• Nenhum resultado encontrado

MCS MARKUP. mcsmarkup.com. Nº 04 Divulgação em janeiro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MCS MARKUP. mcsmarkup.com. Nº 04 Divulgação em janeiro de 2021"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Nº 04

MCS MARKUP

(2)

A MCS Markup é uma empresa de prestação de serviços especializada em auditoria, contabilidade, consultoria tributária e previdenciária, finanças corporativas, gerenciamento de riscos e

fusões e aquisições.

Nosso quadro técnico é composto por

ex-executivos de grandes empresas de auditoria e consultoria (Big 4) com vasta experiência de mercado. Atualmente nosso time é formado por 145 profissionais nos escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Curitiba.

Utilizamos este informativo como uma

ferramenta para atingir nosso objetivo de manter as Empresas e os Profissionais atualizados sobre alterações nas legislações, jurisprudência e práticas de mercado.

Nesse informativo incluímos também nossa opinião sobre diversos temas que envolvem todas as linhas de negócio da MCS Markup. Esperamos que seja bastante proveitoso.

Boa leitura!

André Simões (21) 2533-1122 (21) 99400-2480 Rua São José, 70. 17º Andar, Centro. Rio de Janeiro - RJ

Marcelo Musial (11) 2229-7898 (11) 96388-4812 Praça Tomás Morus, 81.

Sala 704, Barra Funda. São Paulo - SP

(3)

Atualizações Receita

Federal do Brasil

Julgamentos STJ

Tributos Federais

Tributos Estaduais

Fusões e Aquisições

LGPD

Lei do Bem

(4)

Receita Federal autua contribuintes

que não se autoregularizaram

Através de consultas ao sistema de malhas fiscais da Receita Federal, em dezembro de 2020 constatado-se que 25.301 empresas estariam com possíveis irregularidades quanto ao não recolhimento de imposto de renda retido na fonte (IRRF), tendo sido orientadas a promoverem a autorregularização, por meio da retificação de suas declarações. As inconsistências foram constatadas a partir do cruzamento de informações eletrônicas fornecidas pelos próprios contribuintes. Foram comparados valores constantes na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) ou Declaração de Compensação (DCOMP), conforme o caso.

Mesmo devidamente intimadas, 3.994 empresas mantiveram-se em desconformidade após o prazo estipulado pela Receita Federal. Por não sanarem as irregularidades verificadas no batimento de declarações relativas aos fatos ocorridos no ano-calendário 2016, esse grupo de contribuintes foi autuado pela Receita Federal.

A MCS Markup possui uma equipe de profissionais habilitados para auxiliar a sua empresa no trabalho preventivo, para cumprimento de todas as obrigações acessórias, bem como prestação de todo suporte no atendimento às fiscalizações da Receita Federal do Brasil

O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (PGMEI) está sendo ajustado para adequação do cálculo do INSS com base no novo valor do salário mínimo.

O Microempreendedor Individual deverá aguardar a conclusão dos ajustes pela Receita Federal do Brasil, já que o Programa não permitirá a emissão do Documento de Arrecadação - DAS-SIMEI, referente ao período de arrecadação de 2021. Vale ressaltar que o DAS-SIMEI do período de apuração 01/2021 tem vencimento apenas em 22/02/2021.

PGMEI – Arrecadação 2021

(DC0) Informação Pública

04

Informativo MCS Markup

A

tualizaç

ões R

ec

eita

Feder

al

do Br

asil

(5)

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.999/2020 –

Estabelece novas regras sobre a atualização da

GFIP

Em 24 de dezembro de 2020 foi publicada a Instrução Normativa RFB n° 1.999/2020, que dispensa a edição de novos atos normativos para atualizar versões do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), assim como eventuais nova regras de preenchimento da Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

A partir de agora, as novidades serão descritas exclusivamente no Manual da GFIP/SEFIP, disponível nos sites da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) e Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br).

GFIP – ADEQUAÇÃO A DECISÕES VINCULANTES DO STJ E DO STF

A Receita Federal do Brasil, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), adequou o aplicativo Sefip/GFIP às

decisões do STF de não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre o salário-maternidade e à jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto à não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre os primeiros 15 dias que antecedem ao auxílio-doença.

Essas mudanças atingem apenas as empresas não obrigadas à entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). As alterações foram necessárias para não gerar divergências entre o valor declarado e o recolhido, ocasionando cobranças indevidas e, consequentemente, impedindo a emissão automática de Certidão Negativa de Débitos, o que geraria ônus aos contribuintes e a necessidade de

atendimento.

Caso a sua empresa tenha quaisquer dúvidas sobre os impactos das decisões dos tribunais superiores no cumprimento das obrigações acessórias para recolhimento das contribuições previdenciárias, entre em contato com a MCS Markup.

A

tualizaç

ões R

ec

eita

Feder

al

do Br

asil

(6)

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA (IRPF) -

Impugnação malha fina pela internet

A partir de 07 de janeiro de 2021 os contribuintes que tiverem sua declaração retida em malha e não concordarem com os valores lançados, poderão apresentar sua impugnação (defesa) por meio do e-CAC, sem a necessidade de comparecer a uma Unidade de

Atendimento da Receita Federal.

O contribuinte deve acessar o sistema e-Defesa para preencher o formulário de impugnação e, posteriormente, deverá entrar no e-CAC, abrir um Dossiê Digital de Atendimento (DDA) do tipo IMPUGNAÇÃO DE NOTIFICAÇÃO DE LANÇAMENTO IRPF e juntar a defesa e os documentos que comprovam as alegações.

A MCS Markup possui uma equipe de profissionais capacitados preparados para auxiliar na elaboração de defesa administrativa em decorrência de lançamento pela Receita Federal de débitos de IRPF.

A Receita Federal limitou benefício fiscal previsto na Lei n°

13.982/2020, que trata de medidas excepcionais para o enfrentamento da pandemia. O órgão entendeu que as empresas só podem deduzir do repasse das contribuições à Previdência Social o salário proporcional aos dias de afastamento por Covid-19 se for concedido auxílio-doença ao empregado.

Na prática, a interpretação, estabelecida pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) por meio da Solução de Consulta n° 148, faz com que o benefício fiscal fique limitado aos trabalhadores com mais de 15 dias de afastamento — com a dedução de igual período. O auxílio-doença só é concedido a partir do 16° dia.

O benefício fiscal está no artigo 5° da Lei n° 13.982/2020 e estabelece que a empresa pode deduzir das contribuições previdenciárias, observado o limite máximo do salário de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o valor devido ao empregado que for afastado por Covid-19.

Receita Federal limita através de Solução de

Consulta benefício fiscal previsto para empresas

com casos de Covid-19

(DC0) Informação Pública

06

Informativo MCS Markup

A

tualizaç

ões R

ec

eita

Feder

al

do Br

asil

(7)

Tributário – Impossibilidade para empresas

na sistemática do lucro presumido

efetuarem dedução de despesas com

materiais

“Imposto sobre Renda de Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Lucro presumido. Despesas com ‘reembolso de

materiais’. Dedução. Descabimento.” (STJ, REsp 1.421.590-RN, Rel. Min. Gurgel de Faria, Primeira Turma, por unanimidade, julgado em 17/11/2020, DJe 30/11/2020).

No julgamento acima citado, ficou assentado que “os valores auferidos a título de ‘reembolso de materiais’, adquiridos para a atividade de construção civil não devem ser deduzidos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL pelo lucro presumido.”

A Primeira Seção do Superio Tribunal de Justiça (STJ) acolheu a proposta de afetação do recurso especial ao rito dos recursos repetitivos, conjuntamente com o REsp 1.895.496/DF. A questão discute a necessidade de se comprovar, no arrolamento sumário, o pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação

(ITCMD) como condição para homologação da partilha ou expedição da carta de adjudicação, à luz dos arts. 192 do CTN e 659, § 2°, do

CPC/2015.

Até o julgamento dos recursos e a definição da tese o colegiado determinou a suspensão, em todo o território nacional, dos processos individuais ou coletivos que versem sobre a questão delimitada. A Ministra Regina Helena Costa destacou que a 1ª. e a 2ª. Turmas do STJ têm o entendimento pacífico de que, no procedimento de

arrolamento sumário, é desnecessária a comprovação da quitação do ITCMD como requisito para homologar a partilha ou expedir a carta de adjudicação, mas ainda assim muitos recursos têm sido distribuídos para o STJ versando sobre a matéria.

ITCMD – Afetação a julgamento repetitivos

(tema 1.074 STJ)

Julgamen

tos ST

(8)

Julgamen

tos ST

J

(DC0) Informação Pública

Informativo MCS Markup

08

Contribuição destinada a terceiros -

Limitação da base de cálculo a 20 salários

mínimos

Em 18 de dezembro de 2020 foi publicado o acórdão da 1ª. Seção do Superior Tribunal de Justiça, afetando conjuntamente os REsp n° 1.898.532/CE e 1.905.870/PR como paradigmas de Recurso Repetitivo para “definir se o limite de 20 (vinte) salários mínimos é aplicável à apuração da base de cálculo de ‘contribuições parafiscais’

arrecadadas por conta de terceiros".

Os contribuintes entendem que é possível a limitação da base de cálculo da contribuição destinada a terceiros por força da redação original do art. 4° da Lei n° 6.950/1981, que unificava a base de cálculo das contribuições e limitava o teto de recolhimento a 20 (vinte) salários mínimos.

A União pode cobrar o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior para pagamento de serviços e assistência

técnica. Esse foi entendimento adotado pela 2ª. Turma do STJ, ao julgar o REsp 1.759.081/SP.

O STJ determinou que o tribunal de origem analise se a situação concreta, que envolve remessa de valores de uma empresa Brasileira para a Espanha, se enquadraria em uma das hipóteses legais que possibilitaria a retenção e tributação pelo Brasil.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (IRRF) -

Incidência na remessa ao exterior

(9)

Tribu

tos F

eder

ais

Adicional COFINS Importação

– Perda da validade da Lei

Nº 13.670/2018

Desde o dia 31 de dezembro de 2020 o adicional de 1% da Cofins-Importação não pode mais ser cobrado, por ter perdido a base legal que o instituiu.

O adicional de 1% na alíquota da

COFINS-Importação foi criada como uma contrapartida à desoneração da folha de pagamento.

Com a edição da Lei n° 14.020/2020 o Congresso Nacional tentou prorrogar o adicional de 1% na alíquota da

COFINS-Importação até 31 de dezembro de 2021, mas o artigo foi vetado pelo Presidente da República.

Imposto de Importação -

Alíquota zero para

importação de seringas e

agulhas

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 07 de janeiro de 2021 a resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zera a

alíquota do Imposto de Importação de seringas e agulhas, temporariamente. A medida tem por objetivo atender às necessidades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

De igual modo, foi editada a Medida Provisória (MP) n° 1.026/2021 que trata da aquisição de insumos para o combate à Covid-19. Segundo o documento, fica a "administração pública direta e indireta autorizada a celebrar contratos ou outros instrumentos congêneres, com dispensa de licitação, para: a aquisição de vacinas e de insumos destinados a vacinação contra a Covid-19, inclusive antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial; e a contratação de bens e serviços de logística, tecnologia da informação e comunicação, comunicação social e publicitária, treinamentos e outros bens e serviços necessários à

implementação da vacinação”.

CARF - Portaria Ministério da

Economia Nº 665/2021 - limite de

valor para julgamento virtual

O Ministério da Economia reviu os limites financeiros para as causas que o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) pode julgar em sessões não presenciais. Com a nova norma, publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de janeiro de 2021, o valor subiu de R$ 8 milhões para R$ 12 milhões. O novo limite vale só até o dia 31 de março de 2021.

(10)

PIS E COFINS – Inclusão das contribuições

em sua própria base de cálculo

A 5a. Vara Cível Federal de São Paulo, no âmbito do processo n° 5003080-94.2020.4.03.6100, proferiu decisão reconhecendo o direito de uma indústria de sistemas de automação não incluir os valores do PIS e da COFINS em suas próprias bases de cálculo.

O magistrado considerou que as contribuições que não compõem faturamento ou receita bruta das empresas devem ser excluídas da base de cálculo do PIS e da Cofins, manifestando entendimento favorável ao contribuinte.

A matéria ainda não foi pacificada pelos tribunais superiores e a União Federal ainda pode apresentar recurso em face da decisão.

A equipe de consultoria tributária da MCS Markup possui profissionais habilitados para apoiar as empresas no levantamento de valores de indébitos de tributos, bem como implementar alterações nos cálculos e obrigações acessórias.

(DC0) Informação Pública

10

Informativo MCS Markup

Tribu

tos F

eder

ais

(11)

Estado do Rio de Janeiro – Lei

Complementar RJ Nº 189/2020 –

Parcelamento de débitos tributários

Foi publicada, em 28 de dezembro de 2020, a Lei Complementar n° 189/2020, que instituiu o Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Convênio ICMS n° 87/2020.

A medida vale para todos os fatos geradores incluídos ou não em dívida ativa, exceto os relativos à substituição tributária e aos créditos que tenham sido objeto de depósito judicial integral de ações nas quais já exista decisão transitada em julgado favorável ao Estado do Rio.

O objetivo é refinanciar dívidas tributárias dos contribuintes

fluminenses relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ITD e IPVA, mediante redução de penalidades legais e dos acréscimos moratórios decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de agosto de 2020.

A MCS Markup possui uma equipe de profissionais qualificados que poderá auxiliar sua empresa a efetuar a adesão ao parcelamento especial previsto na nova Lei Complementar.

Foi publicada, no dia 29 de dezembro de 2020, a Lei n° 9.162/2020, que internaliza o Convênio ICMS n° 133/2020, prorrogando disposições de convênios que concedem benefícios fiscais até 31 de março de 2021. As empresas, para fazerem jus à reinserção na fruição dos incentivos fiscais de que trata esta Lei, deverão apresentar Certidão de

Regularidade do FGTS e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), no ato do requerimento e dentro do respectivo prazo de validade.

A MCS Markup possui profissionais capacitados para auxiliar as empresas a efetuarem o aproveitamento de benefícios fiscais.

ICMS – Rio de Janeiro – Lei nº 9.162/2020 –

Prorrogação de benefícios fiscais até março

de 2021

Tribu

tos E

(12)

ICMS – Estado de São Paulo –

Revogação das mudanças nas

alíquotas

Em 15 de janeiro de 2021 foram publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo diversos Decretos (Decreto n° 65.469/2021, Decreto n° 65.470/2021, Decreto n° 65.471/2021, Decreto n° 65.472/2021 e Decreto n° 65.473/2021), revogando mudanças nas alíquotas de ICMS para o setor de hortifrutis, insumos agropecuários e energia elétrica para os produtores de São Paulo e medicamentos genéricos.

De acordo com o Estado, com a manutenção dos atuais benefícios para estes setores, o governo sofrerá uma redução de R$ 520 milhões anuais no ajuste fiscal de R$ 7 bilhões.

(DC0) Informação Pública

12

Informativo MCS Markup

Tribu

tos E

(13)

ICMS – Estado do Maranhão – Prorrogação do

prazo para adesão a parcelamento de débitos

Com o objetivo de ampliar a oportunidade de regularização fiscal de centenas de empresas em débitos

com o ICMS o Governo do Maranhão prorrogou, até 29 de janeiro de 2021, o prazo para adesão ao Programa de Pagamento e Parcelamento de débitos do ICMS vencidos até 31 de julho de 2020, instituído pela Medida Provisória n° 329/2020.

A medida foi formalizada pela Resolução Administrativa 40/2020 do Secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, que ampliou o benefício de redução de 90% dos juros, multas e demais acréscimos legais no caso de pagamento à vista dos débitos do ICMS, que é a principal fonte de receita própria do Estado. O programa de benefícios do governo do Estado permite também a redução escalonada para pagamento parcelado dos débitos: redução de 85% para pagamento em 2 a 10 parcelas; 70%, para pagamento em 11 a 20 parcelas; e 55% para pagamento em 21 a 60 parcelas.

Outro benefício amplo estabelecido pelo programa, é a redução de 90% para o pagamento de multas decorrente da entrega em atraso de Declarações de Informações Econômico Fiscais (DIEF) e da

Escrituração Fiscal Digital (EFD).⠀As vantagens do programa alcançam todos os débitos de ICMS, exceto os relativos à substituição tributária, inclusive os que foram objeto de negociação para pagamento à vista, ou novo parcelamento, no caso de estarem cancelados por inadimplência. O Programa, que reduz juros, multas e demais acréscimos legais, mediante quitação ou parcelamento de débitos fiscais, tem por base o Convênio ICMS CONFAZ n° 79/2020.

Tribu

tos E

(14)

Carrefour discute união com rede

canadense

As ações da varejista Carrefour registram forte alta em Paris, depois da confirmação de que a companhia discute uma potencial união de negócios com a rede canadense Alimentation Couche-Tard.

A intenção dos canadenses seria diversificar e ampliar sua atuação.

Mudanças previstas para a Lei das S.A. por meio de medida provisória (MP) dentro da iniciativa do governo para melhorar a nota do Brasil no ranking “Doing Business”, do Banco Mundial, estão sendo vistas com ressalvas por especialistas do mercado de capitais.

A MP deve alterar o artigo 122 da lei, que trata das assembleias gerais. O novo texto vai estabelecer que operações “relevantes” entre partes relacionadas passarão a ser submetidas à assembleia.

Caberá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) definir o que será uma transação “relevante”. Essa mudança tem potencial de gerar um problema, identificado pela própria autarquia, dentro das discussões do grupo de trabalho que trata do tema e tem representantes de B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Junta Comercial de São Paulo, Coppead/UFRJ e da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Mudança na Lei das S.A. por meio de medida

provisória gera polêmica

(DC0) Informação Pública

14

Informativo MCS Markup

Fusões e

A

quisiç

ões

(15)

CVM e Senacon: acordo vai ajudar

em reclamações de pequeno

investidor

Um acordo firmado entre Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai ajudar pequenos investidores com orientações por meio da utilização da plataforma

www.consumidor.gov.br, sobre produtos e serviços no mercado de capitais. A parceria, assinada em 07 de janeiro 2021, vai ajudar na proteção e também permitirá que sejam realizadas ações educacionais com o segmento. Segundo a Senacon, o objetivo é chamar a atenção para o fato de que o investidor também figura como consumidor e pode enfrentar situações de hipossuficiência técnica (condição na qual a pessoa não possui condições para arcar com custos relacionados ao acesso à justiça sem prejudicar seu sustento) frente ao fornecedor de produtos e serviços no mercado de capitais.

Pela parceria, a Senacon e a CVM deverão analisar os dados de reclamações realizadas na plataforma e propor políticas públicas direcionadas à proteção e defesa desse consumidor.

De acordo com a secretária Nacional Consumidor, Juliana Domingues, o país tem muitos investidores de pequeno porte e, às vezes, eles não sabem que são considerados consumidores de serviços financeiros.

Fusões e

A

quisiç

(16)

L

GPD

16

Novas regras do Whatsapp sobre dados

pessoais contraria a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no mês de setembro de 2020 e boa parte das empresas atuantes no mercado está atrasada no processo de conformidade por falta de clareza sobre os seus requisitos. Há dúvidas também a respeito do papel atribuído aos agentes da cadeia de valor, quanto à observância e impacto da adequação nos negócios.

Para especialistas do setor, as novas regras do WhatsApp desrespeitam a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018), pois não conferem aos usuários o direito de discordar delas e seguir usando o aplicativo.

A nova norma prevê o compartilhamento de informações adicionais entre WhatsApp e Facebook e outros aplicativos do grupo, como Instagram e Messenger. As mensagens trocadas pelo WhatsApp não serão compartilhadas e seguem criptografadas.

Informações como números de contatos, atualizações de status, dados sobre a atividade do usuário no aplicativo — tempo de uso ou o momento em que ele está online, por exemplo — e foto de perfil também são passíveis de compartilhamento. De igual modo, informações como número de telefone do usuário, marca e modelo do aparelho celular e foto de perfil. Segundo o WhatsApp, o objetivo da medida é "fornecer, melhorar, entender, personalizar, oferecer suporte e anunciar nossos serviços".

A possibilidade de compartilhamento de informações pessoais dos usuários com outras empresas, sem que seja dada a possibilidade de discordar do compartilhamento, pode ser enquadrado como prática abusiva e contrária à Lei Geral de Proteção de Dados.

Caso sua empresa tenha dúvidas acerca da adequação das suas atividades à LGPD conte com a equipe de Gestão de Riscos da MCS Markup, que prestará todas as orientações necessárias para que seja afastado o risco da aplicação das penalidades previstas na legislação.

(DC0) Informação Pública Informativo MCS Markup

(17)

L

ei do Bem

Prorrogação de envio – Lei do Bem –

Portaria MCTI Nº 4.125/2020

Importante lembrar que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) alterou as datas de envio dos formulários da Lei do Bem, referentes ao ano de 2019.

