• Nenhum resultado encontrado

VIAGEM: PAÍSES TÊM FRONTEIRAS ABERTAS PARA BRASILEIROS #7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIAGEM: PAÍSES TÊM FRONTEIRAS ABERTAS PARA BRASILEIROS #7"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Cidades

Macaé fará seletiva para duplas de Vôlei de Praia

Últimos dias de setembro são decisivos para futuro da pandemia, dizem especialistas

Inscrições para Polícia Civil do Rio de Janeiro são abertas com oferta de 350 vagas

O Campeonato Intermunicipal da Costa do Sol está previsto para iniciar em novembro #8

Série de fatores que ocorreram nas últimas semanas podem ter influência direta no número de casos, hospitalizações e mortes pela Covid-19 #3

Interessados podem se inscrever até o dia 26 de outubro. Salários iniciais chegam até R$9 mil #5

Concursos Novo Decreto autoriza

eventos com restrições em Rio das Ostras

Destaque da nova legislação é a autorização para realização de eventos coorporativos, comerciais e promocionais #4

Economia

Saúde

VIAGEM: PAÍSES TÊM FRONTEIRAS ABERTAS PARA BRASILEIROS #7

Turismo

(2)

02 |

> Política

CORRIDA PRESIDENCIAL NO PSDB TEM MENOS UM CONCORRENTE

EXPEDIENTE

Telefones Úteis Bombeiros 193

Polícia 190 Ambulância 192 Defesa Civil 199

Delegacia da Mulher (22) 2771-3125

Jornal Conectado Jornal Conectado

A revoada dos tucanos já começou.

Dos três pretensos candidatos do PSDB a disputar a corrida presidencial no ano que vem pelo partido, um abdicou da possível candidatura à presidência para apoiar um dos outros dois que estavam cotados a disputar o pleito.

No caso, os comentários nas rodas de conversa do meio político dão conta de que o Senador Tasso Jereissati vai abrir mão de disputar as prévias do PSDB para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A desistência de Tasso já era dada como certo por alguns caciques

Olá pessoal!

Chegamos ao fim de mais um mês e, graças a Deus, continuamos firmes e fortes.

Que outubro seja leve, produtivo e cheio de notícias boas para todos nós e que a Primavera traga mais cor e alegria para o nosso dia a dia!

Essa semana temos uma novidade que vai agradar a muitas pessoas. A Prefeitura de Rio das Ostras publicou um novo decreto, que autoriza eventos com restrições no município. O destaque da nova legislação é a autorização para realização de eventos coorporativos, comerciais, promocionais, e funcionamento de circos e parques.

Confiram os detalhes!

Para os concurseiros de plantão, trouxemos nesta edição as informações sobre a abertura das inscrições do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Os salários chegam a R$ 9 mil. Também temos dados da retomada do concurso para o Tribunal de Justiça. Com certeza, são grandes oportunidades.

Outra matéria interessante é para os amantes de viagem. Agora, países da América do Sul estão com fronteiras abertas para os brasileiros. Um deles é a Argentina, um dos destinos mais procurados.

Entre as notícias de outras cidades da região, a novidade é para quem gosta de esporte. Macaé fará seletiva para duplas de vôlei de praia para o Campeonato Intermunicipal da Costa do Sol, previsto para iniciar em novembro.

Tudo isso e muito mais vocês podem conferir no Conectado. Dicas de livros e filmes? Temos sim e vocês vão adorar.

Curtam e compartilhem!

Até a próxima!

Publicação de BRIGITTE NEWS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CNPJ: 40.316.658/0001-21

Jornalista Responsável: Verônica Côrtes Reg. Prof.: 31357/RJ - DRT/SRTE/RJ

E-mail: redacaojornalconectado@gmail.com

Divulgação

EDITORIAL

tucanos, tendo em vista que sua movimentação política, desde o início do segundo semestre do ano, vinha sendo bastante reduzida, limitada a atividades internas e videoconferências.

Enquanto isso, a disputa começou a polarizar entre os governadores gaúcho, Eduardo Leite; e paulista, João Doria, que não escondem que estão em plena campanha pré-eleitoral com viagens e atividades semanais em busca de aliados. Outro fator que corrobora a decisão do senador foi uma entrevista concedida ao site Metrópoles onde afirmou que pretende se dedicar a família quando encerrar seu mandato

no ano que vem. Boatos também apontam que, por conta da idade, a saúde de Tasso, que está com 72 anos, merece cuidados especiais.

O namoro e a aproximação entre Tasso e Leite começou quando o senador apoiou as ideias dos aliados do governador gaúcho na discussão dos modelos das prévias.

Já o afastamento entre Jereissati e Doria ficou evidenciado quando o governador paulista declarou em uma entrevista a um programa de tv que Tasso já tinha abandonado a disputa interna do partido, sem nem ter sido consultado da situação.

O certo é que o clima entre os tucanos está longe de ser pacífico.

>> Senador Tasso Jereissati vai abrir mão de disputar as prévias do

PSDB para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

(3)

Divulgação

<

| 03

Saúde

Há esperança de dias melhores.

Chegamos ao final de setembro que é marcado pelo fim do inverno e o início da primavera no Hemisfério Sul. Mas, em 2021, esse período também pode estar relacionado a outra mudança significativa, ao menos no Brasil:

especialistas indicam que esses últimos dias do mês são decisivos para entender o futuro da pandemia da Covid-19 no país.

E isso tem a ver com uma série de fatores que ocorreram nas últimas semanas e que podem ter influência direta no número de casos, hospitalizações e mortes pela doença provocada pelo coronavírus.

Trata-se de aglomerações registradas em protestos, eventos e viagens, o menor impacto da variante Delta no Brasil, o avanço da vacinação e até o alívio em algumas medidas restritivas que foram mantidas por cidades e Estados nos últimos meses.

Por ora, as estatísticas trazem certa esperança: desde junho, as médias móveis de casos e óbitos por Covid-19 caem constantemente. Mesmo assim, os últimos dias foram marcados por ligeiros aumentos nesses índices.

