• Nenhum resultado encontrado

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Normatiza as Atividades Formativas previsto na Reforma Curricular do Curso de Odontologia Processo No 23075.64471/05-92

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O presente regulamento tem o propósito de normatizar as Atividades Formativas do Curso de odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As atividades formativas são complementares em relação ao Eixo Fundamental do Currículo, objetivando sua flexibilização (Art. 1º Resolução 70/04 CEPE). O Colegiado do Curso de Odontologia entende que as atividades formativas são elementos enriquecedores na formação profissional dos graduandos e estas atividades fazem parte do projeto pedagógico do Curso.

VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS (Resolução 70/04 – CEPE)

NORMAS GERAIS

O Colegiado do Curso contará com uma Comissão Permanente de Acompanhamento, composta por quatro membros indicados pelo próprio Colegiado, com mandato de dois anos, permitida uma recondução (Art. 5º). As atividades formativas serão realizadas no decorrer do Curso.

A Coordenação do Curso terá a incumbência de homologar as atividades e autorizar o aporte de carga horária ao Histórico Escolar do aluno.

Para que a atividade formativa tenha a carga horária reconhecida para o Histórico Escolar do aluno, é fundamental e necessário seu registro, na Coordenação do Curso, após o término da atividade.

As atividades formativas serão registradas no Histórico Escolar do aluno, pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos – NAA. (Parágrafo Único Art. 6º).

A carga horária da atividade formativa deverá estar em consonância com a grade horária de cada aluno e em cada período do Curso de Odontologia (Art. 7º).

(2)

CARGA HORÁRIA E MODALIDADES DE ATIVIDADES ACEITAS PARA A INTEGRALIZAÇÃO A carga horária total prevista para o curso de Odontologia será de 90 horas, a qual deverá ser cumprida ao longo do período de formação do aluno e completada até o último mês do 9º período do curso. Serão consideradas no currículo de odontologia as seguintes atividades formativas (Anexo 1 e Anexo 2):

I-Disciplinas Eletivas II- Atividades de Monitoria III- Atividades de Pesquisa IV- Atividades de Extensão

V- Estágios Curriculares não obrigatórios VI- Atividades de Representação Acadêmica VII- Participação em Eventos Científicos I-DISCIPLINAS ELETIVAS

Entende-se por disciplina eletiva toda e qualquer disciplina que não conste da grade curricular do curso.

Tais disciplinas poderão ser cursadas na UFPR ou em outra Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo MEC. As horas da disciplina serão computadas na sua integridade desde que a comprovação se faça pelo registro no NAA ou mediante a apresentação do histórico escolar original de outra IES.

II-ATIVIDADES DE MONITORIA

Monitoria é uma das atividades flexíveis voluntárias do aluno, que tem por objetivo o desenvolvimento da competência pedagógica para o Magistério.

NORMAS GERAIS: Programa de Monitoria segundo as Normas da Resolução No 91/99-CEPE e os critérios de seleção de acordo com a Resolução No 43/03-CEPE. Modalidades Certificadas pela PROGRAD:

1. Programa de Monitoria com Bolsa- com duração de um ano, com 12 horas semanais

2. Programa de Monitoria sem Bolsa- com duração de um ano, com 12 horas semanais

Na atividade de Monitoria o limite de carga aportada ao Histórico Escolar do aluno será de até doze horas semanais.

(3)

III- ATIVIDADES DE PESQUISA

A pesquisa é uma das missões da UFPR, que inclui: Iniciação Científica, trabalhos científicos apresentados em eventos internos ou externos à UFPR e publicações em Revistas Científicas. Estas atividades têm como objetivos:

 Incentivar a participação dos graduandos em projetos de pesquisa, para que desenvolvam pensamento científico.

 Integrar o corpo discente com o corpo docente nas atividades de pesquisa no âmbito da graduação;

 Estimular a produção científica;

 Propiciar melhoria da qualidade de ensino no processo de formação de profissionais.

 Aumentar e qualificar recursos humanos, reduzindo tempo de titulação de mestres e doutores.

Tipos de programas de iniciação científica:

1. Programa de Iniciação Científica para estudantes de graduação da UFPR de acordo com a Resolução N0 46/03-CEPE:

a) Programa de Iniciação Científica da UFPR sob a supervisão da Coordenação da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/ TN, com bolsa.

b) Programa de Iniciação Científica da UFPR sob a supervisão da Coordenação da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG, PIBIC/ TN, modalidade voluntária.

2. Iniciação Científica do Curso de Odontologia com Projetos de Pesquisa, registrados no BANPESQ e com programa cadastrado e aprovado em Plenária Departamental e/ou Colegiado do Curso. Este programa terá apenas modalidade voluntária, não remunerada. Os critérios para este Programa são:

 Os Orientadores deverão ser professores do curso, podendo ser Doutores, Mestres ou Especialistas

 Os projetos deverão estar cadastrados e homologados nos Departamentos e Coordenação do Curso

(4)

 O número de alunos envolvidos estará de acordo com a proposta do projeto

Aporte de horas para o histórico escolar em atividades de pesquisa:

A carga horária aportada no Histórico Escolar será de 20 horas semanais, quando do Programa PIBIC; 12 horas semanais no Programa TN e até 12 horas semanais em pesquisa administrada no curso com registro no BANPESQ, com a certificação do professor orientador.

A publicação de artigo de divulgação científica relacionada à pesquisa, em veículos de divulgação aportará 20 horas adicionais ao Histórico.

Se a revista científica for qualificada pelos critérios da CAPES, o aporte de horas sofrerá um acréscimo de 40 horas.

IV- ATIVIDADES DE EXTENSÃO

As Atividades de Extensão seguem a Resolução 23/01-CEPE-UFPR e as Diretrizes Curriculares do Curso de Odontologia.

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico, que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

São atividades de Extensão: Programas, Projetos, Cursos, Produção e Publicação.

1. Programas de extensão

Considera-se Programa de Extensão Universitária o conjunto de atividades (projeto, curso, evento) de caráter orgânico-institucional, articuladas ao ensino e à pesquisa e integradas às políticas institucionais direcionadas às questões relevantes

da sociedade, ( Art. 6º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR). Os programas de Extensão universitária deverão, preferencialmente, ser

desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho, ( Art. 6º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR).

Cabe a PROEC o registro e emissão de certificados dos Programas de Extensão Universitária, cujo relatório de atividades tenha sido aprovado, ( Art.10º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR) .

(5)

É considerado Projeto de Extensão Universitária o conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, cultural, científico e tecnológico, realizadas junto à comunidade e desenvolvidas de forma sistematizada, articulada ao ensino e à pesquisa, envolvendo docentes e discentes (bolsistas ou voluntários). Alunos voluntários poderão participar de atividades de extensão desde que atendam às exigências previstas na Lei que regulamenta o trabalho voluntário,( Art.11º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR).

O projeto de extensão, atendendo ao disposto no parágrafo 2º do artigo 3º da resolução 23/01-CEPE deverá ser encaminhado à PROEC, no prazo de 30 (trinta) dias antes do início das atividades,( Art.12º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR).

Os projetos de extensão que não demandem apoio da PROEC ou de outros órgãos, poderão ser protocolados a qualquer época do ano, ( Art.13º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR).

Normas e tipos de programas para os projetos de extensão dos alunos de odontologia:

1º- Projeto de Extensão- PROEC, com bolsa

 Carga horária de 12 horas semanais

 Período de um ano

2º- Projeto de Extensão- PROEC, voluntário

 Projeto cadastrado e registrado na PROEC, por professor ou técnico administrativo dos Setores de Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde

 Carga horária semanal estipulada pelo Coordenador

 Carga horária total- máximo de 12 horas semanais

 Período de um ano

As atribuições e normas de professores e alunos, na Atividade Formativa de Extensão devem respeitar o conteúdo da Resolução 23/01-CEPE-UFPR.

A carga horária aportada no Histórico Escolar do aluno será aquela validada pelo Coordenador do Projeto, até no máximo 40 horas, a qual deverá ser registrada na Coordenação do Curso.

(6)

3. Cursos de extensão

É considerado Curso de Extensão Universitária o conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejado e organizado de maneira sistemática, objetivando a educação continuada por meio da socialização do conhecimento acadêmico, com carga horária definida e processo de avaliação formal, ( Art.16º-RESOLUÇÃO Nº 23/01-CEPE/UFPR).

Os Cursos de Extensão podem ser ofertados pela UFPR ou por IES reconhecida pelo MEC e podem ser classificados como:

Curso de iniciação- Destinado à Comunidade em geral, objetiva a informação de conceitos, tem duração mínima de 8 horas; carga horária validada de 4 horas

Curso de atualização- Destina-se à Comunidade em geral, objetiva a reciclagem de conhecimentos, tem duração mínima de 15 horas; carga horária validada de 8 horas

Curso de capacitação- Objetiva transmitir conhecimentos e divulgar técnicas, tem duração mínima de 60 horas; carga horária validada de 40 horas

OBS: Os cursos assistidos patrocinados pela PROEC ou externos à Universidade com mais de 60 horas terão carga horária validada em 50% da carga horária total.

V – ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Atividade Curricular de base eminentemente pedagógica (Art.1º Resolução nº19/90-CEPE) com intenção de obter experiência acadêmica orientada para competência técnico-científica. Importante no Curso de Odontologia devido a realização de um período de prática na área profissional específica.

Os estágios não obrigatórios deverão ser propostos por um dos Departamentos, que participam do Curso de Odontologia. Os Departamentos também terão a responsabilidade de incluir no seu Plano departamental e nos Planos individuais do professor esta atividade.

Deverá realizado voluntariamente pelo aluno, sem comprometimento com a grade curricular do aluno.

(7)

Para a validação dos estágios não obrigatórios é indispensável à avaliação que é parte integrante da dinâmica do processo de acompanhamento do aluno.

O plano de estágio deve ser aprovado pela COE do Curso.

A avaliação do estagiário será feita pelo professor orientador, de forma sistemática e contínua, com os resultados de auto-avaliação dos alunos.

O aluno estagiário será avaliado de acordo com as normas (regulamento do estágio) elaboradas pelos professores e na ficha de avaliação do estagiário, o professor orientador deverá atribuir o número de horas a ser aportado para o histórico escolar do aluno, de acordo com seu desempenho. O registro das horas sugeridas será validado pela COE do curso de Odontologia e referendadas pelo Colegiado do Curso.

VI – REPRESENTAÇÃO ACADÊMICA

Liderança, Administração e Comunicação, são competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Odontologia.

Os profissionais de Saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, visando o bem-estar da comunidade. Liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de força de trabalho, de recursos físicos e materiais.

A inclusão de representação acadêmica como atividade formativa flexível para o curso de Odontologia incentivará a formação de profissionais com maior poder de liderança, servindo essa representação como base de aprendizado e aperfeiçoamento para o futuro profissional.

São atividades de representação acadêmica:

 Presidente e Secretário do Diretório Acadêmico CAOGS – órgão que representa o aluno do curso. Tem atividade de representar os estudantes no Colegiado do Curso e nos departamentos diretamente ligados ao curso de Odontologia.

 Participação como membro da diretoria do DCE

 Representante de Turma: Cada período do curso poderá ter dois representantes, escolhidos pelos alunos de cada período. Estes representantes farão a comunicação entre os alunos, os departamentos e a coordenação do curso.

(8)

O nome de cada representante deverá ser comunicado na primeira quinzena de cada semestre letivo na Coordenação do Curso. Nas duas primeiras modalidades, o aluno (com atividade formativa flexível de representação acadêmica) terá 20 horas por período letivo, aportadas no seu Histórico Escolar. No caso de representação de turma, o aluno terá 5 horas aportadas no seu histórico escolar, por período letivo.

VII- PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

Quanto aos eventos científicos, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia direcionam para o profissional como competência e habilidade para “Educação Permanente”. Desta forma, os profissionais formados devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com sua educação. Os formadores têm que propiciar condições para a comunicação entre os futuros profissionais e os profissionais dos diferentes serviços.

Considerando essas Diretrizes, bem como a amplitude de conhecimentos necessários para a formação de um bom promotor de Saúde, o Curso de Odontologia reconhece que a participação em eventos científicos é atividade formativa flexível. A saber:

 Eventos Científicos organizados ou com apoio da Coordenação do Curso de Odontologia, (SAOJEM); a adesão ao evento dará direito ao aporte de 3 horas, a adesão e a frequência em curso dará direito ao aporte de 3 horas e 50% da carga horária de cada curso freqüentado. Este número será acrescido de 20 horas se o aluno apresentar trabalho científico na SAOJEM.

 Congressos Nacionais/ Regionais das grandes áreas da Odontologia, reconhecidos pela Coordenação do Curso como eventos aceitáveis para a validação de horas de atividades formativas.

Na condição acima, para cada evento com duração maior ou igual a quinze horas serão registradas 4 horas no Histórico Escolar do aluno desde que confirmada a simples presença; em eventos com duração mínima de 4 horas e máxima de 14 horas, o aporte será de 2 horas.

(9)

A cada participação com apresentação de trabalho científico, no mesmo evento, serão registradas mais 10 horas no Histórico Escolar do Aluno. Cada trabalho científico apresentado terá sua carga aportada, no máximo, duas vezes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O registro da inscrição de cada programa de atividade formativa flexível será implantado e divulgado pela Coordenação do Curso de Odontologia. Situações não contempladas neste documento seguirão as Normas do Setor de Saúde e da UFPR.

(10)

ANEXO 1

ATIVIDADES FORMATIVAS PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA NOME DA ATIVIDADE CH A SER

ATRIBUÍDA

CRITÉRIO

I-DISCIPLINAS ELETIVAS As horas da disciplina serão computadas na sua integridade

Registro no NAA ou mediante a

apresentação do histórico escolar original de outra IES

II- ATIVIDADES de MONITORIA

(qualquer modalidade)

Até doze horas semanais

Certificado pela PROGRAD, duração de um ano, com 12 horas semanais.

III- ATIVIDADES DE PESQUISA 20 h/ semanais Programa PIBIC 12 h/ semanais Programa TN

12 h/ semanais Pesquisa com registro no BANPESQ 20 horas Artigo de divulgação científica 40 horas Revista qualificada critérios CAPES IV-ATIVIDADES DE EXTENSÃO

1.PROJETO DE EXTENSÃO

(Bolsista, sem bolsa, outras bolsas) 2. CURSOS DE EXTENSÃO: 2.1.CURSO DE INICIAÇÃO 2.2.CURSO DE ATUALIZAÇÃO 2.3.CURSO DE CAPACITAÇÃO 2.4. .CURSO acima de 60 h 1. 12 h/ semanais

1. Certificado pela PROEC, duração de um ano, com 12 horas semanais

2.1. Máximo 4h 2.1. Duração mínima de 8 horas 2.2. Máximo 8h 2.2. Duração mínima de 15 horas 2.3. Máximo 40h 2.3. Duração mínima de 60 horas 2.4. 50% 2.4 PROEC ou externos à UFPR

V- ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Professor

Orientador deverá atribuir o número de horas

Será validado pela COE do curso de Odontologia e referendadas pelo Colegiado do Curso.

VI - ATIVIDADES de

REPRESENTAÇÃO ACADÊMICA

20 h/período Presidente ou Secretário- CAOGS, ou Membro da diretoria do DCE.

(11)

5 h/período Representante de Turma

VII- PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

1.SAOJEM 1.-Eventos Científicos SAOJEM 1.1-.3h 1.1.adesão-

1.2--3h mais100% 1.2.adesão mais curso 1.3--20 horas 1.3.apresentação de trabalho

2. Congressos 2.Congressos Nacionais/ Regionais 2.1- 4 horas 2.1 maior ou igual a quinze horas

2.2- 2 horas 2.2. Mínimo de 4 horas e máxima de 14 h 2.3- 20 horas 2.3..apresentação de trabalho

(12)

ANEXO 2

RELATÓRIO DE ATIVIDADES FORMATIVAS ODONTOLOGIA ACADÊMICO: SEMESTRE PERÍODO AVALIADO : / / a / / NOME DA ATIVIDADE C H ATRIBUÍDA CRITÉRIO UTILIZADO I-DISCIPLINAS ELETIVAS:

As horas da disciplina serão computadas na sua

integridade

II- ATIVIDADES de MONITORIA

Até 12 horas semanais

III- ATIVIDADES DE PESQUISA

Programa PIBIC (20 h/ semanais) Programa TN - PET (12 h/ semanais) Pesquisa – BANPESQ (12 h/ semanais)

Artigo de divulgação científica (20 horas)

Revista indexada (40 horas)

IV- ATIVIDADES DE EXTENSÃO

1. PROJETO OU PROGRAMA DE EXTENSÃO Certificado pela PROEC ( 12 h/ semanais)

2. CURSOS DE EXTENSÃO:

2.1 CURSO DE INICIAÇÃO Duração mínima de 8 h (máximo 4h)

2.2. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Duração mínima de 15h

(máximo 8h)

2.3 CURSO DE CAPACITAÇÃO Duração mínima de 60 h

(máximo 40h)

2.4 CURSO acima de 60 h PROEC ou externos à UFPR (50%)

(13)

NOME DA ATIVIDADE C H ATRIBUÍDA

CRITÉRIO UTILIZADO V- ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO- PVA O Professor Orientador deverá

atribuir o número de horas

NOME DA ATIVIDADE C H

ATRIBUÍDA

CRITÉRIO UTILIZADO

VI – ATIVIDADES de REPRESENTAÇÃO ACADÊMICA

Presidente ou Secretário- CAOGS, ou Membro da diretoria do DCE (20h/P)

Representante de Turma (5h/P)

VII- PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS 1.-EVENTOS CIENTÍFICOS SAOJEM

Adesão - ( 3 h)

Adesão mais curso (3h mais100%) Apresentação de trabalho (20 horas) 2. CONGRESSOS Maior ou igual a 15 h (4 horas) Mínimo de 4 e máxima de 14 h (2 horas) Apresentação de trabalho (20 horas) TOTAL HORAS OBS:

Referências

Documentos relacionados

Os aditivos incorporadores de ar são materiais orgânicos, adicionados na água de amassamento do concreto, que promovem a entrada de uma quantidade controlada

Ao professor não competia a tarefa de apresentar um conjunto de ideias para os alunos, mas sim estimular que eles se servissem desse conjunto como dados de problemas

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Almeja-se com esta investigação contribuir para avaliação da Política de Educação de Jovens e Adultos, bem como instigar para o debate conjunto entre órgãos públicos

Todas as atividades da empresa são realizadas de maneira igualitária entre os sócios, tanto a das atividades fins (lavagem e higienização e manuseio dos equipamen- tos), como

Negativa a PRAÇA, não havendo a remição nem requerendo o credor a adjudicação dos bens penhorados, fica desde já designado LEILÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;