• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO N 16/2008 PROCESSO Nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO N 16/2008 PROCESSO Nº /"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

PREGÃO N° 16/2008

PROCESSO Nº 1.21.000.002106/2008-28

ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, COPEIRAGEM, RECEPCIONISTA, PARA ATUAREM NA PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM CAMPO GRANDE – MS e PRMs DE DOURADOS, TRÊS LAGOAS, CORUMBÁ E PONTA PORÃ, COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE CONSUMO.

DATA DE ABERTURA: 18 de dezembro de 2008 HORÁRIO SESSÃO PÚBLICA: 15 horas.

LOCAL: Procuradoria da República/MS Edifício-Sede, situada na Avenida Afonso Pena, 4444, Campo Grande/MS.

A PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, através de seu Pregoeiro, instituído pela Portaria PR/MS nº 200, de 15.10.2008, do Senhor Procurador-Chefe, de conformidade com o processo nº 1.21.000.002106/2008-28, comunica aos interessados que fará realizar licitação do tipo menor preço global, no regime de execução indireta, empreitada por preço global, sob a modalidade de Pregão, nos termos das Leis nº 8.666 de 21.06.1993, Lei nº 10.520 de 17.07.2002, Decreto nº 3.555 de 08.08.2000, Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006, Decreto nº 6.204, de 05.09.2007, atualizados, com as devidas alterações e demais normas pertinentes.

I - DO OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de limpeza e conservação, para atender as necessidades da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e das Procuradorias da República nos Municípios de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, incluindo o fornecimento de todo o material de consumo e equipamentos necessários; Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recepcionista para a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande; e Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de copeira para atuar na Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A prestação de serviços será executada pelo quantitativo de profissionais e de acordo com as especificações constantes no Anexo I deste Edital.

1.2. São partes integrantes deste Edital:

a) Local, quantitativo e descrição dos serviços - Projeto básico (Anexo I ); b) Planilha de custos e formação de preços (Anexo II);

c) Modelo de Procuração (Anexo III);

d) Modelo de declaração dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação (Anexo IV);

(2)

e) Modelo de declaração relativa ao não cumprimento dos requisitos de habilitação fiscal, para preenchimento pelas microempresas e empresas de pequeno porte, que porventura apresentarem restrição na comprovação da regularidade fiscal (anexo IV-A);

f ) Modelo de declaração de inexistência de fatos impeditivos à habilitação e de que não possui menores em seu quadro funcional, salvo autorização legal (Anexo V);

h) Modelo de declaração de que cumpre plenamente os requisitos para classificação como ME e EPP, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/06 (Anexo VI);

i) Modelo de declaração referente ao cumprimento do disposto nas Resoluções CNMP nº 01/2005 (art. 4º) e nº 07/2006 (art. 1º) (Anexo VII)

j) Declaração de Vistoria (Anexo VIII); k) Minuta de Contrato (Anexo IX).

1.3. As licitantes interessadas em participar do certame deverão efetuar vistorias técnicas nas seguintes localidades onde serão prestados os serviços:

PR/MS – AV. AFONSO PENA, 4444 – VILA CIDADE – CAMPO GRANDE/MS PRM/DOURADOS – RUA MAJOR CAPILÉ, 1590 – DOURADOS/MS

PRM/TRÊS LAGOAS - RUA FARMACÊUTICO JULIO MANCINI, 348, BAIRRO COLINOS PRM/ CORUMBÁ – RUA CUIABÁ, 1640 – CORUMBÁ/MS

PRM/PONTA PORÃ/MS – RUA ANTÔNIO JOÃO, 1371 – PONTA PORÃ - MS

1.3.1. As vistorias deverão ser efetuadas por representante da empresa, o qual deverá comprovar vínculo por meio de apresentação de cópia da Carteira de Trabalho ou documento equivalente e documento de identidade, com os originais, perante a PR/MS e PRMs de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, tendo em vista que sem esta comprovação não será emitido o atestado de vistoria, documento este obrigatório no momento da habilitação no pregão. As vistorias deverão ser agendadas pelo telefone (67) 3312-7243, ou na Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, localizada na Avenida Afonso Pena, 4.444, Campo Grande (MS), com o senhor Manuel Antonio Esteves Franco, das 12h às 19h, no dias úteis. As licitantes poderão efetuar tal vistoria até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento e abertura dos envelopes de propostas e documentação.

1.3.2. Tão logo seja realizada a mencionada vistoria, as licitantes deverão solicitar do servidor da Procuradoria a declaração de vistoria (Anexo VIII). Esse documento deverá estar devidamente assinado tanto pelo servidor da PR/MS ou da PRM que acompanhou a vistoria, como pelo representante legal da empresa que vistoriou o local.

II – CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. – Poderão participar desta licitação as pessoas jurídicas que explorem ramo de atividade compatível com o objeto licitado e que atendam às condições exigidas neste Edital e em seus anexos.

2.2. – As empresas que desejarem participar deste Pregão deverão no dia, hora e local estabelecidos neste Edital, proceder ao credenciamento, apresentar declaração de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação (Anexo IV), declaração de vistoria (Anexo VIII) e entregar ao Pregoeiro em envelopes distintos e devidamente lacrados, os documentos exigidos para a proposta e habilitação. Os envelopes deverão indicar na parte externa o número do Edital, nome da empresa e o número do CNPJ, local, data e hora da realização do certame e a palavra “PROPOSTA” ou “DOCUMENTAÇÃO”, conforme o caso.

2.2.1. - Caso a licitante seja microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) e desejar fazer uso da preferência de contratação prevista nos arts. 44 e 45 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), e/ou do privilégio do art. 43 do mesmo diploma legal, deverá entregar ao Pregoeiro, na

(3)

ocasião do credenciamento, declaração de que cumpre plenamente os requisitos para classificação como ME ou EPP, nos termos do art. 3º da mencionada Lei Complementar (Anexo VI).

2.2.2. - Se a microempresa ou empresa de pequeno porte possuir restrição fiscal quanto aos documentos exigidos neste certame, deverá apresentar declaração de que consta tal irregularidade em sua documentação (Anexo IV-A), em substituição à declaração do Anexo IV, e que se compromete em sanar o vício no prazo de 2 (dois) dias úteis, prorrogáveis por igual período, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a proponente for declarada vencedora.

2.2.3. A prorrogação do prazo previsto no item 2.2.2. poderá sempre ser concedida pela administração quando requerida pela licitante, a não ser que exista urgência na contratação ou prazo insuficiente para o empenho, devidamente justificados.

2.2.4. Quem prestar declaração falsa no documento de que trata o item 2.2.1 sujeitar-se-á à penalidade prevista no item 8.1, do Capítulo VIII deste Edital.

2.3. Em nenhuma hipótese serão recebidos envelopes de proposta e documentação fora do prazo estabelecido neste Edital. Declarada a abertura da sessão pelo Pregoeiro, não mais serão admitidos novos proponentes.

2.4. Não poderão participar os interessados que se encontrem sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução, liquidação ou empresas estrangeiras que não funcionem no País, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública ou punidos com suspensão do direito de licitar e contratar com a PR/MS-MPF. As licitantes, em função disso, devem firmar declaração de que não existe, até o momento da apresentação da proposta, fato impeditivo de sua habilitação no certame, conforme modelo constante do Anexo V.

2.5. Não poderão participar as empresas prestadoras de serviços que tenham como sócios, gerentes ou diretores, membro ou servidor (este quando ocupante de cargo de direção) do Ministério Público da União, cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, inclusive, conforme dispõem o art. 4º da Resolução nº 01, de 7 de novembro de 2005, e art. 1º da Resolução nº 7, de 17 de abril de 2006, do Conselho Nacional do Ministério Público, conforme declaração constante do Anexo VII.

