• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I - DA CONSULTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO I - DA CONSULTA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

REGULAMENTO DA CONSULTA ELEITORAL PARA O CARGO DE DIRETOR (quadriênio 03/2017-02/2021) E REPRESENTANTE DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS NO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – UFMT.

A Comissão Organizadora da Consulta Eleitoral para o cargo de Diretor e representante do CONSEPE do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso, constituída pela Portaria 009/IB/2016, de 01 de dezembro de 2016, no uso de suas atribuições e observadas às disposições pertinentes dos Órgãos Colegiados Superiores, aprova o regulamento eleitoral, conforme se segue.

CAPÍTULO I - DA CONSULTA

ARTIGO 1º – O processo eleitoral para composição da lista tríplice para o cargo de Diretor e para o representante do IB no CONSEPE será no dia 10 de fevereiro de 2017, no horário das 08h às 17h30min, no Instituto de Biociências.

Parágrafo único – As inscrições de candidatos que concorrerão aos cargos prescritos no caput do artigo 1º, estarão abertas no período de 19 a 20 de dezembro de 2016 no horário das 8h às 11h00min h e das 14h00min h às 17h00min h, na secretaria do IB.

CAPÍTULO II - DOS CANDIDATOS E DA COMISSÃO DE CONSULTA Artigo 2º – Serão requisitos básicos para a candidatura à direção do Instituto de Biociências,

ser integrante da carreira do Magistério Superior, em efetivo exercício, estar lotado em um dos Departamentos que compõem o IB e preencher as exigências contidas no Artigo 5 da Lei 8.112 de 11 de Novembro de 1.999 e o decreto N. 6264 de 22 de novembro de 2007

Artigo 3º – A consulta será coordenada e organizada pela Comissão Eleitoral do IB, sendo esta constituída pelos seguintes membros: Prof. Dr. Euziclei Gonzaga de Almeida (Presidente), Profa. Dra. Jane Vignado (Titular); Prof. Dr. Dalci Mauricio Miranda de Oliveira (Suplente); Téc. Adm. Francisco Augusto Albuês (Titular); Téc. Adm. Cézar Augusto Segovia (Suplente); Disc. Thaynara Lara Pacheco (Titular) e Disc. Thiago Monteiro Parente de Amorim (Suplente).

(2)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

ARTIGO 4º – Compete à Comissão Organizadora:

I. Coordenar, fiscalizar e supervisionar as eleições;

II. Solicitar à Administração Superior a publicidade do processo eleitoral;

III. Solicitar à Administração Superior os meios necessários à realização do processo eleitoral e realizar debates com apresentação de propostas pelos candidatos para o exercício do mandato;

IV. Deliberar sobre recursos interpostos; V. Decidir sobre impugnação de candidaturas;

VI. Atuar como junta de consolidação dos resultados eleitorais; VII. Divulgar os resultados.

ARTIGO 5º – Os membros da Comissão Eleitoral são inelegíveis, não podendo, portanto, participar das consultas como candidato.

ARTIGO 6º – A Comissão Eleitoral extinguir-se-á, automaticamente, tão logo tenha concluído seu trabalho, com a apresentação da Ata à Direção do IB.

CAPITULO III – DOS VOTANTES

ARTIGO 7° – Poderão participar da Consulta Eleitoral para o cargo de Diretor e Representante do Instituto de Biociências no CONSEPE os docentes e técnicos administrativos, em efetivo exercício excluindo os afastados, discentes dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) e Pós-Graduação stricto sensu (Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Zoologia, Biotecnologia e Biodiversidade) regularmente matriculados.

Parágrafo único – Consideram-se Docentes e Técnicos afastados os que estão à disposição de outros órgãos e os que se encontram com o contrato individual de trabalho suspenso.

CAPÍTULO IV - DO VOTO

ARTIGO 8º – O voto será facultativo, secreto e direto, não permitido, portanto, que seja dado por intermédios de procuradores.

ARTIGO 9º – Quando o votante pertencer a mais de uma categoria votará somente naquela que fizer opção.

(3)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

ARTIGO 10° – O votante antes de receber a cédula única rubricada pelos membros da Mesa Receptora, deverá se identificar através de documento oficial com foto e assinar a folha de votação.

Parágrafo 1° – O votante cujo nome não constar na folha de votação, poderá votar em separado, desde que identificado e em acordo com o que consta no Artigo 7° deste regulamento.

Parágrafo 2° – Os votos em separados serão recolhidos pela mesa receptora em envelope individual e identificado, devendo o votante assinar a lista especial, indicando a categoria a qual pertence.

ARTIGO 11 – O votante, a dar o seu voto, deverá assinalar com “X” o espaço quadrangular diante do nome de sua preferência.

ARTIGO 12 – As cédulas específicas para cada cargo serão confeccionadas e distribuídas pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo 1° – As cédulas eleitorais deverão ser impressas de tal forma que, ao dobrá-las, resguardem o sigilo do voto.

Parágrafo 2° – Os nomes dos candidatos inscritos deverão figurar na cédula logo após o espaço quadricular e em ordem determinada por sorteio, que será realizado após o deferimento do último pedido de inscrição, para cada cargo, em sessão convocada pelo presidente da Comissão Eleitoral e na presença dos candidatos.

CAPÍTULO V- DA MESA RECEPTORA

ARTIGO 13 – A mesa receptora será composta por um presidente e dois mesários, representando os três segmentos, designados pela Comissão Eleitoral, assegurada a presença de um fiscal, designado pelas partes interessadas, identificado junto à mesa.

ARTIGO 14 – A mesa receptora terá, além de outras, as seguintes atribuições especificas: A. Lavrar o Termo de Abertura dos trabalhos de votação, devendo constar horário, local e

numero de cédulas recebidas;

B. Orientar o votante e assegurar o sigilo do voto, não permitindo que o votante deixe de utilizar a cabine indevassável;

(4)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

D. Lavrar o Termo de Encerramento da votação na qual deve constar o horário, local, número de votantes e cédulas não utilizadas, e número de votos separados;

E. Lavrar a Folha de Ocorrência onde deverão constar, votos em separados, nome dos fiscais, ausência ou atraso de mesários e qualquer fato ocorrido no transcurso da eleição;

ARTIGO 15 – A mesa receptora de votos receberá, da Comissão Eleitoral, 02 urnas e uma pasta contendo: cédulas eleitorais, envelopes brancos, termos de abertura e encerramento, lista de votantes, folha de ocorrência e regulamento eleitoral. Parágrafo único – As urnas deverão ser lacradas com fita crepe e rubricadas pelos mesários,

antes de iniciar os trabalhos, em presença de um membro da Comissão Eleitoral. ARTIGO 16 – Encerrada a votação a mesa receptora, juntamente com um membro da

Comissão Eleitoral, deverá lacrar a fenda da urna, rubricando o respectivo lacre, encaminhá-la, imediatamente, ao presidente da Comissão Eleitoral para apuração.

ARTIGO 17 – Todas as células eleitorais que forem entregues aos eleitores deverão se rubricadas no verso por dois mesários.

ARTIGO 18 – Cada mesário tem o seu horário de atuação constante no cronograma da mesa, em caso de atraso ou falta de um dos mesários, o fato devera ser comunicado imediatamente ao presidente da mesa que após anotação na folha de ocorrência indicará o substituto.

Parágrafo único – Em hipótese nenhuma a mesa receptora de votos poderá ficar com menos de dois (02) mesários.

CAPÍTULO VI - DA APURAÇÃO

ARTIGO 19 – A verificação dos resultados da eleição será realizada pela Comissão Eleitoral na área de lazer do IB.

ARTIGO 20 – Os candidatos poderão indicar um (01) fiscal para acompanhar os trabalhos da mesa apuradora.

ARTIGO 21 – A mesa apuradora encarregar-se-á da abertura e da contagem dos votos das urnas, especificando os votos recebidos por cada candidato, votos nulos e brancos, bem como, as totalizações.

(5)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

ARTIGO 22 – Será impugnada a urna que apresentar sinais de violação. ARTIGO 23 – Será considerado NULO os votos

a) Cujas cédulas não corresponderem ao modelo oficial;

b) Cujas cédulas não estiverem devidamente rubricadas pelos mesários;

c) Que indiquem nomes que não estejam na relação dos candidatos, fornecidos pela Comissão Eleitoral;

d) Cujas cédulas estejam rasuradas;

ARTIGO 24 – Os votos em separados só serão apurados após a confirmação da legitimidade pela Comissão Eleitoral.

ARTIGO 25 – O sistema de apuração adotado neste pleno eleitoral será de voto paritário na seguinte proporção: docente 1/3 técnicos 1/3 e discentes 1/3.

ARTIGO 26 – Ao final das apurações, será lavrada pela Comissão Eleitoral uma Ata Geral da Eleição, para ser encaminhada á Congregação do Instituto de Biociências, com os resultados finais da eleição e indicação do candidato eleito.

CAPÍTULO VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ARTIGO 27 – É permitida a todos os candidatos a propaganda eleitoral, sendo vedada a utilização pelos candidatos, de recursos materiais da UFMT.

Parágrafo 1º – A propaganda eleitoral poderá utilizar todos os meios e veículos de divulgação das respectivas candidaturas, sendo vedada terminantemente, a utilização de meios que danifiquem a área física da UFMT, tais como afixação de cartazes e similares em paredes ou grafitagem na estrutura física ou muros da UFMT. Parágrafo 2° - É vedada terminantemente a propaganda eleitoral na área de lazer onde será

realizado o pleito nas proximidades da seção eleitoral no dia do pleno.

ARTIGO 28 – Em caso de empate será considerado eleito o candidato com maior tempo de vinculo empregatício com a UFMT persistindo empate o mais idoso.

ARTIGO 29 – Os casos omissos serão solucionados pela Comissão Eleitoral do Instituto de Biociências.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

(6)

UNIVERSIDADEFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS E DO REPRESENTANTE DO IB NO CONSEPE

Profa. Dra. Jane Vignado (Titular);

Prof. Dr. Dalci Mauricio Miranda de Oliveira (Suplente); Técnico Administrativo Francisco Augusto Albuês (Titular); Téccnico Administrativo. Cézar Augusto Segovia (Suplente); Discente Thaynara Lara Pacheco (Titular) e

Referências

Documentos relacionados

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Nenhuma medicação ou material de preenchimento avaliados nos estudos revisados demonstrou eficácia na prevenção da RRES. Dentes reimplantados em condições favoráveis

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de