• Nenhum resultado encontrado

III IFIDEVIDULA FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE VIDEOCLIPES 2016 REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III IFIDEVIDULA FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE VIDEOCLIPES 2016 REGULAMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

III IFIDEVIDULA

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE VIDEOCLIPES 2016 REGULAMENTO

I - DO FORMATO E OBJETIVO DO FESTIVAL:

 O III IFIDEVIDULA é um Festival Universitário de Videoclipes, organizado pelo Curso de Cinema e Audiovisual do Câmpus Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás.

 O III IFIDEVIDULA será realizado no dia 12 de agosto de 2016, na Vila Cultural Cora Coralina, Sala Grande de Exposições, situada à Rua 03, esq. com Av. Tocantins, Setor Central, Goiânia – GO, às 18h30m.

 A programação do evento será divulgada em breve com todos os detalhes.

 O III IFIDEVIDULA objetiva unificar dois campos da produção cultural regional, a saber: a produção musical e a produção audiovisual universitária, numa demanda de produção cultural que visa movimentar o mercado regional de videoclipes, formato audiovisual que une estes campos de produção, gerando empregos e divulgando nossa cultura.

 O III IFIDEVIDULA tem como foco principal lançar novos talentos na música e na produção audiovisual, prezando, principalmente:

a) Pela veiculação e exibição de produções audiovisuais universitárias de estudantes de cursos de graduação;

b) Pelo lançamento de novos talentos ou artistas inéditos na música produzida em Goiás;

c) Pela exibição de videoclipes inéditos ou com pouca visibilidade na mídia;

d) Pelo lançamento de canções inéditas ou com pouca visibilidade na mídia;

II – DOS PARTICIPANTES:

 Podem participar do III IFIDEVIDULA qualquer estudante universitário em curso de graduação de qualquer IES (Instituição de Ensino Superior), basta que o diretor e o produtor do vídeo comprovem ao festival vínculo documentado com um curso superior numa faculdade ou universidade. (Veja a ficha de inscrição neste site)

(2)

técnicos, artistas ou colaboradores (as) que não estejam matriculados em curso superior, mas a maioria da equipe de produção do videoclipe tem que estar a cargo de alunos matriculados em um curso superior.

 Durante a curadoria do festival, os documentos comprobatórios de matrícula dos produtores e diretores dos videoclipes serão checados pelos curadores para verificação de vínculo com uma IES (Instituição de Ensino Superior).

 Estes 50% dos envolvidos na produção terão que estar matriculados numa IES em 2016, enquanto que os outros participantes do videoclipe podem não estar matriculados em curso superior, incluindo neste contingente alunos egressos.

 O (a) cantor (a), coletivo artístico, comunidade cultural/ musical ou grupo cultural/ musical do videoclipe pode oferecer quantas canções inéditas quiserem ao festival, mas o festival NÃO ACEITARÁ CANÇÕES REPETIDAS INSCRITAS. Caso isto acontecer, todas as inscrições repetidas serão excluídas do festival, pois o festival preza pela oportunidade de exibir e premiar um número maior de trabalhos.

 O III IFIDEVIDULA também não aceitará canções ou videoclipes que já tenham participado de alguma das edições anteriores do festival. III – DA INSCRIÇÃO:

 Cada inscrição de videoclipe no festival custará à equipe de produção o valor de 20 reais. (Veja na ficha de inscrição os meios de pagamento)

 Em nenhuma hipótese, este valor será reembolsado para qualquer videoclipe que seja desclassificado do festival.

 Para se inscrever, os (as) produtores (as) do videoclipe terão que preencher todos os campos da FICHA DE INSCRIÇÃO com os nomes dos artistas e técnicos. (Escrevam com a grafia que eles aparecerão no material de divulgação do festival) O festival não se responsabilizará por nomes escritos erroneamente na ficha de inscrição.

 Os produtores irão baixar o arquivo (MICROSOFT WORD) da FICHA DE INSCRIÇÃO, preencher os campos no computador e enviar a ficha preenchida para o endereço eletrônico do festival: ifidevidula@gmail.com (50 toques para cada campo disponibilizado)  Para enviar via internet o vídeo concorrente como o arquivo digital do videoclipe, os produtores irão fazer o seguinte: como os arquivos

(3)

digitais incluindo imagens e sons são geralmente pesados, o (a) produtor (a) disponibilizará o vídeo para download no VIMEO. O envio do arquivo e a notificação de envio recebido será feita para o seguinte endereço eletrônico: ifidevidula@gmail.com

 Além do link (url) do vídeo no VIMEO, os produtores irão nos enviar a senha para desbloqueamento do vídeo. A senha será enviada junto com a ficha de inscrição, para o endereço eletrônico: ifidevidula@gmail.com

 A data final para envio de videoclipes para o email do festival será 15 de julho de 2016, às 23h59m. Não serão aceitas inscrições de vídeos enviados após esta data e horário. A data de envio aceita como oficial será aquela que constar no email recebido pela Coordenação do evento.

 Todos os videoclipes inscritos terão autorização expressa e automática de seus produtores para serem veiculados e exibidos em produções audiovisuais do III IFIDEVIDULA (programas de TV, exibições universitárias e educacionais, cineclubes, mostras universitárias audiovisuais e festivais).

 Todo videoclipe terá que obrigatoriamente exibir nas cartelas iniciais do videoclipe a vinheta, logotipo ou marca da IES - faculdade ou universidade – que o videoclipe está representando. A ausência da vinheta, logotipo ou marca da IES no videoclipe automaticamente excluirá o videoclipe do festival.

 Nos primeiros 15 segundos de projeção do videoclipe, os produtores terão que inserir legendas nas imagens com as seguintes informações do videoclipe: (Inserir no canto inferior esquerdo da tela)

Exemplo:

Canção: Farol de milha Grupo Várzea

Composição: Edna Rose/ Klauss Hoefer Direção: Benitto Genaro

Produção: Coletivo Universitário Vão de Almas IV – DOS PRÊMIOS:

 O III IFIDEVIDULA oferecerá prêmios em dez (10) categorias diferentes:

Melhor videoclipe Melhor direção

(4)

Melhor atuação

Melhor direção de arte Melhor montagem Melhor roteiro Melhor canção Melhor produção

Melhor Direção de Fotografia Menção honrosa

 Cada prêmio conterá um kit com livros, uma camiseta do festival e um certificado oficial do festival, expedido pelo Câmpus Goiânia – Laranjeiras, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Caso algum outro prêmio seja oferecido pelo festival, ele será divulgado para conhecimento do público e dos produtores dos videoclipes. A Coordenação do festival poderá incluir neste regulamento algum prêmio incluso no kit de premiação.

 O festival não oferecerá qualquer valor em dinheiro como prêmio. O objetivo do festival é educacional e cultural, prezando pela divulgação de trabalhos técnicos e artísticos de produtores audiovisuais e musicais inéditos ou de pouca visibilidade midiática da nossa região.

 Para cada categoria, o festival irá indicar de três a cinco concorrentes. Estes concorrentes indicados estarão automaticamente convidados para estarem no festival, dia 12 de agosto, no evento de premiação, na Vila Cultural Cora Coralina. Confirmem suas participações para reservarmos seus lugares no auditório!

 Os indicados em cada categoria serão divulgados no site do festival (ifidevidula.ueg.br), na página do festival do facebook e em meios de comunicação abertos (televisão, rádio, jornais online, impressos). Fiquem atentos, produtores e artistas, pois vocês podem ser um dos indicados!

V – DA CURADORIA:

 Para realizar a curadoria do festival, cinco (05) professores do curso de Cinema e Audiovisual da UEG estarão encarregados de checarem as inscrições dos videoclipes. Estes professores têm marcada participação em festivais de cinema, mostras audiovisuais, produções cinematográficas e televisivas, estando todos aptos para esta tarefa.

(5)

a) Checar a veracidade da documentação referente aos diretores (as) e produtores (as) do videoclipe;

b) Verificar se o videoclipe traz na sua cartela inicial, a marca, identidade visual ou logotipo da Universidade ou Faculdade que ele representa. A ausência deste logotipo ou identidade visual desclassificará o videoclipe do festival;

c) Verificar se o videoclipe traz nas suas primeiras imagens as informações sobre seu conteúdo: canção, banda/ grupo ou cantor (a) da canção, compositores (as), direção e produção; d) Conferir se a canção do videoclipe não participou de qualquer

outra edição do IFIDEVIDULA;

e) Selecionar videoclipes que possuam as mínimas qualidades técnico-estéticas para participarem do festival;

f) Indicar se o videoclipe não ofende qualquer grupo social, não veicule qualquer conteúdo de cunho racista, sexista, homofóbico, etnofóbico ou xenofóbico;

g) Não veicule conteúdo pornográfico;

h) Verificar se a música não demonstra qualquer manifestação de ódio ou preconceito a qualquer outro grupo social;

V – DO JULGAMENTO TÉCNICO/ ARTÍSTICO:

 Os avaliadores dos videoclipes serão professores, técnicos, profissionais, artistas e/ ou produtores audiovisuais atuando no mercado e na academia goianos, com destacada produção técnico/ artística.

 Como o festival não tem fins lucrativos, os nomes serão escolhidos de acordo com a disponibilidade dos convidados para participarem do festival.

 O festival se compromete a escolher um grupo de avaliadores o mais eclético possível, que não esteja ligado a nenhuma IES (Instituição de Ensino Superior) em particular, ou a qualquer grupo de estudantes ou coletivo universitário de produção em particular.  O Festival não aceitará qualquer tipo de impugnação, de qualquer

um dos participantes, de qualquer nome de avaliador.

 Os avaliadores estarão cônscios que os objetivos principais do III IFIDEVIDUAL são:

a) Revelar novos talentos na música goiana;

b) Possibilitar a veiculação de canções inéditas ou canções com pouca veiculação na mídia;

(6)

d) Premiar videoclipes inéditos ou com pouca veiculação na mídia. Assim, os avaliadores do festival irão prezar, durante os seus julgamentos, pelo ineditismo da obra audiovisual e da canção, pela atuação na cena cultural goiana dos artistas musicais e pelo ineditismo dos próprios artistas.

 O julgamento dos videoclipes inscritos será feito por planilha de notas que será preenchida por cada avaliador, com nota variando de 0.0 a 10.0.

 Cada avaliador será responsável por somente uma categoria de premiação e julgará os videoclipes somente levando em conta as características, potencialidades e fragilidades de cada categoria.  No final de cada planilha de notas haverá um espaço para o

avaliador tecer suas considerações sobre o videoclipe que recebeu a maior nota. Estas considerações técnico/ estéticas serão lidas durante a premiação dos vídeos, como devolutiva pedagógica da participação dos trabalhos no festival. O Festival assim preza pelos seus objetivos pedagógicos, educacionais e culturais.

 As planilhas de notas serão enviadas ao endereço eletrônico do avaliador e serão reenviadas de volta para o endereço eletrônico do festival. Todo este processo de avaliação será secreto, estando todos os avaliadores proibidos de divulgarem ou informarem qualquer resultado de avaliação. Caso algum resultado seja divulgado a qualquer outra pessoa ou órgão de comunicação antes do evento de premiação, o Festival irá impugnar a avaliação divulgada de maneira imprópria e indicará um outro julgador imediatamente. A nova lista de indicados será publicada quando terminar o novo processo de avaliação.

Referências

Documentos relacionados

➢ Quando a imagem principal estiver no modo de vídeo e a imagem secundária no modo TV, pode não conseguir ouvir o som da imagem principal quando carregar no botão SWAP ( ) depois

When creating query 6.3 on EasyBDI using drag-and-drop, it was found that it was not possible to express the aggregation presented in this query, unlike the previous query. This was

j = {X. Por tanto, para estos problemas la matriz A de las restricciones y e1 vector b, para restricciones lineales, de la forma A X = b pueden ser

(LTFP) aprovada pela Lei nº 35/2014, de 20/06, e do DL nº 209/2009, de 3/09, na sua redação atual, conjugados com a alínea b) do art.º 3º e art.º 19º da Portaria 83-A/2009,

Orchidaceae de um fragmento campestre em Ponta Grossa, Paraná, Brasil — Foi levantada a listagem da família Orchidaceae de um fragmento campestre localizado na

Buscando cumprir as exigências da legislação, o presente estudo tem por finalidade apresentar os principais aspectos para a contratação de empresa especializada na prestação

Nesta dissertação estudamos a dinâmica do emaranhamento entre dois qubits eletrônicos localizados em duas moléculas quânticas acopladas, onde cada molécula é composta por dois

Não repetiremos o que Alrø e Skovsmose (2004) já afirmaram sobre diálogo nesses ambientes, mas, sim, criaremos vínculos entre o que propomos de