• Nenhum resultado encontrado

Simulado TJ-SP 23/10/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado TJ-SP 23/10/2021"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

Simulado

TJ-SP

Nome:

___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este provão conta com questões focadas no concurso do TJ-SP;

2 – A prova contém 100 questões que abordam conhecimentos cobrados nos últimos editais do concurso; 3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil dos últimos concursos do TJ-SP.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:30 às 13:30 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico; 6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK

-

https://bit.ly/Simulado-TJSP-23-10

(3)

PORTUGUÊS

Adriana Figueiredo / Luciana

Leia o texto e responda às questões 1 a 6. A ponte

Pontes são símbolos de desperdício no país (18/07/2005)

O prefeito queria se consagrar com uma obra monumental, uma obra que fosse vista de longe, que passasse para a história do país como uma maravilha arquitetônica. Muitos projetos foram examinados, mas optou-se por uma ponte, uma grande e moderna ponte. Custou quase o orçamento inteiro, mas ao fim de dois anos estava pronta, aquela coisa gigantesca, com vários vãos e uma altura superior a 30 metros.

Só que não passava rio algum sob a ponte, e isso de imediato começou a ser criticado pela oposição. "Não se pode dizer que muita água passará sob esta ponte", escreveu o líder oposicionista em artigo de jornal, "pela simples razão de que a ponte foi construída no seco". Reconhecendo o erro, a administração municipal tratou de saná-lo. Um rio próximo teve seu curso desviado, de modo a passar sob a ponte. Os pescadores locais gostaram muito, porque podiam pescar da amurada, mas logo outro problema apareceu: rio já havia, mas nenhuma estrada chegava à ponte, nenhuma estrada saía dela. O líder oposicionista voltou à carga: "É como aquelas famosas pontes que unem o nada a coisa nenhuma". De novo, o erro foi reconhecido, e começou imediatamente a construção de uma estrada, que não era muito longa, mas tinha duas pistas, canteiro no meio e, claro, um pedágio. A estrada foi inaugurada com muita festa, mas já no dia seguinte um terceiro problema era trazido à baila: tanto ao norte como ao sul a estrada terminava abruptamente, no meio do deserto descampado. O líder oposicionista disse que não usaria a expressão "unindo o nada a coisa nenhuma", para não se repetir, mas não deixou de assinalar o absurdo. Diante disso, dois conjuntos habitacionais foram construídos, um em cada ponta da estrada, para serem entregues à população.

Só que ninguém foi morar ali. Afinal, não havia qualquer local de trabalho na região, nenhuma fábrica, nada. As casas acabaram sendo demolidas. A estrada, esburacada, desapareceu, engolida pelo mato. O rio, para desgosto dos pescadores, secou.

Mas a ponte, muito bem construída, continua no lugar. E agora, sim, tem uma função. Debaixo dela moram pelo menos umas dez famílias. Acham o lugar um pouco apertado, mas pelo menos não pegam chuva. E morar sob a ponte não deixa de ser romântico. Não tão romântico quanto certos sonhos grandiosos, mas romântico mesmo assim.

(SCLIAR, M. A ponte. In: Histórias que os jornais não contam. Rio de Janeiro: Agir, 2009, p. 161-162).

01. As aspas utilizadas nos dois primeiros períodos do segundo parágrafo marcam

a) a ironia do autor em relação à construção de uma ponte com mais de 30 metros de altura.

b) a citação de uma autoridade reconhecida na questão hídrica.

c) a presença de um discurso que não é o do narrador. d) o discurso conotativo utilizado pelo narrador para

descrever uma situação.

e) a presença de expressões que não fazem parte do vocabulário cotidiano.

02. A expressão “abruptamente” (2º§) pode ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, por

a) organizadamente. b) suavemente. c) delicadamente. d) vagarosamente. e) subitamente.

03. Ao final do segundo parágrafo, a expressão "diante disso" é um elemento coesivo que retoma

a) a expressão "unindo o nada a coisa nenhuma". b) o fato de a estrada terminar abruptamente tanto ao

norte quanto ao sul.

c) a situação de a estrada ter sido inaugurada com muita festa.

d) a presença do líder oposicionista na festa de inauguração da ponte.

e) a presença do pedágio na estrada que seguia até a ponte.

04. A expressão “O prefeito queria se consagrar” (1o§)

pode ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, por

a) O prefeito queria consagrar-se.

b) Se consagrar era o que o prefeito queria. c) Consagrar-se-ia o prefeito.

(4)

05. Infere-se da leitura do texto que o narrador

a) destaca como os gastos públicos são realizados no interior do Brasil: com a construção de casas populares e pavimentação de rodovias.

b) constrói uma argumentação baseada no fato de o dinheiro público ser mal-empregado em obras que não atendem às necessidades dos municípios brasileiros.

c) indica como a população pode aproveitar as obras realizadas pelo governo, ainda que essas obras apresentem grandes gastos para os cofres públicos. d) conta um acontecimento recorrente na história

brasileira: o investimento do dinheiro público em obras que não beneficiam a população.

e) lança mão de uma estratégia narrativa para, veladamente, fazer uma crítica ao governo municipal da cidade onde mora, indicando que o prefeito é corrupto.

06. No trecho "Um rio próximo teve seu curso desviado,

de modo a passar sob a ponte" (2o§) a oração

destacada expressa, em relação à que antecede, o sentido de a) tempo. b) causa. c) condição. d) adição. e) finalidade. Considere a charge

(BLOG DO AFTM. Brasileiros estão tomando mais cuidados com os gastos. Disponível em:

https://blogdoaftm.com.br/charge-brasileiros-estao-tomando-mais-cuidados-com-os-gastos/. Acesso em: 17 out. 2021).

07. É correto afirmar que a crítica da charge consiste em

a) estabelecer contraste entre as roupas dos personagens.

b) indicar o corte de itens essenciais à sobrevivência, como alimentação.

c) marcar a fala coloquial do personagem à direita. d) denunciar uma política agressiva do governo atual. e) demonstrar os cortes de gastos feitos pelo poder

público.

08. Na fala do personagem à direita, o trecho destacado em "estamos acordando tarde pra economizar o café" indica uma ação

a) contínua e habitual no presente. b) passada com reflexos no futuro. c) futura com reflexos na atualidade. d) ocorrida e finalizada no passado. e) contínua e habitual no passado.

09. Assinale a alternativa que dá outra redação à fala dos quadrinhos, seguindo a norma-padrão de regência, conjugação de verbos e emprego do sinal indicativo de crase.

a) À cada dia que passa, eu os cortarei os gastos. b) Começo à restringir cada vez mais gastos. c) Economisamos por cortar o café e à janta.

d) Nós controlássemos os gastos se economizarmos do café à janta.

(5)

Leia o texto, para responder às questões de números 10 a 15.

Veja como economizar na conta de água e ajudar nos gastos do fim do mês

Em meio à crise hídrica, não é só a conta de luz que pode pesar na conta do consumidor no final do mês. Os gastos com água também podem acabar prejudicando o orçamento.

Foram separadas algumas dicas que podem ajudar a reduzir o desperdício de água e aumentar a economia na sua casa. Confira:

1) Diminua o tempo do banho - Não é só na conta de luz que o chuveiro é o vilão. O banho demorado também pesa nos gastos com água. Por isso, o equipamento só deve ser ligado quando o consumidor estiver pronto para o banho. Além disso, nos momentos em que estiver se ensaboando ou escovando os dentes, a recomendação é deixar o registro desligado.

2) Feche a torneira ao lavar louça - Ao lavar louças, só abra a torneira no momento em que for enxaguar os itens, procurando sempre aguar o máximo de louças possíveis de uma só vez. No caso de panelas engorduradas, o ideal é deixá-las de molho em água morna e, só depois, lavar em modo corrente.

3) Escove os dentes de torneira fechada - Na hora de escovar os dentes ou ao se barbear, mantenha a torneira fechada. 4) Junte roupas para lavar de uma só vez - A recomendação

do Procon-SP é juntar a maior quantidade possível de roupas para lavar de uma só vez, seja na máquina ou no tanque.

5) Reutilize água do tanque ou máquina - Por que não remanejar a água usada para lavar roupas quando for limpar a varanda, o quintal ou a calçada? O líquido da máquina de lavar ou do tanque pode ser armazenado em um balde e guardado por alguns dias.

6) Capte água da chuva - Nas regiões onde tem chovido, é possível captar a água da chuva para usar em aquários, regar plantas ou também para limpeza. Dependendo da intensidade e do espaço para armazenamento, essa água ainda pode ser usada em outras situações, como na lavagem de roupas. Atenção para vedar bem os baldes a fim de evitar o acúmulo de sujeitas e a proliferação de doenças.

7) Prefira o regador - Ao dar água para as plantas, não use mangueira. Prefira um regador. Também evite utilizar mangueira para lavar o carro. A recomendação do Procon-SP é usar um balde.

8) Fique de olho em possíveis vazamentos - Embora sejam às vezes imperceptíveis, os vazamentos estão no topo da lista de desperdício de água. Por isso, a orientação é que

sejam feitos reparos sempre que constatadas rachaduras e goteiras. Além de economizar água, isso pode ajudar a evitar danos na estrutura do imóvel.

(SANTANA, W. Veja como economizar na conta de água e ajudar nos gastos do fim do mês. CNN Business

Brasil, 17 out. 2021. Disponível em:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/veja- como-economizar-na-conta-de-agua-e-ajudar-nos-gastos-do-fim-do-mes/. Acesso em: 17 out. 2021). 10. Pelas características que apresenta, pode-se

afirmar que o texto é, predominantemente a) argumentativo.

b) narrativo. c) injuntivo. d) dissertativo. e) expositivo.

11. Assinale a frase do texto em que se identifica uma expressão de sentido conotativo ou figurado

a) "Escove os dentes de torneira fechada".

b) "O líquido da máquina de lavar ou do tanque pode ser armazenado".

c) "Não é só na conta de luz que o chuveiro é o vilão". d) "Também evite utilizar mangueira para lavar o

carro".

e) "Nas regiões onde tem chovido, é possível captar a água da chuva para usar em aquários".

12. Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal, de acordo com a norma-padrão. a) Junte roupas para lavarem de uma só vez.

b) Deve ser feito reparos sempre que constatadas rachaduras e goteiras.

c) Caso hajam vazamentos, procure consertá-los rapidamente.

d) O acúmulo de roupas e louças é um meio de economizar na conta de água.

(6)

13. No trecho "Diminua o tempo do banho [...]. O banho

demorado também pesa nos gastos com água" os

termos em destaque estabelecem relação de antinomia da mesma forma que estão as palavras a) desperdício e perda.

b) corrente e livre. c) economia e controle. d) máquina e tanque. e) fechado e destampado.

14. De acordo com o texto, é correto afirmar que a) todas as dicas de economia foram dadas pelo Procon

de São Paulo.

b) as recomendações de economia de água são dadas em razão da crise hídrica.

c) nas regiões em que chove é possível captar água para ser utilizada no cozimento de alimentos.

d) a escovação dos dentes deve ser feita com a torneira fechada, mas o barbear não.

e) pequenos vazamentos não causam grande impacto no desperdício de água.

15. No trecho "Além disso, nos momentos em que estiver se ensaboando ou escovando os dentes, a recomendação é deixar o registro desligado" a expressão destacada estabelece

a) adição de informações em relação ao período anterior.

b) contraste de ideias em relação ao período posterior. c) continuidade em relação ao período posterior. d) comparação em relação ao período anterior. e) conformidade em relação ao período anterior.

Leia o texto, para responder às questões de números 16 a 21.

Para que serve o saber

Clarice Lispector, grande escritora nascida na Ucrânia e que viveu no nosso país, tem uma frase magnífica que, sintetizada, dizia: “O melhor de mim é aquilo que eu não sei”. Isso significa que aquilo que eu não conheço é a minha melhor parte. Porque aquilo que eu já sei é mera repetição. Aquilo que eu não sei é o que me renova, o que me faz crescer. O conhecimento é algo que reinventa, que recria, que renova.

Essa noção é importante, pois estabelece a natureza da nossa relação com o conhecimento e suas nuances. O gênio, por exemplo, não é aquele que julga já saber. Gênio é aquele que sabe que não sabe tudo e continua na busca do saber. Gênio é aquele que se faz. O gênio não desiste de conhecer. Cuidado com gente que acha que já sabe, que acha que já conhece. Cuidado com gente que acha que o conhecimento é algo a ser concluído.

Afinal, para que serve o conhecimento? Qual é o poder do saber? Não podemos perder a perspectiva de que a finalidade do poder é servir. Servir à vida, servir a uma comunidade, servir às pessoas. Todo poder que, em vez de servir, serve a si mesmo, é um poder que não serve. O poder da informação, o poder da ciência, o poder da arte é servir.

O que fazemos com o poder do nosso saber? Nós repartimos, partilhamos, o usamos para crescer? Ou eventualmente o utilizamos para dominar? Para tornar o outro ser humano menor? Para diminuir a vida?

Conhecimento tem a finalidade de servir à vida. Mas à vida de quem? De todas e todos. À vida coletiva.

(CORTELLA, M. S. Para que serve o saber. Disponível em: http://www.mscortella.com.br/para-que-serve-o-saber-artigo-de-mario-sergio-cortella-7a. Acesso em: 17 out. 2021).

16. Para o autor, gênio é aquele que a) sabe que não sabe tudo.

b) julga já saber. c) serve às pessoas. d) desiste de conhecer.

(7)

17. É correto afirmar que o autor cita a escritora Clarice Lispector no início do texto para

a) basear uma argumentação contrária à da escritora. b) citar uma autoridade no assunto relativo ao saber. c) abrir sua narrativa acerca da definição do saber. d) indicar a utilidade do conhecimento e do saber. e) iniciar uma reflexão acerca da relação que se pode

estabelecer com o saber.

18. De acordo com o texto, entende-se que o autor utilizou uma série de questionamentos no penúltimo parágrafo com o objetivo de

a) questionar a validade do conhecimento humano. b) mostrar superioridade em relação ao conhecimento

do leitor.

c) despertar a reflexão do leitor acerca do assunto abordado no texto.

d) desconstruir a argumentação apresentada na abertura do texto.

e) indicar um caminho para a busca da utilidade do conhecimento.

19. É correto concluir que, do ponto de vista do autor, a) o conhecimento é algo acabado que todos devem

construir.

b) o poder da informação e da ciência é diferente do poder da arte.

c) o poder fornecido pelo conhecimento se refere à dominação de pessoas.

d) o conhecimento deve servir ao bem comum.

e) o que fazemos com o nosso saber é uma decisão pessoal.

20. Redigida com base em passagem do texto, a frase que apresenta emprego da vírgula de acordo com a norma-padrão é:

a) O gênio, é aquele cujo conhecimento está em constante construção.

b) Alguns acham que sabem tudo, esses, porém, não podem ser considerados gênios.

c) O conhecimento, deve servir, ao bem-estar da coletividade.

d) Aquele que não desiste de conhecer que busca o saber e se constrói constantemente, é gênio.

e) Todo poder que, serve a si mesmo, não é um poder legítimo.

