• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS PROCESSO DE SELEÇÃO 01/2011 programa de incubaçao de empresas - UFG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS PROCESSO DE SELEÇÃO 01/2011 programa de incubaçao de empresas - UFG"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2011

PROCESSO DE SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA

UNIVERSIDADADE FEDERAL DE GOIÁS PROINE – UFG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás – PRPPG/UFG, no uso de suas atribuições legais, com a cooperação do SEBRAE, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de novos empreendimentos para ingresso no Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás – PROINE/UFG.

1. OBJETIVO

1.1. O presente Edital tem por objetivo selecionar propostas para ingressar no Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás – PROINE/UFG.

1.2. O programa tem como objetivo apoiar a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos que se proponham a desenvolver inovação tecnológica ou agregar valor a processos, produtos e serviços por meio de inovações.

2. MODALIDADES DE INCUBAÇÃO

2.1. Para atender o presente Edital, as propostas deverão enquadrar-se nas seguintes modalidades:

I. Pré-Incubação:

a. Projetos em fase de ideia ou desenvolvimento nas universidades, empresas, institutos de pesquisas que passarão por um processo de acompanhamento /avaliação técnica e econômica para percepção de sua viabilidade. Receberá espaço físico compartilhado com outros empreendimentos na sede do PROINE/UFG. O período para a permanência na pré-incubação é de até seis meses, podendo ser prorrogado igual período.

II. Incubação

a) Empresa Residente: empresa instalada na sede do PROINE/UFG ou em outro espaço nas dependências da UFG. O período máximo para a

(2)

permanência na incubação é de até 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses.

b) Empresa Não Residente: empresa instalada em um espaço comercial fora das dependências da UFG, entretanto, receberá os mesmos benefícios e obrigações que os empreendimentos incubados na modalidade Residente. O período máximo de permanência na incubação é de até 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses.

III. Pós-Incubação

a. Empresa Associada: empresa constituída que não passou pelo processo de incubação, entretanto, possui interesse de estabelecer parceria com o PROINE/UFG. Instalada em um espaço comercial fora das dependências da Universidade, o período de permanência na pós-incubação será estabelecido em contrato, mínimo de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado.

2.2. O empreendedor optará previamente, no ato da inscrição, pela modalidade de sua preferência, entretanto, a Comissão de Avaliação - CA poderá, de acordo com critérios técnicos, direcionar o empreendimento para uma modalidade diferente daquela escolhida pelo empreendedor no ato da inscrição. Este critério não contempla empresa candidata a modalidade de pós-incubação.

3. PROPOSTAS ELEGÍVEIS

3.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo: pessoas físicas, individualmente ou em grupo, ou pessoas jurídicas, cujas propostas se enquadrem no presente Edital. Não é necessário que o empreendimento esteja formalmente constituído quando da apresentação da proposta. No entanto, os projetos aprovados para modalidade de incubação terão um prazo de até 45(quarenta e cinco) dias a partir da divulgação do resultado final, para constituição da empresa, sob pena de desclassificação da proposta, conforme análise do PROINE/UFG. 3.2. As propostas deverão apresentar obrigatoriamente caráter de inovação. Entende-se como inovação a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços, conforme estabelece o art. 2º, IV da Lei nº 10.973 (Lei de Inovação), de dois de dezembro de 2004.

(3)

3.3. As propostas deverão estar relacionadas com as atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Goiás.

3.4. Os proponentes deverão apresentar capacidade técnica para o desenvolvimento do projeto proposto.

3.4.1. A capacidade técnica será avaliada pelo currículo dos proponentes.

4. DAS VAGAS DISPONÍVEIS

4.1. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, sendo, quatro para pré-incubação, quatro para empresa residente, quatro para empresa não-residente e três para empresa associada.

4.2. Os projetos que obtiverem nota superior a seis e não forem selecionados, serão incluídos em um banco de reserva por um período de 12 (doze) meses a contar da divulgação do resultado final, para em caso de desistência ou ainda, no caso de alguma proposta selecionada não se enquadre juridicamente, serem atendidos de acordo com a classificação.

4.3. O número de propostas aprovadas poderá ser inferior ao número de vagas disponíveis, a critério da Comissão de Avaliação – CA.

5. CRITÉRIOS BÁSICOS PARA O JULGAMENTO E SELEÇÃO DAS

PROPOSTAS:

a) Viabilidade técnica, mercadológica e econômica do empreendimento;

b) Potencial de interação do empreendimento com as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFG;

c) Nível de conhecimento dos proponentes (técnico, gerencial, empreendedor); d) Disponibilidade ou potencial para obtenção de recursos necessários para início e operacionalização do empreendimento;

e) Grau de inovação dos produtos, processos ou serviços ofertados; f) Responsabilidade social e ambiental;

g) Potencial de risco ao meio ambiente.

6. PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS:

(4)

b) A nota final de cada critério será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores, com duas decimais, sem arredondamento;

c) Será reprovada a proposta que obtiver média geral inferior a seis;

d) Caso mais de uma proposta seja aprovada com a mesma média geral, terá prioridade, para efeito de classificação, a que tiver, pela ordem, maior nota nos critérios a ou b ou c do item 5;

e) Permanecendo o empate, será aprovada a proposta com maior nota nos critérios c ou d do item 5.

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1. As propostas apresentadas terão que, preferencialmente, ser de criação ou melhoria de produtos, processos ou serviços.

7.2. A seleção final das propostas será realizada por uma Comissão de Avaliação, composta por dois membros do Comitê Técnico e por três consultores, sendo: um de marketing, um de Finanças e um Técnico com atuação na área do empreendimento.

7.3.O processo de seleção constará de quatro etapas: 1ª Etapa - Pré-Seleção

I. A etapa de pré – seleção consistirá na apresentação da proposta, elaborada por meio do Formulário de Inscrição, disponível no site do PROINE/UFG: (www.incubadora.ufg.br). Cada proposta deverá ser entregue em cinco vias impressas e uma via digital, em envelope lacrado, na sede do PROINE/UFG, durante o horário comercial (segunda à sexta, 8h às 12h e 14h – 17h), conforme dados abaixo:

Proposta Edital Nº 01/2011 Nome da proposta/proponente

Programa de Incubação de Empresas – PROINE/UFG Rua 235, 294 Setor Leste Universitário

74 845 210 - Goiânia - GO

II. Deverão ser entregues juntamente com as propostas os seguintes documentos:

(5)

a) Pessoa física: currículo, cópia dos documentos pessoais (RG e comprovante do CPF), Certidões Negativas de Ações Cíveis, Criminais e de Protesto dos participantes da proposta.

b) Pessoa Jurídica: cópia do Contrato Social e alterações contratuais (se

houver), cópia dos documentos pessoais dos sócios (RG e CPF), Certidões Negativas dos sócios, de ações cíveis, criminais e de protesto e certidões negativas de protestos da empresa.

c) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

III. Os critérios para pré-seleção das propostas serão os descritos nos subitens

3.2, 3.3 e 3.4.

IV. O processo de pré-seleção será realizado pelo Comitê Técnico, tendo como membros, representantes do Conselho Diretor do PROINE-UFG com a seguinte composição: Coordenador do PROINE/UFG (presidente), um representante do SEBRAE, um representante da FUNAPE, um representante da Comunidade Empresarial e a gerência do PROINE/UFG.

V. Serão eliminadas as propostas que não apresentarem o caráter de inovação e/ou não se relacionarem com as atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Goiás.

VI. O resultado da pré-seleção será divulgado no site do PROINE/UFG (www.incubadora.ufg.br) e por meio de comunicado eletrônico a ser enviado para o e-mail que o candidato informou no Formulário de Inscrição.

2ª Etapa – Capacitação dos candidatos para elaboração do Plano de Negócios

I. Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para participar de um treinamento, com o objetivo de capacitá-los na elaboração do Plano de Negócios do empreendimento.

(6)

I. Os candidatos deverão elaborar o plano de negócios do seu empreendimento e entregar cinco vias impressas e uma via digital, em envelope lacrado com a identificação do empreendimento, conforme estabelecido na alínea I, da 1ª etapa.

II. Os candidatos serão convocados para apresentação do projeto (plano de negócios) para uma Comissão de Avaliação que avaliará as propostas com base nos critérios estabelecidos no item 5.

III. Os candidatos serão convocados para apresentação das propostas, em dias e

horários a serem estabelecidos pelo PROINE/UFG, conforme número de propostas a serem avaliadas.

IV. Para apresentação das propostas serão disponibilizados aos candidatos, uma sala e recursos audiovisuais (computador e projetor).

V. A avaliação das propostas obedecerá aos procedimentos apresentados no item 6.

4ª Etapa – Resultado

O resultado final será homologado pela Coordenação do programa, publicado no site (www.incubadora.ufg.br) e divulgado por meio de comunicado eletrônico enviado para o e-mail que o candidato informou no Formulário de Inscrição.

8. PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

8.1. O PROINE/UFG receberá a documentação para inscrição e seleção dos candidatos conforme cronograma do item 14, deste Edital, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na sede do PROINE - UFG, situado a Rua 235 nº 294, Centro de Convivência – Campus I – Setor Leste Universitário.

8.2. Os interessados poderão obter o edital e o formulário de inscrição acessando o site (www.incubadora.ufg.br). Após o preenchimento, deverá ser entregue em cinco vias impressas e uma via digital, em envelope lacrado juntamente com o comprovante de depósito da taxa de inscrição.

(7)

9. TAXA DE INSCRIÇÃO

9.1. A taxa inscrição de participação no processo seletivo para modalidade de incubação e pós-incubação é de R$ 100,00 (cem reais) por proposta apresentada e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, Agência 00086-8, Conta Corrente nº 17.116-6.

9.2. A taxa de inscrição de participação no processo seletivo para modalidade de pré-incubação é de R$50,00 (cinquenta reais) por proposta apresentada e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, Agência 00086-8, Conta Corrente nº 17.116-6.

9.2.1. Estudantes estão isentos da taxa de inscrição na modalidade de pré-incubação.

9.3. O Comprovante de pagamento da taxa de inscrição deve ser entregue juntamente com o formulário de inscrição.

9.4. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do presente processo seletivo por conveniência da Administração Pública.

10. DOCUMENTAÇÃO

10.1. Após o resultado final da seleção os empreendedores (pessoa física) candidatos a Incubação de Empresas, terão o prazo máximo de 45 dias para formalizar a empresa e apresentar os documentos abaixo especificados:

a) Cópia do Contrato Social; b) Cópia do CNPJ;

c) Cópia das Inscrições, Estadual e Municipal;

d) Comprovante de endereço do representante legal da empresa.

10.2. Será disponibilizado para os candidatos selecionados na modalidade de empresa residente, documento expedido pelo Reitor da UFG (Termo de Uso Compartilhado de Espaço) autorizando a empresa a se instalar nas dependências da Universidade.

(8)

10.3. Após o resultado final da seleção os candidatos selecionados na modalidade de incubação de empresas, que já tiverem empresa constituída, terão o prazo de até 15 dias para assinar contrato.

10.4. Após o resultado final da seleção os empreendedores e empresas candidatos as modalidades de pré-incubação e pós-incubação, terão o prazo de até 15 dias para assinar contrato.

10.5. A não apresentação dos documentos relacionados, e ou não-cumprimento dos prazos estipulados no presente Edital impedirão a participação no processo de incubação.

11. DOS RECURSOS

11.1. Eventuais recursos contra os resultados poderão ser interpostos junto à Coordenação do Proine no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação das propostas pré-selecionadas ou da publicação do resultado final.

11.2. Os resultados dos recursos serão comunicados por escrito aos recorrentes

12. DAS VANTAGENS OFERECIDAS PELO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE

EMPRESAS – PROINE

12.1. Pré - Incubação

I. Instalações físicas: direito de utilização da infra-estrutura do PROINE/UFG, que será exercido de forma compartilhada:

a) Cessão, em caráter temporário de área física e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos projetos de negócios, de acordo com a disponibilidade do PROINE/UFG;

b) Serviços: limpeza, secretaria, segurança, internet, ponto de linha telefônica de uso coletivo, água, energia elétrica;

c) Direito de uso dos serviços das áreas comuns como: biblioteca setorial, sala de reunião e treinamento.

II. Serviços complementares*:

(9)

b) Orientação na elaboração de projetos para captação de recursos em instituições de fomento;

c) Cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, administrativas e mercadológicas;

d) Identificação de linhas de financiamento e fomento;

e) Assessoria no enquadramento do produto em legislações específicas;

f) Consultoria nas áreas, jurídica, financeira, mercadológica, administrativa e afins;

g) Orientações sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual;

h) Intermediação de contatos com professores/pesquisadores da UFG para celebração de parcerias para P,D &I e prestação de serviços tecnológicos; i) Uso da marca Proine/UFG.

12.2. Incubações de Empresas

I. Instalações físicas: direito de utilização da infra-estrutura do PROINE/UFG, que será exercido de forma compartilhada:

a) Cessão, em caráter temporário de uso de área física e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos projetos de negócios, de acordo com a disponibilidade do PROINE/UFG (somente empresa residente);

b) Serviços: limpeza, secretaria, segurança, internet, ponto de linha telefônica de uso coletivo, água, energia elétrica (somente empresa residente);

c) Direito de uso dos serviços das áreas comuns como: biblioteca setorial, sala de reunião e treinamento.

II. Serviços complementares*:

a) Cadastro em instituições parceiras do movimento de incubadoras de empresas;

b) Assessoria de comunicação e imprensa; (divulgação em boletins, informativos de instituições parceiras, mídia etc.);

c) Cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, administrativas e mercadológicas;

d) Acompanhamento e avaliação do Plano de Negócios; e) Identificação de linhas de financiamento e fomento;

(10)

f) Orientação na elaboração de projetos para captação de recursos em instituições de fomento;

g) Orientação para participação coletiva em feiras, rodada de negócios, missões comerciais e atividades afins;

h) Consultoria nas áreas, jurídica, financeira, mercadológica, administrativa e afins;

i) Orientações sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual;

j) Intermediação de contatos com professores/pesquisadores da UFG para celebração de parcerias para P&D e prestação de serviços tecnológicos; k) Outros serviços julgados necessários, quando solicitados pelas empresas e

aprovados pelo PROINE/UFG; l) Uso da marca Proine/UFG.

12.3. Pós-Incubação

I. Direito de uso dos serviços das áreas comuns como: biblioteca setorial, sala de reunião e treinamento.

II. Serviços complementares:

a) Cadastro em instituições parceiras do movimento de incubadoras de empresas;

b) Divulgação em informativos do PROINE/UFG, UFG e de instituições parceiras;

c) Cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, administrativas e mercadológicas, promovidos pelo PROINE/UFG e por instituições parceiras; d) Identificação de linhas de financiamento e fomento;

e) Orientação na elaboração de projetos para captação de recursos em instituições de fomento;

f) Orientação sobre depósito de patentes, registro de marcas e outras modalidades de propriedade intelectual;

g) Intermediação de contatos com professores/pesquisadores da UFG para celebração de parcerias para P&D e prestação de serviços tecnológicos. h) Uso da marca Proine/UFG.

(11)

*Serviços sujeitos a disponibilidade de recursos financeiros.

13. DOS CUSTOS DE INCUBAÇÃO

13.1. A taxa de administração paga mensalmente será calculada com base no espaço físico utilizado pelo empreendimento em m2, multiplicado por uma variável denominada Valor do Espaço Compartilhado – VEC que é obtido a partir da mensuração dos custos operacionais médios das empresas participantes do Proine. Atualmente o VEC médio, considerando as empresas residentes é de R$20,00.

13.2. A taxa de administração da modalidade Pré-Incubação será equivalente a 20% do valor cobrado por uma padrão do PROINE, que é de 18 m².

13.3. A taxa de administração da Incubação Residente será de: VEC x área ocupada em m2. Considerando que as salas do PROINE têm como padrão, 18 m2, o valor pago por uma empresa residente será de R$360,00 (Trezentos e sessenta reais).

13.4. A taxa de administração da Incubação Não Residente corresponderá a 70% do valor cobrado da empresa residente.

13.5. A taxa de administração da Pós-Incubação corresponderá a duas vezes o valor cobrado da empresa não residente.

13.6. Os empreendimentos na modalidade de incubação, residente e não-residente, deverão recolher o valor equivalente a 1% do faturamento bruto mensal a título de royalties. 13.7. Os valores das taxas de administração serão reajustados anualmente de acordo com a variação do IGPM (Índice geral de preços do mercado - Ver: http://www.fgv.br/dgd).

14. CRONOGRAMA

14.1.As etapas do processo de seleção ocorrerão de acordo com o cronograma abaixo:

Data/Período Evento

01/07/11 a 15/08/11 Abertura e divulgação do Edital

(12)

19/08/11 Divulgação das propostas pré-selecionadas

25/08/11 e 26/08/11 Período para capacitação (Curso de Plano de Negócios)

27/08/11 a 11/09/11 Período para elaboração do Plano de Negócios

12 e 13/09/11 Entrega do Plano de Negócios: até as 17h00 na sede do PROINE.

15/09/11 a 23/09/11 Avaliação dos Planos de Negócios 26/09/11 a 30/09/11 Apresentação oral das propostas

04/10/11 Divulgação do resultado final

14.2. O cronograma estará sujeito a alterações e/ou adaptações no decorrer do processo de seleção, mediante a publicação do correspondente edital.

15. CONDIÇÕES GERAIS

15.1. Os empreendedores poderão ser chamados para entrevista a título de esclarecimento da proposta em qualquer etapa do processo.

15.2. Os proponentes deverão comprovar os recursos financeiros necessários para os investimentos iniciais.

15.3. Todas as informações recebidas pelos empreendedores serão tratadas como confidenciais.

15.4. Todos os técnicos envolvidos no processo de seleção assinarão termo de confidencialidade em relação às informações do processo seletivo.

15.5. É vedado, no transcorrer do processo seletivo, incluir ou tolerar condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo.

15.6. Os candidatos que tiverem suas propostas recusadas deverão retirar os documentos enviados ao PROINE/UFG, no máximo em 30 dias a contar da divulgação do resultado. A partir desta data, os documentos serão destruídos.

(13)

15.7. Os proponentes devem acatar as regras, critérios e condições estabelecidas neste Edital.

15.8. As propostas apresentadas serão classificadas pela ordem decrescente da pontuação obtida na análise e selecionadas dentro do limite de vagas existentes.

15.9. As informações prestadas pelo candidato neste processo seletivo serão de sua inteira responsabilidade, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do processo seletivo.

15.10. O ato da inscrição implica no conhecimento e integral concordância do empreendedor com as normas e com as condições estabelecidas neste edital.

15.11. Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Técnico.

16. REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO

16.1 O PROINE/UFG por meio da coordenação poderá, a qualquer tempo, revogar ou anular o presente edital, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito à indenização ou à reclamação de qualquer natureza.

Goiânia, 01 de julho de 2011.

Prof. João Teodoro Padua

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de