“De uma maneira geral, podemos dizer que o cenário está cada vez melhor, após aquele período de caos na saúde que vivemos entre março e maio”, destaca o epidemiologista Paulo Petry, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Mas será que os gráficos seguirão nessa trajetória de queda daqui para frente? E o que cidadãos e gestores públicos deveriam fazer agora para manter essa onda de boas notícias?

Para a empreendedora Rosimere Bernardo Silva, que mora em Rio das Ostras, o avanço da vacinação deu um boom no otimismo dos brasileiros.

“Já tomei as duas doses da vacina e confesso que fiquei bem mais aliviada.

Antes a impressão que tinha é que isso a pandemia não ia acabar, mas agora temos mais esperança de um futuro melhor, inclusive na economia.

Se a população continuar com os cuidados e se vacinando, acredito que em breve sairemos dessa”, ressaltou.

CENÁRIO - O primeiro semestre de 2021 foi marcado por uma segunda onda altíssima de infecções e óbitos por Covid-19 no Brasil. Os sistemas de Saúde de várias cidades entraram em colapso e não existiam vagas suficientes para suprir a demanda de novos pacientes.

No auge da crise, o país chegou a registrar médias móveis de 77 mil novos casos e 3 mil mortes pela doença todos os dias. Não à toa, o país foi classificado como o epicentro da pandemia naquele momento.

Na virada para o segundo semestre, essas curvas começaram a cair, embora tenham se mantido em patamares muito elevados durante os meses de julho e agosto.

Mais recentemente, ao longo do mês de setembro, as médias móveis estavam na casa dos 14 mil novos

>> Na virada para o segundo semestre, as curvas da Covid no Brasil começaram a cair

COVID-19: ÚLTIMOS DIAS DE SETEMBRO SÃO DECISIVOS PARA FUTURO DA PANDEMIA

casos e 500 óbitos por covid-19 – números que chegam a ser seis vezes menores do que o registrado lá no pico da segunda onda.

O que explica essa queda tão grande?

O pesquisador em saúde pública Leonardo Bastos, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), destaca o papel das vacinas. “O que aconteceu nesse meio tempo foi a vacinação, que teve um efeito muito claro e impressionante. Vimos uma redução consistente nos casos e nos óbitos”, analisa.

PERCALÇOS - A campanha de imunização contra a Covid-19 começou em janeiro e fevereiro de 2021, mas os primeiros meses foram marcados pela escassez de doses, que serviram para proteger apenas a camada mais vulnerável da população, como os idosos e os profissionais da saúde.

No meio do ano, a chegada de

milhões de unidades de imunizantes permitiu incluir praticamente toda a população adulta brasileira na campanha – no início de setembro, muitos prefeitos e governadores comemoraram o fato de que praticamente 100% dos cidadãos acima de 18 anos já haviam recebido ao menos a primeira dose que protege contra o coronavírus.

No momento, cerca de 70% de todos os brasileiros já tomaram a primeira dose e 40% completaram o esquema vacinal (com a segunda dose ou com a vacina da Janssen, que exige apenas uma aplicação).

Aqui pesou bastante o fato de o Brasil ser um dos locais do mundo onde há grande aceitação dos imunizantes. Em partes dos Estados Unidos e da Europa, a campanha de vacinação até começou bem, mas esbarra atualmente numa parcela da população que, infelizmente, se recusa a tomar as doses.

Especialistas dizem que atual cenário da Covid-19 no Brasil é positivo, mas que é preciso ver como curva de casos e

óbitos seguirá até o final do ano

(4)

04 |

> Rio das Ostras

Com a melhora dos indicadores sanitários e de saúde em Rio das Ostras, a Administração Municipal publicou novo Decreto autorizando eventos, funcionamento de circo e parques e atualizando as medidas de flexibilização das atividades comerciais.

O Decreto Municipal nº 3013 foi publicado no dia 22 de setembro, nas páginas 4 e 5 do Jornal Oficial nº 1368, disponível no site oficial pelo link https://www.

riodasostras.rj.gov.br/wp-content/

uploads/2021/09/1368.pdf .

O destaque da nova legislação é a autorização para realização de eventos coorporativos, comerciais e promocionais, e funcionamento de circos e parques, respeitando o percentual de 50% da capacidade máxima do local.

Comemorações particulares em espaços privados e Casas de Festas também devem respeitar o limite máximo de 200 pessoas. Os eventos culturais e musicais também poderão ser realizados, mas somente a partir de 2 de novembro.

Ficam liberadas também a exibição em telões e televisores somente dentro dos restaurantes, lanchonetes e bares com serviço completo

de gastronomia, desde que não provoque aglomerações, dentro e fora dos estabelecimentos. A exibição não pode ser compartilhada com o público externo.

MÚSICA AO VIVO – A música ao vivo, que já estava permitida dentro dos restaurantes para até dois músicos, passa a poder acontecer com até cinco artistas simultaneamente, desde que os estabelecimentos cumpram as medidas de prevenção da Covid-19 como obrigatoriedade de uso de máscara e distanciamento.

QUIOSQUES – Os quiosques da Cidade passam a poder utilizar mesas e cadeiras na areia e passeio público, respeitando quantitativo legal e distanciamento de 1,5m.

EVENTOS ESPORTIVOS – Os eventos esportivos de pequeno porte também ficam autorizados ao ar livre, sem estruturas que possibilitem aglomeração.

A partir do dia 2 de novembro, os eventos poderão acontecer em ginásios, quadras e campos com arquibancada, utilizando apenas 60%

da capacidade de público.

ESTACIONAMENTO – Fica suspensa a proibição de estacionamento ao

longo da Av. Governador Roberto Silveira e orla de Costazul.

