• Nenhum resultado encontrado

30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ

R

R

E

E

G

G

U

U

L

L

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

1 DO EVENTO

1.1 A 30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ será realizada no dia 17 de abril de 2016, organizada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com sede na Rua Barão de Melgaço, número 3.677, Centro, na cidade de Cuiabá Mato Grosso, conta com o apoio de diversos órgãos e entidades ligadas ao esporte, à segurança, ao transporte e a saúde.

2 DA PROVA E LARGADA

2.1 A30ª Corrida Pedestre do Senhor Bom Jesus de Cuiabá realizar-se-á:  Data: 17 de Abril de 2016, Domingo;

 Horário da concentração dos atletas: a partir 6h00min, em frente Centro Poliesportivo Dom Aquino

 Horário da 1ª Largada: às 7h00min – Atletas com deficiência, Masculino e Feminino;

 Horário da 2ª Largada: às 7h05min Elite feminina,

 Horário da 3ª Largada: às 7h15min Elite Masculina e Geral.

2.2 Os horários de largadas atendem ao compromisso de ajustamento de conduta nº. 003/2012, firmado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Federação de Atletismo de Mato Grosso, com anuência da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

3 RETIRADA DO KIT

3.1 A retirada do kit deverá ser feita pelo atleta, nos dias 06 e 07 de Abril de 2016 das 09h às 20h no Complexo Esportivo Dom Aquino, na avenida Carmindo de Campos, bairro Dom Aquino na cidade de Cuiabá, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto. Cada

(2)

atleta deverá levar um quilo de alimento não perecível para a retirada do kit, O atleta participante que não efetivar a retirada do seu kit na data prevista, não poderá retira – ló em outra data, e terá sua inscrição cancelada.

3.2 O kit contempla as seguintes peças:  Camiseta alusiva ao evento;  Chip eletrônico descartável;

 Número de inscrição, mais conhecido como número de peito.

Paragrafo primeiro- Para retirar o kit o atleta deverá levar um quilo de alimentos não perecível (exceto sal). O Kit será retirado exclusivamente pelo próprio atleta inscrito ou por representante devidamente autorizado, na data e horários especificados acima, não serão entregues Kits no dia da realização da prova.

Paragrafo segundo – As camisetas da corrida que fazem parte do Kit que não forem retiradas pelos atletas inscritos, serão doadas para as Escolinhas de Iniciação Esportivas da Prefeitura Municipal de Cuiabá/Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

4 PERCURSO

4.1 O Percurso será de 10.000 (dez mil) metros. 4.2 Itinerário do percurso:

Largada na Av. Carmindo de Campos Av. Ten. Coronel Duarte

Av. Historiador Rubens de Mendonça Av. Miguel Sutil

Av. Gonçalo Pedroso (antiga Jurumirim) Av. das Torres

Contorno na Rotatória Av. das Torres com Rua Machado de Assis Av. Jd. Itália

(3)

4.3 Participarão da Corrida somente os (as) atletas regularmente inscritos, sendo que a prova será realizada independente da condição climática.

4.4 Será desclassificado o atleta que:  Não cumprir o percurso;

 Largar antes da autorização do diretor da prova;  Deixar de passar nos 03 (três) controles de chips;  Dificultar a ação de outros concorrentes;

 Chegar sem o número de identificação;

 Apresentar durante a Corrida conduta antidesportiva;

 Pegar carona de autos, bicicletas, cortar caminho e similares;

 Trocar o número de identificação antes, durante ou depois da corrida;  Encobrir o número e/ou o nome dos patrocinadores;

(4)

 Apresentar irregularidade na ficha de inscrição, conforme previsto no item 8, subitens 8.2 e 8.16.

Paragrafo único: A desclassificação do atleta só terá validade após análise

da Coordenação da Corrida e da equipe de arbitragem da Federação de Atletismo de Mato Grosso, e de acordo com o previsto no regulamento do evento.

4.5 A COMISSÃO da Corrida será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, devidamente constituída, conforme portaria GAB/ SMCET Nº 012/2016.

4.6 A responsabilidade do serviço de ARBITRAGEM será da Federação de Atletismo de Mato Grosso, de acordo com os seus critérios.

5 CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS.

5.1 Poderão participar os atletas de ambos os sexos e com idade mínima de 18 anos completos no dia da prova, inscrevendo-se na PROVA nas seguintes categorias: Atletas com deficiências, Elite (feminina e masculina), Atletas categoria gerais e por Equipes Masculinas e Femininas.

5.2 CATEGORIAS

5.2.1 ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS.

5.2.1.1 A Comissão da Corrida esclarece que o desporto para as pessoas portadoras de deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de eventos nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências, que deverá ser realizada da seguinte forma:

5.2.2 CADEIRANTES.

5.2.2.1 O ATLETA que participa da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Comissão nenhuma restrição quanto a peso, dimensões desde que seja uma cadeira de

(5)

competição/esportiva, não sendo permitidas cadeiras de uso social (diário). É obrigatório o uso de capacete

5.2.3 DEFICIENTE VISUAL.

5.2.3.1 O ATLETA com comprovada limitação visual (atestado Medico), deverá participar da competição com um (a) ATLETA guia, este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS, devendo estar unido ao atleta por um cordão (que deverá ter 0,50m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA. O guia não poderá ficar a frente do (a) ATLETA, o mesmo deverá manter-se sempre atrás ou ao lado.

5.2.4 DEFICIENTE FÍSICO

5.2.4.1 O (a) ATLETA com deficiência no(s) membro(s) inferior(es) que comprovadamente dificultem seu caminhar ou correr ou que corram com próteses especiais, ou que utilizam bengalas, muletas, andador, etc.

5.2.4.2 Os (as) atletas com deficiência além do documento original de identidade deverão anexar: obrigatoriamente o original da declaração médica em receituário próprio com até 60 dias anterior a data da inscrição do atleta contendo, assinatura e com carimbo e CRM do médico, que os enquadre em uma das CATEGORIAS ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS disponíveis acima. As inscrições da categoria especial serão aceitas somente na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, no Complexo Esportivo Dom Aquino (Manoel Soares de Campos), na cidade de Cuiabá Mato Grosso. 5.3 ELITE (FEMININA E MASCULINA)

5.3.1 Resguardadas as condições previstas no início deste regulamento, poderão integrar o pelotão de Elite.

 Os 20 primeiros classificados (masculino); e os 20 primeiros classificados (feminino) da 29º CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ.

 Os 20 primeiros classificados (masculino); e os 20 primeiros classificados (feminino) da 9ª CORRIDA GOVERNADOR DANTE DE OLIVEIRA.

(6)

 Os 20 primeiros classificados (masculino); e os 20 primeiros classificados (feminino) da 32ª CORRIDA DE REIS.

 Poderão participar também, 30 atletas (masculino) e 30 atletas (femininos) que comprovadamente tiverem participado de outras corridas de âmbito nacional/internacional sancionada pela CBAt ou pela Federação local do país (atletas estrangeiros) no período de 2015-2016, e tenham se classificado entre os 15 primeiros colocados na prova desde que respeitada a idade mínima de 18 anos.

5.3.2 O pelotão de elite será composto por no máximo 90 atletas (masculino) e 90 atletas (feminino). Para inscrição na elite, será necessário que o atleta apresente no ato da inscrição o número de registro na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Caso o atleta não tenha registro no órgão, fica impedido de se inscrever no pelotão de elite da 30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ. Os atletas estrangeiros devem ter autorização da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt para competir.

5.3.3 O atleta que largar no pelotão de elite não participará da classificação por faixa etária.

5.4 CATEGORIA EQUIPES

As Equipes de Corrida e Assessorias Esportivas poderão se inscreverem na categoria equipe, Masculina e Feminina, com 10 atletas por equipe. A inscrição da equipe será realizada somente pelo representante/técnico da equipe e/ou assessoria no Complexo Esportivo Dom Aquino, mediante Ficha com o Nome completo do atleta, data de nascimento e CPF de cada atleta da equipe, até as 18 horas do dia 15 de Março. A Comissão não se responsabilizara por dados incorretos no ato da inscrições das equipes.

5.4.1 Os atletas que competirão por equipe deverão estar inscrito inicialmente na Categoria Geral e identificar sua Equipe/Assessoria Esportiva no Ato da Inscrição On line. Não serão admitidas inscrições de atletas em equipes que não tenham feito previamente sua inscrição on line na categoria geral.

(7)

5.5.1 Serão considerados (as) atletas inscritos (as) na categoria geral todos (as) os (as) atletas que não se enquadrem nas categorias acima citadas.

5.6 FAIXAS ETÁRIAS.

5.6.1 Como incentivo aos adeptos do atletismo será inserida nessa competição de acordo com faixas etária para ambos os sexos, que obedecerá incondicionalmente a este regulamento;

5.6.2 Para as Faixas Etárias, será considerado o ano de nascimento (ano Base) do atleta e distribuída da seguinte maneira:

Masculino - Faixas Etárias

Sub 20 18 a 19 anos (1998 e 1997) Sub-23 20, 21 e 23 anos (1996 a 1993) Adultos- A 24 A 29 anos (1992 a 1987) Adultos- B 30 a 39 anos (1986 a 1977)

Feminino - Faixas Etárias

Sub 20 18 a 19 anos (1998 e 1997) Sub-23 20, 21 e 23 anos (1996 a 1993) Adultos- A 24 A 29 anos (1992 a 1987) Adultos- B 30 a 39 anos (1986 a 1977) MÁSTERS A partir de 40 anos IDADE MASCULINO – FAIXA ETÁRIA FEMININO – FAIXA ETÁRIA 40 a 44 anos M40 F40 45 a 49 anos M45 F45 50 a 54 anos M50 F50 55 a 59 anos M55 F55 60 a 64 anos M60 F60 65 a 69 anos M65 F65 70 a 74 anos M70 F70

(8)

Acima de 75 anos Masculino Feminino

CATEGORIA EQUIPES/ASSESORIAS – COM 20 ATLETAS

MASCULINO FEMININO

MELHOR ATLETA DE EQUIPE COM MELHOR TEMPO DE CHEGADA MELHOR ATLETA DE EQUIPE MASC. MELHOR ATLETA DE EQUIPE FEM.

6 DAS INSCRIÇÕES E PRAZOS

6.1 As inscrições para a 30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ estarão abertas a partir do dia 16 de março de 2016, até o limite máximo

de 5.000 (cinco mil) de participantes/atletas ou até o dia 25 de Março de 2016, o

que for alcançado primeiro. Após esta data, se ainda houver vagas, as inscrições poderão ser prorrogadas, a critério da Comissão da corrida.

6.2 Ao fazer a inscrição o atleta deverá informar o seu nome, CPF, data de nascimento, sexo, endereço, telefone e profissão. Alguns campos no formulário são de preenchimento opcional.

6.3 As inscrições de ATLETAS CATEGORIA GERAL serão feitas pela INTERNET no site www.cuiaba.mt.gov.br

6.4 As inscrições para o pelotão de elite e a categoria de atletas com deficiências (cadeirantes, deficientes visuais e deficientes físicos) obedecerão aos critérios estabelecidos na Norma 07 da CBAt (inclusão nos rankings oficiais e/ou obtidos em provas com percursos comprovadamente medidos por medidores da CBAt) conforme o item 5 subitem 5.3.1 e 5.3.2.

6.5 As inscrições poderão ser feitas por terceiros, desde que seja maior de idade e que tenha uma procuração do ATLETA, particular e com firma reconhecida, acompanhada de cópia de documento de identidade do atleta, documentos esses que serão retidos pela Comissão.

(9)

7 PREMIAÇÃO.

A premiação seguirá as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando a ordem de chegada como critério para definir os vencedores, e não o tempo liquido do atleta, conforme descrito abaixo:

7.1 ELITE MASCULINA E FEMININA  1.º Lugar – Medalha.  2.º Lugar – Medalha.  3.º Lugar – Medalha.  4.º Lugar – Medalha.  5.º Lugar – Medalha. 7.2 ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS

7.2.1 Serão premiados os primeiros e segundos colocado de cada categorias respectivamente, conforme citado abaixo:

7.2.2 CADEIRANTES: MASCULINO E FEMININO  1.º Lugar – Medalha.

 2.º Lugar – Medalha.

7.2.3 DEFICIENTE VISUAL: MASCULINO E FEMININO  1.º Lugar – Medalha.

 2.º Lugar – Medalha.

7.2.4 DEFICIENTE FÍSICO: MASCULINO E FEMININO  1.º Lugar – Medalha.

 2.º Lugar – Medalha.

7.2.5: O MAIS IDOSO: MASCULINO E FEMININO  1.º Lugar – Medalha.

(10)

7.3 CLASSIFICAÇÃO POR FAIXAS ETÁRIAS.

7.3.1 Nas faixas etárias serão classificados os dois melhores tempos masculinos e femininos. Não haverá premiação por faixa etária.

7.4 PREMIAÇÃO POR EQUIPE

7.4.1 Será premiada as melhores equipes Masculina e Feminina, conforme citado abaixo:

 1.º Lugar MASC. e FEM. – Troféu

Para efeito de classificação por Equipes. Será realizada a média do tempo dos participantes da respectiva equipe. Somando-se os tempos validos dos participantes da equipe (10 atletas) dividindo-se pelo número de participantes da equipe (10 atletas). Os atletas de equipe que não completarem a corrida ou ultrapassarem o tempo máximo de prova de 2 horas, para efeito de classificação terão o tempo máximo de prova de 2 horas computado como tempo de prova.

As equipes Masculinas e Femininas terão 10 participantes cada uma. Não será permitido equipes compostas por menos ou mais do que 10 atletas.

7.5 PREMIAÇÃO MELHOR ATLETA DE EQUIPE

Serão Premiados os melhores atletas Masculino e Feminino participante da Corrida Pedestre do Senhor Bom Jesus de Cuiabá por equipes. Os Melhores tempos de integrantes de equipe serão premiados da seguinte forma:

 1.º Lugar Masc. e Fem. Medalha.

Os atletas que optarem em participarem na Categoria por Equipe, inscritos pelo responsável da equipe, não disputaram as premiações das demais categorias. Disputam somente por Equipe e Melhor Atleta de Equipe.

7.6 As Premiações Serão Realizadas no Termino da Corrida após homologação do resultados oficiais.

7.7 Em nenhuma hipótese é permitido que um (a) mesmo (a) atleta seja premiado duas ou mais vezes.

(11)

7.8 Para a premiação do atleta mais idoso é considerada a idade completada no dia da prova, não levando em consideração a ordem de classificação e sim o atleta com mais idade que completar o percurso.

8 DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 A Comissão não se responsabiliza pela falta de veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Cabendo ao atleta ou ao responsável legal assumir os ônus pelo descumprimento de qualquer item que afronte o regulamento geral do evento.

8.2 Mediante a constatação de fraude ou informações incorretas na ficha de inscrição, o (a) atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.

8.3 Ao se inscreverem no evento, os participantes estarão automaticamente, declarando-se aptos (em boas condições físicas) e devidamente preparados para participarem da corrida, isentando a Comissão, patrocinadores, apoiadores e demais órgãos públicos ou privados envolvidos no evento de quaisquer problemas de saúde que porventura ocorram a eles em função da participação no evento, bem como se declaram conhecedores dos itens deste regulamento e com os quais concordam integralmente.

8.4 Ao participar do evento o (a) atleta aceita, integralmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.

8.5 Ao participar deste evento, o (a) atleta cede todos os direitos de utilização de sua imagem, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, organizadora e realizadora do evento, renunciando ao recebimento de qualquer valor por usá-la, em impressos e propagandas institucionais.

8.6 Atletas estrangeiros deverão estar incluídos na lista atualizada semanalmente no site da CBAt (www.cbat.org.br) e serão aceitos na competição mediante comprovação deste fato pelo Delegado Técnico que for indicado pela CBAt.

(12)

8.7 Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) e guarda-volumes, devidamente sinalizados.

8.8 A Comissão recomenda que não sejam deixados valores nos guarda-volumes (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.), por tratar-se de um serviço de cortesia.

8.9 Não haverá reembolso por parte da Comissão, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova.

8.10 A Comissão poderá suspender a qualquer momento o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.

8.11 Haverá serviço de ambulância para atendimento de primeiros socorros, disponível para os (as) atletas, sendo que o atendimento médico de emergência será efetuado na rede pública municipal de saúde;

8.12 Postos de hidratação - Serão disponibilizados postos de abastecimento na área de largada/chegada, nos 2.500 metros, 5.000 metros e 7.500 metros.

8.13 Reclamação e protesto - Quaisquer reclamações ou protestos só serão aceitos por escrito ao delegado representante da CBAt até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial conforme Regras Internacionais da IAAF.

8.14 A corrida terá duração máxima de 2h00mm (duas horas) e os serviços de apoio desativados após este período, assim como o trânsito liberado nas vias do percurso.O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a COMISSÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.

8.15 A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.

8.16 Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios

(13)

ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.

8.17 Todos (as) os (as) atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar de forma correta o chip e o número de inscrição, que deverá estar fixado e visível na parte frontal da camiseta.

8.18 A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.

8.19 A Comissão fará exames antidoping em 8 (oito) atletas, sendo 4 (quatro) homens e 4 (quatro) mulheres, a serem indicados ou sorteados pelo oficial antidoping da CBAt.

8.20 Desclassificação – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:  - quando houver troca de número ou do chip eletrônico;

 - ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;

 - invadir o pelotão de elite;

 - deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;  - largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a

pista ilegalmente durante a largada;

 - empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;

 - desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores. 8.21 Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA.

8.22 A Comissão reserva-se o direito de incluir no evento ATLETAS especialmente convidados.

8.23 Será obrigatório o uso de acessórios (camiseta oficial da 30ª CORRIDA PEDESTRE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ), durante a premiação no pódio.

8.24 O presente regulamento segue as regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo estando devidamente aprovado.

8.25 As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

(14)

8.26 Consideramos todos os participantes cientes deste regulamento, cumpra-se.

Comissão Organizadora

ALBERTO MACHADO

Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

RUA COMANDANTE COSTA, Nº 397.

CENTRO, CUIABÁ MATO GROSSO - CEP 78.005- 300 Fone: (65) 3616 6608 –(65) 3616 6609

Referências

Documentos relacionados

McClelland (1972) apontou que, como as questões do instrumento são subjetivas, elas refletem o momento em que se encontra o respondente, no caso desse estudo,

• “autogestão por operadora”, em que a empresa estatal federal patrocina, por meio de pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos, plano privado e fechado

Nesse caso, entram em cena o eixo interdiscursivo (a dimensão da interdiscursividade constitutiva de todo dizer), ou seja, a determinação sócio-histórica do sentido cujo

Perfil básico do Grupo III (70%, 28 pontos): definido como ter no mínimo 4h semanais po r no mínimo e m 10 anos de atividadesde ensino que caracterizem a integração ou

Mestre de Cerimônia - Maj PM Cláudia Virgília Raposo de Faria Convida o Presidente da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil, Cel Cláudio

Apresentamos uma outra abordagem levando em consideração apenas as duas cartas escritas por Patrício e nelas tentaremos observar como ele representou os irlandeses, a si mesmo e

Durante o florescimento (fase R1 a R3), Avatar® deve ser aplicado nos horários de menor atividade de visitação e forrageamento das abelhas, preferencialmente no final da tarde ou

Saúde de Brasilia - DF, para discutir a situação do diabetes e hipertensão, trocar experiências sobre programas de atenção e de educação para pacientes e profissionais e