• Nenhum resultado encontrado

Programa de Capacitação Gestão e docência em EaD : materiais e atividades hipermidiáticos no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Capacitação Gestão e docência em EaD : materiais e atividades hipermidiáticos no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa de Capacitação “Gestão e docência em EaD”: materiais e atividades

hipermidiáticos no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle

"Management and Teaching in Distance Learning" Capacitation Program:

materials and hypermediatic activities in Moodle Virtual Teaching-Learning

Environment

Araci Hack Catapan1

Universidade Federal de Santa Catarina, SC Doris Roncarelli2

Universidade Federal de Santa Catarina, SC Elena Maria Mallmann3

Universidade Federal de Santa Catarina, SC Rafaela Lunardi Comarella4 Universidade Federal de Santa Catarina, SC

Resumo

A mediação pedagógica em ambientes hipermidiáticos implica em princípios como cooperação, autonomia e interação no processo ensino-aprendizagem. Investiga-se a potencialidade hipermidiática dos materiais e atividades disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle do Programa de Capacitação “Gestão e Docência em EaD” em dois aspectos: a) design instrucional e elaboração dos materiais didáticos e b) participação ativa em atividades de navegação hipertextual e interação. Esse programa congrega dez instituições de ensino superior vinculadas ao sistema Universidade Aberta do Brasil. A metodologia de investigação ampara-se na participação em planejamentos, ações, observações/registros e reflexões na perspectiva da investigação-ação. O envolvimento como professores, designers instrucionais e tutores permite a análise das práticas docentes e discentes no AVEA Moodle. Os indicadores sinalizam para aspectos que precisam ser levados em consideração na utilização de AVEA: a) investimento no design instrucional para potencializar o caráter hipermidiático dos materiais didáticos; b) proposição de situações de ensino-aprendizagem em grupos; c) apresentação das possibilidades de interação de cada uma das ferramentas; d) explicitar a estrutura conceitual priorizada em cada temática/disciplina; e) suporte técnico e acompanhamento tutorial sistemático. A potencialidade hipermidiática em AVEA requer investimentos na mediação pedagógica desde o processo de elaboração dos materiais didáticos até a sua implementação e

1 hack@ead.ufsc.br

2doris@ead.ufsc.br

3 elena@ead.ufsc.br

4rafaela@egc.ufsc.br

(2)

avaliação. Colocar em movimento princípios como a cooperação, autonomia e interação implica potencializar as diversas situações de ensino-aprendizagem a distância, principalmente em programas de capacitação de professores universitários.

Palavras-chave: ambientes hipermidiáticos, materiais didáticos, educação a distância. Abstract

The pedagogical mediation in hypermediatic learning environments requires principles such as cooperation, autonomy and interaction within the learning process. The hypermediatic potentiality of the didactic materials and activities that are available in the Moodle Teaching/Learning Virtual Environment will be investigated. More precisely, the materials from the "Teaching and Management in Distance Learning" Capacitation Program will be researched within two aspects: a) instructional design and elaboration of didactic materials and b) active participation in hypertext navigation and interaction. This program gathers ten Higher Education Institutions that are linked to the "Universidade Aberta do Brasil" program. The research methodology has its grounds on the participation in plannings, actions, records and conclusions, within the action research perspective. Having taken part in the project as teachers, as instructional designers and as tutors allows us to analyze the teachers' and students'practises in the Learning Environment. Some aspects must be taken into consideration when using the VTLE: a) investment in instructional design to enhance the hypermediatic potential of didactic materials; b) proposition of group teaching-learning situations; c) presentation of each tool's interaction possibilities; d) show the conceptual structure highlighted on each module/thematic; e) technical support and tutorial follow-up. The hypermediatic potential in Teaching-Learning Virtual Environments requires investments in the pedagogical mediation, from the creation of didactic materials to its implementation and evaluation. Putting to action some principles such as cooperation, autonomy and interaction has as a consequence the enhancement of many distance teaching-learning situations, especially in capacitation programs of university teachers. Key words: hypermediatic environment, didactic materials, distance education.

1. Mediação pedagógica a distância em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) A Educação a Distância (EaD) está em acelerado desenvolvimento no Brasil em virtude da ampliação da oferta de cursos em nível superior tanto licenciaturas quanto bacharelados. A organização das instituições em consórcios e redes, o Processo Seletivo dos Projetos de Cursos de Licenciatura a Distância (Pró- Licenciaturas) e a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são ações que consolidam políticas públicas, programas de financiamento e equipes multidisciplinares de trabalho.

A EaD no Brasil demonstra percursos empreendedores com experiências de mais de uma década em instituições como, por exemplo, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). As questões teórico-metodológicas do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância são foco de preocupações temáticas dos mais variados estudos desenvolvidos na interseção entre a Tecnologia, Ergonomia e Pedagogia. A mediação pedagógica em EaD implica em sucessivas etapas de elaboração, implementação e avaliação de materiais didáticos, escolhas adequadas dos mediadores tecnológicos (RONCARELLI, CATAPAN e MALLMANN, 2007), equipes multidisciplinares bem estruturadas, gestão financeira adequada às necessidades administrativas e pedagógicas (VALVERDE e VIZA, 2006; VAN DER LINDEN, 2005).

Os desafios atuais de formação e capacitação em EaD implicam no desenvolvimento de propostas metodológicas que incorporam cada vez mais as potencialidades das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD). “A materialidade tradicional de textos, cadernos, oralidade pode ser reconhecida como analógica, pois é continuamente variável no referente. Por outro lado, o uso de recursos tecnológicos, no modo digital, mesmo que de fato simulem o processo analógico, passa a ser entendido como linguagem digital. Esta é mediada por computadores e também por redes de intercomunicação, como no caso da Internet, de forma atual e virtual” (RONCARELLI, 2007: 9).

(3)

Dentre as TCD amplamente utilizadas em EaD destacam-se os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) por impulsionarem um movimento de inteligência coletiva entre estudantes, tutores, monitores, professores e outros envolvidos. AVEA é um sistema que disponibiliza diversas ferramentas de comunicação e interação numa ambiência que proporciona a sistematização, organização, intencionalidade e as formalizações necessárias ao processo ensino-aprendizagem (CATAPAN, MALLMANN e RONCARELLI, 2006a e b). Para estabelecer e manter essa dinâmica de ação-reflexão-ação constantes nos AVEA é preciso uma performance didática, política e ética desde a elaboração dos materiais hipermídia, tornando a interação, cooperação e autonomia princípios imprescindíveis nas práticas docentes e discentes. Isso se acentua quando se trata de cursos de capacitação a distância envolvendo professores universitários.

Os processos de construção de conhecimento na mediação pedagógica apoiada por um AVEA tornam-se diferentes requerendo competências e habilidades que implicam em mudanças nos modos de comunicação. No contexto universitário em geral ainda se têm dificuldades para acompanhar as inovações provocadas por mediadores tecnológicos como os AVEA. As especificidades da modalidade a distância impõem condições de interação e cooperação diferenciadas da modalidade presencial. Por isso, torna-se necessário indagar-se sobre as potencialidades hipermidiáticas presentes nos materiais didáticos e atividades realizadas em programas de formação e capacitação a distância.

Se a TCD permite aos seres humanos reconhecerem-se no tempo-espaço em que estão inseridos mediados pela diversidade de linguagens, o mundo educacional precisa promover saltos nos modos de comunicação e interação em torno da dimensão conceitual dos conteúdos priorizados em determinados contextos.

Num AVEA, o caráter hipermidiático dos materiais didáticos pode se manifestar sob os signos da oralidade, escrita, imagética e informação digital. Um AVEA evidencia o conceito de rede, incorporando-o ao modo do ser e do fazer educacional desde que o design instrucional dos materiais e das atividades contemple essa possibilidade. (MALLMANN et al, 2007).

2. Programa de Capacitação “Gestão e Docência em EAD”: Estudo de um Caso

Analisamos a manifestação das potencialidades hipermidiáticas dos materiais didáticos e atividades no caso do Programa de Capacitação “Gestão e docência em EaD”. Esse programa está vinculado à concepção, organização e implementação do Programa Nacional de Formação da Universidade Aberta do Brasil, organizado em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é a capacitação de professores universitários e servidores técnico- administrativos para atuarem nos programas de EaD das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região Sul. A partir de 2007, o propósito da UAB é oferecer 135 cursos em 326 pólos e 50 IFES. A consolidação dessa experiência depende em grande medida do sucesso alcançado pelo programa nacional de formação da equipe docente para atuar em EaD.

O Programa de capacitação da região sul denominado AbertaSul pretende contribuir na ampliação dos debates sobre o planejamento, implantação, desenvolvimento, oferta e avaliação de projetos de cursos superiores nessa modalidade. Nesse contexto de capacitação a proposta inicial é a discussão em torno de aspectos teóricos e metodológicos e referentes à produção de materiais didáticos para os diversos cursos já aprovados em editais da UAB.

Esse programa, coordenado pela UFSC e UFSM tem como público-alvo os coordenadores, professores e servidores técnico-administrativos de nove IFES da Região Sul e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Na região sul destacam-se: Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC), Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET/PELOTAS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

(4)

Esse Programa de capacitação tem como objetivo geral: “Desenvolver um programa de capacitação para professores e servidores técnico-administrativos atuarem na modalidade a distância em uma perspectiva que priorize a socialização de competências, a parametrização nacional em aspectos gerais, respeitando às peculiaridades regionais e instituições, bem como as especificidades de cada curso” (MORAS et al, 2007). Os objetivos específicos também contemplam a produção de materiais didáticos para EaD: “a) Capacitar coordenadores, professores e servidores técnico-administrativo para atuar em cursos na modalidade a distância, abordando o planejamento e a implementação de cursos, assim como as atividades de docência; b) Analisar as implicações entre os postulados teóricos e legais e os processos de organização de projetos e produção de materiais e c) Desenvolver metodologias de produção de materiais impressos e on- line.” Metodologicamente esse Programa de capacitação está organizado para envolver também o corpo docente (constituído por oito professores formadores) desde a organização do material didático, docência, palestras, seminários, videoconferências, videostreaming, oficinas, mediação on-line e avaliação da produção final. Além disso, atuam palestrantes convidados e especialistas em diferentes áreas (design gráfico, informaticistas, áudio-visual, design instrucional, biblioteconomia, ciência da informação e pedagogia). Para garantir a dinâmica teórico-prática-reflexiva, oportunizando aos participantes conhecer a EaD em seu sentido fundamental, a organização estrutural prevê laboratório didático, biblioteca, AVEA Moodle mediados por formadores e tutores. Estão previstas atividades presenciais no início e no fim de cada um dos dois ciclos, além dos materiais e atividades disponibilizadas no AVEA.

O material didático é constituído por recursos previamente selecionados, tais como: livros, textos on-line, objetos de aprendizagem, bem como o material disponibilizado na Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED), guias impressos e outros. As atividades propostas pelos professores em cada temática têm a função de contextualizar os temas incorporando as especificidades dos projetos de cada curso, de cada instituição e de cada participante por meio da elaboração de projetos, produção de materiais, discussões síncronas e assíncronas. A orientação pedagógica e os princípios de design instrucional aplicados aos materiais e atividades para cursos a distância se concentram em torno da hipertextualidade e hipermídia. Nesse sentido, os itens de avaliação prevêem como critérios a participação em atividades presenciais e on- line (40%), concepção e elaboração de material para o curso de atuação (40%) e elaboração de artigo científico (20%).

2.1 Organização e desenvolvimento do Programa de Capacitação “Gestão e docência em EaD” a) Ciclo I: O primeiro ciclo é composto pelos fundamentos teórico-metodológicos de EAD e pela produção de materiais didáticos. O Primeiro Encontro Presencial foi realizado de 15 a 18 de novembro de 2006 em Florianópolis – SC com a participação de 271 pessoas. O tema desenvolvido foi a análise do cenário brasileiro a respeito da Educação a Distância, a inserção e o compromisso da implementação destes cursos nesta modalidade. O Segundo Encontro Presencial foi realizado de 30 de julho a 01 de agosto de 2007 em Bento Gonçalves – RS, contou com 199 participantes e apresentou temas como: Cenário EaD – AbertaSul. Produção de Material Didático. Mudanças e Desafios na Educação. Gestão EaD, Moodle nas instituições e design de hipertextos.

Além dos encontros presenciais já foram realizadas oficinas em cada uma das instituições. A parte a distância como continuidade e complementaridade dos presenciais estão organizadas por temáticas:

Temática 1 – Introdução a Educação a Distância. Ementa: Histórico da EaD. Concepções teóricas. Características da educação à distância. Políticas públicas. Regulamentações.

Temática 2 – Organização institucional e EAD. Ementa: Educação a Distância. Evolução tecnológica dos meios de informação e comunicação para Educação a Distância. Modelos de cursos e instituições. Legislação e critérios de qualidade. Credenciamento e avaliação.

(5)

Temática 3 – O projeto do curso: concepção, organização e operacionalização. Ementa: Projeto do curso e organização curricular. Processos metodológicos. Design Instrucional. Mapeamento de conteúdo. Roteiros de material multimídia e hipermídia. Adequação de Linguagem. Formas de desenvolvimento de produtos em multimídia e hipermídia.

Temática 4 – Mídias e Educação a Distância. Ementa: Material impresso, material on-line, vídeos, videoconferência, áudio e Ambientes Virtuais de Ensino/Aprendizagem. As características das diferentes mídias. A escolha de mídias na educação a distância. A utilização de mídias integradas. As implicações da utilização das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem a distância, Objetos Educacionais (RIVED). Simulações. Projeto de oficinas.

Exemplificamos a organização, disponibilização das orientações de navegação, materiais didáticos (plano de ensino, hipertextos, vídeos, mapas conceituais, glossários) e atividades (fóruns, chats, wikis, pesquisas de avaliação) de cada uma das temáticas com uma imagem capturada da temática 3 disponível no AVEA utilizado nessa capacitação conforme a Figura 1.

Figura 1: Visualização da Temática 3

Fonte: Moodle AbertaSul – UFSC (www.ead.ufsc.br/aberta)

b) Ciclo II: composto pelos tópicos de Metodologia, Oficinas e Avaliação. Com um Encontro Presencial, três temáticas e oficinas.

Temática 1 – Metodologias de ensino em EaD. Ementa: Mediação pedagógica em EAD. Situações de Ensino Aprendizagem em EAD. Sistemas de Acompanhamento do Desempenho do Aluno e Avaliação;

Temática 2 – Produção de materiais didáticos. Ementa: Design Instrucional. Fluxograma de processos para confecção de materiais impressos e digitais. Adequação de Linguagem. Mapeamento

(6)

do conteúdo. Práticas e metodologias para o desenvolvimento dos materiais para EaD. Modelos de Materiais didáticos desenvolvidos;

Temática 3 – Avaliação em EaD. Ementa: Concepção pedagógica e avaliação. Avaliação em processo. Sistema de acompanhamento.

2.2 Mapas de navegação e interação no Primeiro Ciclo a) Atividades: fóruns, chats e wikis

Em todas as temáticas foram disponibilizados fóruns para a interação dos alunos. Mapeamos quantitativamente a interação evidenciada dentro das temáticas:

Tabela 1: Interação dos Alunos nos Fóruns

Fórum Alunos que interagiram Tópicos Postagens

Temática 1 125 35 283

Temática 2 117 23 346

Temática 3 105 34 267

Temática 4 – Vamos fazer uma videoconferência juntos, baby?

57 5 22

Temática 4 – As mudanças no papel do professor e do aluno na aula pela videoconferência

70 14 120

Temática 4 – Atividade 2 54 11 55

A temática 4 propõe diversos fóruns, pois sua ementa é interdisciplinar e sua composição contou com a participação de quatro professores de áreas distintas como Arquitetura, Metodologia, Pedagogia e Jornalismo. Temáticas como videonconferência, material impresso, áudio-vídeo e AVEA estão sob responsabilidade de professores que já pesquisam e atuam com suas respectivas especificidades na modalidade a distância.

O Chat e a atividade Wiki foram propostos na temática 3 e na temática 4. A interação ficou mapeada como mostra a tabela 2.

Tabela 2: Interação dos Alunos nas Atividades de Chat e Wiki

Atividade Número de Participantes

Chat Temática 3 103

Chat Temática 4 64

Wiki Temática 3 91

Wiki Temática 4 49

No projeto do Programa Aberta Sul se propõe um sistema de avaliação para efeitos de avaliação e certificação dos participantes. Cada professor propôs as atividades e respectivos critérios de avaliação de acordo com as especificidades dos conteúdos tratados. Em se tratando de um processo ensino-aprendizagem a distância, desenvolvido na maior parte do tempo com a mediação de um AVEA, é fundamental que os participantes tomem conhecimento desses critérios desde o início das atividades. Isso também inclui a definição de prazos para realização e entrega de cada uma das atividades. Para tanto, os planos de ensino, materiais didáticos e atividades precisam ser planejadas pelos professores com bastante antecedência. O trabalho cooperativo com um designer instrucional normalmente auxilia nessa tarefa. Exemplificamos, os critérios que podem ser adotados para avaliar a participação do fórum. Os dados apresentando na tabela 3 são referentes à temática 3.

(7)

Tabela 3: Critérios de Avaliação do Fórum da Temática 3

Atividade Critério de Avaliação Valor

Acesso simples 10

Acesso qualificado:

a)propor uma questão pertinente;

20

b)responder uma questão; 30

Fórum

c) sustentar a discussão. 40

b) Suporte Técnico

Durante a oficina de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem realizada no primeiro Encontro Presencial, cerca de trezentos participantes foram cadastrados de forma manual em uma instalação provisória do Moodle. Assim, os dados de acesso (login e senha) eram definidos pelos próprios participantes. Foi disponibilizado um e-mail da equipe técnica (et@aberta.ufsc.br) e criadas listas para troca de e-mails entre os participantes. Até o momento contabilizamos o recebimento de 273 e-mails com conteúdo relevante para o curso. A distribuição por assunto pode ser visualizada na figura 2.

Figura 2: Interações entre Participante e Equipe Técnica

Na figura 2, verificamos que 42% dos e-mails recebidos foram solicitações de cadastramento feitas pelos participantes e dúvidas com relação aos dados de acesso. Os e-mails internos, entre coordenação, professores, tutores e equipe técnica, correspondem a 31% do total dos e-mails recebidos e entre estes, também havia solicitações de cadastramentos. A moderação das listas de e-mails corresponde a 12% e os pedidos de desligamento do curso 1%.

3. Reflexão e Avaliação

(8)

Os dados coletados ao longo do envolvimento ativo como professores, tutores, designers instrucionais e equipe de suporte técnico revelam que mesmo em programas de capacitação, nos quais normalmente se trabalha com um público específico, os participantes, ao vivenciarem o papel de alunos, continuam centrando suas indagações sobre critérios de avaliação e prazo para entrega de tarefas. A incorporação de mediadores tecnológicos como os AVEA na mediação pedagógica a distância acentua essa problemática em virtude de outras dificuldades como dados de acessos, cadastramentos, poucas habilidades com ferramentas de interação síncrona e assíncrona. Em se tratando de um programa de capacitação como o que analisamos aqui, no qual o público-alvo são professores universitários e servidores técnico-administrativos, a importância da definição dos objetivos do programa, planos de ensino, mapas de navegação, critérios de avaliação, em cada uma das temáticas específicas, precisam ser planejados com bastante antecedência, disponibilizados, explicitados e compreendidos por todos os envolvidos. Embora a atribuição da equipe de suporte técnico não seja pedagógica, é imprescindível que seus integrantes compartilhem o máximo possível de todas as informações disponibilizadas tomando conhecimento, inclusive, do projeto pedagógico.

O planejamento é fundamental para que a dinâmica hipermidiática proposta possa ser compreendida e desenvolvida pelos alunos de acordo com os princípios da interação, cooperação e autonomia. Quanto mais professores, designers instrucionais e tutores atuam cooperativamente na elaboração de materiais e atividades maiores são os avanços em termos da potencialidade hipermidiática nos AVEA independente se as ferramentas proporcionam interação síncrona ou assíncrona.

As participações dos alunos nas navegações hipertextuais e atividades sempre necessitam do monitoramento e feedback constante dos professores e tutores para acentuar o espírito de cooperação, autonomia e interação. A materialidade dos objetos de ensino-aprendizagem ou mesmo das atividades em grupos disponibilizadas no AVEA requerem o acompanhamento organizado, sistemático e intencional do professor e tutores. A quantidade de participações nos fóruns, chats e wikis disponibilizados em cada uma das temáticas do programa de capacitação Aberta Sul é bem heterogênea, conforme demonstram os dados das tabelas 1 e 2. A disponibilização dos Relatórios de Atividades no Moodle permite aos professores e tutores terem o acompanhamento permanente do fluxo de acessos e participações dos alunos. Os números de participações são apenas um dos indicadores da pertinência, funcionalidade e clareza dos materiais e atividades propostas pelos professores. Os critérios de avaliação previamente definidos permitem identificar em que nível as interações dos alunos são relevantes em termos dos conceitos estruturadores priorizados.

No programa de capacitação “Gestão e docência em EaD” algumas estratégias didático-metodológicas tiveram que ser repensadas devido à reprogramações nos prazos de início e término das atividades do curso, adequação da estrutura física nas instituições, organização das equipes multidisciplinares para elaboração de materiais didáticos em cada curso específico, equipe de suporte e tutoria. Em sala de aula a dinâmica é em tempo real. No AVEA, a distância, também pode requerer esse tipo de movimento que nem sempre é fácil de mapear, por isso o acompanhamento do professor e a definição das estratégias são de fundamental importância. Além dos aspectos pedagógicos envolvidos no processo de elaboração, implementação e avaliação de materiais e atividades hipermidiáticas em AVEA existem os aspectos da ordem administrativa, de estrutura e gestão financeira de recursos tecnológicos e pessoas. Em programas de formação e capacitação a distância a congruência entre todos eles é fator sine qua non para o sucesso dos planejamentos realizados. O investimento no trabalho do design instrucional é fundamental para acentuar o caráter hipermidiático dos materiais didáticos e atividades num AVEA. No programa AbertaSul os índices de participação dos alunos são maiores em tarefas nas temáticas cuja sistematização e organização didático-metodológica se baseia em apresentações, planos de ensino, mapas de navegação, vínculo com as definições da legislação em vigor, clareza nas orientações, definição de critérios de avaliação, materiais complementares pertinentes, links externos e inovações tecnológicas que podem ser utilizadas na própria atuação docente. Em todas as atividades os tutores exerceram um papel fundamental. No entanto, naqueles casos em que os tutores estiveram menos presentes os materiais e atividades geraram o desafio e a motivação necessários. Nas temáticas em que a participação dos alunos é menor percebe-se que a contribuição de um designer instrucional trabalhando cooperativamente com os professores responsáveis deveria ter sido explorada com maior intensidade ampliando a potencialidade hipermidiática dos materiais e atividades. Nesse sentido,

(9)

destacam-se novamente os aspectos administrativos e de gestão que interferem na modelagem pedagógica da mediação a distância. Nem sempre os programas de formação e capacitação dispõem de equipes multidisciplinares e do tempo necessário para atuar na elaboração de materiais adequados às necessidades específicas dos conteúdos e do público-alvo envolvido.

Na mesma perspectiva reflexiva avaliamos a importância da formação e capacitação dos tutores. Um dos obstáculos enfrentados ao longo da implementação do programa de capacitação que aqui analisamos é a composição de uma equipe de tutores que disponha de competências e habilidades necessárias relativas aos conteúdos específicos de cada temática, ao diálogo com um público-alvo singular e a utilização de mediadores tecnológicos como os AVEA no processo ensino-aprendizagem. O reconhecimento de um vocabulário específico em cada temática e seus respectivos sub-temas é a primeira situação-limite para compreensão dos tutores da proposta didático-metodológica organizada pelo professor. A tutoria teve enfrentamentos de problemas específicos desde o curto espaço de tempo para assimilar conteúdo, acompanhar as atividades, conhecer a ambiência e mapear os requisitos solicitados pelos professores e pesquisadores que acompanham o programa. A troca de tutores durante o processo pode ter comprometido o desenvolvimento de algumas dinâmicas hipermidiáticas inicialmente planejadas, porém estas foram re- planejadas de acordo com os recursos e prazos disponíveis.

Os dados apresentados na figura 2 indicam para outro fator relevante. Mesmo com a oficina de AVEA no encontro presencial, na qual foram enfatizadas as possibilidades de interação síncrona e assíncrona das ferramentas, o distanciamento prático das mesmas implicou numa série de dificuldades de acesso e participação. A utilização majoritária de softwares amplamente utilizados e difundidos como editores de apresentação em Power Point e de texto em word ou pdf para elaboração de materiais pelos professores das temáticas também sinaliza para necessidade de ampliar a compreensão das funcionalidades hipermidiáticas das ferramentas do AVEA Moodle. Poucos professores exploraram as demais ferramentas que o Moodle oferece ou ainda pesquisaram e acrescentaram outras possibilidades. Evidenciamos o caso de uma das temáticas que utilizou um software livre para explicitar a estrutura conceitual e a dinâmica do desenvolvimento da temática no AVEA.

A análise dos dados permite verificar as necessidades de potencializar a utilização das mais variadas ferramentas de um AVEA, de forma a tornar a participação e interação entre os alunos mais ativas. O desenvolvimento da tarefa wiki evidenciou que a orientação por hipertextos facilita o entendimento e encaminhamento dos alunos dentro das atividades das temáticas.

Potencializar as diversas situações de ensino-aprendizagem a distância, planejar e elaborar materiais hipermidiáticos, capacitar professores, tutores, bem como os alunos para a vivência a distância na ambiência que lhes é oferecida é fundamental principalmente em programas de capacitação de professores universitários. Os investimentos em gestão, infra-estrutura e recursos são imprescindíveis para mediação pedagógica. Desde o processo de elaboração dos materiais didáticos até a sua implementação a constante pesquisa e avaliação são aspectos requeridos para que se possa exercer o re-planejamento quando os objetivos não estão sendo alcançados.

4. Referências

CATAPAN, Araci Hack. TERTIUM: o novo modo do ser, do saber e do apreender (Construindo uma Taxionomia para Mediação Pedagógica em Tecnologia de Comunicação Digital). Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC/PPGEP, 2001.

CATAPAN, Araci Hack; MALLMANN Elena Maria; RONCARELLI, Dóris. Mediação pedagógica em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Santa Maria: ANPEDSul, 2006a.

(10)

CATAPAN, Araci Hack; MALLMANN Elena Maria; RONCARELLI, Dóris. Ambientes Virtuais de Ensino - Aprendizagem: desafios na mediação pedagógica em educação a distância. In:

Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Florianópolis: CONAHPA, 2006b.

MALLMANN, Elena M. et al. The meaningful potentiality of the Teaching-Learning Objects (T- LO) elaborated with the interactive tools: lesson (Moodle module) and Articulate Presenter (authoring tool). In: Interactive Computer Aided Blended Learning. Florianópolis. Anais Interactive Computer Aided Blended Learning. Florianópolis : CEFET - SC, 2007.

MORAES, Marialice et al. Guia Geral do Curso Gestão e Docência em EaD: Programa Aberta/Sul. Florianópolis: UFSC/UFSM, 2007.

RONCARELLI, Dóris. Pelas asas de Ícaro: o reomodo do fazer pedagógico. Construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC/PPGE, 2007.

RONCARELLI, Dóris; CATAPAN, Araci Hack e MALLMANN Elena Maria. EaDList: uma ferramenta para escolha de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. In: Anais 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007.

VALVERDE, Gregório J. e VIZA, Anna L. Producción cooperativa de materiales hipermedia en espacios compartidos de trabajo: un caso de enseñanza de la Química. In: Revista Iberoamericana de Educación,nº 39 2006. Disponível em http://www.rieoei.org/deloslectores/1547Valverde.pdf>. Acesso em: 05 setembro 2007.

VAN DER LINDEN, Marta M. G. Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem. Tese de doutorado, PPGEP/UFSC, Florianópolis, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Há alguma outra relação de herança que podemos estabelecer entre essas

A criação de um protótipo de software proporcionará suporte, com evidências científicas para avaliação situacional da instituição na assistência hospitalar, por

MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MOP: Meeting of Parties Encontro das Partes Signatárias do Protocolo de Cartagena NIMF: Normas Internacionais para

Para Keynes (1936), a expansão do sistema econômico é propiciada pela alocação dos recursos monetários em ativos reprodutíveis, essencialmente bens de capital, a sacrifício da

De fato, a linhagem PE-2 levou umas 5 horas para consumir toda a glicose do meio (em contraste com as 1-2 horas verificadas nas fermentações em batelada, vide acima), mas como

Campo 2 – Este campo deve ser assinalado quando, relativamente à alienação de imóveis, no âmbito do exercício de uma atividade tributada na categoria B do IRS

Para mensuração da base do crânio foram utilizadas as medidas lineares: Ba-Na, para mensuração do compri- mento total da base do crânio; CC-Na para a base o crâ- nio anterior; e

greenfield para cada indicador referente ao Itaú. Legenda: AT: abrupta/temporária; AP: abrupta/permanente.. E com relação aos investimentos via greenfield do Banco Itaú, os