• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL

A medicina legal é uma disciplina que tem assumido uma grande importância no dia a dia dos concurseiros 1, principalmente para aqueles que estudam para as carreiras policiais 2. O

motivo é simples: os policiais lidam com a medicina legal no seu cotidiano do trabalho. Por isso, é essencial que eles possuam um certo conhecimento da matéria, de modo a saber, numa cena de crime, se a vítima foi atingida por projetil de arma de fogo ou por uma faca 3.

MEDICINA LEGAL PARA OS CANDIDATOS – IMPORTÂNCIA

1) Concursos;

2) Prova Objetiva / discursiva;

• Em provas objetivas, as bancas normalmente cobram de 5 a 10 questões. • Em provas discursivas, pode-se cobrar medicina legal ou criminalística.

3) Academia / prova;

• No curso de formação, a matéria de medicina legal é cobrada novamente. Por isso,

deve-se estudá-la agora para evitar acumulação com as demais matérias tratadas no curso de formação. Além disso, saiba que a nota final obtida no curso de formação é essencial para:

– Determinar se você será chamado no início ou no final; – Determinar o local onde você irá exercer as suas funções.

4) Exercício profissional: requisitar perícias, interpretar laudos, rotina etc.

• O investigador de polícia, por exemplo, após a conclusão da investigação, elaborará um

relatório e o enviará para o delegado de polícia tomar as medidas cabíveis.

• No exercício da profissão, o servidor público vai analisar uma série de documentos,

como, por exemplo, laudo pericial de local de crime, laudo pericial de exame de corpo

1 Alguns concursos de defensor público e promotor público cobram medicina legal.

2 Com exceção dos concursos para as carreiras policiais do Distrito Federal em que a cobrança é pouco frequente.

3 Quando o policial chega na delegacia, para fazer o registro do boletim de ocorrência, ele precisa descrever o tipo de ferimento.

(2)

de delito, laudo cadavérico, laudo de conjunção carnal, laudo de lesão corporal etc. Por isso, é fundamental o conhecimento sobre medicina legal para entender as conclusões expressadas nesses laudos e, consequentemente, fazer um relatório bem fundamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• Não confunda medicina legal com o direito: o direito é uma ciência jurídica e a medicina

legal é um ramo da medicina que é uma ciência técnico-científica. Por isso, as termino-logias mudam e, principalmente, a forma de estudar muda. Em medicina legal, a leitura precisa estar associada à visualização das imagens 4, pois de nada adianta ler o

con-ceito de equimose sem ver o que é, de fato, uma equimose.

1. FRANCA, Genival Veloso De. Medicina Legal. Guanabara Koogan;

• Professor da UFPB.

• Médico-legislativa da PC/PB.

• É o primeiro livro massivamente adotado pelas bancas.

– Por isso, é essencial que você conheça a abordagem do professor França.

• As imagens usadas no livro são de qualidade mediana e, a maior parte, em preto e branco.

2. HÉRCULES, Hygino. Medicina Legal. Ateneu;

• É um livro pouco usado pelas bancas.

3. CROCE, Delton. Manual de Medicina Legal. Saraiva;

4. LUIZ, Celso. Medicina Legal. Campus Concursos.

5. COSTA FILHO, Paulo Enio Garcia da. Criminalística e Medicina Legal para concursos.

4 O ideal é a visualização de imagens coloridas.

10m

(3)

ATENÇÃO

O aluno do GranCursos não precisa adquirir nenhum livro, pois o material fornecido já é suficiente para responder às mais variadas questões.

Obs.:

 há imagens de qualidade de medicina legal no instagram da professora Plúvia Melo (@medicinalegalparaconcursos) e no site do professor Mathus Galvão (www.mal-thus.com.br).

IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS

A medicina legal, assim como as demais disciplinas, se divide em várias partes. A princí-pio, todas as partes são importantes e, por isso, devem ser estudadas. Mas, caso você esteja sem tempo, se dedique à traumatologia forense e à tanatologia forense.

• Traumatologia forense 5: ramo da medicina legal que descreve o instrumento que causa

determinado tipo de lesão.

– A partir dos conhecimentos adquiridos nessa matéria, consegue-se identificar, por

exemplo, o causador de determinado orifício (projétil de arma de fogo ou chuço).

• Tanatologia forense: conceitua a morte (violenta, natural, suspeita) e os fenômenos

relacionais à morte (resfriamento, rigidez).

(4)

Conforme a pesquisa da professora Plúvia Melo, das 603 questões analisadas, 202 ques-tões cobraram a traumatologia e 99 quesques-tões, a tanatologia.

Embora a matéria de traumatologia seja a mais cobrada, é essencial o estudo de outras matérias, como, por exemplo, a sexologia forense que estuda o comportamento sexual des-viante. Um dos objetos de estudo da sexologia forense são parafilias — doenças relaciona-das ao comportamento sexual. São exemplos de parafilias: pedofilia 6, sadomasoquismo,

fro-terismo 7.

CONCEITO

O conceito de medicina legal, antigamente, não era cobrado em provas, mas, desde 2018, as bancas estão abordando o tema.

A medicina legal nada mais é do que a aplicação dos conhecimentos da medicina à prática jurídico-legal, quer na aplicação da lei no dia a dia, quer na elaboração de leis.

6 Pessoas que sentem atração sexual por crianças e adolescente. 7 Pessoas que obtêm prazer sexual mesmo que ambos estejam vestidos.

(5)

• Elaboração de leis.

– Para estabelecer o conceito de lesão leve, grave e gravíssima, o legislador se baseou

nos conhecimentos da medicina legal.

• Aplicação da lei.

– O mesmo conhecimento médico exigido para elaborar a lei é necessário para aplicar

a lei; pois, sem ele, o promotor ou o juiz, por exemplo, não conseguiria saber se a lesão causou debilidade permanente de órgão, sentido ou função 8.

Ciência que age na aplicação dos conhecimentos médico-biológicos, na elaboração e exe-cução das leis que deles carecem (FÁVERO).

É Ciência e Arte 9 ao mesmo tempo. Ciência porque faz uso dos conhecimentos da

Medi-cina para explicar fatos de relevância jurídica. Arte porque depende de sensibilidade e de qualidades instintivas do perito para perceber e explicar determinados tipos de fenôme-nos (FRANÇA).

A Medicina Legal é, em resumo, o emprego das ciências médicas no esclarecimento de questões do Direito.

• Esferas: penal, civil, administrativas, previdenciárias etc.

– Se uma pessoa sofrer lesão por um erro médico, por exemplo, além das sanções

penais aos quais o médico está sujeito, a vítima pode pleitear uma indenização cível. Mas, para tanto, precisará provar o erro por meio de uma perícia médica e, com isso, necessitará dos conhecimentos da medicina legal — no âmbito cível. O profissional responsável pelo erro também pode estar sujeito a sanções administrativas no âmbito do respectivo Conselho Profissional 10, por exemplo.

– Imagine que um trabalhador sofra um acidente de trabalho e tenha a sua capacidade

laborativa reduzida por um certo período. Para ter acesso ao benefício previdenciário, o trabalhador precisará ser submetido a uma perícia médica. Mais uma vez, então, há a necessidade de se utilizar os conhecimentos da medicina legal.

8 A vítima precisa ser submetida a um exame de lesão corporal que é realizado por um médico legista que aplicará os conceitos da medicina legal.

9 O professor França defende que a medicina legal não é só ciência como também é arte, pois depende do treinamento e da sensibilidade do médico para aplicar

a medicina legal.

10 Aplicam-se, então, os conhecimentos da medicina legal no âmbito do direito previdenciário.



��������������������������������������������������������������������������������Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Laécio Carneiro.

A presente degravação tem como objetivo auxiliar no acompanhamento e na revisão do conteúdo ministrado na videoaula. Não recomendamos a substituição do estudo em vídeo pela leitura exclu-siva deste material.

Referências

Documentos relacionados

Para se observar os efeitos do PCNA no combate à reprovação, utilizou-se a quantidade de alunos aprovados em 2013 do grupo de inscritos (1), sendo que, para calcular

• Proposta de 3 algoritmos de aproxima¸c˜ ao baseados em relaxa¸c˜ ao linear do problema de otimiza¸c˜ ao linear inteira para a obten¸c˜ ao de resultados aproximados em

227, § 6º da Constituição da República de 1988, fortalece o reconhecimen- to do princípio da autonomia reprodutiva, que, por sua vez, reforça a existência de um direito

Enquanto os filtros de média suprimem estruturas com valores altos, a detecção de contornos requer uma operação de filtragem que dê realce a mudanças nos

A relativa estabilidade na participação dos três grandes grupos – os aglomerados metropolitanos, as regiões metropolitanas e o urbano não metropolitano –

Curso Bacharelado em Teologia Núcleo Temático Filosófico Disciplina História da Filosofia I Código da Disciplina ENEX00664 Carga Horária 34 horas-aula ( x ) Teóricas (

Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por JOSE LUIS PEREIRA ANDRADE, liberado nos autos em 24/10/2019 às

Considerando a ampliação dos marcos regulatórios em Saúde do Trabalhador a partir da Constituição Federal e a Política Nacional de Promoção da Saúde do