• Nenhum resultado encontrado

Copyright 2004/ VLC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright 2004/ VLC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

E E s s c c r r i i t t u u r r a a ç ç ã ã o o F F i i s s c c a a l l

P P e e r r g g un u n ta t a s s F F r r e e qu q u e e nt n t e e s s

V V e e r r s s ã ã o o 7 7 . . 2 2

(2)

Página 1

Copyright © 2004/2013 - VLC

As informações contidas neste caderno de perguntas e respostas são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas ou divulgadas sob qualquer forma, sem autorização prévia.

Este conteúdo tem caráter exclusivamente técnico e informativo. É reservado a VLC, o direito de promover sem aviso prévio, as alterações que julgar necessárias.

VLC Soluções Empresariais Ltda.

www.vlcnet.com.br www.geisweb.com.br www.gerenciadecidades.com.br

(3)

Página 2

Índice

1. Como altero os dados cadastrais da empresa/contribuinte no sistema? ... 3

2. Como importar as notas fiscais geradas do sistema próprio do contribuinte para o módulo de escrituração de nota fiscal? ... 3

3. Quais notas de serviços prestados devem ser escrituradas? ... 3

4. Quais notas de serviços tomados devem ser escrituradas? ... 3

5. Quais notas de serviços tomados não precisam ser escrituradas?... 3

6. Como a empresa optante pelo simples nacional deve realizar a escrituração de serviços prestados? 4 7. Como as empresas não optantes pelo simples nacional devem escriturar as notas de serviços prestados? ... 4

8. Como escriturar uma nota fiscal referente a serviços tomados? ... 4

9. Não estou obrigado a emitir nota fiscal. Como devo fazer a escrituração? ... 5

10. Como emitir a guia de recolhimento? ... 5

11. Como emitir a guia de recolhimento em atraso? ... 5

12. O que é a guia avulsa e para que serve? ... 5

12. Como visualizar os pagamentos realizados e valores em aberto? ... 6

13. O que é e para que serve o recibo de entrega de declaração? ... 6

14. O que é e para que serve o recibo de retenção na fonte? ... 6

15. Como gerar o livro contábil de serviços prestados escriturados no A1 – documento fiscal? ... 7

16. Como gerar o livro contábil de serviços tomados escriturados no A2 – NFSe Geis recebida? ... 7

17. Como gerar o livro contábil de serviços prestados escriturados no A3 - nota fiscal emitida? ... 7

18. Como gerar o livro contábil de serviços tomados escriturados no A4 – nota fiscal recebida? ... 7

(4)

Página 3

1. Como altero os dados cadastrais da empresa/contribuinte no sistema?

Acessar o sistema – clicar na aba manutenção – opção cadastro de contribuinte – serão permitidas as seguintes alterações: telefone, celular e-mail e senha; demais retificações deverão ser providenciadas diretamente na prefeitura.

2. Como importar as notas fiscais geradas do sistema próprio do contribuinte para o módulo de escrituração de nota fiscal?

Para a utilização do programa de importação de nota fiscal será necessário o contribuinte gerar um arquivo em formato texto e validar uma única vez através do programa de validação de nota fiscal na aba manutenção.

O layout de importação está disponível no manual da escrituração de nota fiscal – item 4.1.

3. Quais notas de serviços prestados devem ser escrituradas?

Todas as notas emitidas manualmente (por meio de talonário) devem ser escrituradas na aba declaração – formulário A3.

4. Quais notas de serviços tomados devem ser escrituradas?

Todas as notas manuais de serviços tomados devem ser escrituradas. As notas eletrônicas recebidas de outros municípios (diferente do município do tomador) também devem ser escrituradas – ambos os modelos de nota devem ser registrados na aba declaração – formulário A4.

5. Quais notas de serviços tomados não precisam ser escrituradas?

Quando tomador e prestador forem domiciliados no mesmo município e a nota fiscal for eletrônica, não haverá necessidade de o tomador escriturar este documento fiscal, pois o sistema automaticamente fará o registro dessa nota no CNPJ/CPF do tomador.

Para visualizar a nota eletrônica escriturada automaticamente acessar a aba declaração – A2 Geis recebida.

(5)

Página 4

6.

Como a empresa optante pelo simples nacional deve realizar a escrituração de serviços prestados?

A empresa optante pelo simples nacional deve escriturar as notas de serviços prestados na aba declaração – formulário A3 – digitar a competência e clicar em buscar – após, clicar em incluir – uma janela será aberta para realizar a escrituração – o tipo da nota deve ser “N” (devido pelo prestador). Neste caso será gerado um valor negativo (no extrato de pagamentos), o qual somente será liquidado após o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional)

Se o imposto for retido pelo tomador ou devido em outro município (diferente do município do prestador) o tipo a ser selecionado deve ser P (declaração não tributável). Neste caso o sistema não gerará nenhum débito.

Ressaltamos que em todos os casos o sistema não permitirá a emissão da guia de recolhimento.

7. Como as empresas não optantes pelo simples nacional devem escriturar as notas de serviços prestados?

As empresas não optantes pelo simples nacional devem escriturar as notas de serviços prestados na aba declaração – formulário A3 – digitar a competência e clicar em buscar – após, clicar em incluir – uma janela será aberta para realizar a escrituração – o tipo da nota deve ser “N” (devido pelo prestador). Neste caso será gerado um valor negativo e o sistema admitirá a geração do guia de arrecadação municipal de ISSQN. O débito será liquidado após o pagamento do imposto.

Se o imposto for retido pelo tomador ou devido em outro município (diferente do município do prestador) o tipo a ser selecionado deve ser P (declaração não tributável). Neste caso o sistema não gerará nenhum débito e, consequentemente, não permitirá a emissão da guia de arrecadação.

8. Como escriturar uma nota fiscal referente a serviços tomados?

Clicar na aba declaração – A4 nota recebida – uma janela será aberta – digitar a competência da nota fiscal no respectivo campo – clicar em buscar – depois clicar em incluir – uma janela será aberta para realizar a escrituração – se o

(6)

Página 5

imposto for retido no município do tomador selecionar o tipo T (retido no município pelo tomador). Neste caso será gerado um valor negativo (no extrato de pagamentos) e o sistema admitirá a geração do guia de arrecadação municipal de ISSQN. O débito será liquidado após o pagamento do imposto.

Se o serviço tomado não for retido pelo tomador deve ser selecionado o tipo R (declaração de serviço recebido) – não será nenhum débito no extrato de pagamento e o sistema não admitirá a geração da guia de arrecadação.

9. Não estou obrigado a emitir nota fiscal. Como devo fazer a escrituração?

Esta situação aplica-se aos planos de saúde, cartórios e correios entre outros;

neste caso a escrituração deve ser realizada na aba declaração – formulário A1 documento fiscal – digitar a competência – clicar em buscar e, após, em incluir – uma janela será aberta – realizar a escrituração e salvar.

10. Como emitir a guia de recolhimento?

Clicar na aba pagamentos – guia de recolhimento – selecionar o respectivo tipo de guia – uma janela será aberta – digitar a competência da nota fiscal que originou a guia e, depois, clicar em buscar – o sistema buscará o lançamento – para imprimir a guia clicar no ícone da impressora.

11. Como emitir a guia de recolhimento em atraso?

Clicar na aba pagamentos – guia de recolhimento em atraso – selecionar o respectivo tipo de guia – uma janela será aberta – digitar a competência da nota fiscal que originou a guia e, depois, clicar em buscar – o sistema buscará o lançamento – ao lado do campo correspondente à competência, há o campo data de pagamento, onde o contribuinte pode selecionar a data que pretende pagar a guia em atraso - para imprimir a guia clicar no ícone da impressora.

12. O que é a guia avulsa e para que serve?

Guia avulsa é um documento fiscal gerado para pagamento de valores acessórios ou complementares que por algum motivo deixaram de ser

(7)

Página 6

recolhidos. Por exemplo: uma guia que foi paga em atraso e não foram computados multa e juros; neste caso utiliza-se a guia avulsa para pagamento da multa e juros.

A guia avulsa não está vinculada a nenhum lançamento escriturado, tanto que para a sua geração o usuário deve digitar: o valor a recolher; a competência e a data do pagamento – há também um campo para observações de uso opcional.

12. Como visualizar os pagamentos realizados e valores em aberto?

Clicar na aba relatórios – extrato do contribuinte – uma janela será aberta - digitar a competência desejada e clicar em visualizar.

13. O que é e para que serve o recibo de entrega de declaração?

É um documento fiscal cuja finalidade se destina ao encerramento da competência.

De acordo com a legislação municipal, seu uso pode, ou não, ser obrigatório.

Para efetuar o fechamento do mês o usuário deve clicar na aba relatórios – recibo de entrega de declaração – uma janela será aberta – clicar no botão buscar todos – todas as competências aparecerão – clicar no ícone em formato de impressora da respectiva competência para efetuar o fechamento do mês.

14. O que é e para que serve o recibo de retenção na fonte?

Seu uso pode, ou não, ser opcional conforme a legislação específica do município.

Este documento especifica o valor retido pelo tomador e todos os dados relativos à nota fiscal – importante ressaltar que ele não serve como prova do repasse da quantia retida para o município, mas é utilizado para justificar o valor líquido pago ao prestador de serviço.

Para utilizá-lo o usuário deve clicar na aba relatórios – recibo de retenção na fonte – digitar a competência da nota retida – clicar em buscar e, depois de localizada a nota fiscal, clicar no ícone em formato de impressora correspondente.

(8)

Página 7

15. Como gerar o livro contábil de serviços prestados escriturados no A1 – documento fiscal?

Clicar na aba relatórios – registro de prestação de serviço A1 – digitar a competência e clicar em visualizar.

16. Como gerar o livro contábil de serviços tomados escriturados no A2 – NFSe Geis recebida?

Clicar na aba relatórios – NFSe A2 – digitar a competência e clicar em visualizar.

17. Como gerar o livro contábil de serviços prestados escriturados no A3 - nota fiscal emitida?

Clicar na aba relatórios – registro de prestação de serviço A3 – digitar a competência e clicar em visualizar.

18. Como gerar o livro contábil de serviços tomados escriturados no A4 – nota fiscal recebida?

Clicar na aba relatórios – registro de aquisição de serviços A4 – digitar a competência e clicar em visualizar.

Referências

Documentos relacionados

“Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas

Quando analisamos os resultados considerando-se as hipóteses estabelecidas neste trabalho, constata-se que: a “H1: O regime de caixa aplicado em empresas optantes

© Embrapa 2017 Seleção em larga escala de bactérias produtoras do hormônio ácido indolacético (AIA), auxina associada à promoção de crescimento em plantas /

A arquitetura básica adotada pelo GT-PID baseia-se na plataforma OpenStack e oferece uma interface web aos usuários, permitindo o gerenciamento do ciclo de vida

No presente trabalho, pretendemos fazer uma análise da palatalização das oclusivas coronais anteriores /t/ e /d/ seguidas de /i/ nas expressões tirar o couro, tio, dia e dinheiro no

“Todo cristão crê num único Deus. Com relação às premissas dadas, a conclusão que gera uma inferência válida é: a) todo que crê num único Deus é espírita. b)

14 Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis por campus/curso/turno, deverão realizar a matrícula de forma ONLINE, a partir das 8 horas do dia

Maria Vinha da Francisca 2014 (Douro), Essência do Peso tinto 2014 (Alentejo), Quinta do Pinto Limited Edition Marsanne & Roussanne branco 2015 (Lisboa), Mirabilis Grande