• Nenhum resultado encontrado

Guia de Depósito Outros Documentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Depósito Outros Documentos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de Depósito – Outros Documentos

Descreva o documento que está a depositar – Página 1

Se seleccionar alguma das opções nesta página, visualizará um formulário diferente, modificado com o intuito de capturar informações extras. Caso contrário visualizará o formulário “normal”.

* Mais do que um título – algumas vezes um documento tem mais do que um título, pode ser, um acrónimo, ou um título noutra língua. Neste caso, se quer que a informação seja capturada, seleccione a respectiva caixa.

* Previamente editado – novos documentos que NÃO tenham sido previamente publicados ou distribuídos ser-lhe-á atribuída uma data de publicação pelo sistema, que corresponderá à data de depósito no DSpace. Se está a depositar documentos antigos que já tenham sido distribuídos ou publicados, seleccione a respectiva caixa. Visualizará de imediato um formulário adequado à recolha de informação relacionada com a publicação

* Vários ficheiros – um documento pode consistir em mais do que um ficheiro no DSpace. Um Exemplo comum será um ficheiro HTML com referências a ficheiros de imagens (tais como ficheiros JPG ou GIF). Outro exemplo será um artigo acompanhado com um vídeo ou um ficheiro de dados. Se está a submeter mais do que um ficheiro para este documento, seleccione a respectiva caixa.

Clique no botão “continuar”, para prosseguir, ou no botão “cancelar/gravar” para parar e gravar ou cancelar o seu depósito.

Descreva o documento que está a depositar – Página 2

A informação que introduzir nesta secção constituirá um registo de "metadados" que permitirá pesquisar e encontrar os seus documentos utilizando motores de pesquisa. Quanto mais rico for este registo de "metadados", mais fácil será encontrar o(s) seu(s) documento(s). Assim, preencha todos os campos aplicáveis ao seu documento.

Autor*: Introduza o(s) nome(s) do(s) autor(es) do artigo que está a depositar. Um autor ou co-autor pode ser uma pessoa, organização ou serviço que tenha criado, ou contribuído para, o conteúdo do mesmo. Seleccione a opção "Adicionar Mais" para poder adicionar tantos autores quantos os necessários. Exemplos:

(2)

Se autor for uma organização utilize a caixa de texto do “Apelido” para o nome da organização:

Título*: Introduza a designação completa do documento através do qual deverá ser conhecido. Todos os documentos do Repositório do ISCTE devem ter um título! O título não deve terminar com pontuação e não é possível inseri-lo em itálico. Se tiver um subtítulo coloque [ : ] e use maiúsculas apenas para a primeira letra e nomes próprios.

Outros títulos: (nota – esta caixa de texto apenas aparece se na primeira página tiver indicado que o documento tem mais do que um título)

Se o documento tiver um título alternativo válido, por exemplo, um título numa outra língua ou uma abreviatura do título, deverá inseri-lo nesta parte do processo.

Data de edição: (nota – esta caixa de texto apenas aparece se na primeira página tiver indicado que o documento foi previamente publicado ou distribuído Se o DSpace for o primeiro meio de distribuição deste documento, a data que lhe será atribuída pelo sistema será a do seu depósito no Repositório do ISCTE.)

Introduza a data da publicação ou distribuição pública, se aplicável (pode deixar o mês e/ou o dia em branco se não se aplicar). Se o documento não tiver sido publicado ou distribuído publicamente não preencha este campo. Nesse caso a data que ficará associada ao documento será a data do seu depósito no Repositório do ISCTE.

Editor: (nota – esta caixa de texto apenas aparece se na primeira página tiver indicado que o documento foi previamente publicado ou distribuído.)

Se aplicável, introduza aqui o nome da editora que publicou o documento.

Citação: (nota – esta caixa de texto apenas aparece se na primeira página tiver indicado que o documento foi previamente publicado ou distribuído.)

Introduza os dados de citação, se o documento for um artigo de revista ou parte de um trabalho mais amplo, como um capítulo de um livro. No caso de artigos de revistas inclua o título da revista, o número do volume, fascículo, data e paginação. Para capítulos de livros, inclua o título do livro, local de publicação, editor (comercial), data e paginação.

(3)

Série/Número: Algumas colecções do Repositório podem ser séries numeradas, como Relatórios Técnicos ou Working Papers. No caso destas colecções, a sua designação deve ser introduzida (se não constar por omissão) no campo Nome da Série, e o respectivo número do documento no campo N.º do Relatório ou Working Paper.

Identificadores: Caso tenha conhecimento de algum número único ou código que identifique o documento num qualquer sistema, deverá introduzi-lo nesta parte do processo. Pressione a seta no lado direito da caixa de entrada e seleccione uma das opções disponíveis:

ISSN - International Standard Serial Number - ex. 1234-5678 ISMN - International Standard Music Number - ex. M-53001-001-3 ISBN - International Standard Book Number - ex. 0-1234-5678-9

URI - Universal Resource Identifier - ex. http://www.dspace.org/help/submit.html

Govt.doc # - Government Document Number - e.g. NASA SP 8084 OUTRO – Outro tipo de identificador, não abrangido nas opções acima referidas, e que sirva para identificar o documento numa dada colecção local.

Tipo: Seleccione o tipo ou género que melhor se ajuste ao seu documento. Para seleccionar mais de que um valor da lista, deve pressionar e segurar a tecla "ctrl" ou a tecla "shift". Deverá seleccionar um dos tipos disponíveis (TEXTO; DATASET; IMAGEM; RECURSO INTERACTIVO; SOM) e depois um sub-tipo.

Arbitragem científica/Refereed: Indique aqui se artigo que está a depositar foi sujeito a um processo de peer-review (revisão pelos pares), também conhecido por refereeing (arbitragem científica).

Língua: Seleccione o idioma (predominante, no caso de serem usados vários) do seu documento. Se o valor por defeito (Português) não for apropriado, pressione a seta no lado direito na caixa, para ver uma lista dos idiomas mais usados no ISCTE.

Se o seu documento não é textual, ou o idioma utilizado não consta na listagem, seleccione a opção "Outra" ou “N/A”.

(4)

Descreva o documento que está a depositar – Página 3

Palavras-chave: Insira todas as palavras-chave necessárias para descrever o seu documento, desde as mais gerais até às mais específicas. Quantos mais termos usar, mais possibilidades os utilizadores têm de encontrar este documento nas suas pesquisas por assunto. Utilize uma caixa de texto para cada palavra-chave. Pode adicionar mais caixas de texto pressionado o botão "Adicionar mais".

Resumo: Insira na caixa de texto o resumo do documento no idioma principal, correspondente ao idioma seleccionado anteriormente. Pode inserir um resumo noutro idioma pressionado o botão "Adicionar mais".

Patrocinadores: Se o seu documento resulta de uma investigação patrocinada, pode proporcionar informação sobre o(s) patrocinador(es) no campo: "Patrocinadores". Esta é uma caixa de preenchimento livre que permite introduzir qualquer nota.

Descrição/Informações adicionais: Aqui pode introduzir qualquer outra informação que descreva o documento, ou comentários que possam ser úteis para os utilizadores do documento e que não possam ser introduzidas noutro campo. Esta informação será visível no sumário público deste documento.

Comentários e sugestões: Nesta caixa pode introduzir outras informações pertinentes que não serão visíveis para o público. Pode indicar neste campo se o documento for para partilhar numa colecção de outra comunidade.

(5)

Acesso: Todas as colecções são por defeito de acesso livre, caso pretenda que o documento que está a depositar fique em acesso restrito ao ISCTE indique aqui.

Seleccione o botão "Próximo" para prosseguir, ou "Cancelar/Gravar " para cancelar ou gravar o seu depósito.

Carregar um ficheiro

Existem dois métodos para introduzir o ficheiro que pretende carregar:

1. Introduza o nome do ficheiro e respectivo "caminho" de acesso, na caixa de diálogo, e em seguida pressione o botão "Seguinte" localizado no canto inferior direito do ecrã.

2. Pressione o botão "Procurar" e aparecerá uma janela com os seus ficheiros. Navegue através das pastas/directorias até encontrar o ficheiro que pretende carregar. Seleccione o ficheiro pretendido e clique em "Abrir".

Utilizadores de Netscape: Por defeito, a janela aberta com "Procurar..." mostra apenas ficheiros do tipo HTML. Se o seu ficheiro não é do tipo HTML seleccione na janela a opção para mostrar ficheiros de outros tipos.

Se o ficheiro apresentado é o ficheiro que seleccionou, seleccione o botão "Próximo" para prosseguir, ou "Cancelar/Gravar " para cancelar ou gravar o seu depósito.

Carregar vários ficheiros: Se o depósito que está a efectuar tiver mais do que um ficheiro para carregar, tem uma caixa de entrada designada "Descrição do Ficheiro". A informação que for introduzida aqui ajudará os utilizadores a entenderem que tipo de informação está armazenada em cada ficheiro, por exemplo: "Documento principal", ou "Imagens" ou "Programa de computador" ou "Dados".

(6)

Introduza uma descrição para cada ficheiro e seleccione o botão "Seguinte" para continuar.

Formato dos Arquivos

Para arquivar devidamente e permitir acesso a um ficheiro, é necessário saber qual é o seu formato: por exemplo., "PDF" ou "HTML", ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do ficheiro, ser-lhe-á solicitado que o identifique. Se o formato do ficheiro aparecer na lista fornecida, seleccione-o e pressione o botão "Depositar". Caso não encontre o formato na lista, seleccione "Formato não consta na lista", e descreva o formato na caixa de texto, localizada no fundo da página. Lembre-se de dar o nome da aplicação utilizada para criar o ficheiro, bem como a versão de aplicação, por exemplo: "Autodesk AutoCad R20 para UNIX".

Para obter mais informações sobre formatos de ficheiros, pode aceder à ligação: DSpace Supported Formats.

Ficheiro carregado

Depois de carregar um ficheiro verifique a informação apresentada na tabela para se assegurar que está correcto. Existem duas formas de verificar se os ficheiros foram correctamente carregados:

y Clique no nome do ficheiro. Em seguida, o ficheiro será descarregado para uma janela nova, onde pode verificar o seu conteúdo.

y Compare o ficheiro "checksum" apresentado aqui com o checksum calculado por si. Para tal deverá clicar no botão "Mostrar Checksums".

Se está apenas a carregar um ficheiro, pressione o botão "Seguinte" quando estiver seguro que ficheiro foi carregado correctamente.

Se está a carregar mais que um ficheiro, pressione o botão "Adicionar outro ficheiro" e repita o processo. Quando estiver seguro de que todos os ficheiros foram carregados correctamente, pressione o botão "Próxima".

Verificar o depósito

Esta página permite rever a informação que foi introduzida até ao momento na descrição do documento. Para corrigir ou editar informação, faça um clique no botão correspondente do lado direito ou utilize os botões ovais localizados na barra de progresso para percorrer as páginas do processo de depósito. Quando estiver seguro que o depósito está correcto faça um clique no botão "Próximo" para continuar.

(7)

Seleccione a opção "Próximo" para prosseguir, ou "Cancelar/Gravar " para cancelar ou gravar o seu depósito.

Licença

É necessário que concorde com a licença de distribuição não-exclusiva, antes do seu documento poder aparecer na Repositório do ISCTE. Por favor, leia a licença atentamente. Caso pretenda algum esclarecimento contacte-nos por correio electrónico – repositorio@iscte.pt.

LICENÇA DE DISTRIBUIÇÃO NÃO-EXCLUSIVA

Ao assinar e entregar esta licença, o/a Sr./Sra. (autor ou detentor dos direitos de autor):

a) Concede ao ISCTE o direito não-exclusivo de reproduzir, converter (como definido em baixo), comunicar e/ou distribuir o documento entregue (incluindo o resumo/abstract) em formato digital ou impresso e em qualquer meio.

b )Declara que o documento entregue é seu trabalho original, e que detém o direito de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.

c) Se o documento entregue contém material do qual não detém os direitos de autor, declara que obteve autorização do detentor dos direitos de autor para conceder ao ISCTE os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento entregue.

Se o documento entregue é baseado em trabalho financiado ou apoiado por outra instituição que não o ISCTE, declara que cumpriu quaisquer obrigações exigidas pelo respectivo contrato ou acordo.

O ISCTE identificará claramente o(s) seu (vosso) nome(s) como o(s) autor(es) ou detentor(es) dos direitos do documento entregue, e não fará qualquer alteração, para além das permitidas por esta licença.

(8)

Depósito concluído

Depois de aceitar a licença de distribuição não-exclusiva será apresentada uma página indicando que o seu depósito está completo.

Agora que o seu documento já foi introduzido no Repositório do ISCTE com sucesso, irá passar pelo processo (workflow) definido para a colecção na qual foi depositado.

Algumas colecções estão configuradas para que o processo de depósito passe por fases de edição e revisão, enquanto outras podem aceitar o depósito de documentos de imediato. Receberá uma notificação, através de correio electrónico, quando o seu documento passar a integrar a colecção, ou se existir algum problema com o seu depósito.

Para obter mais informações sobre os procedimentos de uma colecção em particular, pode entrar em contacto directo com o responsável (coordenador) da comunidade a que pertence. Também pode verificar o estado do seu depósito na área "o Meu Espaço”.

Handle, identificador persistente

Quando um documento por si depositado é aceite no Repositório do ISCTE, é-lhe atribuído um URL (Uniform Resource Locator) persistente. Ou seja, ao contrário da maior parte dos URL, este identificador não precisará de mudar quando o Repositório do ISCTE mudar de equipamento, software, ou quando o sistema sofrer qualquer outro tipo de alteração. O projecto DSpace, cuja aplicação Web o Repositório do ISCTE usa, está empenhado em manter a integridade destes identificadores. Assim, é seguro, e mesmo recomendável, que use este identificador para se referir ao seu documento em publicações e quaisquer outras comunicações. Os nossos URL persistentes estão registados no Handle System, que é um sistema completo de atribuição, gestão e resolução de identificadores permanentes de objectos digitais e outros recursos na Internet. Estes identificadores permanentes são conhecidos em inglês como handles , que traduzimos livremente por "referências". O Handle System é administrado pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI), que desenvolve e promove investigação de interesse público.

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

SENSOR DE

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Em amostras de sementes coletadas na mesma área, das 12 linhagens estudadas, apenas na linhagem RJ 04-26 foi observada uma incidência fúngica de 2%, podendo indicar possíveis fontes

Os versículos continuam a chamar a atenção do povo, para a prova que Deus o Altíssimo revelou ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele), Deus o

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé