funcionamento da educação pública, da Constituição brasileira, do Referencial Curricular Gaúcho e dos aspectos organizacionais da Educação Básica. Análise dos aspectos administrativos e pedagógicos e das implicações nos indicadores de avaliação institucionais e do financiamento da Educação Básica, bem como das implicações

no cotidiano escolar. Compreensão das redes de proteção à infância e à adolescência como expressão legal do direito ao acesso e à qualidade da educação brasileira. Estudo da legislação vigente no que concerne à inclusão dos diferentes sujeitos ao espaço escolar.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO À LUZ

DA BNCC E DO RCG: REFLEXÕES PARA A

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL

E ENSINO MÉDIO

Ementa: análise de Projeto Político Pedagógico à luz da BNCC e do RCG para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

Gestão

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

2

(20)

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM

INSTITUIÇÕES DE ENSINO: DELINEANDO OS

ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DO SUCESSO

Ementa: compreensão sistêmica e dinâmica dos processos que sustentam a inovação, bem como o desenvolvimento de soluções estratégicas inovadoras em sua área de atuação específica. Carga horária: 20 horas

Modalidade: presencial (realizado em um fim de semana) Proponente: Unijuí

GESTÃO ESCOLAR: A AUTONOMIA DA ESCOLA

PASSA POR UMA GESTÃO COMPARTILHADA

Ementa: produção de trabalhos de pesquisa e intervenção no cotidiano escolar. Reflexão, socialização de experiências, construção e ressignificação de conhecimentos por meio da pesquisa, instigando a escuta sensível e a formação de competências específicas na área da gestão educacional.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unijuí

Gestão

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

2

(21)

Pedagógica

3

Aprendizagem, planejamento, metodologia e avaliação na educação básica Projetos de aprendizagem como inovação pedagógica

Metodologias criativas na sala de aula

Metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem

Resolução de problemas e aprendizagem Aprendizagem colaborativa: construção coletiva do conhecimento

Avaliação escolar: sua relação com práticas inclusivas a partir da perspectiva do ensino colaborativo em educação especial

Educação especial, diversidade e processos inclusivos Educação de jovens e adultos

Metodologias e práticas socioeducativas para atuação docente

Direitos humanos e educação: noções relevantes para o cotidiano docente

Meio ambiente ou ambiente inteiro?

A escola como espaço integral de educação ambiental

Educação como prática de vida sustentável

Educação para viver no novo paradigma da complexidade A rua e o pátio como laboratório de aprendizagem

A escola contemporânea e os sujeitos do seu tempo

Interfaces entre neurociência e aprendizagem

Desafios no desenvolvimento da aprendizagem

Educar pela pesquisa

Práticas colaborativas em ambientes virtuais de aprendizagem

Educação do e no campo

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(22)

APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO,

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

BÁSICA

Ementa: aprofundamento teórico-metodológico de saberes pedagógicos inerentes à Educação Básica.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido

Proponente: Reedição Projeto Seduc 2018

PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Ementa: desenvolvimento de projeto interdisciplinar de aprendizagem a partir de situação-problema identificada pelo grupo, envolvendo ação, interação e autoria por meio do uso adequado de recursos linguístico-discursivos e de diferentes tecnologias digitais. Exploração de experiências nacionais e internacionais.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

METODOLOGIAS CRIATIVAS NA SALA DE

AULA

Ementa: estudo das potencialidades da metodologia Design Thinking e das metodologias criativas no contexto da sala de aula. Reflexão acerca das metodologias de ensino e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Capacitação dos participantes para o Design Thinking.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E

APRENDIZAGEM

Ementa: estudo de metodologias ativas e estratégias de ensinagem baseadas no protagonismo do estudante e na mediação do professor.

Carga horária: 30 horas Modalidade: híbrido Proponente: Comung

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(23)

APRENDIZAGEM COLABORATIVA:

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO

Ementa: estudo de metodologias ativas, em especial a resolução de problemas, e aprendizagem baseada em projetos, dando ênfase para os recursos digitais e as tecnologias disponíveis. Carga horária: 60 horas

Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ementa: estudo sobre a educação de jovens e adultos (EJA) a partir de significações da BNCC. Reflexões acerca do currículo para a EJA. Elaboração de propostas pedagógicas para a EJA, compreendendo a educação integral e ao longo da vida como constituintes desse tempo.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E

APRENDIZAGEM

Ementa: estudo acerca da metodologia de resolução de problemas na Educação Básica e da autonomia no processo de aprendizagem.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Unisc

AVALIAÇÃO ESCOLAR: SUA RELAÇÃO

COM PRÁTICAS INCLUSIVAS A PARTIR DA

PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO EM

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ementa: estudo das avaliações emancipatório-diagnósticas, formativas, contínuas e cumulativas. Aprofundamento acerca de práticas colaborativas na aprendizagem e suas interfaces com a avaliação escolar de alunos público-alvo da educação especial. Carga horária: 20 horas

Modalidade: EaD Proponente: Unisc

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(24)

METODOLOGIAS E PRÁTICAS

SOCIOEDUCATIVAS PARA ATUAÇÃO DOCENTE

Ementa: abordagem de desafios da prática docente frente a contextos de vulnerabilidade social. Estudo de metodologias e práticas socioeducativas para solução consensual de conflitos e das demandas sociais em contextos escolares. Compreensão da dimensão socioeducativa para qualificação do trabalho docente. Carga horária: 40 horas

Modalidade: EaD Proponente: Unisc

EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE E

PROCESSOS INCLUSIVOS

Ementa: estudo do processo educativo e de escolarização da pessoa com deficiência/altas habilidades, nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Abordagem da inclusão dos diferentes sujeitos articulados aos espaços e tempos escolares à luz da legislação brasileira. Análise de propostas metodológicas para atendimento de diferentes deficiências/altas habilidades.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: NOÇÕES

RELEVANTES PARA O COTIDIANO DOCENTE

Ementa: análise da evolução histórica dos direitos humanos e do papel da dignidade humana e do respeito à diversidade, da universalidade dos direitos humanos e da proteção de grupos minoritários, tais como, pessoas com deficiência, indígenas e imigrantes. Estudo dos direitos das crianças e dos adolescentes enquanto direitos humanos e de temas como bullying, assédio moral e violência nos âmbitos escolar e doméstico. Estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente nos diversos âmbitos, ressaltando o funcionamento das medidas socioeducativas e o papel do Conselho Tutelar. Análise de técnicas para mediação de conflitos escolares e justiça restaurativa na escola.

Carga horária: 40 horas Modalidade: presencial Proponente: Comung

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(25)

MEIO AMBIENTE OU AMBIENTE INTEIRO?

Ementa: estudo de pressupostos teóricos da educação ambiental, com ênfase na complexidade dos problemas ambientais e em soluções concretas para subsidiar a prática docente. Percepção multidisciplinar na resolução das questões ambientais a partir do aprofundamento teórico, prático e metodológico, tendo em vista o desenvolvimento de processos que contribuam para a relação da sociedade com a natureza, sob a lógica da sustentabilidade. Carga horária: 60 horas (40 presenciais e 20 EaD)

Modalidade: híbrido Proponente: Comung

A ESCOLA COMO ESPAÇO INTEGRAL DE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ementa: propor para gestores e professores uma formação na perspectiva da transformação da escola em espaço integral de educação ambiental inter e transdisciplinar mediante revisão do marco regulatório, concepções pedagógicas, epistemologias e vivências com o meio natural.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Comung

EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE VIDA

SUSTENTÁVEL

Ementa: propor para professores e gestores uma formação para o consumo responsável a partir da compreensão profunda das consequências em rede de nossas aquisições domésticas e profissionais. Entender a complexidade que interliga nossas opções e suas consequências poderosas sobre o planeta, para poder evitar, inclusive, a “maquiagem verde” de produtos.

Carga horária: 60 horas (40 presenciais e 20 EaD) Modalidade: híbrido

Proponente: Comung

EDUCAÇÃO PARA VIVER NO NOVO

PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Ementa: estudo da saúde planetária por meio de um método que desenvolve a visão complexa da realidade, permitindo, com isso, reconectar os conhecimentos e unificar a realidade para o desenvolvimento de um ensino que facilite a reintegração do conhecimento e, a partir disso, das ações humanas.

Carga horária: 60 horas (40 presenciais e 20 EaD) Modalidade: híbrido

Proponente: Comung

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(26)

A RUA E O PÁTIO COMO LABORATÓRIO DE

APRENDIZAGEM

Ementa: reflexão e exemplificação das infinitas possibilidades que o espaço externo oferece ao aprendizado da observação, da reflexão e da proposição ambiental conectada ao mundo.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Comung

A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E OS SUJEITOS

DO SEU TEMPO

Ementa: análise do processo de constituição docente e do sentido da própria prática; estudo da perspectiva do ato de aprender e do sujeito que aprende, abrangendo uma análise histórica do percurso do aluno no espaço escolar e os seus desdobramentos no século XXI; estudo da mediação de conflitos no espaço escolar: possibilidades de intervenção, na busca da construção de um movimento transformador, responsivo, cooperativo e participativo. Carga horária: 60 horas

Modalidade: híbrido Proponente: Feevale

INTERFACES ENTRE NEUROCIÊNCIA E

APRENDIZAGEM

Ementa: abordagem de temas relacionados à aprendizagem e às relações pessoais e interpessoais, no contexto da neurociência. Carga horária: 40 horas

Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA

APRENDIZAGEM

Ementa: estudo dos problemas de aprendizagem, considerando as possíveis aproximações interdisciplinares entre psicologia e psicopedagogia.

Carga horária: 50 horas Modalidade: EaD Proponente: Feevale

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(27)

EDUCAR PELA PESQUISA

Ementa: estudo da proposta do Educar pela Pesquisa; promoção de conceitos científicos no âmbito educacional em direção à Alfabetização Científica (AC), privilegiando a formação cidadã. Abordagem de exemplos de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) para o desenvolvimento do Ensino por Investigação (EI), privilegiando a atuação discente de forma autônoma e flexível, promovendo aprendizagens para além dos conceitos científicos e permitindo a leitura crítica de mundo.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Feevale

PRÁTICAS COLABORATIVAS EM AMBIENTES

VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ementa: estudo das transformações inerentes à inclusão da cultura digital no universo da Educação Básica e os desafios de educar no século XXI. Habilitação do educador a reconhecer ferramentas e adaptá-las para o uso tanto em sala de aula quanto a distância, com vistas ao desenvolvimento de projetos de caráter interdisciplinar, mediados pelo uso de dispositivos tecnológicos que possibilitem o trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unijuí

EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO

Ementa: estudo dos antecedentes históricos do movimento da educação do campo e das concepções e práticas da educação do campo. Análise da educação do campo na atualidade. Diagnóstico da educação do campo e popular. Estudo do movimento popular como escola de educação. Reflexão sobre a educação popular como modelo teórico e como prática social. Análise do panorama atual da ruralidade brasileira. Reflexões em torno da categoria território. Estudo do papel da educação: territórios e autonomia. Carga horária: 40 horas

Modalidade: híbrido Proponente: URI-SLG

Pedagógica

PROGRAMA SETE DIMENSÕES

3

(28)

Abordagens Transversais

4

Identidade e juventude: uma reflexão filosófica sobre processos de pertencimento e reconhecimento da juventude em uma sociedade da hiperprodução e consumo Educação sexual

Educação integral

A educação do e no campo: reflexões e ações a partir da BNCC

Educação patrimonial

Economia comportamental e educação financeira

Trabalho docente, educação e saúde na escola

Educação em saúde na escola

Pensamento computacional e a BNCC

Empreendedorismo e inovação para alunos de ensino médio

Desenvolvimento regional

Culturas juvenis e educação profissional em prisões

Abordagens Transversais PROGRAMA SETE DIMENSÕES

4

(29)

EDUCAÇÃO SEXUAL

Ementa: compreensão da sexualidade humana a partir das dimensões biológicas, socioculturais, éticas e afetivas. Qualificação dos processos educativos acerca da educação sexual.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Ementa: compreensão acerca da educação integral como proposta pedagógica. Reflexão sobre a construção do currículo. Elaboração de propostas pedagógicas para a Educação Básica. Carga horária: 20 horas

Modalidade: híbrido Proponente: UCS

A EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: REFLEXÕES E

AÇÕES A PARTIR DA BNCC

Ementa: reflexão sobre a constituição da educação do e no campo. Compreensão do currículo para a educação do e no campo, a partir da estrutura organizacional da BNCC. Elaboração de propostas pedagógicas para a educação do e no campo. Carga horária: 20 horas

Modalidade: híbrido Proponente: UCS

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Ementa: estudo acerca da educação patrimonial como processo de alfabetização sócio-histórico cultural, a partir da organização da BNCC. Elaboração de propostas pedagógicas em diálogo com espaços escolares e não escolares.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

Abordagens Transversais PROGRAMA SETE DIMENSÕES

4

(30)

ECONOMIA COMPORTAMENTAL E EDUCAÇÃO

FINANCEIRA

Ementa: abordagem da relação com o dinheiro: o orçamento pessoal e familiar; uso do crédito e administração de dívidas; consumo planejado e consciente; poupança e investimento. Abordagem da educação financeira na escola: vida familiar cotidiana; vida social; bens pessoais; trabalho e empreendedorismo; bens públicos; economia do país e do mundo.

Carga horária: 12 horas (8 horas presenciais e 4 horas de atividade prática)

Modalidade: presencial Proponente: Unisc

IDENTIDADE E JUVENTUDE: UMA REFLEXÃO

FILOSÓFICA SOBRE PROCESSOS DE

PERTENCIMENTO E RECONHECIMENTO

DA JUVENTUDE EM UMA SOCIEDADE DA

HIPERPRODUÇÃO E CONSUMO

Ementa: abordagem filosófica dos processos constitutivos de identidade pessoal e de grupo em indivíduos jovens (adolescentes e jovens adultos) na era do hiperconsumo e da produção em massa. Reflexão sobre tais processos, a partir da obra de Zigmunt Bauman, e sua relação com os novos fenômenos socioculturais, como por exemplo, o nacionalismo, o racismo e a xenofobia.

Carga horária: 60 horas Modalidade: presencial Proponente: Unisc

TRABALHO DOCENTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE

NA ESCOLA

Ementa: estudo de noções gerais e práticas sobre primeiros socorros na Educação Básica; análise de resultados recentes de pesquisas sobre saúde docente; problematização e discussão de temas centrais para a saúde docente, tais como autocuidado, medicalização, saúde mental, envelhecimento e trabalho emocional.

Carga horária: 20 horas Modalidade: presencial Proponente: Unisc

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA

Ementa: abordagem dos pressupostos básicos da educação em saúde e dos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção no âmbito escolar. Estudo de temáticas de educação em saúde associadas à atenção, promoção, prevenção e assistência em conformidade com o proposto pelo Programa de

Abordagens Transversais PROGRAMA SETE DIMENSÕES

4

(31)

Saúde do Escolar (PSE). Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Comung

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A BNCC

Ementa: discussão acerca do pensamento computacional vinculado aos diversos campos de saber. Articulação de ações relacionadas ao PC. Estudo de recursos e oportunidades.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PARA

ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Ementa: entender os conceitos de empreendedorismo e inovação; compreender os tipos de empreendedores; desenvolver as características do comportamento empreendedor/inovador, destacando a sua importância no mercado de trabalho da atualidade; evidenciar os fatores que inibem o empreendedorismo e as causas que provocam o insucesso nos negócios; conceituar e

estruturar, de forma simplificada, um plano de negócios. Carga horária: 30 horas

Modalidade: presencial Proponente: URI-SLG

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Ementa: perceber o mundo e o novo modelo econômico. Compreender os fatores que interferem no desenvolvimento regional (aspectos econômicos, demográficos e sociais). Analisar as demandas e potencialidades econômicas locais e regionais. Entender os processos que agregam valor ao desenvolvimento regional. Identificar a contribuição da educação no desenvolvimento social e pessoal.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: URI-SLG

Abordagens Transversais PROGRAMA SETE DIMENSÕES

4

(32)

