• Nenhum resultado encontrado

Publicado por André Coelho Quinta, 17 Fevereiro :00 - Actualizado em Segunda, 21 Fevereiro :46

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Publicado por André Coelho Quinta, 17 Fevereiro :00 - Actualizado em Segunda, 21 Fevereiro :46"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1758 Maio 13 - São Jordão

Memória Paroquial de São Jordão, Évora (Esta freguesia foi suprimida, sendo anexada à freguesia de N.ª S.ª do Rosário de Torre de Coelheiros)

[ANTT, Memórias Paroquiais, vol. (J) 18, nº 33, pp. 237 a 240]

Excelentissimo e Reverendissimo Senhor

Porque dezeis muito satisfazer aos reverentes preceitos de V. EXª. Reverendissima juntamente às justissimas determinasoens de Sua Masgestade Fidelissima Nosso Fidelissimo Monarca, que Deus guarde respondo primeiramente aos interrogatorios que se me propoem, no que se procura saber desta terra, na forma seguinte:

1. Esta igreja paroquial de S. Jordão e sua freguesia(1) fica na província do Alemtejo;

pertence ao Arcebispado de Évora, a seu termo e comarca.

2. Respondo que esta terra he de El-Rey nosso senhor que Deus guarde.

3. Respondo que esta freguezia de S. Jordão consta de vinte e tres herdades, nas quais ha outros tantos moradores de casas desse numero de herdades, so sete tem lavradores assistentes, que as cultivam, nas mais moram pastores, trabalhadores e alguns

singaleiros, que por todos geralmente completam o numero de quarenta e sete vezinhos.

E o numero de pessoas de ambos os sexos, desde o maior athe ao menor, e minimo; que ao prezente se acham nascidos, e moradores nesta mesma freguezia de S.Jordão, são por todas duzentas e cincoenta e huma.

4. Respondo que esta igreja paroquial de S. Jordão(2) está situada em huma breve costa de hum pequeno outeiro entre o Nascente e Sul; dela se descobre o convento dos

religiosos paulistas da Serra se Ossa na distancia de sinco legoas, na mesma distancia, pouco mais se descobre a villa de Evoramonte, e na mesma distancia pouco menos se descobre a villa do Redondo.

(2)

5. Nada ha que responder.

6. Nada.

7. Respondo = O orago desta igreja he o Senhor São Jordão segundo bispo de Evora(3) e martir; esta colocada a sua sagrada imagem no altar maior: tem mais dois altares

colateraes, hum do Santissimo Nome de Jesus, e o outro de Nossa Senhora da Luz, são tres altares, he igreja pequena de humma nave, e tem huma pequena irmandade de Nossa Senhora do Rozario.

8. Respondo, que o parocho desta igreja de S. Jordão he cura aprezentão o Senhor Arccebispo de Évora; tem o parocho de renda propria tres moios e quarenta e dois alqueires; tres partes iguais, duas de trigo, e huma de sevada.//

Aos interrogatorios 9, 10, 11, 12, 13, 14 Nada.

15. Respondo que os frutos da terra desta freguezia de S. Jordão que mais abundam, sam os pastos e ervas, ou como ca lhe chamam as pastagens em que andam grandes rebanhos de ovelhas de certos homens de negocio moradores na cidade de Evora, os quais tem arrendado o maior número das herdades desta freguezia, as quais nam

cultivam, pela conveniencia das ditas pastagens, bem he verdade que se as tais herdades tivecem cultura (como deviam ter) nisto convem todos que produziriam bastante trigo, munto senteio e sevada, assim como produzem as outras herdades que sam cultivadas pelos lavradores que nelas moram.

16. Respondo que esta freguesia esta sugeita no temporal ao juis de fora, câmara e a todas as mais justiças da cidade de Evora.

17º Nada.

(3)

18. Respondo, que supposto nam haver memoria que desta freguesia de São Jordão sahicem ou florecessem homens insignes por virtudes, letras, ou armas; todavia o Reverendo Padre Mestre Frei Antonio das Chagas, religioso agostinho descalso, doutor na Sagrada Teologia formado pela universidade de Evora, conventual no convento de Nossa Senhor das Merces da mesma cidade, he natural desta mesma freguesia.

19. Nada.

20. Respondo que o correio de que se serve e pode servir esta freguesia he o da cidade de Evora de duas legoas de distancia.

21. Respondo que esta freguesia de S. Jordão dista duas legoas da cidade de Evora, seo arcebispado, e vinte e huma legoas da cidade de Lisboa capital do reyno.

22. Nada

23. Nada

24. Nada

25. Nada

26. Respondo que o pequeno destrosso, ou ruina que cauzou o terramoto de 1755 nesta freguezia de São Jordão esta quase reparada.

27. Não ha mais que responder.//

(4)

Ao que se procura saber das serras? Não tenho que responder a nenhum dos 13

interrogatorios porque nenhum deles comprehende couza que pertence a esta freguezia de São Jordão, por ser quazi toda ela campina de valles e alguns pequenos outeiros; no maior dos quais outeiros, a que chamam serra da Espinheira esta huma cova(4) aonde dizem estivera o Santo São Jordão fazendo vida de anacoreta; nam tem igreja, nem ermida, senão so montes de pedras, telhas, que lhe levam os seos devotos e algumas cruzes(?), dista da Igreja Parochial hum quarto de legoa. E assim nam ha mais que responder a nenhum dos 13 interrogatorios referidos.

Ao que se procura saber dos rios? Se ha de adevertir que por esta freguezia de São Jordão nam passa rio com as circunstancias propostas nos seguintes 20 interrogatorios.

Porem respondo ao primeiro na forma seguinte = Nesta freguezia de S. Jordão, termo da cidade de Evora nas herdades de Pinheyros e Crilheyra nasce hum pequeno rio, ou para dizer melhor principia huma pequena ribeyra chamada Zambuja por onde passa, nesta mesma freguezia.

2. Respondo que a tal ribeyra Zambuja nem nasce caudeloza nem corre todo o anno, principalmente nesta freguezia de São Jordão, na qual corre só no tempo do Inverno, quando tem chovido.

3. Respondo que não entram nella outros rios mais do que a ribeyra chamada a Pessena na freguezia de Monte de Trigo neste mesmo termo de Evora, em distancia de duas legoas desta freguezia de S. Jordão; tambem nesta freguezia e na de S. Manços proxima a esta em distancia de huma legoa entram na tal Zambuja algunss pequenos rios de nenhum nome.

4. Nada.

5. Respondo, que no Inverno quando leva munta agoa he arrebatada no curso, e no mais tempo nam.

6. Respondo que a dita ribeyra corre do Poente ao Nascente//

(5)

7. Respondo que os peixes que a tal ribeyra cria, sam pardelhas, bordallos e outros peixinhos pequenos e de todos estes em abundancia nos anos de Inverno.

8. Respondo que no Inverno principalmente, e na Primavera se pescam estes peixinhos.

9. Respondo que livremente os pescam.

10. Respondo que as margens desta Zambuja sam terras limpas de arvores e de

silvestres, principalmente nesta freguezia de S. Jordão. São munto espaçozas de culturas as suas margens, porém muntos se não cultivam pella razam dita no interrogatorio 15 das terras.

11. Nada.

12. Nada.

13. Respondo que esta Zambuja morre no Digebbe, que he rio maior na freguezia de Monte de Trigo em distancia de duas legoas e meia desta freguezia de São Jordão.

14. Nada.

15. Nada.

16. Respondo que esta tal ribeyra chamada Zambuja tem dois moinhos na freguezia de S. Manços, proxima a esta freguezia, e na freguezia de monte de Trigo proxima a de São Manços tem dois pizoens; não tem mais nada do que se procura nestes

(6)

17. Nada.

18. Nada.

19. Respondo que a tal Zambuja tera quatro legoas de distancia desde o principio athe ao fim; passa pelas aldeias de S. Manços e Monte de Trigo em pouca distancia.

20. Nada mais tenho que responder, pois nam considero coiza notavel, de que haja de dar resposta, e me parece tenho satisfeito a todos estes interrogatorios, na forma que me ordenou Vossa Excelencia Reverendissima. S. Jordão aos 13 de Maio de 1758 annos

O Paroco Joze Roiz Telles

(1) Extinta sede de freguesia rural do concelho de Évora. Através do DL nº. 35 927 de 1 de Novembro de

1946, a freguesia de Torre de Coelheiros passou a incluir as freguesias de S. Marcos da Abóbeda, S.

JORDÃO, e S. Bento de Pomares. Situa-se a cerca de 12 km de Évora.

(2) Edifício de finais do século XVI que sofreu alterações posteriores, composto por um alpendre de 3

arcos de alvenaria e empena destacada e de campanário de frontão com sino de caracteres fundidos. A

cúpula da capela-mor é de telhado de linhas radiais. Túlio Espanca, Op. Cit.,pp. 149-150.

Encontra-se

muito arruinada, sobretudo no seu interior, causando mesmo constrangimento. Segundo o Agiólogo

Lusitano foi neste local que S. Jordão foi martirizado cerca do ano de 305.

(7)

(3) Sobre este assunto veja-se, entre outras, a obra de Fortunato de Almeida, História da Igreja emPortugal, 1930, Vol. I, p.65b) "Tradições a que não pode atribuir-se qualquer valor histórico deram como

primeiro apóstolo e bispo de Évora S. Manços, que disseram ser natural de Roma [...]. O mesmo crédito

merece a tradição referente a outros bispos de Évora, nos princípios do século IV."

(4) Na região de Évora conhecem-se várias "covas", nomeadamante na Serra d'Ossa, que serviram de refúgio aos

eremitas.

Transcrição: Maria Ludovina Grilo Revisão: Francisco Segurado

GRILO, Maria Ludovina B. – O Concelho de Évora nas Memórias Paroquiais de 1758 (I Parte). A Cidade de Évora. Évora: Câmara Municipal. 1ª Serie, nº 71 (1988), p. 187- 212.

Referências

Documentos relacionados

Rain amounts (mm/day) are shown on top.. BP, MP - Precipitation amounts in mms, at Belém and Manaus, respectively. DPB, PPM - " d " parameter values of daily

inabilidade de estabelecer causa e efeito, e resultados que podem não ser generalizáveis para outras situações.  Pode ser difícil satisfazer as

Não o tem esta freguezia, mas sim huma caudeloza ribeyra chamada Odemira, tem o seu principio na freguezia de Santa Clara termo de Almodovar em hum monte chamado o Fialho, e entra

Alternativa para a resolução armada de desavenças, os organismos internacionais de Justiça são cada vez mais acionados para questões de fronteira, principalmente

No Capitulo 7, foi apresentada nossa proposta para o fornecimento dos servigos para tolerancia a faltas no ambiente operacional Seljuk-Amoeba. Como foi possivel observar durante

Como grupos controle, foram avaliados dois ciclos de cada animal, anteriores ao início do experimento, referente às taxas de ovulação e número de folículos pré- ovulatórios, onde

O ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo, ocorre no contexto de uma mudança curricular global que tem enfatizado predominantemente maior proximidade

No que se refere à forma de contágio do HIV, verificou-se que maioria das grávidas desconhece a causa de transmissão da sua seropositividade, bem como os seus efeitos,