• Nenhum resultado encontrado

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO

ESCOLAR QUILOMBOLA

Dalva de Araújo Menezes Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

RESUMO

Este trabalho tem o intuito de analisar se as recomendaçõesdas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola são consideradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores daquelas Comunidades, a fim de contribuir com a formação dos professores.Esse trabalho é uma pesquisa em andamento que está sendo realizado no mestradodo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. O tema proposto é “As Práticas Pedagógicas dos Professores em Comunidades Quilombolas” definimos o seguinte problema: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas do Piauí e Maranhão estão atendendo as recomendações e/ou exigências que determinam as DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola? Como objetivo geral: Analisar se as recomendaçõesdas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola são consideradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores daquelas Comunidades tendo em vista a formação continuada de professores.O Lócus da pesquisa está sendo realizado em duas escolas na Região Nordeste, sendo uma escola no Piauí e outra no Maranhão, os sujeitos investigados são oito professores de cada escola. A metodologia para coleta de dados utilizada é a observação participante, a entrevista semiestruturada e o grupo focal para termos embasamento profundo sobre o tema a ser investigado. Para as questões metodológicas estamos trabalhando com Chizzotti (2006), Severino (2007) entre outros, e para fundamentação teórica com Ponce (2009) entre outros. Na pesquisa constatou-se grandes dificuldades dos professores que atuam nas Comunidades Quilombolas, como questões financeiras, dificuldades de acesso às Comunidades e apoio da Gestão Pública. Contamos também neste andamento da pesquisa que os professores desconhecem as Diretrizes Curriculares nacionais para Educação Escolar Quilombola. Enfatizaram que eles não têm conhecimento da Diretriz específica para as escolas das Comunidades em que atuam.

PALAVRAS-CHAVE:Comunidades Quilombolas. Práticas Pedagógicas. Diretrizes Curriculares.

PROBLEMA DE PESQUISA

A partir do campo de investigação, juntamente com as reflexões e leituras realizadas sobre o tema “As Práticas Pedagógicas dos Professores em Comunidades Quilombolas” foi elaborado o seguinte problema: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas estão atendendo asrecomendações e/ou exigências que determinam as DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola?

(2)

Diante desse questionamento, estamos realizando esta pesquisa com intuito de colaborar com duas escolasdas Comunidades Quilombolas dos Estados do Piauí e Maranhão, com a intenção de conhecer esses professores e contribuir de maneira que possam realizar reflexões de suas ações para posteriormente criarem novos conhecimentos das práticas pedagógicas e realizar em sala com seus alunos.Este estudo busca abrir espaço para a investigação, a compreensão e a oportunidade de expressão desses sujeitos em relação as problemáticas que não podem ser simplesmente desconsideradas.O trabalho visa compreender como se dá o processo de constituição das práticas pedagógicas do profissional atuante na docência em Comunidades Quilombolas.

Ponce (2009) destaca o reconhecimento que questões de valoresestão relacionadas a estas comunidades, portanto a presente pesquisa mostra-se relevante principalmente porque se configura como um alerta que precisa ser debatida, caso contrário, ocultaà heterogeneidade de povos, ao tempo em que os professores ampliem seus conhecimentos para o avanço de suas práticas pedagógicas no enriquecimento de atividades realizadas em sala de aula e o conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. Diante disso, segue os objetivos.

OBJETIVOS Objetivo Geral

Analisar se as recomendaçõesdas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola são consideradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas, tendo em vista a formação continuada de professores.

Objetivos Específicos

 Destacar as recomendações e/ou exigências das Diretrizes Curriculares nacionais da Educação escolar quilombola;

 Caracterizar a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Comunidades Quilombolas nos aspectos de planejamento, execução e avaliação;

 Levantar as iniciativas dos professores para resolução de problemas da prática pedagógicas.

(3)

Para delimitar o objeto deste estudo, realizamos um estudo de cunho exploratório, por meio de entrevistas que foram realizadas no mês de julho de 2015 com os(as) professores(as) das escolas Quilombolas do Piauí e Maranhão. Para aquisição de informações pertinentes aos propósitos desta pesquisa, consideramos importante realizar uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e sua contribuição para as práticas pedagógicas dos professores, a fim de subsidiar a formação docente para sabermos se a escola está atendendo as orientações exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, como se estruturam e como caracterizam as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores que atuam nessas comunidades.

A intenção é desenvolver a pesquisa exploratória, Severino (2007) diz que “busca levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto”. É uma pesquisa de cunho qualitativo por considerá-la a mais apropriada à nossa proposta de investigação. Segundo Chizzotti (2006, p. 28) “A abordagem qualitativa possibilita a interpretação dos significados aos fatos e aos fenômenos que as pessoas atribuem”.

A pesquisa será realizada em duas escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo uma escola localizada no Piauí euma no Maranhão.A Escola Municipal Joaquim Batista de Amorim, situada no povoado Curralinhos, em Esperantina/PI, distância de 200 km da capital Teresina. E aUnidade Escolar Antônio Martins Costa, situada em Brejo/MA, distância de 314 km da capital São Luís.

A pesquisa está sendo realizada com oito professores do Ensino Fundamental das escolas nas localidades mencionadas. Como critério de escolha dos professores pesquisados,optou-se por professores que tem o ensino superior e estejam há mais de 1 ano na docência. Para coleta de dados, optamos pelos seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal.

DISCUSSÃO E RESULTADOS

Neste trabalho, tratando de uma comunidade com características peculiares em sua totalidade, percebemos durante o percurso da investigação inicial que este professor encontra grandes dificuldades no exercício de sua prática pedagógica, seja nas questões econômicas, estruturais, de localização da comunidade (muitas são distantes das cidades) e além de tudo, enfrentar questões pertinentes à sua prática pedagógica

(4)

quando este professor não conhece em nada a cultura quilombola e que descobrimos durante a pesquisa que os professores investigados desconhecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. No entanto, acreditamos que mesmo diante das dificuldades elencadas, este professor possa criar condições de aprendizado para esses alunos. Partindo do princípio que este precisa de cursos de formação específica para atuar nas escolas das Comunidades Quilombolas, como também um estudo profundo dessas Diretrizes.

Diante do exposto, o tema escolhido nos da à oportunidade de contribuirmos com as comunidades remanescentes de quilombos, proporcionando o despertar de interesses relevantes para o crescimento e a manutenção da própria cultura quilombola e compreenderem as Diretrizes que dão um suporte para atuação deles nas escolas.

Através da discussão e reflexões propostas, o presente estudo surge como contribuição para uma compreensão maior dos fatores sociais e culturais que se entrelaçam nessa construção e dos percalços inerentes ao processo percorrido por estes professores nesse contexto.

Observando a importância do problema aqui abordado, entendemos que a presente pesquisa tem grande relevância social, cultural, acadêmica e profissional, pois entre tantos aspectos é preciso considerar que o número de professores atuantes no ensino fundamental das Comunidades Quilombolas está aumentando, e que boa parte da sociedade ainda precisa enfrentar estereótipos para aceitar naturalmente tal situação.

Peranteo exposto, pretendemos contribuir com a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola e as contribuições em relação às práticas pedagógicas dos professores das escolas em Comunidades Quilombolas dos Estados do Piauí e Maranhão, de modo que estes resultados possam contribuir com a qualidade de ensino, fortalecendo o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores como também o fortalecimento educacional dos educandos e de toda comunidade escolar quilombola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo procurou trazer a pesquisa que ainda encontra-se em andamento, as práticas pedagógicas dos professores em Comunidades Quilombolas do Piauí e Maranhão, tendo em vista o estudo no que orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola no que se refere as práticas pedagógicas desses professores, em que foi realizado o estudo teórico para conhecer melhor essas

(5)

diretrizes.No momento inicial que realizamos a primeira etapa para obtenção dos dados, constatou-se que os professores das Comunidades Quilombolas desconhecem as Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola, fincando até mesmo surpresos em saber que existe uma diretriz curricular específica e que nunca foram orientados e/ou apresentados a essa diretriz.

Portanto, apesar dos trabalhos já existentes em determinados campos da Comunidade Quilombola, faz-se necessário a implementação das Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola, para que haja a continuidade da organização cultural das comunidades e dentro das escolas, como também a Formação Continuada dos Profissionais que lidam com Comunidades Quilombolas, pois sabemos que muitas são as dificuldades dos professores para obtenção de uma formação voltada para atuar nas escolas das Comunidades Quilombolas.

Enfim, buscou-se com este trabalho, mostrar a pesquisa que ainda se encontra em andamento, mas que considera-se relevante para o melhoramento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos professores atuam em escolas das Comunidades Quilombolas, entendendo que a escola, como espaço de formação, tem um papel significativo na constituição da sociedade que queremos e que os educadores precisam estar bem preparados para trabalhar com as diferenças, repensando as suas práticas pedagógicas, valores, conteúdos a partir da realidade social e cultural.

REFERÊNCIAS

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

http://www.incra.gov.br/estrutura-fundiaria/quilombolas. Acesso em 05.09.2015 PONCE, Branca Jurema. A educação em valores no currículo escolar. São Paulo. Revista e curriculum, São Paulo v.5 n.1 Dez. 2009. Disponível em:

<http://D:/MESTRADO.%20PUC.%20S%C3%83O%20PAULO/A%20educa%C3%A7 %C3%A3o%20em%20valores.%20Branca%20Jurema%20Ponce.pdf

Acesso em: 26.10.2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. Edição revisada e ampliada.

Referências

Documentos relacionados

No total foram gerados 4 conjunto de mapas de Kohonen: 3 conjuntos de mapas utilizando individualmente as 6 bandas espectrais de cada data e 1 um conjunto de mapas utilizando todos

The distribution of the voice break measures (Degree of Voice Break - DVB and Number of Voice Breaks - NVB) was not normal, but its averages were within the normality proposed by

A persistência de marcadores tumorais séricos elevados 3 semanas após a orquiectomia pode indicar a presença de doença, enquanto a normalização não

Este acréscimo se deve ao fato de que o gás injetado age no deslocamento do óleo e, após o breaktrought, o mecanismo de deslocamento dá lugar ao mecanismo de

A fermentação dos carboidratos no rúmen produz ácidos graxos voláteis que representam a principal fonte de energia para os ruminantes, atendendo até 80 % de seus requerimentos

Detalhamento do interesse institucional (Tabela 9), foto com o Vice-reitor da Universidade Steinbeis (Figura 15), foto do prédio da Escola Internacional de Negócios e

Deve conter manifestação sobre a qualidade dos dados que serviram de base para elaboração da auditoria atuarial independente, bem como sobre a correspondência desses dados com

soma da espessura estimada de estéril e da possança estimada de cascalho, ambas do modelo 2D; (direita) cenário otimista, resulta da estimativa da espessura total entre a superfície