CULTURAS JUVENIS E EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL EM PRISÕES

Ementa: estudo das interfaces entre as culturas juvenis e o mundo do trabalho em contextos de privação de liberdade e/ou de liberdade assistida. Reflexões sobre o trabalho como princípio educativo. Análise das competências socioemocionais no exercício da profissão. Compreensão dos desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

Abordagens Transversais PROGRAMA SETE DIMENSÕES

4

(33)

Áreas do

Conhecimento

Linguagens

Matemática

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Ensino Religioso

Competências e Habilidades da Área

Competências e Habilidades da Área

Competências e Habilidades da Área

Competências e Habilidades da Área

Competências e Habilidades da Área

5

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(34)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS

ÁREAS DE CONHECIMENTO (LINGUAGENS;

MATEMÁTICA; CIÊNCIAS DA NATUREZA;

CIÊNCIAS HUMANAS E ENSINO RELIGIOSO)

Ementa: análise de diferentes concepções de competência e habilidade. Exame de diferentes aplicações desses conceitos. Realização de atividades de planejamento e avaliação por área de conhecimento conforme a BNCC.

Carga horária: 20 horas para cada área (total de 80 horas) Modalidade: presencial

Proponente: UCS

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(35)

Construção do conhecimento e práticas em educação musical

Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades

Políticas públicas de esporte e lazer

Metodologias didático-pedagógicas inovadoras e aprendizagem da leitura, escrita e oralidade

A linguagem nos anos iniciais: um olhar especial

Tecnologias e materiais didáticos na promoção de multiletramentos na sala de aula de língua inglesa em articulação com políticas públicas educacionais

Curso de Libras nível básico

Linguagens artísticas na escola: artes visuais e música

O ensino dos esportes com a BNCC LINGUAGENS

Áreas do

Conhecimento

5

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(36)

Educação física na contemporaneidade: corpo, movimento e experiências de aprendizagem

Metodologias ativas no ensino da área da linguagem

Inglês para professores

Letramento midiático e tecnológico na educação básica

Diálogo e interação das especificidades das linguagens artísticas

A importância do movimento humano para escolares: desenvolvimento e aprendizagem motora

Ensino da educação física

Aula de inglês: um convite para interagir no mundo

A leitura e escrita no ciclo de

alfabetização: concepções teóricas e abordagens metodológicas

Cultura digital na BNCC: formando professores para a 5a competência geral da Base

LINGUAGENS Áreas do

Conhecimento

5

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(37)

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E

PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Ementa: compreensão do ensino, da importância e da aprendizagem musical para o exercício da atividade docente na área da música. Estudo de atividades de iniciação musical a partir da linguagem; apreciação; percepção; história da música; canto coral; composição; execução; práticas coletivas; construção de instrumentos musicais e planejamentos para aulas de música. Carga horária: 40 horas

Modalidade: presencial Proponente: Comung

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER

Ementa: estudo do conceito de cidades saudáveis e de promoção da saúde como forma de pensar as políticas públicas de esporte e lazer na cidade. Desenvolvimento de olhar multidimensional e emancipatório na formulação de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, desdobrando premissas que ajudem os profissionais envolvidos a pensar e projetar atividades, projetos e programas de esporte e lazer na cidade voltados à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida da população. Desenvolvimento de saberes e competências transversais para analisar inter-relações entre

o esporte, o lazer, a cultura, a saúde e a educação, de forma a potencializar o significado das Políticas Públicas no caminho da intersetorialidade, da emancipação humana e do bem-estar. Criação de agenda cultural de esporte e lazer ampla e significativa para as diferentes gerações e públicos, de forma contínua, sistemática e integrada.

