• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Programa de Pós Graduação em Meteorologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Programa de Pós Graduação em Meteorologia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01/2014 – PPGMET-UFSM

Chamada pública de candidatos ao processo de seleção de bolsista no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGMET-UFSM).

Pelo presente Edital, o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGMET-UFSM) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de 1 (um) bolsista ao Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD-CAPES), seguindo o regulamento constante na Portaria CAPES número 086 de 3 de julho de 2013 (disponível em www.capes.gov.br/ images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf).

1. OBJETIVO GERAL:

Fomentar a realização de estudos avançados dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo PPGMET-UFSM por meio da inserção de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros nos projetos de pesquisa desenvolvidos por este programa de Pós-Graduação.

2. REQUISITOS PARA O CANDIDATO A BOLSISTA:

Os requisitos seguem o artigo 5º da Portaria CAPES 086/2013 citada acima, quais sejam: I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo deste Regulamento;

IV – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

V – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

(2)

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

3. DURAÇÃO E VALOR DA BOLSA:

A bolsa PNPD-CAPES, no valor mensal de R$4.100,00 (vide www.capes.gov.br/bolsas/ bolsas-no-pais/pnpd-capes), é paga diretamente pela CAPES ao bolsista e será concedida pelo prazo de 12 (doze) meses. Para as modalidades a e b do inciso V do artigo 5º da Portaria CAPES 086/2013 é possível a renovação anual da bolsa respaldada pelo Colegiado do PPGMET-UFSM, até o limite máximo de 60 (sessenta) meses contados a partir da implementação inicial. Para a modalidade c o prazo de 12 (doze) meses é improrrogável como constante da Portaria CAPES 086/2013.

4. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:

O bolsista realizará suas atividades dentro da linha de pesquisa de Micrometeorologia do PPGMET-UFSM, no campus principal da UFSM na cidade de Santa Maria/RS e em sítios de observação micrometerológica mantidos por este programa, tendo como atividades ou metas:

(i) Manutenção de torres micrometeorológicas; (ii) Intercomparação de sensores meteorológicos;

(iii) Quantificação da contribuição dos ecossistemas estudados para o balanço de CO2 e CH4

atmosféricos;

(iv) Quantificação das trocas de energia, massa e momentum nos diferentes ecossistemas estudados;

(v) Atualização do site www.ufsm.br/sulflux;

(vi) Apresentação dos dados coletados conforme protocolos internacionais; (vii) Publicação de trabalhos científicos em revistas especializadas;

(viii) Apresentação de seminários da linha de pesquisa de Micrometeorologia no PPGMET- UFSM.

(3)

5. INSCRIÇÕES:

5.1. As inscrições devem ser feitas no período entre 15 e 25 de setembro de 2014 (datas inclusivas), com a submissão dos seguintes documentos:

(1) Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);

(2) Currículo Lattes atualizado ou, no caso de estrangeiros, o Anexo III da Portaria CAPES nº 086 de 3 de julho de 2013 preenchido;

(3) Cópia do Diploma de Doutorado;

(4) Plano de Trabalho de no máximo 5 páginas;

(5) Se estrangeiro residente no exterior, comprovante de endereço residencial no exterior. 5.2. Os documentos digitalizados podem ser submetidos por mensagem de email para o endereço eletrônico ppgmet@ufsm.br (devendo chegar até as 23h59 de 25 de setembro de 2014), ou entregues pessoalmente pelo candidato na forma impressa em envelope fechado e identificado para a Coordenação do PPGMET-UFSM, localizado na sala 1129 do prédio do Centro de Ciências Naturais e Exatas, Campus Principal da UFSM, Avenida Roraima 1000, Santa Maria/RS, CEP. 97.105-900, ou via correios remetendo-se a documentação impressa via SEDEX para o mesmo endereço postal acima (os documentos devem ser recebidos pelo PPGMET-UFSM até o dia 26 de setembro de 2014).

5.3. O PPGMET-UFSM não se responsabiliza por dificuldades de envio de documentos por problemas inerentes ao tráfego da rede internet ou à capacidade de anexação de documentos caso o candidato opte por enviar a documentação por email.

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

A seleção do candidato será feita por uma Comissão de Seleção do PPGMET-UFSM considerando-se os critérios:

(i) (Peso 5) avaliação do currículo quanto a:

a. publicação de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais; b. autoria em livros publicados;

c. autoria em capítulos de livros;

d. orientações e co-orientações de alunos de graduação e pós-graduação; e. trabalhos resumidos e estendidos em conferências científicas nacionais e internacionais.

(ii) (Peso 5) avaliação do Plano de Trabalho quanto a(ao):

a. adequação à linha de pesquisa e às atividades e metas estipuladas no item 4 deste Edital;

b. exequibilidade do trabalho no período de vigência da bolsa;

(4)

7. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS:

As inscrições homologadas serão informadas por email para os candidatos no dia 26 de setembro de 2014, e o resultado final da seleção (junto com as inscrições homologadas) será divulgado na página do PPGMET-UFSM (em http://w3.ufsm.br/meteorologia/pos/) no dia 30 de setembro de 2014, com implementação imediata da bolsa.

8. SUSPENSÃO OU CANCELAMENTO DA BOLSA, E SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA: Os aspectos relativos à suspensão ou cancelamento da bolsa e substituição de bolsista seguem os Artigos 15, 16 e 17 da Portaria CAPES 086/2013.

9. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do PPGMET-UFSM, telefone (55) 3220-9520, das 8h às 14h, ou pelo email ppgmet@ufsm.br.

Santa Maria, 15 de setembro de 2014.

Prof. Ernani de Lima Nascimento Coordenador do PPGMET-UFSM

(5)

Referências

Documentos relacionados

[r]

Com base no exposto, o presente estudo busca discutir e investigar a influência da substituição de parte do cimento Portland por diferentes teores de CLETA cinza de lodo de Estação

Veja-se que o artigo 1.015 do Código de Processo Civil prevê, em seu inciso VI, o cabimento do agravo de instrumento contra decisão que trata da exibição e posse de documento ou

Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro, por meio da microscopia operatória, a eficácia da remoção da guta-percha das paredes do canal

Am 8. d.15 kam hier ganz unerwartet Herr Ahrens an und stellte sich als Predigtamtskandidat vor, gesandt vom Prediger­ seminar zu Brecklum zu unserer

Conclui-se que a análise estática é mais conservativa do que a análise dinâmica, sendo útil para uma avaliação da segurança confiável de sistemas, onde não são conhecidos os

Desse modo, entendem-se as mudanças ocorridas constantemente na escola como necessárias para se atender a um perfil de identidade social que corresponde a identidade de cada um de

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Curso de Pós-Graduação – Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos A