• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO ALUNO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL 2º AO 5º ANO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GUIA DO ALUNO 2012 – ENSINO FUNDAMENTAL – 2º AO 5º ANO

I. PROPOSTA PEDAGÓGICA

Desenvolve as habilidades cognitiva, social, emocional, cultural e espiritual da criança, preparando-a para o exercício da cidadania, através do desenvolvimento e da valorização da pesquisa e da investigação em relação aos fenômenos culturais e sociais, compreendendo a integração existente entre eles e relacionando-os à sua vida.

Componentes Curriculares: Linguagens e códigos • Língua Portuguesa • Inglês • Educação Musical • Arte • Educação Física Ciências humanas • História • Geografia • Ensino Religioso • Filosofia Ciências da natureza • Ciências naturais • Matemática

II. ROTINA ESCOLAR

Horário das aulas

13h às 17h45min

Pontualidade

É de fundamental importância o cumprimento do horário para a formação da responsabilidade e disciplina do aluno. A família é decisiva no desenvolvimento deste hábito.

O controle do horário de entrada é feito por um sinal sonoro (13h), isso é, ao sinal os alunos já devem se posicionar na quadra coberta do colégio, para Abertura Coletiva do período de aulas.

Entrada e saída de alunos

Para melhor andamento do processo de ensino-aprendizagem, assim como conforto e segurança das famílias e crianças, recomendamos que no horário de entrada, pais e alunos façam uso exclusivo do portão da Rua Abraão Ribeiro, já que o portão central é destinado para a saída dos alunos da manhã.

Entretanto, no horário de saída, os pais devem usar o portão central (Rua Lobo Viana) pelo qual devem retirar o aluno. Em dias de chuva forte recomendamos, no horário de saída, o uso do portão lateral da Rua Abraão Ribeiro.

Reiteramos aos pais que não excedam o horário limite para a retirada do aluno, isso é 18h, já que o próprio aluno pode não lidar bem com a situação. Após esse horário o aluno ficará no pátio com uma auxiliar administrativa.

No ato da matrícula os pais preenchem um documento listando as pessoas autorizadas a retirar os alunos no horário de saída. Por questões de segurança, não será aceita, via telefone, a inclusão de nomes. Nesse caso, os pais devem enviar a autorização por escrito. Pedimos aos pais que não insistam.

No caso dos alunos que dependem de transporte escolar, um funcionário da escola, em horário combinado entre transportador e escola, acompanhará os alunos da sala de aula até o portão, entregando-os ao transportador.

(2)

Saídas antecipadas

As saídas antecipadas comprometem o aprendizado, a formação de responsabilidade e a valorização do trabalho do aluno. Recomendamos que isto ocorra em caso de extrema necessidade. Os pais devem solicitar a saída antecipada do aluno, por escrito, através da agenda.

Formação das turmas

A formação das turmas é de exclusiva competência do Colégio. Ela obedece a critérios educacionais, pedagógicos e sociais, estabelecidos pelos professores e pela equipe técnica.

Medicação

De acordo com a Secretaria de Saúde, Não ministramos qualquer tipo de medicação aos alunos sem autorização escrita dos responsáveis e receita médica, portanto, sempre que for observado algum quadro de mal-estar, febre ou outro sintoma no aluno, será solicitado aos pais que venham buscá-lo.

Comunicados e Protocolos

Durante o ano, são enviados inúmeros comunicados importantes aos familiares. Em alguns deles, consta um protocolo a ser assinado e devolvido no prazo determinado.

Solicitamos aos pais que colaborem no sentido de enviar-nos os protocolos assinados e dentro do prazo estipulado. Depois do prazo vencido não serão aceitos os protocolos.

Uso do Uniforme

Meio de segurança, socialização e identificação do aluno. Seu uso é obrigatório para todos os alunos. Camiseta, calça, bermuda e agasalhos do Colégio e tênis.

Por questões de segurança, não é permitido o uso de chinelos e sandálias. O par de tênis deverá seguir o padrão nas cores branca, preta e azul escuro.

Os alunos são liberados do uso do uniforme apenas na última sexta-feira de cada mês.

Agenda escolar

É o meio mais eficaz de comunicação entre a família e a escola. Pedimos aos pais que verifiquem a agenda de seus filhos diariamente e utilizem-na para a comunicação com os professores e com a coordenação psicopedagógica.

