• Nenhum resultado encontrado

ALCOCHETE É POR AQUI!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALCOCHETE É POR AQUI!"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ALCOCHETE

É POR AQUI!

AUTÁRQU ICAS 202 1

(2)

Muito mais foi feito e mais poderá ser feito nos próximos anos. É por isso que nestas eleições pe-dimos aos munícipes um novo voto de confiança para abraçarmos novos desafios e projetos que darão sequência ao muito trabalho já realizado. Queremos ser o presente para concretizar um fu-turo centrado na melhoria da qualidade de vida de quem aqui vive ou nos visita, começando pela valorização do espaço público e modernização dos serviços municipais.

Continuaremos a apostar na promoção da Mar-ca Alcochete como meio de Mar-captação de investi-mento empresarial, turístico e apoio ao comércio local. É imperioso atrair mais empresas para o território e possibilitar que jovens e menos jovens, concretizem aqui os seus projetos profissionais. Investiremos na ampliação do parque escolar e na qualificação da oferta desportiva com a re-qualificação de espaços desportivos municipais. Apostaremos na Economia Circular com a imple-mentação de vários projetos diferenciadores e executaremos uma política de habitação acessí-vel capaz de resolver os problemas existentes. Sabemos que o Concelho de Alcochete tem ca-minho e queremos percorrê-lo consigo!

O caminho #ÉPORAQUI!

Caros munícipes,

é com confiança e redobrado compromisso que apresentamos o nosso programa eleitoral.

Em 2013 fiz três promessas a todos os munícipes: falar sempre a verdade; colocar os interesses do Concelho em primeiro lugar; e trabalhar o mais que seja possível em prol do bem comum. Cumpridos dois mandatos enquanto vereador, o último dos quais com pelouros atribuídos, renovo estas promessas – que se mantêm intatas. O caminho tem sido feito com muita responsabilidade e integridade, sem perder a convicção de que é sempre possível fazer melhor e de que fazer parte da solução é sempre preferível a fazer parte do problema.

Vários dos projetos assumidos no compromisso eleitoral de 2017 foram concretizados ao longo deste mandato.

Assumimos o compromisso de trabalhar e valo-rizar a Marca Alcochete como elemento de de-senvolvimento económico e como estandarte da preservação da história e cultura do nosso con-celho.

Fizemo-lo através da apresentação das candi-daturas do Círio do Marítimos e das Festas do Barrete Verde e das Salinas a Património Cultural e Imaterial de Portugal, como também através do registo e promoção da “Fogaça de Alcochete”. No domínio da inovação, foi concretizado o com-promisso de instalar rede pública Wi-Fi nas três freguesias.

Ao nível do trabalho realizado pelo pelouro do Turismo, foi implementado um Plano de Ação de valorização do nosso território que, nestes últimos anos, permitiu alcançar números recorde em dor-midas e consumos provenientes da atividade tu-rística no Concelho.

TÉCNICO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

39 anos

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOCHETE

Vasco Pinto

(3)

Maria Policarpo

EMPRESÁRIA 61 anos - Independente

Pedro Canteiro

ENGENHEIRO INFORMÁTICO 43 anos - Independente

Sónia Oliveira

CONSULTORA IMOBILIÁRIA 50 anos - Independente

António Pinto Basto

ARTISTA 69 anos - Independente

Laura Gabriel

DESIGNER DE INTERIORES 57 anos

Mafalda Boultwood

PSICÓLOGA 36 anos - Independente

João Marques

PROFESSOR 56 anos

António Ernesto Pinto

JURISTA-FISCALISTA 50 anos - Independente

Elisabete Bonito

ESPECIALISTA EM POLITICAS DO TERRITÓRIO 52 anos - Independente

CÂMARA MUNICIPAL

(4)

VALORIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS

1.

PILARES ESTRATÉGICOS PARA O CONCELHO DE ALCOCHETE

Formação contínua dos trabalhadores

Desenvolver Planos de Formação em todos os serviços, visando uma maior articulação com os contextos e processos de trabalho.

Tornar o Município Entidade Formadora Certifi-cada, constituindo assim uma mais-valia não só para os trabalhadores da Autarquia, bem como para os munícipes, no combate à infoexclusão e iliteracia.

Modernizar o contato entre Município

e Munícipe

Desenvolver a app Município de Alcochete.

Criar o Espaço Munícipe e centralizar num único local processos referentes a pagamento de taxas municipais.

Implementar o projeto Orçamento Participativo com o objetivo de reforçar a participação dos ci-dadãos nos desígnios do Município de Alcochete.

Portal do Munícipe

Criar o Portal do Munícipe, ferramenta digital de proximidade, com o objetivo de reduzir os tem-pos de restem-posta dos procedimentos administra-tivos. As ferramentas digitais disponibilizam-nos meios que ajudam a tornar a relação entre os munícipes e os serviços mais eficiente e confor-tável.

(5)

ADN

ALCOCHETE

2.

Turismo e Desenvolvimento Económico

Desenvolver o Centro de Incubação Tecnológi-ca de Alcochete, promovendo a criação de um laboratório colaborativo, com vários espaços de incubação e co-work.

Dinamizar o Polo Ambiental das Hortas como es-paço de lazer, turismo e educação ambiental. Lançar um portal de divulgação do comércio e das campanhas que os comerciantes realizam. Criar a agência InvestAlcochete, que centralize todos os projetos de investimentos e terá como missão melhorar a identificação de oportunida-des, reforçar a informação e agilizar os proces-sos de decisão.

Recuperar o cais (pontão) de acostagem na ponte-cais, Alcochete.

Requalificar o cais palafítico de Samouco e toda a zona envolvente, numa intervenção ubanistíca de valorização do espaço e de criação de liga-ção à rede de percursos pedestres.

Concretizar o projeto de Rede de Percursos Pe-destre do Concelho de Alcochete, com especial destaque para os caminhos religiosos (Alcoche-te – Atalaia) e de in(Alcoche-teresse paisagístico (Hortas – Salinas de Samouco).

Dar continuidade ao registo e certificação da gastronomia local (por exemplo, arroz doce, sal e bolo de soda).

Cultura e Idendidade Local

Aquisição de um autocarro de apoio às coletivi-dades culturais, desportivas e recreativas

do Concelho.

Promover a atribuição da bolsa “Jovens Talentos” a talentos locais que estejam a iniciar os seus per-cursos artísticos.

Criar o Guia Digital da Cultura.

Criar a Biblioteca Ambulante, que servirá todo o Concelho.

Promover os ranchos folclóricos do Concelho a Património Cultural Imaterial do Concelho.

Desporto

Recuperação do Campo Municipal do Passil, com instalação de piso sintético e aplicação de mar-cações para a prática de râguebi.

Posicionar cada vez mais Alcochete como local para a realização de eventos e encontros asso-ciados à prática desportiva, saúde e bem-estar. Concretizar o Projeto de Requalificação do Poli-desportivo de São Francisco.

(6)

EDUCAÇÃO, SÁUDE

E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

3.

Educação e Saúde

Em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Centro de Saúde de Alcochete, Associação Humanitária dos Bom-beiros Voluntários de Alcochete e Agrupamento de Escolas de Alcochete, promover um plano de trabalho com o objetivo de melhorar as respostas às competências municipais nas áreas da Educa-ção e Saúde.

Construir um Centro de Educação Integral com todos os ciclos educativos (do jardim de infância ao secundário e técnico-profissional).

Garantir a ampliação da escola D. Manuel I in-dependentemente do processo em curso de descentralização de competências para as au-tárquicas.

Criar o Serviço Gratuito de Teleconsultas (clínica geral), a implementar em parceria com clínicas locais.

Promover campanhas de saúde mental no Muni-cípio, através de seminários, workshops, feiras da saúde, entre outras possibilidades.

Criar o Programa Municipal de luta contra a obesidade.

Desenvolvimento Social

Implementar um Programa de combate ao des-perdício alimentar envolvendo a restauração local e supermercados.

Criar um Projeto de Dívida Zero de apoio às famílias, que permita a promoção da literacia financeira.

Reforçar a rede social de apoio ao idoso.

Promover programas de combate à exclusão social, em parceria com as escolas, a CPCJ, o Centro de Saúde, a Escola Segura e outras insti-tuições do Concelho com o objetivo de reduzir o abandono escolar e promover a inclusão social através da implementação de projetos que fo-mentem a curiosidade e desenvolvam o conheci-mento relativamente à cultura e tradições locais.

HIGIENE URBANA,

AMBIENTE E MOBILIDADE

4.

Criar o serviço de recolha de biorresíduos junto dos estabelecimentos de restauração.

Criar um Centro Municipal de Compostagem para receção dos desperdícios resultantes da manuten-ção de áreas ajardinadas e posterior aplicamanuten-ção do produto resultante em áreas sob gestão municipal. Implementar o projeto “Adote um Compostor”: disponibilização gratuita de compostores aos munícipes para decomposição de resíduos orgânicos.

Construir bolsas de estacionamento apoiadas por serviços de transfer para o centro histórico de Alco-chete.

Construir ciclovias de ligação de entre todas as freguesias do Concelho.

Promover os modos suaves de mobilidade através do alargamento do Projeto Bicicletas Partilhadas a todas as freguesias.

(7)

SEGURANÇA E

PROTEÇÃO CIVIL

ORDENAMENTO

DO TERRITÓRIO

E HABITAÇÃO

SAÚDE E

BEM-ESTAR ANIMAL

5.

6.

7.

Elaborar e implementar o Plano de Emergência Municipal.

Elaborar e implementar o Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Sociais aos Bombei-ros do Município de Alcochete.

Elaborar e implementar Planos de Segurança para todos os edifícios municipais.

Implementar programa de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) em todos os edifícios muni-cipais.

Apoiar as coletividades na implementação de um programa de DAE, principalmente nas que reali-zam atividades de desporto, recreio e lazer.

Desenvolver novos Parques Urbanos que refor-cem a rede de espaços verdes.

Implementar o Programa Habitação Acessível no âmbito da Estratégia Local de Habitação, com um calendário de construção e aquisição de no-vos fogos destinados a realojamentos e primeira habitação.

Conclusão do processo de revisão do PDM. Concretizar a requalificação paisagística das ro-tundas do Concelho, privilegiando a promoção das tradições culturais locais.

Ampliação da Casa de Velório de Alcochete e es-paço de atendimento da Secretaria do Cemitério. Construção de Casa de Velório na Vila de Sa-mouco.

Construir um Parque Canino por freguesia. Concretizar a construção do Centro Oficial de Recolha de Animais de Alcochete.

Implementar o Programa Cheque Veterinário, como medida de apoio à prestação de cuida-dos de saúde primários gratuitos a animais de companhia dos munícipes.

(8)

Na sequência do compromisso de trabalho, sério e consistente, que iniciámos há oito anos, é chegada a hora de apresentarmos o nosso projeto, as nossas ideias, os caminhos que acreditamos serem os melho-res para o futuro do concelho de Alcochete.

Na nossa perspetiva, a Assembleia Municipal não deve limitar-se a fiscalizar a ação do executivo muni-cipal, como até hoje vem acontecendo. A Assembleia Municipal pode e deve ir mais além nas suas funções, lançando mão de um conjunto de competências pró-prias que já tem, mas pouco usa. A Assembleia Muni-cipal deve assumir um papel proativo, mais próximo dos munícipes e mais relevante, do que já é, na vida do concelho. Entendemos que é importante trazer para a ordem do dia o debate de temas e assuntos pertinen-tes e decisivos para o progresso, desenvolvimento e crescimento do nosso concelho em fóruns abertos à participação de toda a comunidade.

ADVOGADA 44 anos Alexandre Gonçalves DIRETOR DE OPERAÇÕES 54 anos Joana Nicolau ECONOMISTA 29 anos Conceição Seixal GESTORA PATRIMONIAL 58 anos - Independente Fernando Correia ACESS. COMUNICAÇÃO 51 anos - Independente

José Paulo Sena

COMERCIAL 51 anos - Independente

Ana Boieiro Marques

ADMINISTRATIVA 28 anos

Ana Beatriz Calado

ESTUDANTE 23 anos - Independente Jorge Sinquenique TÉCNICO DE HOLOGRAFIA 39 anos Pedro Portela ADVOGADO 48 anos - Independente Alexanda Braz OPERADORA DE ARMAZÉM 43 anos João Pereira REFORMADO 71 anos - Independente Nelson Pinto GESTOR 47 anos CANDIDATA À PRESIDÊNCIA

DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALCOCHETE

Patrícia Pinto Figueira

(9)

Para que este objetivo seja uma realidade, é ne-cessário que os membros da Assembleia Muni-cipal escutem a comunidade, aproximando-se dela, e chamem para junto de si técnicos e es-pecialistas que aportem a sua experiência e o seu saber de modo a obter um debate eficaz e produtivo dos temas em discussão. Entende-mos que é fundamental conhecer a realidade das pessoas, das instituições, das coletivida-des e das empresas do Concelho se coletivida-desejamos criar fóruns de debate geradores de consensos acerca da melhoria das condições e qualidade de vida de todos os munícipes.

Madalena Letras ESTUDANTE 20 anos - Independente Nuno Dias DESIGNER 25 anos - Independente Margarida Mimo ESTUDANTE 22 anos

Paulo de Sousa e Melo

GESTOR 47 anos Mariana Fidalgo ESTUDANTE 22 anos - Independente Hugo Silva OPERADOR DE ARMAZÉM 30 anos - Independente Ruben Duarte OPERADOR LOGÍSTICO 34 anos - Independente Madalena Lupi TÉCNICA ADMINISTRATIVA 32 anos - Independente Paulo Silva EMPRESÁRIO 55 anos M. La-Salete Soares ADMINISTRATIVA 58 anos

Rui Barata da Silva

COMERCIAL 47 anos - Independente Lidiana Felizes REFORMADA 72 anos Fernando Ramos ADMINISTRATIVO 61 anos Ricardo Ribeiro CONFERENTE LOGÍSTICO 37 anos - Independente M. Carolina Sequeira ESTUDANTE 23 anos - Independente

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Este é o nosso compromisso para os próximos quatro anos: mensagens positivas; caminhos claros e definidos; vontades congregadas; par-ticipação democrática, plural e abrangente; tornar a Assembleia Municipal um dos pilares da Democracia Local, que promove a proximi-dade entre eleitores e eleitos, sem exceções, de forma transparente e inclusiva, para conseguir ir ao encontro das necessidades e anseios dos munícipes. Estaremos sempre disponíveis para acolher e apoiar as propostas, de todos e cada um, que promovam a dignificação do nosso concelho de Alcochete!

(10)

O grupo de pessoas que se apresenta neste manifesto elei-toral é uma equipa multidisciplinar extremamente motivada para fazer mais e melhor. O que nos une pode ser resumido em três grandes objetivos: proximidade, inovação e identi-dade.

Mais do nunca, não esqueceremos os mais frágeis, os mais isolados! O nosso plano de ação é melhorar todos os aspe-tos que são da competência da Junta. Desde a Saúde, pas-sando pela Educação e pela Recreação e Desporto. Quere-mos e vaQuere-mos estar próximo de todos, independentemente da sua condição social ou localização.

Não temos propostas específicas para cada local da Fre-guesia. Temos, sim, propostas para toda a Freguesia, en-tendendo que a melhoria das condições passa por tratar as nossas zonas rurais e zonas urbanas como um todo que funciona em interação. Vamos criar canais diretos entre to-dos os fregueses e a Junta, para que num modo presencial todos possamos falar sem reservas.

Queremos levar a Junta de Freguesia a todos, Alcochete, Rilvas, Barroca D’Alva, Fonte da Senhora, Terroal, Passil, Monte Laranjo. Nas diferenças, todos terão por igual as propostas que apresentamos. Estaremos atentos também aos impon-deráveis, sempre junto de todos.

Mário Luís Alves

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE ALCOCHETE

COORDENADOR TÉCNICO 44 anos - Independente

João Pedro Marques

DIRETOR COMERCIAL 37 anos - Independente Miguel Cafum BANCÁRIO 40 anos - Independente David Tavares EMPRESÁRIO 38 anos - Independente Catarina Letras ESTUDANTE 23 anos - Independente Mariana Nicolau ESTUDANTE 19 anos João Tomé BANCÁRIO 53 anos - Independente Pedro Neves EMPRESÁRIO 43 anos - Independente Irina Alemão NEUROPSICÓLOGA 36 anos - Independente Jaime Coelho PASTELEIRO 43 anos - Independente Viviana Amaral EDUCADORA DE INFÂNCIA 41 anos - Independente Vera Rego OPERADORA DE ARMAZÉM 40 anos - Independente Inês Tavares TÉCNICA DE EDUCAÇÃO 32 anos

J U N TA D E F R E G U E S I A

ALCOCHETE

(11)

Rafaela Pinto

LOJISTA 22 anos - Independente

João Manuel Labreca

ABAST. DE COMBUSTÍVEIS 61 anos

Ana Patrícia Castro

GESTORA FINANCEIRA 34 anos - Independente

Bruno Falcão de Matos

AUXILIAR ARMAZÉM 38 anos - Independente Nuno Dias EMPRESÁRIO 43 anos - Independente Rafael Baptista ESTUDANTE 19 anos - Independente Paula Jamal EDUCADORA DE INFÂNCIA 49 anos - Independente

João Paulo Palmeiro

COMERCIAL 33 anos - Independente

Teresa Vilas Boas

ADMINISTRATIVA 37 anos - Independente

Maria João Ramos

MÉDICA VETERINÁRIA 63 anos - Independente

Criar o Programa Educação Ativa, através

de um serviço de acompanhamento escolar que forneça apoio

especializado a crianças carenciadas até ao ensino secundário.

Negociar com a Câmara Municipal a descentralização da competência de

gestão da Praia dos Moinhos. Garantir a manutenção durante todo o ano,

criar zonas de sombreamento exclusivo e acesso para pessoas com

mobilidade reduzida até à linha de água.

Melhorar regime de pequenas manutenções domésticas à população com

carências financeiras, em sinergia com empresas locais.

Formar a Universidade Sénior, implementando cursos e aulas para Terceira

Idade de artes, desporto e novas tecnologias.

Elaborar uma programação de atividades infantis ao ar livre focada na

pro-moção da cidadania responsável e identidade cultural da Freguesia.

Desenvolver o transporte de idosos e crianças até à vila para acesso a

serviços de saúde e bens de primeira necessidade.

Melhorar a limpeza urbana e rural de competência da Junta de Freguesia.

Implementar um roteiro turístico dedicado à terceira idade, com a realização

de uma grande viagem por dois dias consecutivos em regime de roteiro.

Reforçar os apoios ao movimento associativo de modo a estabelecer

parcerias mais fortes.

Melhorar os mobiliários urbanos e desportivos no Passil e Fonte da Senhora.

Iniciar um projeto de conetividade digital com crianças que frequentam os

1.º e 2.º ciclos nas zonas rurais.

(12)

Débora Aroeira MÉDICA 38 anos - Independente Gilberto Tanganha REFORMADO 61 anos - Independente Carlos Catita BOMBEIRO 38 anos - Independente Luís Rodelo COMERCIAL 33 anos - Independente João Soares GESTOR DESPORTIVO 32 anos - Independente Manuela Ferreira PROFESSORA 66 anos - Independente Cláudia Gonçalves CONSULTORA 29 anos - Independente José Aroeira REFORMADO 61 anos - Independente Margarida Gonçalves REFORMADA 61 anos - Independente

J U N TA D E F R E G U E S I A

SAMOUCO

É com elevado compromisso para com a minha terra que lidero uma equipa de confiança.

Cresci a admirar a criatividade e as capacidades dos meus conterrâneos, respeitando e valorizando a cultura e as tra-dições da vila do Samouco. Será neste contexto que conta-remos com as coletividades da nossa Freguesia para, em conjunto, criarmos uma programação que contribua para a dinamização do comércio local e dê vida ao Samouco. Sabemos que os recursos são sempre reduzidos face ao ta-manho dos nossos sonhos e necessidades, mas há um valor do qual não abdicaremos: a Segurança. É essencial que a vila do Samouco receba por parte das autoridades de se-gurança pública maior assertividade e vigilância. Assumo o compromisso de trabalhar nesse sentido.

Definimos como prioridades de intervenção a requalifica-ção e revitalizarequalifica-ção dos espaços públicos de lazer há muito sem qualquer tipo de intervenção, e a modernização dos serviços administrativos da Junta.

Porque temos muito orgulho no que é nosso, no valor da pa-lavra e na importância da relação de proximidade com a comunidade, queremos trabalhar em prol de um futuro do qual todos façam parte.

O caminho É POR AQUI! Feito de proximidade, de diálogo, de partilha de responsabilidades em prol do melhor para o Samouco.

Pedro Sales

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DO SAMOUCO

COMERCIAL 44 anos - Independente

Leonor Santos Nunes

EDUCADORA DE INFÂNCIA 58 anos - Independente

Gonçalo Lúcio

ADVOGADO ESTAGIÁRIO 24 anos - Independente

(13)

Construir uma casa mortuária.

Reabilitar os sanitários públicos da Praça da Républica.

Modernizar e requalificar o mercado.

Requalificar a Praça José Coelho.

Elaborar uma programação cultural da responsabilidade da Junta que conte

com o envolvimento das coletividades da Freguesia.

Requalificar e reabrir o Parque de Merendas, negociando com a Câmara

Municipal a descentralização de competências na gestão do espaço.

Implementar o Projeto Literacia Digital, modernizando os serviços

administrativos da Junta.

Criação de Universidade Sénior do Samouco.

Reforçar os apoios ao movimento associativo.

(14)

Diamantino Costa

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE S. FRANCISCO

EMPRESÁRIO 39 anos - Independente Fernando Gama ENGENHEIRO INFORMÁTICO 45 anos - Independente Inês Barreto LOJISTA 23 anos - Independente João Carreiro CARPINTEIRO 40 anos - Independente Nuno Bento T. OFICIAL DE CONTAS 39 anos - Independente Fernanda Nunes DIRETORA LOGÍSTICA 55 anos Célio Rodrigues COMERCIAL 50 anos - Independente Carlota Marques

AUX. AÇÃO EDUCATIVA 27 anos - Independente

Marco Capito

OPERADOR LOGÍSTICA 38 anos - Independente

Rui Pedro

SUPERVISOR CARGA AÉREA 47 anos Patrícia Barbosa GESTORA DE MARKETING 51 anos Bruno Vital CANALIZADOR 39 anos - Independente Filipa Ramos ESTUDANTE 20 anos - Independente

J U N TA D E F R E G U E S I A

SÃO FRANCISCO

É nosso objetivo criar uma nova dinâmica social em São Fran-cisco, através, por exemplo, da execução de programas inter-geracionais que promovam a interação e possibilitem trocas de conhecimentos entre os mais jovens e menos jovens.

Preconizamos a instalação de um Espaço do Cidadão que per-mita tratar de assuntos diversos num único local.

Pretendemos criar um Museu Agrícola que preserve a nossa história.

Iremos assegurar um serviço de transporte aos fregueses que necessitem de aceder a serviços de primeira necessidade não existentes na Freguesia.

Queremos instituir a realização de um Mercado Mensal na nossa freguesia, que possibilite que os produtores locais comercializem os seus produtos e o seu artesanato e que as coletividades an-gariem verbas para financiamento das suas atividades. Um dos eixos centrais da nossa atividade será criar uma estreita colabo-ração com as coletividades da Freguesia.

Reconhecemos a escassez de recursos financeiros da Freguesia, mas confiamos na nossa capacidade para com pouco fazermos muito!

Acreditamos que com esta equipa São Francisco voltará a ser uma freguesia dinâmica, alegre, inclusiva e inovadora.

(15)

Organizar um mercado local mensal.

Criar o Museu Agrícola em homenagem a esta terra de gente trabalhador,

com a exposição permanente de apetrechos, ferramentas, utensílios

e histórias da nossa freguesia.

Dar continuidade ao apoio à Universidade Sénior.

Promover o ensino informático e aulas à distância, com a disponibilização de

computadores com acesso à internet.

Reforçar os apoios ao Movimento Associativo.

Protocolar rastreios de pressão arterial e de glicemia oferecendo à

popula-ção um conjunto de serviços de apoio ao seu bem-estar e saúde.

Promover formação a nível de primeiros socorros e extinção de incêndios.

Em parceria com as associções zoófilas do concelho, promover atividades

sobre o bem-estar animal, como passeios, atividades de ensino e treino.

(16)

“Queremos ser o presente para concretizar o futuro

e o nosso trabalho está focado na melhoria da

qualidade de vida de quem aqui vive ou nos visita.

Sabemos que o Concelho de Alcochete tem caminho

e queremos percorrê-lo consigo!

O caminho #ÉPORAQUI!“

Referências

Documentos relacionados

Segundo estudo da FGV- RJ aponta que o principal motivo de desistência da escola é o desinteresse 40% dos jovens entre 15 a 17 anos alega que o ambiente escolar é

Numa taça, coloque o conteúdo da saqueta de Easyslim® Deliciosas Panquecas com 100 ml de água e a farinha de aveia, mexa energetica- mente até obter uma mistura homogénea e deixe

Ao selecionar esta opção no menu será exibida a tela de edição de texto, que permite editar todas as linhas de um arquivo.. Editando

Por outro lado, há nematologistas que afirmam ser tal tipo de identificação impraticável nos testes em que genótipos com resistência quantitativa são usados para separar raças (ou

Este relatório é referente ao estágio curricular inserido na estrutura da Licenciatura em Comunicação Multimédia, curso da Escola Superior de Educação,

The interaction of cells with the FS surface, which was observed by optical microscopy and scanning electron microscopy, showed large amounts of MSC adherence and growth on the

Portanto, tendo em vista as características relevantes das microalgas, como seu fácil cultivo e adaptação ao meio de cultivo, bem como a alta produtividade da biomassa

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-. RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA