• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DE

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

20/10/2013

CADERNO DE PROVAS

INSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.Atenção: Assine no local indicado.

2. Não serão permitidos empréstimos de materiais, consultas e comunicação entre candidatos, tampouco o uso de livros e apontamentos. Relógios, aparelhos eletrônicos e, em especial, aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados no saco plástico fornecido pelo Fiscal. O não cumprimento destas exigências ocasionará a exclusão do candidato deste Processo Seletivo.

3. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Antes de iniciar a prova,confira a paginação.

4. Este caderno de provas é composto por10 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na segunda

série, por12 questões dissertativas, para candidatos ao ingresso na terceira ou por 15 questões dissertativas

para candidatos ao ingresso na quarta série.

5. Transcreva para o Caderno Definitivo de Respostas o texto que julgar correto em cada questão, não ultrapas-sando o espaço disponível. Não haverá substituição do Caderno Definitivo de Respostas por erro de transcrição.

6. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. 7. A duração das provas será de4 (quatro) horas, incluindo o tempo para transcrição das questões dissertativas

para o Caderno Definitivo de Respostas.

8. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em separado, o Caderno de Prova e o Caderno Definitivo de Respostas, devidamente assinados.

(2)
(3)

FARMÁCIA – INTEGRAL (4ª SÉRIE)

1 Sobre os aminoácidos, responda aos itens a seguir. a) Conhecendo o pK1ou pKCOOH e pK2ou pKN H+

3 de um aminoácido neutro, como pode ser

determi-nado o ponto isoelétrico (PI) desse aminoácido?

b) Qual é a carga de um aminoácido no seu ponto isoelétrico (PI)?

c) Qual aminoácido não apresenta um grupamento amina livre ligado ao Cα? d) Qual é a estrutura da glicina?

(4)

2 O leite de magnésia é comercializado como uma suspensão aquosa de hidróxido de magnésio, cuja fór-mula química é Mg(OH)2. Entre as suas aplicações, é utilizado como antiácido estomacal, uma vez que

reage com o ácido clorídrico do suco gástrico fazendo aumentar o pH. Essa reação pode ser utilizada como base para a determinação de Mg(OH)2 em formulações farmacêuticas, como forma de controle de

qualidade. Uma amostra de 10,00 mL de Mg(OH)2foi titulada com 10,00 mL de HCl 0,15 mol/L.

Considerando as informações do texto, responda os itens a seguir. a) Escreva a reação química envolvida na titulação.

b) Calcule a concentração do hidróxido de magnésio na amostra analisada. (Apresente os cálculos realizados na resolução da questão.)

(5)

3 O pH do sangue é mantido praticamente constante devido a um equilíbrio que se estabelece entre ácidos e bases conjugados, conhecido por solução-tampão. Para uma solução-tampão ter uma ação tamponante efetiva, é preciso ter quantidades comparáveis de ácidos e bases conjugados. Em uma aula prática de Química, foi preparada a mistura de 500,000 mL de ácido acético (CH3COOH) 0,200 mol/L com 500,000 mL

de hidróxido de sódio (NaOH) 0,100 mol/L.

Dado: pKado ácido acético = 4,740 e log1,5=0,176

Com base nessas informações, responda aos itens a seguir. a) Determine o pH da solução-tampão.

(Apresente os cálculos realizados na resolução deste item.)

b) Determine o pH da solução-tampão após a adição de 0,010 mol/L de NaOH em 1,000 L da solução preparada.

(Apresente os cálculos realizados na resolução deste item.)

c) Qual o pH do tampão após a adição de 5,000 mL de água destilada? Justifique sua resposta.

(6)

4 Resolva os itens a seguir e os reproduza na “Folha de Resposta Definitiva”.

a) Forneça os nomes sistemáticos (IUPAC) ou as estruturas dos compostos que se seguem, conforme for o caso.

b) Dê os nomes dos compostos e atribua as configurações (R ou S) para cada centro de quiralidade.

(7)

5 Complete as equações das reações a seguir e as reproduza na “Folha de Resposta Definitiva”.

(8)

6 A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio.

Sobre esses hormônios, responda aos itens a seguir.

a) O que são hormônios e por que, apesar de atingirem praticamente todas as células do corpo, atuam apenas nas células-alvo?

b) Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas e qual a principal função fisiológica de cada um desses hormônios?

c) Em fumantes, existe a liberação de adrenalina estimulada pela nicotina. Como a nicotina estimula a liberação de adrenalina perifericamente? Na periferia, qual glândula produz a adrenalina?

(9)

7 Considere os gráficos a seguir.

A partir da leitura dos gráficos, responda aos itens a seguir. a) Defina potência e eficácia.

b) Descreva o tipo de antagonismo em A e em B. Justifique sua resposta de acordo com os gráficos.

(10)

8 Considere que o fármaco denominado Zeta-2, desenvolvido pela turma de Farmácia 63 da UEL, é um ácido fraco, com constante de dissociação (pKa) 3, e responda aos itens a seguir.

a) Qual forma (molecular ou ionizada) predomina em um compartimento aquoso de pH 5? Justifique sua resposta.

b) Se a concentração de sua forma molecular em um compartimento aquoso é de 6 mol/L e a concentra-ção da forma ionizada é de 12 mol/L, utilizando a equaconcentra-ção de Henderson-Hasselbalch

pH = pKa+ log

[A−]

[HA] !

e o pKa, calcule o pH do compartimento.

c) Essa substância seria preferencialmente absorvida em pH mais ácido ou mais básico? Justifique sua resposta.

(11)

9 Luizinho, 5 anos, mora com seus pais em um sítio (zona rural) em Ibiporã-PR. Sua mãe o levou à UBS mais próxima e relatou ter encontrado “vermes brancos” nas fezes do menino. Disse, ainda, que o filho apre-sentava indisposição para brincar e que, há algum tempo, havia tido uma crise de tosse (expectoração). Utilizando os conhecimentos teóricos, cite os principais métodos diagnósticos e profiláticos dessa para-sitose.

(12)

10 A resposta imune inata é a primeira linha de defesa do hospedeiro diante de um patógeno.

Utilizando os conhecimentos teóricos, descreva os principais componentes envolvidos nessa etapa da resposta imunológica.

(13)

11 Em uma consulta homeopática bem conduzida, o médico escuta, interroga, observa e examina o paci-ente, para obter a sua história biopatográfica. Após o levantamento dos sinais e sintomas, o médico irá prescrever o medicamento. O farmacêutico tem a tarefa de manipular o medicamento segundo os quatro pilares homeopáticos.

De acordo com a legislação vigente para Farmácia Homeopática, o que devem conter os rótulos dos me-dicamentos homeopáticos dispensados aos pacientes?

(14)

12 Segundo a Farmacopeia Homeopática Brasileira (2.ed. 1997), quais os principais cuidados que os paci-entes devem ter ao ingerir os medicamentos homeopáticos?

(15)

13 O desenvolvimento de um produto cosmético envolve várias etapas que partem da ideia de um produto, da escolha adequada das matérias-primas, do sensorial do produto, até a sua embalagem. Nesse contexto, a compra de um produto cosmético requer vários atributos essenciais.

Indique qual a característica mais importante que garante a recompra do produto pelo consumidor.

(16)

14 O gráfico a seguir representa um experimento de registro de pressão arterial (PA) de rato, no qual foram injetados por via endovenosa noradrenalina, adrenalina e fármaco X.

Sobre esse experimento, responda aos itens a seguir.

a) Descreva os efeitos da infusão de noradrenalina (1) e adrenalina (2) e os relacione com os receptores ativados.

b) Qual é o possível fármaco X? Descreva os efeitos da infusão de adrenalina (3) após o fármaco X e os relacione com os receptores adrenérgicos.

(17)

15 O transtorno do pânico é uma síndrome caracterizada pela presença de ataques de pânico: crises espon-tâneas, súbitas, de mal-estar e sensação de perigo ou morte iminente, com múltiplos sintomas e sinais de alerta e hiperatividade autonômica. O transtorno do pânico é um transtorno de ansiedade e classicamente tratado com ansiolíticos da classe dos benzodiazepínicos e antidepressivos, principalmente da classe dos inibidores seletivos da recaptura de serotonina.

Sobre esse tema, responda aos itens a seguir.

a) Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos? b) Cite 4 efeitos indesejáveis dos benzodiazepínicos.

c) Qual o mecanismo de ação dos inibidores seletivos da recaptura de serotonina? Cite o nome de um fármaco representante dessa classe de antidepressivos.

d) Cite outros 3 usos terapêuticos dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptura de serotonina e 3 efeitos indesejáveis.

Referências

Documentos relacionados

No caso da atividade que estamos analisando, isto é, a atividade turística, os produtos turísticos cujo componente forte são os atrativos turísticos naturais têm sido mais procurados

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da restrição alimentar no período de crescimento em confinamento sobre a composição do músculo semitendinoso quanto ao tipo e área

1- A gestão da ZIF será orientada segundo um Plano de Gestão Florestal (PGF) e plano específico intervenção Florestal que deverão ser elaborados por técnicos florestais da

cada mês Poesia inclusiva Sede VdA Promoção da Cultura e partilha fraterna com a intervenção de todos. Julho 11 Taças Tibetanas e Meditação Sede VdA Promoção

Certifico que Marcelo Ferreira Siqueira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte participou do “30º Colóquio Brasileiro de Matemática”, que teve lugar no Instituto Nacional

Os moradores de Murutinga compreenderam isso e por meio de muitas lutas conquistaram o direito e a consciência da importância de serem protagonista da própria história e

27. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.. Quando Deus fala multiplicai-vos, não coloca uma barreira

Ao me aproximar da escola pública tenho a impressão de que esse consenso tende a se fragilizar, especialmente por notar que “embora as professoras unidocentes da