• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Formato

Curso

Turma

Presencial (Sala Estúdio | Liberdade)

Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio)

Online (inscrição na Unidade Damásio)

11640

11642

11644

05450

05462

05465

TURMAS

Pós-Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do

Trabalho

(Turma 6 – Abril/2017)

O Direito e Processo do Trabalho vêm passando

por significativas atualizações e transformações nos

últimos tempos.

Com efeito, a respeitável Consolidação das Leis do

Trabalho (Decreto-lei n. 5.452/43) não consegue

atender à evolução da sociedade globalizada,

informatizada e competitiva, especialmente no tocante

às complexas e modernas relações de trabalho.

Muito ainda se tem comentado sobre a

flexibilização e a desregulamentação dos direitos

trabalhistas. Atualmente, é clara a influência do Direito

Constitucional e dos direitos fundamentais na seara

trabalhista.

O curso oferecerá módulos focados no estudo

de Novas Fronteiras, além de temais atuais e polêmicos

da área trabalhista, com aulas ministradas por corpo

docente altamente competente e especializado,

formado por Advogados, Juízes e Procuradores do

Trabalho, Mestres e Doutores em Direito.

IMPORTANTE:

Para que o aluno tenha mais

informações sobre a organização do curso e sobre as

suas obrigações como pós-graduando, se faz

imprescindível a leitura do MANUAL DO ALUNO,

disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

SOBRE O CURSO

PERÍODO

DIAS e HORÁRIOS

Presencial e Telepresencial

de 27/04/2017 a 25/10/2018

Matrículas até: dia 11/05/2017

Online

de 29/04/2017 a 27/10/2018

Matrículas até: dia 13/05/2017

Presencial e Telepresencial

às quintas-feiras

das 19h00 às 22h40

Online

aos sábados

até às 18h00

(2)

(*) Cronograma de aulas/temas sujeitos à alteração.

MÓDULOS

Disciplinas

Temas

Carga-horária

Temas Atuais e

Polêmicos do Direito

do Trabalho

(abril/2017)

Duração do Trabalho. Intervalos. Descanso Semanal Remunerado e Feriados. Remuneração e Salário. Equiparação Salarial. Estabilidades e Garantias de Emprego. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Trabalho da Mulher. Trabalho da Criança e do Adolescente. Aviso Prévio. Extinção do Contrato Individual de Trabalho. Direito Coletivo do Trabalho: Princípios. Estrutura Sindical Brasileira. Direito Coletivo do Trabalho: Instrumentos de Negociação Coletiva. Poder Normativo da Justiça do Trabalho. Dissídio Coletivo. Sentença Normativa e Ação de Cumprimento. Direito Coletivo do Trabalho: Greve e Locaute.

70

horas

Novas Fronteiras do

Processo do

Trabalho

(agosto/2017)

Direito Processual do Trabalho: Conceito; Natureza Jurídica; Autonomia; Interpretação; Integração; Eficácia. Lacunas Normativas, Ontológicas e Axiológicas. Fontes. Princípios Constitucionais e Infraconstitucionais do Processo do Trabalho. História da Justiça do Trabalho. Organização da Justiça do Trabalho. Jurisdição. Competência Funcional da Justiça do Trabalho. Conflitos de Competência. Competência Territorial da Justiça do Trabalho. Modificação da Competência. Competência Material da Justiça do Trabalho. Análise da Emenda Constitucional n. 45/2004 (Reforma do Judiciário). Organização do Ministério Público do Trabalho. Atuação Judicial e Extrajudicial do Parquet Laboral. Ação Civil Pública Trabalhista. Ações Civis Coletivas. Ação Anulatória. Tutela dos Interesses Transindividuais, Metaindividuais ou Supraindividuais Trabalhistas (Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos). Partes e Procuradores: Jus Postulandi; Mandato expresso; Mandato Tácito; Honorários Advocatícios na Justiça do Trabalho; Substituição Processual; Representação Processual. Assédio Processual. Litisconsórcio e Intervenção de Terceiros na Justiça do Trabalho. Procedimentos Trabalhistas Céleres: Sumário (Dissídio de Alçada) e Sumaríssimo. Atos, Termos e Prazos Processuais. Nulidades Processuais. Petição Inicial Trabalhista: Requisitos; Emenda; Aditamento; Indeferimento. Pedidos. Teoria Geral da Defesa do Reclamado. Espécies de Resposta do Reclamado: Contestação; Exceções e Reconvenção.

70

horas

Temas Atuais e

Polêmicos do

Processo do

Trabalho

(outubro/2017)

Teoria Geral das Provas Trabalhistas. Provas Trabalhistas em Espécie. Audiências Trabalhistas. Revelia e Confissão. Tutelas de Urgência na Justiça do Trabalho: Antecipada, Cautelar e Inibitória. Sentença e Coisa Julgada.
Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas.
Recursos Trabalhistas em Espécie. Liquidação Trabalhista. Execução Trabalhista. Diálogo das Fontes entre o Direito Empresarial e o Direito Processual do Trabalho. Dissídio Coletivo. Poder Normativo da Justiça do Trabalho. S entença Normativa. Ação de Cumprimento.
Procedimentos Especiais: Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. Inquérito Judicial para Apuração de Falta Grave. Mandado de Segurança na Justiça do Trabalho. Habeas Corpus, Habeas Data.

70

horas

Novas Fronteiras do

Direito do Trabalho

(fevereiro/2018)

Fundamentos e Formação Histórica do Direito do Trabalho. Tendências Atuais do Direito do Trabalho. Flexibilização. Desregulamentação. Direito do Trabalho: Conceito; Natureza Jurídica; Autonomia. Interpretação. Integração. Eficácia. Fontes do Direito do Trabalho. Princípios Constitucionais do Direito do Trabalho. Princípios Específicos do Direito do Trabalho. Renúncia e Transação. Relação de Trabalho e Relação de Emprego: Conceitos e Diferenciações. Requisitos Caracterizadores da Relação de Emprego (Elementos Fático-Jurídicos). Relações de Trabalho lato sensu: Autônomo, Avulso, Eventual, Voluntário. Pejotização. Empregado Doméstico e Empregado Rural. Estágio. Aprendiz. Altos Empregados. Empregador. Poder Empregatício: Diretivo, Disciplinar, Fiscalizatório e Regulamentar. Grupo Econômico. Sucessão de Empregadores. Cartório não oficializado. Consórcio de Empregadores. Terceirização no Direito do Trabalho. Terceirização na Administração Pública. Intermediação de Mão-de-Obra. Cooperativas de Trabalho. Contrato Individual de Trabalho: Conceito, Natureza Jurídica, Classificação, Elementos. Trabalho Proibido e Trabalho Ilícito. Espécies de Contrato a Termo: Contrato de Trabalho por Prazo Determinado previsto na CLT; Contrato a Termo da Lei n. 9.608/98; Contrato de Tr abalho Temporário (Lei n. 6.019/74). Alteração do Contrato Individual de Trabalho. Jus Variandi e Jus Resistentiae. Transferência de Empregados. Suspensão e Interrupção do Contrato Individual de Trabalho. Férias. Reflexos do Direito Previdenciário no Direito do Trabalho (Diálogo das Fontes).

70

horas

Metodologia Do

Trabalho Cientifico

(Online)

Monografia. Estrutura da Monografia. Elementos pré-textuais: Capa. Lombada. Folha De Rosto. Errata. Folha De Aprovação. Dedicatória. Agradecimentos. Citação ou Epígrafe. Declaração de isenção de responsabilidade. Resumo em português. Resumo em língua estrangeira. Lista de ilustrações. Lista de abreviaturas, siglas ou símbolos. Sumário. Elementos textuais: Introdução. Desenvolvimento do trabalho – capítulos ou seções. Conclusão. Elementos pós-textuais: Referências. Glossário.

50

horas

Didática Do Ensino

Superior

(Online)

Princípios da andragogia. Variáveis na aprendizagem. O professor universitário. Características do professor eficaz. O estudante universitário. Relação professor-estudante. Estratégias facilitadoras da aprendizagem. Planejando aulas. Avaliação de conteúdos. Avaliações inadequadas. Correção. Educação à distância e o uso de novas tecnologias. Equívocos. Aulas expositivas.

50

horas

TOTAL

380

horas

CONTEÚDO

(3)

DIRETOR PEDAGÓGICO

Pedro Regazzo

COORDENADORES

Coordenador Científico

Pedro Sampaio

Desembargador do TRT da 2ª Região. Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela

PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do Damásio Educacional.

Coordenador Pedagógico

Leone Pereira

Advogado, Autor e Palestrante. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, com capacitação para o ensino no magistério superior. Atualmente, é Coordenador da Área Trabalhista e Professor de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Prática Trabalhista do Damásio Educacional. Professor e Palestrante de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho na Escola Superior de Advocacia - ESA/SP. Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Pós-Graduação (MBA em Direito do Trabalho) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Sua experiência profissional inclui a Coordenação e a Docência em diversos cursos de Pós-Graduação e preparatórios para concursos públicos e exames de ordem. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.

PROFESSORES

Adriana Calvo

Doutora, Mestre e Especialista em Direito do Trabalho (Direito das Relações Sociais) pela PUC/SP.

Advogada.

Bento Herculano Duarte Neto

Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho da UFRN e de Processo do Trabalho da Universidade Potiguar. Professor permanente dos cursos de mestrado e doutorado da UFPE e do curso de mestrado da UNAMA (Belém-PA). Professor honorário da Universidade de Ciências e Tecnologia de Ica-Peru. Juiz titular da VT de Nova Cruz-RN, estando convocado no TRT da 21ª Região. Diretor da Escola da Magistratura do Trabalho da 21ª Região. Ocupa a cadeira n. 13 da Academia Nacional de Direito do Trabalho - patrono Segadas Vianna - sendo o seu diretor para a Região Nordeste. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Membro da comissão de especialistas no ensino jurídico do MEC. Publicou diversos artigos em revistas e proferiu inúmeras palestras em eventos jurídicos, no Brasil e no exterior. Autor de diversos livros.

Carla Teresa Martins Romar

Doutora em Direito pela PUC/SP (2003). Mestre em Direito pela PUC/SP (1998). Perita em relações

trabalhistas - Organização Internacional do Trabalho (OIT).

CORPO DOCENTE

(4)

Carlos Henrique Bezerra Leite

Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais (PUC/SP). Professor Adjunto de Direito do Trabalho e

Direitos Humanos (UFES). Professor de Direitos Metaindividuais (FDV). Membro da Academia Nacional

de Direito do Trabalho e do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito Comendador da Ordem Judiciária do

Mérito Capixaba da Justiça do Trabalho. Prêmio Evaristo de Moraes Filho (ANPT). Ex-Procurador Regional

do Trabalho. Desembargador Federal do Trabalho do TRT/ES. Diretor da EJUD-Escola Judicial do TRT

da 17ª Região/ES. Ex-coordenador do Núcleo Regional da Escola Superior do MPU/ES.

Davi Furtado Meirelles

Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Desembargador do Trabalho do TRT da 2ª Região (SP).

Coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Advogado.

Gustavo Filipe Barbosa Garcia

Livre-Docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). Pós-Doutorado em Direito na Universidad de Sevilla (2012).Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2007). Exerceu os cargos de Procurador do Trabalho do Ministério Público da União, Juiz do Trabalho (nas 2ª, 8ª e 24ª Regiões) e de Auditor-Fiscal do Trabalho. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), Titular da Cadeira nº 27. Membro Pesquisador do IBDSCJ. Advogado e Consultor jurídico.

João Humberto Cesário

Mestre em Direito Agroambiental pela UFMT (Técnica Processual e Tutela Coletiva de Interesses Ambientais Trabalhistas). Coordenador da Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da Escola Superior da Magistratura Trabalhista de Mato Grosso. Membro do Comitê Executivo do Fórum de Assuntos Fundiários do Conselho Nacional de Justiça. Juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região.

João Sabino

Mestrado em Direito das Relações Sociais - Direito do Trabalho - pela Pontifícia Universidade Católica de

São Paulo (2010). Procurador do Trabalho - Ministério Público do Trabalho.

Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante

Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo e em Direito Político e

Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

João Filipe Moreira Lacerda Sabino

Mestre em Direito das Relações Sociais - Direito do Trabalho - pela PUC/SP (2010). Procurador do

Trabalho - Ministério Público do Trabalho.

Júlio César Bebber

Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Acadêmico Fundador da Academia de

Letras Jurídicas de Estado de Mato Grosso do Sul. Juiz do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de

Campo Grande - MS.

(5)

Leone Pereira

Advogado, Autor e Palestrante. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, com capacitação para o ensino no magistério superior. Atualmente, é Coordenador da Área Trabalhista e Professor de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Prática Trabalhista do Damásio Educacional. Professor e Palestrante de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho na Escola Superior de Advocacia - ESA/SP. Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Pós-Graduação (MBA em Direito do Trabalho) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Sua experiência profissional inclui a Coordenação e a Docência em diversos cursos de Pós-Graduação e preparatórios para concursos públicos e exames de ordem. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.

Luciano Martinez

Doutorando em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM). Doutorando em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM). Coordenador da Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFBA. Professor convidado em diversos Programas de Pós-Graduação. Professor Assistente de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da UFBA. Atua nas áreas de Direito do Trabalho (relações individuais e coletivas), de Processo do Trabalho e de Direito da Seguridade Social. Autor do "Curso de Direito do Trabalho", publicado pela editora Saraiva. Juiz do Trabalho, Titular da 9a Vara do Trabalho de Salvador.

Marcelo Moura

Mestre em Direito (Universidade A. Nebrija, Madri, Espanha), título revalidado no Brasil pela UGF/RJ. Juiz

Titular - Rio de Janeiro.

Marcos Scalercio

Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho. Professor de Direito Material e Processual do Trabalho e de Cursos Específicos para prova dissertativa e de sentença da Magistratura Trabalhista do Damásio Educacional. Professor convidado para ministrar palestras nas Escolas Judiciais dos TRT's da 1°, 2°, 5° e 17° Região. Juiz do Trabalho da 2° Região (SP); Aprovado nos Concursos para Magistratura do Trabalho dos TRT´s da 1ª e da 24ª Região.