Carga horária: 40 horas Modalidade: EaD ou presencial Proponente: Unijuí

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS

E POSSIBILIDADES

Ementa: estudo das unidades temáticas apresentadas na BNCC para a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Reflexões sobre o ensino da linguagem oral e escrita e o planejamento em Língua Portuguesa e Literatura, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Univates

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(38)

TECNOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS

NA PROMOÇÃO DE MULTILETRAMENTOS

NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM

ARTICULAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS

EDUCACIONAIS

Ementa: vivência das temáticas, e não apenas na discussão destas, de modo que a metodologia aplicada possibilite o desenvolvimento de competências pelo professor que devem ser implementadas por este em sua própria sala de aula. Reflexão sobre o fazer docente que permita aos alunos mais participação em um mundo de práticas globalizadas e plurais.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unisinos

METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

INOVADORAS E APRENDIZAGEM DA LEITURA,

ESCRITA E ORALIDADE

Ementa: problematização acerca das práticas de escrita, leitura e oralidade na escola como processos de significação a partir do Referencial Curricular Gaúcho. Reflexão sobre o fazer pedagógico e a aprendizagem do sistema de escrita, da leitura, de estratégias

de leitura e da oralidade nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. Construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras e potentes que promovam a aprendizagem da escrita, leitura e oralidade.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unisinos

A LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR

ESPECIAL

Ementa: desenvolvimento de olhar linguístico para o trabalho com a linguagem nos anos iniciais. Reflexão sobre os processos de alfabetização, letramento e leitura. Reflexão sobre a inserção da tecnologia como ferramenta de apoio à leitura e à escrita. Carga horária: 40 horas

Modalidade: híbrido Proponente: Univates

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(39)

CURSO DE LIBRAS – NÍVEL BÁSICO

Ementa: estudo da história dos surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais, aos processos comunicacionais e aos aspectos gramaticais.

Carga horária: 50 horas Modalidade: EaD Proponente: Feevale

LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA ESCOLA: ARTES

VISUAIS E MÚSICA

Ementa: estudos acerca da área das linguagens e das habilidades específicas para artes visuais e música. Compreensão sobre os processos pedagógicos envolvidos na realização de atividades artísticas. Elaboração de propostas pedagógicas para artes visuais e música.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: UCS

O ENSINO DOS ESPORTES DE ACORDO COM A

BNCC

Ementa: análise da abordagem dos esportes de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Análise e exploração da lógica interna dos esportes e suas implicações para o ensino. Compreensão e mobilização de saberes que permitam aos professores abordar os diferentes esportes, levando em consideração a variedade de modalidades esportivas existentes.

Carga horária: 8 horas Modalidade: presencial Proponente: Unijuí

EDUCAÇÃO FÍSICA NA

CONTEMPORANEIDADE: CORPO, MOVIMENTO

E EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Ementa: estudo das unidades temáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Elaboração de propostas didático-metodológicas para o ensino dos temas da cultura corporal do movimento. Análise do uso dos espaços escolares e não escolares e de recursos pedagógicos para o ensino da Educação Física.

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(40)

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Univates

ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: estudo das competências da área e das habilidades do componente Educação Física apresentadas na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental. Elaboração de propostas pedagógicas coerentes com as habilidades definidas na BNCC. Diálogos e práticas com a dança como elemento formativo. Carga horária: 20 horas

Modalidade: presencial Proponente: UCS

AULA DE INGLÊS: UM CONVITE PARA

INTERAGIR NO MUNDO

Ementa: reflexão sobre o papel da Língua Inglesa na perspectiva da educação integral. Compreensão de visões de língua e suas implicações no ensino e no desenvolvimento de práticas pedagógicas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Univates

A LEITURA E A ESCRITA NO CICLO DE

ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E

ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Ementa: estudo das implicações pedagógicas da BNCC para o ensino da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. Realização de propostas metodológicas e de organização didática face ao processo de alfabetização inicial.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: UPF

CULTURA DIGITAL NA BNCC (FORMANDO

PROFESSORES PARA A 5ª COMPETÊNCIA DA

BNCC)

Ementa: estudo da cultura digital e educação, bem como dos processos de ensino e aprendizagem em um mundo tecnológico

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(41)

e conectado. Exploração das tecnologias digitais de suporte ao ensino e dos novos modelos metodológicos.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: UPF

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ÁREA

DE LINGUAGENS

Ementa: estudo dos fundamentos epistemológicos e da evolução histórica da área das linguagens. Utilização de metodologias ativas no ensino e avaliação da aprendizagem na área.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido

Proponente: Unisc (Curso já realizado pelo Programa de Cooperação Seduc/Coordenadorias Regionais de Educação e Unisc: as boas práticas docentes)

INGLÊS PARA PROFESSORES

Ementa: desenvolvimento de habilidades básicas em língua inglesa em situações cotidianas da vida, como saudações, apresentações pessoais, interações próprias de situações de trabalho, discussões sobre assuntos atuais e sobre questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes.

Carga horária: 40 horas Modalidade: presencial ou EaD Proponente: Unijuí

LETRAMENTO MIDIÁTICO E TECNOLÓGICO NA

EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: exploração do papel das diferentes linguagens e instrumentos culturais presentes na sociedade, como as Tecnologias de Informação e Comunicação e suas potencialidades e limitações no âmbito da Educação Básica, capacitando os participantes a teorizarem e articularem tais entendimentos em suas práticas pedagógicas. Articulação da teoria e prática ao pensar novos letramentos demandados na/pela sociedade contemporânea.

Carga horária: 40 horas

Modalidade: presencial ou híbrido Proponente: Unijuí

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(42)

DIÁLOGO E INTERAÇÃO DAS

ESPECIFICIDADES DAS LINGUAGENS

ARTÍSTICAS

Ementa: estudo das aproximações interdisciplinares da Arte com as demais disciplinas, estabelecendo relações entre os conhecimentos sobre as manifestações artísticas, sensibilizando e apresentando ao cursista como trabalhar projetos que envolvam a Arte com as demais áreas do conhecimento.

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: URI-SLG

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO HUMANO

PARA ESCOLARES: DESENVOLVIMENTO E

APRENDIZAGEM MOTORA

Ementa: estudo dos conceitos de crescimento humano, maturação, desenvolvimento motor, aprendizagem motora; dos aspectos relevantes e intervenientes no crescimento e maturação de crianças; das fases de desenvolvimento motor e suas especificidades motoras e as faixas etárias; dos estágios de aprendizagem motora; da avaliação da aprendizagem motora; dos modelos de iniciação de habilidades motoras e esportes para crianças; dos fatores que afetam a aprendizagem motora; da atenção, concentração e feedback, importância na aprendizagem da criança; da prática de atividades lúdicas e recreativas para desenvolvimento das fases do desenvolvimento motor; da prática de modelos de iniciação esportiva, pelo método generalista; e da prática de atividades motoras com intuito de desenvolvimento cognitivo-motor.

Carga horária: 40 horas Modalidade: presencial Proponente: URI-SLG

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(43)

Letramento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Jogos matemáticos

Café matemático

Disrupção no ensino de Matemática

Álgebra do Ensino Fundamental ao Médio

Ensino de Matemática

Metodologias ativas no Ensino da Matemática

MATEMÁTICA Áreas do

Conhecimento

5

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(44)

DISRUPÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Ementa: estudo de estratégias disruptivas (metodológicas e tecnológicas) para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Exploração da Peer instruction e gamificação para matemática.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unicruz

ENSINO DE MATEMÁTICA

Ementa: estudo das unidades temáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos finais do Ensino Fundamental e elaboração de práticas pedagógicas inovadoras que contemplem os objetivos de aprendizagem à luz de diferentes tendências metodológicas (investigação matemática, resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, uso de tecnologias e história da matemática).

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Univates

ÁLGEBRA DO ENSINO FUNDAMENTAL AO

MÉDIO

Ementa: estudo da pré-álgebra; igualdade; proporcionalidade; das origens da álgebra; aplicações (IMC, vacinas, tamanho do sapato); equivalências algébricas (sequências); equações do 1º e 2º graus; funções; da proporcionalidade direta e inversa e das sequências recursivas e não recursivas.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido Proponente: UPF

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA

MATEMÁTICA

Ementa: estudo dos fundamentos epistemológicos e da evolução histórica da área. Utilização de metodologias ativas no ensino de Matemática e avaliação da aprendizagem.

