• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

A Pró-reitoria de campus comunica aos interessados que estarão abertas as inscrições para seleção ao MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, no período de 20 de Maio de 2012 a 20 de Junho de 2012, obedecendo aos seguintes requisitos:

I. A QUEM SE DESTINA:

Licenciados e bacharéis das Ciências da Saúde, Humanas e Sociais e áreas afins interessados em adquirir conhecimentos aprofundados em Planejamento, Pesquisa, Avaliação e Gestão de Políticas Públicas.

II. OBJETIVOS DO CURSO

Formar recursos humanos, em nível de pós-graduação, para refletir e intervir criticamente na realidade social, no campo das políticas públicas, considerando o conceito de Desenvolvimento Econômico Sustentável da forma multifacetada, coordenando interesses e necessidades sociais a uma visão holística da sociedade e de seu entorno, contemplando de maneira integrada preocupações urbanas, ecológicas e histórico-culturais.

Deste objetivo geral, decorrem os seguintes objetivos específicos:

i) Formar pessoal qualificado para o exercício do ensino e da pesquisa no campo das políticas públicas, com ênfase na análise integrada de questões afetas à saúde, à preservação do meio ambiente e da memória cultural;

ii) Qualificar indivíduos responsáveis pela gestão e análise de políticas públicas em órgãos governamentais e não governamentais, consideradas as especificidades das instituições políticas da região e do país;

iii) Fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões afetas às políticas públicas, em especial àquelas pertinentes à região na qual o curso se encontra inserido;

iv) Estabelecer intercâmbio técnico-científico com instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo e de outras regiões do país e do exterior;

v) Buscar parcerias que facilitem a utilização dos resultados das pesquisas na implementação de políticas públicas de relevância social

(2)

III. NÚMERO DE VAGAS: 10 (dez)

IV. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

a. Ficha de inscrição preenchida (disponível no site da UMC, na página do

Mestrado de Políticas Públicas:

http://inscricaopos.umc.br/index.faces?tipo_inscricao=mestrado)

b. Currículo Lattes atualizado a ser enviado em formato .doc também pelo endereço descrito anteriormente;

c. Pré-projeto de Pesquisa contendo os seguintes itens: ROTEIRO DE PRÉ-PROJETO

1. Introdução: Apresentação do tema. Deve explicitar como se chegou a este "questionamento", por que e de onde ele surgiu.

2. Justificativa: A justificativa deve descrever o porquê de pesquisar este tema, qual a sua relevância para a área de concentração do curso, e em especial a linha de pesquisa do curso na qual o candidato pretende se afiliar.

3. Metodologia: Informar como se pretende realizar a pesquisa na prática (coleta de dados - refere-se a como será feita a obtenção dos dados necessários; procedimentos de pesquisa - deve explicar como se pretende recolher e reter estes dados obtidos).

4. Referenciais teóricos: autores que nortearão a pesquisa. Linha de pesquisa dos autores escolhidos, justificativa da escolha dos autores.

5. Referências V. SELEÇÃO:

A seleção ocorrerá no período de 25 a 29 de junho de 2012, no Campus Villa Lobos, Av. Imperatriz Leopoldina, 550, Vila Leopoldina – São Paulo - SP adotando-se, em ordem cronológica, os seguintes procedimentos:

26/06: 9h da manhã: Prova escrita: de caráter eliminatório, cujo programa, bibliografia de referência e critérios de avaliação estão disponíveis no anexo I deste edital. A prova escrita será realizada sem consulta a qualquer material, é de caráter eliminatório. Nota mínima 07 (sete), peso 03 (três).

Obs. No dia da prova é imprescindível que o candidato traga cópia da carteira de identidade, do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC e cópia do histórico escolar da graduação.

(3)

28/06: A partir das 9 horas da manhã: Entrevista sobre o pré-projeto de pesquisa apresentado pelo candidato com duração de até 30 (trinta) minutos, considerando o tema de investigação que deve ser vinculado a uma das linhas de pesquisa do curso (disponível na página http://www.umc.br/pos_graduacao/81/pos-graduacao-stricto-sensu) com avaliação do mérito técnico-científico. A entrevista é de caráter eliminatório, nota mínima 07 (sete), peso 03 (três).

Obs. Os horários, bem como as salas onde ocorrerão as entrevistas serão disponibilizados no dia prova escrita.

Análise currículo Lattes

VI. RESULTADOS

Os resultados serão divulgados na página da UMC (http://www.umc.br/pos_graduacao/81/pos-graduacao-stricto-sensu) no dia 6/07/2012.

VII. MATRÍCULA E ADMISSÃO:

a) O ingresso dos candidatos aprovados será feito mediante o preenchimento das vagas conforme fixado no Edital, por ordem de classificação.

b) Quando o número de candidatos aprovados exceder ao número de vagas fixadas, e havendo desistência, até o início da primeira disciplina, as vagas abertas serão preenchidas obedecendo-se à ordem de classificação para admissão;

c) No caso de empate, serão admitidos os candidatos que obtiverem maior nota na entrevista. Persistindo o empate, será considerada a maior nota na prova escrita, seguida da análise do CV Lattes do candidato e, por último, será considerado o critério da maior idade.

d) As matrículas deverão ser efetuadas no período de 10 a 20 de julho/2012, são presenciais e o aluno deverá entregar os seguintes documentos necessários:

- cópia do histórico escolar;

- cópia da cédula de identidade (RG) e CPF; - cópia da certidão de nascimento ou casamento;

- diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação (se não houver, será recebido o certificado de conclusão. O diploma deverá ser entregue no prazo de 06 meses a contar da matrícula).

(4)

- duas fotos 3x4.

- currículo atualizado (essencial para Prova Classificatória); - Grade das disciplinas assinada pelo aluno e orientador; e - Carta de Aceite do Orientador e co-orientador.

VIII. INÍCIO DO CURSO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO: O início do curso está previsto para 07 de Agosto de 2012 LOCAL: Campus Villa Lobos,

(5)

ANEXO I - PROVA ESCRITA

PROGRAMA E REFERÊNCIAS

1. Aspectos históricos e institucionais das políticas públicas. 2. Objetivos, natureza e dinâmica das políticas públicas. 3. Instrumentos e ciclo de vida das políticas públicas.

4. Avaliação de políticas públicas: objetivos, natureza e tipos de avaliação. a. Indicadores de processo, estrutura e resultados.

5. Natureza e funções do Estado contemporâneo.

a. Proteção social: conceitos, características e objetivos. b. Modalidades de intervenção do Estado na área social.

6. Estado de Bem-Estar Social: origem, desenvolvimento e transformações. Debate recente sobre a crise do Estado, da liberdade de expressão da ética.

a. Caracterização da proteção social no Brasil.

7. Conceito de território, região, governança, federalismo e de regionalização.

a. A regionalização administrativa como condição necessária para o desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentado das regiões brasileiras.

b. Regionalização políticas públicas e sociais, participação social e o exercício da cidadania.

c. Globalização x regionalismo: diversidade e desenvolvimento sustentável no Brasil.

Referências:

ARRETCHE, M.T.S. Emergência e Desenvolvimento do Welfare State: teorias explicativas. Boletim Informativo e Bibliográfico em Ciências Sociais. v. 39, p.3-40, 1995

CARVALHO, M.C.B. (orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p.13-42.

BONAVIDES, P.Constituinte e a Constituição – a democracia, o federalismo, a crise contemporânea. 3 ed. São Paulo. Malheiros. 2010

(6)

DI GIOVANNI, G. As Estruturas Elementares das Políticas Públicas. (Caderno de Pesquisa Nº 82). Campinas: NEPP, Unicamp, 2009.

DELGADO, N.G., BONNAL, P.,LEITE, S.P. Desenvolvimento Territorial: articulação de políticas públicas e atores sociais. Rio de Janeiro. UFRJ. 2007 DOURADO, Daniel de Araujo; ELIAS, Paulo Eduardo Mangeon. Regionalização e dinâmica política do federalismo sanitário brasileiro. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 1, Feb. 2011. Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000100023&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 01 Jan. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102011000100023.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Secretaria De Planejamento E Investimentos Estratégicos. Estudo Da Dimensão Territorial para o Planejamento. V. III – Brasília.2008

INSTITUTO de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). O Brasil em 4 décadas. Rio de Janeiro: IPEA, 2010.

RODRIGUES, M.A. Políticas Públicas. (Coleção Folha Explica). São Paulo: Publifolha Editora, 2010.

.VIANA, A.L.D., LEVCOVITZ, E. Proteção social: introduzindo o debate. In: VIANA, A.L.D., ELIAS, P.E.M., IBAÑEZ, N. Proteção social: dilemas e desafios. São Paulo: Hucitec, 2005. p.15-57.

CRITÉRIOS DE AVALIÇÃO

1. Prova escrita de leitura e produção de texto tem o objetivo de avaliar:

 a capacidade de leitura crítica do candidato em relação aos temas tratados;

 a capacidade de compreensão do texto, identificando objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e implicações da pesquisa, ponto de vista e linha argumentativa do autor, ideias principais e sua relação com diferentes partes do texto;

 o posicionamento do candidato quanto à tese e à argumentação apresentada pelo autor, tecendo críticas e considerações ao estudo analisado;

 a postura crítica do candidato diante da relevância da pesquisa, identificando possíveis impactos sociais e teóricos;

(7)

 a expressão linguística do candidato de forma coerente e coesa, demonstrando fluência em produção de texto acadêmico.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

SUMÁRIO Introdução Símbolo Assinatura Malha Construtiva Padrão Tipográfico Cores Negativo e Positivo Aplicações Monocromáticas Redução Área de Proteção

Neste contexto, a partir da proposta de construção de mais uma hidrelétrica na Amazônia – a Hidrelétrica de Tabajara, localizada no município de Machadinho D’Oeste,

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Segundo os 11 produtores entrevis- tados, que nunca tinham produzidos hortaliças, os principais motivos que os levaram a paralisação de suas produções em cultivo protegido

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne