• Nenhum resultado encontrado

DO CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DO CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE DOCENTE PARA OS CURSOS DE

GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E MESTRADO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

DO CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

Art. 1º - O Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis tem como área de concentração a Cognição Social e é constituído de duas linhas de pesquisa, conforme se encontra exposto no Anexo 1.

Art. 2º - Os objetivos deste Curso atendem a interesses pessoais, institucionais e sociais, conforme se encontra especificado no Anexo 2.

DOS CANDIDATOS

Art. 3º - Poderão candidatar-se os portadores de diploma legalmente válido, graduados em Psicologia, com título de doutor em Psicologia ou área afim, tendo no mínimo dois anos de experiência docente em IES comprovada e possuindo no último ano, ao menos 2 (dois) produtos publicados (artigo científico em revista indexada, livro ou capítulo de livro).

Art. 4º - O candidato a ser selecionado deverá estar em condições de participar do conjunto de atividades acadêmicas e administrativas, contribuindo para o aperfeiçoamento e manutenção deste Curso.

Art. 5º - O candidato selecionado deverá:

I – Possuir capacidade e disponibilidade para atuar no conjunto de atividades do Curso de Mestrado em Psicologia; lecionar disciplinas nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação; orientar alunos; conduzir pesquisa; participar de reuniões colegiadas; e exercer atividades administrativas;

II - Apresentar produção científica compatível com os anos de doutoramento, publicada em periódicos nacionais e internacionais de comprovada relevância na área, bem como capacidade para desenvolver pesquisa de forma independente;

III - Ter inserção na comunidade acadêmica em âmbito nacional e internacional com participação em grupos de pesquisa, eventos, congressos, conselhos editoriais e/ou parecerista ad hoc;

(2)

2 IV - Demonstrar capacidade para coordenar projetos de pesquisa formalmente definidos, com orientandos, e de realizar projetos cooperativos com pares na instituição e fora dela, especialmente em instituições internacionais; e

V – Conhecer o processo para obter recursos de agências de fomento e de outras fontes, visando o constante aprimoramento das condições da pesquisa e das oportunidades de aprendizado dos alunos.

DAS VAGAS

Art. 6º - A seleção será feita para preenchimento de 01 (uma) vaga de Professor Doutor com carga horária de 20 horas semanais. O currículo do candidato selecionado passará por todas as Comissões da Universidade para aprovação final. O selecionado deverá dedicar-se a tarefas de docência e orientação na Graduação e Pós-Graduação e na, à pesquisa, a atividades administrativas, produção de artigos/trabalhos científicos visando publicação e à participação em reuniões colegiadas.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 7º - A etapa inicial do processo de inscrição será de 08 de janeiro a 15 de janeiro de 2018 na Secretaria do Mestrado em Psicologia.

Parágrafo Único - A Secretaria do Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis será o órgão oficial único encarregado de receber a inscrição de candidatos à docência no Mestrado em Psicologia e cursos de Graduação do CCS, verificando a autenticidade de toda a documentação apresentada

Art. 8º - A inscrição de qualquer candidato ao Processo de Seleção somente será efetivada após preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, mediante a apresentação (ou remessa via postal por SEDEX com AR – Aviso de Recebimento), para sua certificação na Secretaria do Mestrado em Psicologia no Conjunto Benjamin Constant, da Universidade Católica de Petrópolis, dos seguintes documentos:

I - Requerimento de inscrição referente a esse edital;

II - Cópia da Carteira de Identidade; ou tratando-se de estrangeiro, cópia da carteira de identidade de estrangeiro ou passaporte;

III - Cópia do Diploma de Doutorado, obtido em instituição reconhecida no país ou documentação equivalente expedida pelo Programa de Pós-Graduação pelo qual se doutorou. Em caso de doutorado no exterior, a contratação ficará condicionada à revalidação no Brasil;

(3)

3 IV - Projeto de pesquisa entre 10 e 20 páginas, em espaço simples e fonte Times New Roman 12, utilizando as normas da APA e em 3 vias, coerente com uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

V - Curriculum Vitae, modelo Lattes, completo em 3 vias.

Art. 9º - Devem estar disponíveis, caso solicitados em etapa posterior do processo, os comprovantes de todos os registros do Lattes.

Art. 10 - A Comissão de Seleção, a seu critério, poderá solicitar documentos adicionais eventualmente mencionados no curriculum vitae do candidato, durante o decorrer do processo seletivo.

Parágrafo Único – No caso de via postal por SEDEX postado até o dia 13 de janeiro, o candidato deve remeter os documentos para o seguinte endereço:

Universidade Católica de Petrópolis

Secretaria do Curso de Mestrado em Psicologia Inscrição ao processo de Seleção Publica de

Docente para o Mestrado em Psicologia 2018 Rua Benjamin Constant, 213 Centro Petrópolis RJ

CEP 25610-130

Art. 11 - Os candidatos desistentes ou não selecionados, poderão retirar sua documentação na Secretaria até 30 (trinta) dias após o encerramento do processo de seleção. Após este prazo será realizado o descarte da documentação apresentada.

DA HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATURAS

Art. 12 - A homologação das inscrições será feita pela Comissão de Seleção observadas as normas do presente Edital, as exigências legais e as normas internas da Universidade Católica de Petrópolis.

Art. 13 - As inscrições em desacordo com o previsto nesse Edital, com documentação incorreta ou incompleta, não serão homologadas, ficando o candidato impedido de continuar o processo de seleção. Ficam vedadas a inscrição condicional e a juntada de documentos, encerrado o prazo da inscrição. O candidato será formalmente notificado do deferimento ou do indeferimento de sua inscrição conforme previsto e detalhado no edital.

DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Art. 14 - A Comissão de Seleção para o Processo Seletivo será composta por três Professores do Colegiado (dois professores mais o coordenador), sendo presidida pelo

(4)

4 Coordenador do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.

Art. 15 - Compete à Comissão de Seleção:

I. Estabelecer procedimentos de avaliação de competências a serem atendidas pelos candidatos;

II. Proceder à avaliação dos projetos de pesquisa; III. Entrevistar os candidatos;

IV. Elaborar a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção; V. Decidir sobre casos omissos.

DA AVALIAÇÃO

Art. 16 - O processo de seleção de candidatos à docência Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis será constituído das seguintes fases: I. Fase eliminatória - análise da documentação apresentada na inscrição, sem a presença do candidato.

a. Análise do Curriculum Vitae. b. Análise do projeto de pesquisa.

II - Fase classificatória com a presença do candidato a. Entrevista.

Parágrafo Primeiro: O projeto de pesquisa deverá estar relacionado com uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

Parágrafo Segundo: As fases (a) e (b) do processo de seleção são eliminatórias. Art. 17 - A Comissão de Seleção indicará, por maioria de seus integrantes, um único candidato para possível contratação e um segundo, para o caso de desistência ou qualquer tipo de impedimento do primeiro, no ato da contratação.

Parágrafo Primeiro - A Comissão de Seleção poderá decidir, por maioria de seus membros, não indicar nenhum dos candidatos inscritos.

Parágrafo Segundo - Nenhum candidato poderá assistir à entrevista realizada por outro concorrente.

(5)

5 Art. 18 - Caberá ao Coordenador do Curso de Mestrado, a indicação do candidato selecionado, ao órgão interno da UCP, para possível contratação de acordo com as normas internas da UCP.

Art. 19 - O projeto de pesquisa será avaliado quanto à pertinência do tema e do problema à área de concentração do CMPSI da Universidade Católica de Petrópolis a saber: Cognição Social.

Parágrafo Único – A avaliação do projeto de pesquisa será feita na oportunidade da entrevista, sendo parte integrante desta.

Art. 20 - A entrevista constitui a última fase do processo seletivo. Parágrafo 1º - Na entrevista serão considerados os seguintes itens:

a) Experiência profissional do candidato;

b) O projeto de pesquisa: pertinência, sua abrangência, atualidade e relevância - social e institucional;

c) Habilidades discursivas/intelectuais do candidato; e d) Interesses e objetivos profissionais do candidato.

Parágrafo 2º - A entrevista será conduzida por uma banca examinadora formada por 3 (três) Professores do Curso de Mestrado.

DOS RESULTADOS

Art. 21 - Após a realização de todas as fases do Processo Seletivo, a Secretaria do CMPSI divulgará a lista dos aprovados, pelo número de inscrição, por ordem classificatória, observando o cronograma do processo seletivo.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 22 - A Comissão de seleção deverá apresentar relatório final para a REITORIA com a indicação dos candidatos selecionados. As contratações somente ocorrerão após avaliação e aprovação pela Reitoria da UCP.

Parágrafo 1º. O ato de contratação se dará nos termos e normas internas da Reitoria da UCP.

Art. 23 - Eventuais casos em que o texto da presente chamada seja omisso serão dirimidos pela Comissão de Seleção. Quando julgar pertinente, a Comissão de Seleção

(6)

6 consultará a Reitoria e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UCP para deliberar sobre curso da demanda, ouvida se necessário a Assessoria Jurídica da UCP.

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 24 - A inscrição de que trata o presente instrumento implica o conhecimento e a aceitação das condições aqui estabelecidas, a respeito das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento. Não será fornecido qualquer documento comprobatório de classificação ao candidato, valendo apenas o resultado final homologado pelas instâncias competentes e divulgado pelo Mestrado em Psicologia.

CALENDÁRIO

Inscrições: de 08 de janeiro a 15 de janeiro de 2018 (por via postal SEDEX com postagem até 13 de janeiro).

Divulgação do resultado das fases (a) e (b): 17 de janeiro de 2018.

Divulgação do dia e hora da entrevista dos candidatos pré-selecionados: 18 de janeiro de 2018.

Dias das entrevistas dos candidatos pré-selecionados: 24 a 25 de janeiro de 2018. Divulgação do resultado final: 29 a 31 de janeiro de 2018.

Petrópolis, 05 de janeiro de 2018. Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa

(7)

7 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

Área de concentração: Cognição Social Linhas de Pesquisa:

1. Processos cognitivos, interação social e problemas sociais.

O objetivo geral desta Linha de Pesquisa é realizar estudos e pesquisas sobre as implicações dos processos cognitivos na interação social realizada em diferentes contextos sociais, culturais, institucionais e organizacionais. Neste sentido, pesquisas conduzidas nesta Linha de Pesquisa envolvem relações entre variáveis psicológicas, particularmente a cognição social, e processos psicossociais.

2. Processos cognitivos, fundamentos teóricos e aplicações.

Os estudos e pesquisas desta Linha de Pesquisa referem-se à natureza e ao desenvolvimento dos processos cognitivos, bem como suas representações mentais, particularmente de crenças e sistemas de crenças, de sua relação com emoções e motivações, e sua influência na conduta. A esta Linha de Pesquisa interessa, também, a investigação das técnicas e instrumentos de medida de processos e conteúdos cognitivos, bem como de desenvolvimento de habilidades sociais, enquanto mediadas pela cognição social.

(8)

8 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

Objetivos do Curso

De acordo com o artigo 2º, do capítulo II, do Regimento do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, este Curso tem por objetivos:

Formar profissionais capacitados a:

a) Criar novos conhecimentos e tecnologias inovadoras de natureza psicológica;

b) Planejar e conduzir projetos de intervenção ou de estudo e pesquisa de problemas na área de concentração do Curso; e,

c) Planejar e conduzir atividades docentes no campo da Psicologia, principalmente sob a perspectiva cognitivista, em cursos de nível superior.

(9)

9 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA

Roteiro para a elaboração do projeto de pesquisa 1.Observações preliminares

A apresentação de um projeto visa ao atendimento de dois objetivos: avaliar a adequação da proposta aos objetivos e às Linhas de Pesquisa deste Curso de Mestrado;

2. Estrutura geral do anteprojeto • Tema e problema • Relevância • Objetivos • Fundamentos teóricos • Metodologia • Bibliografia

Referências

Documentos relacionados

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de