Carga horária: 60 horas Modalidade: híbrido Proponente: Unisc

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(45)

LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS

INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: estudo dos processos e das ferramentas para a aprendizagem da Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Estudo das malhas quadriculadas, dos ábacos, jogos, livros, vídeos, das calculadoras, planilhas eletrônicas e dos softwares. Exploração do Referencial Curricular Gaúcho.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido ou EaD Proponente: Unisc

JOGOS MATEMÁTICOS

Ementa: estudos e metodologias dos processos de formação matemática.

Carga horária: 60 horas Modalidade: EaD ou híbrido Proponente: Urcamp

CAFÉ MATEMÁTICO

Ementa: estudos e metodologias do conhecimento da área de Matemática e de fundamentos e metodologias da Matemática com estudos da construção do número e jogos matemáticos. Carga horária: 40 horas

Modalidade: presencial ou híbrido Proponente: Urcamp

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(46)

Ciências da Natureza e as tecnologias contemporâneas

Ciências da Natureza: astronomia na educação

Ciências da Natureza: educação em ciências em contextos não formais

Metodologias ativas no ensino das Ciências da Natureza

Letramento científico no Ensino Médio

Letramento científico: o estudante em diálogo com o mundo

Metodologias diversificadas no ensino de Ciências

Diálogo, formação e experimentação para as Ciências da Natureza

Ciências da Natureza: organização de mostras de ciências escolares e a formação de professores orientadores

CIÊNCIAS DA NATUREZA Áreas do

Conhecimento

5

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(47)

CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS TECNOLOGIAS

CONTEMPORÂNEAS

Ementa: estudo dos fenômenos que envolvem a Física, a Química e a Biologia e das possíveis abordagens seguindo as competências e habilidades propostas pela BNCC. Construção de atividades envolvendo temas das Ciências da Natureza tratados nos meios de comunicação, como energias renováveis (ou especificamente solar), nanotecnologias e alimentação.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

CIÊNCIAS DA NATUREZA: ASTRONOMIA NA

EDUCAÇÃO

Ementa: estudo dos conceitos de Astronomia e das possibilidades de construção dos conceitos do eixo Terra e Universo, seguindo as competências e habilidades propostas pela BNCC.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

CIÊNCIAS DA NATUREZA: EDUCAÇÃO EM

CIÊNCIAS EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS

Ementa: promoção do debate em torno da educação em Ciências em espaços não formais de ensino e aprendizagem. Uso de contextos museais (exposições e laboratórios especiais) para a problematização de temas relacionados à educação em Ciências, à alfabetização e ao letramento científico.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

(48)

CIÊNCIAS DA NATUREZA: ORGANIZAÇÃO

DE MOSTRAS DE CIÊNCIAS ESCOLARES

E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ORIENTADORES

Ementa: discussão em torno de elementos necessários à organização de feiras de ciências escolares, bem como aspectos relacionados à formação de professores-orientadores, com foco na atuação e promoção da ciência na Educação Básica. Uso do método científico como possibilidade de processos educacionais calcados na pesquisa em sala de aula e sua disseminação em contextos de eventos de divulgação científica.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: PUC

METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS NO ENSINO

DE CIÊNCIAS

Ementa: promoção de estudos e ações pedagógicas para o ensino de Ciências, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes da Educação Básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Carga horária: 20 horas Modalidade: híbrido Proponente: Univates

DIÁLOGO, FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

PARA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Ementa: estudo da inter-relação dinâmica de conceitos cotidianos e científicos diversificados, que incluem o universo cultural das Ciências da Natureza. Reflexão sobre as linguagens e os modelos que compõem a cultura científica. Análise da organização curricular por meio de situações de estudo. Estudo acerca da contextualização e interdisciplinaridade. Compreensão da articulação Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Estudo do princípio de educar pela pesquisa. Experimentação no ensino de Ciências da Natureza.

Carga horária: 40 horas Modalidade: híbrido Proponente: UPF

Áreas do Conhecimento PROGRAMA SETE DIMENSÕES

5

Referências

Documentos relacionados

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

A possibilidade de utilizar as redes de transmissão e de distribuição de energia elétrica para prover serviços de telecomunicações tem motivado a pesquisa e o desenvolvimento de

Após a coleta, foram realizados três experimentos: teste de germinação em função da umidade do substrato; armazenamento de sementes em função da temperatura e