• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - GESTÃO DO CONHECIMENTO: Estudo Bibliométrico da Produção Internacional

Laura Passos Santana

Prof. Dr. Orientador Pedro Luiz Côrtes

SÃO PAULO 2013

(2)

Introdução

A Gestão do Conhecimento tem sido considerada como vital pelas organizações, sendo uma forma de agregar valor aos negócios, melhorando a gestão de processos e levando a uma economia de recursos. Embora a Gestão do Conhecimento tenha ganhado relevância, na área de Administração, a partir da década de 1990 ela é um objeto de estudo tradicional para a Ciência da Informação (CI). Assim, o presente documento visa tratar das observações provenientes das atividades relacionadas ao trabalho da Iniciação Científica cujo tema é GESTÃO DO CONHECIMENTO: Estudo Bibliométrico da Produção Internacional e fazer alguns questionamentos sobre a temática norteadora da produção científica.

Objetivos

Fazer um estudo bibliométrico sobre a produção sobre Gestão do Conhecimento (GC) na área da Ciência da Informação (CI) no âmbito nacional e internacional e entender a distribuição e áreas de atuação dos autores que escrevem sobre a temática.

Metodologia

A partir da delimitação dos termos Gestão do Conhecimento, Knowledge Management e Gestión del Conocimiento, foram eleitas três fontes a serem utilizadas para pesquisa: Portal da CAPES, Web of Knowledge e SciELO. Em primeiro lugar, os termos foram buscados na Web of Knowledge, posteriormente na SciELO e, por fim, na CAPES. Durante as buscas foram feitas tabelas que continham os artigos considerados dentre todos os recuperados, bem como os dados do Lattes dos autores. Com os dados destas tabelas foi feito o gráfico de colaborações dos autores que possuiam Lattes através do scriptLattes e também diante dos processos de busca, observações sobre os artigos levantados nas pesquisas.

Considerações

As observações serão tratadas a partir da divisão proveniente das bases de dados utilizadas como fonte de busca para que a compreensão seja melhor visualizada. Estas observações, além de fundamentações finais, compõem pontos de atenção formulados ao longo do desenvolvimento das atividades.

(3)

WEB OF KNOWLEDGE

Para recuperar os artigos abordados por “Knowledge Management” (KM), a busca teve que ser feita limitando os termos a “topics” e “titles”, uma vez que buscando somente por “topics”, eram recuperados muito mais artigos que não eram necessariamente relacionados à “KM”. Muitos dos artigos recuperados – mas que em sua maioria não foram listados – possuiam “Knowledge” e “Management” em seus títulos, mas não tratavam sobre KM e sim sobre suas facetas (como estudos de caso, KM na prática e etc). Porém, os artigos recuperados foram recortados em função, além dos termos, mas de sua periodicidade: foram restritos há até 5 anos.

Por outro lado, parte artigos recuperados focavam na área da saúde, biologia, administração, T.I e engenharia, por isso, a leitura dos resumos se fez necessária para entender a importância e adequação na listagem dos artigos. Alguns artigos fora da área da Ciência da Informação foram selecionados para entender a aplicação de KM nas outras áreas de Conhecimento. Além disso, alguns termos como “Knowledge Integration” e “Knowledge sharing” mostraram-se como palavras-chaves possivelmente substitutas de KM. Porém, os artigos que os continham não foram listados, pois viu-se necessária uma melhor análise sobre estes termos e a relação deles com KM. Também, a terminologia “Knowledge creation and management” foi recuperada e, por uma questão de maior proximidade com o termo KM, teve seus artigos relacionados listados.

Assim, dos 1.176 artigos recuperados através da limitação de “Knowledge Management” como tópico e título, 668 foram listados condizendo com a busca.

Finalmente, no Web of Knowledge não foram identificados textos em português ou espanhol a partir da busca dos termos nas duas línguas em “tópicos” e “título”

SCIELO

A busca do termo em português na SciELO recuperou 348 títulos a partir de 1994, porém, a partir do recorte dos últimos 5 anos, foram identificados 209 títulos, cerca de 60% do total da busca na base. Foram recuperados textos das áreas da Saúde, Engenharia, Ambiente, Cultura, Educação. No entanto, a área das tecnologias/sistemas da Informação foram consideradas por serem permeadas pela CI, bem como os de relação com a produção científica devido à questão dos fluxos informacionais e estudos de casos em unidades de informação ou usos de ferramentas informacionais, tais como bases de dados e repositórios institucionais.

(4)

Muitos dos textos recuperados retratam a questão da aprendizagem nas organizações, o que promove o questionamento do papel dos profissionais da Informação, também foram identificados muitos estudos de casos e artigos sobre a área de negócios. Grande parte dos textos recuperados focavam em gestão ou gerenciamento e somente pincelavam a GC, porém, foram recuperados pelo sistema – observação feita a partir da leitura dos resumos. Além disso, os textos relacionados à CI de anos anteriores ao do recorte, principalmente entre 1997 e 1999

Nesta base, foi feita a busca pelo termo Knowledge Management refinando com a área temática da Web of Knowledge (WoK), resultando 33 artigos (de acordo com o limite dos anos) de 78 recuperados no total.

CAPES

A partir da busca no portal de Periódicos da CAPES, notou-se a recuperação, como nas demais pesquisas em outras bases, de artigos não relacionados à CI. Porém, especificamente neste portal, foram recuperados artigos contidos em revistas científicas da área da CI, mas escritos sobre a ótica da Administração em relação à GC. A escolha destes artigos para análise bibliométrica foi feita não somente pela publicação num periódico da área, mas pela leitura de seu resumo para entender o recorte ou não na Ciência da Informação – revistas como Informação & Informação e Ciência da Informação.

A busca foi feita com os seguintes parâmetros: restrição dos últimos 5 anos no site da CAPES – Periódicos – com o termo Gestão do Conhecimento fazendo esta limitação de período, o sistema recuperou artigos desde 2008.

Na primeira busca, onde foram coletados os primeiros resultados, não houve restrição no campo de busca o termo “Gestão do Conhecimento” no título, o que recuperou 1.865 artigos para serem analisados. Após colocar a especificação no título, foram recuperados 159. Já a especificação no assunto resultou a recuperação de 116.

Após estas comparações, foi escolhido trabalhar com o a especificação no título, o que necessitou uma avaliação de todos os artigos já considerados até então. Concluiu-se que

(5)

todos os artigos já recuperados estavam inclusos nestes, porém o número de artigos recuperados mudou de 116 para 134.

Ao refinar a busca da maneira supracitada, o termo Knowledge Management foi buscado no campo de assunto e título como “exato” durante os últimos 5 anos, somente artigos em qualquer lingua e resultados refinados em Knowledge Management, Rresultando 756 artigos recuperados. Porém, na busca pelo termo em espanhol, foram recuperados 43 artigos.

GRAFO DE COLABORAÇÃO ENTRE OS AUTORES

Dentre os 334 artigos selecionados na busca proveniente de artigos em português, foram elencados 58 autores que tiveram suas relações de produção expostas num grafo de colaborações elaborado através do scriptLattes. A disposição dos autores de acordo com o Estado e Área de atuação dos mesmos pode ser encontrada no gráfico abaixo:

Gráfico 1: Disposição do número de autores nas áreas temáticas de acordo com Estado Levando em consideração os níveis de colaboração, foi criada a seguinte divisão: Alto grau de colaboração – colaboração entre 1.23 até 1.79, Médio Grau de colaboração entre 0.66 até 1.0 e baixo grau de colaboração no intervalo de 0.15 até 0.2. A análise da distribuição dos autores dentro os níveis de colaboração pode ser encontrada abaixo das tabelas expositivas.

Estado Área SC SP 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 DF GO MG PB PR RJ RS SC SP

(6)

Engenharia 3 1 Tabela 1: Alto Grau de Colaboração

Estado Área DF MG PB PR RJ RS SC SP Administração 0 0 1 0 1 1 0 2 Biblioteconomia 0 0 1 1 0 0 2 2 Cien. Da Info. 0 4 1 0 0 0 0 0 Comunicação 0 0 0 0 0 0 0 1 Engenharia 1 1 0 0 0 0 6 3 Gestão da Info. 0 0 0 2 0 0 0 0 Psicologia 0 0 0 0 0 0 0 1 Tec. Da Info. 0 0 0 0 0 0 0 1

Tabela 2: Médio Grau de Colaboração

Estado Área DF GO PB PR RS SC SP Biblioteconomia 0 0 1 0 1 3 0 Ciênc. Da Info. 4 0 2 1 0 1 1 Comunicação 0 1 0 0 0 1 1 Engenharia 0 0 0 0 0 1 1 Gestão da Info. 0 0 0 1 0 0 0 Psicologia 0 0 0 0 0 0 1

Tabela 3: Baixo Grau de Colaboração

A partir das tabelas acima, nota-se que os autores com maior grau de colaboração são da Área de Engenharia e se encontram no Sul/Sudeste do país; o mesmo se aplica ao grupo dos autores de grau de colaboração intermediário. Já em relação aos autores com menor grau de colaboração, a área de maior domínio é da Ciência da Informação que tem suas produções divididas entre o Centro, Nordeste, Sul e Sudeste do país.

Por outro lado, quando a análise é feita sem levar os níveis de colaboração em consideração e sim a relação entre as áreas e Estados brasileiros, percebe-se a influência dos cursos de graduação e pós-graduação presentes nas regiões do país, como no curso de pós-graduação

(7)

em Gestão da Informação que encontra-se em universidades no Paraná. Já em relação à Engenharia no Estado de Santa Catarina, os autores estão inseridos no curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, o que torna este Estado no maior detentor de autores sobre a temática.

Considerações finais

A Gestão do Conhecimento (GC) é um tema importante dentro da Ciência da Informação, principalmente devido ao fluxo informacional a ser tratado e recuperado para uso e apropriação dos indivíduos. No entanto, nota-se que as produções sobre GC na área carregam conceitos da Administração, fazendo poucas análises sob a ótica da Ciência da Informação. Com a pesquisa, concluiu-se que os autores de maior grau de colaboração que produziram sobre GC eram Engenheiros e não profissionais inseridos na CI. Por outro lado, identificou-se que parte considerável da produção de artigos científicos dentro do tema é decorrente das área de Saúde e Biologia.

Assim, questiona-se o porquê da falta de evidência dos profissionais da informação e toma-se como necessário entender o maior interesse de produção por outras áreas.

(8)

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, Porto Alegre, v. 12, n.1, jan./jun. 2006.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, 2008.

MENDES, Adriane Maria Moro. Método para a gestão do conhecimento em iniciação científica segundo pressupostos da ontopsicologia.2009. 173 f. Tese (Doutorado) - Ufsc, Florianópolis, 2009.

OLIVEIRA, Marlene. Origem e Evolução da Ciência da Informação. In: OLIVEIRA, Marlene. Ciência da Informação e Biblioteconomia: Novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2005. p. 9-28.

SOUSA, Paulo de Tarso Costa de. Capital Social e Gestão do Conhecimento: união responsável socialmente. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, S.l, v. 7, n. 6, 2006.

VALENTIM, Marta (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Respondendo às hipóteses levantadas, utilizando os modelos formados à partir dos dados referentes ao banco de dados da PNS 2013, utilizando o modelo de regressão

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Através de um estudo de carácter quantitativo, do tipo descritivo e correlacional pretende-se identificar as imagens, enquanto dimensão edificante das representações sociais, que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município