• Nenhum resultado encontrado

MANUAL SGU-CARD LABORATÓRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL SGU-CARD LABORATÓRIOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MANUAL SGU-CARD

LABORATÓRIOS

(2)

O que é o SGU-CARD?

O Módulo SGU-Card é um sistema de atendimento web, compatível com qualquer sistema de gestão (conforme padrão TISS), cuja principal função é a solicitação on-line de procedimentos e captura das informações nos consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais, garantindo confiabilidade da validação das informações correspondentes ao atendimento do beneficiário.

Vantagens do SGU-CARD

 Agilidade e confiabilidade no processo de autorização;  Diminuição do uso de papéis;

 Diminuição do número de glosas;  Ferramenta simples e intuitiva.

Requisitos necessários para acesso ao SGU-CARD

 Microcomputador padrão PC rodando Windows 7, 8, 8.1 ou 10.  Processador de 2.0 Ghz ou superior.

 Memória RAM: 4 GB ou superior.

 Navegadores: Firefox versão 45 ou superior / Internet Explorer 11.

 Acesso à Internet Banda Larga (Rádio, Cabo, ADSL), com mínimo de velocidade de conexão de 2Mbps ou superior.

 JAVA 8 ou superior Leitores Biométricos:

a) Authentec AES2501/2550/2810/1610/4000 b) Digital Persona Uare U 4000/4000B/4500 c) Suprema BioMini /BioMini Plus

d) Nitgen Hamster I/II/III/DX e) Futronic FS80/88

Leitores Cartão:

a) Fabricante: Gertec Eletrônica Modelo: TEC12 ATR2 - USB. b) Fabricante: CIS.

(3)

Como acessar o SGU-CARD?

O SGU-Card é uma ferramenta on-line que pode ser acessada através de um link disponível no web site da Unimed Juiz de Fora: www.unimedjf.coop.br.

(4)

Tela inicial SGU-CARD

Para acessar este sistema, o usuário deve preencher os campos de Usuário e Senha com dados válidos no sistema, e acionar o botão entrar.

A senha é a forma mais convencional de identificação e acesso do usuário. Se um terceiro obtiver acesso a sua senha, ele poderá utilizá-la ilegalmente se passando por você.

 Mínimo de caracteres: 08

 A senha precisa conter as seguintes categorias: - Carácter maiúsculo e minúsculo (A,a,B,b,C,c,D,d...) - Dígitos 0-9;

(5)

MENU SUPERIOR

• Depois de acessado, na parte superior do Sistema é apresentado: 1. Módulos

2. Menus

3. Adicionar novo exame 4. Chat

(6)

- MÓDULO EXAMES

MENU EXAMES EM ABERTO

CAPTURA DE EXAMES DISPONÍVEIS

• Clicar em e passar o cartão do beneficiário na leitora de cartão magnético.

Caso ocorra problemas na leitura do cartão, a secretária tem a opção de digitar o código da carteira do beneficiário

• Depois que for realizada a leitura do cartão, a tela de “Exames disponíveis” será apresentada conforme figura abaixo:

(7)

• Após identificar na tela de “Exames disponíveis” a(s) guia(s) registrada(s), o usuário deverá clicar no número da guia. Nesse momento ocorrerá validações, como por exemplo, “Validade da senha”. • O usuário deverá selecionar no campo “Contratado executante”, o nome do laboratório.

• Em seguida o usuário deverá clicar no botão “Confirmar” ou caso tenha mais guias para o mesmo local x beneficiário, deverá ser escolhida opção “Confirmar e Voltar”, destacado na figura a seguir, desta forma, poderá acabar de selecionar as demais guias que serão realizadas neste local.

(8)

Existem outros bloqueios como a restrição que um prestador não tem cadastrado em sua especialidade, permissão para realizar o procedimento que consta na guia, conforme demonstrado na figura abaixo. Vale ressaltar que se o prestador é habilitado em sua especialidade para realizar o procedimento que consta na guia e estiver aparecendo a tarja rosa de restrição, essa situação deverá ser ajustada pela equipe de suporte da Unimed.

• Após confirmar a captura da guia, será necessária a identificação da biometria (beneficiários da Unimed JF).

• O sistema mostrará para o usuário qual o dedo do beneficiário a biometria está cadastrado.

• Após confirmação da biometria, o exame será gravado no menu “Exames em aberto”, ou seja, o exame ficará disponível para posterior execução.

(9)

• Caso o beneficiário desista de realizar o exame no local, o prestador deverá “devolver” a guia que capturou para a lista de “Exames disponíveis”. Para isso, basta selecionar a guia que deseja devolver e clicar no botão “Excluir selecionadas” conforme destacado na figura seguinte:

- EXECUTAR EXAMES

(10)

• Após clicar na guia do beneficiário, o usuário deverá clicar em “Gravar e Finalizar” conforme a figura abaixo:

• Ao clicar no botão “Gravar e Finalizar”, será exibida a tela de mensagem de “Confirmação”. Clique no botão “Confirmar” para a realização/execução da guia.

• Para reverter / cancelar a guia, só é possível até o horário limite das 23h do mesmo dia.

• Após apertar o botão “Confirmar”, a guia é finalizada e o seu status muda para executada, sendo possível imprimir a Guia.

(11)

EXAMES EM ABERTO

EXECUÇÃO PARCIAL DA GUIA

• Caso o laboratório não realize todos os exames solicitados, o procedimento ficará destacado, conforme figura abaixo:

• O Laboratório poderá executar os demais exames, informando ao beneficiário qual o procedimento que não poderá ser realizado e informá-lo que a solicitação deste exame estará disponível para que outro laboratório capture a guia e execute.

• Com a execução parcial, a guia ficará tanto no menu “Exames em aberto” quanto no menu “Exames Finalizados”, com isso, após a execução dos demais exames, o laboratório deverá excluir a guia do menu “Exames em aberto” para que outro prestador possa capturar a mesma guia e executar o exame que restou.

(12)

• Após todos os exames serem finalizados, a guia sairá da aba de “Exames em Aberto” e poderá ser visualizada no menu “Exames Finalizados”.

• Na lista de exames finalizados é possível realizar a pesquisa padrão e ainda, imprimir a guia e desfazer/cancelar a execução da guia.

• Para reverter / cancelar a guia, só é possível até o horário limite das 23h do mesmo dia.

• Na figura abaixo apresenta a tela de guias finalizadas e na coluna “Opções é possível visualizar alguns ícones que possibilitam ações importantes no Sistema.

- Ícone Desfazer: possibilita cancelar a finalização das guias, onde as mesmas voltarão para lista de solicitações em aberto.

- Ícone de impressão: possibilita a impressão de todas as guias

- TRANSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE EXAMES

• Quando o beneficiário estiver portando o receituário ou a guia padrão TISS, as quais não foram geradas via sistema Unimed (SGU), ou seja, não estão visíveis na listagem de “Exames disponíveis”, o usuário deverá cadastrar e solicitar autorização desta guia ao clicar no link “Digitação de guia SP/SADT”, como é apresentado na figura abaixo:

(13)

Para beneficiários intercâmbio, o sistema abrirá uma janela, onde será necessário optar por digitar uma guia já autorizada (beneficiários da Intra-Federativa) ou não autorizada.

Na digitação de guia SP/SADT é necessário preencher os dados da guia. Os campos com asterisco são obrigatórios o preenchimento.

1- Para escolher um contratado solicitante (médico solicitante) deve-se clicar na lupa para facilitar a pesquisa.

2- Quando for transcrita uma guia SP/SADT que tenha uma senha já autorizada (beneficiários da Intra-Federativa), o usuário prestador deve digitar o número da senha no campo "senha" e preencher a data da validade no campo "validade da senha".

Após preencher todos os campos, deve-se apertar em “Finalizar”, onde os dados são submetidos as regras de autorização e estando todos os campos preenchidos, vai gerar a guia de autorização e entrar para a lista de “Exames em Aberto”.

(14)

- CHAT

O Chat será utilizado para que o setor de Liberação e Auditoria Médica possam se comunicar com os Prestadores Solicitantes. As salas de chats sempre serão iniciadas pela Unimed.

Abaixo pode ser verificado na parte destacada em vermelho, o ícone que indica que foi aberta uma sala de chat pela Unimed referente a alguma solicitação realizada por este prestador, o número ao lado indicará que existe uma nova mensagem referente a alguma guia solicitada em estudo

.

Ao clicar no chat destacado na figura acima, o usuário prestador irá visualizar quantos chats existem “em aberto”.

Basta clicar no “”Nr. Guia” que poderá ser verificado o que foi solicitado, e na parte do envelope o usuário poderá verificar as mensagens encaminhadas pela Unimed.

(15)

A próxima tela mostra a sala aberta, os chats são específicos para cada guia, onde o Prestador Solicitante poderá interagir diretamente com o Auditor da guia. As salas listadas na tela de “Chats em aberto” ficarão aparecendo somente enquanto as guias estiverem “Em estudo”.

A figura abaixo destaca o ícone na tela do Prestador informando que os Chats estão todos com as mensagens lidas.

(16)

MÓDULO RELATÓRIOS

MENU RELATÓRIO DE GUIAS ENTREGUES

No menu “Relatório de Guias Entregues” o usuário prestador poderá preencher os campos “Período”, “Tipo de Relatório” e clicar em “Gerar” como demonstrado na figura abaixo. Esta é uma ferramenta utilizada pelos Prestadores para imprimir toda a sua produção que foi enviada para a Unimed. Está disponibilizado para impressão sempre que o usuário prestador desejar.

MÓDULO UTILITÁRIOS

MENU ATENDIMENTOS A FINALIZAR

O usuário prestador poderá executar as guias em aberto em um único momento.

Porém esta finalização em massa só será possível se todos os campos obrigatórios da guia estiverem pré-preenchidos e gravados, ou seja, como se estivessem prontas para serem executadas individualmente

(17)

MÓDULO UTILITÁRIOS

MENU SUGESTÃO DE PROCEDIMENTOS

O usuário prestador poderá cadastrar um apelido para cada procedimento e no momento de realizar uma busca para preencher a guia, ao colocar o apelido, o procedimento será localizado.

Para cadastrar o apelido será necessário localizar o procedimento, inserir o apelido no campo “Palavra Chave” e clicar no botão “Gravar”.

Poderá ser cadastrado quando itens forem necessários, para isso, deve-se clicar em “Adicionar linha”. Segue abaixo a tela:

MÓDULO UTILITÁRIOS

MENU CONSULTA SOLICITAÇÕES

Esta é uma ferramenta para consultar as solicitações dos beneficiários, caso seja necessário agendar os exames, o Prestador escolhido poderá verificar quais itens que foram solicitados e se o status da guia está “Em estudo” ou “Autorizado” para confirmar ao beneficiário que poderá realizar o(s) procedimento(s) . No menu “Consulta de Solicitações”, o usuário prestador poderá preencher o número do cartão, ou a senha de autorização, ou número da guia conforme demonstrado na figura a seguir

(18)

Dúvidas ??

Referências

Documentos relacionados

O texto acima referido recebeu uma resposta 90 afirmando a alegria que é para a autora, que também é pesquisadora e estuda violência obstétrica, encontrar nas redes

CONCLUSÃO Dentro das condições que foi realizada a presente pesquisa pode-se concluir que: A perda de umidade foi maior na solução de glicose; A perda de umidade teve maior

O presente estudo, in vitro, objetivou através do manuscrito 1 avaliar a compatibilidade metalúrgica na interface entre cilindros pré fabricados de Co-Cr e ligas

Patrício, Maria Cecília No truque : transnacionalidade e distinção entre travestis brasileiras / Maria Cecília Patrício.. Tese doutorado – Universidade Federal

Marcellino (2000) conclui que embora essas considerações reforcem o interesse em compreender o significado da concepção de lazer para essa população, sabemos que,

De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa e em trabalhos realizados por diferentes autores em regiões não semelhantes ao Arquipélago São Pedro e São Paulo, pode- se inferir

Assim, neste trabalho, defendemos que os sistemas de bilhetagem eletrônica são sistemas discursivos, que posicionam os sujeitos com base nos cartões que estabelecem

Dentre as β-lactamases, as pertencentes à classe D de Ambler, conhecidas como enzimas hidrolisantes de carbapenêmicos (CHDLs) ou oxacilinases (OXAs), são