• Nenhum resultado encontrado

Rev. Hernandes Dias Lopes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rev. Hernandes Dias Lopes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

O que é um homem de Deus? Como podemos conhecê-lo? Quais são suas marcas? O que rege a sua vida? O apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta a Timóteo, nos versículos 11 a 16, acentua quatro importantes compromissos de um homem de Deus. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. Vamos examinar esses pontos. 1. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge (1Tm 6.11) – Paulo diz: “Tu, porém, ó homem de Deus , foge dessas coisas...”. De que coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da inveja, da difamação, das suspeitas malignas, das contendas e brigas sem fim e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (1Tm 6.3-10). Aqueles que se entregam à maldade e à avareza atormentam-se a si mesmos e caem no laço do diabo. Um homem de Deus não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, é grande fonte de lucro. Muitas pessoas são escravas de Mamom. Prostram-se diante desse ídolo, chamado dinheiro, e são ávidas

pelo lucro, mesmo que para obtê-lo tenham que se envenenar de inveja, ódio e cobiça. 2. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (1Tm 6.11) – O apóstolo Paulo

continua: “... segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. Um homem de Deus foge do pecado e segue a virtude. Ele abomina o mal e anseia pelo bem. Ele foge da injustiça, mas busca o que é justo mais do que o ouro e a prata. Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Seu prazer não está no dinheiro, mas em Deus. Ele foge da incredulidade e segue a fé. Ele se deleita na Palavra e crê de todo o seu coração nas promessas do Eterno. Ele foge das altercações sem fim, das brigas empapuçadas de mágoa e segue o amor. Ele foge do estilo de vida inconstante daqueles que correm atrás do vento e segue a constância. Ele foge do destempero emocional e segue a mansidão. 3. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (1Tm 6.12) - O apóstolo ainda escreve: “Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna...”. Havia aquele tempo, como ainda hoje, muitos falsos mestres espalhando suas heresias. Timóteo devia entender que a vida cristã é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e na promoção da verdade. Ele deveria como soldado de Cristo, combater o combate certo, com a motivação certa. Há muitas pessoas que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivação errada. Timóteo não devia brigar por causa de dinheiro, mas combater em defesa da fé verdadeira. Timóteo deveria nessa batalha em favor da fé, tomar posse da vida eterna. Ele deveria estar convicto e seguro daquilo que Cristo tinha feito por ele e nele, e então, sair bravamente em defesa da verdade. 4. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (1Tm 6.14) – Finalmente, Paulo diz: “que guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. Muitos obreiros haviam se desviado do caminho, como Demas. Outros haviam se intoxicado de soberba como Diótrefes. Ainda outros haviam sido seduzidos pelas heresias dos falsos mestres. Mas, um homem de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus. Um homem de Deus não negocia a verdade nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende à tentação do lucro em nome da fé nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um

homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Que vejamos nesta geração o surgimento de muitos homens de Deus, gente disposta a fugir do

pecado, a seguir a justiça, a combater o bom combate da fé e a guardar a Palavra, vivendo uma

.

.

.

(3)

Boletim Informativo 2009 1 8 Federação de UPH’s

1. Reunião dos círculos de : ·

Pintadas

Capela do Alto Alegre Mairi Várzea do Poço — Serrolândia (Convidada) · Várzea Nova Jacobina Redenção Piritiba Miguel Calmon Mundo Novo — Umbuzeiro (Convidada)

2. O Encontro Unificado será realizado na cidade de Capim Grosso, no dia 02 de Julho de 2009.

3. Haverá um Encontrão na cidade de Jacobina, nos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2009, com o tema “ Restaurando a identidade de servo”, tendo como prováveis preletores, os pastores Marinaldo Almeida (Várzea Nova), Hermilton Gonçalves (Mairi) e Guilherme Rafael (Serrolândia).

4. O Congresso Unificado acontecerá na cidade de Capela do Alto Alegre, nos dias 18 a 20 de dezembro de 2009.

UPH’s

· Círculo A—1º de maio de 2009

· Círculo B—21 de abril de 2009 UPH hospedeira

UPH hospedeira

O relator será o presidente da UPH hospedeira

OBS:

A QUEM SEGUIMOS?

Algumas vezes nos fazem perguntas cujas respostas são tão óbvias que até achamos graça, rimos antes de respondê-las. Talvez a pergunta: “Você segue a Jesus?” seja uma dessas, principalmente se a fazemos aos crentes, membros de uma Igreja Presbiteriana, sócios da União de Homens. Sem pestanejar e com um sorriso nos lábios, responderíamos: “Sim! Eu sigo a Jesus!”.

Uma outra pergunta que eu faria é esta: “Estamos nós aptos para preencher a vaga de seguidor de Jesus?” Temos, a nosso favor, o fato de não enfrentarmos concorrência, visto que há vagas para todos aqueles que desejarem esse cargo. Entretanto, será que seríamos aprovados numa entrevista com Jesus? Preencheríamos todos os requisitos?

Conheço um candidato a seguidor de Jesus, dotado de muita piedade, honrado, honesto, íntegro, possuidor de um alto nível intelectual, que desejava muito ocupar a vaga. Contudo, foi reprovado. Foi declarado inapto para a tarefa. O jovem rico, apesar da sua posição social privilegiada, e de conhecer e observar os mandamentos de Deus desde a sua infância, mantinha o seu coração apegado às coisas terrenas (Lc. 18.18-23). Portanto, não estava apto para a tarefa de seguir a Jesus.

Parece-me que o nível de exigência de Jesus para escolher seus seguidores não é tão flexível. Numa outra ocasião, Jesus convidou um homem para segui-lo, mas este tinha algo que precisava fazer antes, sepultar o pai que havia morrido. A resposta de Jesus foi incisiva: “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Lc. 9.60). Outro homem até que estava disposto a seguir a Jesus, mas precisava passar em casa antes, para se despedir da família. A este, Jesus disse: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus“ (Lc. 9.62).

Não é assim conosco também? Temos sempre outras coisas para resolver antes de nos dedicarmos ao reino de Deus. Não assumimos cargos na Igreja porque não temos tempo, porque os estudos ou trabalhos seculares não nos permitem. Hoje não vamos à Igreja porque temos problemas a resolver. O fato é que temos muitas explicações e justificativas para deixarmos a obra do Senhor em um plano inferior nas nossas vidas. Mas continuamos repetindo que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Quando deixaremos de viver as nossas próprias vidas para que, verdadeiramente, permitamos que Cristo nos conduza? Quando deixaremos de ocupar todo o nosso tempo com os nossos interesses para consagrarmos todo o nosso ser ao Senhor? Homens Presbiterianos, é tempo de refletirmos acerca da nossa vida, da nossa comunhão com Deus e do nosso papel no Seu reino.

Avante! Sigamos a Cristo! Neemias Oliveira da Silva Vice-Presidente

(4)

COMISSÃO DE EXAME DE RELATÓRIOS RELATOR: Fredson Fagundes

Manuel Alisson Joanes Paulo

A Comissão analisou os relatórios e destacou algumas atividades relevantes, desenvolvidas pelas UPH’s:

: Visita aos enfermos da igreja; visitas evangelísticas e distribuição de folhetos.

Cultos evangelísticos ao ar livre; visitas aos enfermos, amigos e irmãos; exposição de filmes evangelísticos; distribuição de revistas e folhetos.

Reuniões recreativas; alocação de irmãos no mercado de trabalho; mutirões; visitas aos hospitais; assistência às congregações; visitas ao Abrigo dos Velhos.

Comemoração do aniversário da UPH local; concurso dos desafinados; cultos evangelísticos e distribuição de folhetos.

Programação especial no dia do Homem Presbiteriano; churrasco evangelístico com amigos descrentes e churrasco com as sociedades da igreja local.

Jantar de confraternização com os sócios da UPH; visitas a idosos; debate bíblico; junta-panela; Comemoração do aniversário da UPH local; comemoração do Dia do Evangélico.

Culto evangelístico ao ar-livre na Praça da cidade.

CAPELA DO ALTO ALEGRE

MAIRI: JACOBINA: MIGUEL CALMON: VÁRZEA NOVA: VÁRZEA DO POÇO: PINTADAS:

Ao único que é digno de receber a honra, a glória, a força e o poder, a Ele louvamos e agradecemos por nos ter sustentado até aqui.

À Igreja Presbiteriana de Miguel Calmon, pela hospedagem do nosso Congresso. À liderança e irmãos dessa amada Igreja pelo cuidado e atenção dispensados a cada congressista.

Ao Reverendo Marinaldo Almeida, nosso Secretário Presbiterial, pela assistência, companhia e participação ativa em todas atividades desta Federação.

Às UPH’s que estiveram representadas no Congresso, participando das avaliações e discussões dos planos que pretendemos executar em 2009.

(5)

Boletim Informativo 2009 3 6 Federação de UPH’s

COMISSÃO DE EXAME DE CONTAS E ORÇAMENTO RELATOR: Darlan Almeida dos Santos Rios

Cefas Magno Carvalho do Ouro Erivaldo Souza Brasileiro

A Comissão de Exame de Contas e Orçamento examinou todos os documentos das tesourarias e realizou as seguintes observações:

RELATÓRIO FINANCEIRO DE 2008— Foram apresentados os relatórios das seguintes UPH’s: Jacobina, Várzea do Poço, Mairi e Várzea Nova. Não apresentaram relatórios: Pintadas, Capela do Alto Alegre, Redenção, Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo.

ORÇAMENTO PARA 2009— Foram apresentados os orçamentos das UPH’s: Jacobina, Mairi e Várzea do Poço. Não apresentaram orçamento: Pintadas, Capela do Alto Alegre, Redenção, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo.

LIVRO CAIXA DA TESOURARIA DA FEDERAÇÃO— Encontramos o livro caixa devidamente preenchido, bem organizado, com dados legíveis, sem emendas ou rasuras. Oportunamente, apresentamos um voto de apreciação ao trabalho realizado pelo tesoureiro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS— Gostaríamos de parabenizar as UPH’s que apresentaram seus relatórios, bem como, enviar uma mensagem de incentivo para as novas diretorias das UPH’s, para que em 2009 possamos contar com um número maior de relatórios.

Capela do Alto Alegre:

Jacobina:

Mairi:

Miguel Calmon:

Mundo Novo:

Darlan Almeida dos Santos Rios Rua Sargento Edgar Dantas, 45 CEP: 44.645-000

Tel: (75) 3690-2094

Paulo Cefas Carvalho M. do Ouro Rua Vicente Grassi, 52

CEP: 44700-000

Tel: (74) 3621-7970 / 3621-1736

Manoel Alisson Oliveira Santos CEP: 44.630-000

Tel: (74) 3632-3380

Elizeu Barbosa Filho Rua Ipiranga, 291 CEP: 44.720-000

Tel: (74) 3627-2025 / 9962-2578

Evangivaldo

Rua Ministro Francisco Sá CEP: 44.800-000 Tel: (74) 9980-0339 (recado) Pintadas: Piritiba: Várzea Nova: Várzea do Poço:

Clovis Silva Santos

Rua Anoberto Gonçalves, 120 CEP: 44.610-000

Tel: (74) 3693-2194

Sibenon Munduruca de Almeida Rua Alameda Sampaio

CEP: 44.830-000

Marcos Roberto Macedo Sales Av. Presidente Médici, s/n CEP: 44.690-000

Tel: (74) 3659-2084

Adevaldo Marques Rios Trav. Eulálio Alves, 28 CEP: 44.715-000 Tel: (74) 9979-5490

(6)

PRESIDENTE: VICE—PRESIDENTE: SECRETÁRIO EXECUTIVO: 1º SECRETÁRIO: 2º SECRETÁRIO: TESOUREIRO:

Paulo Cefas Carvalho Magno do Ouro Endereço: Rua Vicente Grassi, 52—Félix Tomaz Jacobina-Ba - Cep: 44700-000

Tel: (74) 3621-7970 / 3621-1736 e-mail: paulocefas@hotmail.com

Neemias Oliveira da Silva Endereço: Travessa Silvio Dias Pires, 456— Elvira Pires Jacobina-Ba - Cep: 44700-000

Tel: (74) 3621-7065 / 3621-3337 / 9195-1633 e-mail: neeoliveira@yahoo.com.br

Darlan Almeida dos Santos Rios Endereço: Rua Sargento Edgar Dantas, 45—Centro

Capela do Alto Alegre-Ba - Cep: 44645-000 Tel: (75) 3690-2094

e-mail: darlanrios@hotmail.com

Erivaldo Souza Brasileiro Endereço: Avenida Elisa Nery, s/n—Centro Mundo Novo-Ba - Cep: 44800-000

Tel: (74) 9963-3729

e-mail: braasileiro@gmail.com

Jeconias Vilela da Silva Endereço: Rua E, Casa 10—Jacobina I Jacobina-Ba - Cep: 44700-000

Tel: (74) 3621-5871 / 9125-3317 e-mail: jecovilela@hotmail.com

Adevaldo Marques Rios Endereço: Trav. Eulálio Alves, 28

Várzea do Poço-Ba - CEP: 44.715-000 Tel: (74) 9979-5490

Referências

Documentos relacionados

3) Quando se tratar de Recurso Extraordinário ou Recurso Especial deverão ser pagas, além das custas cobradas pelo STF ou STJ, será recolhido a titulo de custas (FERMOJU), no valor

4 enriquecido com 5 a 17% em átomos de 34 S, produzidos no próprio Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA/ USP 25,28,30 , foram utilizados como fonte dos isótopos pesados 34 S e

Em experimento prévio, apesar de valores discretamente mais elevados de umidade dos gases inalados, tanto relativa (20%) como absoluta (6 mg H 2 O.l -1 ), foi

Mudanças ou modificações feitas a este equipamento não expressamente aprovadas pela Avigilon Corporation ou terceiros autorizados pela Avigilon Corporation podem invalidar

Para os tratamentos térmicos, foi preparada uma amostra do fio supercondutor com dimensões 150 mm de comprimento e 3,00 mm de diâmetro para cada perfil de

Still there is no absolute consensus but in general, the neuro-fuzzy term consensus but in general, the neuro-fuzzy term means a type of system characterized for

Farias Brito Assaré Antonina do Norte Várzea Alegre Farias Brito Araripe.. Nova

Com o objetivo de atingir baixas perdas no ferro em materiais magnéticos macios (para aplicações C.A.), o material deve apresentar os seguintes requisitos: mais