• Nenhum resultado encontrado

Diário de Classe. Educação Infantil - Pré-escola 4 a 5 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diário de Classe. Educação Infantil - Pré-escola 4 a 5 anos"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)
(2)

Diário de Classe

Educação Infantil -

Pré-escola 4 a 5 anos

(3)
(4)

DIÁRIO DE CLASSE

Instituição: _______________________________________________________ CRE: _____________________________ Ato de Inscrição: ______/______/_____ Grupo: ___________________________ Ano letivo: _______________________ Turno: ( ) matutino ( ) vespertino ( ) integral

Turma: ______________

(5)
(6)

APRESENTAÇÃO

O Diário de Classe para a etapa da Educação Infantil tem por objetivo sistematizar a ação pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo, possibilitando o registro das observações feitas pelo professor em torno do desenvolvimento apresentado pelas crianças, no processo de construção do conhecimento.

Este documento constitui-se em fonte permanente de consulta no âmbito da instituição, pois através dele é possível obter informações sobre o processo vivenciado por cada criança, transformando-se, assim, num valioso instrumento que subsidia as intervenções pedagógicas por parte dos professores, bem como orienta os pais no acompanhamento da aprendizagem das crianças.

Para que o Diário de Classe cumpra com o seu objetivo ele deverá ser atualizado cotidianamente e os registros realizados tomarão por base as habilidades definidas pela SMED para esta etapa da Educação Básica. Ressalta-se que as vivências definidas neste documento fundamentam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), e em estudos relacionados ao processo de aprendizagem nessa área, considerando a faixa etária das crianças avaliadas.

O que se pretende com este documento é auxiliar a equipe pedagógica através de referenciais teóricos a sistematizarem suas propostas e processo avaliativo, favorecendo o desenvolvimento e as aprendizagens típicas da faixa etária das crianças que frequentam a Educação Infantil. Para isso, o professor deve se apoiar nas diretrizes aqui dispostas em cada linguagem, para produzir seus projetos e sequencias, além de registrar ao final de cada semestre correspondente como foi a evolução das crianças diante das propostas (projetos e sequências) realizados. Dessa forma, é possível selecionar as vivências que se relacionam com o processo de desenvolvimento das crianças, em cada fase realizada.

(7)
(8)

ORIENTAÇÕES

1. O Diário de Classe é um dos instrumentos de acompanhamento e registro do desempenho das crianças da Educação Infantil. Além dele, o professor pode utilizar na sua prática cotidiana, outros instrumentos que auxiliem na coleta diária de informações, que retratem o processo vivenciado pelas crianças, tais como: portfólio (coletânea reflexiva e contextualizada das produções); caderno de registro das observações realizadas; diários de campo, dentre outros.

2. A avaliação da aprendizagem deve pautar-se nas vivências definidas para a Educação Infantil, considerando os conteúdos desenvolvidos e a faixa etária das crianças. Ressalta-se que, nesta etapa da Educação Básica, a Avaliação não tem fins de promoção, mas sim de acompanhamento e prevenção de possíveis dificuldades a serem enfrentadas, futuramente, pela criança.

3. A avaliação proposta responde a duas funções importantes: adaptação da intervenção pedagógica às características individuais das crianças, mediante observações sistemáticas frequentes e determinação do grau de eficácia das intenções previstas no planejamento.

4. A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e não comparativamente com as outras crianças. O olhar que busca captar o desenvolvimento, as expressões, a construção do pensamento e do conhecimento (etc.) deve identificar, também, seus potenciais, interesses, necessidades, pois, esses elementos serão cruciais para o professor planejar atividades ajustadas ao momento que a criança vive. A avaliação ocorre permanentemente e nunca como ato formal de teste, comprovação, atribuição de notas e atitudes que sinalizem punição.(Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil/SECULT/2012,pag.148).

5. As funções da avaliação acima referidas serão alcançadas a partir da:

Avaliação inicial: situa o ponto de partida de cada uma das crianças para realizar novas aprendizagens (diagnóstico inicial); este deverá ser realizado no momento

(9)

em que a criança chega ao grupo.

Avaliação formativa: proporciona a ajuda pedagógica mais adequada em cada momento, ou seja, acompanhamento da proposta (sequência ou projeto) adequando à realidade concreta do grupo, caso necessário. Esta prática traduz-se na observação sistemática do processo de aprendizagem da criança. Estas deverão ser registradas no espaço destinado para o Plano individual de Trabalho (PIT). O PIT é um plano individual de trabalho, que consiste em elaborar propostas complementares de acordo com a demanda da criança de forma individualizada. Este plano deverá ser estruturado pelo professor após o diagnóstico inicial ou em qualquer tempo em que se observem necessárias mediações específicas com o objetivo de que a criança se desenvolva de forma plena.

Avaliação cumulativa: possibilita a visualização do percurso de aprendizagem trilhado por cada criança, já que neste instrumento constará a descrição evolutiva desde a avaliação diagnóstica, passando pelo Plano individual de trabalho (PIT) e propostas desenvolvidas (sequências e/ou projetos) durante o semestre. A finalidade deste instrumento não consiste na valoração quantitativa, no êxito ou no fracasso da criança na realização das propostas, mas ao contrário. Este instrumento visa retratar como a criança se portou na construção desse conhecimento, com base nas observações feitas pelo professor, através de relatos que partam da proposta feita.

6. O processo de avaliação na Educação Infantil deve contar com a participação da família a partir da explicitação dos critérios de avaliação adotados pelo professor, ou seja, é necessário compartilhar o que se espera da criança em cada fase do processo, bem como os seus resultados.

7. Para cumprir com a sua função, o professor deve manter o Diário de Classe sempre atualizado, sem emendas e rasuras, e com registros diários, pois este é um documento oficial da escola, que guarda informações do processo educativo das crianças.

Todas as observações referentes a atestados, faltas, suspensão de atividades ou qualquer intercorrência na frequência da criança deverá ser registrada no espaço destinado à observações no verso da ficha de frequência.

(10)

8. Os registros do desenvolvimento das crianças deverão ser realizados através do diagnóstico inicial, das observações para o plano individual de trabalho (PIT) que se darão no decorrer do desenvolvimento das sequências e/ou projetos, e por fim, da elaboração de um relatório ao final de cada semestre. Este deverá ser feito em duas vias, sendo entregue uma cópia para a família, proporcionando aos pais das crianças da Educação Infantil, uma visão do desenvolvimento de seus filhos. Considerando os seguintes âmbitos:

Formação pessoal e social da criança – Este âmbito deverá promover vivências que favorecerão, prioritariamente, a construção do sujeito. Tratando-se de questões que envolvem o desenvolvimento de capacidades que dirão respeito ao autoconhecimento (reconhecer-se enquanto sujeito), construindo, assim, a sua identidade, seus esquemas simbólicos de interação com os outros e com o meio, bem como a relação consigo mesmas.

Conhecimento de mundo – Neste âmbito a construção das diferentes linguagens se dará através de vivências, pelas quais as crianças estabelecerão relações entre si e com os objetos de conhecimento, enfatizando aspectos culturais.

É preciso que a avaliação seja coerente com o planejamento e seja proposta em diferentes momentos, já que esta também é um instrumento de suporte reflexivo para o professor sobre a sua prática pedagógica. As observações e os registros são dois grandes instrumentos que devem ser utilizados para avaliar e acompanhar o desenvolvimento das crianças.

As observações poderão acontecer em momentos não programados, sendo que estes sejam oriundos de uma situação espontânea e significativa para a criança observada, ou ainda poderá se dar de forma sistemática, quando são previamente traçados objetivos a serem atingidos pelas crianças, nos registros deverão conter a proposta feita à criança, suas reações às atividades e mediações realizadas pelo professor, revelando, assim, o percurso da criança até o final do semestre.

9. O registro da assiduidade das crianças deve ser realizado diariamente, de modo que o professor e o grupo possam acompanhar sua frequência. É importante que identificada a ausência, providências possam ser tomadas, para que ela retorne à instituição, pois ao frequentar o espaço institucional os vínculos da criança com a instituição e com o grupo são fortalecidos, dando à mesma a segurança para se desenvolver plenamente.

(11)

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NO ACOMPANHAMENTO

DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Crianças de 4 a 5 anos e 11 meses

Os professores deverão organizar sua prática de forma que possibilite vivências geradoras de aprendizagens para as crianças. Estas aprendizagens estão organizadas da seguinte forma:

APRENDIZAGENS VOLTADAS À FORMAÇÃO

PESSOAL E SOCIAL

Cuidar de si

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Familiarizar-se com a própria imagem corporal.

ӹ Reconhecer progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.

ӹ Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior independência.

ӹ Usar adequadamente o sanitário.

ӹ Expressar a necessidade de urinar e/ou defecar. ӹ Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.

ӹ Fazer a higiene das mãos em situações que haja necessidade.

ӹ Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal (interessar-se por lavar as mãos, limpar o nariz sozinho, escovar os dentes, etc., apropriando-se progressivamente da forma correta).

(12)

ӹ Comunicar que está com fome, sede, dor, frio, etc.

ӹ Alimentar-se com autonomia, experimentando novos tipos de alimentos. ӹ Escolher o que quer comer ao servir-se de comida.

ӹ Comer sem ajuda e usar talheres adequadamente. ӹ Expressar preferências em relação a cheiros e paladares.

ӹ Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar-se, como colocar (ou tirar) os sapatos, desabotoar, etc.

ӹ Identificar produtos que não devem ser ingeridos.

ӹ Tomar cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula tintas, objetos pontiagudos e ao brincar.

ӹ Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las. ӹ Explorar espaços e praticar ações físicas como: subir, descer,pular, saltar,rolar,

etc.

ӹ Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar. ӹ Ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superada e ficar satisfeito

com suas conquistas. Aprender a Relacionar-se

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Pedir ajuda nas situações em que isso se faz necessário.

ӹ Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo com outras crianças e adultos. ӹ Expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em

brincadeiras e nas atividades cotidianas, com diferentes parceiros.

ӹ Identificar, progressivamente, algumas singularidades próprias, das pessoas com as quais convive, cotidianamente, em situações de interação.

ӹ Participar de jogos interativos com adultos e crianças.

ӹ Exercitar os papeis de cuidar dos companheiros e de ser cuidado por eles. ӹ Respeitar regras simples de convívio social.

ӹ Participar, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro. ӹ Identificar elementos que lhe provocam medo.

ӹ Buscar ajuda para superar medos.

ӹ Respeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles. ӹ Denunciar qualquer forma de discriminação, explicando aos colegas porque

(13)

Sobre o Meio Ambiente

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.

ӹ Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo. ӹ Identificar situações onde haja o desperdício de água e de energia. ӹ Cuidar e preservar plantas em hortas e jardins.

ӹ Cuidar de animais domésticos.

ӹ Perceber o impacto do lixo no meio ambiente (a produção de lixo e doenças). ӹ Separar o lixo em recipientes próprios para envio a centros de reciclagem.

APRENDIZAGENS VOLTADAS AO BRINCAR E IMAGINAR

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Aperfeiçoar suas maneiras de interagir com parceiros nas brincadeiras tradicionais, no jogo simbólico e nos jogos de regras.

ӹ Criar com outras crianças novos jogos a partir de brincadeiras tradicionais: de pula-sela, amarelinha, corda, pega-pega, sem esquecer das valiosas oportunidades de aprendizagem criadas pela participação em jogos de outras tradições culturais.

ӹ Criar e dramatizar um enredo usando bonecos como atores.

ӹ Escolher indumentária para compor um personagem para si ou para um colega.

ӹ Maquiar-se ou a um colega para desempenhar certo papel. ӹ Criar a sonoplastia para uma encenação.

ӹ Construir cenários para o faz de conta.

(14)

ӹ Criar estratégias para participar de jogos de tabuleiro como: loto, damas, memória, dominó, etc.

ӹ Explicar as regras de um jogo e brincadeiras conhecidas para outra criança. ӹ Construir brinquedos com sucata, preferencialmente sem seguir modelo. ӹ Construir casa/castelos de cartas, de cartolina, de panos e outros materiais. ӹ Fazer dobraduras simples, elaborar máscaras, fazer bonecas de pano, ou de

espiga de milho.

ӹ Construir e empinar pipas com a ajuda do professor, de um pai ou de outra pessoa da comunidade.

ӹ Verbalizar como fizeram para construir determinados brinquedos e a nomeá-los, como forma de atribuir um sentido pessoal a eles.

ӹ Usar palavras, ideias e argumentos de modo não convencional na comunicação com os colegas ou com o professor.

ӹ Usar a mímica como forma de comunicar-se com os colegas.

ӹ Sugerir modificações nos personagens, enredo ou regras de uma brincadeira. ӹ Descrever na roda de conversa o enredo de um faz de conta que assistiu e/ou

participou.

ӹ Antecipar, oralmente, ações que devem ocorrer no jogo dramático e inferir as intenções dos personagens de um enredo encenado.

ӹ Cooperar com um colega em um jogo.

ӹ Planejar as tarefas para uma gincana e o modo de organizá-la.

ӹ Apontar que alterações devem ser feitas em uma brincadeira, para adaptá-la ao número de participantes, ao espaço e material disponíveis etc.

ӹ Construir e consertar brinquedos (móbiles, carrinhos, castelos com diferentes materiais, pipas, máscaras, ursos ou bonecas, etc.).

ӹ Participar de outras formas de brincar que podem ser observadas em nossa cultura.

ӹ Descrever como uma brincadeira foi realizada.

(15)

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM VERBAL

ORALIDADE

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Expressar seus desejos, necessidades, ideias, opiniões e sentimentos. ӹ Ouvir com atenção e respeito a fala do outro.

ӹ Narrar fatos em sequência temporal e causal.

ӹ Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa.

ӹ Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original.

ӹ Conhecer, apreciar e reproduzir oralmente jogos verbais: trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

ӹ Formalizar oralmente instruções específicas: regras de jogos, receitas, etc. ӹ Participar de situações em que necessite explicar suas ideias e pontos de vista. ӹ Responder à solicitações, compreendendo contextos de significação.

ӹ Comunicar-se oralmente com colegas e adultos de forma clara e organizada. ӹ Compartilhar a apreciação de uma obra literária.

LEITURA

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Reconhecer o seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano.

ӹ Reconhecer o próprio nome entre os dos demais colegas. ӹ Compreender os textos lidos pelo professor.

(16)

ӹ Participar de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos: histórias, poesias, quadrinhos, músicas, adivinhações, brincadeiras cantadas. ӹ Distinguir os diferentes portadores textuais lidos em sala (poesia, histórias,

parlendas, trava-língua, receitas, etc.).

ӹ Manusear, com interesse, materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo.

ӹ Ler diferentes textos, ainda que não seja de forma convencional (placas, símbolos, músicas, reportagens, textos produzidos pelo grupo).

ӹ Manifestar opiniões sobre os diferentes textos lidos.

ӹ Reconhecer o nome de alguns colegas e do professor em diversas situações. ӹ Identificar e nomear diferentes características comuns em diferentes textos do

mesmo autor.

ӹ Comentar textos literários, e não literários levando em conta sua função social. ӹ Desenvolver procedimentos de leitura, apoiando-se em modelos adultos, ainda

que não leia de forma convencional. ӹ Realizar leitura por meio de gravuras.

ӹ Narrar histórias, utilizando recursos expressivos próprios.

ESCRITA

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Produzir textos a partir de seus desenhos e/ ou temas vivenciados, ditando-os ao professor para diversos fins.

ӹ Produzir textos (parlendas, histórias, poesias, bilhetes...) utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

ӹ Participar de situações cotidianas, nas quais se faz necessário o uso da escrita com significação, isto é, com função social (escrita de convites, bilhetes para os pais, etc.) utilizando o traçado da letra bastão.

ӹ Reconhecer diferentes textos, suportes textuais e suas funções na sociedade (carta, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, histórias em quadrinhos, etc.). ӹ Estabelecer relação entre o que fala e o que está escrito (mesmo que ainda não

saiba ler convencionalmente).

(17)

situações em que seja necessário (identificar as suas produções, assinar um cartão...). ӹ Diferenciar o desenho da escrita.

ӹ Diferenciar as letras dos números.

ӹ Produzir escrita pensando na quantidade de letras. ӹ Reconhecer a função social da escrita.

ӹ Relacionar a escrita com a pauta sonora da fala (fonetização da escrita), do próprio nome e de algumas palavras estáveis.

ӹ Produzir escritas aproximando-se da hipótese silábica. ӹ Produzir listas e textos memorizados.

ӹ Fazer uso de escritas espontâneas em situações cotidianas.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL

EXPRESSIVIDADE

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.

ӹ Explorar o corpo como instrumento fundamental de expressão na linguagem teatral.

ӹ Perceber as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

ӹ Manifestar uma atitude positiva em relação ao próprio corpo e do outro e prazer ao movimentar-se.

ӹ Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal (circo, esportes, mímica,teatro, etc.).

(18)

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Ampliar, gradativamente, o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.

ӹ Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.

ӹ Aperfeiçoar as habilidades manuais através da manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.

ӹ Realizar movimentos de dupla, trio, quarteto, etc.

ӹ Participar de circuitos que envolvam habilidade de locomoção.

ӹ Demonstrar controle corporal nas atividades de equilíbrio (ao andar sobre bases pequenas de bancos, pneus empilhados, caminhar sobre latas ou outros objetos). ӹ Participar de atividades de arremessar, chutar, receber, quicar e rebater.

