• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE FUSÃO - 1 -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE FUSÃO - 1 -"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

- 1 -

PROJETO DE FUSÃO

(2)

- 2 -

PROJETO DE FUSÃO

Por incorporação da sociedade

SDC - CONCESSÕES, S.G.P.S., S.A.

(SOCIEDADE INCORPORADA)

Na Sociedade comercial anónima

(3)

- 3 -

SDC - INVESTIMENTOS, S.A.

(SOCIEDADE INCOPORANTE)

12 DE JUNHO DE 2018

(4)

- 4 -

PROJETO DE FUSÃO ORGANIZADO NOS TERMOS DO ARTIGO 98º DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

ÍNDICE

INTRODUÇÃO……….…..….…….6

1.- Modalidade e condições da fusão……….……….….….6

2.- Motivos e objetivos da fusão……….……..………….…...7

3.- Elementos de identificação das sociedades intervenientes…....……….…...8

4.- Participações de capital recíprocas……….………..……...…..9

5.- Balanços das sociedades intervenientes……….……… ………..….9

5.1.- Ativos e Passivos a transferir……….……….…….,,…9

6.- Critérios de avaliação e relação de troca………..……….10

. 7.- Alterações a introduzir no contrato da sociedade incorporante……….……..10

8.- Medidas de protecção dos direitos de terceiros não sócios……….…...10

9.- Modalidades de protecção dos direitos dos credores……….……..11

10.- Data a partir da qual a fusão produzirá efeitos contabilísticos……….…..11

11.- Proteção de direitos especiais……….……….…..11

12.- Vantagens especiais……….………...12

13.- Modalidades de entrega das ações e direitos a lucros……….…..….12

(5)

- 5 - 14.- Dispensa de Assembleias Gerais e de Relatórios………12

15.- Notas finais………..…...13

16.- Anexos……….………..…13

Anexo I – Balanços das sociedades, intervenientes no processo de fusão reportados a 31 de dezembro de 2017, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 98º do Código das Sociedades Comerciais.

(6)

- 6 -

INTRODUÇÃO

Nos termos do disposto nos artigos 98º e 116º do Código das Sociedades Comerciais (doravante, “CSC”), o Conselho de Administração da sociedade SDC – Investimentos, S.A. (doravante “SDCI” ou “sociedade incorporante”), e o Conselho de Administração da SDC-CONCESSÕES, SGPS,S.A. (doravante “SDCC”, “sociedade a incorporar” ou “sociedade incorporada”), elaboraram o presente projecto de fusão (doravante “Projeto de Fusão” ou “Projeto”).

1.- Modalidade e condições da fusão – artigo 98º, nº 1 alínea a) e 116º, do CSC

A fusão será efetuada na modalidade de fusão por incorporação, nos termos da alínea a), do nº 4 do artigo 97º do CSC, mediante a transferência global do património da sociedade SDCC para a SDCI.

A transferência global do património da sociedade incorporada será feita com base nos valores contabilísticos constantes do respectivo balanço a 31 de dezembro de 2017, de modo a que a mesma possa beneficiar do regime especial de neutralidade fiscal previsto nos artigos 73º e seguintes do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC).

Tratando-se de uma transmissão efectuada a título universal, serão transferidos para a SDCI, além dos valores patrimoniais ativos e passivos da sociedade incorporada, todos os contratos e demais direitos e obrigações que vinculam a sociedade incorporada, tendo a SDCC um trabalhador que

(7)

- 7 - transita para a sociedade incorporante. Com o registo definitivo da fusão no registo comercial será extinta a empresa incorporada.

2.- Motivos e objetivos da fusão – artigo 98º, nº 1 alínea a), do CSC

A SDCI, sociedade incorporante no âmbito da presente operação de fusão, é a empresa-mãe do Grupo SDC Investimentos que congrega direta ou indiretamente as participações nas diferentes áreas de negócio a que o grupo se dedica, com capacidade e experiência de coordenação da gestão e atividades de sociedades., tendo recentemente alterado o seu objeto para se dedicar ao exercício direto de atividades económicas.

Por seu lado, a SDCC tem por objeto a gestão de participações sociais noutras sociedades, dedicadas a atividade de concessões, como forma indireta de exercício de atividades económicas, bem como o exercício de atividade que, nos termos das disposições legais vigentes, puderem ser exercidas cumulativamente.

Nos anos mais recentes a SDCC tem vindo a alienar as participações sociais que detinha em diversas sociedades, das mais relevantes, nomeadamente a participação na SCUTVIAS e na AUTO-EXTRADAS XXI, no domínio da concessões rodoviárias, na INDÁQUA, no domínio das concessões de águas e saneamento, na CPE, no domínio das concessões e explorações de parques de estacionamentos e na sociedade HIDROENERGIA e suas participadas, no domínio das energias renováveis.

Sendo assim o seu universo de participações muito mais exíguo, a coordenação dessas sociedades fica muito mais eficiente, em termos de gestão e de recursos com a sua concentração na SDCI.

Assim, o objetivo principal da fusão é o de gerir mais racionalmente os recursos, evitando duplicações ou acréscimos de custos, poupando, num caso, custos autónomos desnecessários e, no outro, eliminar a sobreposição de participações, bem como os custos e redundâncias daí decorrentes, conduzindo também a uma maior simplificação e transparência que uma

(8)

- 8 - gestão unitária sempre acarreta, potenciando dessa forma economias dos meios que se traduzem numa maior racionalidade económica. De facto, os diversos degraus de participações deixaram de ter sentido, sendo a fusão por incorporação, dado que a sociedade a incorporar tem várias responsabilidades e relações contratuais pendentes, a forma mais adequada de prosseguir essa pretendida racionalidade.

3.- Elementos de identificação das sociedades intervenientes – artigo 98º, nº 1 alínea b), do CSC

INCORPORANTE: SDC-INVESTIMENTOS, S.A.

TIPO: SOCIEDADE ANÓNIMA

SEDE: RUA JULIETA FERRÃO, nº 10, 2º

1649-039 LISBOA

CAPITAL SOCIAL: 165.940.000,00 EUROS (CENTO E SESSENTA E CINCO MILHÕES NOVECENTOS E QUARENTA MIL)

NÚMERO DE PESSOA COLETIVA: 500.265.763

NÚMERO DE MATRICULA NA CONSERVATÓRIA DO REGISTO COMERCIAL: 500.265.763

INCORPORADA: SDC – CONCESSÕES, S.G.P.S., S.A.

TIPO: SOCIEDADE ANÓNIMA

SEDE: RUA DE SANTOS POUSADA, 290

4000-478 PORTO

(9)

- 9 - CAPITAL SOCIAL: 20.000.000,00 EUROS (VINTE MILHÕES DE EUROS)

NÚMERO DE PESSOA COLETIVA: 500.906.503

NÚMERO DE MATRICULA NA CONSERVATÓRIA DO REGISTO COMERCIAL: 500.906.503

4.- Participações de capital recíprocas – artigo 98º, nº1, alínea c), do CSC

O capital social da sociedade incorporada SDCC, no montante de 20.000.000,00 Euros (VINTE MILHÕES DE EUROS), é detido integralmente pela sociedade incorporante.

5.- Balanços das sociedades intervenientes - artigo 98º, nº1, alínea d), do CSC

Para efeitos da fusão, utilizaram-se os balanços das sociedades intervenientes reportados a 31 de dezembro de 2017, que se apresentam no Anexo I ao presente Projeto.

5.1- Ativos e passivos a transferir - artigo 98º, nº1, alínea d), do CSC

Revestindo a fusão a modalidade prevista na alínea a) do nº 4 do artigo 97º do CSC, todos os ativos e passivos da sociedade a incorporar serão transferidos e incorporados na sociedade incorporante.

Tendo em vista assegurar a aplicação do regime de neutralidade fiscal, consagrado nos artigos 73º e seguintes do Código do IRC, todos os ativos e passivos da sociedade incorporada serão transmitidos pelos respetivos valores líquidos contabilísticos e escriturados, na contabilidade da sociedade incorporante, exatamente pelos mesmos valores contabilísticos com que se encontram escriturados na sociedade incorporada, na data de produção de efeitos contabilísticos do Projeto de fusão.

(10)

- 10 - O valor global dos ativos e passivos a transferir é o seguinte:

(Eur.) ATIVO PASSIVO CAPITAL PRÓPRIO SDC - CONCESSÕES 34.617.437 104.821.868 (70.204.431)

6.- Critério de avaliação e relações de troca - artigo 98º, nº1, alínea e), do CSC

Conforme supra referido, o capital social da sociedade a incorporar é detidos a 100% pela sociedade incorporante pelo que, nos termos do disposto no artigo 116º, nº2, do CSC, não são aplicáveis neste caso as disposições relativas à troca de participações sociais entre as sociedades envolvidas no processo de fusão.

7.- Alterações a introduzir no contrato da sociedade incorporante- artigo 98º, nº1, alínea f), do CSC

Por força da absorção da sociedade incorporada na sociedade incorporante, em consequência da presente operação de fusão, a SDCI não irá modificar o seu objeto social, não havendo, deste modo, alterações a introduzir nos estatutos da sociedade incorporante.

8.- Medidas de proteção dos direitos de terceiros não sócios - artigo 98º, nº1, alínea g), do CSC

Não existem terceiros não acionistas ou sócios com direito a participar nos lucros da sociedade a incorporar, pelo que não torna necessário considerar quaisquer medidas de proteção.

(11)

- 11 - 9.- Modalidade de proteção dos direitos dos credores - artigo 98º, nº1, alínea h), do CSC

Ocorrendo a transferência integral do património da sociedade incorporada para a SDCI, e gerando a actividade desta maiores meios financeiros do que os detidos, até então, de forma isolada, pela sociedade a incorporar, os credores desta última vêem reforçadas as garantias dos seus direitos, na medida em que a sociedade incorporante assume, nos termos legais, toda a responsabilidade pelo cumprimentos das obrigações decorrentes dos direitos dos credores da sociedade incorporada.

Mostram-se, assim, devidamente salvaguardados os direitos dos credores da sociedade interveniente no processo de fusão, sem prejuízo dos meios de reação contra a presente operação conferidos pelos artigos 101º -A e 101º - B do CSC.

10.- Data a partir da qual a fusão produzirá efeitos contabilísticos - artigo 98º, nº1, alínea i), do CSC

A data a partir da qual as operações da sociedade a incorporar são consideradas, do ponto de vista contabilístico, como efectuadas por conta da sociedade incorporante é 1 de janeiro de 2018.

Assim, a partir de 1 de janeiro de 2018, inclusive, todas as operações da sociedade incorporada, compreendendo toda e qualquer formação de ativos e constituição de passivos afetos às suas atividades são consideradas, do ponto de vista contabilístico, como efetuadas por conta da SDCI, para a qual deverão ser transferidos todos os respetivos elementos patrimoniais ativos e passivos, em conformidade com o presente Projeto de Fusão.

11.- Proteção de direitos especiais - artigo 98º, nº1, alínea j), do CSC

(12)

- 12 - Não existem acionistas ou sócios da sociedade a incorporar detentores de direitos especiais, pelo que não há direitos a salvaguardar.

12.- Vantagens especiais - artigo 98º, nº1, alínea l), do CSC

Na presente fusão não se prevê a necessidade de intervenção de peritos, pelo que não existem vantagens especiais atribuídas aos mesmos, nem aos membros dos órgãos de administração, ou fiscalização das sociedades intervenientes no presente processo de fusão.

13.- Modalidade de entrega das acções e direitos a lucros - artigo 98º, nº1, alínea m), do CSC

Conforme supra referido, o capital social da sociedade a incorporar é detido a 100% pela sociedade incorporante pelo que, nos termos do disposto no artigo 116º, nº 2, do CSC, não são aplicáveis, neste caso, as disposições relativas à troca de participações sociais entre as sociedades envolvidas no processo de fusão.

14.- Dispensa de Assembleias Gerais e de Relatórios

Nos termos do artigo 116º, nº 3, do Código das Sociedades Comerciais, e porque o capital social da sociedade a incorporar é detido a 100% pela sociedade incorporante, a fusão será efetuada sem prévia deliberação das Assembleias Gerais das sociedades envolvidas, salvo se alguma Assembleia Geral for requerida nos termos da alínea d) daquele nº 3 do artigo 116º do Código das Sociedades Comerciais.

- Ainda nos termos do artigo 116º, nº 2 do Código das Sociedades Comerciais e pelos mesmos motivos, não há lugar outros relatórios dos órgãos sociais e de peritos, nem á responsabilidade desses órgãos e peritos.

Os acionistas poderão consultar toda a documentação relacionada com a projetada fusão nas sedes das sociedades e ainda no site da SDCI em

(13)

- 13 - www.sdcinvestimentos.pt, a partir do 3º dia posterior ao do registo do presente projeto de fusão.

15.- Notas Finais

Nos termos do disposto no artigo 101º do Código das Sociedades Comerciais, os acionistas, credores e os trabalhadores de qualquer das sociedades participantes na fusão, podem consultar na sede de cada uma delas, o projeto de fusão e demais documentação prevista no n.º 1 do referido artigo;

Nos termos do artigo 99º do Código das Sociedades Comerciais, os órgãos de fiscalização das sociedades examinaram o projeto de fusão referido no nº 2 e elaboraram relatório previsto no nº 4, ambos do mesmo artigo;

16.- Anexos

Anexo I - Balanços das sociedades intervenientes no processo de fusão reportados a 31 de dezembro de 2018, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 98º do Código das Sociedades Comerciais.

Aprovado em 11 de junho de 2018 pelos Conselhos de Administração de:

a) SDC - INVESTIMENTOS, S.A.

b) SDC - CONCESSÕES, SGPS, S.A.

(14)

- 14 -

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Como resultado, exatamente a metade dos entrevistados avaliaram o hiperdocumento como simples e quase a metade dos entrevistados (42,86%) afirmaram que o tema abordado

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para