21. No trecho "Afinal, para que serve o conhecimento?" (3o§) o termo em destaque pode ser definido como

a) pronome relativo. b) pronome indefinido. c) substantivo. d) pronome interrogativo. e) advérbio. Considere a tirinha

(VEJA SÃO PAULO. 15 tirinhas para relembrar Mafalda, a mais importante criação de Quino. Veja São Paulo, 30 set. 2020. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/15-tirinhas-mafalda-quino/. Acesso em: 17 out. 2021).

22. A partir da leitura da tirinha e do diálogo estabelecido entre Mafalda e Manolito, pode-se inferir que

a) o termo "valores" apresenta a mesma acepção para ambos os personagens.

b) embora com ponto de vista diferente, Mafalda concorda com o sentido que a palavra "valores" expressa para Manolito.

c) a palavra "valores" assume significados diferentes para cada um dos personagens.

d) no jornal é possível encontrar informações relacionadas a valores morais, espirituais e humanos. e) valores econômicos são os que realmente importam

(8)

23. Assinale a alternativa em que o pronome destacado está empregado de acordo com a norma-padrão. a) Os valores morais, os quais guiam a humanidade,

não se encontram nas cotações do mercado.

b) O mercado, cujos os valores são importantes, oferece cotações diárias.

c) O mercado de valores apresenta cotações onde são de grande importância.

d) O recorte do jornal apresenta cujas cotações são importantes para o mercado.

e) O jornal apresenta cotações de valores onde servem para alguma coisa.

24. No último quadrinho, a fala de Manolito "dos que servem para alguma coisa" indica que o grau de importância dos valores é atribuído

a) pelo recorte de jornal. b) pelo mercado.

c) por ele mesmo. d) pela sociedade. e) pela Mafalda.

DIREITO PENAL

Renan Araujo

25. Sobre os crimes contra a fé pública, assinale a alternativa correta:

a) A falsificação material de testamento particular configura o crime de falsificação de documento público.

b) A omissão, em documento público, de informação que nele devia constar, com o fim de prejudicar direito, configura o crime de falsificação de documento público.

c) A conduta daquele que utiliza documento de identidade alheio como se fosse próprio configura o crime de uso de documento falso.

d) O dentista, desde que no exercício da profissão, pode praticar o crime de falsidade de atestado médico, caso emita atestado falso.

e) O crime de falsificação de documento público é considerado um crime próprio.

26. Sobre os crimes contra a administração pública, assinale a alternativa correta:

a) O crime de peculato tem como objeto material dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, desde que público, que esteja na posse do funcionário público em razão do cargo.

b) O crime de excesso de exação somente se verifica quando o funcionário público exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido.

c) O crime de prevaricação independe da existência de ajuste de vontade entre o funcionário público, que infringe seu dever funcional, e o particular eventualmente beneficiado.

d) O crime de advocacia administrativa é considerado um crime próprio, somente podendo ser praticado pelo funcionário público que é advogado.

(9)

27. José é réu em determinado processo criminal que tramita perante a 02º Vara Criminal da comarca da Capital-SP, tendo Maria sido arrolada como testemunha de acusação pelo Ministério Público. José, então, enviou mensagem via aplicativo de celular para Maria, oferecendo-lhe grande quantia em dinheiro para que esta prestasse depoimento falso. Maria aceitou o dinheiro e efetivamente prestou afirmação falsa em juízo, de forma a beneficiar o acusado. O depoimento de Maria, porém, não teve qualquer benefício prático, pois José acabou condenado pelo crime a ele imputado.

Nesse caso, é correto afirmar que:

a) José praticou o crime de corrupção ativa de testemunha e Maria praticou o crime de falso testemunho, ambos com aumento de pena de um sexto a um terço.

b) José e Maria deverão responder pelo crime de falso testemunho, sem majoração.

c) José praticou o crime de corrupção ativa de testemunha e Maria praticou o crime de falso testemunho, sem majoração.

d) José e Maria não praticaram crime, eis que o depoimento falso não teve relevância.

e) José não praticou crime, e Maria deve responder pelo crime de denunciação caluniosa.

28. Diego, técnico judiciário lotado na 03º Vara Criminal da comarca de Campinas-SP, usou de sua influência junto a Mariana, diretora de secretaria da 01º Vara Cível da comarca de Campinas-SP, visando a favorecer sua prima Juliana, que possuía uma ação indenizatória tramitando na referida vara cível. Diego se valeu do prestígio de que gozava no fórum e tentou fazer com que a demanda ajuizada por sua prima tivesse um andamento preferencial, sem previsão legal.

Nesse caso, é correto afirmar que Diego praticou o crime de:

a) exercício arbitrário das próprias razões b) tráfico de influência

c) exploração de prestígio d) corrupção passiva e) advocacia administrativa

29. Otávio, técnico do TJSP, solicitou grande quantia em dinheiro a Daniela, ré em determinada ação cível indenizatória que tramitava na Vara em que Otávio estava lotado, a fim de retardar o andamento do processo. Daniela recusou a oferta, noticiando o fato à Corregedoria do Tribunal.

Nesse caso, é correto afirmar que Otávio praticou crime de:

a) prevaricação

b) corrupção ativa consumada c) corrupção ativa tentada d) corrupção passiva consumada e) corrupção passiva tentada

30. Sobre os crimes praticados por particular contra a administração pública e sobre os crimes contra a administração da Justiça, assinale a alternativa correta:

a) A oposição passiva à execução de ato legal por servidor público configura o crime de resistência. b) O crime de desacato somente se configura se as

ofensas se dirigem ao funcionário público quando no exercício da função.

c) O crime de corrupção ativa se consuma no momento em que o particular entrega ao funcionário público a vantagem oferecida ou prometida.

d) Configura o crime de denunciação caluniosa a conduta de dar causa à instauração de processo administrativo disciplinar contra servidor público, imputando-lhe a prática de infração ético-disciplinar de que o sabe inocente.

(10)

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Priscila Silveira

31. Com relação ao processo sumário, assinale a alternativa correta:

a) Na instrução, poderão ser inquiridas até 7 (sete) testemunhas arroladas pela acusação e 7 (sete) pela defesa.

b) Nenhum ato será adiado, salvo quando imprescindível a prova faltante, determinando o juiz a condução coercitiva de quem deva comparecer. c) As alegações finais serão orais, concedendo-se a

palavra, respectivamente, à defesa e à acusação, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença.

d) Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 20 (vinte) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela defesa e pela acusação, nesta ordem, ressalvado a testemunha que morar fora da jurisdição do juiz, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate.

e) Ao assistente do Ministério Público, após a manifestação deste, serão concedidos 15 (quinze) minutos, prorrogando-se por igual período o tempo de manifestação da defesa.

32. Segundo o Código de Processo Penal, pode se afirmar sobre o acusado e o defensor que:

a) Se acusado estiver ausente ou foragido poderá ser processado ou julgado sem defensor.

b) A audiência não poderá ser adiada se, mesmo por motivo justificado, o defensor não puder comparecer. c) A constituição de defensor independerá de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasião do interrogatório.

d) A impossibilidade de identificação do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos retardará a ação penal, ainda que certa a identidade física.

e) Ao acusado menor dar-se-á tutor.

33. No que tange ao processo de restauração de autos extraviados ou destruídos, previsto nos artigos 341 a 548, assinale a alternativa correta.

I – Os autos originais de processo penal extraviados ou destruídos, somente em primeira instância, serão restaurados.

II – Realizadas as diligências que, salvo motivo de força maior, deverão concluir-se dentro de vinte dias, serão os autos conclusos para julgamento.

III - o Ministério Público e as partes poderão oferecer testemunhas, mas não produzir documentos, para provar o teor do processo extraviado ou destruído. a) Apenas o item II está certo.

b) Apenas o item III está certo. c) Apenas os itens I e III estão certos. d) Apenas o os itens II e III estão certos. e) Todos os itens estão certos.

34. Em relação aos procedimentos adotados pelo Tribunal de Júri, pode-se afirmar que:

a) O juiz, ao receber a denúncia ou a queixa, ordenará a citação do acusado para responder a acusação, por escrito, no prazo de 15 (quinze) dias.

b) O juiz, fundamentadamente, absolverá desde logo o acusado, quando verificar a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato.

c) Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá recurso em sentido estrito.

d) O desaforamento também poderá ser determinado, em razão do comprovado excesso de serviço.

(11)

35. A respeito das intimações, especificadamente na figura dos artigos 370 a 372 do CPP, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A intimação do defensor constituído, do advogado do querelante e do assistente far-se-á por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca, incluindo, sob pena de nulidade, o nome do acusado.

b) A intimação do Ministério Público e do defensor nomeado será pessoal.

c) Nas intimações dos acusados, das testemunhas e demais pessoas que devam tomar conhecimento de qualquer ato, será observado, no que for aplicável, os aspectos inerentes às citações.

d) Caso não haja órgão de publicação dos atos judiciais na comarca, a intimação far-se-á diretamente pelo escrivão, por mandado, ou via postal com comprovante de recebimento, ou por qualquer outro meio idôneo.

e) É inadmissível a intimação por despacho na petição em que for requerida, qualquer que seja o caso.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Ricardo Torques

36. Sobre os prazos para as partes praticarem os atos a seu encargo, é correto afirmar que:

a) Nas comarcas em que for difícil o transporte, o prazo poderá ser prorrogado por até 10 dias pelo juiz. b) A parte pode renunciar aos prazos fixados em seu

favor, desde que com a concordância da parte contrária.

c) Os prazos são contados com a inclusão do dia de começo e exclusão do dia de vencimento.

d) Se o dia de começo do prazo coincidir com dia em que o expediente forense inicia após o horário normal, o prazo será protraído para o primeiro dia útil seguinte.

e) Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, desde que esse fato seja declarado por decisão judicial.

37. Sobre a formulação e cumulação de pedidos, podemos afirmar que:

a) só é admissível a cumulação se os pedidos forem conexos entre si.

b) o procedimento deve ser adequado para todos os pedidos, não podendo o autor optar pela aplicação do procedimento comum em detrimento do especial em relação a algum dos pedidos.

c) diz-se que os pedidos são formulados de forma subsidiária quando o juiz puder conhecer do posterior, se não acolher o anterior.

d) os pedidos cumulados podem ser incompatíveis, desde que haja justa causa.

e) é ilícita a formulação de pedidos alternativos, devendo o autor optar por uma das opções ao propor a ação, opção que é definitiva.

38. Sobre as provas no processo civil, é correto afirmar que:

a) é possível a utilização de prova que não esteja tipificada no Código, desde que seja moralmente legítima.

b) o juiz não pode, de ofício, determinar a produção de prova necessária para o julgamento da causa. Esse ônus é exclusivo das partes.

c) o juiz não pode utilizar a prova produzida por uma das partes para concluir em seu desfavor, sob pena de quebra da boa-fé objetiva.

d) as partes podem convencionar sobre a distribuição do ônus probatório ainda que o direito discutido seja indisponível.

e) fatos incontroversos devem ser provados, se não forem notórios.

39. Sobre a inspeção judicial, assinale a alternativa correta:

a) o CPC/2015 não prevê a inspeção judicial, como previa o Código de 1973.

b) é forma de intervenção provocada de terceiro. c) é um meio de prova.

d) só pode ser determinada de ofício pelo juiz.

(12)

40. A respeito da disciplina dos recursos constante do CPC/2015, é correto afirmar que:

a) São tipos recursais os embargos de declaração, os embargos de divergência e os embargos de nulidade. b) O relator do recurso poderá conferir efeito suspensivo, se o recurso não tiver esse efeito automaticamente.

c) O Ministério Público pode recorrer apenas se for parte no processo.

d) O recurso adesivo é autônomo e não fica prejudicado se a outra parte desistir do seu recurso.

e) A parte que aceitar a decisão judicial, de forma expressa ou tácita, não poderá recorrer. Por isso, o recurso interposto pelo condenado não será conhecido sempre que ele fizer o pagamento do débito em sede de cumprimento provisório de sentença.

41. Sobre o procedimento nos Juizados Especiais da Fazenda, é correto afirmar que:

a) qualquer pessoa pode propor ação no Juizado da Fazenda.

b) uma empresa pública ou uma sociedade de economia mista podem ser parte passiva numa ação do Juizado da Fazenda.

c) haverá reexame necessário se o valor da condenação for superior a 100 salários mínimos.

d) a Fazenda Pública não tem direito a prazo diferenciado nos Juizados da Fazenda.

e) todas as decisões interlocutórias nos Juizados da Fazenda são irrecorríveis de imediato.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Nelma Fontana

42. Dentre os direitos sociais abaixo, indique a alternativa que contém aquele que não foi estendido pela Constituição Federal, expressamente, ao trabalhador doméstico:

a) Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.

b) Fundo de garantia do tempo de serviço.

c) Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

d) Salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei.

e) Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

43. Conforme redação do artigo 92 da Constituição Federal, são órgãos do Poder Judiciário, exceto o que consta em

a) Conselho Nacional de Justiça. b) Juiz Militar.

c) Tribunal Regional Eleitoral.

d) Superior Tribunal de Justiça Desportiva. e) Tribunal Superior do Trabalho.

44. A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, indique a assertiva correta.

a) É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que corresponderá necessariamente à área de um Município.

b) É plena a liberdade de associação, inclusive a de caráter militar.

c) Uma associação que tiver finalidade ilícita poderá ser compulsoriamente dissolvida por decreto do prefeito, desde que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, uma vez que os direitos fundamentais não têm caráter absoluto. d) Os tratados internacionais sobre direitos humanos

são incorporados automaticamente ao ordenamento jurídico brasileiro com força emenda à Constituição. e) As normas definidoras de direitos e garantias

(13)

45. A Constituição Federal proíbe o tratamento diferenciado entre brasileiros natos e naturalizados, salvo os casos em que prevê expressamente em seu texto. Conforme disposto na Lei Maior, é privativo de brasileiro nato o cargo de

a) Ministro das Relações Exteriores. b) Ministro da Justiça e Segurança Pública. c) Ministro do Superior Tribunal de Justiça. d) Deputado Federal.

e) General do Exército.

46. João tentou obter crédito para comprar uma bicicleta, mas teve seu pedido negado, pelo fato de o seu “score de crédito” ter baixa pontuação. Em razão da negativa, procurou o Serviço de Proteção ao Crédito (pessoa jurídica de direito privado detentora de banco de dados enviados por lojas, bancos e financeiras) para saber as razões, mas não conseguiu obter nenhuma informação. Nos termos expressos na Constituição Federal, diante da negativa de acesso a

dados pessoais, João poderá fazer uso de a) Habeas Data.

b) Mandado de Segurança. c) Mandado de Injunção. d) Ação Popular.

e) Habeas Corpus.

47. Nos termos expressos na Constituição Federal, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as hipóteses descritas na Constituição Federal. A respeito dos cargos em comissão e das funções de confiança, aponte a alternativa incorreta.

a) Os cargos em comissão podem ser preenchidos por pessoas que não são servidoras públicas de carreira, nas condições e percentuais definidos em lei.

b) As funções de confiança só podem ser preenchidas por servidores de carreira.

c) As funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

d) Os cargos em comissão são de livre nomeação e não dependem de concurso público para serem preenchidos.

e) As funções de confiança e os cargos em comissão são preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.

DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Gessica Ehle

48. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei brasileira no 13.146/2015,

a) tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, instrumentos que tiveram sua vigência no plano jurídico externo iniciada em 25 de agosto de 2009, com a promulgação do Decreto nº 6.949/09.

b) usa como aporte a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, internalizados pelo direito brasileiro com “status” de norma supralegal.

c) traz como destinação assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

d) é chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência.

(14)

49. Conforme disciplinado na Lei n° 13.146/2015, dentre os itens a serem observados pela equipe multiprofissional acerca da avaliação da deficiência, julgue os itens a seguir:

I. levará em consideração os fatores socioambientais, psicológicos e estéticos.

II. considerará, dentre outros aspectos, os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. III. levará em conta a limitação que a pessoa com deficiência possa encontrar para desempenhar suas atividades cotidianas.

IV. ater-se-á a observar o comprometimento das estruturas do corpo, de modo que tal critério terá maior peso, quando da elaboração do laudo técnico. Dentre as assertivas, está (ão) correta (s):

a) Apenas a I. b) Apenas a II e IV. c) Alternativas II e III. d) Alternativas III e IV. e) Alternativas II, III e IV.

50. Paula, pessoa com deficiência e cadeirante, utiliza de transporte coletivo diariamente para se dirigir a seu local de trabalho. Ocorre que, em uma segunda-feira chuvosa, ao iniciar manobra para ingressar no ônibus, deparou-se com um elevador em péssimas condições, tendo sido puxada pelos demais passageiros para que pudesse embarcar. Diante de tal manobra, é possível assegurar que Paula

a) enfrentou situação de barreira tecnológica, ao passo que o elevador não funcionou como deveria.

b) foi constrangida por situação vexatória e infeliz, porém não prevista sob nenhum aspecto pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. c) sofreu com a ocorrência de uma barreira

urbanística, presente no transporte coletivo urbano. d) esteve diante da ocorrência de uma barreira no

próprio meio de transporte, encontrada dentro do conceito de barreira nos transportes.

e) vivenciou a existência de barreira arquitetônica, pois a arquitetura do ônibus não favoreceu seu embarque.

51. Quanto à realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica relacionados à pessoa com deficiência, a Lei n° 13.146/2015 afirma que

a) toda pessoa com deficiência terá o direito de, previamente, de forma esclarecida e sem intervenções ou qualquer coação, manifestar seu consentimento, sendo esse dispensado quando se tratar de pesquisa científica que favoreça uma coletividade.

b) quando estiver em situação de curatela, a pessoa com deficiência poderá ser institucionalizada se tiver seu consentimento suprido na forma da lei.

c) em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada relativamente incapaz, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.

d) compete especialmente à família garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.

(15)

52. Mauro, empacotador em uma grande rede de supermercados, sofre grave acidente de trânsito restando com suas funções motoras comprometidas por longo tempo, situação que acaba obstruindo sua plena participação em sociedade. À luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Mauro

I. terá direito a reabilitação profissional a ser implementada pelo poder público por meio de programas e serviços que o capacitarão para ocupar vaga em setor onde haja carência de recursos humanos.

II. Caso a equipe multidisciplinar identifique severo comprometimento nas estruturas do corpo, Mauro pode não ser aceito nos serviços de habilitação profissional, de reabilitação profissional e de educação profissional.

III. Até mesmo as salas onde serão oferecidos os serviços de habilitação profissional, de reabilitação profissional e de educação profissional deverão ser ambientes acessíveis e inclusivos.

IV. É possível que a habilitação profissional ocorra em empresas por meio de prévia formalização do contrato de emprego, que servirá para a comprovação do cumprimento da reserva de vagas prevista em lei, desde que por tempo determinado e concomitante com a inclusão profissional na empresa.

Desse modo, julgue o(s) item(ns) correto(s): a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. DIREITO ADMINISTRATIVO Thállius Moraes

53. Quando o servidor responsável deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação, conforme rege a Lei 8.429/92, praticará ato de improbidade que

a) importa em enriquecimento ilícito, sendo o dolo imprescindível para sua configuração.

b) importa em prejuízo ao erário, não sendo o dolo imprescindível para sua configuração.

c) atenta contra os princípios da Administração Pública, sendo o dolo imprescindível para sua configuração.

d) importa em prejuízo ao erário, sendo o dolo imprescindível para sua configuração.

e) atenta contra os princípios da Administração Pública, não sendo o dolo imprescindível para sua configuração.

54. Considerando as disposições traçadas pela Lei 8.429/92, que trata da improbidade administrativa, assinale a alternativa correta.

a) Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.

b) Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

c) A ação principal, que terá o rito ordinário, somente será proposta pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

d) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente responderá integralmente pelas sanções decorrentes do ato ímprobo.

(16)

55. Acerca da improbidade administrativa, assinale a alternativa incorreta:

a) Particulares também podem ser responsabilizados nos termos da lei de improbidade administrativa. b) O sucessor do sujeito ativo de um ato de

improbidade está sujeito às cominações da lei de improbidade até o limite do valor da herança.

c) A representação por um ato de improbidade pode ser feita por qualquer pessoa, desde que devidamente identificada.

d) As ações de improbidade não admitem a celebração de acordo de não persecução cível.

e) A ação de improbidade administrativa pode ser proposta pela pessoa jurídica interessada ou pelo Ministério Público.

56. Nos termos da Lei 10.261/68, que trata do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, é proibido ao servidor

a) requerer ou promover a concessão de privilégios, garantias de juros ou outros favores semelhantes, federais, estaduais ou municipais, exceto privilégio de invenção própria.

b) participar da gerência, administração ou ser acionista de sociedades comerciais que mantenham relações comerciais ou administrativas com o Governo do Estado.

c) constituir -se procurador de partes ou servir de intermediário perante qualquer repartição pública, exceto quando se tratar de interesse de cônjuge ou parente até terceiro grau.

d) deixar de comparecer ao serviço, ainda que com causa justificada.

e) manter espírito de solidariedade com os companheiros de trabalho.

57. Nos termos da Lei 10.261/68, que trata do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, será passível de demissão a bem do serviço público o servidor

a) que praticar, em serviço, ofensas físicas contra funcionários ou particulares, salvo se em legítima defesa.

b) que aplicar indevidamente dinheiros públicos.

c) quando caracterizada a sua ineficiência no serviço. d) for condenado por abandono de cargo.

e) for reincidente em infração passível de suspensão. 58. Considerando as disposições do Estatuto dos

Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo acerca da responsabilidade administrativa do servidor, analise os próximos itens.

I – Os procedimentos disciplinares punitivos, independentmente da penalidade eventualmente cabível, serão presididos por Procurador do Estado confirmado na carreira.

II – A sindicância é o procedimento adotado em caso de infrações leves, cujas penas sejam de repreensão, suspensão ou multa.

III – O processo administrativo pode ser utilizado para a aplicação de quaisquer penalidades, contudo, é obrigatório no caso das penas de suspensão superior a trinta dias, demissão, demissão a bem do serviço público e cassação de aposentadoria ou de disponibilidade.

IV - Ao acusado revel no processo administrativo disciplinar será nomeado advogado dativo.

Está correto apenas o afirmado em a) I, II, III e IV.

b) I, II e III. c) II e IV. d) III e IV. e) I, II e IV.

NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

Tiago Zanolla

59. Sobre a lavratura de atos e de acordo com as Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, é vedado:

a) lançamento de cotas marginais ou interlineares nos autos.

b) entrelinhas, erros de digitação e omissões. c) emendas, rasuras ou borrões.

(17)

60. Nos termos das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, a subscrição do Juiz não é obrigatória

a) Ofício dirigido ao Poder Legislativo.

b) Determinação de desconto de pensão alimentícia. c) Alvará de soltura.

d) Citação de réu em processo penal em que o réu é acusado de homicídio.

e) Contramandado de prisão.

61. Nos termos das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, a certidão a) Quando utilizada a carga eletrônica, será lançada

certidão nos autos, mencionado a data da carga e da restituição, de acordo com os assentamentos do livro protocolo.

b) O registro da sentença, com indicação do número de ordem, do livro e da folha em que realizado o assento, será certificado nos autos, na primeira folha da sentença registranda.

c) Compete aos ofícios de justiça, na hipótese de expedição de certidão de homonímia, a inserção, no sistema informatizado oficial, dos eventuais dados de qualificação ainda não lançados no sistema, também certificando a adoção dessa providência no documento;

d) É necessária a lavratura de certidão, no interior dos autos, da autuação e do registro do processo.

e) Todos os atos e termos do processo serão certificados nos autos e anotados no sistema informatizado oficial.

62. Nos termos das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, assinale a opção correta

a) Na elaboração dos documentos, serão utilizados os modelos de expediente institucionais padronizados, autorizados e aprovados pela Juiz Corregedor Permanente.

b) A criação de modelos de grupo ou usuário realizar-se-á a partir dos modelos institucionais ou da autoria intelectual do Corregedor-Geral de Justiça.

c) A criação de modelos de grupo ou usuário realizar-se-á a partir dos modelos institucionais ou da autoria intelectual do magistrado.

d) É livre a consulta, no sítio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, às movimentações processuais, inteiro teor das decisões, petições, sentenças, votos, acórdãos e aos mandados de prisão registrados no BNMP.

e) Os documentos produzidos de forma eletrônica serão assinados digitalmente por seu autor ou por preposto devidamente autorizado.

63. Nos termos das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo e do acesso aos processos digitais por terceiro interessado, desde que não tramitem em segredo de justiça

a) Podem ser franqueados a terceiro interessado mediante uso de senha pessoal e intransferível, disponibilizada para utilização pelo período de 24 horas após a sua emissão.

b) A solicitação deve ser efetuada diretamente no balcão da unidade judicial em que tramitam os autos. c) A Unidade Judicial confirmará a identidade do solicitante por meio de videoconferência, sendo desnecessária a exibição do documento pessoal. d) Para os pedidos formulados presencialmente, a

impressão da senha será providenciada pela Seção de Distribuição, hipótese em que, após digitalizados e importados para os autos, os requerimentos serão arquivados em classificador próprio

(18)

64. Acerca dos autos de processo, livros e classificadores, assinale a opção correta

a) Havendo desentranhamento de peça processual, incorrerá de imediato a substituição da peça original por cópia simples.

b) A carga rápida dos autos será concedida pelo escrivão ou o escrevente responsável pelo atendimento, pelo período de 2 a 6 horas.

c) O Livro de Registro Geral de Feitos será utilizado quando não for possível a utilização do sistema informatizado, caso em que serão lançados, no livro, a assinatura do destinatário e, nos autos, o termo de carga e recebimento.

d) O escrivão verificará periodicamente o classificador para arquivamento provisório de petições e documentos desentranhados. Decorrido um ano do desentranhamento, as petições e documentos não retirados pelos advogados serão encaminhadas à Ordem dos Advogados do Brasil local, anotando-se no sistema informatizado oficial.

e) Havendo urgência, transmitir-se-á a carta precatória por fac-símile (fax), telegrama, telefone, radiograma ou correio eletrônico (e-mail).

ATUALIDADES

Rodolfo Gracioli

65. “A cidade de Liverpool, na Inglaterra, foi retirada da lista da Unesco de Patrimônio Mundial em julho de 2021. Com isso, a cidade no Reino Unido se tornou o terceiro local a ser removido da lista. Liverpool foi nomeada Patrimônio Mundial pela organização cultural da ONU em 2004. Os outros únicos locais que perderam o título foram um santuário de vida selvagem em Omã, em 2007, após caça ilegal e destruição de habitat, e o vale do Elba, em Dresden, Alemanha, em 2009, quando uma ponte com quatro faixas foi construída sobre o rio”. Adaptado. (G1, julho de 2021).

Liverpool deixou a lista devido:

a) Descumprimento de normas arquitetônicas com a destruição de prédios protegidos, dando lugar a complexos comerciais e um novo espaço em homenagem aos Beatles.

b) Novas construções e adaptações prejudicaram o visual das docas da cidade com arquitetura do

período vitoriano, prejudicando a “autenticidade e integridade”.

c) Não cumprimento de normas técnicas relativas à proteção de áreas verdes na região central da cidade, o que provocou ação de grupos ambientalistas. d) Violação do direito à cidade com a não adaptação

dos espaços centrais da cidade para as normas de mobilidade para pessoas com deficiência.

e) Processo de “higienização social” da população em situação de rua, em escândalo denunciado por organização não governamentais.

66. “O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quinta-feira (17) a lei que transforma 19 de junho em feriado federal. A data, chamada de "Juneteenth", tem ampla representatividade para o país comandado por Joe Biden”. Adaptado. (G1, junho de 2021).

A data refere-se:

a) Data do nascimento de Martin Luther King, líder pacifista que atuou na defesa dos direitos civis da população negra.

b) Data da morte de George Floyd, em 2020, quando teve início uma onda de protestos antirracistas, com destaque para o Black Lives Matter.

c) Data do episódio do ônibus de Rosa Parks, quando a mesma se recusou a ceder lugar a um homem branco, em 1955, no Alabama.

d) Data da emancipação dos últimos escravos do país, no ano de 1865, em Galveston, no Texas, cerca de dois anos e meio após anúncio de Abraham Lincoln. e) Data do ato articulado por Malcom X que resultou

(19)

67. O massacre do Carandiru foi uma ação policial para conter uma rebelião no Complexo Penitenciário do Carandiru, em São Paulo, que resultou na morte de 111 detentos, em 2 de outubro de 1992. Sobre decisão recente com relação ao tema, assinale a alternativa correta:

a) Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu pela anulação das penas dos policiais envolvidos. A justificativa é que não foi possível a identificação dos responsáveis por cada disparo fatal.

b) Por maioria, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu pela prescrição do processo em questão. A justificativa é o prazo da persecução penal que teria excedido os 15 anos estabelecidos no Código Penal.

c) Por maioria, o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu pela anulação dos juris realizados nos últimos anos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Dessa forma, os policiais foram absolvidos das acusações. d) Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior

Tribunal de Justiça manteve decisão monocrática que reestabeleceu as penas de policiais envolvidos no massacre. A 5ª Turma julgou em lista.

e) Por maioria, o Tribunal Penal Internacional decidiu pela acusação dos policiais envolvidos, por excesso de violência. Segundo normas do Direito Internacional, a Justiça Federal brasileira tem o poder de executar a pena.

68. Observe os trechos e faça a correspondência. Texto I

"Um tribunal do país decidiu a favor da revogação da cidadania do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, de acordo com uma sentença publicada pelo Poder Judiciário. A decisão do tribunal anulou o status de Assange como cidadão naturalizado do país, que foi concedido a ele em dezembro de 2017. Assange, um australiano, passou quase sete anos trancado na Embaixada do país em Londres protegido pelo status de asilo, evitando a extradição para a Suécia". Adaptado. (CNN Brasil, julho de 2021).

Texto II

"Até as eleições deste ano, o atual presidente era um personagem parcialmente desconhecido da população. Filho de agricultores analfabetos e oriundo de uma pequena região rural, ele é professor desde 1995, período em que também se dedicou à militância sindical. Em 2017, despontou no cenário político nacional ao liderar uma greve de professores de quase três meses. O movimento reivindicava um aumento salarial e melhores condições de trabalho para a classe". Adaptado (Politize, setembro de 2021).

(20)

69. Em junho de 2021, o Brasil foi reeleito para o Conselho de Segurança da ONU. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

a) O Brasil compõe o chamado G4, junto com Índia, Alemanha e Japão, países que defendem uma reforma no Conselho.

b) O Brasil foi eleito para o biênio 2022/2023, ocupando uma vaga da América Latina e Caribe, após acordo com Honduras.

c) O Brasil adquire o poder de representar a América Latina e Caribe, podendo usar o poder de veto em resoluções, assim como os demais países do Conselho.

d) O Brasil integra o segmento de membros não permanentes (que totalizam 10 países, além dos 5 membros permanentes).

e) O Brasil, junto com os demais países que integram o Conselho, terá o direito de voto nas discussões levantadas.

70. "Wellington da Silva Braga, o Ecko, chefe da maior milícia em atividade do estado e o criminoso mais procurado do RJ, foi morto neste sábado (12) em uma ação da Polícia Civil. Sua quadrilha, o Bonde do Ecko, domina boa parte da Zona Oeste e algumas regiões da Baixada Fluminense. Os paramilitares sob sua chefia extorquem dinheiro de moradores e comerciantes, a fim de oferecer uma pretensa segurança, e exploram diversas atividades — como o sinal clandestino de internet e TV, monopólio da venda de água e gás e o transporte por vans". (G1, junho de 2021).

O nome da operação que resultou na morte do miliciano Ecko é:

a) Operação Exceptis b) Operação Jacarezinho c) Operação Akuanduba d) Operação Nicot

e) Operação Dia dos Namorados

MATEMÁTICA

Carlos Henrique

71. Considere que o tamanho de uma televisão, dado em polegadas, corresponde ao comprimento da sua diagonal e que, no caso de televisores de tamanho normal, a largura e a altura seguem, ordenadamente, a relação 4:3. Observe a figura abaixo e considere 1 polegada = 2,5 cm.

Com relação a uma televisão plana de 40 polegadas, é correto afirmar que a diferença entre sua largura e sua altura é: a) 15 cm b) 20 cm c) 10 cm d) 25 cm e) 12 cm

72. Em uma determinada data, Henrique recebeu, por serviços prestados a uma empresa, o valor de R$ 20.000,00. Gastou 37,5% dessa quantia e o restante aplicou a juros simples, a uma taxa de 18% ao ano. Se no final do período de aplicação ele resgatou o montante correspondente de R$ 14.000,00, significa que o período dessa aplicação foi de

a) 8 meses.

(21)

73. Bia tem 14 bonecas a menos do que Ana, e Carla tem 17 bonecas a menos do que Ana. Se o produto entre o número de bonecas de Bia e o número de bonecas de Carla é igual a 208, essas três meninas têm, juntas, um total de bonecas igual a

a) 55. b) 56. c) 57. d) 58. e) 59.

74. Vilma, Marta e Cláudia trabalham em uma mesma agência bancária. Vilma está nesse emprego há 5 anos, Marta, há 7 anos e Cláudia, há 12 anos. Para premiar a eficiência dessas funcionárias, a direção do banco concedeu-lhes uma bonificação de R$ 12.000, que deverão ser divididos entre as três, de forma diretamente proporcional aos respectivos tempos de serviço.

Nesse caso, quanto Vilma receberá de bonificação? a) 2500

b) 2700 c) 3000 d) 3500 e) 6000

75. Em uma filial do Estratégia Concursos, 65% dos funcionários trabalham na edição, 23% trabalham no marketing e os 24 funcionários restantes trabalham no telemarketing.

A quantidade de funcionários que trabalham na edição é: a) 100 b) 110 c) 120 d) 130 e) 140

76. Considere que, com a aquisição de novos equipamentos, o tempo para se digitalizar uma página, que era de 22 segundos, passou a ser de [22 – 22 × P] segundos, em que P correspondente à dízima periódica 0,27272727.... Nessa situação, com os novos equipamentos, a digitalização de uma página passou a ser feita em:

a) 14 segundos b) 15 segundos c) 16 segundos d) 17 segundos e) 18 segundos INFORMÁTICA Emanuelle Gouveia

77. Um usuário copiou um atalho de um arquivo de texto do computador A para o computador B. Tendo por base essa informação, podemos garantir que: a) O arquivo texto é aberto normalmente no

computador A.

b) O arquivo texto não é aberto, uma vez que o arquivo texto original não existe no computador B.

c) O atalho sozinho não pode ser copiado.

d) O arquivo texto é aberto, mas em modo somente leitura.

e) O arquivo texto somente pode ser aberto para impressão.

78. Baseada na imagem abaixo.

Ao clicar com o botão esquerdo do mouse (configurado para destros) no retângulo indicado pela seta, a) o botão iniciar será ativado.

b) a área de trabalho será exibida c) todas as janelas serão maximizadas.

d) nada ocorre, pois o retângulo não tem função alguma.

(22)

79. No Windows é possível classificarmos os arquivos e ordenarmos o modo de exibição. Para colocar um arquivo que acabou de ser modificado no topo da lista de exibição, devemos classificar em ordem decrescente por: a) Data de modificação. b) Nome. c) Tipo. d) Tamanho. e) Ordem.

80. Um usuário tem inicialmente essa tabela no word

Quais as opções de bordas foram pressionadas? a) Borda inferior, borda superior, bordas internas b) O desenho foi feito no Wordart, visto que não é

possível fazer com tabelas

c) Sem borda, borda diagonal superior, borda diagonal inferior

d) Sem bordas, borda direita, borda diagonal superior e) Bordas internas, Borda diagonal superior, borda

diagonal inferior

81. Ao entrarmos no Word, já existe uma série de funcionalidades de formatação escolhidas. O nome desse conjunto de formatações aplicadas previamente ao ambiente é o: a) tema b) comentário c) sumário d) estilo e) notas

82. No Word, ao clicarmos duas vezes sobre uma palavra iremos:

a) selecionar todo o parágrafo. b) selecionar a palavra.

c) posicionar o cursor no local clicado. d) selecionar a linha.

e) essa ação não realiza nenhuma operação. 83. No Excel temos o seguinte antes e depois.

Qual o efeito aplicado para que no depois as duas o título da tabela estivesse com a nova exibição

a) Mesclar. b) Agrupar.

(23)

84. O recurso de proteção de células no Excel é muito importante. Alguns recursos de formatação só funcionam se as células estiverem protegidas. São eles: a) Negrito e Itálico. b) Sombreamento e realce. c) Bloquear e realce d) Bloquear e ocultar e) ocultar e sobrescrito.

85. Uma planilha no Excel tem os valores A1 = 10; b1 = 20, c1 = 30; a2= 15; b2= 5;

O valor obtido na célula C3, após esta ser preenchida com a fórmula =SE(B1>10;C2/2;A1/10), será: a) 5

b) 4 c) 3 d) 2 e) 1

86. Um usuário recebeu uma mensagem de email que continha um anexo e encaminhou para um colega de trabalho. Podemos afirmar que ao apertar no menu para encaminhar:

a) O anexo é mantido na nova mensagem.

b) A nova mensagem já vai ter o campo Para preenchido.

c) O anexo fica bloqueado para envio para evitar a contaminação da máquina.

d) O Assunto deve ser o mesmo da mensagem original, ficado bloqueado para edição.

e) A nova mensagem aparece com o campo assunto em branco.

87. No serviço de email, a pasta padrão de Rascunho tem a função de armazenar

a) as mensagens que foram recebidas pelo usuário b) as mensagens que o usuário redigiu e não

conseguiu, por qualquer motivo, enviar.

c) as mensagens que o usuário escreveu e salvou, mas não enviou.

d) a cópia das mensagens que já foram enviadas pelo usuário.

e) as mensagens excluídas pelo usuário.

88. Um usuário, por curiosidade, entrou no site de pesquisa do google e digitou 20+80. O que irá aparecer para ele?.

a) Uma explicação sobre os números digitados. b) O primeiro resultado exibido é uma calculadora

com a soma dos valores, no caso 100.

c) Uma tabuada com todas os elementos básicos do sistema decimal.

d) A etmologia da escrita cardinal desses números. e) Uma mensagem de erro, pois o intuito da

ferramenta é trabalhar com caracteres.

89. No mercado, temos diversas ferramentas de pesquisa disponíveis, como a ferramenta do Google. Qual das letras abaixo representa uma outra delas: a) Outlook

(24)

90. Sobre o Teams, responda.

a) A ferramenta de Tarefas possibilita visualizar todas as equipes das quais o usuário participa

b) O chat é uma ferramenta desabilitada, só podendo ser utilizada quando a chamada de vídeo não estiver sendo usada.

c) As videoconferências só são permitidas em classes com mais de 100 alunos.

d) Durante a videoconferência é possível compartilhar telas abertas de outros aplicativos. e) O recurso de Equipes é utilizado para listar as

tarefas pendentes do usuário..

RACIOCÍNIO LÓGICO

Carlos Henrique

91. Considere a afirmação I como sendo FALSA e as outras três afirmações como sendo

VERDADEIRAS.

I. Lucas é médico ou Marina não é enfermeira. II. Se Arnaldo é advogado, então Lucas não é médico. III. Ou Otávio é engenheiro, ou Marina é enfermeira,

mas não ambos.

IV. Lucas é médico ou Paulo é arquiteto.

A partir dessas informações, é correto afirmar que a) Paulo não é arquiteto ou Marina não é enfermeira. b) Marina é enfermeira e Arnaldo não é advogado. c) Se Lucas não é médico, então Otávio é engenheiro. d) Otávio é engenheiro e Paulo não é arquiteto. e) Arnaldo é advogado ou Paulo é arquiteto.

92. Se eu paguei o aluguel ou comprei comida, então o meu salário entrou na conta.

Uma afirmação equivalente a afirmação anterior é a) Se o meu salário não entrou na conta, então eu não

paguei o aluguel e não comprei comida.

b) Se eu paguei o aluguel e comprei comida, então o meu salário entrou na conta.

c) O meu salário entrou na conta e eu comprei comida e paguei o aluguel.

d) Se o meu salário não entrou na conta, então eu não paguei o aluguel ou não comprei comida.

e) Se eu não paguei o aluguel e não comprei comida, então o meu salário não entrou na conta.

93. Se Juliana chegar brava em casa, então Carlos foge para o quarto e Bruno não entra em casa. Uma afirmação que corresponde à negação da afirmação anterior é:

a) Juliana não chega brava em casa e, Carlos não foge para o quarto ou Bruno entra em casa.

b) Se Juliana não chega brava em casa, então Carlos não foge para o quarto e Bruno entra em casa.

c) Juliana chega brava em casa e, Carlos não foge para o quarto ou Bruno entra em casa.

d) Se Carlos não foge para o quarto ou Bruno entra em casa, então Juliana não chegou brava em casa.

e) Se Carlos foge para o quarto e Bruno não entra em casa, então Juliana chegou brava em casa.

94. Em um torneio de xadrez, há 50 mulheres e 37 homens inscritos. As mulheres só jogam entre si e os homens também só jogam entre si. Em cada partida, o(a.) perdedor(a.) é eliminado(a.) do torneio. Não há empates. Ao final do torneio, tem-se uma campeã e um campeão.

Não havendo desistências, o número total de partidas para que sejam definidos o campeão e a campeã é: a) 82;

(25)

95. Em uma cidade, foram entrevistadas várias pessoas acerca de suas preferências em relação a três bancos; X, Y e Z. Os resultados mostraram que:

210 pessoas gostam do banco X. 210 pessoas gostam do banco Y. 250 pessoas gostam do banco Z. 20 pessoas gostam dos três bancos.

100 pessoas não gostam de nenhum dos três bancos. 60 pessoas gostam dos bancos X e Y.

70 pessoas gostam dos bancos X e Z 50 pessoas gostam dos bancos Y e Z.

O número de pessoas que respondeu a pesquisa foi igual a: a) 710 b) 570 c) 670 d) 630 e) 610

96. Cinco meninas, Juliana, Kelly, Lúcia, Mônica e Onny, apostaram uma corrida. Sabe-se que Juliana chegou antes de Mônica e Lúcia, Mônica chegou antes de Onny, Kelly chegou antes de Juliana, e Onny não foi a última a chegar. Dessa forma, entre as cinco amigas citadas, a quarta a chegar foi

a) Juliana b) Kelly c) Lúcia d) Mônica e) Onny

97. Três pessoas A, B e C que pesam, respectivamente, 30 kg, 80 kg e 100 kg, querem atravessar um grande lago num bote cuja capacidade é de 120 kg. Cada travessia em qualquer sentido demora 17 minutos e o bote deve sempre ser conduzido por uma dessas três pessoas. O tempo mínimo, em minutos, necessário para que as três pessoas atravessem o lago é: a) 34 b) 51 c) 68 d) 85 e) 102

98. Um torneio de futebol passará a ser disputado anualmente por seis equipes. O troféu será de posse transitória, isto é, o campeão de um ano fica com o troféu até a próxima edição do torneio, quando o passa para o novo campeão. Uma equipe só ficará definitivamente com o troféu quando vencer quatro edições consecutivas do torneio ou sete edições no total, o que acontecer primeiro. Quando isso ocorrer, um novo troféu será confeccionado. Os números mínimo e máximo de edições que deverão ocorrer até que uma equipe fique com a posse definitiva do troféu valem, respectivamente, a) 4 e 43 b) 6 e 36 c) 6 e 42 d) 4 e 7 e) 4 e 37

(26)

100. Se não é verdade que, no ano passado, em todos os domingos, se fazia sol, Renata passeava de moto, então, no ano passado,

a) em nenhum domingo que não fez sol, Renata passeou de moto.

b) em todos os domingos que não fez sol, Renata não passeou de moto.

c) houve pelo menos um domingo em que não fez sol e Renata passeou de moto

d) em todos os domingos fez sol e Renata passeou de moto.

(27)

Preencha o Gabarito!

https://bit.ly/Simulado-TJSP-23-10

N

ÃO É ASSINANTE

?

https://bit.ly/Estrategia-Assinaturas

C

ONHEÇA NOSSO SISTEMA DE QUESTÕES

!

Referências

Documentos relacionados

a) pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa, referentes ao exercício de 2014, sob

O contencioso tributário (onde se insere o arbitral) é um contencioso de mera anulação visando a apreciação, sequencialmente, dos vícios que conduzam à declaração

Pelo fato de a administração possuir o ser humano como um de seus centros de atenção, ela necessita buscar conceitos de compreensão com base em diversas ciências, e o

A respeito da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), conforme redação da Lei 9.868/1999, analise os itens e em seguida indique a assertiva correta. A ADI não

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do processo de filtração, utilizando como adsorventes carvão vegetal de coco de dendê e babaçu para

a) A estrutura de ocupação da terra no estado do Rondônia é desconcentrada, pois sua ocupação se deu a partir das vias hidrográficas dos ribeirinhos, do

Assim sendo, tanto cometerá crime de peculato culposo o funcionário público que, agindo imperita, imprudente ou negligentemente terminar contri- buindo involuntariamente para a)

PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARTE TEÓRICA: 19 a 29 de março de 2018 PERIODO RE REALIZAÇÃO DE TRABALHOS DE CAMPO: --- LOCAL DAS AULAS: Sala Rodí Ávila Medeiros/Prédio 43137.