• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS MONOGRAFIA I E II Curso de Pedagogia ( presencial ou EAD)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS MONOGRAFIA I E II Curso de Pedagogia ( presencial ou EAD)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS MONOGRAFIA I E II Curso de Pedagogia ( presencial ou EAD)

A monografia é atividade curricular do Curso de Pedagogia (presencial ou EAD) da Universidade Católica de Petrópolis, desenvolvida sob orientação de professor responsável, realizada durante o período letivo, encerrando -se, na última semana letiva, o prazo para entrega do trabalho final com as correções sugeridas pelos professores que compuseram a banca após a exposição público -oral.

I - PRÉ-REQUISITOS E CARGA HORÁRIA

1. Só poderá se matricular na atividade de monografia o aluno que já tiver completado pelo menos 1500 (mil e quinhentas) horas do currículo pleno, que é o equivalente a cem créditos cursados.

2. Deverá ser cumprida pelos alunos do Curso de Pedagogia (presencial ou EAD) do 7º e 8º semestres.

3. Para cursar a disciplina Monografia I, o aluno deverá ter cursado a disciplina "Metodologia do Estudo e da Pesquisa” e Pesquisa em Educação.

4- Para cursar a disciplina Monografia II é obrigatório ter sido aprovado em Monografia I.

5- Para ser aprovado no Curso e receber efetivamente o diploma, o aluno deverá ter sido aprovado em Monografia II e alcançar média mínima de 6,0 pontos na exposição público-oral de seu trabalho final.

6- É obrigatória a exposição público-oral da Monografia para aprovação na disciplina Monografia II.

(2)

II - DO DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento de atividades de monografia consistirá de três fases:

1ª FASE - MONOGRAFIA I:

a) escolha do tema; b) escolha do orientador;

c) pesquisa bibliográfica compatível com o tema; d) apresentação de anteprojeto da pesquisa;

e) escolha do professor que será membro da banca para avaliar o projeto em conjunto com o orientador;

f) delineamento geral do trabalho em texto escrito (02 vias) até o final do penúltimo mês do semestre letivo vigente;

g) avaliação parcial durante o penúltimo mês do semestre letivo vigente; h) elaboração das correções solicitadas;

i) entrega do Projeto de Monografia;

j) se houver a opção por utilizar-se de Pesquisa de Campo, é necessário submeter o projeto ao Comitê de Ética da UCP até o penúltimo mês do semestre letivo vigente.

2ª FASE - MONOGRAFIA II:

a) início da elaboração da Monografia; b) elaboração dos capítulos da Monografia; d) elaboração das correções solicitadas;

e) digitação definitiva do trabalho (03 vias), de acordo com as especificações técnicas, para entrega à Banca Examinadora com o prazo de quinze dias de antecedência em relação à data da exposição público -oral;

(3)

III - DO TEMA

O tema a ser desenvolvido pelo aluno/orientando será escolhido entre os temas definidos periodicamente pelo Curso de Pedagogia (presencial ou EAD), mediante orientação do Coordenador do Curso, levando -se em conta:

a) as áreas temáticas dos professores/orientadores;

b) os temas das pesquisas dos professores/orientadores, concluídas ou em andamento;

c) os temas para os quais existam concursos de monografias ;

Em função do tema, o aluno deverá escolher o orientador.

IV - DO ORIENTANDO Compete ao aluno:

a) ser aprovado nas disciplinas: Monografia I e Monografia II, cumprindo todas as obrigatoriedades da disciplina;

b) cumprir as orientações estabelecidas pelo professor orientador;

c) apresentar o trabalho final digitado em 03 vias, de acordo com as normas técnicas

d) entregar a cópia definitiva da Monografia, com as correções e modificações exigidas pela banca examinadora (uma cópia digitada e uma cópia em CD) até a data de término do período letivo de Graduação estabelecida no Calendário Acadêmico da UCP, aprovado pelo CONSUN;

V -DO ORIENTADOR

1. Estará apto a orientar monografia todo docente que lecione no Centro de Teologia de Humanidade, preferencialmente com título de Mestre ou Doutor.

2. Cada professor orientará no máximo, 05 (cinco) alunos por turma.

(4)

a) orientar o(s) aluno(s) quanto à confecção do Projeto de Monografia e da Monografia em dia e hora estabelecidos no Horário publicado pela UCP;

c) registrar a frequência de acordo com o horário de conhecimento do Coordenador do Curso;

d) apresentar o conceito final do orientando à Secretaria de Atendimento de Registros Acadêmicos;

4. Em caso de impedimento do orientador, deverá substituí-lo um professor indicado pelo Coordenador do Curso.

5. O orientador receberá uma hora/aula semanal, na sua categoria, para cada cinco orientandos.

VI - DA AVALIAÇÃO

Serão considerados como elementos de avaliação:

a) as avaliações registradas pelo professor orientador; b) apresentação do trabalho final;

c) Exposição público-oral junto à Banca Examinadora.

VII - ELEMENTOS PARA A AVALIAÇÃO

A avaliação registrada pelo professor orientador levará em conta:

a) o interesse do aluno;

b) a assiduidade do aluno nos contatos programados; c) cumprimento das várias etapas do plano de trabalho;

d) relatórios parciais, verbais ou escritos quando solicitados pelo orientador; e) essência, conteúdo e forma do trabalho final.

VIII - DA EXPOSIÇÃO ESCRITA DO PROJETO DE MONOGRAFIA A exposição consiste na apresentação junto à Banca, previamente designada.

(5)

1. A Banca Examinadora deverá avaliar a capacidade do aluno de expor corretamente suas ideias através de uma síntese de trabalho.

2. Será atribuído ao trabalho um conceito entre 0,0 e 10,0, sendo que os conceitos entre 0,0 e 6,0 significam que o aluno foi reprovado.

IX - DA BANCA EXAMINADORA

1. A Banca Examinadora será constituída em meados do penúltimo mês do período letivo.

2. Deverá ser composta pelo orientador e por mais um professor da área a que se refere o tema da monografia, podendo ter mais um membro, convidado pelo aluno, sem ônus para a Instituição.

3. Um dos membros da Banca poderá ser um profissional de reconhecida capacidade e que não tenha vínculo empregatício com a UCP.

4. Os membros da Banca deverão ler previamente o trabalho e discuti -lo com o aluno.

5. Aos trabalhos serão atribuídos os conceitos de 0,0 a 10,0. Os conceitos entre 0,0 e 6,0 significam que o aluno foi reprovado.

X - DA APROVAÇÃO

Será considerado aprovado nas disciplinas MONOGRAFIA I e II o aluno que tiver cumprido a carga horária específica de cada disciplina e tiver obtido conceito igual ou superior a 6,0 em cada uma.

(6)

XI - DA COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS

1. O Coordenador do Curso de Pedagogia (presencial ou EAD) coordenará as atividades de monografia(I e II)

2. Caberá ao Coordenador de Curso:

a) acompanhar e orientar os alunos na escolha preliminar do tema da monografia, a partir de critérios como a relevância científica do tema e sua possibilidade de execução;

b) encaminhar os alunos, a partir do tema, para o professor orientador; c) organizar, no início do semestre letivo, o ho rário de Monografia; d) organizar as Bancas de exposição público-oral para monografia I e II; e) acompanhar o processo de avaliação das monografias;

f) encaminhar para a Biblioteca as monografias apresentadas, a fim de que o setor responsável possa proceder ao armazenamento do material;

g) informar, nos prazos adequados, possibilidades de bolsas de iniciação científica (FAPERJ, CNPq, FAP), ou outras formas de financiamento à pesquisa, aos alunos e professores;

h) incentivar a participação dos alunos concl uintes nos Congressos de Iniciação científica internos e externos;

i) providenciar Declaração de Participação para os membros da Banca;

3. Conforme orientação do CONSUN, o Mandato do Coordenador de Monografias será de 2 anos, coincidindo com o mandato do Coordenador de Curso, podendo haver nova indicação ou manutenção do professor encarregado dessa atividade a critério do Colegiado de Curso.

XII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Casos de fraude ou plágio serão consideradas faltas graves, sujeitas à reprovação sumária e abertura de inquérito. É considerado plágio, neste caso, cópia parcial ou total de obra já registrada e/ou de domínio e conhecimento público, sem a devida referência a seu autor original.

(7)

2. As monografias serão enviadas a arquivo específico , na Biblioteca da UCP, ficando à disposição para consulta.

3. Este regulamento poderá ser alterado por sugestão e/ou necessidade imperiosa de novas adaptações, visando ao seu aprimoramento e deverá ser submetido à apreciação dos colegiados competentes da Universidade.

(8)

ANEXO I – CRONOGRAMA PARA ACOMPANHAMENTO DAS MONOGRAFIAS MÊS/ETAPAS Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês10 Mês 11 Escolha Do tema X Levantamento bibliográfico X X X Elaboração do anteprojeto X Apresentação do projeto X Coleta de dados X X X X

Análise dos dados X X X

Organização do roteiro/partes X Redação do trabalho X X Revisão e redação final X Entrega da monografia X Apresentação da monografia X

(9)

ANEXO II – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):_____________________________________________ NOME DO (A) PESQUISADOR (A):_____________________________________________ TÍTULO DA PESQUISA:

____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

ASPECTOS AVALIADOS VALOR

Documento escrito

- Clareza na formulação do problema objeto de pesquisa e na exposição dos objetivos. (2,0) - Coerência entre os objetivos propostos e o trabalho realizado. (1,0)

- Qualidade da redação, abrangendo: redação própria, concatenação entre os parágrafos e entre os capítulos, ordem da exposição dos argumentos e subordinação das conclusões às premissas claramente enunciadas, correção gramatical, concisão desejada em trabalhos de cunho científico e adequação dos procedimentos metodológicos. (4,0)

- Adequação do trabalho às normas da UCP. (1,0) Apresentação

- Qualidade da exposição oral. (2,0)

AVALIAÇÃO FINAL OBSERVAÇÕES:_____________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Petrópolis, _____ de __________ de _____. ___________________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Orientador(a)

(10)

ANEXO III – ATA DE DEFESA DO TRABALHO MONOGRÁFICO

CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE PEDAGOGIA

ATA DE DEFESA DE TRABALHO MONOGRÁFICO

Às __________ horas do dia __________ de _______________ do ano de _______________, na sala número _______________ da Universidade Católica de Petrópolis, situada à rua Benjamin Constant, duzentos e treze, em Petrópolis, realizou-se a sessão de apresentação, arguição e avaliação do trabalho monográfico intitulado_______________________________________________________________ _____________________________________________________________, elaborado pelo(a) aluno(a) ________________________________________________________, RGU número _____________. A banca examinadora foi composta pelos(as) professores(as) __________________________________________________________ e ____________________________________________________________________ que consideraram o trabalho _______________________________, com nota igual a

_________, tendo emitido o seguinte parecer:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Nada mais havendo a declarar, a sessão foi encerrada às __________ horas e seu conteúdo lavrado na presente ata que segue assinada pelos professores presentes.

___________________________________________

(11)

ANEXO IV – RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES À COORDENAÇÃO APÓS A APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA

CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE PEDAGOGIA (presencial ou EAD)

Todo estudante, após encerrar o trabalho de conclusão de curso, conforme previsto no projeto pedagógico, deve entregar, na unidade acadêmica à qual está vinculado, de acordo com as normas da Universidade Católica de Petrópolis, o seguinte material:

 uma via impressa do trabalho de conclusão de curso, encadernada com a capa modelo da UCP, em cor amarela, a qual pode ser adquirida no setor de Atendimento de Alunos;

 uma via do trabalho de conclusão de curso gravada em um CD, no formato PDF, devendo o CD conter etiqueta de identificação com o nome do aluno, a unidade acadêmica à qual pertence, o nome do curso, o ano/semestre de conclusão e o título do trabalho;

 uma via do resumo do trabalho de conclusão gravada, no formato PDF, em um CD que deve conter apenas o resumo. Na folha do resumo deve-se identificar a unidade acadêmica, o curso, o nome do discente, o nome do orientador e a data final de apresentação, além da referência bibliográfica do Trabalho de Conclusão de Curso. Essas informações devem constar também em etiqueta que identificará o CD. O texto do resumo deve conter entre 300 e 500 palavras e, ao final, três palavras-chave.

A impressão final do trabalho, bem como a gravação em PDF, podem ser feitas no Laboratório de Informática da UCP.

(12)

ANEXO V – FOLHA DE APROVAÇÃO

FOLHA DE APROVAÇÃO

Aluno: Matrícula:

Título da Monografia

Monografia apresentada ao Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis como requisito parcial de conclusão do Curso de Pedagogia (presencial ou EAD). AVALIAÇÃO GRAU FINAL: ___________________ AVALIADO POR: ____________________________________________________ ____________________________________________________ Petrópolis, ______ de _______________________ de ________. Prof./ Profª Coordenador/Coordenadora

Referências

Documentos relacionados

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

33.6 O aluno que aproveitar créditos em disciplinas isoladas e/ou disciplinas de outros cursos será obrigado, como aluno regular, a obter, pelo menos, 50%

Este trabalho objetivou o estudo da API provida pelo Twitter e meios de como utilizá-la para a captura do maior volume de tweets; bem como os limites que são impostos por essa rede..

Neste sentido, objetiva-se com este trabalho a apresentação do emprego de modelos de otimiza- ção por gestores de recursos hídricos atentos aos altos consumos de água

no Estado do Ceará, o Município de Chorozinho, autorizado pelo Decreto Estadual nº 33.927, de 06 de fevereiro de 2021, poderá, por ato normativo próprio, para

Nele, partimos da análise das implicações históricas entre expansão esco- lar e alcance social e territorial do Estado no Brasil, para discutir a especificidade assumida pela

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma Comissão constituída por três relatores, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e