ӹ Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo(força, resistência, flexibilidade, além da coordenação motora e organização espaço-temporal).

APRENDIZAGENS VOLTADAS ÀS

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

MUSICAL

Fazer Musical

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Reconhecer e utilizar, de forma expressiva, em contextos musicais, as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.

(19)

ӹ Desenvolver memória musical através de repertório de canções.

ӹ Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

ӹ Explorar o corpo como matéria expressiva na música.

ӹ Sonorizar histórias acompanhando as narrativas com objetos sonoros e instrumentos musicais.

Apreciação musical

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Explorar diferentes objetos e suas possibilidades sonoras (latas, garrafas cheias e vazias...).

ӹ Conhecer obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.

ӹ Dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores. ӹ Perceber e identificar o universo sonoro ao redor.

LINGUAGEM TEATRAL

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Construir pequenos textos, coletivamente, com a ajuda da professora, a partir de histórias conhecidas para encenação.

ӹ Confeccionar fantoches, cenários e figurinos para os enredos a serem dramatizados.

ӹ Conhecer textos teatrais.

ӹ Refletir sobre as características dos personagens: gestos, movimentos, voz e caráter.

ӹ Pesquisar modos de ser dos personagens (voz, figurino,gestualidade, biografia). ӹ Expressar-se por meio do teatro de maneira lúdica, individual e coletivamente. ӹ Criar, improvisar situações cênicas em jogos de faz de conta.

(20)

LINGUAGEM VISUAL

Fazer artístico

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

ӹ Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.

ӹ Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo. ӹ Ter contato com os processos de produção de artistas.

Apreciação

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Conhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.

ӹ Apreciar suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.

ӹ Observar os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.

ӹ Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

(21)

APRENDIZAGENS VOLTADAS À

LINGUAGEM MATEMÁTICA

Números e Sistema de Numeração

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Utilizar contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

ӹ Identificar números nos diferentes contextos em que se encontra.

ӹ Identificar a posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.

ӹ Comparar escrita de números, identificando algumas regularidades. ӹ Relacionar à ideia de número à quantidade correspondente.

ӹ Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

ӹ Investigar números significativos como a idade, número do sapato, altura, coleção de figuras ou objetos, etc.

ӹ Comparar quantidades, utilizando recursos pessoais como desenho e correspondência um a um.

ӹ Justificar respostas e o processo de resolver problemas.

ӹ Utilizar as linguagens oral e pictórica, para comunicar ideias matemáticas. ӹ Organizar materiais como recurso para a realização de contagem: separar os

objetos contados, organizar espacialmente os objetos para facilitar a contagem, sincronizar gesto e o recitado da série numérica sem pular objetos ou contá-los mais de uma vez.

ӹ Terminar contagem com um número.

ӹ Comparar e identificar a maior quantidade de um grupo de objetos. ӹ Identificar a maior quantidade através da sobrecontagem.

Grandezas e Medidas

(22)

ӹ Utilizar instrumentos de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais.

ӹ Calcular quantidades a partir de experiências do cotidiano.

ӹ Iniciar-se na prática de medir como forma de explorar a realidade.

ӹ Participar de situações que possibilitem realizar comparações entre medidas de comprimento: grande, pequeno/ alto, baixo/ maior que, menor que.

ӹ Participar de situações que possibilitem realizar comparações entre massas: leve, pesado.

ӹ Participar de situações que possibilitem realizar comparação direta de diferentes recipientes: cheio, vazio.

ӹ Desenvolver a percepção de: antes, depois, dia, noite, ontem, hoje, amanhã, agora.

ӹ Fazer estimativas de medições. ӹ Localizar datas no calendário. Forma

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade e tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.

ӹ Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.

ӹ Visualizar figuras em diferentes posições: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.

ӹ Reconhecer e apreciar a geometria no mundo cotidiano.

ӹ Nomear, comparar e desenhar formas geométricas planas, em especial: círculo quadrado, triângulo e retângulo.

Espaço

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

(23)

ӹ Identificar relações de posição entre os objetos no espaço.

ӹ Explicitar e / ou representar posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente (em cima, embaixo, ao lado, na frente, atrás, direita, esquerda) nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações em que se torne necessário. ӹ Descrever pequenos trajetos, observando pontos de referência, falando como

fez para chegar, descrevendo o ambiente.

ӹ Organizar objetos no espaço apoiado em critérios estabelecidos por outros. ӹ Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de

vista.

ӹ Descrever e interpretar a posição de objetos e pessoas.

ӹ Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM DA CULTURA E

DA NATUREZA

Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar das atividades, interagindo com os elementos do grupo. ӹ Considerar as regras do convívio social construída no grupo. ӹ Ter boa aceitação no grupo.

ӹ Ter atitude de atenção para ouvir.

ӹ Apresentar atitude de solidariedade e cooperação.

ӹ Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções. ӹ Valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social.

ӹ Conhecer e valorizar diferentes formas de expressão cultural. ӹ Interessar-se em conhecer diferentes formas de expressão cultural.

ӹ Identificar alguns papeis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

(24)

Lugares e suas paisagens

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Utilizar, com ajuda dos adultos, fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.

ӹ Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

ӹ Observar e registrar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes (casa, sala, bairro, cidade, etc.).

ӹ Reconhecer-se como agente modificador do ambiente.

Objetos e processos de transformação

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar de atividades que envolvam confecção de objetos.

ӹ Ter cuidado no uso de objetos do cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes e à sua conservação.

ӹ Reconhecer algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.

Os seres vivos

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Estabelecer relação entre diferentes espécies de seres vivos, caracterizando-os. ӹ Manifestar comportamento de cuidado com o corpo.

ӹ Demonstrar atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente. ӹ Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. ӹ Demonstrar atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente. ӹ Cuidar de plantas e observar o seu crescimento, suas transformações e

participar dos cuidados que exigem como regar, verificar a presença de pragas, etc.

(25)

ӹ Conhecer cuidados básicos de alimentação e abrigos necessários à sua sobrevivência.

ӹ Perceber pequenas alterações ocorridas em seu próprio corpo: a perda de roupas e sapatos, o crescimento e o número de dentes, altura, tamanho das mãos, dos pés, outras.

Fenômenos da Natureza

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Estabelecer relação entre os fenômenos naturais de diferentes regiões, as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.

ӹ Participar de diferentes atividades, envolvendo a observação e a pesquisa. ӹ Utilizar objetos e equipamentos simples (lupas, binóculos, máquinas

fotográficas, etc.).

ӹ Reconhecer mudanças climáticas, analisando e comparando algumas mudanças de hábitos, costumes e pessoas, animais e plantas.

ӹ Observar e criar explicações para fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia a dia (calor, chuva, claro, escuro, quente, frio), comparando diferenças e semelhanças, estabelecendo regularidades, relacionando-os à necessidade de abrigos e cuidados básicos.

(26)

PROJETO E/OU SEQUÊNCIA

Este espaço é destinado ao registro das propostas (nome dos projetos e/ou sequências).

1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(27)

PROJETO E/OU SEQUÊNCIA

Este espaço é destinado ao registro das propostas (nome dos projetos e/ou sequências).

2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(28)
(29)

OBSERVAÇÕES REFERENTES À FREQUÊNCIA ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(30)

REGISTRO DO PERCURSO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Nome: ______________________________________________________ Idade: ___________ anos e ____________ meses.

DIAGNÓSTICO INICIAL DATA: ____ /____ / ____

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(31)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(32)

OBSERVAÇÕES DO ACOMPANHAMENTO DURANTE O 1º SEMESTRE PIT - Plano Individual de Trabalho

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(33)
(34)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(35)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(36)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(37)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(38)

OBSERVAÇÕES DO ACOMPANHAMENTO DURANTE O 2º SEMESTRE PIT - Plano Individual de Trabalho

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(39)
(40)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(41)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(42)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(43)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(44)
(45)
(46)
(47)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Tadao Ando defende que é papel do arquiteto se responsabilizar pela pesquisa de todas as características formais de determinado sítio, além de tradições culturais,

Utilize esta função para imprimir todas as imagens guardadas no cartão.. Pode determinar o número de impressões e se quer ou não que a informação da data/hora do disparo

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

avaliar é uma prática que pode ser empreendida com uma pluralidade de objetivos e implica uma clareza sobre esses objetivos que devem ser alcançados pela

META NACIONAL 1- universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em

Para que esse objetivo possa ser atingido, não se deve negligenciar mesmo pequenas dilatações da pelve renal fetal, e a ecografia do trato urinário e a cistouretrografia miccional

Os capítulos foram tecidos a partir da articulação de linhas compostas desde a escolha do tema pelo cineasta, das relações estabelecidas para a pesquisa, a composição e