Otavio Pinto e Silva

Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social na USP. Foi pesquisador na Università degli Studi di Roma – Tor Vergata. É membro do Conselho da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo. Advogado coordenador do Setor Trabalhista em São Paulo de Siqueira Castro Advogados.

Paulo Jakutis

Mestre (LLM) e Doutor (JSD) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Especialista e Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP. Professor de Direito e

Processo do Trabalho. Juiz do Trabalho do TRT da 2ª Região.

Pedro Paulo Teixeira Manus

Livre-docente em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Mestre em Direito do Trabalho pela USP. Titular da Cadeira nº 75 da Academia Paulista de Direito. Titular da Cadeira nº 60 da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Professor titular de Direito do Trabalho da PUC/SP. Diretor da Faculdade de Direito

(6)

da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do curso de especialização em Direito do Trabalho da PUC/SP. Ministro Aposentado do Tribunal Superior Trabalho – TST (2007-2013).

Pedro Sampaio Garcia

Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho e

Processo do Trabalho do Damásio Educacional. Desembargador do TRT da 2ª Região.

Raimundo Simão de Melo

Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela FADUSP. Especialista em Relações Coletivas de Trabalho (OIT). Professor-Coordenador da disciplina: 'Meio Ambiente do Trabalho' do Curso de Pós-Graduação na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professor convidado nos Cursos de Pós-Graduação 'Lato Sensu' em Direito na FGV/SP, PUC-COGEAE/SP e Mackenzie, entre outras Faculdades de Direito. Membro da Escola Superior do Ministério Público da União. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Ordem do Mérito Judiciário dos TRT's das 2ª e 15ª Regiões. Procurador Regional do Trabalho.

Renata Orsi Bulgueroni

Mestre e Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da

Universidade de São Paulo - USP. Advogada.

Roberto Carneiro Filho

Doutorando em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito das

Relações Sociais (na subárea de concentração: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho) pela

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Rogério Neiva Pinheiro

Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.

(7)

 Material pré-aula;

 Atividades pós-aula para o aprofundamento do que foi tratado;

 Duração de 12 meses + período de Orientação e entrega de Monografia;

 Aulas com os maiores expoentes do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;

 Pergunte ao professor;

 Certificado de Conclusão emitido pela Faculdade Damásio, por força da Portaria MEC n. 921/2002 e

da Portaria MEC n. 324/2013.

 Para os matriculados no formato online:

As aulas ficarão disponíveis durante todo o curso;

Os alunos poderão assistir as aulas em qualquer horário até o término do curso.

O aluno deve ter colado grau até o dia 20/04/2017 (quinta-feira) e deverá apresentar os seguintes

documentos:

 Cópias autenticadas: RG (*), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de

Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau (**) e Histórico Escolar;

 Cópia simples: Comprovante de residência;

 Originais: 1 (uma) foto 3x4 atual e Currículo profissional atualizado.

(*) A cópia autenticada da Carteira da OAB é aceita em substituição à do RG. A cópia da CNH

não é permitida em virtude da falta de dados necessários.

(**) A Certidão de Colação de Grau é aceita apenas para fins de matrícula, sendo indispensável

o Diploma de Graduação, para certificação ao final do curso.

 A documentação deve ser enviada para a Secretaria Acadêmica, junto com 1 (uma) via do

contrato, impreterivelmente, até o dia 29/05/2017 (segunda-feira).

 Os documentos mencionados, acima, devem ser recebidos e enviados pela Unidade de Apoio

para o seguinte endereço: A/C Secretaria Acadêmica – Rua da Glória, 195 – Liberdade - São Paulo/SP –

CEP: 01510-001.

 Conexão Internet 1mbps;

 Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior.

Compatível com Iphone e Ipad;

 Não compatível com Firefox e Android;

 Plug-In Flash Player versão 11.8 ou superior;

 Adobe Acrobat Reader.

DIFERENCIAIS

REQUISITOS MÍNIMOS

Ingresso no Curso

Referências

Documentos relacionados

b) Constituição de uma sólida parceria entre a Braskem e o CENPES — Centro de Pesquisas da Petrobras —, iniciando projetos conjuntos de relevante interesse

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

FUNDAMENTAL. 02 O professor avalia a qualidade da aprendizagem do aluno em função do resultado final. 06 A aprendizagem do aluno baseia-se na investigação, reflexão e criatividade.

Nas condições de umidade e densidade do solo o experimento foi conduzido, conclui-se que as diferentes geometrias das ponteiras não diferiram entre si, tanto nos valores

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Concluir-se que a ingestão de alimentos industrializados mais consumidos por crianças e adolescentes e o risco nutricional vigente descrito nas analise dos