CONTINUA PROIBIDO – Continua proibido o funcionamento de boates, discotecas, casa de shows e espetáculos, casa e salões de dança e similares, além de funcionamento de estabelecimentos com apresentação de DJs, venda de ingressos, bilheteria,

Foi uma tarde histórica. Dos 65 permissionários da orla de Rio das Ostras, 21 deles assinaram o Termo de Permissão de Uso dos Quiosques na última sexta-feira, 24 de setembro, na presença do vice- prefeito, Dr. Luiz Ferraz e da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

Estes 21 permissionários conseguiram comprovar à Administração Municipal que já exploravam comercialmente os imóveis antes da edição da Lei Orgânica Municipal, promulgada em 1994, e pela decisão proferida pela Justiça, obtiveram o direito de permanecer por mais 15 anos.

A solenidade aconteceu no Auditório Inayá Moraes do Couto e foi um

em ambientes fechados e proibição de acesso de menores de idade.

COMPROVAÇÃO DE VACINA – Todos os eventos e comemorações precisam de autorização prévia da Administração Municipal e será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingresso do público.

>>

Eventos coorporativas, comerciais e promocionais estão liberados com até 50% da capacidade do local

Foto: Maurício Rocha

NOVO DECRETO AUTORIZA EVENTOS COM RESTRIÇÕES EM RIO DAS OSTRAS

PERMISSIONÁRIOS DE QUIOSQUES GARANTEM PERMANÊNCIA POR MAIS 15 ANOS

Solenidade de assinatura dos Termos de Permissão aconteceu na última sexta-feira, 24

momento de comemoração para os contemplados, alguns com mais de 30 anos de trabalho na praia.

Antônio Friaça, permissionário de um quiosque em Costazul, disse que assinar o novo Termo de Permissão por mais 15 anos foi uma realização.

“Não tive dificuldade alguma, tinha todos os documentos guardados e fui muito bem atendido pela secretaria de turismo, como sempre.

Foi a realização de um sonho”.

Permissionário há 32 anos, Daniel Monteiro, trabalha na Praia do Bosque e é de lá que tira o sustento da família. “Foi um momento de muita alegria, depois de tantos anos de espera. Agora posso trabalhar

com mais tranquilidade”, disse.

Para a secretária Aurora, foi um momento de emoções diferentes, a de alegria pelos 21 permissionários que conseguiram apresentar a documentação, e de tristeza pelos que não tinham a documentação exigida pela Justiça.

“Nós temos a certeza de que se o prefeito não tivesse o entendimento de aplicar a Lei Orgânica, ninguém conseguiria manter seu trabalho.

A secretaria de Turismo e a Procuradoria trabalharam muito, sem poupar esforços para aplicar a Lei. Agora, nos debruçaremos nas licitações dos demais quiosques”.

LICITAÇÃO – Rio das Ostras vai cumprir a decisão judicial de 2012 e realizar a licitação de todos os imóveis públicos do Município.

A licitação será realizada em cumprimento a decisão judicial proferida nos autos do processo nº 0004416- 89.2006.8.19.0068, de 2012 – Ação Civil Pública, impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. E a primeira parte do processo licitatório acontecerá no próximo dia 7 de outubro, às 9h, no Teatro Popular de Rio das Ostras, e será aberta a qualquer pessoa física ou jurídica interessada em trabalhar em um dos quiosques da Praia da Tartaruga e Abricó.

(5)

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO DE JANEIRO SÃO ABERTAS COM OFERTA DE 350 VAGAS

CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO SERÁ REABERTO

Agora é oficial! As inscrições para o Concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro foram abertas na última segunda-feira, dia 27.

A oferta é de 350 vagas para todos os níveis de escolaridade. As vagas são destinadas para cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito criminal e perito legista. Os salários iniciais chegam até R$9 mil.

De acordo com o edital, também há reserva para pessoas com deficiência, negros, índios e candidatos com hipossuficiência econômica. O regime de trabalho será de 40 horas por semana.

Apenas as carreiras de investigador e inspetor exigem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, no mínimo. A comprovação da idade (18 anos completos, pelo menos) e da CNH ocorrerá na data de matrícula do curso de formação.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de outubro. A banca

O Concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ já tem o cronograma de retomada definido.

O aguardado edital está programado para sair nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. As inscrições serão reabertas entre os dias 4 e 13 deste mês.

O Tribunal de Justiça também já tem a data para aplicar as provas objetivas e discursivas: elas acontecerão em 5 de dezembro. O resultado final do concurso para a área de apoio está programado para sair em abril de 2022.

O concurso vem tendo movimentações

Divulgação

>> As inscrições para o concurso poderão ser feitas até o dia

26 de outubro

>>

O aguardado edital está programado para sair nesta sexta-feira, dia 1º de outubro

| 05

Concursos <

organizadora é a Fundação Getúlio Vargas e para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico:

https://conhecimento.fgv.br/

concursos/pcrj21.

As taxas de inscrição variam de R$70 a R$200, de acordo com o cargo escolhido, e poderão ser

pagas até às 16h do dia 27 de outubro. Será possível se inscrever para mais de um cargo, desde que a data das provas objetivas não coincida.

Para isso, o participante deve apresentar os requisitos necessários para cada carreira. O quantitativo de vagas imediatas (350) está fixado

no Decreto 47.585, de abril de 2021.

Porém, no decorrer do prazo de validade, mais postos poderão ficar aptos a preenchimento, mediante aposentadorias, mortes, exonerações e outros desligamentos em geral.

há algumas semanas. A mais recente foi o anúncio do presidente do Tribunal, desembargador Henrique Figueira, de que as provas seriam em novembro.

No entanto, pelas últimas informações, houve uma mudança no planejamento, com as avaliações ficando para o primeiro fim de semana de dezembro.

A seleção estava suspensa desde março do ano passado, por conta da pandemia do Coronavírus. No último dia 17 de setembro, o presidente do TJ do Rio de Janeiro também autorizou mudanças contratuais com o Cebraspe, banca

organizadora da seleção. A principal delas diz respeito ao número de vagas que será ofertado.

Ao invés de 160 chances, na retomada do concurso, serão disponibilizadas 132 oportunidades para preenchimento imediato, além de formação de cadastro de reserva.

Vale destacar que o Tribunal de Justiça formará um cadastro de reserva, que poderá ser usado durante o prazo de validade do concurso. O TJ do Rio de Janeiro tem o costume de chamar muitos aprovados como excedentes.

(6)

PESQUISA REVELA QUE CONSUMIDOR ESTÁ MAIS CAUTELOSO NA HORA DE GASTAR

CAIXA ECONÔMICA OFERECE CRÉDITO DE R$ 300 A R$ 1 MIL PELO CELULAR

Divulgação

Divulgação

06 |

> Economia

>> Resultado interrompe a tendência que apontava uma

melhora do humor do consumidor brasileiro

>> Conta para novos

usuários será possível a partir de 8 de novembro

Com todas as crises que vem assolando o país, o consumidor brasileiro está ficando mais cauteloso na hora de gastar, principalmente por conta do desemprego que ronda a vida das pessoas. Temos crise econômica, sanitária, energética, hídrica, e a cada dia um aumento diferente aparece. Na última segunda-feira, dia 27, uma pesquisa do Índice Nacional de Confiança – INC revelou, por exemplo, que a confiança do consumidor brasileiro para as compras no comércio ficou estagnada no mês de setembro.

Neste mês, o índice registrou 74 pontos, mesmo valor de agosto. Esse resultado interrompe a tendência que apontava para uma melhora do humor do consumidor brasileiro.

Segundo economistas, entende-se que existe mais cautela nesse momento porque os reflexos da pandemia da Covid-19 ainda são muito sentidos, e as pessoas têm menos dinheiro por conta dessa crise. Para o segurança France Mattos, que mora em Rio das

Ostras, driblar a crise não é nada fácil e ele tenta fazer o máximo para economizar. Em relação aos alimentos, por exemplo, ele sempre costuma pesquisar preços.

“Também procuro substituir alguns tipos de alimentos. Um produto que comprava mais caro, agora vejo uma marca opcional com melhor preço de mercado. Fazendo isso, em um pacote total de compras, dá um desconto mais vantajoso”, disse.

Com a crise energética, o segurança também economiza. “Procuro evitar ao máximo utilizar aparelhos que consomem muita energia durante o dia. Vou pintar agora a casa de branco para dar mais claridade ao ambiente, aproveitando mais a luz solar. Uma casa com pinturas claras favorece a economia de luz.

Essa é uma das alternativas”, completou France.

COMPORTAMENTO – O Índice Nacional de Confiança vai de zero a 200 pontos e mede a visão e a

segurança da população em relação ao país e às finanças. Esse índice prevê, também, o comportamento dessas pessoas na hora da compra.

Quando ele soma abaixo de 100 pontos, indica pessimismo, e acima de 100 pontos significa otimismo.

Segundo a pesquisa, o último registro otimista, marcando 100 pontos,

A Caixa Econômica Federal lançou hoje na última segunda-feira, dia 27, o programa Crédito Caixa Tem, que vai oferecer empréstimos de R$ 300 a R$ 1 mil, direto pelo aplicativo de celular Caixa Tem. A taxa de juros é

ocorreu em janeiro de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa ouviu 1.597 pessoas de todas as regiões do Brasil.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Fonte: Agência Brasil

Estudo ouviu mais de 1.500 pessoas de todas as regiões do Brasil

Nascidos em janeiro e fevereiro já podem pedir pelo app Caixa Tem

de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.

Para quem já possui a conta Poupança Social Digital no Caixa Tem, a atualização cadastral e a solicitação do crédito estarão disponíveis de forma escalonada, conforme o mês de aniversário. A avaliação do cadastro é concluída em até dez dias, para liberação dos recursos.

Para os nascidos em janeiro e fevereiro, a opção já está disponível desde segunda-feira desta semana, seguindo até 27 de dezembro, com os nascidos em novembro e dezembro.

A criação das contas digitais e o aplicativo Caixa Tem foram a

solução encontrada pela Caixa para o pagamento do auxílio emergencial a pessoas vulneráveis durante a pandemia. É preciso fazer a atualização cadastral para dar à Caixa as informações necessárias para a avaliação de risco de crédito do cliente, uma vez que a Poupança Social Digital foi aberta sem todos os dados.

Dessa forma, após a complementação do cadastro, a Poupança Social Digital, que viabiliza o crédito de benefícios sociais, será convertida em Poupança Digital, com a oferta de produtos e serviços bancários disponíveis em contas poupança tradicionais.

A abertura de conta pelo aplicativo Caixa Tem para novos usuários

será possível a partir do dia 8 de novembro, também de acordo com o mês de nascimento.

VALORES – De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a Caixa Econômica poderá ainda aumentar o valor desse crédito e reduzir os juros a partir da capacidade de pagamento dos clientes. Para ele, a medida também deve estimular a concessão de empréstimos mais baratos em outras instituições. As informações sobre o aplicativo e o Crédito Caixa Tem podem ser conferidas na internet.

Fonte: Agência Brasil

(7)

| 07

Turismo <

Uma das coisas que grande parte da população brasileira mais gostaria de voltar a fazer com o fim da pandemia é viajar. Aos poucos, esse desejo vai sendo retomado e os corações viajantes vão se renovando.

Mesmo com a ampla vacinação contra a Covid-19, continua difícil planejar uma viagem como antes, principalmente para o exterior, por conta dos riscos. A atenção deve ser redobrada, pois as restrições de entrada mudam frequentemente e o risco de contágio ainda é alto.

No entanto, várias fronteiras já foram abertas para brasileiros.

Apesar disso, a OMS afirma que viajar durante a pandemia é assumir um risco e, portanto, deve ser evitado ao máximo.

Cerca de 49 países estão com restrições leves para viajantes vindos do Brasil. No momento, são considerados com restrições leves os países abertos para pessoas vacinadas ou que exigem teste PCR negativo para Covid-19.

Há ainda 28 países com restrições moderadas para brasileiros, com exigência de quarentena além de comprovante de vacinação ou teste para Covid-19, e 78 países com restrições fortes, praticamente fechados.

A Argentina, por exemplo, que é um dos destinos mais procurados por brasileiros, vai reabrir as fronteiras com países vizinhos a partir desta sexta-feira, 1º de outubro.

De acordo com a ministra da Saúde argentina, Carla Vizzotti, viajantes de países vizinhos poderão entrar na Argentina por terra, sem a necessidade de fazer quarentena. Os voos com estes países, como o Brasil, também poderão ser retomados, mas depende da autorização dos governadores de cada província. Já os demais viajantes internacionais terão a entrada permitida a partir de 1º de novembro.

MEDIDAS - Para entrar na Argentina, estrangeiros em geral deverão apresentar comprovante de vacinação com as duas doses (ou

>> Argentina vai reabrir as fronteiras com países vizinhos a partir desta

sexta-feira, 1º de outubro

>> A Argentina

é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros

dose única) aplicadas há pelo menos duas semanas antes da chegada.

Também será obrigatório apresentar teste PCR negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes da viagem, e fazer um novo teste PCR de cinco a sete dias após a chegada.

Pessoas que não estiverem com a vacinação completa ou menores de idade ainda não imunizados serão submetidos a quarentena, com um teste após sete dias.

Entre outras medidas importantes está o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, exceto em áreas com aglomeração de pessoas.

A proteção facial continua sendo obrigatória em locais fechados, como salas de aula, teatros, cinemas, lojas e escritórios).

O jornalista Bruno Pirozi, que mora em Rio das Ostras, sempre se organizou para fazer uma viagem internacional por ano, mas com a pandemia, mesmo com as liberações, fica um pouco apreensivo.

“Para os amantes das viagens está sendo muito difícil não organizar alguma. Este ano fiz algumas para o Brasil, mas já penso em uma

internacional para 2022. Cuba está na minha mira porque é um lugar que eu sonho conhecer. No auge da pandemia, os preços dos aéreos e de hospedagens ficaram muito mais barato. Aproveite a oportunidade. Mesmo assim, para viajar precisamos ter muitos cuidados.

O uso de máscaras deve ser constante e no avião reforçar com o face shield. No lugar, evitar baladas e lugares muito cheios e não esquecer de higienizar as mãos”, concluiu Bruno.

América do Sul quase liberada para viagem

Dos principais destinos internacionais de brasileiros, a Argentina ainda era o único que permanecia fechado ou sem estipular uma data para a reabertura.

Com esse anúncio, fica determinado que, a partir de novembro, todos os países da América do Sul estarão abertos aos turistas vindos do Brasil.

O Uruguai abrirá suas fronteiras naquela data, para vacinados, sem a necessidade de quarentena. Pessoas com a imunização completa já podem entrar no Peru, e serão aceitas no Chile também a partir de 1º de outubro.

Mas lá, assim como no Paraguai, será necessário fazer uma quarentena.

Divulgação

Divulgação

VIAGEM: PAÍSES TÊM FRONTEIRAS ABERTAS PARA BRASILEIROS

Quem desembarca no Equador também está sujeito a um período de até dez dias de isolamento social obrigatório.

Quem ainda não tiver vacinado poderá entrar sem restrição na Colômbia, na Bolívia (onde a contratação de um seguro- viagem especial para Covid-19 é obrigatória) e na Venezuela (onde há testagem obrigatória na checagem, e quarentena para quem tiver resultado positivo).

(8)

>>

A estreia do serviço foi durante a audiência pública, em

ambiente virtual

>> A seletiva será no dia 10 de outubro, no

Posto 2, na Praia dos Cavaleiros

Os praticantes de vôlei de praia terão a oportunidade de participar do Campeonato Intermunicipal da Costa do Sol previsto para iniciar em novembro. A Secretaria de Esportes de Macaé vai realizar uma seletiva das duplas que irão representar o município na competição.

Serão selecionadas duplas masculina e feminina para a equipe de vôlei de praia. A seletiva será no dia 10 de outubro, no Posto 2, na Praia dos Cavaleiros. As inscrições serão entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro. As regras estão disponíveis no link https://bit.ly/

EditalVoleidePraia2021.

O cadastro de inscrição deverá ser realizado por um dos representantes da dupla através do link

https://bit.ly/SeletivaVolei ou na

sede da Secretaria de Esportes de Macaé, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo, das 8h às 17h. Em breve, também será lançada a data de inscrição para a seletiva das duplas de futevôlei.

Todos os participantes deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos a primeira dose ou dose única), documento oficial com foto e comprovante de residência do município. Devido à pandemia da Covid-19, é imprescindível o uso de máscara e garrafa própria durante os jogos. As peneiras seguirão, ainda, os demais protocolos sanitários, com uso de álcool em gel e medição da temperatura corporal.

Divulgação

Divulgação

MACAÉ FARÁ SELETIVA PARA DUPLAS DE VÔLEI DE PRAIA

LEGISLATIVO DE MACAÉ AMPLIA POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

08 |

> Cidades

A Câmara Municipal de Macaé começou, na última segunda-feira, dia 27, a disponibilizar tradução em Libras nas sessões, audiências e outros atos. A estreia do serviço foi durante a audiência pública, em ambiente virtual, na qual as secretarias do Planejamento, da Fazenda, e a Controladoria do município apresentaram as contas do Executivo no segundo quadrimestre

contaram com tradutores nesta segunda. Uma, às 15h, da Secretaria da Saúde, também apresentado contas do segundo quadrimestre. E outra, às 18h, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 que, entre outros itens, restringe a estabilidade do funcionalismo público.

Outros meios de acessibilidade A novidade amplia a política de

Intérpretes de Libras irão traduzir as falas das sessões e outros eventos

de 2021. O anúncio já havia sido feito pelo presidente Cesinha (Pros) na sessão do dia 22 de agosto.

“Queremos dar acessibilidade para que todos os cidadãos acompanhem e participem dos debates e decisões que acontecem no Legislativo”. Os profissionais, pelo menos dois em cada evento, revezam-se no serviço, em períodos de 20 a 30 minutos. Além dessa, às 14h, outras duas audiências

acessibilidade da Câmara de Vereadores. No site do Legislativo, pessoas com deficiência visual podem alterar o texto para leitura em sete opções, como aumento do tamanho das letras e inversão de cores. Além disso, as matérias podem ser ouvidas. No canal da Casa no YouTube, legendas automáticas possibilitam o acompanhamento de pessoas com problemas de audição.

(9)

Representantes de entidades ligadas ao setor hoteleiro, de gastronomia, Convention Bureau e secretários de Turismo da região participaram, no último sábado, dia 25, de um evento promovido pelo Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, o CEASP.

O objetivo dos sócios- empreendedores, ao convidarem as autoridades, foi apresentar estudos sobre as potencialidades do empreendimento, que é o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil. Além disso, mostrar as obras, que estão em fase de conclusão.

O CEASP deve entrar em funcionamento a partir de 28 de

>> Obras estão em fase de conclusão e o CEASP deve entrar em funcionamento a

partir de 28 de outubro

>>

Encontro com representantes do turismo aconteceu no último sábado, dia 25

| 09

Cidades <

AUTORIDADES DO SETOR DE TURISMO VISITAM CENTRO DE ABASTECIMENTO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foto: Michelle Reis

outubro, quando proprietários poderão abastecer seus estabelecimentos comerciais com produtos hortifrutigranjeiros, descartáveis, embalagens e outros, no atacado ou mesmo varejo. Nesta primeira fase que será inaugurada, o

empreendimento, que se consolida como o primeiro shopping rural da Região dos Lagos, possui 158 boxes e 27 lojas. Restaurante, cafeteria, lanchonete, bebidas, açaí, insumos agrícolas, móveis de jardim e piscina são algumas

das opções que o consumidor encontrará no local.

O CEASP fica às margens da Rodovia Amaral Peixoto, km 117, bairro São Matheus, em São Pedro da Aldeia.

Interessados em mais informações devem entrar em contato pelo telefone: (21) 96516-3130.

(10)

10 |

> Cultura

Inclusão de conhecimento por meio da arte. Rio das Ostras está com inscrições abertas para uma oficina de capacitação na técnica de mosaico. Ao todo, são 10 vagas destinadas para toda a comunidade LGBTQI+ do município. A oficina, que será ministrada pela professora e artista visual Mônica La, acontece nos dias 4 e 5 de outubro, das 13h30 às 17h30, na Casa de Cultura.

Segundo a professora Mônica La, a realização desta oficina está sendo possível graças ao Prêmio Rio das Ostras de Cultura, Arte e Pesquisa Nego Dé, contemplado pela Lei Aldir Blanc, de apoio à Cultura.

“Esta oficina está sendo preparada com todo carinho para que possamos

A sexta temporada do reality musical

“The Voice Kids”, da TV Globo, chegou ao fim no último dia 26 e a participação da jovem riostrense Sofia Farah, de 10 anos, embora não tenha sido a vencedora, encheu o Município de Rio das Ostras de orgulho por conta de seu talento e sua entrega nas apresentações. Nesta edição, o vencedor do programa foi o catarinense Gustavo Bardim, de 11 anos. Com uma trajetória digna de elogios por parte dos três técnicos – Carlinhos Brow, Michel Teló e Gaby Amarantos - e do apresentador Márcio Garcia, desde sua primeira apresentação nas audições às cegas quando cantou o clássico de Janis Joplin, “Mercedes Benz”, e virou todas as cadeiras, Sofia mostrou que a música faz parte de sua vida.

Na hora de decidir para qual time ir, a pequena riostrense optou pelo baiano Brown.

ter um momento criativo, prazeroso, com o máximo de conteúdo técnico e visual na arte do mosaico de cacos em aplicação direta”, ressaltou.

Mônica é artista visual e descobriu o grande prazer de dar aulas quando foi instrutora e coordenadora de artes na Fundição de Artes e Ofícios de Rio das ostras ao longo de três anos.

“Passei a ter a consciência do quanto o despertar da sensibilidade do belo, do olhar e da manualidade é enriquecedor e transformador. Hoje sinto a necessidade de compartilhar meu conhecimento. A transfobia e qualquer outro tipo de preconceito me sensibilizam profundamente e essa oficina será um momento rico de aprendizado, crescimento e beleza

>> A oficina tem 10 vagas e

será realizada nos dias 4 e 5 de outubro

>> Sofia Farah esbanjou talento

no programa The Voice Kids

RIO DAS OSTRAS PROMOVE OFICINA DE MOSAICO PARA A COMUNIDADE LGBTQI+

TRAJETÓRIA DE SOFIA FARAH NO THE VOICE KIDS ENCHE RIO DAS OSTRAS DE ORGULHO

Divulgação

Divulgação

Curso será ministrado pela artista visual Mônica La, na Casa de Cultura

para todos e todas nós”, completou a professora.

As vagas foram abertas para toda a comunidade LGBTQI+. Serão dois dias de curso, que oferece a cada pessoa um kit completo com materiais para mosaico, além de apostila e o reembolso das passagens de van.

As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura, que fica na Rua Bento Costa Jr., nº 70, no Centro, ao lado da Concha Acústica, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (22) 2764-1768.

Após o encerramento da oficina, as peças confeccionadas pelos alunos ficarão expostas na Casa de Cultura por 30 dias.

Na Fase das Batalhas, Sofia cantou o sucesso “Let it Be”, dos Beatles, com Alice Braga e Kaori Yokota e foi a escolhida por seu técnico. Cantando o sucesso “Brasil”, de Cazuza, passou na fase “Tira Teima” ao ser uma das duas vozes escolhidas por Carlinhos Brown. Na sua primeira apresentação ao vivo, a jovem optou pelo sucesso do Aerosmith, “I Don´t Want to Miss a Thing”. Já na semifinal, Sofia apresentou a música “Chandelier”, sucesso na voz da cantora, compositora e produtora australiana Sai.

Para que o público conheça um pouco mais da jovem roqueira, a Assessoria de Comunicação da Fundação Rio das Ostras de Cultura conversou com esse novo talento riostrense.

FROC: Como você analisa a sua participação no The Voice?

Sofia: Foi maravilhoso! Fiz muitos amigos, me dediquei com todo o meu coração e aprendi muito com o Carlinhos Brown e com a equipe do programa, que orienta a gente com o maior carinho. Eu sempre falo que ele é um exemplo e um técnico muito verdadeiro com as crianças. Foi tudo que eu esperava e muito mais. Posso dizer que foi um divisor de águas e me deu a certeza de que música, arte é a coisa mais importante da minha vida.

Quando dá o valendo no palco é uma

emoção muito forte e eu coloco tudo na música. Ali é meu lugar favorito no mundo todinho. No The Voice Kids pude me desafiar, me dedicar e ter a certeza do que quero, além de ter despertado essa leoa. Foi tudo lindo.

FROC: Você pretende seguir cantando qual linha? Vai continuar no Rock?

Sofia: Quero sim explorar cada vez mais o rock, aprender mais, conhecer estilos e experimentar. Mas também tenho vontade de me aventurar no POP, com uma pegada de interpretação forte que eu adoro. Amo artistas como a Sia, que tem um jeito próprio de cantar e emocionar. Quem sabe, unir estilos e misturar pra criar coisas novas.

FROC: Carlinhos Brown falou que pretende gravar e cantar com você. Já tem alguma programação agendada nesse sentido?

Sofia: Ainda não, mas eu tô muito animada pra isso. Vai ser a realização de um sonho mesmo, mesmo, mesmo.

Fiquei muito emocionada com esse convite, é uma coisa incrível.

FROC: Quais são os seus planos agora?

Sofia: Agora eu quero estudar mais, me preparar muito, muito, muito pra amadurecer cada vez mais minha técnica musical. Vou continuar estudando dança e também quero

estudar teatro e explorar essa atriz que tá pedindo pra sair. Acho que é uma coisa de unir todas essas artes, porque é isso que eu quero fazer mesmo. Por isso eu trago essa garra e essa vontade, pra ensaiar muito, muito, muito sempre. Esse é o meu sonho e agora estou animada pra novos desafios, gravar músicas, fazer testes. É um montão de planos, mas tô muito empolgada.

FROC: Sofia, você pode deixar um recado para Rio das Ostras?

Sofia: Eu gostaria de agradecer o apoio da minha Cidade, Rio das Ostras, minha cidade amada!

Eu amo viver aqui nessa cidade linda, com tanta gente legal, praias maravilhosas e com um monte de lugar legal pra brincar.

Eu recebi muitos recadinhos dos moradores daqui, me incentivando e vibrando junto comigo durante toda minha participação no The Voice Kids.

Quero pedir que continuem me apoiando e me acompanhando porque vou fazer muita música legal ainda para vocês. É só me seguir nas minhas redes sociais.

Esse apoio me ajudou a ser forte!

Continue comigo! Amo vocês!

Obrigada!

(11)

PORTO MARAVILHA TERÁ MAIOR GALERIA DE ARTE URBANA A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA

11 |

> Diversão

DICAS DE FILMES LIVROS

DOIS + DOIS

130 min Nacional

Direção: Marcelo Saback

Elenco: Marcelo Serrado, Carol Castro, Roberta Rodrigues e Marcelo Laham

Sinopse: Em Dois+Dois, acompanhamos o cotidiano de Diogo e Emília, um casal que está junto há 16 anos. Os dois tem uma filha adolescente e, apesar da estabilidade, vivem entediados com a rotina familiar. Entretanto, o casamento morno de Diogo e Emília é virado de cabeça pra baixo quando eles descobrem que os melhores amigos, Ricardo e Bettina, têm um relacionamento aberto. Mais do que isso, são adeptos da prática de troca de casais.

Editora: Planeta

Autora: Regina Navarro Lins 272 Páginas

Poliamor, vida a três, aplicativos o amor no século XXI Todo mundo quer amar alguém ou alguéns. Ama-se o amor, canta-se o amor, vive-se em busca do amor. Mas amar exige muito aprendizado e este é o maior desafio dos casais. Nos tempos atuais, os desafios são ainda maiores porque surgiram novas formas de amar e é sobre isso que a psicanalista Regina Navarro Lins discorre neste livro. Depois da revolução sexual, do divórcio, da pílula, do movimento LGBTI e de tantas outras mudanças de costume, amar virou um verbo plural. A ideia de que todo mundo tem uma alma gêmea, que um dia irá encontrar a pessoa certa era a base do amor romântico. Mas este tipo de amor vem sendo substituído pelo desejo.

E o desejo é capaz de produzir um sem-número de formas de amar e de fazer sexo.

NOVAS FORMAS DE AMAR

Editora: Planeta Autor: Leandro Karnal 192 Páginas

O poeta Vinicius de Moraes cantava “que é melhor se sofrer junto, que viv- er feliz sozinho”. Será? O historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais brasileiros que, através de seus livros, palestras e vídeos, nos ajuda a pen- sar o mundo contemporâneo, discute uma questão presente na vida de to- dos: a solidão. A partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, ele faz uma reflexão sobre a natureza de viv- er só - por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado. Apresen- ta como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes.

Mostra que ela pode ser iluminadora e como Deus se revela aos solitários.

O DILEMA DO PORCO ESPINHO: COMO ENCARAR A SOLIDÃO

91 min Nacional

Direção: Bruno Garotti

Elenco: Klara Castanho, Júlia Gomes, Fernanda Concon, Gabriel Lima e Marcus Bessa Sinopse: Em Confissões de uma Garota Excluída, acompanhamos a história de Tetê, uma jovem de 16 anos que não se sente aceita na escola, nem em casa. Quando seus pais, desempregados, pre- cisam se mudar da Barra da Tijuca para a casa dos avós em Copacabana, a adolescente é obrigada a recomeçar em outro colégio. Nessa nova jornada, ela vai tentar de tudo para não sofrer bullying novamente e, quem sabe, fazer amigos e ter uma vida social. As populares Valentina e Laís não vão facilitar, mas os igualmente excluídos Davi e Zeca podem se tornar aliados e, inclusive, ajudar a abrir caminho para os crushes.

CONFISSÕES DE UMA GAROTA EXCLUÍDA UM CASAL INSEPARÁVEL

90 min Nacional

Direção: Sérgio Goldenberg

Elenco: Nathalia Dill, Marcos Veras, Totia Meirelles e Stepan Nercessian

Sinopse: Em Um Casal Inseparável, Manuela (Nathalia Dill) é uma determinada professo- ra e musa de vôlei de praia que sempre está pronta para defender seus ideais. Ela nunca pautou sua felicidade a um relacionamento e nunca planejou se casar. Porém, um dia, inesperadamente conhece o romântico Léo (Marcos Veras), um pediatra bem-sucedido, e se apaixona, mas circunstâncias da vida os separam. Em meio a brigas e saudades, e com a ajuda da manipuladora Esther (Totia Meireles), mãe de Manuela, os dois vão descobrir se são mesmo inseparáveis.

>> Quem passeia

pelo Porto Maravilha, observa que as pinturas grafitadas nos muros contém temas diversos

Divulgação

Passando por constantes transformações nos últimos tempos, a Zona Portuária do Rio vem potencializando toda sua vocação artística para encantar cariocas e turistas. Além de diversos equipamentos culturais, como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, a região possui os já icônicos murais gigantes e multicoloridos que são destaque no chamado Distrito Artístico do Porto.

Diante de todo essa aptidão, um novo projeto ambicioso chega para aumentar em mais de 11 mil metros quadrados os muros grafitados, transformando o espaço na maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina. O Distrito de Arte do Porto conta, atualmente, com dezoito murais ao longo do Passeio Ernesto Nazareth, entre a Rua Professor

Editora: Cultrix Autor: Elizabeth Davis 360 páginas

Neste livro, a renomada especialista Elizabeth Davis reavalia, e traz novas informações, com base nas últimas pesquisas médicas e científicas e nos seus mais de trinta anos de experiência em saúde e sexualidade femininas, tudo sobre hormônios, menstruação, fertilidade, gravidez, menopausa, envelhecimento e pós-menopausa, desconstruindo convenções sociais e culturais negativas com relação a esses assuntos. Além de analisar as controversas terapias de reposição hormonal, e o impacto do estresse, do excesso de trabalho e dos conflitos de rela- cionamento sobre a saúde sexual, esta obra empodera as mulheres ao apresentar um entendimento muito mais claro de como a sexualidade feminina se transforma ao longo de toda a vida.

OS PRAZERES DA MULHER: PARA MULHERES. SOBRE MULHERES. POR UMA MULHER

Pereira Reis com a Avenida Cidade de Lima. O objetivo do projeto é dar oportunidades a novos artistas, fazendo com que o local ganhe novas obras com o passar do tempo.

“Queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá- lo num atrativo ponto turístico na cidade”, relatou à Veja Rio, Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana, instituição à frente da ideia.

Quem passeia pelo Porto Maravilha, observa que as pinturas grafitadas nos muros contém temas diversos. Indo de homenagens a grandes sambistas, como Arlindo Cruz e Beth Carvalho, no mural intitulado “O Último Dueto”, até painéis que transmitem mensagens de protesto, como o da artista Juliana Fervo, que

Projeto prevê a ampliação dos famosos muros multicoloridos da região e aquecer a economia e a cena artística da cidade

mostra a autonomia das mulheres no mercado de trabalho.

Outros trabalhos exaltam lideranças do movimento negro, que lutaram pela igualdade racial, como Martin Luther king. Outros desenhos expostos destacam as etnias e a miscigenação que construiu a sociedade brasileira, como as famosas imagens do artista Eduardo Kobra.

Para marcar o início do projeto, o Museu de Arte do Rio recebe a primeira edição do Fórum de Arte Urbana do Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de outubro. Serão cerca de 50 convidados, entre eles os artistas do Distrito de Arte do Porto, que vão debater pautas importantes deste universo. Quem tiver interesse em participar deve chegar às 14h. Os lugares são limitados. Haverá também transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Distrito de Arte do Porto.

(12)

Referências

Documentos relacionados

O Projeto de Educação Tutorial em Educação do Campo é um grupo de aprendizagem tutorial da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, com 08 bolsistas, voltado para

As empregadoras colaborarão com a entidade de classe no sentido de prestigiar as festividades da semana da enfermagem, anualmente entre os dia 12 à 20 de maio, liberando

O material pode provocar uma grave irritação da pele apósuma exposição prolongada ou repetida e por contacto pode gerar vermelhidão,inchaço, produção de vesículas, descamação

A Saitec participa na Avaliação de Impactes de todo o tipo de projetos e atividades, tendo contribuído de maneira especial na Conformidade Ambiental de grandes obras de Engenharia

O candidato deve inteirar-se dos resultados o ciais do Processo Seletivo Vestibular 2021.2 comparecendo à respectiva Secretaria da Faculdade, assim como da divulgação de

Se necessário, a dose pode ser subsequentemente aumentada, com intervalos de pelo menos duas semanas, até à dose máxima diária recomendada de 50 mg numa toma única ou em

• O hóspede deve ter um resultado negativo confirmado do teste PCR em inglês quando chegar às Maldivas - A amostra deve ser coletada em até 96 horas, antes da hora progra mada

A ideologia beneficia enormemente a educação autoritária, pois as classes dominadoras conseguem impor suas ideias, cujos valores são considerados corretos, e a