Normalmente, o prazo de envio das informações referentes ao ano base é até dia 31 de julho mas, devido à situação extraordinária decorrente da Covid-19, essa data foi prorrogada até 23h59 de 30 de novembro de 2020. Ainda no dia 30 de novembro, foi publicada a Portaria MCTI n° 4.125 para, excepcionalmente, prorrogar para 28.02.2021 o prazo para a

prestação das informações especificadas mediante o preenchimento e envio, por meio eletrônico, do Formulário para Informações sobre as Atividades de Pesquisa Tecnológica e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (FORMP&D). A Lei do Bem é um subsídio fiscal de incentivo à pesquisa e desenvolvimento para empresas em regime no Lucro Real. Na prática, a Lei do Bem permite a redução de pelo menos 20,4% dos gastos com P&D em termos de economia no

pagamento do IRPJ e da CSLL.

Uma alternativa para minimizar os danos da pandemia é contar com utilização desses benefícios na linha de redução dos custos tributários. Com um bom planejamento tributário, as empresas podem utilizar esse subsídio para manter as atividades essenciais de inovação.

A MCS Markup possui engenheiros especialistas para implementação dos benefícios da "Lei do Bem". Nossa equipe possui ampla experiência na realização deste trabalho e contamos com consultores que já trabalharam para o Instituto de Ciência e Tecnologia, que nos auxiliam nas questões mais complexas envolvendo o diagnóstico e implementação do benefício fiscal e estão aptos para implementar o benefício fiscal para as empresas.

(18)

Nossa atuação envolve diferentes áreas que podem beneficiar

a sua empresa, prestando

com

um

, especialmente com:

18

(DC0) Informação Pública Informativo MCS Markup

Consultoria Tributária e Previdenciária (assessoria e

recuperação de tributos pagos indevidamente nos

últimos 5 anos);

Tributos diretos e indiretos;

Levantamento de créditos tributários federais;

Recuperação de ICMS e ICMS-ST;

Especialistas em inovação tecnológica (Lei do Bem);

Planejamento tributário / societário;

Cálculo de Preço de Transferência;

Recuperação de Créditos Previdenciários;

BPO (Contabilidade / Fiscal / Folha de

Pagamento / Financeiro);

Assessoria na Transação e Due Diligence;

Estruturação Tributária, Revisão de

Modelo e de “SPA”;

Serviços Pós-Aquisição - Post Deal;

Assessoria para a integração no

pós-aquisição;

Elaboração de plano de 100 dias;

Auxílio na mitigação de riscos

identificados durante a due

diligence;

Identificação de oportunidades e

sinergias no pós-aquisição;

Auditoria Externa e Consultoria

Contábil;

Finanças Corporativas;

Gestão de Riscos; e

Auditoria Interna

(19)

Felipe Vieira

Consultoria Tributária

Marcelo Musial

Verônica Teixeira

André Simões

Carlos Carneiro

Romulo Caputo

Consultoria Previdenciária

e Tributária Consultoria Previdenciária e Tributária Auditoria e Outsourcing Outsourcing Auditoria e Consultoria Contábil

Alexandre Bragança

Lígia Sodré

Fabio Jimenez

Aziz Beiruth

Juliana Kyle

Giovanni Galvão

M&A – Transaction

Services Finanças Corporativas Gestão de Riscos e Controles Internos Líder do Escritório de Curitiba M&A – Transaction

(20)

Expediente

O Informativo MCS Markup é uma publicação MCS MArkup de cunho meramente informativo e não contempla toda a legislação e a jurisprudência divulgada no mês. A utilização das informações aqui contidas deve estar sempre acompanhada da orientação dos consultores tributários da empresa.

A consulta do material legislativo e judiciário aqui reportado requer a verificação de eventuais alterações posteriores.

Os atos tratados nesta publicação estão apresentados de forma resumida. As informações descritas nesta publicação sobre alguns julgamentos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça são resumos, não oficiais, efetuados a partir do conteúdo dos boletins informativos e das ementas dos acórdãos disponíveis nos sites desses Tribunais, na Internet. O conteúdo desta publicação não representa uma interpretação da jurisprudência e sua utilização pressupõe a análise do inteiro teor dos acórdãos feita por consultores legais.

Todos os direitos autorais reservados à MCS Markup. Permitida a reprodução desde que seja citada a fonte. As fotos são parte do banco de imagens da MCS Markup. © 2020 MCS Markup Auditoria Consultoria e Contabilidade. Todos os direitos reservados.

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR