• Nenhum resultado encontrado

IMPRESSO DESTAQUE: POSSE NA ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA ACONTECE NO BIOCOR: ISO 50001, AGREGANDO VALOR À SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPRESSO DESTAQUE: POSSE NA ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA ACONTECE NO BIOCOR: ISO 50001, AGREGANDO VALOR À SUSTENTABILIDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO I ANO TREZE - 2013

JULHO - AGOSTO I NUMERO 98

IMPRESSO

DESTAQUE:

POSSE NA ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA ACONTECE NO BIOCOR:

ISO 50001, AGREGANDO VALOR À SUSTENTABILIDADE PALAVRA DO ESPECIALISTA:

RICARDO MELO CORPO CLÍNICO:

NOVOS PROFISSIONAIS PROJETOS CIENTÍFICOS EDUCAÇÃO CONTINUADA:

PROGRAMAÇÃO DOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO BIOCOR NA MÍDIA:

ANÚNCIOS DE JULHO E AGOSTO

CONVÊNIOS:

(2)

O Dr. Mario Vrandecic, no último dia 27 de agosto, tomou posse como Membro Honorário da Academia Mineira de Medicina, em sessão solene realizada na Associação Médica de Minas Gerais, sendo saudado pelo seu Paraninfo o Acadêmico Emerson Fidelis Campos.

Fundador e diretor- presidente do Biocor Instituto, o Dr. Mario Vrandecic foi recebido e homenageado, também, pelo Presidente da Academia Mineira de Medicina Dr. Nicomedes Ferreira Filho, além dos demais Acadêmicos presentes a posse, sendo reconhecido por suas atividades profissionais como médico, cirurgião, pesquisador, professor e gestor hospitalar, tendo sido homenageado pela grande contribuição à medicina e pelas pesquisas em tecidos biológicos e substitutos cardiovasculares, em uso clínico desde 1978, destacando-se a

Dra. Bárbara, Dr. Ektor, Sra. Heloisa, Dr. Mario e Dra. Erika Vrandecic.

Auditório da Associação Médica de Minas Gerais, durante o evento de posse do Dr. Mario Vrandecic.

Professor Dr. Nicomedes Ferreira Filho Presidente da Academia Mineira de Medicina, Dr. Mario Vrandecic e o paraninfo Dr. Emerson Fidelis.

(3)

bioprótese cardíaca Porcina, único produto ou substituto valvar implantável fabricado fora do território norte-americano, aprovado pelo FDA e utilizado nos Estados Unidos e no mundo.

Em sua saudação, o Dr. Emerson Fidelis Campos ressaltou a carreira profissional do Dr. Mario, além de sua aptidão para a gestão hospitalar pautada pela solidariedade e acolhimento, através de serviços médicos e hospitalares de excelência que fizeram do Biocor Instituto referência nacional e internacional.

No seu agradecimento, o Dr. Mario, além de ressaltar a relevância da atuação da Academia Mineira de Medicina, destacou a importância da sua eleição como Acadêmico Honorário coroando seu caminho que começou com seus Pais, sua origem croata e sua terra natal a Bolívia, passando pela graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, sua especialização, a partir de 1965 e até 1977, em renomadas instituições que incluem a Cleveland Clinic and Saint Vicent Charity Hospital, em Cleveland/Ohio; o Henry Ford

Hospital, em Detroit/Michigan; o Mount Sinai School of Medicine, em Nova York/N.Y., e o Boston Children´s Hospital da Harvard University, em Boston/ Massachusetts, além do magistério no Brasil e no exterior, culminando com a construção, fundação e liderança na gestão do Biocor Instituto.

À frente da Instituição, foram destacados o atendimento a pessoas carentes, a capacitação de sua equipe, os equipamentos de última geração e os investimentos constantes em pesquisa, tendo como pilares a ciência, o desenvolvimento tecnológico, a formação profissional continuada e, sobretudo, o carinho a cada ser humano, pacientes, familiares, médicos, colaboradores, pessoal administrativo, etc.

Foi mencionada, também, a prática inovadora das visitas diárias aos pacentes, pelo Dr. Mario Vrandecic, incluindo sábados, domingos e feriados, a cada paciente e cada setor da Instituição interagindo no fortalecimento dos laços do médico com o paciente e o hospital, gerando confiança e minimizando riscos.

Sua liderança foi reconhecida como decisiva na certificação do Biocor Instituto segundo as normas ISO’s 9.001:2008, 14.001 e OHSAS 18.001, acreditação ONA Nível 3 de Excelência, acreditação internacional pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHOSM, certificação de conformidade a 100% dos requisitos legais aplicáveis, além certificação QSP 31000:2010, com base na ISO 31000, ISO 27001 – segurança da informação e, mais recentemente o novo projeto ISO 50.001 – eficiência energética.

Após a solenidade de posse, seguiu- se uma confraternização com Acadêmicos, Familiares, Colegas do Corpo Clínico, Colaboradores e muitos amigos que prestigiaram o evento.

POSSE NA ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA

Dr. Mario Vrandecic, novo membro honorário da Academia Mineira de Medicina.

(4)

ISO 50001 , AGREGANDO VALOR À SUSTENTABILIDADE

De acordo com a sua diretriz de melhoria contínua e pioneirismo na gestão, o Biocor Instituto implanta a ISO 50001 incorporando os quesitos desta importante norma ao Sistema Integrado de Gestão já existente que contempla as normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 180001, ISO 27001, QSP/ISO 31000, ONA, NIAHO e Critérios de Excelência da FNQ. Com isso, o Biocor dá mais um passo importante para a manutenção da sustentabilidade, trazendo benefícios para todas as partes interessadas e, principalmente, para a nossa sociedade .

O QUE É A ISO 50001?

A ISO 50001é uma norma internacional que trata da gestão de energia sendo considerada como uma excelente ferramenta para otimização do uso da energia. A norma foi desenvolvida durante vários anos com a participação de especialistas em gestão de energia, representantes de mais de 60 países de todo mundo.

Publicada em 15 de junho de 2011, a norma ISO 50001 tem como objetivo definir os requisitos do sistema de gestão da energia (SGE) para melhorar o desempenho energético, incluindo a utilização, o consumo e a eficiência energética.

Os principais objetivos da norma são a redução de custos com energia, a redução das emissões de gases do efeito estufa, bem como minimizar outros impactos ambientais relacionados, através de uma gestão sistemática do uso da energia.

A ISO 50001 é apropriada a qualquer organização – os princípios podem inclusive, ser aplicados na nossa própria casa, contribuindo para uma melhor utilização da energia e economia

na hora do pagamento da conta. Portanto, vale à pena esta conscientização, pois todos serão beneficiados. A redução do consumo de energia, além de favorecer a redução de custos é um meio para superar a crescente escassez de energia, sendo então o Sistema de Gestão de Energia (SGE), uma forma para otimizar o consumo de energia de forma eficiente e inteligente.

No contexto da norma a gestão da energia é feita a partir da realização de um mapeamento do perfil energético da organização ou atividade que está sendo realizada, de forma a se entender onde e como a energia está sendo utilizada, assim como a identificação de oportunidades de melhoria, incluindo o uso de fontes alternativas ou renováveis, indicadores, objetivos e metas e os planos de ação para alcançá-las.

A integração da ISO 50001 aos sistemas

de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e

segurança já existentes vai permitir inclusive ela ser

auditada durante a mesma auditoria. Um outro

(5)

benefício da certificação na norma ISO 50001 é que é criado um sistema reconhecido internacionalmente que integra a eficiência energética às práticas de gestão da Instituição e que inclui a cadeia de fornecedores.

Além disso, a certificação de acordo com a norma ISO 50001 permite:

Melhor uso dos recursos energéticos;

Monitoramento do uso de energia e dos impactos na redução de emissão dos gases do efeito estufa;

Melhores práticas na gestão de energia e boa conduta na gestão de energia;

Avaliação e priorização da adoção de novas tecnologias de energia eficiente;

Dentre outros.

Assim, o Biocor Instituto sai novamente na frente como um centro

de referência hospitalar na alta complexidade, atento à segurança do paciente e seus familiares, bem como na sustentabilidade, com seu Sistema Integrado de Gestão de Riscos dentro dos critérios internacionais da eficiência energética, com base na ISO 50.001.

Relembre alguns componentes do sistema de gestão da energia do Biocor fazendo a palavra cruzada a seguir:

1. Como melhorar o desempenho energético.

2. Manual do Biocor que trata da gestão da energia.

3. Tipo de energia utilizado no Biocor.

4. Tipo de energia utilizado no Biocor.

5. Diretriz para o uso da energia no Biocor.

6. Mantém equipamentos funcionando.

corretamente, evitando consumo excessivo de energia.

7. Norma da gestão da energia.

8. Equipamento que consome muita energia elétrica.

9. Tipo de energia utilizado no Biocor.

10. Equipamento que produz o vapor utilizado no Biocor.

11. Resultado da gestão da energia.

12. Período do dia onde o consumo de energia custa mais caro.

13. Objetivo da gestão da energia.

14. Forma de economizar energia elétrica, quando não estiver em uso.

15. Prática de avaliação do sistema de gestão de energia.

16. Meio para monitorar/medir o consumo de energia.

Respostas: (1)Gestão da energia(2)MSIG -Energia(3)Energia elétrica(4)Gás natural(5)Política energética(6)Manutenção preventiva(

7)ISO 50001(8)Ar condicionado(9)Vapor(10)Caldeira(11)Sustentabilidade(12)Horário de ponta(13)Otimizar o uso(14)Desligar a luz(15)Auditoria interna(16)Indicador

PALAVRAS CRUZADAS

(6)

Em dias agitados como os que vivemos, sempre é importante nos recordar da importância de cuidarmos de nossa paciência. Aprender a cultivar a paciência é uma arte, cultivada há milênios. Quem não precisa de paciência?

Quem não precisa cultivar a ciência da paz em sua vida? Na China antiga a pratica da caligrafia era amplamente adotada como uma forma de educar a mente para manter-se focada no que se deseja, tendo paciência até alcan- çar o resultado esperado. Na mesma China, na Índia e no Japão há milênios se cultivar o hábito de meditar para acalmar a mente e serenar o coração. Ótimos exemplos!

Nesse momento, enquanto escrevo esse artigo, estou aqui no aeroporto de Confins esperando pelo vôo que está bem atrasado, devido ao mal tempo. Ao meu redor há inúmeras pessoas impacientes, agitadas, algumas bem nervosas.

Não que não tenham motivo para tanto. Entretanto, a pergunta é: em que a ansiedade e o nervosismo de todos irão ajudar a neblina a se dispersar e os vôos a se normalizarem? A resposta é simples: Não ajudarão em anda! E além de ficarmos esperando, ainda ficaremos mal humorados e estragaremos o nosso dia.

A falta de paciência para enfrentar situações que nos desagradam é um problema crônico para o ser humano. Nos sentimos incapazes de esperar ou de nos readaptar sem perdermos a serenidade a novas situações que surgem co- tidianamente. E, sem perceber, de reações intempestivas a acessos de raiva, vamos contaminando nossa vida com posturas emocionais que nos “sequestram” de nossa consciência mais profunda. E o maior problema é que agir assim virou um hábito. Muitas pessoas sequer se surpreendem com sua falta de paciência, como se fosse “normal”

agir assim. Perdem a sensibilidade de perceber como estão fora do próprio equilíbrio e, naturalmente, agindo assim, terão poucas chances de retornar a ele conscientemente. São prisioneiros de si mesmos!

PACIÊNCIA: A CIENCIA DA PAZ!

Não permita que isso aconteça com você! Cultive a paciência, a ciência da paz. Aprenda a respirar fundo e contar até 100 se for necessário.

Aprenda a meditar, a olhar para a vida como uma grande aliada e não uma prensa que está sempre disposta a lhe amassar com suas pressões.

Sei que não é fácil aprender a cultivar a paciência, mas quanto mais cedo você começar a colocar seu foco nesse objetivo, mais rapidamente você se beneficiará! Hoje temos desde retiros espirituais, leituras sobre o assunto a terapias tradicionais e alternativas que podem nos auxiliar a retomar o controle de nosso Eu mais profundo! Crie o hábito de cultivar a ciência da paz. Além de não se arrepender, ainda ajudará muitas pes- soas que lhe cercam a fazer o mesmo e multiplicar as benção da vida em seu dia!

Ricardo Melo é diretor do Instituto Ricardo Melo, palestrante de renome internacional e autor de 6 livros. Tem uma coluna diária na Rádio Liberdade e é amigo do Biocor Instituto.

Leia outros artigos no site: www.institutoricardomelo.com.br

NOVOS PROFISSIONAIS NO CORPO CLÍNICO

O Corpo Clínico Autônomo, que atua no Biocor Instituto, informa ter recebido o cadastro de novos médi- cos nas seguintes especialidades:

ANESTESIOLOGIA

Dr. Newton Teixeira Franco Dr. Roberta Ferreira Boechat CARDIOLOGIA

Dr. Saulo Peconick Ventura GINECOLOGIA

Dr. Juliana Maria de Faria OFTALMOLOGIA

Dr. Claudio Lovaglio Cancado Trindade OTORRINOLARINGOLOGIA

Dr. Thiago Motta Oliveira ORTOPEDIA

Dr. Henrique Cembranelli Teixeira

DOUTORADO

O Biocor Instituto parabeniza ao médico por mais esta importante etapa na educação continuada:

CARDIOLOGIA

Dr. Heberth César Mioto

Defesa e Aprovação da Tese: "Fatores Envolvidos

na Capacitação Cognitiva e Manutenção da Habi-

lidade Psicomotora de Curto e Médio Prazo para a

Realização de Ressuscitação Cardiopulmonar", pelo

colegiado do Programa de Pós Graduação em Ci-

ências Aplicadas à Saúde do Adulto, como requisi-

to para obtenção do grau de Doutor em Ciências

Aplicadas à Saúde do Adulto, área de concentra-

ção Ciências Clínicas , realizado dia 10 de Julho

de 2013, na Universidade Federal de Minas Gerais

– Belo Horizonte/MG.

(7)

EDUCAÇÃO CONTINUADA - PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO E OUTUBRO

BIOCOR NA MÍDIA

$1Ó1&,2638%/,&$'26(0-8/+2($*26721$65(9,67$6 )251(&('25(6+263,7$/$5(6,70,',$5(9,67$(1&217525(9,67$9,9(5%5$6,/(-251$/%(/9('(5(

%,2&25,167,7872

1266$0(7$e$68$6$7,6)$d­2

$/$0('$ '$ 6(55$ 9,/$ '$ 6(55$ 129$ /,0$ 0*

)21( :::%,2&25&20%5

$9,'$&2029$/250$,25

$/$0('$'$6(55$9,/$'$6(55$129$/,0$0*

)21(:::%,2&25&20%5

%,2&25,167,7872

1266$0(7$e$68$6$7,6)$d­2

$9,'$&2029$/250$,25

I SIMPÓSIO SOBRE TRANSPLANTES DO BIOCOR INSTITUTO 03 DE SETEMBRO DE 2013 - (TERÇA-FEIRA)

Coordenação: Dr. Heberth Miotto (Cardiologia e Terapia Intensiva de Adulto) Dr. Hélcio Tavares (Nefrologia)

PERIODO DE INSCRIÇÃO: 16 A 30 DE AGOSTO DE 2013

VII SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA DO BIOCOR INSTITUTO 21 DE SETEMBRO DE 2013 - (SÁBADO)

Coordenação: Patrícia Corrêa Brandão Abreu (Especialista em Fisioterapia Respiratória e Coordenadora Serviço Fisioterapia Respiratória) e Júlio César Peixoto Pimenta (Especialista em Fisioterapia Respiratória )

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 04 A 18 SETEMBRO DE 2013

X JORNADA DOS ESPECIALIZANDOS EM CARDIOLOGIA 24 DE SETEMBRO DE 2013 - (TERÇA-FEIRA)

Coordenação: Dr. Flávio Justo Maciel (Cardiologia)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 09 A 23 DE SETEMBRO DE 2013

III SIMPÓSIO DE MEDICINA ESPORTIVA DO BIOCOR INSTITUTO: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR 05 DE OUTUBRO DE 2013 - (SÁBADO)

Coordenação: Dr. Lucas de Castro Boechat (Ortopedia/Traumatologia) Dr. Marco Antônio Percope de Andrade (Ortopedia/Traumatologia)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 18 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO DE 2013

II SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR SOBRE ÚLCERAS DE PRESSÃO DO BIOCOR INSTITUTO:

CUIDADOS E PREVENÇÃO

29 DE OUTUBRO DE 2013 - (TERÇA-FEIRA)

Coordenação: Dra. Clarissa Leite Turrer (Cirurgia Plástica)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 11 A 25 DE OUTUBRO DE 2013

(8)

CONVÊNIOS

AASMED CEFET BAMBUÍ AGROS

ALLIANZ SAÚDE (AGF) AMAGIS

AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA

AMIL PLANOS POR

ADMINISTRAÇÃO AMMP

ARCELORMITTAL ABEB

ARCELORMITTAL TUBARÃO (CST) ASSEFAZ

BANCO CENTRAL BH TRANS

BRADESCO SAÚDE CAARF (UNAFISCO MG) CABEFE

CAPESAÚDE CASSI CASU

CEMIG SAÚDE CENIBRA

CLINICA DO SONO CNEN

CONSTRUTORA MENDES JUNIOR COPASA / COPASS

CORREIOS SAÚDE (ECT)

DESBAN EMBRATEL FASSINCRA FIDENS FIOPREV

FUNDAÇÃO FIAT

FUNDAÇÃO LIBERTAS SEGURIDA- DE SOCIAL (PREVIMINAS)

FUNDAÇÃO SAUDE ITAÚ FUNDAFFEMG

GAMA SAUDE GEAP

GOLDEN CROSS GOOD LIFE INFRAERO INTERMÉDICA IPSM

MARÍTIMA SAÚDE MEDIAL SAÚDE MEDISERVICE NOTRE DAME OMINT PASA / VALE

PETROBRÁS - BR DISTRIBUIDORA PETROBRÁS - REGAP

PLAN ASSISTE PROCURADORIA DA

REPUBLICA

PLAN ASSISTE PROCURADORIA DO TRABALHO

PROMED SAMP

SÃO BERNARDO SAÚDE SAÚDE CAIXA

SAÚDE SISTEMAS SISTEMA PAULISTA ST JUDE MEDICAL SUL AMÉRICA

TEMPO SAÚDE (UNIBANCO) UNAFISCO - SAÚDE

UNIMED

USISAÚDE (F.S.F.X.) VITAE

VIVAMED

CONVÊNIOS COM SISTEMA DE CARTÃO DE DESCONTO

AFABB (BANCO BRASIL)

AMBEP (PETROBRÁS)

ASTAP (PETROBRÁS)

NIPOMED

Referências

Documentos relacionados

Portanto, parece relevante destacar que os trabalhos que objetivam resultados em curto prazo, a especialização esportiva precoce e as cargas unilaterais, monótonas

O diâmetro médio aritmético de agregados secos ao ar apresentou interação entre os tratamentos e a camada (Figura 9), sendo que nas camadas até 10 cm, o tratamento

No caso de estudos de obstrução de emissores por partículas sólidas, a precisão dos resultados pode estar relacionada a variações na concentração de partículas no

Este artigo, ao enveredar por esses espaços, que não são unos, mas, sim, diver- sos e contraditórios, procura evidenciar como se deu sua apropriação e positi- vização pelo

Os resultados principais foram: (a) predomínio de ‘aula expositiva unidirecional’ na condução das unidades de Ciências Naturais nas séries em questão; (b) as professoras

Estas por sua vez, foram colocadas e pressionadas entre duas placas de vidro como uma espécie de “sanduíche” para formar um filme que possibilitasse maior

Os objetivos deste trabalho foram o avaliar a influência do mesotrione e Callisto como agentes indutores de estresse oxidativo para o metabolismo celular de Pantoea ananatis

Para atingir o objetivo foram realizados os seguintes procedimentos e ensaios:  Análise do resveratrol por cromatografia líquida de alta pressão HPLC;  Ensaio in vitro