• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL DA FACULDADE SÃO LUCAS PORTO VELHO FieSL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL DA FACULDADE SÃO LUCAS PORTO VELHO FieSL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

(2)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL DA FACULDADE SÃO LUCAS PORTO VELHO – FieSL

DO OBJETIVO Cláusula Primeira

Estabelecer as regras gerais para a concessão de Financiamento Estudantil da Faculdade São Lucas Porto Velho– FieSL nas mensalidades de alunos dos cursos de graduação regularmente matriculados na Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL.

DO FINANCIAMENTO Cláusula Segunda

O financiamento estudantil objeto do presente comporta, parcelas regulares da semestralidade escolar, sendo aplicáveis naquelas decorrentes de matrícula, rematrícula, adaptação e/ou dependência.

Parágrafo primeiro: O financiamento estudantil somente será concedido na parcela do mês subsequente à formalização da concessão do financiamento, não existindo efeito retroativo.

Cláusula Terceira

O desconto valerá, exclusivamente para as mensalidades pagas até o dia de do vencimento de cada mês.

Parágrafo primeiro: As mensalidades escolares quitadas após prazo estabelecido serão acrescidas de multas e juros, conforme contratualmente previsto.

Parágrafo segundo: O aluno que inadimplir até três parcelas da semestralidade, consecutivas ou não, terá seu financiamento estudantil cancelado.

(3)

Cláusula Quarta

O financiamento estudantil vigerá durante o semestre letivo para o qual for concedido, cessando-se, automaticamente, ao final desse, independentemente de qualquer aviso ou comunicação.

Parágrafo primeiro: O aluno interessado em obter a concessão do financiamento estudantil deverá, no início de cada semestre letivo, observados os prazos estabelecidos, requerer nova inclusão no programa de financiamento estudantil.

Parágrafo segundo: O financiamento estudantil concedido em um semestre não se vincula a concessões anteriores e/ou posteriores sejam em decorrência de deferimentos e/ou percentuais.

Parágrafo terceiro: O financiamento estudantil deferido em determinado semestre poderá ser indeferido em outro, bem como o percentual concedido poderá ser aumentado ou diminuído a cada nova concessão, sem que possa o aluno insurgir-se contra o procedimento, salvo quando atendido os requisitos do programa.

Parágrafo quarto: O financiamento estudantil pela Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, quaisquer que sejam os percentuais, formas e requisitos, não são cumulativos. Parágrafo quinto: Fica o aluno ciente que a cada ciclo de quatro semestres letivos deverá reapresentar os documentos previstos na cláusula décima primeira desse regulamento, observados os prazos estabelecidos previamente.

Cláusula Quinta: O financiamento estudantil sempre será aplicado sobre o valor original da parcela.

DA CONCESSÃO Cláusula Sexta

Os alunos que estiverem inadimplentes com suas obrigações financeiras não poderão requerer a inclusão em programa de financiamento, sendo que eventual pedido poderá ser indeferido.

(4)

Parágrafo único: O aluno somente voltará a ter o direito de pleitear a inclusão no programa de financiamento estudantil quando lograr adimplir todas as pendências financeiras perante a Faculdade São Lucas Porto Velho- FSL.

Cláusula Sétima

Os requerimentos de financiamentos que forem reprovados no período letivo terão seus casos avaliados individualmente, sendo que eventual pedido poderá ser indeferido.

Parágrafo único: O aluno somente voltará a ter o direito de pleitear a inclusão em programa de financiamento estudantil quando atender os critérios referentes a reprovação do programa que estiver vinculado.

DOS PERCENTUAIS UTILIZADOS NA CONCESSÃO DO FINANCIAMENTO Cláusula Oitava

O Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL poderá deliberar livremente sobre os percentuais utilizados no seu Programa de Financiamento Estudantil para a concessão de abatimentos em mensalidades.

Parágrafo único: O aluno que tiver deferido sua solicitação no programa de financiamento estudantil da Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL terá concedido até 40% de desconto na parcela de sua semestralidade, referente ao primeiro semestre e 30 % nos demais.

DO REQUERIMENTO Cláusula Nona

Os requerimentos para a inclusão em programa de concessão de financiamento estudantil deverão ser formalizados junto a CEAL, acompanhados dos documentos hábeis a comprovar o atendimento pelo aluno dos requisitos do programa de financiamento estudantil.

(5)

Parágrafo primeiro: O financiado deverá, a cada início de semestre, renovar seu requerimento para inclusão em programa de concessão de financiamento estudantil. a) Para requerer a renovação do financiamento, o estudante deverá apresentar

aproveitamento igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do número de disciplinas cursadas no semestre financiado.

b) A resposta ao pedido será disponibilizada ao aluno no prazo máximo de 05(cinco) dias úteis a partir do pedido, sendo que o deferimento estará condicionado à análise da Mantenedora.

DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS Cláusula Décima

Os processos somente serão analisados após a juntada dos documentos pertinentes, não sendo analisados processos com documentos faltantes ou com juntada de documentos que não os solicitados pela Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL. Parágrafo primeiro: Os candidatos a financiamento estudantil deverão apresentar os documentos relacionados no Anexo I deste Regulamento.

Parágrafo segundo: É facultado a Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL solicitar quaisquer outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar.

DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Cláusula Décima Primeira: Os candidatos a financiamento estudantil serão selecionados, fundamentalmente, observando os critérios estabelecidos pela Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, conforme segue:

a) Em ordem decrescente pela média aritmética das notas obtidas em uma das edições do ENEM, ou pela média aritmética das notas obtidas em processo seletivo próprio

(6)

da Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, conforme opção escolhida pelo candidato no ato de inscrição.

b) Comprovar rendimento familiar de até 2 (dois) salários mínimos per capita.

DA FORMALIZAÇÃO DA CONCESSÃO DA BOLSA

Cláusula Décima Segunda: Os financiamentos, quando concedidos, serão aplicados a partir do mês subsequente à formalização da inclusão no respectivo programa de financiamento estudantil.

DO CONTRATO

Cláusula Décima Terceira:

Após a efetivação da matrícula na Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, o candidato que obtiver seu pedido de financiamento estudantil deferido, assinará um Contrato Particular com o Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, para o qual exigir-se-á a assinatura do fiador.

Parágrafo primeiro: O financiamento estudantil será concedido após a efetiva formalização do Contrato Particular

Parágrafo segundo: O/s fiador/es devidamente qualificados deverão comprovar rendimento mensal igual ou superior ao dobro do valor da mensalidade assumida pelo estudante.

DO REEMBOLSO Cláusula Décima Quarta

(7)

a) O vencimento da primeira parcela dar-se-á no mês seguinte, a contar da data informada, pelo Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL, para a conclusão do curso.

b) Ocorrendo a conclusão do curso antes da data prevista, o início do reembolso será automaticamente antecipado.

c) As parcelas terão vencimentos mensais e sucessivos;

d) O prazo de amortização, fixado em contrato, terá por base o número de parcelas estabelecido entre as partes, cujo valor equivalente às mensalidades contratadas, será atualizado pelos índices acumulados do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ocorridos no período compreendido entre a utilização do crédito e a restituição ou, na falta deste, por outro índice, com critérios legais, vigente na época da liquidação (pagamento).

e) O prazo para a amortização do financiamento será de até duas vezes o tempo de utilização do financiamento.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Cláusula Décima Quinta

Parágrafo único: A oferta de vagas para financiamentos estudantis ficam condicionados à disponibilidade financeira da Instituição e a sua divulgação ocorrerá por meio de editais próprios.

Cláusula Décima Sexta

Casos omissos ou não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Centro de Ensino Santo Antoniox , Mantenedor da FSL.

Cláusula Décima Sétima

Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

(8)

Porto Velho, 08 de janeiro de 2019.

ANEXO I

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

(9)

O Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar:

1.1. Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação.

1.2. Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade.

1.3. Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto.

1.4. Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.

1.5. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso. 1.6. Passaporte emitido no Brasil.

1.7. Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS). 2. COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA

O Faculdade São Lucas Porto Velho - FSL deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de residência em nome do candidato e dos membros do grupo familiar:

2.1. Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).

2.2. Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

2.3. Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

2.4. Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

2.5. Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB).

2.6. Contracheque emitido por órgão público.

2.7. Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.

2.8. Fatura de cartão de crédito.

2.9. Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, corrente ou poupança. 2.10. Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira. 2.11. Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

2.12. Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

(10)

3. COMPROVANTES DE RENDIMENTOS

I - Comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar, referentes às pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas.

II - Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade.

III - Para cada atividade, existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda. IV - Deve-se utilizar pelo menos um dos comprovantes relacionados.

3.1 - ASSALARIADOS

3.1.1. Três últimos contracheques, no caso de renda fixa.

3.1.2. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.

3.1.3. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.1.4. CTPS registrada e atualizada.

3.1.5. CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.

3.1.6. Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses.

3.1.7. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. 3.2 - ATIVIDADE RURAL

3.2.1. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.2.2. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

3.2.3. Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.

3.2.4. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.

3.2.5. Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

3.3 - APOSENTADOS E PENSIONISTAS

3.3.1. Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico http://www.mpas.gov.br

(11)

3.3.3. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.4 - AUTÔNOMOS

3.4.1. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.4.2. Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.

3.4.3. Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

3.4.4. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. 3.5 - PROFISSIONAIS LIBERAIS

3.5.1. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.5.2. Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso.

3.5.3. Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

3.5.4. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. 3.6 - SÓCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS

3.6.1. Três últimos contracheques de remuneração mensal.

3.6.2. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.6.3. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ.

3.6.4. Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.

3.6.5. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.

3.7 - RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

3.7.1. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

3.7.2. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

3.7.3. Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

(12)

4. COMPROVANTE DE SEPARAÇÃO, DIVÓRCIO OU ÓBITO DOS PAIS

4.1. Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do estudante, por estas razões.

5. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

5.1. Cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar.

6. COMPROVANTES DE UNIÃO ESTÁVEL, quando for o caso

A comprovação da existência de união estável no grupo familiar, quando for o caso, deve ser efetuada por meio de pelo menos um dos seguintes documentos:

6.1. Atestado de união estável emitido por órgão governamental;

6.2. Declaração de imposto de renda em que um dos interessados conste como dependente;

6.3. Declaração firmada em cartório;

6.4. Certidão ou documento similar emitido por autoridade de registro civil; 6.5. Comprovação de união estável emitida por juízo competente;

6.6. Certidão de casamento religioso;

Na impossibilidade de apresentação dos documentos mencionados, deverão ser exigidos pelo menos dois dos seguintes documentos, com tempo mínimo de um ano, nos casos dos itens 1, 2, 3 e 4:

1. Disposições testamentárias que comprovem o vínculo;

2. Apólice de seguro de vida na qual conste um dos interessados como instituidor do seguro e o outro como beneficiário;

3. Escritura de compra e venda, registrada no Registro de Propriedade de Imóveis, em que constem os interessados como proprietários, ou contrato de locação de imóvel em que figurem como locatários;

4. Conta bancária conjunta;

5. Certidão de nascimento de filho havido em comum;

6. Declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a existência da união estável.

(13)

Referências

Documentos relacionados

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

FUNDO. c) Risco Proveniente do uso de Derivativos - Os preços dos contratos de derivativos são influenciados por diversos fatores que não dependem

Isso é comprovado pela quantidade de acidentes causados por erros humanos (inexperiência, negligência e imprudência). Isso ocorre devido a diversos fatores, como por

Jairo José de Oliveira Andrade, Jéssica Zamboni Squiavon, Tiago Ortolan, Luana Bottoli Schemer, Katiussa Sulzbacher, Marcela.. Trevizan,

"A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da

estudo mostrou que indivíduos com DM, após 18 meses da alta hospitalar, apresentavam comprometimento da alimentação e da saúde, e frágil adesão às estratégias

hidráulicas, que não contenham óleos de petróleo nem de minerais betuminosos, ou que os contenham em proporção inferior a 70% (setenta por cento), em peso, 3819.00.00 ( Convênio