• Nenhum resultado encontrado

Audiovisual: Material didático para auxiliar no ensino da produção de um Vídeo Promocional Talita Letícia de Moraes 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Audiovisual: Material didático para auxiliar no ensino da produção de um Vídeo Promocional Talita Letícia de Moraes 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Audiovisual: Material didático para auxiliar no ensino da produção de um Vídeo Promocional

Talita Letícia de Moraes1 Resumo: A proposta de trabalho de conclusão de curso, trata-se do estudo e

compilação das principais fases e atividades da produção de um vídeo promocional. Para que após isso, os dos dados levantados sejam transformados em um Motion Graphics explicativo, um vídeo animado que explicará o conteúdo de forma didática e divertida.

1. INTRODUÇÃO

A produção audiovisual por meio de uma multiplicidade de formatos e gêneros vem se tornando uma linguagem dominante para produtos, marcas e negócios se comunicarem com o mercado consumidor. Por isso, o consumo constante de conteúdo nas redes sociais, transforma o Vídeo Promocional em uma solução conveniente para que conteúdos de marcas e serviços sejam transmitidos de forma rápida, leve e informal.

Por outro lado, saber o que comunicar, quando, onde e em qual formato, tornou-se um desafio para profissionais da área, muitos graduados em Detornou-senho Industrial/Design.

O Desenho Industrial enquanto área de atuação e estudo, está em constante crescimento, de maneira que seus problemas projetuais abrangem diferentes áreas e complexidades. O Audiovisual, foco desse trabalho, é contemplado pela educação formal de Desenho Industrial, ao se encontrar no ramo de projeto de comunicações.

Aplica-se ao Design um papel fundamental na construção educacional de acadêmicos como produtores audiovisuais. A exemplo disso, o Laboratório de Audiovisual do Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, se organiza em duas disciplinas de 120 horas cada que têm como objetivo

1 Graduanda em Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) –. Email: talitaldemoraes@gmail.com

(2)

direcionar o aluno para a compreensão dos processos técnicos e históricos envolvidos na produção audiovisual, bem como as características estéticas e conceituais relativas ao audiovisual voltado para o meio digital. Além disso, o currículo do curso proporciona aos acadêmicos maior autonomia para desenvolverem e promoverem seus próprios produtos/marcas e serviços no mercado.

Com base nisso, e observando a possibilidade de o vídeo promocional ser uma ferramenta para viabilizar a promoção de empresas e produtos dos alunos do curso, surge então a problematização que norteia esta pesquisa: Além de compreender a produção de um vídeo promocional, como deixar a organização desse conteúdo mais didática e atrativa, utilizando-se de recursos gráficos e visuais?

No intuito de auxiliar nessa problemática, o objetivo geral deste trabalho é: sistematizar as etapas da produção audiovisual de um vídeo promocional, transformando o compilado das informações em um Motion Graphics explicativo.

Tem-se como objetivos específicos:

(i) estudar, por meio de revisão bibliográfica, aspectos da educação formal do

Desenho Industrial no âmbito da produção audiovisual;

(ii) compreender e compilar as etapas da produção audiovisual de vídeos

promocionais;

(iii) desenvolver por meio de recursos gráficos (vídeo motion graphics) um material

que possa auxiliar a capacitar o aluno do curso de Desenho Industrial para a articulação das etapas de produção e realização de vídeos promocionais.

Em suma, o projeto busca compreender os processos da produção audiovisual de um vídeo promocional, a fim de desenvolver uma melhor ordenação e sistematização das atividades e recursos envolvidos, para, a partir disso, se elaborar um material didático que auxilie os alunos de Desenho Industrial na compreensão dos conhecimentos necessários para a pré-produção, produção e finalização desse tipo de vídeo.

Estruturalmente, a pesquisa é dividida em duas partes, sendo a primeira relativa à fundamentação teórica e a segunda, de ordem prática projetual.

Sendo assim, como método aplicado, o trabalho utiliza-se da proposta de Rodrigues (2007), para compreender a sistematização e organização da Produção Audiovisual de um Vídeo Promocional. No que diz respeito à ordem prática projetual, utiliza-se da metodologia específica para criação de Motion Graphics de Haupental (2012), para produção de um Motion explicativo com a compilação dos dados levantados durante a sistematização.

A pesquisa justifica-se por meio da intersecção entre Design e Audiovisual, e de como o Desenho Industrial pode auxiliar na construção educacional de acadêmicos como produtores audiovisuais. Além disso, o resultado dessa pesquisa também busca um retorno para a comunidade acadêmica, pois espera-se que esse conteúdo sobre vídeo promocional possa incentivar ainda mais os alunos do curso de Desenho Industrial a desenvolverem e promoverem seus próprios produtos/marcas e serviços no mercado, e utilizarem essa ferramenta para isso.

(3)

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O Desenho Industrial é uma área essencial na criação e desenvolvimento de produtos e serviços. Desenho Industrial/Design é definido por Gomes e Medeiros como:

O equacionamento simultâneo de fatores Antropológicos, Ecológicos, Econômicos, Ergonômicos, Filosóficos, Geométricos, Mercadológicos, Psicológicos e Tecnológicos no projeto dos elementos e estruturas destinados ao bem comum e/ou à cultura do homem. (MEDEIROS; GOMES, 2010).

Compreende-se a capacidade do Design de moldar o ambiente, comunicando por meio da imagem, através da criação de peças visuais de produtos e objetos, aliando criatividade à funcionalidade.

O Design atua de maneira que seus problemas projetuais englobem diferentes áreas e complexidades. Segundo Potter (2002, p. 11) o design é dividido em três ramos vocacionais, sendo eles: (i) Projeto de Ambientes; (ii) Projeto de Artefatos; e, (iii) Projeto de Comunicações (Figura 1).

Figura 1: Ramos vocacionais, áreas de interface e possibilidades de atuação profissional.

Fonte: Desenho Industrial UFSM, 2020.

O audiovisual – criação e estudo de produtos que trabalham com som e imagem –, é um ramo do Desenho Industrial, situado dentro dos projetos de comunicações, junto com as áreas de ilustração, identidade visual, interface e editorial.

O termo audiovisual origina-se da junção entre as expressões vídeo e áudio em produtos midiáticos. Basicamente, pode-se dizer que é um “vídeo com som”.

(4)

Audiovisual é um termo que se refere à utilização, em conjunto, de recursos visuais e sonoros para transmitir certa mensagem. Filmes, vídeos institucionais, documentários, programas de TV, curtas-metragens e videoclipes são produtos audiovisuais que profissionais de diversas áreas estão aptos a desenvolver, como cineastas, produtores audiovisuais, publicitários, designers etc. Portanto, diversas narrativas podem ser contadas dentro do abrangente campo da produção audiovisual. (BARCELLOS; COLETTO, 2014, p. 5)

Embora a história do cinema já tenha evidenciado a criação das imagens em movimento há quase 200 anos, a junção entre o ver e o ouvir é bem mais recente, datando de meados da década de 1930. Foi nessa época que o cinema norte-americano deixou de ser mudo e passou a ser falado — ou seja, os filmes não tinham mais apenas uma música ambiente, mas o real áudio pronunciado pelos atores e reproduzido junto à película. Para Jesus e Cé (2019):

O termo “audiovisual” começou a ser usado nos Estados Unidos nos anos 1930, após o surgimento de filmes sonoros. No entanto, foi na França, durante a década de 1950, que essa palavra começou a ser usada para designar técnicas de difusão simultânea. A partir de então, o conceito foi estendido. No campo da mídia de massa, fala-se de “linguagem audiovisual” e “comunicação audiovisual”. (JESUS; CÉ, 2019, p. 37.)

Desde então, o audiovisual desenvolve-se técnica e visualmente, apresentando constantes evoluções até os dias atuais, com avanços e adaptações conforme a sociedade consumidora e a mídia.

Das primeiras imagens sequenciais para o contexto atual, muitos outros produtos que combinam imagem e som foram criados, indo muito além do cinema; por isso há a utilização atualmente do termo audiovisual, que engloba filmes, séries, documentários, videoclipes, vídeos artísticos, publicitários, institucionais ou jornalísticos. Ou seja, o cinema que deu as origens ao audiovisual mudou e se renovou com o passar dos anos, hoje abrange muito mais do que apenas a distribuição e produção cinematográfica. (KRUPAHTZ, 2018, p. 28).

Atualmente, vivencia-se uma diversificada produção audiovisual e uma multiplicação de formatos, gêneros e linguagens.

Nesse âmbito, Jesus e Cé complementam que:

O consumo e a busca por produtos audiovisuais têm aumentando a cada ano que passa. A tecnologia potencializa esse efeito, pois dá a quem consome diversas formas e possibilidades de alcance e consumo de produtos audiovisuais dos mais diversos tipos. Isso é reflexo do hábito de consumo das pessoas, que anos atrás consumiam produtos audiovisuais com menor frequência e hoje, devido às tecnologias à disposição, não param de consumir. Assim, as novas tecnologias da informação e da comunicação mudaram sensivelmente a forma de interação entre público e mídia. (JESUS; CÉ, 2019, p. 26).

Observa-se que as produções em vídeo atraem todos os tipos de público e acabam sendo um dos métodos mais eficazes para transmitir todo tipo de informação.

(5)

Neste contexto, surgem múltiplos formatos de vídeo para diferentes âmbitos e

utilizações, sendo um deles o vídeo promocional – ou vídeo marketing, que une

ferramentas visuais e de marketing no objetivo de promover, impulsionar e divulgar os serviços de uma empresa.

Estamos entrando no mundo do Video Fist, o “Vídeo primeiro”, com o apoio das maiores marcas e plataformas de mídias sociais. Esse terremoto está sendo deflagrado pelo fato de o vídeo estar comprovando cada vez mais sua incrível capacidade de afetar comportamentos, ao mesmo tempo que a tecnologia está progredindo a ponto de o vídeo se transformar em ferramenta dominante. Essa migração para o vídeo afeta todas as áreas de marketing e vendas [...]. (MOWAT, 2018, p. 18-19).

O que ao longo dos nos passou a ser denominado vídeo promocional ou vídeo marketing é uma ferramenta imprescindível na comunicação de uma organização, pois traz informações importantes para determinados públicos de interesse da empresa. Seu conteúdo pode apresentar histórico, principais produtos, estrutura física e organizacional, tecnologia, missão e visão da empresa, relações sociais e o meio ambiente, etc.

Através deste visível potencial o vídeo tem se tornado uma força dominante no mercado. Mowat afirma que: “o vídeo bem planejado, em dispositivos móveis, é, em princípio, o formato de comunicação de massa mais eficaz. Usado corretamente, é a melhor plataforma de que os profissionais de marketing já dispuseram” (MOWAT, 2018, p. 51).

Como esses vídeos são feitos exclusivamente para conquistar a atenção do público-alvo utiliza-se de diversos elementos do marketing, como persuasão, demonstração de produto, tutoriais profissionais etc. Na figura abaixo visualiza-se algumas das linguagens de um vídeo promocional.

Figura 2: Maneiras de se fazer um vídeo promocional.

(6)

Em suma, o vídeo promocional possibilita inúmeras perspectivas para qualquer tipo de empresa crescer no mercado. Mas de que maneira esse tipo de vídeo pode contribuir para um aluno/futuro profissional da área do Desenho Industrial? A partir de 2015, buscou-se por meio da mudança de currículo, que durante a graduação e diversas disciplinas dispostas, os alunos do Desenho Industrial da UFSM, tivessem a possibilidade de construir independência criativa e coragem para criar suas próprias marcas/empresas e divulgar seus produtos no mercado de trabalho. Conhecer, dentro do laboratório de audiovisual do curso, todas essas etapas de concepção de um vídeo promocional, pode auxiliar nesse processo e contribuir tanto educativa, quanto profissionalmente para esses alunos.

Para que o vídeo promocional possa se tornar uma ferramenta eficaz nesse processo, montou-se uma estruturação da sua produção, com um passo a passo das fases, etapas e atividades necessárias para a criação desse tipo de vídeo, envolvendo a pré-produção, produção e finalização.

3. CONSIDERAÇÕES

O presente trabalho está em fase de finalização. Com a conclusão do projeto prático, busca-se fornecer através dessa pesquisa, um vídeo explicativo, didático e divertido, que seja para o aluno um facilitador na compreensão e articulação das etapas da produção de um vídeo promocional, tanto na questão da aprendizagem quanto na utilização desse material para divulgação e promoção dos seus próprios produtos para o mercado.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HAUPENTAL, G. Motion Graphics como auxílio no ensino da História do Design. Porto Alegre. 2012.

JESUS, A. M. V.; CÉ, O. A. Produção audiovisual. Porto Alegre: Sagah, 2019. KRUPAHTZ, J. O design no audiovisual: o papel do designer de produção no

desenvolvimento de videoclipes. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de

Desenho Industrial), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. MOWAT, J. Video Marketing: como usar o domínio do vídeo nos canais digitais

para turbinar o marketing de produtos, marcas e negócios. Tradução: Afonso

Celso da Cunha Serra. – Belo Horizonte: Auntêntica Bussiness, 2018. MEDEIROS, L. M. S; GOMES, L. A. V. N. O papel do desenho industrial no

planejamento de produto. Formas & Linguagens, Ijuí, n. 5, p. 81-99, jan./jun. 2003. RODRIGUES, C. O cinema e a produção. 3 ed. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Esta pesquisa aborda o perfil do empreendedorismo na área de artesanato e mostra os principais aspectos que levam um artesão a alçar vôos maiores e iniciar um