• Nenhum resultado encontrado

REVISOR OFICIAL DE CONTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISOR OFICIAL DE CONTAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REVISOR OFICIAL DE CONTAS

(Representantes da Sociedade de Revisores Oficiais

de Contas PricewaterhouseCoopers & Associados,

(2)

Abril 2014 José Pereira Alves - Pag 1

José Pereira Alves

Partner

Habilitações académicas

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e Revisor Oficial de Contas.

Enquadramento organizacional

Presidente/Territory Senior Partner da PwC Portugal, desde 2011, e Partner responsável pela área de Recursos Humanos.

Nomeado Partner em 1994, integrou entre 2001 e 2003 o Territory Leadership Team, órgão de gestão da PwC em Portugal, tendo retomado estas funções a partir de 1 de Julho de 2007.

Experiência relevante

Possui uma vasta experiência na elaboração e coordenação de vários clientes de Auditoria e Revisão de Contas, nas indústrias alimentar, retalho, transportes, banca, entre outras, em diversos clientes, nomeadamente, Grupo Amorim, Grupo TAP, Grupo Inapa e Grupo Semapa.

Biografia profissional

De 1984 a 1993 trabalhou como técnico de auditoria na firma internacional de auditoria CoopersLybrand, tendo sido responsável pela execução e controlo de vários trabalhos de auditoria a sistemas de controlo interno e procedimentos contabilísticos e de auditoria contabilística, quer em empresas nacionais quer em empresas internacionais.

Em 1990 passa a colaborador da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas Boto, AmorimAssociados, SROC. Em 1993 torna-se sócio da sociedade de Revisores Oficiais de Contas Bernardes, SismeiroAssociados, SROC. A 1 de Janeiro de 1994 assume o cargo de sócio da PwC.

Integrou entre 2001 e 2003 o Territory Leadership Team, órgão de gestão da PwC em Portugal, tendo reintegrado este mesmo órgão de gestão a partir de 1 de Julho de 2007, assumindo a função de Territory Human Capital Partner, bem como, a responsabilidade pela área do Knowledge Management.

Outras informações Foi monitor do curso de pós-graduação em Auditoria, desenvolvido em conjunto com o ISAG, entre 1997 e 2002. Também no ISAG, integrou o corpo docente da licenciatura em Gestão de Empresas, ramo de auditoria, entre Março de 1999 e Setembro de 2000.

Integrou o corpo docente do MBA em Finanças da Faculdade de Economia do Porto entre 2004 e 2008. Foi, igualmente, monitor em vários cursos de auditoria no âmbito das ações de formação Internas.

(3)

Abril 2014 António Alberto Henriques Assis - Pag 1

António Alberto Henriques Assis

Partner

Habilitações académicas

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia (ISE). Bacharelato em Contabilidade e Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Revisor Oficial de Contas. Técnico Oficial de Contas.

Frequência de diversos cursos ministrados pela PricewaterhouseCoopers e outras entidades nos domínios de gestão financeira, contabilidade, controlo interno, fiscalidade, informática e auditoria, em Portugal e no estrangeiro. Frequência do "Business Skills Program", concebido e ministrado

conjuntamente com várias universidades inglesas (1985/1993).Frequência do seminário "Principios y modernas tecnicas de venta de servicios profesionales" da Universidade La Salle (1992/1993).

Frequência do Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão para Quadros Executivos - Nova Fórum - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 2005.

Enquadramento organizacional

Atividade geral de auditoria e consultoria financeira, incluindo a revisão de procedimentos de controlo interno, auditorias internas, avaliação de imparidades de crédito, avaliações, estudos de viabilidade, cisões, fusões e aquisições, due-diligences, reorganizações societárias, análises custo-benefício e "Manuais de Procedimentos" em empresas comerciais, industriais, de serviços e financeiras, nacionais e estrangeiras, desenvolvida em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Macau.

Em Portugal

• Bancos e outras instituições financeiras

Banco Bai Europa; Banco de Portugal; Banco do Brasil; Banco Espírito Santo de Investimentos; Banco Itaú Europa; Banco Popular; Barclays Bank; Barclays Funds; Caixa Central de Crédito Agrícola; Credibom; Credifin; ESAF Funds; Euronext Lisbon; Fortis Bank; Group Banco Finantia; Leaseplan; Popular Funds; Sofinloc;

• Industrial, comercial e empresas de serviço

Amorim Group; Sonae Group; Avis (Portugal); Brisa; Cruz Vermelha

(4)

Abril 2014 António Alberto Henriques Assis - Pag 2

Em Cabo Verde

African Development Foundation; CERIS - Sociedade Caboverdiana de Cerveja e Refrigerantes; Cruz Vermelha de Cabo Verde; CTT – Empresa Pública dos Correios e Telecomunicações; EMPA – Empresa Pública de Abastecimentos; EMPROFAC – Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos; Shell Cabo Verde; Sociedade Caboverdiana de Tabacos; TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde.

Na Guiné-Bissau Guiné Telecom Em Macau

Universidade da Ásia Oriental; Companhia de Seguros de Macau, SARL; Banco Luso International, SARL; Companhia de Cimentos de Macau, SARL; SAAM – Sociedade de Abastecimentos de Água de Macau, SARL.

Nos anos mais recentes tem sido o sócio responsável pelo processo de auditoria do Grupo Semapa, Portucel, Secil, ANA-Aeroportos de Portugal, Banco de Portugal, NYSE-Euronext Lisbon.

Consultoria contabilística, apoio na conceção e auditoria de modelos

financeiros, nomeadamente nos seguintes projetos: Central Elétrica do Pego, Agrupamento Pontejo (Ponte Vasco da Gama), Privatização do Grupo EDP, Concessão das autoestradas do Oeste e Norte de Portugal e lanços em regime de portagem virtual "SCUT", e Projeto do Novo Aeroporto de Lisboa.

Coordenação dos vários Programas de Inspeção que por instrução do Banco de Portugal e no contexto do Programa de Assistência Financeira a Portugal têm vindo a ser desenvolvidos desde 2011 nos principais Bancos do setor financeiro Português.

Experiência relevante

Além da larga experiência na atividade geral de auditoria e consultoria fiscal, tem participado como instrutor não só em diversos cursos internos de formação dos quadros técnicos da Firma, de acordo com o programa anualmente estabelecido, como também em cursos externos.

Biografia profissional

De maio de 1977 a setembro de 1978 desempenhou funções de técnico tributário na Direcção Geral das Contribuições e Impostos.

Presta serviços na Firma desde outubro de 1978, tendo integrado a Divisão de Consultoria e Assessoria Fiscal até outubro de 1980, data da sua transferência para a Divisão de Auditoria e Assessoria Financeira (ABAS).

Entre outubro de 1984 e agosto de 1990, no âmbito de um programa de intercâmbio internacional, foi transferido para os escritórios da firma antecessora Price Waterhouse em Hong Kong, tendo estado colocado no escritório de Macau onde, para além de serviços de auditoria e assessoria financeira, assumiu responsabilidade pelo Departamento de Consultoria Fiscal.

Outras informações Durante alguns anos foi responsável pela gestão dos Recursos Humanos da Firma Portuguesa e pelo escritório de Cabo Verde.

(5)

Abril 2014

Jorge Manuel Santos Costa - Pag 1

Jorge Manuel Santos Costa

Partner

Habilitações académicas

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa

Revisor Oficial de Contas desde 1993

Enquadramento organizacional

Territory Assurance Leader da PwC Portugal desde 1 de Julho de 2007 CIPS Leader desde 2012

Regulatory Partner da PwC Portugal desde 2012

Experiência relevante

Possui uma vasta experiência na coordenação de trabalhos de Auditoria e Revisão de Contas nas indústrias de retalho e produtos de consumo, transportes e logística e farmaceutico.

É o responsável por alguns dos clientes mais relevantes da PwC Portugal, tais como: Sumol+Compal, Tabaqueira, Parmalat, Unilever, Estradas de Portugal, Novabase, Grupo Orey, Bayer, Merck Sharpe & Dohme, Medinfar, Somincor, Sapec, Schnellecke e Havi Logistics, entre outros

Biografia profissional

Iniciou as asuas funções em 1982 tendo trabalhado como técnico de auditoria na Coopers & Lybrand, onde assumiu o cargo de sócio a 1 de Janeiro de 1996. Durante este período foi responsável pela realização de trabalhos de auditoria a demonstrações financeiras, a sistemas de controlo interno e procedimentos contabilísticos quer em empresas nacionais quer em empresas internacionais. Entre Outubro de 1996 e 2000 liderou o Departamento de Financial Advisory Services da empresa, onde liderou vários trabalhos relacionados com

aquisições, avaliações a análises estratégicas de empresas.

Outras informações Bons conhecimentos de inglês e francês.

Referências

Documentos relacionados

Por meio da análise exploratória via planejamento experimental fracionário, foi possível definir os fatores marginalmente significativos como concentração de metabisulfito

171 seguiu a ordem crescente do IC e os acadêmicos contemplados receberão bolsa no valor de 1 (um) salário mínimo vigente no mês de dezembro de 2020, conforme inciso II, § 2°, Art.

In the present study, we sought to investigate whether acute ethanol intake activates the vascular RhoA/Rho kinase pathway in resistance arteries and the role of NAD(P)H

No corte controle (Figura 94) é possível visualizar a epiderme, em vermelho, ilesa e uniforme sobre o tecido conjuntivo da derme, em verde, abaixo do epitélio. Não é possível

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no

Neste sentido, elaboramos este artigo com finalidade de apresentar uma súmula do trabalho desenvolvido por estes autores (Murcho e Jesus, 2006; 2008), com o objectivo de construir e

Portanto, aqui são apresentadas as conclusões parciais do diagnóstico sobre o JAMS como uma ferramenta para construção de um modelo hidrológico específico para a

Neste estudo, foram utilizados ratos da linhagem Wistar, com 6 semanas de idade, divididos, primeiramente, de acordo com alimentação (dieta hiperlipídica (DH) ou