2.6. Não será permitida a participação de consórcio de empresas, qualquer que seja a sua forma de constituição, nem de cooperativas de mão-de-obra, tendo em vista o acordo celebrado entre o Ministério Público do Trabalho de Brasília-DF, nos autos do Processo nº 01082-2002-020-10-00-0.

III – DO CREDENCIAMENTO E DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO.

3.1. Os proponentes deverão se credenciar junto ao Pregoeiro, identificando-se e apresentando documento(s) que lhes confira(m) poderes para formular propostas e praticar todos os demais atos inerentes ao certame, ocasião em que deverão ser entregues, também, a declaração e os envelopes de que trata o item 2.2 deste Edital.

3.1.1. O credenciamento deverá ser realizado no início dos trabalhos, antes da abertura dos envelopes contendo Documentação e Propostas, sendo o mesmo condição obrigatória para a participação dos licitantes neste Pregão (Art. 11, inc. IV, do Decreto nº 3.555 de 08.08.2000). 3.2 O credenciamento far-se-á mediante entrega, ao Pregoeiro, de cópia do documento de identidade do respectivo representante, da declaração de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação (Anexo IV), dos envelopes de documentação e proposta, e se for o caso, da declaração do Anexo IV-A e da declaração de comprovação do enquadramento como ME ou EPP (Anexo VI), da declaração de vistoria (ANEXO VIII); da certidão negativa de falências e concordatas e mais os seguintes documentos, conforme a situação, originais ou autenticados, que

(4)

comprovem os necessários poderes para formular ofertas e fazer verbalmente lances de preços, firmar declarações, desistir ou apresentar as razões de recurso, assinar a ata e praticar todos os demais atos pertinentes ao presente certame, em nome do proponente:

a) proprietário, sócio ou assemelhado da empresa proponente: a.1) registro comercial, no caso de empresário individual;

a.2) em se tratando de sociedades, ato constitutivo devidamente registrado (acompanhado, quando for o caso, de prova da administração/diretoria em exercício), onde estejam expressos poderes para exercer direitos e assumir obrigações, entendido que, no caso de a representação exigir a assinatura de mais de uma pessoa, aquela que estiver presente deverá estar munida de mandato outorgado pelas ausentes, lavrado através de instrumento público ou particular.

b) procurador:

b.1) instrumento público de procuração outorgada pela empresa licitante; ou

b.2) instrumento particular de procuração outorgada pela empresa licitante, e o ato constitutivo da empresa (registro comercial, contrato social, estatuto etc., acompanhado, quando for o caso, de prova da administração/diretoria em exercício).

3.2.1. Poderá ser apresentada procuração de acordo com o modelo constante do Anexo III deste Edital, caso contrário a procuração apresentada deverá, obrigatoriamente, conter nos poderes designados ao outorgado a seguinte redação: “formular ofertas e fazer verbalmente lances de preços, firmar declarações, desistir ou apresentar as razões de recurso, assinar a ata e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame em nome do proponente”.

3.2.2. Não será admitida a participação de mais de 1 (um) representante por empresa, assim como não será admitida a representação de mais de 1 (uma) empresa pela mesma pessoa.

3.2.3. Os documentos necessários ao credenciamento, que não serão devolvidos, mas sim juntados aos autos, poderão ser apresentados nos seus originais, por cópias autenticadas em cartório ou pelo Pregoeiro e sua equipe de apoio, observados os subitens 3.2.4. e 3.2.5, ou, ainda, por publicação em órgão da imprensa oficial.

Nota: esses documentos serão utilizados para comprovar os poderes do representante da proponente e deverão ser apresentados por ocasião do credenciamento (não envelopados).

3.2.4. Somente serão autenticadas pelo Pregoeiro ou por sua equipe de apoio fotocópias legíveis e que possam ser conferidas com o documento original.

3.2.5. A falta de apresentação ou a apresentação dos documentos de credenciamento em desacordo com este Capítulo impedirá a participação das licitantes na proposição de lances, interposição de recursos e na prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

IV – DA PROPOSTA

4.1. A proposta deverá ser impressa em língua portuguesa, sem alternativas, emendas, rasuras ou entrelinhas. Suas folhas devem estar rubricadas e a última assinada pelo seu representante legal, devendo constar:

a) nome do proponente, endereço, suas características, identificação (individual ou social), aposição de carimbo (substituível por papel timbrado) com o nº do CNPJ da empresa, número da conta bancária, agência e nome do banco;

b) 1 (uma) planilha de custos e formação de preços para o posto de servente de limpeza para cada localidade, 1 (uma) para o posto de servente de limpeza líder (PR/MS), 1 (uma) para o

(5)

posto de copeira e 1 para o posto de recepcionista, expressa em moeda nacional, indicando o valor mensal e anual para a contratação;

a) nome da proponente, endereço, nº do CNPJ e da inscrição estadual ou do Distrito Federal, nome da pessoa indicada para contato, nº(s) do(s) telefone(s), fax e endereço eletrônico, se houver.

b) 1 (uma) planilha de custos e formação de preço para o posto de servente de limpeza e 1 (uma) para o posto de encarregado, preenchidas conforme orientações seguintes:

b.1) não deverão ser inclusos os percentuais de IRPJ e CSSL nas planilhas de custos e formação de preço, conforme entendimento do TCU, por meio do Acórdão 950/2007-Plenário;

b.2) para os tributos, adotar os índices estabelecidos por lei;

b.3) o percentual de ISS (Imposto sobre Serviços) é aquele previsto pela legislação municipal de cada localidade da prestação de serviços;

b.4) o percentual da taxa de administração deverá incidir sobre o subtotal II; o percentual de lucro, sobre o somatório do subtotal II mais o valor da taxa de administração (conforme modelo de planilha de custos e formação de preços sugerido neste Edital);

b.5) basta apenas informar o percentual total de encargos sociais e o respectivo valor, no entanto, caso a licitante vencedora tenha optado por essa condição, o detalhamento de encargos sociais e trabalhistas deverá ser apresentado no prazo de que trata a alínea “c” do item “4.4”;

b.6) inserir o valor de “outros insumos”, desde que constem do Projeto Básico ou da Convenção Coletiva de Trabalho;

b.7) deverão ser obedecidas as disposições da Convenção Coletiva de Trabalho referente à categoria profissional;

c) uma única cotação para o objeto, com a especificação clara e completa dos serviços contratados e observadas as especificações indicadas no Anexo I deste Edital, com os preços componentes da planilha e com o preço global mensal da contratação expressos em algarismos, limitados a 2 (duas) casas decimais – em moeda nacional;

c.1) no caso de divergência entre a soma dos preços dos itens componentes da planilha e o preço global, prevalecerá o segundo, sem prejuízo da faculdade inserta no item 15.4 deste Edital;

d) indicação do banco (nome e nº), agência (nome e nº) e respectiva conta para pagamento.

4.2. Não utilizar a quantidade de áreas físicas a serem limpas e nem a produtividade da mão-de-obra para o cálculo do preço da contratação. Adotar, obrigatoriamente, o preço por posto de trabalho, tendo em vista as orientações da Auditoria Interna do MPU, por intermédio do Ofício-Circular nº 3/2008 (www.audin.mpu.gov.br).

4.3. O quantitativo de postos de trabalho está definido no Projeto Básico (Anexo I). 4.4. A simples participação neste certame implica:

a) a plena aceitação de todas as condições estabelecidas neste Pregão;

b) inclusão, no valor da proposta e dos lances oferecidos, dos componentes de qualquer natureza, diretos ou indiretos, pertinentes à formação do preço global da contratação e pelo valor resultante de sua proposta ou do lance que a tenha consagrado vencedora, conforme o caso;

(6)

c) compromisso da licitante vencedora do certame de apresentar, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de adjudicação do objeto, novas planilhas de custos e formação de preços, cujo somatório de preços totais mensais dos postos de trabalho resulte o preço global mensal da contratação, correspondente ao seu último lance, considerado vencedor, e obedecendo aos preços mensais máximos aceitáveis por posto de trabalho (subitem 6.14.2);

c) que o prazo de validade da proposta é de 60 (sessenta) dias, contados da data estipulada para sua entrega, o qual, se maior, deverá ser explicitado na proposta.

V – DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

5.1. – No julgamento das propostas, será adotado o critério do menor preço global mensal da contratação, desde que atendidas as especificações constantes deste pregão.

5.2 – Será efetuada a análise das propostas apresentadas, verificando-se a sua conformidade com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório, consoante definido no art. 4º, inciso VII, parte final, da Lei nº 10.520/2002, sendo desclassificadas as que estiverem em desacordo.

5.2.1. A falta de apresentação das planilhas de custos e formação de preço acarretará a desclassificação da proposta de preço.

5.2.2. Caso conste nos itens das planilhas apresentadas pelas licitantes valor diferente daqueles que deverão ser obedecidos em razão da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e de disposição regulamentar ou legal, as propostas não serão desclassificadas. No entanto, se a proposta vencedora estiver nessa condição, a licitante correspondente deverá reapresentá-la devidamente corrigida, permanecendo o preço resultante de sua proposta ou do lance que a tenha consagrado vencedora, conforme o caso.

VI – DA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR E DOS LANCES

6.1. Serão classificadas pelo Pregoeiro a(s) proposta(s) que oferecer(em) o menor valor global mensal da contratação e as propostas de valores até 10%(dez por cento) superiores àquela(s) de menor preço, desde que apresentadas em conformidade com o Anexo I do Edital.

6.2. Não havendo pelo menos 03 (três) propostas nas condições definidas no item 6.1, o Pregoeiro classificará as 03 (três) melhores propostas, quaisquer que sejam os preços oferecidos. 6.3. Às licitantes classificadas será dada a oportunidade para a nova disputa, por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, começando sempre pela autora da proposta classificada de maior preço global mensal da contratação.

6.3.1. O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, indagadas pelo Pregoeiro, as licitantes manifestarem desinteresse em apresentar novos lances.

6.3.2. Somente serão admitidos lances de valor inferior ao menor preço até então oferecido. 6.4. Não será aceita para efeito de classificação, julgamento e adjudicação, sob qualquer título, oferta de outros valores que não sejam os preços das propostas.

6.5. Não serão aceitas propostas que apresentem preços simbólicos, irrisórios ou de valor zero.

6.6. Após a etapa de lances, as ofertas serão ordenadas, exclusivamente, pelo critério de menor preço global mensal da contratação.

(7)

6.7. Nesse momento, caso a licitante que tenha ofertado o menor preço não seja Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte e existindo propostas iguais ou superiores, apresentadas por ME's ou EPP's, em até 5% (cinco por cento) à de menor preço, restará configurada a condição de empate, prevista no art. 44, da LC nº 123/2006.

6.8. Ocorrendo esse empate, proceder-se-á da seguinte forma:

6.8.1. À licitante ME ou EPP mais bem classificada, cuja proposta esteja compreendida no intervalo mencionado no item 6.7, será dada oportunidade de ofertar lance de preço inferior ao menor até então oferecido no prazo máximo de cinco minutos.

6.8.2. Havendo equivalência de valores apresentados por licitantes que sejam ME ou EPP, na situação prevista no item 6.8.1, será realizado sorteio público entre elas para que se identifique aquela que poderá propor lance.

6.8.3. Caso a licitante convocada na forma do item 6.8.1 renuncie ao seu direito de preferência, tal privilégio será estendido à ME ou EPP imediatamente melhor classificada ou àquela que perdeu o sorteio referido, e assim sucessivamente, até que se exerça tal prerrogativa ou não contenha nenhuma licitante empatada segundo às regras do item 6.7.

6.8.4. Não caberá a possibilidade de propor lances a licitante não enquadrada como ME ou EPP cujo preço da proposta ou do lance for ultrapassado.

6.9. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes no Capítulo VIII, deste Edital.

6.10. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará a exclusão da licitante da fase de lances e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante.

6.11. O Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente pela sua aceitabilidade de conformidade com os termos do Edital. Após esse ato, será encerrada a etapa competitiva, sendo as ofertas ordenadas pelo critério de menor preço.

6.12. – Encerrada a etapa de lances ou, ainda, caso não hajam lances, o Pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente classificado, provisoriamente, em primeiro lugar para que seja obtido um melhor preço.

6.13. Na abertura dos envelopes das propostas, será verificado se os preços ofertados obedecem ao preço global mensal máximo aceitável da contratação (subitem 6.13.1) e aos preços mensais máximos aceitáveis por posto de trabalho (subitem 6.13.2). Em seguida, serão ordenadas as propostas classificadas pelo critério de menor preço global mensal da contratação. Por sua vez, serão desclassificadas aquelas que apresentarem preços excessivos, assim considerados aqueles que estiverem acima do preço máximo aceitável, estipulado neste Edital, ou manifestamente inexeqüíveis.

6.13.1. O preço global anual máximo aceitável para a contratação é R$ 336.949,44 (trezentos e trinta e seis mil, novecentos e quarenta e nove reais e quarenta e quatro centavos), equivalente ao preço global mensal máximo aceitável de R$ 28.079,12 (vinte e oito mil, setenta e nove reais e doze centavos)

(8)

LOCALIDADE CATEGORIA QUANTIDADE POR POSTO

VALOR MÁXIMO

PR/MS SERVENTE DE LIMPEZA LÍDER 01 R$ 1.475,34

PR/MS SERVENTE DE LIMPEZA 09 R$ 12.645,81

PRM/DOURADOS SERVENTE DE LIMPEZA 02 R$ 2.833,60

PRM/TRÊS LAGOAS SERVENTE DE LIMPEZA 02 R$ 2.833,60

PRM/CORUMBÁ SERVENTE DE LIMPEZA 02 R$ 2.833,60

PRM/PONTA PORÃ SERVENTE DE LIMPEZA 02 R$ 2.833,60

PR/MS COPEIRA 02 R$ 1.265,98

PR/MS RECEPCIONISTA 02 R$ 1.357,59

TOTAL 20 R$ 28.079,12

6.14. Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias pelo licitante que a tiver formulado.

6.15. Constatado o atendimento pleno às exigências Editalícias, será declarado o proponente vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto deste Edital e seus anexos.

6.16. Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências Editalícias o Pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste Edital e seus anexos.

6.17. Caso a licitante seja ME ou EPP e apresente irregularidade na documentação fiscal exigida, desde que tenha sido apresentada por ela a declaração prevista no item 2.2.1, será concedido o prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data que ela for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, desde que seja requerido pela interessada, para a apresentação da comprovação da regularidade fiscal, pagamento ou parcelamento de débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

6.17.1. A não regularização da documentação, no prazo mencionado, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no item 8.2, sendo facultado à Administração convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a realização de sessão de negociação quanto ao preço da proposta ou do último lance registrado e julgamento da habilitação, ou revogar a licitação.

6.18. Se todas as licitantes forem inabilitadas ou todas as propostas forem desclassificadas, a Administração poderá conceder o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas da inabilitação ou desclassificação.

6.19. Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes, que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro, por sua equipe de apoio e pelas licitantes presentes.

6.20. Os envelopes de documentação das licitantes que participaram da etapa de lances e que não foram abertos, permanecerão em poder do Pregoeiro até a assinatura do contrato pela licitante vencedora, sendo destruídos logo após, salvo solicitação em contrário apresentada tempestivamente pelas interessadas.

(9)

VII – DA HABILITAÇÃO

7.1. Os documentos necessários à habilitação deverão compor o envelope de “DOCUMENTAÇÃO” e poderão ser apresentados nos seus originais, por cópias autenticadas em cartório ou pelo Pregoeiro e sua equipe de apoio (observado o contido nos subitens 3.2.3. e 3.2.4. e 3.2.5), ou, ainda, por publicação em órgão da imprensa oficial.

7.2. Para habilitação, a licitante deverá inserir no envelope os seguintes documentos:

a) registro comercial, no caso de empresário individual (esta exigência só se aplica aos casos em que o documento não tenha sido apresentado por ocasião do credenciamento – item 3.1);

b) em se tratando de sociedades, ato constitutivo devidamente registrado, acompanhado, quando for o caso, de prova da administração/diretoria em exercício (esta exigência só se aplica aos casos em que o(s) documento(s) não tenha(m) sido apresentado(s) por ocasião do credenciamento – item 3.1);

c) declaração expressa do responsável pela proponente, de inexistência de fatos impeditivos para sua habilitação no processo licitatório, conforme já mencionado no item 2.4, deste Edital, nos termos do modelo constante do Anexo V;

d) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

e) prova de regularidade para com as Fazendas Federal (Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais e Certidão de Quitação da Dívida Ativa da União fornecidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – essas certidões poderão ser apresentadas nos termos da IN/RFB nº 734/07 e do Decreto nº 6.106/2007), Estadual ou Distrital e Municipal, conforme o domicílio ou sede da licitante, admitida a certidão positiva com efeito de negativa ou outra equivalente na forma da lei, dentro do prazo de validade;

f) certidão negativa de débito-CND junto ao INSS – Secretaria da Receita Previdenciária (Receita Federal do Brasil);

g) certificado de regularidade de situação junto ao FGTS;

h) certidão negativa de falência, recuperação judicial ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, datada dos últimos 60 (sessenta) dias, ou que esteja dentro do prazo de validade expresso na própria certidão;

i) declaração relativa ao cumprimento do disposto no inc. XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, que versa sobre o trabalho de menor, conforme modelo do Anexo V;

j) declaração referente ao cumprimento do disposto nas Resoluções CNMP nº 01/2005 (art. 4º) e nº 07/2006 (art. 1º), conforme modelo do Anexo VII;

k) prova de capacidade técnica da empresa mediante a apresentação de um ou mais atestados de capacidade técnica, fornecidos por pessoas jurídicas; de direito público ou privado, nesse último caso com firma reconhecida em cartório, que comprovem que a empresa executou ou executa, a contento, serviços de limpeza, copeiragem e recepção, podendo ser apresentada de entidades distintas para cada tipo de serviço, devidamente registrado no Conselho Regional de Administração da jurisdição da sede da empresa licitante.

l) Registro no Conselho Regional de Administração da jurisdição da sede da empresa licitante.

7.3. As empresas regularmente cadastradas no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores-SICAF, e que estejam habilitadas nele, estarão dispensadas da apresentação dos documentos de que tratam as alíneas "d" a "g" do item 7.2.

(10)

7.4. A comprovação do cadastro e habilitação no SICAF, assim como da validade dos documentos exigidos, dar-se-á através de consulta "ON-LINE" ao sistema, a ser realizada durante o transcurso da sessão e terá seu resultado impresso e disponibilizado para vista pelas interessadas.

7.5. Caso o cadastro da licitante no SICAF, embora ativo, não possua informações atualizadas (dentro do prazo de validade dos documentos) sobre os comprovantes de regularidade fiscal arrolados nas alíneas "e" a "g", do item 7.2, as certidões correspondentes deverão ser incluídas no envelope “documentação” a fim de que a falta seja suprida.

7.6. Se algum dos documentos de habilitação apresentados pelas licitantes estiver vencido, o Pregoeiro poderá, conforme faculta-lhe o § 3º do art. 43 da Lei nº 8.666/93, efetuar consulta (diligência), no momento da sessão, ao site (caso este esteja acessível) do órgão responsável pela emissão do documento a fim de verificar a sua regularidade.

7.7. As microempresas e empresas de pequeno porte, caso apresentem alguma restrição nos documentos exigidos referentes à comprovação da regularidade fiscal, deverão, mesmo assim, inseri-los no respectivo envelope.

7.7.1. Os documentos exigidos nas alíneas “d”, “e”, “f” e “g”, do item 7.2, são aqueles relativos à regularidade fiscal.

7.8. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos no presente edital e seus anexos.

VIII – DAS PENALIDADES

8.1. A licitante que, convocada dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato no interregno de 3 (três) dias úteis a contar da data de recebimento da notificação, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar no cumprimento de sua proposta, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará sujeita, garantida a prévia defesa, às penalidades previstas no art. 7º da Lei nº 10.520/2002, quais sejam:

a) multa de 10% (dez por cento), incidente sobre o preço global anual do objeto adjudicado, por ocorrência;

b) impedimento de licitar e contratar com a União e descredenciamento no SICAF pelo prazo de 2 (dois) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e demais cominações legais.

8.2. Pela inexecução total ou parcial do contrato, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à contratada as seguintes sanções previstas no art. 87 da Lei 8.666/93:

a) advertência;

b) multa de 1% (um por cento) ao dia, incidente sobre o preço global mensal do objeto adjudicado, durante os atrasos e/ou retardamentos que porventura ocorrerem no início da prestação dos serviços, limitada ao total de 10% (dez por cento) por ocorrência;

c) suspensão temporária do direito de participar de licitação e impedimento de contratar com a Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul, pelo prazo de 2 (dois) anos;

d) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base na alínea “c”, deste mesmo item.

(11)

8.3. A aplicação da sanção prevista na alínea “d” do item 8.2 é de competência exclusiva do Procurador Geral da República.

8.4. Caso a contratada não inicie os serviços nas condições e prazos avençados, após o 1º (primeiro) dia de atraso, tal prestação de serviços poderá, a critério da Administração, não mais ser aceita, configurando-se a inexecução total da contratação, com as conseqüências previstas em lei e neste ato convocatório.

8.5. O valor das multas a que se referem as alíneas “a” do item 8.1 e “b” do item 8.2 será descontado de pagamentos eventualmente devidos pela contratante ou recolhido ao Tesouro por intermédio de GRU, no prazo de 5 (cinco) dias úteis da intimação, entregando-se o comprovante à Administração da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul. Se a licitante ou a contratada não efetuar o recolhimento no prazo estipulado, o valor será cobrado judicialmente, acrescido dos índices estabelecidos para os débitos fiscais e de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados sobre o valor das multas.

8.6. De conformidade com o art. 87, § 2º, da Lei nº 8.666/93, as sanções previstas no item 8.1, assim como as previstas no item 8.2, deste Edital, são independentes e cumulativas.

8.7. Da aplicação de qualquer das penalidades previstas neste Capítulo, exceto para aquela definida na alínea “d”, do item 8.2, caberá recurso ao Exmo. Sr. Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da intimação do ato.

8.8. No caso de declaração de inidoneidade, prevista na alínea “d”, do item 8.2, caberá pedido de reconsideração no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da intimação do ato.

IX – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

DOS RECURSOS SOBRE CLASSIFICAÇÃO/JULGAMENTO DE PROPOSTAS E HABILITAÇÃO DE PREGOANTES

9.1. .Existindo a intenção de interpor recurso, a licitante deverá manifestá-la ao Pregoeiro, de viva voz, imediatamente após a declaração da vencedora.

9.1.1. Somente no momento da declaração da vencedora é que há a possibilidade de interposição de recurso, seja sobre a classificação/desclassificação de propostas, seja sobre a habilitação/inabilitação de licitantes. Portanto, é nesse momento que as participantes devem, caso ainda existam dúvidas, solicitar vista de documentos e, se for o caso, manifestar sua intenção de interpor recurso.

9.1.2. Caso a licitante vencedora esteja na condição do item 6.18, aguardar-se-á o transcurso do prazo de regularização fiscal para a abertura da fase recursal.

9.2. A manifestação necessariamente explicitará motivação consistente, que será liminarmente avaliada pelo Pregoeiro, o qual decidirá pela sua aceitação ou não.

9.3. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante, quando da declaração da vencedora, implicará na decadência do direito de recurso e ensejará a adjudicação do objeto pelo Pregoeiro à vencedora.

9.4. Admitido o recurso, a licitante disporá do prazo de 3 (três) dias corridos para apresentação das razões, por escrito, que serão disponibilizadas a todas as participantes, tão logo autuadas. 9.5. As demais licitantes poderão apresentar contra-razões em até 3 (três) dias corridos, contados a partir do término do prazo da recorrente.

9.6. É assegurada às licitantes vista imediata dos autos do Pregão, com a finalidade de subsidiar a preparação de recursos e de contra-razões. Assim sendo, os autos do processo permanecerão

(12)

com vistas franqueadas aos interessados na sala da Comissão Permanente de Licitação na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, situada na Avenida Afonso Pena, 4444, Campo Grande/MS.

9.7. As razões dos recursos, bem assim as suas contra-razões, deverão ser apresentadas por escrito e dirigidas ao Coordenador de Administração da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul por intermédio do Pregoeiro, o qual poderá reconsiderar sua decisão ou encaminhá-las a ele que, devidamente informado, apreciará e decidirá sobre o assunto.

9.8. O acolhimento do recurso implica tão somente na invalidação daqueles atos que não sejam passíveis de aproveitamento.

9.9. Não serão conhecidos os recursos interpostos após os respectivos prazos legais, bem como os que forem enviados por fax ou correio eletrônico.

X – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

10.1 A despesa decorrente desta licitação correrá à conta dos recursos específicos consignados no orçamento geral do Ministério Público Federal para o exercício de 2009, à conta da Categoria Econômica 3.0.00.00 – Despesas Correntes; 3.3.00.00 – Outras Despesas; 3.3.90.00 – Aplicações Diretas; 3.3.90.37 – Locação de Mão-de-Obra.

XI – DA NOTA DE EMPENHO E DO CONTRATO

11.1. A emissão da nota de empenho em favor da licitante vencedora só poderá ser efetuada após consulta ao CADIN – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, conforme estabelece o art. 6° da Lei nº 10.522/02, a fim da verificação de existência de débitos não quitados com órgãos e entidades federais.

11.2. Deverá ser celebrado contrato com a licitante vencedora, nos termos da minuta constante do Anexo IX.

11.3. O contrato terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, limitada a sua duração total a 60 (sessenta) meses.

11.4. Deverão, ainda, ser observados, quando da repactuação do contrato, os valores máximos para o fator k de 3,50 (três inteiros e cinqüenta centésimos) para o posto de servente de limpeza, e de 2,70 (dois inteiros e setenta centésimos) para os postos de copeira e recepcionista.

11.4.1. O fator k é obtido pela divisão do preço mensal do posto de trabalho pela remuneração mensal do empregado do respectivo posto, não incluído aí o valor da reserva técnica.

XII – DA REPACTUAÇÃO DOS PREÇOS

12.1. O contrato poderá ser repactuado, visando sua adequação aos novos preços de mercado, observados o interregno mínimo de um ano, a contar da data-base do acordo,convenção, dissídio coletivo de trabalho ou equivalente que estipular o salário vigente à época da apresentação da proposta, ou à época da última repactuação, e a demonstração analítica da variação dos componentes de custos do contrato, devidamente justificada, limitada, no caso dos insumos, à variação do IGP-DI- da FGV, no período.

XIII – DAS OBRIGAÇÕES DA LICITANTE VENCEDORA

13.1. Prestar todos os serviços cotados em estrita conformidade com as especificações exigidas no Anexo I deste Edital.

(13)

14.1. O pagamento será efetuado em favor da contratada, mediante depósito bancário em conta corrente (ordem bancária), até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao da realização dos serviços, desde que a contratada apresente, tempestivamente, a fatura/nota fiscal de serviços em que conste a discriminação dos serviços executados, devidamente atestada pela Administração da contratante, acompanhada das cópias dos comprovantes de recolhimento do INSS e FGTS e da relação de empregados alocados para prestação dos serviços, devidamente autenticadas, assim como dos recibos de entrega dos vales-transporte, dos vales-alimentação, dos uniformes e de outros benefícios estipulados na Convenção Coletiva de Trabalho, dos recibos dos pagamentos de férias, e no caso de empregados demitidos, das verbas rescisórias.

14.2. Nenhum pagamento será efetuado à contratada enquanto pendentes de liquidação quaisquer obrigações que lhes tenham sido impostas em virtude de penalidade ou inadimplência, e o atraso decorrente não gerará direito a acréscimos de qualquer natureza.

14.3. Antes de ser efetuado o pagamento, será verificada a regularidade fiscal exigida neste procedimento licitatório, devendo sua comprovação ser juntada aos autos do processo próprio. 14.4. Nos casos de eventuais atrasos de pagamentos, desde que a licitante não tenha concorrido de alguma forma para tanto, fica convencionado que a taxa de atualização financeira devida pela Contratante, entre a data acima referida e a correspondente ao efetivo adimplemento da parcela, será de 6% a.a. (seis por cento ao ano), mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM =I x N xVP, onde: EM: encargos moratórios;

N: número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; VP: valor da parcela a ser paga;

I: índice de atualização financeira = 0,0001643.

XV – DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SITUAÇÕES ESPECIAIS DO CERTAME

15.1. Em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte (ME ou EPP), nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, e para que estas possam gozar dos benefícios previstos nos capítulos V e VI da referida Lei, é necessário, à época do credenciamento, manifestação de cumprir plenamente os requisitos para classificação como tal, nos termos do art. 3º do referido diploma legal, por meio da Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte – Anexo VI.

15.2. Quem prestar declaração falsa no documento de que trata o item anterior sujeitar-se-á à penalidade prevista neste edital, inclusive no aspecto criminal, e dano material à União.

15.3. Em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

15.4. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará a exclusão da licitante da etapa de lances verbais e a manutenção do último preço apresentado por ela, para efeito de ordenação das propostas, salvo em se tratando de empresa enquadrada como MICRO empresa, em que serão operacionalizadas as condições especiais para a mesma.

15.5. Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas de acordo com o menor preço apresentado, se a licitante classificada em primeiro lugar não for uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte, o Pregoeiro procederá à verificação se alguma licitante ME ou EPP ofereceu lance final com preço até 5% superior ao melhor registrado. Havendo licitante nessa condição, o Pregoeiro convocará a mais bem classificada para ofertar, no prazo máximo de cinco minutos, nova proposta inferior àquela inicialmente vencedora da fase de lances. Havendo proposta, esta será considerada vencedora. Caso a empresa licitante não apresente a declaração

(14)

do anexo II, sendo a mesma vencedora não dará ensejo para que outras microempresas ou empresas de pequeno porte cubram o seu lance, ressaltando que a falta de declaração apenas obsta o direito de cobrir o lance da vencedora que não seja micro ou empresa de pequeno porte. 15.6. Caso a ME ou EPP mais bem classificada não apresente proposta inferior àquela inicialmente vencedora, serão convocadas, pela ordem de classificação, as ME ou EPP remanescentes , que tiveram lance final com preço até 5% superior ao melhor registrado, para apresentar nova proposta na forma do disposto no item anterior.

15.7. No caso de equivalência de valores apresentados pelas ME ou EPP, que tiveram lance final com preço até 5% superior ao melhor registrado, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar a nova proposta. Contudo, só será dada a oportunidade de apresentar nova proposta às demais ME ou EPP com preços equivalentes, no caso de desistência da contemplada no sorteio, a exemplo do exposto no item anterior.

15.8. Caso a primeira classificada for uma “microempresa” ou de “empresa de pequeno porte”, conforme o art. 3º da Lei Complementar n.º 123/2006, será ela considerada vencedora, e o Pregoeiro procederá à abertura do envelope contendo os documentos de “HABILITAÇÃO” da referida licitante, para verificação do atendimento das condições de habilitação fixadas no Capítulo VI deste edital.

15.9. Não ocorrendo a apresentação de propostas menores que a da primeira classificada não ME ou EPP, essa será considerada vencedora, e o Pregoeiro procederá à abertura do envelope contendo os documentos de “HABILITAÇÃO” da referida licitante, para verificação do atendimento das condições de habilitação fixadas no Capítulo V deste edital.

15.10. Não havendo interesse de nenhum dos licitantes em oferecer lances verbais e não havendo nenhuma “microempresa” ou “empresa de pequeno porte”, nas condições acima e existindo propostas idênticas, observar-se-á o disposto no inciso II do § 2º do art. 3º da Lei n.º 8.666/93. Permanecendo o empate, será efetuado sorteio.

XVI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. A presente licitação somente poderá vir a ser revogada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada no todo ou em parte por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

16.2. O objeto da presente licitação poderá sofrer acréscimos ou supressões, conforme previsto nos parágrafos 1º e 2º, inciso II, do Art. 65 da Lei nº 8.666/93.

16.3. Se a licitante vencedora deixar de aceitar ou assinar o contrato (conforme minuta constante do Anexo II) dentro de 03 (três) dias úteis a partir da convocação, e sem justificativa por escrito e aceita pela Srª Coordenadora de Administração desta Procuradoria, restará caduco o seu direito de vencedora, sujeitando-se às penalidades aludidas no Capítulo VIII deste Pregão.

16.4. O Pregoeiro, no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação, sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo.

16.5. Quaisquer esclarecimentos relativos às orientações contidas no presente Pregão poderão ser solicitados por escrito à Coordenadoria de Administração, por intermédio do Pregoeiro, na Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul, situada na Avenida Afonso Pena, 4444 – Campo Grande/MS ou verbalmente, através do telefone (67) 3312-7200, por meio do telefone (67) 3312-7200, das 12:00 h às 19:00 h ou, ainda, pelo e-mail cadm@prms.mpf.gov.br.

Campo Grande/MS, 1º de dezembro de 2008. Laélcio das Neves Ferreira de Morais

(15)

A N E X O I

PROJETO BÁSICO/TERMO DE REFERÊNCIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, COPEIRAGEM E RECEPCIONISTA

PREGÃO Nº 16/2008

1. INTRODUÇÃO

O Decreto nº 2.271, de 07/07/97 que regulamenta a Lei 9.632/98, estabelece em seu art. 1º que “no âmbito da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional poderão ser objeto de execução indireta as atividades materiais acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do órgão ou entidade.”

Os serviços de limpeza e conservação, copeiragem e recepcionista inserem-se nas hipóteses que autorizam a terceirização previstas nas normas de regência.

Com efeito, o presente Projeto Básico torna-se necessário para definir o conjunto de elementos técnicos e administrativos que nortearão as ações voltadas à contratação de empresa especializada na prestação de serviços de limpeza e conservação, copeiragem e recepção nas sedes das Procuradorias abaixo discriminadas.

(16)

CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES BÁSICAS

1. OBJETO

Contratação de empresa para prestação dos seguintes serviços de natureza contínua:

1.1. Limpeza e conservação, com fornecimento de toda a mão-de-obra, material de consumo, equipamentos, utensílios e ferramentas necessários à execução dos serviços nas dependências da sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul nas Procuradorias da República nos Municípios de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã;

1.2. Copeiragem, a ser realizado por copeira, com fornecimento de mão-de-obra e de todo material, equipamentos e utensílios necessários à limpeza das copas na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul - PR/MS;

1.3. Recepcionista com fornecimento de mão-de-obra para atendimento ao público interno e externo na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul – PR/MS.

2. JUSTIFICATIVA

A contratação dos serviços em referência se justifica em razão da necessidade de execução indireta para atividades de limpeza e conservação, copeiragem e recepcionista necessários ao funcionamento do órgão, à conservação e limpeza das instalações físicas e ao atendimento ao público interno e externo da Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul. A opção pela contratação global de serviços objetiva racionalizar custos, simplificar procedimentos operacionais focando os princípios da economicidade e eficiência.

Foram utilizados os normativos indicados pela Auditoria Interna do Ministério Público da União, conforme os novos índices de produtividade previstos na IN/SLTI/MPOG nº 2/2008, de 30 de abril de 2008. Adotou-se, entretanto, o arredondamento para o número inteiro posterior das frações de número de postos necessários, tendo em vista a natureza singular dos contratos, especialmente no interior, onde o pessoal da limpeza atende serviços de copa em geral.

3. OBJETIVO

Esses serviços, conforme dispõe o Decreto nº 2.271/97, têm a finalidade de apoiar a realização das atividades essenciais ao cumprimento da missão institucional do Órgão, inserindo-se na categoria de serviços continuados, ou seja, aqueles cuja interrupção compromete a continuidade das atividades da Administração e cuja duração deva estender-se por mais de um exercício financeiro, de forma ininterrupta.

O presente Termo de Referência tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos, bem como as diretrizes gerais para a prestação dos serviços.

4. ESPECIFICAÇÕES

A CONTRATADA, para dar cumprimento aos serviços especificados, colocará à disposição da CONTRATANTE o quantitativo de funcionários conforme quadro abaixo:

(17)

4.1 LOCAL, QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS E ÁREAS DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA DE CONSERVAÇÃO

PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM MATO GROSSO DO SUL - PR/MS AV. AFONSO PENA, 4444 – VILA CIDADE – CAMPO GRANDE/MS

Descrição Categoria servente

Interna Externa Esquadrias – face externa e interna

ÁREA 3.761,39m2 3.649,02 488,68m2 - esquadrias

PRODUTIVIDADE 600 1200 220

H/M2 6,3 3,0 0,2

TOTAL DE SERVENTES 9,5 = 10 SERVENTES

sendo 09 serventes e 01 servente líder (código 5.27 da convenção coletiva STEAC 2008/2009)

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS RUA MAJOR CAPILÉ, 1590 – DOURADOS/MS

Descrição Categoria servente

Interna Externa Esquadrias – face externa e interna

ÁREA 465m2 285m2 142m2 - esquadrias

PRODUTIVIDADE 600 1200 220

H/M2 0,8 0,2 0,1

TOTAL DE SERVENTES 1,1 = 2 SERVENTES

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS

RUA FARMACÊUTICO JULIO MANCINI, 348, BAIRRO COLINOS – TRÊS LAGOAS/MS

Descrição Categoria servente

Interna Externa Esquadrias – face externa e interna

ÁREA 409,86m2 640,14m2

-PRODUTIVIDADE 600 1200 220

H/M2 0,7 0,5 0

(18)

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ RUA CUIABÁ, 1640 – CENTRO – CORUMBÁ/MS

Descrição Categoria servente

Interna Externa Esquadrias – face externa e interna

ÁREA 490,32m2 947,16m2

-PRODUTIVIDADE 600 1200 220

H/M2 0,8 0,8 0

TOTAL DE SERVENTES 1,6 = 2 SERVENTES

PRM/PONTA PORÃ/MS

RUA ANTÔNIO JOÃO, 1371 – PONTA PORÃ – MS

Descrição Categoria servente

Interna Externa Esquadrias – face externa e interna

ÁREA 392,53m2 477,47m2

-PRODUTIVIDADE 600 1200 220

H/M2 0,7 0,4 0

TOTAL DE SERVENTES 1,1 = 2 SERVENTES

TOTAL GERAL DE FUNCIONÁRIOS

DA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 17 serventes

01 servente líder – código 5.27 da convenção STEAC.

4.2 LOCAL E QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS DE COPEIRAGEM E RECEPÇÃO

PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM MATO GROSSO DO SUL - PR/MS AV. AFONSO PENA, 4444 – VILA CIDADE – CAMPO GRANDE/MS

Categoria Quantidade

COPEIRA 1

(19)

4.3 RESUMO DOS POSTOS DE TRABALHO E DA QUANTIDADE

Unidade Quantidade de postos Categoria Jornada de Trabalho

PR/MS 9 Serventes 44 horas

PR/MS 1 Servente Líder 44 horas

PR/MS 1 Copeira 44 horas

PR/MS 1 Recepcionista 44 horas

PRM DOURADOS 2 Serventes 44 horas

PRM TRÊS LAGOAS 2 Serventes 44 horas

PRM CORUMBÁ 2 Serventes 44 horas

PRM PONTA PORÃ 2 Serventes 44 horas

TOTAL 20 FUNCIONÁRIOS

4.4 JORNADA DE TRABALHO

A carga horária semanal de trabalho dos empregados será de 44 (quarenta e quatro) horas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com intervalo de 2 (duas) horas de almoço. O horário deverá ser complementado aos sábados, no período de 8 às 12 horas. A distribuição das horas poderá ser alterada a critério da Administração, atendidas as normas legais e regulamentares pertinentes.

4.5 PLANO BÁSICO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 4.5.1. ATRIBUIÇÕES DO SERVENTE LÍDER

Caberá ao servente líder, além das atribuições do servente de limpeza, as seguintes tarefas: I – DIARIAMENTE

a) Vistoriar, coordenar, disciplinar e controlar assiduidade e pontualidade dos profissionais diretamente nos postos de serviço;

b) Atribuir e controlar as tarefas da equipe sob sua responsabilidade; c) Acompanhar e promover a distribuição dos materiais de consumo;

d) Observar a disciplina e a apresentação da equipe sob sua responsabilidade; e) Solicitar à CONTRATADA a reposição de empregados faltosos;

f) Comunicar todas ocorrências, dando ciência dos registros eventualmente efetuados pelo gestor do contrato;

g) Orientar os profissionais quanto à correta execução dos serviços;

h) Controlar o estoque mínimo mensal de material previsto conforme Anexo Ae providenciar sua reposição;

i) Efetuar a distribuição dos materiais de consumo, máquinas e equipamentos aos profissionais responsáveis, de acordo com a necessidade dos serviços;

j) Manter contato com o gestor da CONTRATANTE, para esclarecimento de dúvidas sobre o contrato e para receber orientações e determinações visando a perfeita execução do contrato; k) Executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade pertinentes à função.

4.5.2. ATRIBUIÇÕES DO SERVENTE DE LIMPEZA

1 – ÁREAS INTERNAS – PISOS FRIOS DIARIAMENTE:

(20)

I – DIARIAMENTE:

a) Limpar e polir todos os móveis e utensílios, bem como todas as portas e janelas, removendo, com pano úmido, o pó das mesas, armários, arquivos, prateleiras, persianas, peitoris, caixilhas da janela, além dos demais móveis existentes, inclusive aparelhos elétricos, extintores de incêndio e etc;

b) Limpar e desinfectar todos os banheiros, inclusive pias e paredes azulejadas e etc;

c) Limpar e polir os cinzeiros e outros objetos metálicos; os cinzeiros das mesas e os situados na área de uso comum devem ser lavados;

d) Remover capachos e tapetes, procedendo a sua limpeza e aspirando o pó;

e) Proceder a lavagem de bacias, assentos e pias dos sanitários com saneante domissanitário desinfetante;

f) Varrer, remover manchas e lustrar os pisos;

g) Varrer, passar pano úmido e polir os balcões e pisos vinílicos, de mármore, cerâmicos, de marmorite e emborrachados;

h) Varrer os pisos de cimento;

i) Limpar com saneantes domissanitários os pisos dos sanitários, copas, e outras áreas molhadas;

j) Abastecer com papel toalha, papel higiênico e sabonete líquido os sanitários; k) Retirar o pó dos telefones com flanelas e produtos adequados;

l) Limpar os elevadores com produtos adequados;

m) Passar pano úmido com álcool nos tampos das mesas e assentos do refeitório, antes e após as refeições;

n) Limpar as cestas coletoras de papéis usados, bem como recolher o lixo duas vezes ao dia, acondicionando em sacos plásticos de 100 (cem) litros, removendo-os para local indicado;

o) Proceder coleta seletiva do papel para reciclagem, quando couber, nos termos da IN/MARE nº 06, de 03/11/1995 e ou nos termos de regulamentação interna;

p) Limpar os corrimãos;

q) Suprir os garrafões de água mineral, adquiridos pela CONTRATANTE, com a adequada higienização;

r) Regar as plantas dos jardins externos, bem como as jardineiras internas; s) Executar demais serviços considerados necessários à freqüência diária. II – SEMANALMENTE:

a) Limpar totalmente a cozinha, inclusive lavar as paredes;

b) Lavar internamente, janelas internas com vidraças, esquadrias, portas de vidros e vidros em geral, impermeáveis, granilites, mármores e etc;

c) Lavar externamente, janelas externas com vidraças, esquadrias, portas de vidros e vidros em geral, impermeáveis, granilites, mármores e outros, onde o acesso seja possível sem o emprego de equipamento especiais como balancim, cadeirinhas e andaimes;

d) Limpar prateleiras e estantes;

e) Lavar geladeiras, fogão e bebedouros (nas localidades em que não houver serviço de copeira);

f) Lavar corredores e escadas;

g) Limpar atrás dos móveis, armários e arquivos;

h) Limpar, com produtos adequados, divisórias e portas revestidas de fórmica;

i) Limpar, com produto neutro, portas, barras e batentes pintados a óleo ou verniz sintético; j) Lustrar todo o mobiliário envernizado com produto adequado e passar a flanela nos móveis encerados;

k) Limpar, com produto apropriado, as forrações de couro, tecido ou plástico em assentos e poltronas;

l) Limpar e polir todos os metais, como: válvulas, registros, sifões, fechaduras, etc.;

m) Lavar os balcões e os pisos vinílicos, de granito, cerâmicos, de marmorite e emborrachados, com detergente, encerar e lustrar;

n) Passar pano úmido com saneantes domissanitários nos telefones;

o) Limpar os espelhos com pano umedecido em álcool, duas vezes por semana; p) Retirar o pó e resíduos, com pano úmido, dos quadros em geral;

q) Limpar, com produto neutro, os aparelhos de ar condicionado;

r) Executar demais serviços considerados necessários à freqüência semanal. III – MENSALMENTE:

a) Limpar as paredes internas, as portas e maçanetas; b) Limpar todas as luminárias por dentro e por fora;

(21)

c) Limpar forros, paredes, rodapés e persianas com produtos adequados;

d) Proceder a uma revisão minuciosa de todos os serviços prestados durante o mês. e) Lavar toda a área de circulação dos veículos, o piso e a parede das garagens. 2 – ÁREAS EXTERNAS – PISOS FRIOS:

I – DIARIAMENTE, UMA VEZ QUANDO NÃO EXPLICITADO:

a) Varrer, passar pano úmido e polir os pisos vinílicos, de granito, cerâmicos, de marmorite, e emborrachados;

b) Varrer as áreas pavimentadas;

c) Retirar o lixo duas vezes ao dia, acondicionando-o em sacos plásticos de 100 (cem) litros, removendo-os para local indicado pela contratante;

d) Proceder à coleta seletiva do papel para reciclagem, quando couber, nos termos da IN/ MARE nº 06, de 03 de novembro de 1995 ou nos termos de regulamentação interna;

e) Executar demais serviços considerados necessários à freqüência diária. II – SEMANALMENTE, UMA VEZ:

a) Limpar e polir todos os metais (torneiras, válvulas, registros, sifões, fechaduras, etc.); b) Lavar os pisos vinílicos, de granito, cerâmicos, de marmorite e emborrachados, com detergente, encerar e lustrar;

c) Lavar e encerar o passeio revestido de ardósia;

d) Executar demais serviços considerados necessários à freqüência diária. III – MENSALMENTE, UMA VEZ:

a) Lavar as áreas cobertas destinadas à garagem/estacionamento e a frente das Procuradorias.

3 – ÁREAS EXTERNAS – LIMPAR A FACE EXTERNA DAS ESQUADRIAS METÁLICAS E VIDRAÇAS.

4 – CAIXA D`AGUA – LIMPAR CAIXA D´AGUA E REALIZAR DEDETIZAÇÃO I – SEMESTRALMENTE, UMA VEZ:

LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA

a) Esvaziar a caixa d água, escovar bem as paredes e o fundo com escova de nylon e lavar bem com jato forte de água tratada ou potável. Em um balde limpo, diluir um litro de água sanitária em cinco litros de água tratada, e com uma brocha ou pano, espalhar a solução no fundo e nas paredes da caixa. Esperar meia hora para que a solução de água sanitária faça a perfeita desinfecção da caixa d’água e lavar de novo com jato forte de água. É importante deixar toda a água escorrer. A caixa deve ficar vazia antes de ser enchida novamente. Observar que a quantidade de água sanitária deverá ser proporcional ao volume da caixa d’água.

DEDETIZAÇÃO

b) Dedetizar contra insetos do tipo baratas, formigas, moscas, mosquitos, pulgas e outros, bem como desinfecção e desratização em todas as áreas, incluindo caixas de esgotos, jardins, poços de elevadores e outros locais internos e externos aos prédios, a ser efetuada por pessoal devidamente habilitado, obedecendo as normas de segurança de trabalho, sempre fora do horário normal de expediente. Deverá ser utilizado apenas produto previamente avaliado pela CONTRATANTE, antialérgico e inofensivo à saúde humana, devidamente licenciado pelos órgãos governamentais competentes de vigilância sanitária, que não provoque manhas nas paredes, divisórias, mobiliários, persianas, painéis e pisos em geral. Serão fornecidos equipamentos e materiais de consumo, máscaras e óculos de proteção aos profissionais envolvidos no serviço e aos servidores da CONTRATANTE que porventura acompanharem a execução do serviço. Caso seja necessário, serão feitas dedetizações localizadas a qualquer tempo.

(22)

4.6. PLANO BÁSICO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE COPEIRAGEM

4.6.1 SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS POR PROFISSIONAL COPEIRA: I – DIARIAMENTE:

a) Preparar café, em horários preestabelecidos;

b) Servir café e água mineral, em horários preestabelecidos, em reuniões e eventos, ou sempre que solicitado. Para servir água e café deve ser utilizado copo de vidro e xícara de porcelana, respectivamente. A utilização de descartáveis só será permitido caso o usuário solicite;

c) Recolher, das salas, a louça utilizada para servir café e água, no prazo máximo de 30 (trinta) minutos;

d) Repor, quantas vezes for necessário, água servida aos usuários, fazendo uso, sempre, de porta-copos em inox como suporte e cobertura dos copos;

e) Disponibilizar água mineral em jarras e garrafas térmicas com café nas copas privativas e demais locais em que não haja copeira ou garçom. Proceder, ainda, a reposição de copos descartáveis para estes locais;

f) Suprir os bebedouros localizados nas copas com garrafão de água mineral e copos descartáveis;

g) Lavar todos os utensílios da copa, talheres, copos, pratos, xícaras, panelas, bandejas, bules, etc., com emprego de detergentes biodegradáveis e uso de esponja e/ou pano de limpeza macios para que não produzam qualquer tipo de arranhão e/ou dano a peça a ser limpa;

h) Limpar piso, bancada, pia, parte externa dos bebedouros, etc., no interior das copas, nos intervalos de preparo do café. O asseio e conservação das copas é de fundamental importância, principalmente quanto ao piso, que deverá estar constantemente seco, objetivando evitar acidentes;

i) Limpar todos os móveis e equipamentos (mesas, armários, carrinhos, balcões térmicos, fogões, cubas, mesas de inox, utensílios de copa, etc.) com produtos apropriados, ou sempre que necessário;

j) Descartar o lixo da copa, sempre que necessário, em sacos plásticos resistentes ao transporte do mesmo, os quais deverão estar acondicionados em recipientes providos de tampa. Este lixo será recolhido por um funcionário da equipe de limpeza e conservação; k) Executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade atinentes à função. II – SEMANALMENTE:

a) Lavar, limpar, desinfetar e higienizar as dependências internas das copas, incluindo pias, sifões, torneiras, registros, portas e trincos, rodapés, móveis, armários, paredes revestidas de fórmica ou pintadas, vidros, esquadrias, rodapés, e outros, bem assim de carrinhos e eletrodomésticos, como geladeira, freezer, máquina de fazer café e outros, se houver, fazendo uso de pano macio e produtos adequados a cada tipo de material a ser limpo e não prejudiciais à saúde humana, conservando-se o mais rigoroso padrão de higiene, arrumação e segurança. Ao executar serviço de limpeza do piso, atentar para o fechamento dos ralos no momento da varrição, abrindo-os somente para o escoamento da água, evitando, dessa forma, o entupimento das tubulações;

b) Executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade atinentes à função. III – SEMPRE QUE NECESSÁRIO:

a) Preparar e servir café e água mineral em eventos que ocorram na Instituição, auxiliando na montagem de mesas para lanches em geral;

b) Executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade atinentes à função.

4.7 PLANO BÁSICO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE RECEPCIONISTA 1 – ATENDIMENTO INTERNO:

a) Atender ao público interno com educação e presteza; b) Fornecer informações somente em caráter de serviço; c) Zelar pelo bom funcionamento do órgão;

d) Atender telefone quando necessário;

e) Realizar as tarefas de sua responsabilidade com cuidado;

f) Executar demais serviços considerados necessários à rotina diária do setor. 2 – ATENDIMENTO EXTERNO:

Referências

Documentos relacionados

Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de limpeza e conservação geral dos próprios do Daae, com fornecimento de todo material, mão de

Em meio a uma intensificação da influência da justiça em todos os conflitos sociais, estes indivíduos demonstraram ser muito mais do que simples força de trabalho, pois provaram

Objeto: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços na realização de Exames, Procedimentos de Saúde para atender às necessidades da Secretaria Municipal

• Antes de tentar ligar o motor, engate o travão de mão, desengate o sistema de transmissão da unidade de corte e certifique-se de que os controlos de velocidade para a frente/para

Caso não esteja familiarizado com as normas de operação e práticas de segurança para solda elétrica e equipamento de corte, recomendamos que leia nosso folheto,

Contratação de empresa(s) especializada(s) na prestação de serviços continuados de limpeza, asseio, conservação e de mão de obra terceirizada para prestar suporte

Adicionalmente, foram analisadas as Guias de Trânsito Animal (GTA), que permi- tiram identificar a movimentação do rebanho bovino em Mato Grosso. A maior parte dos

rearing systems (indirect suppliers) and would go on to slaughterhouses, the 40 municipalities in Mato Grosso that transported such animals accounted for 62% (4.9 million heads)