Materiais escolares

Recomendamos que tragam somente aqueles materiais necessários ao uso nas atividades do dia, evitando peso excessivo nas mochilas. Por conta disso, nos primeiros dias de aula os alunos receberão o horário de aulas.

Não é recomendado trazer para a escola jogos, brinquedos e objetos que não façam parte do trabalho pedagógico, exceto nos dias autorizados pelos professores.

É aconselhável que os alunos não deixem pertences nos pátios, bancos, ginásio, quadras ou em outros lugares. Devem guardá-los sempre na própria sala de aula ou levá-los consigo.

É importante lembrar que o colégio não se responsabiliza por objetos perdidos ou esquecidos. Os alunos devem identificar todos os seus pertences e uniformes, pois em caso de perda ou esquecimento, será mais fácil identificá-los no setor Perdidos e Achados.

Objetos que não condizentes com o ambiente escolar

Não será permitido trazer à escola aparelhos eletrônicos como IPOD, IPAD, máquinas fotográficas, etc. Quando pegos pela equipe técnica, serão recolhidos e devolvidos somente aos responsáveis.

Solicitamos aos pais auxílio no sentido de evitar que os alunos tragam para a escola aparelhos celulares, já que não fazem parte da rotina escolar e a recepção responsabiliza-se pela comunicação família-aluno, em horário de aula.

(3)

O aluno que estiver com aparelho celular ligado dentro de sala de aula, em qualquer função, receberá advertência por escrito. Em caso de reincidência, será suspenso.

Não será permitido, nas dependências da escola, o uso do boné.

É vedado aos alunos trazer para o colégio qualquer objeto não condizente com a seriedade das atividades escolares, sobretudo, aqueles que ponham em risco a própria integridade física e a de terceiros.

Aniversariantes

Os pais que tiverem interesse podem solicitar, junto a Direção, a comemoração para o aniversário do aluno. É autorizado apenas festas simples, de curta duração, que acontecem no horário do lanche e sem a presença dos pais.

Atendimento aos pais

O contato com os professores ocorre por ocasião das reuniões ou mediante solicitação prévia conforme a necessidade do atendimento e a possibilidade do professor. Esses agendamentos podem ser feitos na recepção do colégio, por telefone ou via agenda.

Além do contato com professores, a equipe técnica coloca-se à disposição para atendê-los sempre que houver necessidade.

Livros Paradidáticos

Trimestralmente, através de rigorosos critérios, os professores selecionam obras que farão parte do trabalho pedagógico. É obrigatório que o aluno leia o livro para que possa participar das propostas de atividades em sala de aula, assim como a atividade que acontece no decorrer do trimestre e é parte integrante da construção da nota trimestral em Língua Portuguesa.

No início de cada trimestre, os pais receberão um comunicado constando o título do livro, autor e editora.

Lição de casa

A tarefa de casa visa a estimular o desenvolvimento da autodisciplina relacionada à distribuição do tempo e da atividade a ser realizada; possibilita ao educando rever o que foi trabalhado em sala de aula, identificar o que não foi bem compreendido e que merece maior atenção.

Os pais devem acompanhar e orientar os alunos em relação a organização de uma rotina que permita cumprir com todas as obrigações do dia (horário para lição de casa, horário para estudo, lazer...)

Disciplina

A escola é um espaço em que se exercita a cidadania e, consequentemente, a disciplina pessoal e coletiva. Em respeito ao bem-estar de todos, adotamos alguns procedimentos em conformidade com a gravidade da falta cometida, de acordo com o Regimento Escolar:

a. Advertência verbal;

b. Advertência escrita, com ciência do responsável;

c. Exclusão de classe, com atividades educativas dentro do estabelecimento e com notificação aos pais; d. Reparação, limpeza ou ressarcimento – material e/ou financeiro;

e. Substituição das atividades escolares regulares por outras atividades educativas, no seu período normal de aulas;

f. Suspensão das atividades escolares, sem frequência à escola;

g. Transferência para outro estabelecimento de ensino e cancelamento de matrícula. Estas penalidades serão aplicáveis, não necessariamente na ordem proposta.

Alunos que danificarem o patrimônio do colégio serão responsabilizados por seus atos, estando obrigados a restituí-lo ou indenizá-lo.

(4)

Em caso de atividades fora do espaço escolar, a participação do aluno estará atrelada ao seu comportamento dentro da escola, possibilitando assim à equipe técnica, decidir pela participação ou não do aluno, sob seus critérios.

III. AVALIAÇÃO

No Ensino Fundamental, as notas variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto), e, para fins de composição de notas trimestrais (médias), segue-se o critério de arredondamento aritmético, sendo 0,25 (vinte e cinco centésimos de ponto) arredondados para 0,5 (meio ponto) e 0,75 (setenta e cinco centésimos de ponto) para 1,0 (um ponto). A nota trimestral é assim composta:

1. duas ou três avaliações trimestrais;

2. trabalhos propostos pelos professores (maquetes, pesquisas, seminários, dramatizações, entrevistas, pesquisa de campo, apresentações orais, resumos, relatos, relatórios...).

O aluno será avaliado também pela sua efetiva participação em sala de aula e compromisso com a aprendizagem.

Provas Agendadas

No início do trimestre os alunos receberão o Calendário de Avaliações Progressivas, como o próprio nome sugere, é uma visão continuada de avaliação. A aprendizagem só acontece com hábito de estudo e muita disciplina, sendo assim, os alunos, auxiliados pelos pais, devem ter horário estabelecido para os estudos e revisões.

Os alunos levarão para casa o registro dos conteúdos que serão avaliados em cada disciplina.

No caso do 2º ano, durante o 1º semestre do ano, as provas acontecem de forma mais flexível, sem comunicação prévia aos pais.

Trabalhos

Os trabalhos são solicitados pelos professores com prazo significativo para que os alunos possam desenvolver a pesquisa/procedimentos com o tempo necessário para a conclusão e real aprendizado. Salientamos que todo trabalho que exige consulta via internet ou livros deverá ser prioritariamente lido pelo aluno para depois ser trazido à escola. Algumas vezes o professor solicita o trabalho concluído, isto é, o aluno deve trazer para o Colégio o trabalho pronto, dentro da proposta. Em outros momentos, o professor solicita apenas pesquisa para coleta de materiais, sendo que a construção do trabalho, propriamente dita, acontecerá na sala de aula. Nos dois casos, a data para a entrega ou apresentação deverá ser rigorosamente cumprida pelos alunos para que o planejamento do professor e a programação das aulas não sejam comprometidos. Em relação à atribuição da nota será integral para o aluno que entregar até a data marcada pelo professor, os demais trabalhos serão aceitos até um dia após o prazo estabelecido, porém com a nota total reduzida em 50%.

Provas substitutivas

No caso do aluno que deixar de comparecer a qualquer avaliação, só será agendada nova data quando os pais ou responsáveis apresentarem, por escrito, a justificativa ou motivo da ausência. Os documentos comprobatórios (atestado) podem ser enviados pela agenda ou anexados à justificativa.

O recurso às provas substitutivas prejudica a vida escolar do aluno e só deve ser utilizado no caso de doença ou ausência justificada.

Recuperação Final

O aluno que não atingir a média anual 6,0 (seis), ou seja, que não totalizou 18,0 (dezoito) pontos ao final do 3.º trimestre, em cada disciplina, participará de estudos intensivos de recuperação (final), após o encerramento do 3º trimestre, ao final do ano letivo.

Retenção

(5)

• Com frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) no total das aulas dadas em qualquer componente curricular;

• Com média anual inferior a 3,0 (três pontos) em qualquer componente curricular;

Referências

Documentos relacionados

Porém, atualmente, os controladores são bem mais complexos, pois as plantas industriais normalmente precisam manipular não somente funções lógicas binárias, como,

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

que visam a quantificar as habilidades adquiridas relacionadas aos conteúdos curriculares.. Por conseguinte, o estudo em tela tem como objetivo geral compreender quais fatores

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Ao apresentar as suas considerações em relação aos pontos positivos da versão Moodle 2.4 da Plataforma Aprender, os usuários tomaram como referência a versão antiga (Moodle 1.9),

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Além dos membros da Comissão de Eleições, o Presidente poderá convocar outros(as) Companheiros(as) para a apuração dos votos, fato esse que deverá constar da